You are on page 1of 87

Manual de Marcao a Mercado

Data (08 2012)

BTG Pactual Praia de Botafogo 501 6 Andar - Torre Corcovado 22250-040 Rio de Janeiro RJ Tel. +55-21-3262 9600 www.btgpactual.com

Manual de Marcao a Mercado

Contedo
I. Introduo II. Viso do Processo III. Aspectos Metodolgicos IV. Estruturas Operacionais envolvidas nos processos V. Concluses Apndice I Conceitos Fundamentais Apndice II Descrio Metodolgica 03 04 06 11 27 31 39

AGO 2012

Pg. 2 de 87

Manual de Marcao a Mercado

I. Introduo
A correta precificao dos ativos nas carteiras parte integrante do controle de risco de uma instituio. Atravs do presente documento, so apresentados os mecanismos de controle utilizados para certificao de que as carteiras do Grupo encontram-se marcadas a mercado de forma adequada. Este manual visa apresentar os processos e a metodologia do processo de marcao a mercado de todos os ativos que constam das carteiras. O documento est dividido da seguinte forma: II. Viso do Processo Apresentao dos mecanismos de coleta de preos, tratamento dos preos coletados, validao dos dados/preos tratados, aplicao dos preos s carteiras e superviso dinmica da metodologia. III. Aspectos Metodolgicos Identificao das convenes utilizadas (cota de abertura, cota de fechamento, etc.) e fontes de informaes primrias utilizadas. So apresentadas as definies a respeito das diversas fontes de dados utilizados para alimentar o sistema de precificao, que trabalha com fontes de mercado, passveis de verificao. Tambm so apresentados os mtodos alternativos de precificao por classe de ativo e a modelagem para clculo do risco de crdito associado ao emissor. IV. Estruturas Operacionais envolvidas nos processos Identifica a funo e a forma como a estrutura organizacional interage com os processos, definindo a hierarquia das decises e apresentando a independncia do mtodo. Potenciais conflitos de interesse e formas de mitigao dos mesmos so discutidas. Tambm so apresentados os mecanismos de checagens implementados, que visam reduzir os riscos operacionais de obteno de dados e utilizao dos mesmos. O fluxo das operaes realizadas diariamente para marcao a mercado das carteiras apresentado, incluindo o mdulo de checagens desenvolvido visando reduzir de forma significativa o risco operacional do processo. Apndice I Conceitos Fundamentais Algumas definies e explicaes tcnicas so realizadas, apresentando os principais conceitos necessrios para o completo entendimento das metodologias descritas ao longo do documento. So definidos os tipos de taxas de juros utilizadas, cupom cambial, derivativos (futuros, forwards, swaps e opes) e estruturas a termo. Apndice II Descrio Metodolgica Aborda a forma de precificao de cada um dos ttulos das diversas classes de ativos. Envolve, para cada classe de ativos, a anlise de todos os ttulos que a compem. Para cada um desses ttulos apresentada sua descrio, a metodologia de clculo desenvolvida para sua precificao, fatores de risco analisados e um exemplo numrico.

AGO 2012

Pg. 3 de 87

Manual de Marcao a Mercado

II. Viso do Processo


II.1. Apresentao dos mecanismos de coleta de preos Os mecanismos de obteno dos preos de mercado so automticos, com as informaes sendo importadas diariamente para as Bases de Dados da instituio. Os responsveis pelos arquivos so: BM&F Bovespa ANDIMA Bovespa Fix Sistema Nacional de Debntures (SND, baseado em dados da Cetip) rea de Precificao: responsvel pelo cadastro de informaes de ativos negociados em mercados de balco, na ausncia de informaes dos provedores acima, para posterior checagem e validao. As fontes incluem corretoras especializadas por mercado, Bloomberg e Reuters. As informaes originais recebidas dessas fontes so devidamente armazenadas.

II.2.Tratamento dos preos coletados Os preos importados so checados contra variaes relevantes, visando evitar dados incorretos. Alm disso, a ausncia do envio de determinado preo tambm gera uma mensagem de alerta, de forma que seja possvel proceder com a verificao.

II.3. Validao dos dados/preos tratados A validao dos dados realizada atravs de um processo de checagem que segue a estrutura a seguir, que ser descrita ao longo deste manual:

Dados de Mercado

Checagem

Posio com preo correto?

SIM

Preo Final

Dados Oficiais

Limites estabelecidos pela rea de Risco de Mercado

NO

Contato com rea de Risco de Mercado

AGO 2012

Pg. 4 de 87

Manual de Marcao a Mercado

II.4. Aplicao dos Preos s Carteiras Os preos so aplicados s carteiras uma vez que os seguintes passos sejam executados: 1. Coleta de dados de mercado e de dados oriundos de fontes oficiais/auditveis. 2. Comparao dos dados de mercado com as informaes oficiais/auditveis a. Exceto por condies excepcionais (listadas a seguir), os preos de ttulos pblicos federais, aes, BDRs, opes de aes, Futuros, swaps e agrcolas so obtidos utilizando-se como fonte primria de informaes a Andima/Bovespa/BM&F. b. Para as outras classes de ativos, se houver discrepncias entre os dados de mercado e as informaes oficiais/auditveis, feita a verificao pela rea de Risco de Mercado com base em critrios como tipo de ativo, liquidez, emissor e duration. c. Eventuais discrepncias que venham a ultrapassar os limites permitidos devem ser justificadas. As justificativas so analisadas pela rea de compliance, que pode ou no acatar a explicao. 3. Clculo final do valor da carteira. A seguir, o processo abordado em detalhes, com a apresentao de exemplos dos relatrios gerados. Em situaes de falta de liquidez ou de crise sistmica, os ativos que possuem fontes primrias definidas tm sua precificao justificada por escrito, caso haja alguma divergncia em relao aos provedores oficiais. Tais excees so detalhadas nos modelos secundrios utilizados, conforme ser visto no item III.3 (Mtodos alternativos de precificao por classe de ativo). . II.5. Superviso Dinmica da Metodologia A rea de Risco de Mercado responsvel pela manuteno dos modelos e limites para validao de preos, enquanto a rea de Compliance responsvel pelo acompanhamento e superviso dos processos de precificao. O monitoramento da metodologia realizado de forma que, caso eventos justifiquem mudanas no processo, as mesmas sejam implementadas o mais rapidamente possvel. A criao de novas classes de ativos e o estabelecimento de novas fontes primrias de dados so exemplos de eventos que iro gerar modificaes na estrutura de controle aqui apresentada.

AGO 2012

Pg. 5 de 87

Manual de Marcao a Mercado

III. Aspectos Metodolgicos


III.1. Identificao das convenes utilizadas III.1.1. Cota de Abertura De acordo com o pargrafo 3 do Artigo 10 da Instruo CVM n 409/04 e alteraes posteriores, dada preferncia para o padro cota de abertura para fundos de investimento classificados com Referenciado e Renda Fixa. Os fundos com cota de abertura utilizam as taxas de mercado apuradas no encerramento dos mercados, devidamente atualizadas por um dia (overnight). Neste sentido os ajustes decorrentes das movimentaes ocorridas durante o dia so lanados contra o patrimnio dos respectivos fundos de investimento. III.1.2. Cota de Fechamento Os fundos de investimento classificados como Multimercado, Cambial, Aes e Dvida Externa adotam o padro cota de fechamento conforme pargrafo 1 do Artigo 10 da Instruo CVM n 409/04 e alteraes posteriores. Os fundos com cota de fechamento utilizam as taxas/preos verificados no encerramento das atividades dirias dos respectivos mercados em que atuam.

III.2. Definies das Fontes de informaes primrias utilizadas As fontes primrias so aquelas que fornecem os preos e informaes necessrias na precificao dos ativos a serem utilizados nas carteiras a menos de caso excepcionais, conforme ser visto no item III.3 (Mtodos alternativos de precificao por classe de ativo). A seguir, so apresentadas as fontes primrias utilizadas para as classes de ativos: III.2.1. Ttulos Pblicos Federais: ANDIMA III.2.2. Ttulos Privados: Bovespa Fix, ANDIMA e Sistema Nacional de Debntures (SND, baseado em dados da Cetip), todos utilizados para checagem e anlise da robustez dos preos (vide IV.3.2.) III.2.3. Aes: BOVESPA III.2.4. BDRs: BOVESPA III.2.5. Opes: BOVESPA para opes de aes lquidas, pool de corretoras com participao relevante no mercado para opes ilquidas e BM&F para checagem de consistncia de opes sobre juros, cmbio e futuros de ndices. III.2.6. Futuros: BM&F III.2.7. Swaps: BM&F III.2.8. Dvida Externa: Bloomberg III.2.9. Ativos no Exterior: vide IV.3.5.

III.3 Mtodos alternativos de precificao por classe de ativo Em condies de exceo, quando: as fontes primrias no estiverem disponveis, ou quando ocorrem situaes de crise sistmica, ou quando ocorrem crises de liquidez ou restries de liquidez para determinados ativos e/ou classes de ativos e discrepncias significativas entre os dados dos provedores e os dados de mercados forem observadas, pode ser necessrio utilizar formas alternativas de precificao. A seguir so listadas as fontes secundrias utilizadas atualmente. III.3.1. Ttulos Pblicos Federais: vide IV.3.1. III.3.2. Ttulos Privados: vide IV.3.2. III.3.3. Aes: Bloomberg, Reuters, Corretoras III.3.4. BDRs: preo do ativo base convertido para Real III.3.5. Opes: vide IV.3.4. III.3.6. Futuros: Cupons dos Ttulos Pblicos correspondentes (descontando-se o spread entre o papel e o derivativo observado nos dias anteriores), utilizados no caso de circuit breaker na BM&F ou de indisponibilidade dos dados da Bolsa
AGO 2012 Pg. 6 de 87

Manual de Marcao a Mercado

III.3.7. Swaps: vide IV.3.3. III.3.8. Dvida Externa: Reuters III.3.9. Transaes compostas por mais de um ativo: nos casos especficos de termos, box, papis swapados ou quaisquer outras combinaes de sintticos, cada ponta da operao ser precificada individualmente, no sendo levado em considerao o fato de que trata-se de uma operao nica. As regras para precificao de cada parte do sinttico so exatamente as mesmas utilizadas pelos ativos simples.

III.4. Modelagem para anlise do risco de crdito (rating interno de risco) Visando parametrizar de forma adequada a utilizao de spreads na precificao de ttulos emitidos por empresas privadas, foi desenvolvido pela rea de Risco de Crdito uma metodologia que visa fundamentar o processo de rating dos emissores. Sendo assim, o rating que pode ser revisado a qualquer momento - ir determinar o valor do spread, que uma das componentes usadas na precificao dos papis. A seguir apresentado o detalhamento do processo:

Fundamentos de Crdito
Demonstraes Financ. Auditadas; Fluxo de Caixa, Alavancagem e ndices de Cobertura; Composio da dvida e seu cronograma de amortizao; Necessidade de investimentos; Capital de giro; Estrutura de Capitalizao; Qualidade/ Liquidez dos ativos; Passivos escondidos; Contingncias.

Abordagem Qualitativa
Fora financeira dos controladores; Qualidade da gesto; Objetivos de curto prazo e estratgia de longo prazo; Fora da marca e Market Share; Distribuio; Principais clientes e fornecedores; Histrico de crdito; Pricing Power; Mix de receitas; Anlise da escritura da operao.

Anlise Prospectiva
Simulao de Cenrios macroeconmicos; Ambiente Regulatrio; Flutuao da Taxa de Cmbio; Cenrio competitivo.

III.4.1. Fundamentos de Crdito: anlise econmico-financeira Baseia-se nas demonstraes financeiras da empresa: balanos consolidados, se aplicveis, dos dois ltimos exerccios sociais encerrados, preferencialmente auditados, e ltimo balancete disponvel. Trata-se da mensurao e qualificao da situao econmicofinanceira da empresa, atravs de seus demonstrativos. Nesta fase so avaliados em detalhe os fundamentos de crdito dos emissores/contrapartes, com forte nfase em fluxo de caixa (capacidade de pagamento) e estrutura de capital. Os seguintes pontos merecem ateno especial: Gerao de caixa - de grande importncia a anlise da gerao operacional de caixa para a avaliao da futura capacidade de pagamento da empresa, uma vez que a mesma pode apresentar baixa lucratividade e alta gerao de caixa, ou vice-versa. Primeiramente, o clculo da gerao operacional de caixa vai demonstrar o volume de recursos que a empresa obteve atravs da atividade operacional. To importante quanto o clculo da gerao de caixa, entender como este utilizado pela empresa, isto , mapear o percentual utilizado para investimento (expanso, atualizao tecnolgica, etc.), para saldar dvidas ou para distribuir aos acionistas. A partir da cuidadosa anlise da gerao de caixa ser possvel concluir sobre a capacidade da contraparte em cobrir seu cronograma de servio da dvida (interest coverage).

AGO 2012

Pg. 7 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Alavancagem em capital de terceiros/ Endividamento - Deve ser analisada a proporo de capital de terceiros para cada unidade de capital prprio que a empresa utiliza nas suas operaes. Um potencial risco ser a eventual constatao de que a alavancagem em capital de terceiros no s significativa, como tambm est representada principalmente por passivos onerosos (emprstimos, emisses de dvida, etc). Caso no seja possvel obter o balano consolidado da empresa, importante que o analista conhea o endividamento individual de todas as empresas do grupo sob anlise, principalmente daquelas com as quais a empresa possui contrato de mtuo. Adicionalmente, o analista dever obter a abertura do endividamento da empresa por tipo de linha, por instituio e por custo, alm da segregao da parcela de longo prazo com os respectivos vencimentos anuais. De posse de tal informao, ser possvel avaliar a capacidade da empresa em obter novos financiamentos e, a partir do custo de sua dvida, obter uma idia de como o mercado precifica seu crdito. A abertura da dvida informar ainda o risco cambial ao qual a empresa se encontra exposta. De posse do cronograma de pagamentos da dvida de longo prazo, o analista dever confront-lo com a gerao operacional de caixa e com os ndices de liquidez. Alm de ajudar a mapear os perodos de maior consumo de caixa, esta anlise permite que o analista conclua sobre a capacidade de pagamento da empresa tanto no curto quanto no longo prazo. Anlise do capital de giro prprio - Atravs da anlise do capital de giro prprio, a rea de Crdito procura entender a dinmica de financiamento do giro da empresa, identificando possveis mudanas na estratgia de vendas, problemas de estoque, etc. Assim, o analista estar apto a qualificar como essas mudanas impactaram a gerao de caixa da empresa, e tambm a calcular o percentual de recursos prprios da empresa que foram alocados em giro naquele perodo. Anlise de liquidez - Atravs dos ndices de liquidez a curto e longo prazo, o analista ter uma viso esttica da capacidade financeira da empresa em honrar seus compromissos no curto prazo, e o quanto a mesma dependente de gerao de caixa futura para honrar seus compromissos de mdio e longo prazos. A qualidade dos ativos da contraparte ser um item complementar de extrema importncia nesta anlise, pois ativos de qualidade (liquidez e qualidade de crdito) so fatores determinantes para garantir a liquidez de uma empresa (vide o item Qualidade de Ativos a seguir). Nvel de imobilizao - O nvel de imobilizao deve ser analisado em conjunto com o capital de giro prprio, podendo justificar (dependendo do setor ao qual a empresa pertence) uma maior participao do capital de terceiros no giro da contraparte. A anlise do capital de giro pode ajudar a identificar empresas altamente imobilizadas para o seu setor. Lucratividade - A partir da anlise das margens de lucro, a rea de Crdito verifica o impacto de possveis mudanas de estratgia da empresa. Com base nos resultados, possvel verificar se o retorno obtido foi gerado devido a fatores operacionais (ou seja, obtidos a partir da atividade fim da empresa), financeiros, ou mesmo por eventos no recorrentes ou no operacionais. Alm da anlise dos principais itens que compem o lucro, outra forte contribuio da anlise do resultado advm da anlise comparativa das margens de dois perodos diferentes. Dessa forma, o analista poder constatar se as mudanas identificadas na estrutura de custos, ndice de ociosidade, foco operacional, entre outras, tiveram efetivo sucesso. Para operaes de longo prazo importante que a empresa obtenha um return over equity que remunere adequadamente os acionistas, sob pena de tornar-se um negcio desinteressante para os mesmos. Fora financeira do controlador - primeiramente, o analista dever qualificar a qualidade de crdito do controlador (ou seja, sua capacidade de pagamento). Adicionalmente, o analista dever verificar se algum dos acionistas possui o controle da empresa e, portanto, domnio sobre o management. Dever ser analisada a real possibilidade de que um dos controladores, cuja situao financeira esteja precria, se utilize o caixa da empresa para solucionar um gap de liquidez. Adicionalmente, caber ao analista se perguntar se h interesse do controlador em manter seu investimento na empresa. Para responder a esta pergunta, o analista dever analisar, alm da rentabilidade do negcio, alguns conceitos adicionais, tais como: o controlador aumentou seus investimentos na empresa nos ltimos perodos ou apenas efetuou retiradas? H sinergia entre as atividades da empresa e as do controlador? H planos de investimento j em curso (preferencialmente com funding j definido)? No caso de controladores estrangeiros, dever ser obtida a classificao dada por agncia de rating de renome internacional. Qualidade dos Ativos este talvez seja um dos temas de maior importncia no processo de anlise de crdito. Por menor que seja o volume de passivos que a empresa possua, ser determinante a opinio do analista sobre a qualidade dos ativos que a mesma possui, tanto sob o aspecto de crdito quanto de liquidez. Outros itens - importante salientar que a anlise de crdito no pode ser encarada como uma seqncia de procedimentos estanques, sendo sempre necessrio adequar a anlise s caractersticas prprias de cada empresa. Dependendo dessas

AGO 2012

Pg. 8 de 87

Manual de Marcao a Mercado

caractersticas, tornam-se necessrios procedimentos adicionais. Um bom exemplo o caso de empresas do setor de varejo, onde uma anlise dos recebveis fundamental para uma avaliao correta do nvel de inadimplncia.

