You are on page 1of 5

Tribunal de Justia de Mato Grosso

Pgina 1 de 5

Gerado em: 09/11/2012 09:29

Cdigo: 786634

Processo N: 0 / 0
Livro: Feitos Cveis Juiz(a) atual:: Mrcio Aparecido Guedes

Tipo: Cvel Lotao: TERCEIRA VARA ESPECIALIZADA DA FAZENDA PBLICA

Assunto: AO DE OBRIGAO DE FAZER, CUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL, C/C PEDIDO DE ANTECIPAO DE TUTELA ESPECFICA C/C INDENIZAO POR DANOS MORAIS. Tipo de Ao: Procedimento Ordinrio->Procedimento de Conhecimento->Processo de Conhecimento->PROCESSO CVEL E DO TRABALHO

Partes
Requerente: DIOGO CALAZANTE PEREIRA Requerido(a): INSTITUTO DE ASSISTENCIA A SADE DOS SERVIDORES PBLICOS MT

Andamentos
07/11/2012 Distribuio do Oficial de Justia Distribudo para o Oficial: Edson Miguel da Silva Barbosa Mandado Nr: 249474 07/11/2012 Carga De: Gabinete - Terceira Vara Especializada da Fazenda Para: Terceira Vara Especializada da Fazenda Pblica 07/11/2012 Deciso->Concesso->Antecipao de tutela Vistos, etc.

Trata-se de Ao de Obrigao de Fazer com Pedido de Tutela de Urgncia proposta por DIOGO CALAZANTE PEREIRA, em desfavor do INSTITUTO DE ASSISTENCIA SADE DOS SERVIDORES DO ESTADO DE MATO GROSSO - MT SADE, objetivando a tutela especfica para determinar ao Requerido que garanta a REALIZAO DO TRATAMENTO CIRRGICO EM RAZO DE AVC indicada, conforme laudo apresentado pelo mdico, e no mrito pleiteia que seja assegurado o tratamento mdico-hospitalar demandado pela parte Autora.

Aduz, em sntese, que conveniado da requerida, sofreu um AVC e lhe foi negada a realizao do tratamento cirrgico e demais procedimentos, em virtude de inadimplncia da requerida para com os mdicos e hospitais conveniados.

Ocorre que, o Requerente esta acometido de AVC, e precisa com urgncia da realizao e procedimento cirrgico, negado pelo Requerido.

http://servicos.tjmt.jus.br/processos/comarcas/dadosProcessoPrint.aspx?... 09/11/2012

Tribunal de Justia de Mato Grosso

Pgina 2 de 5

Pontua a necessidade imediata da providncia requerida, por meio da tutela de urgncia, sob pena de prejuzos irreparveis, e, requer a cominao de multa diria em caso de descumprimento da deciso.

Escuda a sua pretenso vista dos requisitos da tutela especfica: fumus boni iuris e periculum in mora.

Instruiu a inicial com os documentos fls. 27/40.

O RELATRIO. DECIDO.

Ab initio, a empresa MT Sade, denominada de Instituto de Assistncia Sade dos Servidores do Estado de Mato Grosso foi criada pela Lei Complementar n 127/2003, in verbis:

Art. 1 - Fica criado o Instituto de Assistncia Sade dos Servidores do Estado, com sede e foro na Capital, sob a forma de autarquia dotada de personalidade jurdica de direito pblico, com patrimnio prprio e autonomia administrativa e financeira..

Considerando que a empresa chamada para ocupar o plo passivo desta demanda tem natureza jurdica de autarquia estadual, a presente ao deve ser processada e julgada em uma das Varas da Fazenda Pblica.

A presente ao refere-se ao descumprimento da requerida em ofertar tratamento indicado ao Requerente, sujeitando-a a arcar despesas relativas a este, em face da urgncia, ensejando a presente demanda, em razo do contrato celebrado entre as partes, bem como dar continuidade ao seu tratamento.

Segundo se extrai da exegese do art. 273 do Cdigo de Processo Civil, em sede de antecipao da tutela jurisdicional no se exige cognio exauriente, sendo bastante, apenas, para acolhimento do pedido, a prova induvidosa capaz de convencer o julgador da plausibilidade do direito invocado e da credibilidade das alegaes do Requerente, bem ainda a razovel demonstrao do risco de prejuzos irreparveis ou de difcil reparao a que se sujeitar, com a postergao do provimento jurisdicional para a fase prpria.

Os autos revelam que o requerente necessita se submeter ao tratamento mdico, todavia, o segundo requerido est negando o fornecimento do procedimento, em razo de falta de pagamentos por parte do primeiro requerido, o que, configura recusa na prestao do servio.