AGO 2012

Pg. 9 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Observao1: Deve ser considerado o fato de que sempre ser necessrio o questionamento, pelo analista, da veracidade das informaes prestadas, devendo ser dada preferncia a informaes auditadas. No caso de empresas que no possuem auditoria externa, a probabilidade do balano refletir apenas parcialmente a realidade representativa. Nestes casos, caber ao analista solicitar documentos que proporcionem conforto quanto confiabilidade das informaes disponveis e, periodicamente, agendar visitas empresa em questo. Observao2: Ao longo das anlises as contrapartes so subdivididas pela sua essncia (no-financeiras e financeiras) e novamente subdivididas por indstria de atuao, de forma que sejam efetuadas anlises de crdito especializadas e adequadas s caractersticas da cada empresa, inspecionando aquelas informaes e riscos tidos como determinantes para se concluir sobre o perfil de crdito de cada contraparte. Por exemplo: Setor de Infra-estrutura: Risco regulatrio Alavancagem e estrutura da dvida Passivos escondidos (co-obrigaes) Mecanismos de reviso tarifria e recomposio de margens Posicionamento estratgico Necessidades de investimento Setor de Commodities: Evoluo de preos internacionais Competitividade (low cost producer) Necessidades de investimentos Efeitos da sazonalidade (ciclo da commodity) Alavancagem e estrutura da dvida Facilidade de acesso ao mercado externo Barreiras tarifrias / sanitrias

Observao3: Procedimentos especficos aplicveis s Instituies Financeiras: alm dos procedimentos de anlise fundamentalista adotados para empresas, na anlise de instituies financeiras tornam-se especialmente importantes fatores como: Histrico de atuao da instituio em perodos de turbulncia nos mercados (stress) - Exemplo: elevada carteira de crdito em perodos de retrao econmica, inexistncia de hedge, etc; Nvel de atuao da instituio em mercados de elevada volatilidade; Volume de capital prprio da instituio em relao a seus ativos ponderados por risco de crdito; Acompanhamento mensal das instituies com base em dados fornecidos pelo SISBACEN para identificao de variaes relevantes. Observao4: Assim como ocorre na anlise corporativa, dependendo do perfil da instituio financeira analisada, alguns fatores ganham especial importncia: Banco de Investimentos: Qualidade dos administradores Foco do negcio Eficincia na gesto de tesouraria Qualidade da administrao de risco Exposio a risco de crdito Consistncia e mix de receitas Estrutura de custos Qualidade dos ativos Banco Comercial: Posicionamento estratgico Nvel de eficincia vis a vis concorrentes Tecnologia e rede de distribuio Qualidade da administrao Qualidade dos ativos (hidden losses, crditos fiscais) Estrutura de receitas Write-offs e crditos renegociados Risco de participaes corporativas

III.4.2. Anlise Qualitativa A anlise de crdito deve contemplar uma boa compreenso da empresa, do seu negcio, do seu histrico e principalmente da real utilizao dos recursos tomados. Neste momento, o objetivo do analista concluir sobre a capacitao da contraparte no tocante a sua habilidade administrativa e competncia empresarial. Nesta etapa efetuada uma ampla anlise dos aspectos qualitativos das contrapartes, com foco na sua competitividade, eficincia operacional, orientao estratgica, market-share e capacidade de distribuio. Ser dada especial ateno anlise da capacidade

AGO 2012

Pg. 10 de 87

Manual de Marcao a Mercado

produtiva da empresa, suas instalaes fsicas, seu potencial de competio e penetrao nos mercados, perfil dos principais clientes e fornecedores, mix de receitas e desenvolvimento tecnolgico. A abordagem qualitativa estende-se ainda ao perfil do management e dos acionistas, no que tange sua competncia, reputao, tica e postura profissional. A rea de Crdito pesquisa maiores detalhes a respeito do histrico da empresa como devedora. A anlise ser direcionada de acordo com a natureza da contraparte (financeira e no-financeira) e levar em considerao os riscos especficos contidos nos diferentes setores da economia. A combinao destes fatores ser determinante na formao e evoluo futura dos fundamentos da empresa analisada. III.4.3. Anlise Prospectiva Nesta fase efetuada uma anlise de stress atravs da qual a rea de Risco de Crdito procura antecipar, via simulaes de cenrios, o impacto de possveis eventos capazes de comprometer o perfil de crdito das empresas at o vencimento das operaes. Os cenrios esto relacionados aos fatores externos e macroeconmicos que possam vir a impactar a atividade da empresa e sua capacidade de pagamento. A rea de Crdito dever emitir uma opinio sobre as condies macroeconmicas do setor, dando nfase a aspectos tais como: desaquecimento setorial por retrao da demanda, superoferta e compresso de margens, sazonalidade, setores com maior/menor sensibilidade renda, riscos de intervenes governamentais (como protees alfandegrias e subsdios). Impactos de ordem regulatria e cambial tambm so variveis avaliadas e simuladas, bem como uma anlise da empresa dentro do processo competitivo, levando-se em conta fatores como de competidores estrangeiros e surgimento de produtos substitutos.

III.5. Metodologia para precificao de ativos em default No caso de ativos em default, ser utilizado o preo residual definido pelo Comit de Precificao, conforme descrito em IV.1. Os DPGEs possuem garantia complementar do Fundo Garantidor de Crdito (FGC) at o valor mximo de R$ 20 milhes de cada cliente contra uma mesma instituio. Desse modo o ativo continuar sendo marcado conforme especificado no item IV.3.2. a partir do dia seguinte interveno do Banco Central na Instituio Financeira ou evento que resulte no default at o limite referido. Em eventos de default ser analisada a possibilidade de fechamento do fundo de investimento para novas captaes conforme determinao da Instruo CVM n. 409/04. Os principais itens a serem avaliados neste caso sero: se o fundo em questo exclusivo ou aberto qual o percentual da posio em default em relao ao patrimnio

AGO 2012

Pg. 11 de 87

Manual de Marcao a Mercado

IV. Estruturas Operacionais envolvidas nos processos


IV.1. Estrutura Organizacional H trs reas diretamente envolvidas no processo de marcao a mercado: rea de Precificao, responsvel pela execuo do processo dirio de marcao a mercado. rea de Compliance, responsvel por garantir que todos os critrios de precificao estejam em cumprimento s normas legais e regulamentares aplicveis. rea de Risco de Mercado, responsvel pela resoluo de eventuais dvidas. IV.1.1. Comit de Precificao O Comit de Precificao realizado semanalmente s quartas-feiras, sendo formado por representantes das reas de Risco de Mercado, Risco de Crdito, Gesto, Precificao e Compliance e possui como principais atribuies: Acompanhar e validar a precificao dos ttulos privados; Definio de novas metodologias de precificao de todos os tipos de ativos; Analisar eventos incomuns de mercado; Acompanhamento dos questionamentos sobre precificao das gestoras Conforme apresentado em III.4 o acompanhamento dos ativos de crdito privado realizado pela rea de Risco de Crdito, que avalia a capacidade operacional e financeira da companhia emissora, alm da estrutura do ativo e dados de mercado. Caso haja uma situao de default ou evidncias de eventos que possam impactar o poder de pagamento da empresa, o analista de crdito levar a avaliao daquele determinado ativo e/ou companhia emissora ao Comit de Precificao em carter extraordinrio. Com base nos dados analisados o comit ir determinar, atravs das melhores prticas, o preo do ativo para que seja considerada a possibilidade de no pagamento por parte do emissor (caso o default ainda no esteja consumado) e um eventual valor residual. As deliberaes deste comit so registradas em ata. Os materiais que documentam as decises tomadas pelo Comit de Precificao, tais como as atas, so guardados por um perodo mnimo de cinco anos e esto disponveis para consulta da ANBIMA, caso sejam solicitados. IV.2. Conflitos de Interesse Visando evitar quaisquer potenciais conflitos de interesse, a estrutura foi desenvolvida de forma que no haja qualquer relao de subordinao entre as reas envolvidas: precificao, compliance e risco. Eventuais preos que fujam das regras bsicas de precificao e que no estejam contemplados nos modelos desenvolvidos sero devidamente analisados e determinados pela rea de Risco de Mercado, responsvel pela modelagem do processo de marcao a mercado e que est submetida ao Comit Executivo do Grupo. Vale ressaltar, tambm, que todas as excees so documentadas em relatrios que so armazenados para consultas futuras, de forma que possvel identificar as razes que levaram a qualquer eventual alterao nos preos.

IV.3. Fluxo das Operaes e Mecanismos de Verificao O fluxo genrico de verificao de preos analisa a diferena entre os cupons/preos com base em dados de mercado e os cupons/preos obtidos atravs de fontes auditveis de informao. Se as condies a seguir ocorrerem, os modelos de precificao desenvolvidos (ou fontes secundrias) podero ser utilizados: Condio 1: ausncia de informao oriunda da fonte primria de preos Condio 2: crise sistmica de mercado Condio 3: crise de liquidez de mercado Como regra geral, busca-se a precificao justa dos ativos com base em suas caractersticas intrnsecas (para ttulos de renda fixa: duration, emissor, indexador e liquidez; para opes: preo de exerccio, maturidade, volatilidade do ativo subjacente, volatilidade implcita). Sobre os limites, vale ressaltar:
AGO 2012 Pg. 12 de 87

Manual de Marcao a Mercado

so estabelecidos limites para cada categoria de ativo; dentro de cada categoria, os limites so definidos a partir das caractersticas de cada ativo/mercado, como: prazo, indexador, volatilidade, liquidez, etc.; os limites contemplam tanto situaes de cupons/preos de mercado maiores como de cupons/preos de mercado menores que aqueles fornecidos pelas fontes oficiais. Os cupons/preos oficiais so os valores de mercado informados por rgos como BM&F, ANDIMA e CETIP. Em casos especiais, a prpria rea de Risco de Mercado funciona como fonte de mercado1. Sendo assim, a precificao de mercado pode ser comparada com at 4 fontes diferentes: BM&F, ANDIMA, CETIP e RISCO.

Os casos especiais so aqueles para os quais existe a necessidade de realizao de algum tipo de clculo sobre o ativo para que a comparao seja realizada. Isto se faz necessrio especialmente na precificao de ttulos privados ilquidos, onde a taxa Risco corresponde avaliao interna de risco sobre aquele determinado crdito/emisso. Para TDAs, utilizada a taxa BM&F na curva de TRs para o duration da carteira de TDAs. AGO 2012 Pg. 13 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Vale mencionar que, a qualquer tempo, novas fontes de comparao podem ser acrescentadas e devidamente utilizadas pelo Sistema. IV.3.1. Procedimentos para Carteira de Ttulos Pblicos Esta seo abrange os ttulos pblicos com custdia SELIC: Indexador Ref Over/Pr TR TBF IGPM IPCA Diversos e os ttulos pblicos com custdia CETIP, como: CS: Crditos Securitizados ASTNs CTNs TDAs: Ttulos da Dvida Agrria A seguir, so feitas algumas observaes a respeito da checagem dos cupons dos ttulos pblicos. Para todos os ttulos pblicos federais com divulgao de taxas indicativas pela Andima utilizada como fonte primria de preo essas taxas indicativas. Para este grupo de ativos, a precificao definida da seguinte forma: 1. O procedimento de marcao a mercado dos ttulos pblicos federais utiliza a taxa indicativa divulgada diariamente pela ANDIMA para toda e qualquer emisso. 2. Na hiptese de ocorrncia dos seguintes casos: (a) indisponibilidade de obteno do preo no site da ANDIMA, (b) crise Sistmica de mercado, (c) crise de Liquidez de mercado ou (d) flagrante ausncia de atualizao do preo ANDIMA aps leilo do ttulo ou quando da divulgao da prvia do IGPM, podero ser utilizadas, em regime de exceo, fontes secundrias de preo. Atualmente, tais fontes socorretoras ativas no mercado. Os preos utilizados no processo de marcao a mercado devero estar em linha com aqueles informados por essas corretoras e nesses casos excepcionais a utilizao da fonte secundria ser documentada e arquivada. Para ativos para os quais no h referncia de taxa na Andima (como as moedas de privatizao), so utilizadas taxas obtidas junto s corretoras que negociam estes papis, sendo que as corretoras mais ativas em cada momento so consideradas; caso estas taxas no se encontrem disponveis, taxas originadas na BM&F para cada tipo de indexador seriam utilizadas como referncia de precificao. Para as LFTs, papis indexados Selic, o Cupom de Mercado (que neste caso corresponde ao gio/desgio do papel) calculado conforme a frmula: CupMerc = ((PUAcum/PUMer)252/PrzDecU 1)*100, onde PUAcum o PU da curva do papel calculado da emisso (composio das taxas Selic observadas no perodo) at a data de verificao dos limites e PUMerc o PU de Mercado informado. Papis BBCA, LBC, LFT, NTNS BBC, BBCA, LTN, NTNS NTNH NTNE NTNC NTNB MOPs

AGO 2012

Pg. 14 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Caso o papel seja uma TDA (Ttulos da Dvida Agrria), a comparao para TDAs feita da seguinte forma: - Calcula-se o duration mdio da carteira de TDAs - Verifica-se qual o valor da taxa TR da BM&F para este prazo - Compara-se este valor com o cupom utilizado para precificao da carteira; o cupom de mercado deve refletir o spread de crdito/liquidez embutido no papel. IV.3.2. Procedimentos para Carteira de Ttulos Privados Diversos tipos de ttulos so considerados nesta categoria, como: Debntures Notas Promissrias LHs: Letras Hipotecrias CCBs: Cdulas de Crdito Bancrio CCIs: Cdulas de Crdito Imobilirio CRIs: Certificados de Recebveis Imobilirios CDCAs: Certificados de Direitos Creditrios do Agronegcio CPRs: Cdulas do Produtor Rural CDBs: Certificados de Depsito Bancrio CDIs: Certificados de Depsito Interbancrio RDBs: Recibos de Depsito Bancrio DPGEs: Depsitos a Prazo com Garantia Especial Para a marcao a mercado dos ttulos privados compara-se diariamente os negcios efetuados em fundos administrados com a marcao em vigor para cada ativo. Para a checagem do estoque de ttulos privados, realiza-se um processo dirio de verificao que utiliza diferentes fontes de dados disponveis em mercado para atingir maior robustez, especialmente devido falta de uma fonte nica de informaes de preo/cupom e da relativa falta de liquidez dos papis. So elas: Bovespa Fix, ANDIMA e Sistema Nacional de Debntures (SND, baseado em dados da Cetip). A exemplo do que ocorre com os ttulos pblicos e swaps, a checagem utiliza fontes de mercado e fontes oficiais, conforme a disponibilidade para cada emisso. H quatro opes de checagem: 1. Comparao com o Spread de Risco: baseia-se na anlise de risco de crdito para avaliao do que seria um spread de crdito "justo" de acordo com as condies de cada emissor/emisso (comparao da coluna "Cupom Pact." com a coluna "Risco", conforme ser visto adiante), em spread sobre a curva de referncia ou como percentual do CDI. A anlise realizada pela rea de Risco de Crdito, e leva em considerao os ratings internos dos emissores bem como suas anlises por agncias de risco. Vale observar que, para o clculo de risco realizado diariamente, esse patamar de spread de crdito simulado com base nos movimentos observados pelo gio/desgio do ttulo pblico federal que possui o mesmo indexador. 2. Comparao com os dados do Bovespa Fix: comparao entre o preo de marcao do BTG Pactual com o preo de referncia fornecido pelo Bovespa Fix (colunas "PU_Pactual" e "PRfix"), onde verificado se o diferencial est dentro de limites percentuais cadastrados para aquela emisso/emissor e para o prazo de vencimento do ttulo. O preo de referncia do Bovespa Fix seria a melhor informao possvel para a marcao a mercado dos papis negociados neste sistema; baseia-se no ltimo preo de negociao em leilo que atendeu s condies mnimas de volume. Vale mencionar que para os papis que so negociados com base em taxa, a Bovespa divulga a "taxa de referncia" ao invs do "preo de referncia". Para estes casos, o sistema compara o diferencial entre esta taxa e o "Cupom_Pact.", verificando se o diferencial est dentro de limites cadastrados para aquela emisso/emissor e para o prazo de vencimento do ttulo. 3. Comparao com os dados de Debntures da Andima: comparao entre o cupom de marcao a mercado do BTG Pactual com o cupom mdio informado pela Andima para aquela emisso (colunas "Cupom_Pact." - "TxAndima"), verificando se o diferencial est dentro de limites cadastrados para aquela emisso/emissor e para o prazo de vencimento do ttulo. A taxa da Andima obtida com base em pesquisa diria realizada com um conjunto de participantes de mercado, de forma anloga ao que j feito h mais tempo com os ttulos pblicos. 4. Comparao com os dados do Sistema Nacional de Debntures (SND): comparao entre o preo da marcao do BTG Pactual com o ltimo preo de negcio na Cetip (colunas "PU_Pactual" / "PMsnd"), verificando se o diferencial est dentro de limites percentuais cadastrados para aquela emisso/emissor e para o prazo de vencimento do ttulo.
AGO 2012 Pg. 15 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Uma exceo gerada sempre que uma das checagens acima for realizada e violada. Ainda que a verificao da precificao desta categoria de ativos no esteja totalmente livre de imprecises (em virtude principalmente de questes relacionadas liquidez), a checagem foi estruturada para apresentar um nvel de robustez satisfatrio, levando em considerao mltiplas fontes de dados e limites rigorosamente estabelecidos. A seguir, apresentado um exemplo de relatrio de excees para ttulos privados:
1 Mercado: OPEN - ASSETS 2 3 Data: 01/12/2004 4 5 6 7 Papel Emissor Tx. Emissao Indexador Vencto. 8 __________________________________________________________________________________ 9 10 PETR13 PETROBRAS 10.30000 IGPM 01/10/2010 11 12 MAIL ENVIADO POR WELLINGTON MUZI DOS SANTOS: NO DB DB_OPE01 Taxa (%) Taxa (%) & PU Excedente sobre o Limite (%) _____________________________________ ___________________________________________ _____________________________________________ Cupom Pact. NTN_Andima RISCO PU Pact. PRfix PMsnd DEB_Andima RISCO PRfix PMsnd DEB_Andima _____________________________________ ___________________________________________ _____________________________________________ 8.80000 8.33362 8.75030 1490.7934 8.10000 1392.9659 8.90000 0.00000 0.00000 1.02297 0.00000

Resultado ___________________________________________________ RISCO BOV.FIX SND DEB_ANDIMA ___________________________________________________ APROV. APROV. EXCEDE. APROV.

Dados Complementares ___________________________________________________________________________________________________________________________________________ PUfix DataPRfix VolPRfix PNfix RazaoPNPUfix DataPNfix VolPNfix TipoPNfix DataPMsnd VolPMsnd RazaoPMPUsnd ___________________________________________________________________________________________________________________________________________ 1399.8600 17/06/2004 923361.68 0.10000 1.00990 29/10/2004 9740.3400 LIQUIDO 06/12/2004 54503971 99.72000

A seguir, so descritos os campos que compem o relatrio de excees de ttulos privados: PRfix = Preco de Referencia (PR) - Bovespa Fix PUfix = Preco da Curva Nominal (PU) - Bovespa Fix DataPRfix = Data do Ultimo Negocio que gerou o PR - Bovespa Fix VolPRfix = Volume do Ultimo Negocio que gerou o PR - Bovespa Fix PNfix = Preco do Ultimo Negocio (PN) - Bovespa Fix RazaoPNPUfix = Cotacao PN/PU (%) - Bovespa Fix DataPNfix = Data do Ultimo Negocio PN - Bovespa Fix VolPNfix = Volume do Ultimo Negocio PN - Bovespa Fix TipoPNfix = Tipo do Ultimo Negocio - Bovespa Fix TxAndima = Taxa Indicativa - Andima DataPMsnd = Data do Ultimo Negocio - SND VolPMsnd = Volume do Ultimo Negocio - SND PMsnd = Preco Medio do Ultimo Negocio (PM) - SND RazaoPMPUsnd = Cotacao PM/PU da Curva (%) - SND "PU_Pact." o PU de mercado enviado diariamente e utilizado na precificao pelos sistemas "Cupom_Pact." o cupom (taxa) de mercado informado diariamente
AGO 2012 Pg. 16 de 87

Manual de Marcao a Mercado

"RISCO" o valor da taxa de referncia resultante da avaliao interna de risco do emissor/emisso Vale ressaltar que as informaes de mercado secundrio do SND e da Bovespa Fix s existem para debntures. Para papis indexados a CDIE + taxa absoluta, sempre feita a converso desta taxa para uma taxa no padro percentual do CDI, com base na curva a mercado pr-fixada e no vencimento do ttulo no dia em questo. Dos trs tipos de CDBs que podem ser registrados na Cetip (S, com clusula de recompra, N, sem clusula de recompra e M, recompra a mercado) os tipos N e M so considerados no processo de marcao a mercado (CDBs do tipo S so levados na curva). Para estes ttulos, trs avaliaes so realizadas diariamente: - Verificao da adequao da taxa de mercado do CDB com a avaliao interna de risco para o emissor (rating de risco interno, conforme descrito em III.4); - Verificao da consistncia da precificao dos ativos de mesmo emissor na carteira consolidada de todos os fundos administrados, avaliando-se se as taxas de todos os CDBs esto coerentes entre si, ou seja, no apresentem discrepncia de taxa superior a um determinado limite cadastrado, para uma determinada diferena de prazo (vale ressaltar que, assim como para as outras classes de ativos, os limites e metodologia so estabelecidos pela rea de Risco de Mercado). - Comparao entre as taxas de precificao atuais com as taxas de novas posies de CDBs (do tipo N ou M) observadas na carteira dos Fundos de Investimento administrados pelo BTG Pactual Servios Financeiros S.A. DTVM. Vale destacar que diferenas como prazo e volume so consideradas nesta anlise. Os CDCAs so instrumentos pr-fixados, e so marcados a mercado de forma similar aos demais ttulos privados pr-fixados (como p.ex. CCBs, CCIs e CPRs pr), verificando-se para isso a curva a mercado pr-fixada, o spread de crdito associado ao emissor do ttulo (atravs da analise fundamentalista do emissor) e um eventual prmio de liquidez. Para os DPGEs so realizadas diariamente: - Verificao da adequao da taxa de marcao do DPGE com a avaliao interna de risco para o emissor (rating de risco interno, conforme descrito em III.4) considerando as particularidades do ativo em questo; - Verificao da consistncia da precificao dos ativos de mesmo emissor na carteira consolidada de todos os fundos administrados, avaliando-se se as taxas de todos os DPGEs esto coerentes entre si, ou seja, no apresentem discrepncia de taxa superior a um determinado limite cadastrado, para uma determinada diferena de prazo (vale ressaltar que, assim como para as outras classes de ativos, os limites e metodologia so estabelecidos pela rea de Risco de Mercado). - Comparao entre as taxas de precificao atuais com as taxas de novas posies de DPGE observadas na carteira dos Fundos de Investimento administrados pelo BTG Pactual Servios Financeiros S.A. DTVM. Vale destacar que diferenas como prazo e volume so consideradas nesta anlise. - Caso exista uma documentao que comprove um compromisso de resgate do ttulo pelo emissor na taxa de emisso, seria permitida ento uma marcao na curva aps o prazo mnimo de resgate do ttulo ter sido ultrapassado, de forma anloga a um CDB com liquidez diria (CDBs com registro Cetip do tipo s).

IV.3.3. Procedimentos para Carteira de Swaps Para todos os swaps, as taxas divulgadas pela BM&F so utilizadas. Na ausncia das mesmas, ou em situaes de estreitamento de liquidez ou de crise sistmica, os cupons dos ttulos pblicos federais de cada um dos respectivos indexadores ser utilizado como referncia para o clculo. Na ausncia da taxa para o vrtice especfico que deseja-se calcular so utilizadas as taxas interpoladas da BM&F. Swaps sem garantia possuem os mesmos cupons divulgados pela BM&F acrescidos de um spread de crdito compatvel com o emissor, devidamente cadastrado e documentado. O tratamento do spread de crdito anlogo ao que realizado para os ttulos privados. Para os swaps cambiais contra um percentual de CDI <> 100%, realizado um ajuste na taxa de swap da BM&F para homogeneizar a checagem (quanto maior o percentual de CDI, maior deve ser o cupom da ponta cambial, e vice-versa). A deduo da frmula utilizada para este ajuste se encontra abaixo: Queremos: Resultado_Swap_pela_BMF_Cetip (i) = Resultado_Swap_Pactual (ii) (i) Resultado_Swap_pela_BMF_Cetip = Nocional * ( Ponta_Ativa - Ponta_Passiva )
AGO 2012 Pg. 17 de 87

Manual de Marcao a Mercado

onde, Ponta_Ativa = (Ptax_D/Ptax_Ini)*(1+cupom_nominal * diascorr_total/360)/(1+cupom_mercado * diascorr_venc/360) Ponta_Passiva = CDI_Acum_Periodo* ((1+pre_dia*perc_CDI)^diasut_venc) / ((1+pre_dia)^diasut_venc) (ii) Resultado_Swap_Pactual = Nocional * ( Ponta_Ativa - Ponta_Passiva ) onde, Ponta_Ativa = (Ptax_D/Ptax_Ini)*(1+cupom_nominal * diascorr_total/360)/(1+cupom_ajustado * diascorr_venc/360) Ponta_Passiva = CDI_Acum_Periodo Igualando as duas metodologias e isolando o fator procurado, obtemos: (i) = (ii) -> cupom_ajustado = (1/Formula-1)*(360/diascorr_venc) onde, Formula = CDI_Acum_Periodo*( 1-((1+pre_dia*perc_CDI)^diasut_venc) / ((1+pre_dia)^diasut_venc) )*(Ptax_Ini/Ptax_D)/(1+cupom_nominal * diascorr_total/360) + 1/(1+cupom_mercado * diascorr_venc/360) Para os swaps cambiais contra CDI +/ taxa absoluta, realizado um ajuste na taxa de swap da BM&F para homogeneizar a checagem. A deduo da frmula utilizada para este ajuste se encontra abaixo: Queremos: Resultado_Swap_pela_BMF_Cetip (i) = Resultado_Swap_Pactual (ii) (i) Resultado_Swap_pela_BMF_Cetip = Nocional * ( Ponta_Ativa - Ponta_Passiva ) onde, Ponta_Ativa = (Ptax_D/Ptax_Ini)*(1+cupom_nominal * diascorr_total/360)/(1+cupom_mercado * diascorr_venc/360) Ponta_Passiva = CDI_Acum_Periodo* ((1+ pre_adicional_dia)^diasut_venc) (ii) Resultado_Swap_Pactual = Nocional * ( Ponta_Ativa - Ponta_Passiva ) onde, Ponta_Ativa = (Ptax_D/Ptax_Ini)*(1+cupom_nominal * diascorr_total/360)/(1+cupom_ajustado * diascorr_venc/360) Ponta_Passiva = CDI_Acum_Periodo Igualando as duas metodologias e isolando o fator procurado, obtemos: (i) = (ii) -> cupom_ajustado = (1/Formula-1)*(360/diascorr_venc) onde, Formula = CDI_Acum_Periodo*( 1-((1+ pre_adicional_dia)^diasut_venc) )*(Ptax_Ini/Ptax_D)/(1+cupom_nominal * diascorr_total/360) + 1/(1+cupom_mercado * diascorr_venc/360) CDI_Acum_Periodo o (CDI + taxa_pre_adicional_nominal) acumulado desde a data de incio do swap pre_adicional_dia = taxa diria correspondente taxa_pre_adicional_nominal = (1+taxa_pre_adicional_nominal)^(1/252) A seguir, apresentado um exemplo de relatrio de excees para swaps:
1 Mercado: SWAP 2 3 Data: 21/12/2004 4 5 Taxa (%) Excedente (%) 6 ________________________________ ___________________ 7 Papel Indexador Vencto. Pactual Risco BM&F Risco BM&F Status 8 ______________________________________ ________________________________ ___________________ ______________________ 9 10 SWAP CUPOM 100.00 01/02/2005 2.16863 0.00000 3.72923 0.00000 0.06061 EXCEDE BMF 11 12 MAIL ENVIADO POR: NO DB DB_BMF01

AGO 2012

Pg. 18 de 87

Manual de Marcao a Mercado

IV.3.4. Procedimentos para Carteira de Opes Para a precificao das opes, so utilizados os modelos adequados para cada tipo de opo/mercado, devidamente desenvolvidos e registrados na literatura de finanas. Tambm so utilizadas informaes de preos dirios de negcio de cada opo e referncias de preo, na ausncia de informao de preo para a prpria opo: volatilidade implcita de opes no dinheiro (ou at-the-money, que so as mais negociadas), volatilidade histrica dos ativos subjacentes, etc. O Sistema de Checagem tem como objetivo monitorar e garantir o uso das melhores prticas de precificao, gerando resultados auditveis e em linha com os preos de mercado considerados justos para cada mercado. O funcionamento do processo de checagem se d atravs dos seguintes passos: 1. A rea de Precificao informa diariamente o prmio de todas as opes. 2. O sistema calcula a volatilidade implcita de cada opo com base nos modelos e parmetros pertinentes para cada tipo de opo/mercado, conforme estabelecido pela rea de Risco de Mercado. 3. Tal valor comparado com a volatilidade implcita obtida atravs do fechamento "oficial" divulgado pela Bolsa. Se a volatilidade estiver dentro de um limite pr-estabelecido pela rea de Risco, no ser gerada nenhuma exceo e o prmio da opo ser calculado com base na volatilidade informada pela rea de Precificao. Os limites desta etapa, doravante denominados "Limites FO" (de fechamento oficial), so definidos conforme a "Observao A", ao final desta seo. 4. Caso no haja valor "oficial" de fechamento para o dia, o sistema dever checar a volatilidade de precificao contra a volatilidade atthe-money (ATM) de referncia. Tal volatilidade ser igual mdia das volatilidades implcitas no fechamento "oficial" das trs opes com strike mais prximo opo ATM que respeitem limites pr-estabelecidos e que apresentem vencimento na mesma data. Neste caso devem ser utilizados os limites definidos conforme "Observao A", denominados "Limites ATM". 5. Caso no haja valor "oficial" de fechamento para o dia e no seja possvel realizar a verificao do item 3 (por ausncia de pelo menos uma opo ATM de referncia), o sistema deve realizar checagem da volatilidade de precificao contra a volatilidade histrica do ativo subjacente, conforme clculo e limites definidos na "Observao B", denominados "Limites HIST". 6. Caso as verificaes dos itens 3 ou 4 necessitem ser realizadas e resultem em violaes dos limites, uma exceo ser gerada, e a rea de Precificao ser contactada para fornecer as explicaes necessrias. O relatrio (ou e-mail) de excees deve informar todos os dados relevantes utilizados durante a checagem para facilitar a interpretao dos resultados. Caso exista uma explicao, a opo ser precificada pela volatilidade informada pela rea de Precificao; caso contrrio, deve ser realizada uma nova importao de dados com a nova volatilidade, que passar novamente pelo processo de checagem. Observao A: Os limites utilizados na comparao com o fechamento "oficial" e os limites utilizados na comparao com a volatilidade implcita ATM de referncia sero informados em termos de "% absoluto de volatilidade implcita (anualizada)" e definidos com base em: Ativo: Bolsa, Cmbio, DI ou IDI. - Para os ativos de Bolsa, deve ser permitido o cadastro individual por empresa ou ndice Bovespa. - No caso das aes lquidas, essa informao s ser utilizada na falta da informao da prpria Bolsa. - Para as opes de DI, os ativos sero definidos conforme o prazo entre o vencimento do futuro subjacente ao contrato e o vencimento da opo. Prazo: vencimento da opo Diferencial em termos percentuais do strike da opo e da cotao atual do ativo subjacente - tal informao ser obtida via a estrutura de volatilidades vs. strikes - os smiles estabelecida para cada classe de ativos

AGO 2012

Pg. 19 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Sero estabelecidos sempre dois tipos de limites (superior e inferior) para o caso da volatilidade implcita de precificao ser maior ou menor que a volatilidade de referncia. Isto se deve ao fato da margem de diferenas para cima ou para baixo ser diferente na maior parte das comparaes (conforme ser visto na prxima seo). Observao B: A volatilidade histrica do ativo subjacente deve ser calculada utilizando-se uma janela de cotaes com o mesmo prazo para o vencimento da opo, respeitando-se um prazo mnimo de 30 dias corridos. Os limites utilizados na comparao sero informados em termos de "% absoluto de volatilidade implcita (anualizada)" e definidos com base nos mesmos critrios listados na "Observao A". A seguir, so mostrados os princpios utilizados na definio dos diferentes tipos de limites presentes no processo de checagem da precificao de opes. IV.3.4.1. Definio dos Limites ATM A determinao destes limites se inicia com a definio do limite mximo de diferena para as opes ATM (aquelas cujo strike prximo do valor atual do ativo de referncia levado ao vencimento da opo). Em seguida, utilizando-se de estruturas esperadas de smiles para cada tipo de opo, so estabelecidos os limites para a checagem das opes mais distantes da ATM (opes com strikes maiores ou menores que o valor atual do ativo de referncia levado ao vencimento da opo). O limite de diferena de volatilidade para as opes ATM estabelecido com base no nvel de voltalidade de cada mercado/ativo (para a maioria dos casos foi considerado cerca de 10% da volatilidade histrica). Por exemplo, se determinada ao tem uma volatilidade histrica mdia de 20%, o limite para as opes ATM considerado seria de 2%. Cada estrutura de smiles obtida/determinada com base na percepo do padro de negociao de cada mercado/ativo. Por este motivo, a volatilidade das opes com strikes menores que o ATM para bolsa tendem a ser maiores que a ATM; para opes de dlar, o oposto costuma se observar. Vale ser ressaltado que a estrutura de smiles pode ser ajustada se necessrio de acordo com as condies de mercado. Exemplo de smile de mercado para opes de dlar (mercado de 01/11/2004, eixo y: volatilidade implcita anualizada, eixo x: strike)

20

15

10

0 2750 2800 2850 2900 2950 3000 3050 3100 3150 3200 3300 3400 3500

No exemplo acima por ser visto que as volatilidades implcitas das opes de dlar com strike maior que o valor do ativo de referncia nesta data (na faixa de 2.85) so maiores que a volatilidade implcita da opo ATM, em torno de 10%a.a. neste dia. Para opes com strike muito acima do valor atual do ativo, a diferena no valor de volatilidade implcita bem significativa.