Vejo que a medida perseguida tem em mira assegurar Requerente o direito de assistncia sade incondicional, no como favor, mas como decorrncia do prprio contrato celebrado pelas partes, o qual, segundo se colhe dos documentos acostados, foi no observado pela autarquia.

http://servicos.tjmt.jus.br/processos/comarcas/dadosProcessoPrint.aspx?... 09/11/2012

Tribunal de Justia de Mato Grosso

Pgina 3 de 5

O direito sade qualifica-se como garantia fundamental que assiste a todas as pessoas, porquanto, representa consequncia constitucional indissocivel do direito vida.

Nessa esteira, compete ao Poder Pblico velar pela integridade deste direito publico subjetivo constitucionalmente assegurado, disponibilizando meios a garantir a plena consecuo dos objetivos proclamados no art. 196 da Carta Magna.

Na verdade, nos termos do art. 757 do CC/02, o plano de sade constitui modalidade de contrato de seguro, cujo objeto principal a cobertura do risco contratado, ou seja, o evento futuro e incerto que poder gerar o dever de indenizar por parte do segurador. Outro elemento essencial do contrato sub analise a boa-f, prevista no art. 422 da atual legislao civil.

No obstante preciso consignar que os servios securitrios esto submetidos s disposies do Cdigo de Defesa do Consumidor, enquanto relao de consumo, nos termos dispostos no art. 3, 2, consubstanciada no pagamento dos prejuzos decorrentes de riscos futuros estipulados no contrato aos seus clientes, os quais so destinatrios finais deste servio.

Consoante mencionado pretende a requerente a cobertura securitria aplicao do medicamento especial CBHPM indicada, nas exatas condies apresentadas pelo mdico.

Pela prova documental acostada aos autos, e frente aos prprios argumentos expendidos em exordial, aos quais reputo relevantes e verossmeis, possvel vislumbrar o risco iminente de prejuzos a que se expor a Requerente, no caso de adiamento da medida de urgncia requestada, haja vista que se encontra em jogo, no caso, o direito vida, bem como a sua dignidade, como bem maior do ser humano e mais importante dos direitos fundamentais.

Vejo que a medida perseguida tem em mira assegurar ao Requerente o direito de assistncia sade incondicional, no como favor, mas como decorrncia do prprio contrato celebrado pelas partes, o qual, segundo se colhe dos documentos acostados, foi no observado pela autarquia.

Em anlise do regulamento do Plano de Sade , verifica-se que no subsiste qualquer impedimento que exclua da assistncia o procedimento solicitado.

Desta feita sendo o ato normativo omisso quanto referida restrio, deve ser interpretado em favor do beneficirio - analogia in bonam partem, inclusive, o art. 47 do Cdigo de Defesa do Consumidor estabelece que a interpretao da lei deve se dar em favor da parte hipossuficiente na relao de consumo.

Em casos semelhantes os Tribunais tm se posicionado da seguinte forma: Plano de sade. Ao de obrigao de fazer. Negativa de cobertura de material a ser utilizado em procedimento cirrgico (tela em titnio e parafusos). Material que se mostrou necessrio na cirurgia na tentativa de preservao da sade da paciente. Reconhecimento do carter abusivo da clusula que exclui a cobertura do material. Ofensa ao princpio da boa-f que deve nortear os contratos consumeristas. Incidncia do disposto no artigo 421 do Cdigo Civil. Sentena mantida. APELO IMPROVIDO (TJSP Processo: APL 435461720098260576 SP 0043546-17.2009.8.26.0576 Relator(a): Doneg Morandini. Julgamento: 18/01/2011 - rgo Julgador: 3 Cmara de Direito Privado. Publicao: 19/01/2011)

http://servicos.tjmt.jus.br/processos/comarcas/dadosProcessoPrint.aspx?... 09/11/2012

Tribunal de Justia de Mato Grosso

Pgina 4 de 5

Tem-se, ademais, como principio matriz de todos os direitos fundamentais do nosso sistema jurdico, a dignidade da pessoa humana, corolrio do Estado Democrtico de Direito, um dos fundamentos da Republica, que visa salvaguardar a proteo dos direitos humanos segundo os ditames da justia social, graas formao de uma conscincia de solidariedade tica, voltada implementao dos direitos de cidadania e preocupao com a responsabilidade de reduzir as desigualdades.

Da, vista dos dispositivos ressaltados, ressai a relevncia do fundamento da demanda (fumus boni iuris), porquanto, a ausncia do procedimento pode acarretar graves conseqncias sade do requerente, inclusive a sua morte prematura.

A Jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia assente quanto a cobertura dos riscos contratado, consoante se extrais dos arestos abaixo, vejamos: AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. DIREITO DOCONSUMIDOR. PLANO DE SADE. SESSES DE QUIMIOTERAPIA. CLUSULAABUSIVA. ANULAO. SMULA 83/STJ. IMPROVIMENTO. 1.- Se o contrato de plano de sade prev a cobertura de determinado tratamento, no podem ser excludos os procedimentos imprescindveis para o seu xito. Incidncia da Smula 83/STJ. 2.- O agravo no trouxe nenhum argumento novo capaz de modificar a concluso alvitrada, a qual se mantm por seus prprios fundamentos. 3.- Agravo Regimental improvido. (STJ - AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL: AgRg no AREsp 35266 PE 2011/0190029-0. Relator: Ministro SIDNEI BENETI rgo Julgador: T3 TERCEIRA TURMA Publicao DJe 07/11/2011)

O periculum in mora se verifica vista do atual quadro clnico do autora devendo ser submetida com urgncia ao procedimento solicitado, requer a antecipao do provimento sob pena de ineficcia caso tenha que aguardar a deciso de mrito.

Logo, no h que se olvidar que, para fazer valer o Estado Democrtico de Direito, entre as disposies contratuais e o direito fundamental sade, inevitvel a opo pela garantia da vida do cidado.

Deste modo, vista do exposto, sobejam presentes os requisitos da tutela de urgncia, sendo dever desta magistrada o deferimento da medida pleiteada.

EX POSITIS, CONCEDO O PROVIMENTO ANTECIPATRIO para determinar ao REQUERIDO, que de forma incontinenti, assuma os encargos, despesas e garanta REALIZAO DO TRATAMENTO CIRRGICO EM RAZO DE AVC, conforme prescrio mdica, adotando para tanto e de pronto, todas as providencias necessrias e cabveis para efetivao da presente deciso, devendo inclusive, se necessrio, remunerar de forma antecipada a instituio hospitalar realizadora os valores correspondentes ao procedimento, disponibilizando todos os necessrios recursos para adimplir esta deciso, sem qualquer custo para o Requerente.

Expea-se mandado de intimao, quanto ao provimento da Tutela Especfica almejada, intimando pessoalmente o PRESIDENTE e o DIRETOR ADMINISTRATIVO DO INSTITUTO DE ASSISTENCIA SADE DOS SERVIDORES DO ESTADO DE MATO GROSSO - MT SADE, e em caso de ausncia destes, que seja intimado os seus representantes legais, para que cumpram a deciso, e comprovem nos autos em 72 horas, devendo ser cumprido inclusive pelo OFICIAL DE JUSTIA PLANTONISTA.

http://servicos.tjmt.jus.br/processos/comarcas/dadosProcessoPrint.aspx?... 09/11/2012

Tribunal de Justia de Mato Grosso

Pgina 5 de 5

Em caso de descumprimento da ordem, fixo multa diria no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil Reais), nos termos do artigo 461, 5 do CPC, sem prejuzo de outras sanes previstas, inclusive de natureza penal.

Nos termos do Procedimento de Controle Administrativo n. 165, do CNJ, que normatizou a gratuidade da justia, prescrevendo ser o Juiz da causa a autoridade competente para decidir sobre o aludido pedido, uma vez presentes os requisitos da Lei n. 1.060/50, DEFIRO A GRATUIDADE DA JUSTIA, servindo este como alvar de gratuidade.

Promova-se a citao do requerido, por mandado, para responder ao, no prazo legal, consignando-se que a no apresentao de contestao implicar na decretao da revelia, sem aplicao dos efeitos do art. 319 do CPC (art. 320, II, do CPC).

Cumpra-se com urgncia, inclusive em regime de planto.

Expea-se o necessrio. Cumpra-se. _ 07/11/2012 Carga De: Terceira Vara Especializada da Fazenda Pblica Para: Gabinete - Terceira Vara Especializada da Fazenda 07/11/2012 Concluso p/Despacho/Deciso 07/11/2012 Certido de Registro e Autuao 07/11/2012 Aguardando Registro e Autuao 07/11/2012 Certido de Recebimento 07/11/2012 Carga De: Central de Distribuio (Cvel) Para: Terceira Vara Especializada da Fazenda Pblica 06/11/2012 Distribuio do Processo Distribudo URGENTE em 6/11/2012 s 17:39 Horas para Terceira Vara Especializada da Fazenda Pblica Com o Nmero: 40541-52.2012.811.0041

http://servicos.tjmt.jus.br/processos/comarcas/dadosProcessoPrint.aspx?... 09/11/2012

You might also like