AGO 2012

Pg. 20 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Exemplo de smile de mercado para opes de TNLP4 Smile TNLP4 CALL 17/01/2005 (mercado de 27/12/2004, eixo y:volatilidade implcita, eixo x: strike)
34 33 32 31 30 29 28 27 26 25 24 23 42 43 44 45 46 47
Ask

48
Bid

49

50

51

52

53

No exemplo de opo de ao acima por ser visto uma figura de smile clssica, em que as volatilidades implcitas das opes com strike maior e menor que o valor do ativo de referncia nesta data (na faixa de 45) so significativamente maiores que a volatilidade implcita da opo ATM, em torno de 22%a.a. neste dia. Exemplo de tabela de limites ATM (obs: os campos se referem s definies da Observao A na seo anterior) Limites para Opes de Dlar Lim. Superior (%) -11.35% -11.25% -7.50% -3.75% -1.88% ATM 1.88% 3.75% 7.50% 11.25% 11.35% 2 1.75 1.5 1.25 1 1 1 1.5 2 2.5 3 Lim. Inferior (%) 1 0.875 0.75 0.625 0.5 0.5 0.5 0.75 1 1.25 1.5

De acordo com a tabela acima, foram elaborados dois exemplos de opo cujo preo estaria ou no violando os limites estabelecidos. Vale ressaltar que, de acordo com o algoritmo definido na seo II, a checagem destes limites seria feita caso no existisse a referncia de fechamento oficial e caso existisse a referncia de preo de opo at-the-money no dia. 1. Exemplo: Precificao dentro dos limites Dados: a. dlar cotado em 2.8 (valor no vencimento) b. opo com strike de 2.85 c. volatilidade implcita do prmio em 11% d. volatilidade ATM de referncia em 10.5% - o diferencial entre o strike e a cotao atual do ativo de referncia 2.85/2.8 -1 = 1.78 %

AGO 2012

Pg. 21 de 87

Manual de Marcao a Mercado

desta forma, ele se encontra na faixa de ATM+1.88%, e dado que a volatilidade implcita do preo est acima da volatilidade ATM de referncia, o limite considerado o Lim. Superior de 1% como a diferena observada foi de 0.5% (11%-10.5%) ela ficou dentro do limite e neste caso, seria acatada sem gerar exceo.

2. Exemplo: Precificao violando limite Dados: a. dlar cotado em 2.8 (valor no vencimento) b. opo com strike de 2.7 c. volatilidade implcita do prmio em 9.30% d. volatilidade ATM de referncia em 10.5% - o diferencial entre o strike e a cotao atual do ativo de referncia 2.7/2.8 -1 = -3.57 % - desta forma, ele se encontra na faixa de -1.88% a -3.75%, e dado que a volatilidade implcita do preo est abaixo da volatilidade ATM de referncia, o limite considerado o Lim. Inferior de 0.625% - como a diferena observada foi de 1.20% (10.5%-9.30%) ela violou o limite e, neste caso, seria gerada uma exceo para reviso desta precificao. Os limites para as opes de IDI e DI foram estabelecidos com base em diferenciais de PU. Inicialmente foram considerados os mesmos limites para qualquer prazo das opes de DI (taxas forwards ao longo da curva) e iguais aos limites de IDI. Esta postura pode ser considerada conservadora dado que a volatilidade das taxas forwards costuma ser maior do que a volatilidade das taxas spot de mesmo prazo. No caso dos Limites ATM, foram estabelecidas variaes inferiores significativamente menores que as variaes superiores dado que a tendncia que as volatilidades implcitas de opes dentro ou fora do dinheiro (opes com strike maiores ou menores que o valor do ativo de referncia de momento) sejam maiores do que a ATM. Os ranges de diferena em relao ao strike foram estabelecidos com base na volatilidade de cada mercado/ativo. IV.3.4.2. Definio dos Limites FO So os Limites Oficiais baseados em um percentual dos Limites ATM definidos. As variaes so menores dado que a incerteza menor: o fechamento oficial existe (ou seja, houve negcio no dia) mas ele pode no ser um negcio que reflita de forma adequada o mercado do dia (por exemplo: houve apenas um negcio na parte de manh enquanto o valor do ativo de referncia variou muito at o final do dia). No caso dos limites oficiais, a definio da estrutura de smiles feita diferentemente a partir da definio para os limites ATM. levada em considerao a incerteza de incerteza de liquidez que pode afetar os negcios das opes mais distantes da ATM. No caso dos Limites FO as variaes inferiores so iguais s variaes superiores, pois as variaes tendem a acontecer de forma relativamente uniforme para ambos os lados no h uma probabilidade maior de o valor informado estar acima do valor de mercado ou abaixo do mesmo.

AGO 2012

Pg. 22 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Exemplo de tabela de limites FO Limites para Opes de Dlar Lim. Superior (%) -11.35% -11.25% -7.50% -3.75% -1.88% ATM 1.88% 3.75% 7.50% 11.25% 11.35% 1.25 1.125 1 0.875 0.75 0.75 0.75 0.875 1 1.125 1.25 Lim. Inferior (%) 1.25 1.125 1 0.875 0.75 0.75 0.75 0.875 1 1.125 1.25

De acordo com a tabela acima, foram elaborados dois exemplos de opo cujo preo estaria ou no violando os limites estabelecidos. Vale ressaltar que, de acordo com o algoritmo definido na seo II, a checagem destes limites seria feita caso existisse a referncia de fechamento oficial no dia. 3. Exemplo: Precificao dentro dos limites Dados: a. dlar cotado em 2.8 (valor no vencimento) b. opo com strike de 2.85 c. volatilidade implcita do prmio em 11% d. volatilidade oficial de referncia em 10.75% - o diferencial entre o strike e a cotao atual do ativo de referncia 2.85/2.8 -1 = 1.78 % - desta forma, ele se encontra na faixa de ATM+1.88%, e dado que a volatilidade implcita do preo est acima da volatilidade oficial de referncia, o limite considerado o Lim. Superior de 0.75% - como a diferena observada foi de 0.25% (11%-10.75%) ela ficou dentro do limite e neste caso, seria acatada sem gerar exceo. 4. Exemplo: Precificao violando limite Dados: a. dlar cotado em 2.8 (valor no vencimento) b. opo com strike de 2.7 c. volatilidade implcita do prmio em 9.30% d. volatilidade oficial de referncia em 10.25% - o diferencial entre o strike e a cotao atual do ativo de referncia 2.7/2.8 -1 = -3.57 % - desta forma, ele se encontra na faixa de -1.88% a -3.75%, e dado que a volatilidade implcita do preo est abaixo da volatilidade ATM de referncia, o limite considerado o Lim. Inferior de 0.875% - como a diferena observada foi de 0.95% (10.25%-9.30%) ela violou o limite e, neste caso, seria gerada uma exceo para reviso desta precificao. IV.3.4.3. Definio dos Limites HIST Em termos de limites, os valores de oscilao entre a volatilidade histrica e a volatilidade informada so consideravelmente maiores que os limites ATM (a princpio, utilizou-se uma base duas vezes maior) dado que o valor histrico pode de fato ser significativamente distinto da volatilidade implcita de determinado momento.
AGO 2012 Pg. 23 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Exemplo: Evoluo da volatilidade implcita da opo ATM do 1 Futuro de Dlar vs. Evoluo da volatilidade histrica do dlar

25% 20% 15% 10% 5% 0%

Implicita ATM Historica - 21 dias

May-04

May-04

May-04

Aug-04

Nov-03

Nov-03

Aug-04

Mar-04

Mar-04

Como pode ser visto no grfico acima, as duas volatilidades divergem de forma significativa em determinados momentos. Em termos de smiles, so considerados os mesmos padres de formao que os limites ATM. No caso dos Limites HIST, as variaes inferiores so apenas um pouco menores do que as variaes superiores dado que a volatilidade implcita pode ficar tanto abaixo como acima da histrica em magnitudes relativamente prximas.

AGO 2012

Pg. 24 de 87

Nov-04

Dec-03

Dec-03

Dec-03

Feb-04

Apr-04

Apr-04

Jun-04

Sep-04

Sep-04

Oct-03

Oct-03

Jun-04

Feb-04

Sep-03

Oct-04

Jan-04

Jan-04

Oct-04

Jul-04

Jul-04

Manual de Marcao a Mercado

Exemplo de tabela de limites HIST Limites para Opes de Dlar Lim. Superior (%) -11.35% -11.25% -7.50% -3.75% -1.88% ATM 1.88% 3.75% 7.50% 11.25% 11.35% 3 2.75 2.5 2.25 2 2 2 2.5 3 3.5 4 Lim. Inferior (%) 2.25 2.0625 1.875 1.6875 1.5 1.5 1.5 1.875 2.25 2.625 3

De acordo com a tabela acima, foram elaborados dois exemplos de opo cujo preo estaria ou no violando os limites estabelecidos. Vale ressaltar que, de acordo com o algoritmo definido na seo II, a checagem destes limites seria feita caso no existissem a referncia de fechamento oficial e a referncia de preo de opo at-the-money no dia. 5. Exemplo: Precificao dentro dos limites Dados: a. dlar cotado em 2.8 (valor no vencimento) b. opo com strike de 2.85 c. volatilidade implcita do prmio em 11% d. volatilidade histrica de referncia em 12.5% - o diferencial entre o strike e a cotao atual do ativo de referncia 2.85/2.8 -1 = 1.78 % - desta forma, ele se encontra na faixa de ATM+1.88%, e dado que a volatilidade implcita do preo est acima da volatilidade ATM de referncia, o limite considerado o Lim. Superior de 2% - como a diferena observada foi de 1.5% (12.5%-11%) ela ficou dentro do limite e neste caso, seria acatada sem gerar exceo. 6. Exemplo: Precificao violando limite Dados: a. dlar cotado em 2.8 (valor no vencimento) b. opo com strike de 2.7 c. volatilidade implcita do prmio em 9.30% d. volatilidade histrica de referncia em 12.5% - o diferencial entre o strike e a cotao atual do ativo de referncia 2.7/2.8 -1 = -3.57 % - desta forma, ele se encontra na faixa de -1.88% a -3.75%, e dado que a volatilidade implcita do preo est abaixo da volatilidade ATM de referncia, o limite considerado o Lim. Inferior de 1.6875% - como a diferena observada foi de 2.20% (12.5%-9.30%) ela violou o limite e, neste caso, seria gerada uma exceo para reviso desta precificao. Abaixo encontra-se exemplo do relatrio de checagem de opes (a descrio dos campos apresentada em seguida). Neste exemplo, apresentam-se duas situaes: a primeira opo teria a sua precificao aprovada, uma vez que o limite oficial foi respeitado. a segunda opo seria considerada uma exceo dado que violou a checagem ATM (esta checagem foi realizada pois no houve referncia de preo oficial no dia, impossibilitando a checagem com os limites FO).

AGO 2012

Pg. 25 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Data: ativo -------DOL IBOV

27/04/2005 ---------srie -------JL03 H26 call/put -------C C p. exerccio ----------------2700 26000 dt. exerccio -----------01/07/2005 17/08/2005 prmio divulgado ----------------23.3 1629.146059 Divulgado ---------15.04 26.25

Volatilidades ---------- ---------FO ---------15.43 -1 ATM ---------14.56 28.09

---------HIST ---------13.49 26.04

Limites ---------- ------------------FO ATM HIST ---------- ------------------1 2 3 N.A. 1 4

---------FO ---------N.A.

Excedente sobre o Limite ------------------ATM HIST ------------------0 0 0.84

0 0

---------FO ---------Aprovado N.A.

Resultado da Checagem ------------------ATM HIST ------------------Aprovado Aprovado Excedeu Aprovado

------------Concluso ------------Aprovado-FO Excedeu-ATM

----------prmio p/ vol ref ----------24.6 1730

-----------maturidade -----------79

----------------ativo base ----------------DOLFJUL5 IBOV

----------------preo ativo base ----------------2582.786 25241

Informaes Complementares ----------------------preo atv bse fut -----------2582.786 26365.43928 dias venc at base -----------45 0

-----------juros -----------19.58 19.63565

---divid. Yield ---19.58 4.10731

---base ---252 252

-----------divulgado D-1 -----------14.71 26.25

----------FO D-1 ----------14.68 -1

----------ATM D-1 ----------13.89 27.48

Comparao com D-1 ---------------------HIST D-1 ----------13.44 26.64 VARdivulgado -----------0.34 0

----------VARFO ----------0.75 N.A.

----------VARATM ----------0.67 0.6

----------VARHIST ----------0.04 -0.6

A seguir, so descritos os campos que compem o relatrio de exees de opes: data = data de precificao ativo = cdigo do ativo de referncia srie = cdigo da srie de opo em questo call/put = C para call e P para put preo exerccio = strike da opo em questo dt exerccio = data de exerccio da opo em questo prmio divulgado = prmio passado pela rea de Precificao volatilidade - divulgada = volatilidade implcita calculada a partir do prmio divulgado volatilidade - FO = volatilidade implcita calculada a partir do prmio de fechamento oficial volatilidade - ATM = volatilidade implcita calculada a partir do prmio de fechamento oficial volatilidade - HIST = volatilidade histrica do ativo de referncia, calculada conforme explicado na seo limite - FO = limite de fechamento oficial atualmente considerado para a opo em questo limite - ATM = limite at-the-money atualmente considerado para a opo em questo III deste documento limite - HIST = limite histrico atualmente considerado para a opo em questo excedente - FO = excedente sobre o limite FO, caso exista, entre a volatilidade divulgada e volatilidade FO excedente - ATM = excedente sobre o limite ATM, caso exista, entre a volatilidade divulgada e volatilidade ATM excedente - HIST = excedente sobre o limite HIST, caso exista, entre a volatilidade divulgada e volatilidade HIST resultado da checagem - FO = informao se o limite FO foi aprovado ou excedido, caso esta checagem tenha sido efetuada resultado da checagem - ATM = informao se o limite ATM foi aprovado ou excedido, caso esta checagem tenha sido efetuada resultado da checagem - HIST = informao se o limite HIST foi aprovado ou excedido, caso esta checagem tenha sido efetuada resultado da checagem concluso = resultado final da checagem, efetuada conforme algoritmo explicado na seo II

AGO 2012

Pg. 26 de 87

Manual de Marcao a Mercado

prmio p/ vol. ref. = valor do prmio da opo em questo caso se utilize o valor da volatilidade de referncia, que pode ser, dependendo da viabilidade e nesta ordem, a volatilidade FO, ATM ou HIST; o objetivo deste campo apresentar qual seria o prmio da opo caso outra volatilidade fosse utilizada preo atv bse fut = valor do ativo projetado no vencimento da opo, com base no valor dos juros e do dividend yield maturidade = prazo para o vencimento da opo em questo ativo base = descrio do ativo de referncia da opo em questo preo ativo base = preo do ativo de referncia da opo em questo dias venc at base = prazo para o vencimento do ativo de referncia caso ele seja um futuro juros = taxa de juros (pr) para o prazo de vencimento da opo em questo divid. yield = para as opes de dlar comercial vista o cupom cambial para o prazo de vencimento da opo; para opes de futuro, igual ao campo juros; para as opes de aes o custo de aluguel do ativo base base = padro de dias considerado no clculo (252 para dias teis ou 365 para dias corridos) Comparao com D-1: dados de volatilidade de D-1 e variao absoluta entre as volatilidade de D em relao a D-1

IV.3.5. Procedimentos para Ativos dos fundos no Exterior Os diversos tipos de ttulos que so considerados nesta categoria, bem como suas fontes de consulta, seguem relacionados abaixo: Aes utilizada a cotao de fechamento da ao verificada na bolsa de negociao, na maior parte das vezes, New York Stock Exchange. Fonte de consulta: Bloomberg Opes de Ao Os preos correspondem mdia entre o preo de compra (bid) e de venda (ask) verificados no encerramento do mercado de negociao (NYSE em geral). Fonte de consulta: Bloomberg Ttulos de Renda Fixa (Bonds) Na precificao dos Bonds utiliza-se como fonte de consulta cotaes de fechamento obtidas via Bloomberg, dealers e brokers do mercado (por exemplo, Eurobrokers, Icap e Tradition). Swaps de Juros So observadas as curvas de fechamendo de mercado de swap de juros (Libor) para a moeda de cada contrato. Termo de Moeda (NDF / DF) Para a definio da taxa forward dos contratos de termo de moeda so utilizadas as curvas de fechamento de mercado divulgadas pela Bloomberg para cada par de moedas. As taxas forwards so interpoladas para o vencimento de cada contrato. Contratos Futuros Os preos correspondem s cotaes de fechamento da bolsa de futuros onde o ativo negociado. Fonte de consulta: Bloomberg

A converso de ativos negociados no exterior em dlares americanos realizada pela taxa de cmbio referencial da BM&F para liquidao em 2 dias, obtida junto a instituies credenciadas e apurada das 15:30 s 16:00 e divulgada diariamente no website: http://www.bmf.com.br/bmfbovespa/pages/boletim1/bd_manual/indicadoresFinanceiros1.asp

AGO 2012

Pg. 27 de 87

Manual de Marcao a Mercado

V. Concluses
Com o objetivo de trazer maior robustez e segurana aos mecanismos de controle de risco da instituio, foi apresentado o sistema de marcao a mercado utilizado nas carteiras. A metodologia descrita foi implementada em sistemas proprietrios, permitindo que quaisquer alteraes/extenses necessrias sejam realizadas de forma eficiente. Sob a superviso da rea de Risco de Mercado, o back-office capaz de atuar com mais segurana no controle das carteiras, aumentando a robustez do processo de marcao a mercado. Como pde ser observado, os dois critrios fundamentais para validar o processo de marcao a mercado - (1) utilizao de dados passveis de serem auditados e (2) apresentao de resultados compatveis com o comportamento apresentado no mercado esto contemplados na metodologia utilizada. Todas as metodologias descritas anteriormente encontram-se implementadas em sistemas desenvolvidos na prpria instituio. Tambm foram criados modelos de checagens, visando reduzir o risco operacional do processo. Eventos como ausncia de informao enviada pelos provedores oficiais e/ou cotaes incorretas informadas ao sistema foram contemplados.

Apndice I Conceitos Fundamentais Apndice II Descrio Metodolgica Encontram-se anexos a esta documentao os apndices que descrevem conceitos bsicos utilizados nos modelos de precificao bem como a descrio metodolgica de cada classe de ativos contemplada.

AGO 2012

Pg. 28 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Apndice I Conceitos Fundamentais


Conceitos Fundamentais Regime de Juros Simples Regime de Juros Compostos Comparao Entre Juros Simples e Compostos Taxa de Juros Efetiva Taxa de Juros Nominal Equivalncia de Taxas Taxa Over Taxa Linear Base de Clculo Estrutura a Termo Cupom Cambial

AGO 2012

Pg. 29 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Apndice II Descrio Metodolgica


Ttulos Pblicos - LTN Letra do Tesouro Nacional - LFT Letra Financeira do Tesouro - NTN D - Nota do Tesouro Nacional - Srie D / NBC E - Nota do Banco Central Srie E - NTN C - Nota do Tesouro Nacional - Srie C - NTN B - Nota do Tesouro Nacional - Srie B - NTN F - Nota do Tesouro Nacional - Srie F - Ttulo da Dvida Agrria - TDA - MOPs - SUPR940901 - ELET940316 - AGRO950816 PROAGRO VELHO - SUNAMAN - SUNA950615 - UNIA 990116 Ttulos da Dvida Externa Ttulos Privados - CDB Pr - CDB Ps - Debntures Pr - Debntures Ps IGP-M - Debntures Ps CDI - Cdulas de Crdito Imobilirio - CCIs - Cdulas de Credito Bancrio CCBs SWAPs - CDI - Dlar - IGPM - IPCA - TR - Ao - Dvida Externa - TJLP - PR Aes Opes - Opes de Ao - Opes de Dlar - Opes de Futuro de DI - Opes de IDI Futuros - ndice Bovespa - Dlar - DI - DDI - IGP-M - Cupom de DI x IGP-M - Cupom Cambial

AGO 2012

Pg. 30 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Introduo
Estes apndices, que fazem parte do Manual de Marcao a Mercado, visam apresentar a metodologia utilizada no processo de marcao a mercado de todos os ttulos que constam das carteiras. O documento est dividido em duas partes: na seo Conceitos Fundamentais, algumas definies e explicaes tcnicas so realizadas, visando apresentar as diretrizes utilizadas no restante do manual. A Descrio Metodolgica, aborda a forma de precificao de cada um dos ttulos das diversas classes de ativos. A seo Conceitos Fundamentais apresenta os principais conceitos necessrios para o completo entendimento das metodologias descritas ao longo do documento. So definidos os tipos de taxas de juros utilizadas, cupom cambial, derivativos (futuros, forwards, swaps e opes) e estruturas a termo. Tambm so apresentadas as definies a respeito das diversas fontes de dados utilizados para alimentar o sistema de precificao, que trabalha com fontes de mercado, passveis de verificao. A Descrio Metodolgica, envolve, para cada classe de ativos, a anlise de todos os ttulos que a compem. Para cada um desses ttulos apresentada sua descrio, a metodologia de clculo desenvolvida para sua precificao, fatores de risco analisados e um exemplo numrico.

AGO 2012

Pg. 31 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Apndice I Conceitos Fundamentais


Nesta parte so apresentados os conceitos fundamentais que iro permitir uma melhor compreenso do Apndice II. Os tpicos abordados incluem: Regime de Juros Simples Regime de Juros Compostos Comparao entre regime de Juros Simples e Compostos Taxa de Juros Efetiva Taxa de Juros Nominal Equivalncia de Taxas Taxa Over Taxa Linear Base de Clculo Estrutura a Termo Cupom Cambial

Regime de Juros Simples


Definio No regime de juros simples, os juros so pagos apenas sobre o capital inicial. Equao

S = P (1 + i n )
Onde: S P i Valor Futuro do Investimento Valor Presente do Investimento Taxa de Juros n Perodo de Aplicao

Exemplo Calcular o valor futuro de um investimento de $12.000 aplicado durante 8 meses e 3 dias taxa de juros simples de 40% ao ano.

S = P (1 + i n )
S = 12.000 ( 1+0.40 * (243/360)) S = $15.240 243 dias = 8 meses + 3 dias 360 dias = Ano Comercial

Regime de Juros Compostos


Definio No regime de juros compostos, a remunerao gerada pela aplicao ser incorporada a mesma, passando a participar na gerao de rendimentos no perodo seguinte. Equao
n

S = P (1 + i )

AGO 2012

Pg. 32 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Onde: S P i n Valor Futuro do Investimento Valor Presente do Investimento Taxa de Juros Perodo de Aplicao

Exemplo Calcular o valor futuro de um principal de $3.500 aplicado por 8 meses a juros compostos de 20% ao ms.

S = P (1 + i )

S = 3.500 (1+0.20) 8 S = $15.049,36

Comparao entre regime de Juros Simples e Compostos


Suponha um investimento de $1.000 onde a taxa de juros de 20% ao ms. Qual ser a diferena de resultado se for aplicado o regime de juros simples ou composto? Juros Simples Rendimento 1.000*0,20 1.000*0,20 1.000*0,20 Juros Compostos Rendimento 1.000*0.20 1.200*0.20 1.440*0.20

Ms 1 2 3

Valor Futuro 1.200 1.400 1.600

Valor Futuro 1.200 1.440 1.728

Isto , no primeiro ms s havia o capital inicial. J no segundo, os juros so calculados sobre a soma do capital inicial mais o primeiro rendimento. Conseqentemente os prximos meses usaro o financeiro acumulado (principal + juros acumulado) para o clculo dos seus juros.

Taxa de Juros Efetiva


Definio Diz-se que uma taxa de juros efetiva quando os juros so capitalizados somente uma vez no perodo da taxa, ou seja, para uma taxa de 15% a.a. os juros so acruados a cada ano. Para o regime de taxa nominal os juros dependem do perodo de capitalizao,isto , se a taxa ainda for de 15% a.a. porm com capitalizao mensal, os juros no so mais acruados ao ano, mas acruados mensalmente. Equao idntica a apresentada no item anterior, Regime de Juros Compostos, pois nele utilizou-se somente taxa de juros efetiva.

S = P (1 + i )
Onde: S P i n

Valor Futuro do Investimento Valor Presente do Investimento Taxa de Juros Perodo de Aplicao

AGO 2012

Pg. 33 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Exemplo Calcular o valor futuro de um principal de $3.500 aplicado por 8 meses a juros compostos de 20% ao ms.

S = P (1 + i )

S = 3.500 (1+0.20).8 S = $15.049,36

Taxa de Juros Nominal


Definio Diz-se que uma taxa de juros nominal quando os juros so acruados vrias vezes durante o perodo da taxa. Isto , para uma taxa de 12% a.a. capitalizados mensalmente os juros so acruados mensalmente e no anualmente. Equao

j S = P 1 + k
Onde: S P j k m

k m

Valor Futuro Valor Presente Taxa de Juros Nominal Nmero de Capitalizaes no Perodo da Taxa Nominal Perodo de Aplicao na Taxa Nominal

Exemplo Calcular o montante resultante de um investimento de $200 aplicado por 7 meses a juros nominais de 28% ao ano capitalizados trimestralmente.

j S = P 1 + k

k m

0,28 S = 200 1 + 4
S = $234,20

7 4 12

k = 4 pois existem 4 trimestres no ano m = 7/12, pois o perodo de aplicao 7meses em um ano

Equivalncia de Taxas
Definio Duas taxas so equivalentes quando, aplicadas ao mesmo capital e perodo de tempo, produzem o mesmo montante. Equao Equivalncia entre Duas Taxas Efetivas de Perodos Diferentes (1+ix)x = (1+iy )y

AGO 2012

Pg. 34 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Onde: ix iy x y Taxas de Juros no Perodo x Taxas de Juros no Perodo y Perodo da Taxa x Perodo da Taxa y

Taxa Efetiva vs. Taxa Nominal

(1 + i ) = 1 +

Onde i j k m

j k

k m

Taxa de juros Efetiva Taxa de juros Nominal Perodo de capitalizao Perodo de Aplicao na Taxa Nominal

Exemplo 1) Calcular a taxa equivalente ao bimestre ( ib ) da taxa de is = 35% ao semestre (1+ib)3 = (1+is) (1+ib)3 = (1+0,35) ib = 10,52 % ao bimestre Elevamos ao cubo, pois em 1 semestre h 3 bimestres. Se fosse para calcular a taxa ao ano teramos: (1+iano) = (1+isem)2. 2) Estimar a taxa efetiva ao ano para a taxa nominal de 40% a.a. nos seguintes casos de capitalizao: Capitalizao

(1 + i ) = 1 + j k
1+ia = (1+0,40/12)12

k m

Taxa Equivalente

Mensal (k=12) 12 meses em 1 ano Trimestral (k=4) 4 trimestres em 1 ano Anual* (k=1)

ia = 48,21%

1+ia = (1+0,40/4)4

ia = 46,41%

1+ia = (1+0,40/1)1

ia = 40,00%

(*) Quando os dois perodos de capitalizao so iguais, obvio que as taxas tambm so.

AGO 2012

Pg. 35 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Taxa Over
Definio Taxa Over uma taxa de juros nominal mensal com capitalizao diria, porm vlida somente para dias teis. Equao

(1 + i ) = 1 + iover
30
Onde: i DU iover

DU

Taxa Efetiva Perodo de Aplicao em dias teis Taxa Over

Exemplo Um CDB emitido com taxa over de 6,0% ao ms. Suponha que voc tenha aplicado neste CDB por um perodo de 34 dias corridos com 24 dias teis, calcule a taxa efetiva ao ano desta aplicao.

(1 + i ) = 1 + iover
30

DU

(1 + i

perodo

) = 1 + 0,06
30

23

iperodo = 4,7% O iperodo = 4,7% a taxa efetiva no perodo. Para convert-la em taxa ao ano deve ser feita a equivalncia de taxas.

1 + iano = (1 + i perodo ) 34

360

onde 34 o nmero de dias corridos, lembrando que o perodo em dias teis s usado no clculo da taxa over para a efetiva.

1 + iano = (1 + 0,047 )
iano = 62,628%

360 34

(Taxa Efetiva ao Ano)

AGO 2012

Pg. 36 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Taxa Linear
Definio A Taxa Linear idntica taxa no regime de juros simples. determinada pela relao entre taxa de juros considerada e o perodo de capitalizao. Muitos dos instrumentos financeiros utilizam a taxa linear como por exemplo a Libor e a Prime Rate. Equao

S = P (1 + i n )
Onde: S P i n Valor Futuro do Investimento Valor Presente do Investimento Taxa de Juros Perodo de Aplicao

Exemplo Calcular o Montante de uma aplicao de $10.000 a uma taxa linear de 5,5% ao ano por um perodo de 4 meses.

S = P (1 + i n )
4 S = 10.000 1 + 0,055 12
S = 10.183,33

Base de Clculo
Definio Os pargrafos abaixo foram retirados de manuais de metodologias de clculo de instrumentos financeiros. Por eles pode-se perceber que existem vrias formas de se calcular o nmero de dias entre duas datas. So estas formas que se denomina Base de Clculo. O Banco Central divulga os resultados na forma de cotao nica com quatro casas decimais e taxa efetiva anual com base em 252 dias teis. para o caso de N ser igual a 360 ou 365 dias, o nmero de dias corridos entre o ltimo e o prximo evento; para o caso de N ser igual a 252 dias, o nmero de dias teis entre o ltimo e o prximo evento; As Bases de Clculo mais comuns no Mercado so: Base Comercial Base em Dias teis Ano = 360 ou 365 dias Ano = 252 dias teis

Exemplo Calcular o valor futuro de um investimento de $15.000 aplicado durante 10 meses e 13 dias taxa de juros simples de 25% ao ano. S = P(1+i.n) S = 15.000 ( 1+0,25 * (313/360)) 360 dias = Ano Comercial S = $18.260,42 313 dias = 10 meses + 13 dias

AGO 2012

Pg. 37 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Estrutura a Termo
Definio Basicamente, a estrutura a termo representa a expectativa do comportamento futuro de uma determinada taxa. Ou seja, a relao entre o tempo e a taxa, veja o grfico abaixo: Estrutura a termo O grfico ao lado representa a expectativa de como a taxa em questo dever se comportar ao longo do tempo.

Taxa

Tempo

Exemplo Existem vrios exemplos de estrutura a termo: Cupom cambial Cupom IGP-M Na prxima etapa deste documento, Descrio Metodolgica, vrios instrumentos financeiros sero precificados atravs do uso de estruturas a termo.

Cupom Cambial
Definio Cupom Cambial consiste em instrumento financeiro que possibilita uma remunerao por uma taxa de juros onde o investidor no corre o risco de oscilao cambial. Ou seja, consiste em ser remunerado por uma taxa de juros mais a variao cambial. Exemplo A. DDI Contrato futuro de juros em dlares Derivativo onde o ativo objeto a diferena entre a variao do dlar (PTAX800 venda) e a variao do CDI (Cetip). B. Swap de US Dlar vs. CDI Instrumento financeiro sem caixa onde duas contrapartes pactuam uma troca de indexadores ( Dlar e CDI) por um determinado perodo de tempo e sobre um montante previamente estabelecido. A liquidao se dar no vencimento do contrato por diferena. Exemplo Determinar como uma empresa, que atualmente tem seu ativo remunerado em CDI, passa a ser remunerada a USD + 10% a.a. sem movimentao de caixa. Considere: Variao Cambial = 0,600% ao perodo Variao CDI = 1,650% ao perodo Prazo = 30 dias

AGO 2012

Pg. 38 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Soluo Fazer um hedge atravs de um swap de US Dlar vs. CDI Situao original Ativo CDI Situao desejvel Ativo Passivo CDI USD+10% CDI

Passivo

Swap

Clculos ATIVO CDI SWAP No final do perodo: - O valor da ponta CDI do swap ser o financeiro nocional do swap corrigido pela taxa estabelecida no perodo: SWAPCDI = 10.000.000 * (1 + 0,0165) = (10.165.000,00 ) - O valor da ponta dlar do swap ser calculada pela seguinte equao: = 10.000.000 * (1 + 0,0165) = 10.165.000,00

DC vcto,ini FinSwap vcto = FinNocSwap (1 + VariaoCambial ) 1 + i 360


SWAPDlar = 10.000.000*((1+0,006)*(1+(0,10*(30/360)))= 10.143.833,33 Logo: Situao original Ativo 10.165.000,00 Situao desejvel Ativo 10.165.000,00 10.143.833,33 20.308.833,33

Passivo

Passivo (10.165.000,00) (10.165.000,00) Swap = 10.143.833,33

Total Resultado Total = USD +10%

= 10.143.833,33

AGO 2012

Pg. 39 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Apndice II Descrio Metodolgica


Nesta seo apresentada a descrio, a metodologia de precificao, o controle de risco e um exemplo numrico dos diversos tipos de ttulos negociados no mercado financeiro.

Ttulos Pblicos
LTN Letra do Tesouro Nacional Descrio do Ativo Estrutura Prazo Modalidade Valor Nominal Rendimento Resgate Base Legal Ttulo Pr-fixado, sem pagamentos intermedirios. Definido quando da sua emisso pelo Ministro de Estado da Fazenda. Escritural, nominativo e negocivel. Mltiplo de R$ 1.000,00 Definido pelo desgio sobre o valor nominal Pelo valor nominal na data do vencimento Decreto 3.859 de 04/07/2001, Lei 10.179 de 06/02/2001, Portaria 126 de 19/04/200, Comunicado do BACEN 7.818 de 31/08/2000.

Metodologia de Precificao Abaixo est o Fluxo de Caixa de uma LTN:


tx252

Valor de Regate Valor Presente

Por se tratar de um papel pr-fixado j sabido qual ser o valor de resgate. Logo, para o clculo do financeiro na data de desejada s trazer o valor de resgate para valor presente pela tx252.

LTN calc =

LTN resgate

(1 + tx252 ) 252

du

AGO 2012

Pg. 40 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Onde: LTNcalc LTNresgate tx252 Du Financeiro da LTN na data de clculo Financeiro da LTN na data de resgate Taxa base 252 observada no mercado secundrio de ttulos pblicos, para o referido vencimento. Fonte primria de dados: ANDIMA Dias teis para o vencimento do papel

Controle de Risco O clculo do risco de mercado deste ativo realizado simulando-se os movimentos histricos ocorridos na estrutura a termo de juros locais de ttulos pblicos, e reprecificando-se a LTN, sempre com base nos dados oficiais de mercado. Exemplo Numrico utilizando dados de 22/02/2006 Vencimento Data de Clculo LTNresgate tx252 Du Soluo: 01/07/2008 22/02/2006 1000 14,518817% 585

LTN calc =

1000

(1 + 0,14518817 ) 252

585

= 729,998

LFT Letra Financeira do Tesouro Descrio do Ativo Estrutura Prazo Modalidade Valor Nominal Ttulo Ps-fixado, sem pagamentos intermedirios. Definido quando da sua emisso pelo Ministro de Estado da Fazenda Escritural, nominativa e negocivel. Mltiplo de R$ 1.000,00 Taxa mdia ajustada dos financiamentos dirios apurados pelo Sistema Especial de Liquidao e de Custdia SELIC para os ttulos pblicos federais, divulgada pelo Banco Central do Brasil, calculada sobre o valor nominal. Pelo valor nominal, acrescido do respectivo rendimento, desde a data-base at a data do vencimento. Decreto 3.859 de 04/07/2001, Lei 10.179 de 06/02/2001, Portaria 126 de 19/04/200, Comunicado do BACEN 7.818 de 31/08/2000. 01/07/2000 ou 05/08/1998

Rendimento

Resgate Base Legal

Data Base

AGO 2012

Pg. 41 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Metodologia de Precificao A LFT um ttulo ps-fixado cujo valor de resgate corrigido pela SELIC. Geralmente negociado com gio / desgio sobre o valor de face. Desta forma, o valor a mercado pode ser obtido por: Fgio/desgio = 1 / ((1+txgio/desgio/100) ^ (DU / 252)) LFTcalc = LFTemissao . Fgio/desgio . txselic
Atualizao pela SELIC

Onde: LFTcalc LFTresgate txselic txgio/desgio DU Financeiro da LFT na data de clculo. Financeiro da LFT na data de resgate. Taxa Selic acumulada desde a data-base at hoje. A taxa anualizada de gio / desgio do papel observada no mercado secundrio de LFTs. Fonte Primria: ANDIMA A diferena entre a data de clculo e a data de vencimento do ttulo, em dias teis.

Controle de Risco O clculo do risco de mercado deste ativo realizado simulando-se os movimentos histricos ocorridos na taxa SELIC, alm do gio / desgio para negociao do ttulo, sempre com base nos dados oficiais de mercado. Exemplo Numrico utilizando dados de 22/02/2006 Data Base Vencimento Data de Hoje LFTemisso txselic txgio/desgio DU 01/07/2000 16/12/2009 22/02/2006 1.000 2,636506 0,012007 955

Soluo: Fgio/desgio = 1 / ((1+0,012007 / 100) ^ (955 / 252)) Fgio/desgio = 0.9995451 LFThoje = 1.000 x 2,636506 x 0,9995451 = 2.635,307

AGO 2012

Pg. 42 de 87

Manual de Marcao a Mercado

NTN D Nota do Tesouro Nacional Srie D / NBC E Nota do Banco Central Srie E Classe retirada do manual conforme solicitao da Anbid em 19 de Janeiro de 2007.

NTN C - NOTA DO TESOURO NACIONAL - SRIE C Descrio do Ativo Estrutura Prazo Modalidade Valor Nominal Ttulo Ps-fixado, com pagamentos intermedirios de juros. Definido quando da sua emisso pelo Ministro de Estado da Fazenda Escritural, nominativa e negocivel Mltiplo de R$ 1.000,00

Rendimento

O valor nominal ser atualizado pela taxa de juros definida pelo Ministro de Estado da Fazenda, quando da emisso, em porcentagem ano, e pela variao do ndice Geral de Preos Mercado IGP-M do ms anterior divulgado pela Fundao Getlio Vargas, desde a data base. Os pagamentos intermedirios de juros sero efetuados semestralmente, contemplando a taxa integral definida, quando da emisso do ttulo.

Resgate

Pelo valor nominal, acrescido do respectivo rendimento, desde a data-base at a data do vencimento.

Base Legal

Decreto 3.859 de 04/07/2001, Lei 10.179 de 06/02/2001, Portaria 126 de 19/04/200, Comunicado do BACEN 7.818 de 31/08/2000.

Data Base

01/07/2000 ou 03/12/1999

Metodologia de Precificao O primeiro passo para o clculo do PU da NTN-C determinar o IGP-M acumulado no perodo entre a data base (para estes papis esta a data de referncia para o clculo do fator de inflao acumulado, e no a data de emisso) e a de clculo (IGP-Mtotal). Isto feito somando-se ao IGP-M acumulado at a ltima data de aniversrio do ndice, uma parcela de projeo deste ndice no ms corrente: IGP-Macum + ParcelaIGP-M = IGP-Mtotal

Dt Base

ltimo Aniversrio

Data de Clculo

AGO 2012

Pg. 43 de 87

Manual de Marcao a Mercado

A ParcelaIGP-M calculada pela projeo do IGP-M no ms corrente da data de clculo durante o perodo entre a data de clculo e a do ltimo aniversrio deste ndice.

IGPM total = IGPM acum (1+ Pr ojeo )


Onde:

DU aniv ,calc DU aniv

IGPMtotal IGP-M entre a data base e a de clculo IGPMacum IGP-M entre a data base e a do ltimo aniversrio Projeo Taxa de projeo do ndice para o ms corrente DUaniv,calc Nmero de dias teis entre a data do ltimo aniversrio do ndice e a data de clculo DUaniv Nmero de dias teis entre o ltimo e o prximo aniversrio do ndice Calculada a variao do IGP-M entre a data de clculo e da emisso pode-se calcular o valor corrigido do Nominal e do Cupom:

ValorNominal = 1000 IGPM total


E o Cupom:

Cupomcorrigido = 1000 TaxaCupomPapel IGPM total


Uma vez obtido os Cupons e Nominal corrigidos, determina-se o valor do ttulo trazendo o fluxo de caixa valor presente pela taxa denominada de Cupom IGP-M.

Cupom IGP-M

Valor de Presente

Cupom do Papel

Valor de Regate

A equao do valor presente :

n Cupom corrigido Nominalcorrigido PU calc = + DU DU 1 (1 + tx ) 252 (1 + tx ) 252

AGO 2012

Pg. 44 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Juntando-se todas as equaes em uma nica obtm-se:

PU calc

N IGPM total 1000 TaxaCupomPapel 1000 IGPM total = + DU DU 1 (1 + tx) 252 252 (1 + tx)

Onde: PUcalc IGP-Mtotal TaxaCupomPapel DU tx Preo Unitrio do ttulo na data de clculo Variao Acumulada do IGP-M entre a data de emisso e a data de clculo Taxa do Cupom do ttulo Diferena de dias teis entre as datas de clculo e de aniversrio Taxa observada no mercado secundrio de ttulos indexados ao IGP-M (NTN-C), para o referido vencimento. Fonte Primria: ANDIMA

Observao: A TaxaCupomPapel uma taxa de remunerao sobre o valor do Principal definida pelo Ministrio da Fazenda fixada em 6% ao ano. Passando a taxa para ao semestre: TaxaCupomPapel = (1,06)6/12 1 = 0,02956 Logo : Cupom = Nominal . TaxaCupomPapel Controle de Risco A NTN-C um ttulo cujo principal corrigido pelo IGP-M e paga cupom de 12% ao ano semestralmente. O risco deste ttulo determinado comparando-se o valor da NTN-C hoje com os valores obtidos atravs da simulao de histrica de n cenrios para o cupom IGP-M dos ttulos pblicos e variao do IGP-M, sempre com base em fontes oficiais de mercado. Exemplo Numrico utilizando dados hipotticos Emisso da NTN-C Vencimento Data de Hoje NTN-Cresgate Tx Taxa Cupom FIGPM Datas Aniversrio 03/12/1999 01/12/2002 21/02/2002 1000 10,50% 0,02956 1,2408554 03/06/2002 ; 02/12/2002

AGO 2012

Pg. 45 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Soluo:

1,2408554 1000 0,02956 1,2408554 1000 0,02956 1000 1,2408554 + + NTN C = 63 192 192 (1 + 0,1050 )252 (1 + 0,1050)252 (1 + 0,1050 ) 252
NTN-C = 1219,736778

NTN B Nota do Tesouro Nacional Srie B Descrio do Ativo Estrutura Prazo Modalidade Valor Nominal Ttulo Ps-fixado, com pagamentos intermedirios de juros. Definido quando da sua emisso pelo Ministro de Estado da Fazenda Escritural, nominativa e negocivel Mltiplo de R$ 1.000,00

Rendimento

O valor nominal ser atualizado pela taxa de juros definida pelo Ministro de Estado da Fazenda, quando da emisso, em porcentagem ano, e pela variao do ndice Preos ao Consumidor Ampliado Mercado IPCA do ms anterior divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), desde a data base. Os pagamentos intermedirios de juros sero efetuados semestralmente, contemplando a taxa integral definida, quando da emisso do ttulo.

Resgate

Pelo valor nominal, acrescido do respectivo rendimento, desde a data-base at a data do vencimento.

Base Legal

Decreto 3.859 de 04/07/2001, Portaria 111 da STN, de 11/03/2002 e Portaria 341 da STN de 14/07/2000.

Data Base

15/07/2000

AGO 2012

Pg. 46 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Metodologia de Precificao A metodologia da NTN-B bem similar da NTN-C. O que difere entre as duas o fator de atualizao, na primeira o IPCA e na segunda o IGP-M. O primeiro passo para o clculo do PU da NTN-B determinar o IPCA acumulado no perodo entre a data base (para estes papis esta a data de referncia para o clculo do fator de inflao acumulado, e no a data de emisso) e a de clculo (IPCAtotal). Isto feito somandose ao IPCA acumulado at a ltima data de aniversrio do ndice, uma parcela de projeo deste ndice no ms corrente: IPCAacum + ParcelaIPCA = IPCAtotal

Dt Base

ltimo Aniversrio

Data de Clculo

A ParcelaIPCA calculada pela projeo do IPCA no ms corrente da data de clculo durante o perodo entre a data de clculo e a do ltimo aniversrio deste ndice.

IPCAtotal = IPCAacum (1 + Pr ojeo)


Onde: IPCAtotal IPCAacum Projeo DUaniv,calc DUaniv

DU aniv , calc DU aniv

IPCA entre a data base e a de clculo IPCA entre a data base e a do ltimo aniversrio Taxa de projeo do ndice para o ms corrente Nmero de dias teis entre a data do ltimo aniversrio do ndice e a data de clculo Nmero de dias teis entre o ltimo e o prximo aniversrio do ndice

Calculada a variao do IPCA entre a data de clculo e da emisso pode-se calcular o valor corrigido do Nominal e do Cupom:

ValorNominal = 1000 IPCAtotal


E o Cupom:

Cupom corrigido = 1000 TaxaCupomPapel IPCAtotal


Uma vez obtido os Cupons e Nominal corrigidos, determina-se o valor do ttulo trazendo o fluxo de caixa valor presente pela taxa denominada de Cupom IPCA.

Cupom IPCA

Valor de Presente

Cupom do Papel

Valor de Regate

AGO 2012

Pg. 47 de 87

Manual de Marcao a Mercado

A equao do valor presente :

n Cupom corrigido Nominalcorrigido PU calc = + DU DU 1 (1 + tx ) 252 (1 + tx ) 252


Juntando-se todas as equaes em uma nica obtm-se:

PU calc

N IPCAtotal 1000 TaxaCupomPapel 1000 IPCAtotal = + DU DU 1 (1 + tx) 252 252 (1 + tx)

Onde: PUcalc IPCAtotal TaxaCupomPapel DU tx Preo Unitrio do ttulo na data de clculo Variao Acumulada do IPCA entre a data de emisso e a data de clculo Taxa do Cupom do ttulo Diferena de dias teis entre as datas de clculo e de aniversrio Taxa observada no mercado secundrio de ttulos indexados ao IPCA (NTN-B), para o referido vencimento. Fonte Primria: ANDIMA

Observao: A TaxaCupomPapel uma taxa de remunerao sobre o valor do Principal definida pelo Ministrio da Fazenda fixada em 6% ao ano. Passando a taxa para ao semestre: TaxaCupomPapel = (1,06)6/12 1 = 0,02956 Logo : Cupom = Nominal . TaxaCupomPapel Controle de Risco A NTN-B um ttulo cujo principal corrigido pelo IPCA e paga cupom de 12% ao ano semestralmente. O deste ttulo determinado comparando-se o valor da NTN-B hoje com os valores obtidos atravs da simulao de histrica de n cenrios para o cupom IPCA e variao do IPCA, sempre com base em dados oficiais de mercado. Exemplo Numrico utilizando dados de 22/02/2006: Vencimento Data de Hoje Data Base NTN-Bresgate Tx Taxa Cupom 15/05/2045 22/02/2006 15/07/2000 1000 7.76297% 0,02956

AGO 2012

Pg. 48 de 87

Manual de Marcao a Mercado

FIPCA Datas Aniversrio

1,581775511 15/05/2006; 16/11/2006; 15/05/2007; 16/11/2007; ..16/11/2044; 15/05/2045

Soluo:

1,581775511 x 1.000 x0,02956 1,581775511 x1.000 x0,02956 1,581775511 x1.000 x0,02956 + + NTN B = 53 181 303 (1 + 0,0776297 )252 (1 + 0,0776297) 252 (1 + 0,0776297) 252 1,581775511 x1.000 x0,02956 + ............. + 1,581775511 x1.000 x0,02956 + 1.000 x1,581775511 + 431 9726 (1 + 0,0776297 )9849 252 (1 + 0,0776297 )252 (1 + 0,0776297 ) 252
NTN-B = 1.277,223

NTN F Nota do Tesouro Nacional Srie F Descrio do Ativo Estrutura Prazo Modalidade Valor Nominal Rendimento Resgate Ttulo Pr-fixado, com pagamentos de cupom. Definido quando da sua emisso pelo Ministro de Estado da Fazenda. Escritural, nominativo e negocivel. Mltiplo de R$ 1.000,00 Definido pelo taxa interna de retorno calculada com base no fluxo de caixa pr-fixado e no preo do papel no dia Pelo valor nominal na data do vencimento, com pagamento de cupom.

Metodologia de Precificao Abaixo est o Fluxo de Caixa de uma NTN-F:


tx252

Valor de Presente

Cupom do Papel

Valor de Regate

Por se tratar de um papel pr-fixado j sabido qual ser o valor de resgate e os valores de pagamento de cupom. Logo, para o clculo do financeiro na data de desejada, basta trazer a valor presente o fluxo de caixa pr-definido pela taxa de mercado no dia (tx252).

AGO 2012

Pg. 49 de 87

Manual de Marcao a Mercado

T NxCupom _ Semestral N PU calc = + DU T 1 (1 + tx ) 252 (1 + tx 252 ) 252 252

Onde: PUcal N Cupom_Semestral Preo Unitrio do ttulo na data de clculo Valor nocional da NTN-F (1000) Cupom semestral fixo do papel, atualmente igual a (1.10)^(6/12)-1, correspondendo a uma taxa anual de 10%

tx252

Taxa base 252 observada no mercado secundrio de ttulos pblicos, para o referido vencimento. Fonte primria de dados: ANDIMA

DU T

Dias teis para cada pagamento de cupom Dias teis para o vencimento do papel

Controle de Risco O clculo do risco de mercado deste ativo realizado simulando-se os movimentos histricos ocorridos na estrutura a termo de juros locais de ttulos pblicos, e reprecificando-se a NTN-F, sempre com base nos dados oficiais de mercado. Exemplo Numrico utilizando dados de 22/02/2006 Vencimento Data de Clculo tx252 Datas Aniversrio Soluo
1.000 x 0,04880885 NTN F = 87 (1 + 0,14135374) 252 1.000 x0,04880885 1.000 x 0,04880885 + 212 336 + (1 + 0,14135374) 252 (1 + 0,14135374) 252 1.000 x 0,04880885 + . (1 + 0,14135374) 838 252

01/01/2010 22/02/2006 14,135374% 03/07/2006; 02/01/2007; 02/07/2007; 02/01/2008; 01/07/2008; 02/01/2009; 01/07/2009; 04/01/2010

1.000 x0,04880885 1.000 x 0,04880885 1.000 x0,04880885 + + . + 462 585 (1 + 0,14135374) 252 (1 + 0,14135374) 252 (1 + 0,14135374) 716 252 1.000 + (1 + 0,14135374) 966 252

NTN-F = 902,211

AGO 2012

Pg. 50 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Ttulo da Dvida Agrria - TDA Descrio do Ativo um papel com fluxo de caixa longo, e pagamentos intermedirios de juros. O valor nominal ser atualizado pela taxa de juros definida quando da emisso do ttulo, em percentagem ano, e pela variao da TR. Os pagamentos intermedirios de juros sero efetuados semestralmente, contemplando a taxa integral definida, quando da emisso do ttulo. A taxa do papel para clculo do cupom TR calculado pela proporcionalidade entre a curva projetada de juros para 30 dias e a frmula do Banco Central do Brasil para clculo da TR. Estrutura Prazo Emisso Ttulo Ps-fixado, com pagamentos intermedirios de juros. Definido na sua emisso At Junho de 1992 foram emitidas pelo INCRA, aps pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Estas emitidas pela STN se dividem em duas: TDAE (at Maio de 2000) e TDADs (a partir de Maio de 2000)

Rendimento

TDAE O principal reajustado pela taxa referencial (TR), referente ao ms anterior, e pagam juros de 6% a.a. calculados sobre o valor nominal atualizado anualmente. TDAD O principal ajustado pela taxa referencial (TR) e pagam juros calculados sobre o valor nominal atualizado anualmente. A taxa de juros variam de acordo com o vencimento do papel sendo 3% a.a. para 15 anos, 2% a.a. para 18 anos e 1% a.a. para 20 anos.

Vencimento

TDAE Possuem prazos de vencimento de 5, 10, 15 e 20 anos TDAD Possuem prazos de vencimento de 15, 18 e 20 anos Pelo valor nominal, acrescido do respectivo rendimento.

Resgate

Base Legal

TDAD Lei no 8.177, de 01.03.91, com a alterao promovida pela MP no 2.027-38, de 04/05/2000 TDAE Decreto no 433, de 24/01/1992

Metodologia de Precificao A metodologia bem parecida com a dos outros ttulos apresentados, pois o primeiro passo consiste em atualizar o financeiro nominal (inicial ) e o cupom pelo fator de correo o qual se refere TR. Determinando o fator de correo:

FatorTR = (1 + TR )

DC ms ,calc DC ms

Corrigindo o valor nominal:

Nominal corrigido = Nominal FatorTR

AGO 2012

Pg. 51 de 87

Manual de Marcao a Mercado

E o cupom:

Cupom = Nominalcorrigido TaxaCupomPapel


Onde: FatorTR TR DCms,calc DCms Nominalcorrigido Nominal Cupom TaxaCupomPapel Fator de correo pela TR do primeiro dia do ms da data clculo Taxa Referencial TR Nmero de dias corridos entre o incio do ms de clculo e a data de clculo Quantidade de dias corridos no ms de clculo Valor nominal corrigido pela TR Valor Nominal (Inicial) Cupom do Papel Percentual do valor nominal que determina o cupom

O prximo passo consiste em determinar o valor presente do fluxo de caixa do papel


Taxa TDA

Valor de Presente

Cupom do Papel

Valor de Regate

Logo a equao do valor presente:

TDAcalc

n Cupom = DU 1 (1 + tx ) 252 TDA

Nominal corrigido DU + (1 + tx ) 252 TDA

Onde: TDAcalc Cupom Nominalcorrigido txTDA DU Valor presente da TDA na data de clculo Cupom corrigido Valor Nominal corrigido Cupom TR (contemplando spread de crdito/liquidez) observado no mercado secundrio desta classe para o referido vencimento. Vide Manual de Marcao a Mercado, Seo IV.3. Dias teis entre a data de clculo e a data do prximo pagamento de cupom

AGO 2012

Pg. 52 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Exemplo Numrico Data de Clculo Emisso Vencimento Valor Nominal Tx Taxa Cupom Papel TR Datas Aniversrio 21/03/2002 01/12/1997 01/12/2002 R$1.000,00 16,60% a.a. 6% a.a. 0,2610% 01/06/2002 ; 01/12/2002

Soluo: O primeiro passo o clculo do FatorTR

FatorTR = (1 + TR )

DC ms ,calc DC ms 20

FatorTR = (1 + 0,00261) 30 = 1,0017392


Corrigindo o Nominal

Nominal corrigido = 1.000 1,0017392 = 1.001,7392


Calculando os Cupons:

Cupom = 1.001,7392 0.02956


Trazendo para valor presente:

Onde:

0,02596 = (1,06)2 1 Convertendo de a.a. para a.s.

29,6144 TDAcalc = 48 (1 + 0,1660 ) 252

29,6144 + (1 + 0,1660 ) 171 252

+ 1.001,7392 = 958,04345 (1 + 0,1660 ) 171 252

Clculo de Risco O clculo do risco segue uma metodologia comum a outros papis de renda fixa, baseado na reprecificao dos ativos com base nas curvas histricas obtidas de fontes oficiais do respectivo indexador (neste caso, taxas de TR das TDAs).

MOPs Existem vrios ttulos de MOP ou Moedas de Privatizao. Cada um destes ser explicado a seguir. Optou-se por manter os ttulos vencidos na documentao para efeito de registro.

AGO 2012

Pg. 53 de 87

Manual de Marcao a Mercado

SUPR940901 Descrio do Ativo Estrutura Descrio Prazo Juros Ttulo Ps-fixado, sem pagamentos intermedirios de juros. Dvida de origem na deciso do STF De 01/09/1994 at 01/09/2004 Pr-fixado em 6% a.a. e pagos totalmente no resgate.

Rendimento

O rendimento deste papel consiste em uma taxa de juros fixa (6% a.a.) incidindo sobre o valor nominal atualizado. No perodo entre 01/09/1994 e 01/07/1995 o valor nominal de emisso ser atualizado pelo IPC-R Aps 01/07/1995 o valor nominal passa a ser o valor nominal corrigido at esta data e ser em diante atualizado pelo IGPM.

Resgate

Pelo valor nominal corrigido, acrescido do respectivo rendimento.

Metodologia de Precificao Este ttulo paga seus juros somente no vencimento, ento seu fluxo de caixa consiste em um nico desembolso. Assim a equao consiste somente em trazer o valor nominal corrigido mais juros acruados da data de vencimento data de clculo. Correo do valor nominal:

Nominal corr = Nominal (1+ IGPM prvia )


Trazendo para valor presente:

DU calc , aniv DU aniv

SUPR =

Nominal corr (1 + TaxaCupomPapel )


DU vcto , calc

ANO

(1 + tx)
Onde: IGPMprvia Nominal Nominalcorr DUcalc,aniv DUaniv DUvcto,cal ANO tx SUPR

252

Prvia do IGP-M para o ms da data clculo Valor Nominal Valor Nominal corrigido Nmero de dias corridos entre o ltimo aniversrio e a data de clculo Nmero de dias corridos entre o ltimo aniversrio e o prximo Nmero de dias corridos entre a data de clculo e o vencimento Nmero de anos total do papel Taxa de mercado observada no mercado secundrio. Vide Manual de Marcao a Mercado, IV.3 Valor presente do papel

AGO 2012

Pg. 54 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Clculo de Risco O clculo do risco segue uma metodologia comum a outros papis de renda fixa. O primeiro passo determinar o valor presente na data de clculo. A segunda etapa consiste em levar o valor presente previamente determinado ao vencimento e de l trazer para o dia seguinte ao de clculo atravs das curvas de cupom dos respectivos ndices (neste caso o IGPM) obtidos atravs de fontes oficiais de mercado. Por padronizao, so utilizadas 252 curvas de cupom, cada uma seguindo uma expectativa. A terceira fase do processo de clculo de risco a subtrao do valor presente da data de clculo pelos 252 valores obtidos na simulao. Assim so obtidos 252 valores para o retorno que formaro a funo de distribuio probabilstica. O risco calculado determinando-se o percentil desta funo. Exemplo Numrico Emisso Vencimento Data de Clculo Ultimo Aniversrio Prximo Aniversrio ltimo Valor Nominal Atualizado DUcalc,aniv DUaniv DUvcto,calc ANO tx TaxaCupomPapel IGPMprvia Soluo 01/09/1994 01/09/2004 28/12/2001 01/12/2001 01/01/2001 R$ 14.320.74 18 19 676 10 12.25% 6% a.a. 0.3526%

Nominal corr = Nominal (1+ IGPM prvia )


18

DU calc , aniv DU aniv

Nominal corr = 14.320,74 (1 + 0.3526)19 = 19.064,75


Logo:

SUPR =

Nominal corr (1 + TaxaCupomPapel )


DU vcto , calc

ANO

(1 + tx)
SUPR = 19.064,75 (1 + 0.06 ) (1 + 0.1225)
676 252 10

252

= 25.041,65

AGO 2012

Pg. 55 de 87

Manual de Marcao a Mercado

ELET940316 Descrio do Ativo Estrutura Descrio Prazo Juros Rendimento Resgate Ttulo Ps-fixado, sem pagamentos intermedirios de juros. Dvida da Unio com o Setor Eltrico em virtude da Conta de Resultado a Compensar De 16/03/1994 at 16/03/2004 Pr-fixado em 6% a.a. e pagos totalmente no resgate. O papel no possui remunerao por uma taxa de juros. O que ocorre a simples atualizao do valor nominal pelo IGPDI. Pelo valor nominal corrigido.

Metodologia de Precificao Por no possuir remunerao a equao de precificao deste papel uma das mais simples pois trata-se de uma simples atualizao do valor nominal. Correo do valor nominal:

Nominal corr = Nominal (1+ IGPDI prvia )


Determinando o valor presente:

DU calc , aniv DU aniv

ELET =

Nominal corr
DU vcto , calc

(1 + tx)
Onde: IGPDIprvia Nominal Nominalcorr DUcalc,aniv DUaniv DUvcto,calc tx ELET

252

Prvia do IGPDI para o ms da data clculo Valor Nominal Valor Nominal corrigido Nmero de dias corridos entre o ltimo aniversrio e a data de clculo Nmero de dias corridos entre o ltimo aniversrio e o prximo Nmero de dias corridos entre a data de clculo e o vencimento Taxa de mercado observada no mercado secundrio. Vide Manual de Marcao a Mercado, IV.3 Valor presente do papel

Clculo do Risco Idntico ao do SUPR. Primeiro determina-se o valor presente da data de clculo, depois os valores simulados para o dia seguinte. Subtraise um valor do outro e determina-se o risco achando o percentil dos valores obtidos.

AGO 2012

Pg. 56 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Exemplo Numrico Emisso Vencimento Data de Clculo Ultimo Aniversrio Prximo Aniversrio ltimo Valor Nominal Atualizado DUcalc,aniv DUaniv DUvcto,calc tx IGPDIprvia Soluo: 16/07/1995 16/07/2005 28/12/2001 16/12/2001 16/01/2002 R$ 10.650,32 8 20 893 9.75% 0.40%

Nominal corr = Nominal (1+ IGPDI prvia )


8

DU calc , aniv DU aniv

Nominal corr = 10.650,32 (1 + 0,40 ) 20 = 12.184,67 ELET = Nominal corr


DU vcto , calc

(1 + tx)

252

ELET =

12.184,67 (1 + 0.0975)
893 252

= 8.762,627

AGRO950816 PROAGRO VELHO Descrio do Ativo Estrutura Ttulo Ps-fixado, com pagamentos semestrais de juros e parcelas de amortizao. Estas so 11 e iguais a 0.90909%, onde a primeira foi paga um ano aps a emisso.

Descrio Prazo
AGO 2012

AGRO950816. Papel ps fixado corrigido pelo IGPDI, com amortizao do valor nominal. De 16/08/1995 a 16/08/2005
Pg. 57 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Amortizao

Os pagamentos em 8 parcelas semestrais e tm incio em 16/02/2002 e a taxa de amortizao fixada em 12,50% do valor nominal

Juros

Pr-fixado em 6% a.a. e pagos semestralmente, junto com o pagamento da amortizao. Os juros so incorporados em 16/08/2001. Em 16/02/2002 foi efetuado o primeiro pagamento de juros.

Segue abaixo o fluxo do papel: Perodo de Datas 16/08/1995 16/02/1996 16/08/1996 16/02/1997 16/08/1997 16/02/1998 16/08/1998 16/02/1999 16/08/1999 16/02/2000 16/08/2000 16/02/2001 16/08/2001 16/02/2002 16/08/2002 16/02/2003 16/08/2003 16/02/2004 16/08/2004 16/02/2005 16/08/2005 12.50 12.50 12.50 12.50 12.50 12.50 12.50 12.50 17.73 17.73 17.73 17.73 17.73 17.73 17.73 17.73 6.00 6.00 6.00 6.00 6.00 6.00 6.00 6.00 4.19 3.67 3.15 2.62 2.10 1.57 1.05 0.52 Amortizao % Paga Juros % a.a. Juros Pagos Valores de Face (em %) 100.00 102.96 106.00 109.13 112.36 115.68 119.10 122.62 126.25 129.98 133.82 137.78 141.85 124.12 106.39 88.66 70.93 53.19 35.46 17.73 0.00

Est capitalizando

Exemplo dos clculos da tabela acima:

Amort = 0,1250 141,85 = 17,73


se comeou a pagar amortizao.

A amortizao sempre 17,73 pois ela sempre calculada sobre o financeiro de quando

1 Jurost = Facet 1 (1 + 0,06 )2 1 = 141,86 0,02956 = 4,19

AGO 2012

Pg. 58 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Primeiro deve-se converter a taxa de 6% ao ano para ao semestre ( acha-se 2,956% a.s.). Determina-se o juros pagos multiplicando a taxa pelo valor de face do perodo anterior ao de clculo. Clculo da face no perodo de capitalizao: Como o juros no foi pago o valor de face vai crescendo acruando os juros.

Facet = Facet 1 + Jurost


Ou seja:
1 Facet = Facet 1 (1 + 0,06 )2 1 Facet = 102,96 (1 + 0,06 )2 = 106,00

Metodologia de Precificao Por ser um ttulo que possui amortizao de face, o primeiro passo calcular a face corrigida para o perodo de clculo. A face nada mais do que a percentagem do papel que ainda vlida, ou seja, um ttulo sem amortizao tem sua face igual a 1 ou 100% do papel considerado. Se um ttulo amortiza em 10%, por exemplo, aps o primeiro pagamento de juros o papel no mais vale 100% e sim 90%.

Facet = Facet 1 Amortt


A facilidade de usar este conceito de %Face de que na equao final o valor do ttulo ser calculado multiplicando-se pelo valor nominal. O segundo passo consiste em determinar os juros pagos pelo papel. preciso converter a TaxaCupomPapel para base semestral uma vez que esta divulgada em base anual. Para isto eleva-se a 1/2 (2 semestres em um ano).
1 Jurost = Facet 1 (1 + TaxaCupomPapel )2 1

Determina-se o valor presente do fluxo de caixa de pagamento de juros e amortizao.

Amortizao OBS.: A amortizao constante, Os juros so decrescentes, pois o valor de face amortizado. Juros Valor Presente

A grande vantagem da amortizao que ela permite que se dvida o pagamento do valor nominal durante a vida do papel. Ao invs de faz-lo em um nico pagamento no vencimento, possvel que seja feito em vrias parcelas ao longo do tempo ( a soma de todas amortizaes = Valor Nominal ).

AGO 2012

Pg. 59 de 87

Manual de Marcao a Mercado

A equao :

AGRO =
1

Jurost + Amortt

(1 + tx )

DU anivt ,calc
252

Lembrando que:

Nominalcorr = Nominal (1+ IGPDI prvia )


Onde: Facet Facet-1 Amortt Jurost TaxaCupomPapel Facet tx Nominal Nominalcorr IGPDIprvia DUcalc,aniv DUaniv DUanivt,calc AGRO

DU calc , aniv DU aniv

Valor de face para o perodo t de clculo Valor de face para do perodo anterior ao de clculo Valor da amortizao no perodo da data de clculo Valor, em relao Face, dos juros pagos pelo papel Taxa do cupom pago pelo papel Valor de face do papel Cupom do Papel observado no mercado secundrio. Vide Manual de Marcao a Mercado, IV.3 Valor Nominal atualizado no ltimo aniversrio Valor Nominal corrigido Prvia do IGPDI para o ms da data clculo Nmero de dias corridos entre o ltimo aniversrio e a data de clculo Nmero de dias corridos entre o ltimo aniversrio e o prximo Nmero de dias corridos entre a data de clculo e o prximo aniversrio em t Valor presente do papel

Clculo do Risco Como os outros ttulos de Moeda de Privatizao, o clculo do risco consiste em determinar o valor presente do dia na data de clculo, subtra-lo dos valores simulados do dia seguinte e determinar o percentil dos valores obtidos.

SUNAMAN - SUNA950615 Descrio do Ativo Ttulo Ps-fixado, com pagamentos semestrais de juros e parcelas de amortizao. Estas so 12 e iguais a 0.83333%, onde a primeira foi paga em 15/03/2000.

Estrutura

Descrio

SUNA950615 - SUNAMAM (Garantia de emprstimos)

AGO 2012

Pg. 60 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Prazo Rendimento

De 15/09/1995 at 15/06/2005 Pagamento semestral de juros mais amortizao. A amortizao realizada em 12 parcelas de 8,3333% e sua periodicidade semestral. A primeira amortizao foi realizada em 15/03/2000.

Amortizao

Juros

Incorporados em 15/121997 e teve seu primeiro pagamento semestral a partir de 15/06/1998.

Segue abaixo o fluxo do papel: Perodo de Datas 15-Jun-95 15-Dec-95 15-Jun-96 15-Dec-96 15-Jun-97 15-Dec-97 15-Jun-98 15-Dec-98 15-Jun-99 15-Dec-99 15-Jun-00 15-Dec-00 15-Jun-01 15-Dec-01 15-Jun-02 15-Dec-02 15-Jun-03 15-Dec-03 15-Jun-04 15-Dec-04 15-Jun-05 3.42 3.42 3.42 3.42 3.13 2.85 2.56 2.28 1.99 1.71 1.42 1.14 0.85 0.57 0.28 Amortizao % Caixa Juros % a.a. Juros Pagos 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 3.42 3.42 3.42 13.06 12.78 12.49 12.21 11.92 11.64 11.35 11.07 10.78 10.50 10.21 9.93 Valores de Face (em %) 100.00 102.96 106.00 109.13 112.36 115.68 115.68 115.68 115.68 106.04 96.40 86.76 77.12 67.48 57.84 48.20 38.56 28.92 19.28 9.64 0.00
Enquanto os juros no so pagos, eles vo sendo acruados no valor de face.

Juros pagos mas sem amortizao, logo face fica estvel.

8.33 8.33 8.33 8.33 8.33 8.33 8.33 8.33 8.33 8.33 8.33 8.33

9.64 9.64 9.64 9.64 9.64 9.64 9.64 9.64 9.64 9.64 9.64 9.64

Face amortizada e juros pagos.

AGO 2012

Pg. 61 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Exemplo de clculo do fluxo acima: Perodo de Datas 15-Jun-97 15-Dec-97 15-Jun-98 15-Dec-98 15-Jun-99 15-Dec-99 15-Jun-00 Amortizao % Paga Juros % a.a. Juros Pagos 0.00 0.00 3.42 3.42 3.42 3.42 3.13 Valores de Face (em %) 112.36 115.68 115.68 115.68 115.68 106.04 96.40

158.68 = 112,36*(1+0,02956) 3,42 = 115,68 * 0,02956 106.04 = 115,68 - 9.64 9.64 = 0,08333 * 115.68

8.33 8.33

9.64 9.64

6.00 6.00 6.00 6.00 6.00

Os valores das amortizaes so calculadas pelo valor de face do dia 15/06/1999 pois esta foi a ltima data antes da amortizao. Por isto so todos iguais a 9,64. Os juros so calculados pelo valor de face do perodo anterior, ou seja, o 3,42 do dia 15-Dec-1998 foram calculados com o valor de face do dia 15-Jun-1998. Metodologia de Precificao Anlogo ao AGRO:

Facet = Facet 1 Amortt


1 Jurost = Facet 1 (1 + TaxaCupomPapel )2 1

SUNAMAN =
1

Juros t + Amort t

(1 + tx )

DU anivt , calc
252

Onde:

Nominalcorr = Nominal (1+ IGPDI prvia )


Facet Facet-1 Amortt Jurost TaxaCupomPapel Facet tx Nominal Nominalcorr

DU calc , aniv DU aniv

Valor de face para o perodo t de clculo Valor de face para do perodo anterior ao de clculo Valor da amortizao no perodo da data de clculo Valor, em relao Face, dos juros pagos pelo papel Taxa do cupom pago pelo papel Valor de face do papel Cupom IGPDI do papel observado no mercado secundrio. Vide Manual de Marcao a Mercado, IV.3 Valor Nominal atualizado no ltimo aniversrio Valor Nominal corrigido

AGO 2012

Pg. 62 de 87

Manual de Marcao a Mercado

IGPDIprvia DUcalc,aniv DUaniv DUanivt,calc SUNAMAN

Prvia do IGPDI para o ms da data clculo Nmero de dias corridos entre o ltimo aniversrio e a data de clculo Nmero de dias corridos entre o ltimo aniversrio e o prximo Nmero de dias corridos entre a data de clculo e o prximo aniversrio em t Valor presente do papel

Clculo do Risco Como os outros ttulos de Moeda de Privatizao, o clculo do risco consiste em determinar o valor presente do dia na data de clculo, subtra-lo dos valores simulados do dia seguinte e determinar o percentil dos valores obtidos.

UNIA 990116 Descrio do Ativo Estrutura Ttulo Ps-fixado, com pagamentos anuais de juros e parcelas de amortizao.

Descrio Prazo Rendimento

Origem da dvida foi o Programa de Poltica de Preo Nacional Equalizado do lcool e do Acar De 16/01/1999 a 16/01/2006 Pagamento de juros e amortizao anual.

Amortizao

A amortizao do principal ocorre em 6 parcelas pagas anualmente, onde a primeira foi paga em 16/01/2001. Os percentuais no so fixos: 1 Parcela =30%, 2 Parcela =25%, 3 Parcela =20%, 4 Parcela =15%, 5 Parcela =5%, 6 Parcela =5%

Correo Nominal

no

O valor nominal do ttulo corrigido pelo IGPDI

Juros

Os juros do papel so pagos anualmente 6% a.a. com incorporao ao principal em 16/01/2000. O primeiro pagamento foi efetuado em 16/01/2001.

Abaixo segue o fluxo do papel: Perodo 16/01/1999 16/01/2000 16/01/2001 16/01/2002


AGO 2012

Amortizao % Paga

Juros %

Juros Pagos

Valores de Face (em %) 100.00 106.00

30.00 25.00

31.80 26.50

6.00 6.00

6.36 4.45

74.20 47.70
Pg. 63 de 87

Manual de Marcao a Mercado

16/01/2003 16/01/2004 16/01/2005 16/01/2006

20.00 15.00 5.00 5.00

21.20 15.90 5.30 5.30

6.00 6.00 6.00 6.00

2.86 1.59 0.64 0.32

26.50 10.60 5.30 0.00

A metodologia de clculo anloga aos outros papis apresentados. Metodologia de Precificao A metodologia de precificao segue a mesma lgica dos itens anteriores. O nico ponto que merece destaque a taxa de amortizao no constante. Atualizando a Face do papel.

Facet = Facet 1 Amortt


Pagamento de Juros.
1 Jurost = Facet 1 (1 + TaxaCupomPapel )2 1

Trazendo para valor presente o fluxo de caixa

UNIA =
1

Juros t + Amort t

(1 + tx )

DU anivt , calc
252

Onde o valor nominal corrigido :

Nominalcorr = Nominal (1+ IGPDI prvia )

DU calc , aniv DU aniv

Clculo do Risco Como os outros ttulos de Moeda de Privatizao, o clculo do risco consiste em determinar o valor presente do dia na data de clculo, subtra-lo dos valores simulados do dia seguinte e determinar o percentil dos valores obtidos.

Ttulos da Dvida Externa


Descrio do Ativo No mercado internacional, existem diversos tipos de ttulos da dvida externa onde cada um possui uma estrutura de fluxo de caixa caracterstica. Por exemplo, existem ttulos que possuem amortizao e outros ttulos so capitalizados. Metodologia de Precificao So utilizados os preos dos ttulos informados pela Bloomberg..

AGO 2012

Pg. 64 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Clculo do Risco O clculo do risco para os ttulos da dvida externa soberana consiste em determinar o percentil da distribuio dos retornos, calculada a partir dos preos determinados atravs das taxas de fechamento.

Preos

Retornos

Risco

Ttulos Privados
CDB Pr Descrio do Ativo Estrutura Prazo Modalidade Valor Nominal Rendimento Resgate Base Legal Metodologia de Precificao Por se tratar de um ttulo pr-fixado e sem pagamento intermedirio de juros, a equao torna-se simples, consistindo apenas em trazer o valor de resgate para valor presente atravs da taxa de mercado. Ttulo Pr-fixado, sem pagamentos intermedirios Definido quando da sua emisso, emissor privado Escritural, nominativa e negocivel Mltiplo de R$ 1.000,00 Definido pelo desgio sobre o valor nominal Pelo valor nominal na data do vencimento

CDBPrcalc =
Onde:

CDBPrresgate

(1 + tx252 )

DU 252

tx252

Valor de Regate Valor de Presente

AGO 2012

Pg. 65 de 87

Manual de Marcao a Mercado

CDBPrcalc CDBresgate

Preo de mercado do CDB Preo do CDB

tx252

Taxa de mercado no vencimento do papel, base 252. Vale ressaltar que esta taxa embute a taxa bsica de mercado para este vencimento mais o spread de crdito da emisso. Vide Manual de Marcao a Mercado, IV.3

DU

Dias teis para o vencimento do papel

Controle de Risco O risco do CDB Pr determinado atravs da comparao do valor justo do CDB de hoje com os preos obtidos em uma simulao baseada nos movimentos da estrutura a termo dos juros brasileiros, com base em dados oficiais de mercado. Para simular o efeito da variao do spread de crdito do papel, utiliza-se o histrico de flutuao do gio/desgio do ttulo pblico de mesmo indexador, aplicado sobre o patamar atual do spread do emissor em questo. Exemplo Numrico Emisso da CDB Vencimento Data de Hoje CDBresgate tx252 Du Soluo: 01/03/2002 01/03/2003 04/03/2003 1000 18,80% a.a. 254

CDBPr calc =

1000

(1 + 0,1880 ) 252

254

CDBPrcalc = 840,60075953

CDB Ps Descrio do Ativo Estrutura Prazo Modalidade Valor Nominal Ttulo Ps-fixado, sem pagamentos intermedirios Definido quando da sua emisso, emissor privado Escritural, nominativa e negocivel Mltiplo de R$ 1.000,00

AGO 2012

Pg. 66 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Rendimento

Atualizado pelo rendimento do Certificado de Depsito Interfinanceiro - CDI, extra-grupo, apurado pela Central de Custdia e Liquidao Financeira de Ttulos - CETIP e divulgada pela Associao Nacional das Instituies do Mercado Aberto - ANDIMA, calculada sobre o valor nominal. O rendimento de cada emisso depende do seu valor de percentual de CDI caracterstico. Pelo valor nominal, acrescido do respectivo rendimento, desde a data-base at a data do vencimento

Resgate

Metodologia de Precificao O CDB Ps um ttulo sem pagamento intermedirio de juros e ps-fixado, onde seu valor nominal corrigido pelo percentual de CDI caracterstico. Desta forma sua precificao torna-se a atualizao do seu valor nominal:

CDBPscalc = CDBPsresgate tx / ((1+txgio/desgio/100) ^ (DU / 252))


Onde: CDBPscalc CDBPsresgate tx* Perc_CDI_emissao txgio/desgio Preo de mercado do CDI Preo do CDI A taxa acumulada da taxa do CDI extra-grupo, de acordo com o valor do parmetro Perc_CDI Percentual de CDI caracterstico da emisso A taxa anualizada de gio / desgio do papel observada no mercado secundrio do CDB em questo. Esta taxa contempla uma eventual diferena entre a taxa projetada de resultado pela curva do papel com a taxa atual de negociao do mesmo. Vide Manual de Marcao a Mercado, IV.3

tx* A taxa de mercado do papel calculada pelo acumulado da taxa do Certificado de Depsito Interfinanceiro - CDI, extra-grupo, apurado pela Central de Custdia e Liquidao Financeira de Ttulos - CETIP e divulgada pela Associao Nacional das Instituies do Mercado Aberto - ANDIMA divulgada desde a data-base at hoje. So analisadas as taxas de negociao do papel no dia, para incorporao de algum gio ou desgio na negociao do papel em mercado, em funo do seu risco de crdito. Controle de Risco Por se tratar de um instrumento ps fixado atrelado ao CDI, o risco deste papel calculado levando-se o preo por um dia pelo CDI. Para simular o efeito da variao do gio ou desgio do papel, utiliza-se o histrico de flutuao do gio/desgio das LFTs com base em dados oficiais de mercado. Para simular o efeito da variao do spread de crdito do papel, utiliza-se o histrico de flutuao do gio/desgio do ttulo pblico de mesmo indexador (i.e., a LFT), aplicado sobre o patamar atual do spread do emissor em questo. Exemplo Numrico Emisso do CDB Vencimento Data de Hoje Perc_CDI_emissao CDBresgate txgio/desgio Tx 01/02/2002 01/02/2003 04/03/2003 100% 1000 0 1,013166729

AGO 2012

Pg. 67 de 87

Manual de Marcao a Mercado

CDBPscalc = 1000 1,013166729


CDBPscalc = 1.013,166729

Debntures Pr Descrio do Ativo Estrutura Prazo Modalidade Rendimento Resgate Ttulo Pr-fixado, sem pagamentos intermedirios Definido quando da sua emisso, emissor privado Escritural, nominativa e negocivel Definido pelo desgio sobre o valor nominal Pelo valor nominal na data do vencimento

Metodologia de Precificao A metodologia de precificao das debntures idntica a do CDB Pr-fixados, pois tambm leva em considerao o spread de risco de crdito associado s empresas emissoras dos ttulos.

Debnturecalc =
Onde: Debnturecalc Debntureresgate Spread DUvcto,cal Tx

Debntureresgate

(1 + tx + Spread )

DU vcto ,calc 252

Valor Presente da Debnture na data de clculo Valor da Debnture na data de vencimento Spread do mercado para o papel Nmero de dias teis entre a data de clculo e a do vencimento Taxa Pr observada no mercado secundrio do papel. Vide Manual de Marcao a Mercado, IV.3

Clculo do Risco A metodologia de clculo de risco das Debntures Pr e dos CDB Pr-fixados so anlogos. Exemplo Numrico A metodologia de clculo das Debntures e dos CDB Pr-fixados so anlogos, portanto o exemplo deste pode servir da mesma forma para demonstrar o clculo das Debntures.

Debntures Ps IGP-M Descrio do Ativo Estrutura Prazo Modalidade Ttulo Ps-fixado, com pagamentos semestrais de juros. Definido quando da sua emisso, emissor privado Escritural, nominativa e negocivel

AGO 2012

Pg. 68 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Rendimento

Resgate

O valor nominal ser atualizado pela taxa de juros definida pela empresa emissora, quando da emisso, em porcentagem ano, e pela variao do ndice Geral de Preos Mercado IGP-M do ms anterior divulgado pela Fundao Getlio Vargas, desde a data base. Os pagamentos intermedirios de juros sero efetuados de acordo com a frequncia de pagamentos do papel, contemplando a taxa integral definida, quando da emisso do ttulo. Pelo valor nominal, acrescido do respectivo rendimento, desde o ltimo pagamento de cupom at a data do vencimento.

Metodologia de Precificao A metodologia de precificao das debntures ps-fixadas em IGPM similar das NTN-Cs, acrescentando-se ao cupom de mercado o spread de crdito do emissor, ou seja, o valor de mercado da Debnture o somatrio dos fluxos futuros do papel (corrigidos), trazidos a valor presente.

Debnturecalc

N IGPM DebntureNo min al CupomPapel DebntureNo min al IGPM = + DU DU 1 252 (1 + tx + spread ) (1 + tx + spread ) 252

Onde: Debnturecalc DebntureNominal IGPM Spread DU CupomPapel N Tx Valor Presente da Debnture na data de clculo Valor da Debnture na data de vencimento Variao do IGPM entre a emisso e a data de clculo Spread do mercado para o papel Nmero de dias teis entre a data de clculo e a data referente ao fluxo Taxa Cupom do papel Nmero de Cupons restantes Taxa de cupom IGPM observada no mercado secundrio do papel. Vide Manual de Marcao a Mercado, IV.3

Clculo do Risco O risco deste ttulo determinado comparando-se o valor da Debnture hoje com os valores obtidos atravs da simulao de histrica de n cenrios para a taxa de cupom de IGP-M e variao do IGP-M, obtidos atravs de fontes oficiais. Para simular o efeito da variao do spread de crdito do papel, utiliza-se o histrico de flutuao do gio/desgio das NTN-Cs. Esta considerao foi utilizada para que se possa simular de alguma forma o risco de crdito do papel. Os n valores de retorno do ttulo formaro a funo de distribuio probabilstica, e o risco ser calculado atravs do percentil desta funo. Exemplo Numrico A metodologia de clculo das Debntures ps-fixadas em IGP-M anloga a utilizada para as NTN-Cs, considerando-se tambm o spread de mercado do papel, portanto o exemplo deste pode servir da mesma forma para demonstrar o clculo das Debntures.

Debntures Ps - CDI Descrio do Ativo Estrutura Prazo Modalidade


AGO 2012

Ttulo Ps-fixado, sem pagamentos intermedirios Definido quando da sua emisso, emissor privado Escritural, nominativa e negocivel
Pg. 69 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Rendimento Resgate

O valor nominal ser atualizado pela taxa acumulada do Certificado de Depsito Interfinanceiro - CDI, extragrupo, apurado pela Central de Custdia e Liquidao Financeira de Ttulos - CETIP e divulgada pela Associao Nacional das Instituies do Mercado Aberto ANDIMA. O rendimento de cada emisso depende do seu valor de percentual de CDI caracterstico. Pelo valor nominal, acrescido do respectivo rendimento, desde a data-base at a data do vencimento

Metodologia de Precificao O processo de precificao das debntures ps-fixadas em CDI consiste em corrigir o valor nominal pela variao do percentual de CDI caracterstico at a data de clculo, de forma anloga ao clculo dos CDBs ps-fixados.

DebenturePoscalc = DebenturePos no min al tx / ((1+txgio/desgio/100) ^ (DU / 252))


Onde: DebenturePscalc DebenturePsnominal DU tx* txgio/desgio Valor de mercado da Debnture Valor nominal da Debnture Nmero de dias teis entre a data de clculo e a data de vencimento A taxa acumulada da taxa do percentual de CDI extra-grupo A taxa anualizada de gio / desgio do papel observada no mercado secundrio da Debnture em questo. Esta taxa contempla uma eventual diferena entre a taxa projetada de resultado pela curva do papel com a taxa atual de negociao do mesmo no mercado secundrio. Vide Marcao a Mercado, IV.3.

tx* A taxa de mercado do papel calculada pelo acumulado da taxa do Certificado de Depsito Interfinanceiro - CDI, extra-grupo, apurado pela Central de Custdia e Liquidao Financeira de Ttulos - CETIP e divulgada pela Associao Nacional das Instituies do Mercado Aberto - ANDIMA divulgada desde a data-base at hoje. So analisadas as taxas de negociao do papel no dia, para incorporao de algum gio ou desgio na negociao do papel em mercado, em funo do seu risco de crdito.

Controle de Risco Por se tratar de um instrumento ps fixado atrelado ao CDI, o risco deste papel calculado levando-se o preo por um dia pelo CDI. Para simular o efeito da variao do gio ou desgio do papel, utiliza-se o histrico de flutuao do gio/desgio das LFTs com base em dados oficiais de mercado. Para simular o efeito da variao do spread de crdito do papel, utiliza-se o histrico de flutuao do gio/desgio do ttulo pblico de mesmo indexador, aplicado sobre o patamar atual do spread do emissor em questo. Exemplo Numrico A metodologia de clculo das Debntures ps-fixadas em CDI idntica a utilizada para o CDB ps-fixado em CDI, portanto o exemplo deste pode servir da mesma forma para demonstrar o clculo das Debntures.

Cdulas de Crdito Imobilirio CCIs Descrio do Ativo Estrutura Prazo Modalidade Rendimento Ttulo Ps-fixados, sem pagamentos intermedirios Definido quando da sua emisso, emissor privado Escritural, nominativa e negocivel O valor nominal ser atualizado pela taxa de juros definida pela empresa emissora, quando da emisso, em porcentagem ano, e pela variao do ndice Geral de Preos Mercado IGP-M do ms anterior divulgado pela Fundao Getlio Vargas, desde a data base.

AGO 2012

Pg. 70 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Resgate Base Legal

Pelo valor nominal, acrescido do respectivo rendimento, desde a data-base at a data do vencimento. Lei 10.931, de 2 de agosto de 2004

Metodologia de Precificao O processo de precificao dos CCIs consiste em trazer a valor presente, pelo cupom IGP-M de mercado, o valor nominal corrigido pela variao do IGP-M e acruado pela taxa nominal do contrato at a data de vencimento. O clculo utilizado :
DU CCI No min al IGPM .(1 + txno min al ) 252 = DU (1 + tx + spread ) 252

CCI calc

Onde: CCIcalc CCINominal IGPM Spread DU txnominal Tx Valor Presente do CCI na data de clculo Valor Nominal do contrato de CCI Variao do IGPM entre a emisso e a data de clculo Spread do mercado para o papel Nmero de dias teis entre a data de clculo e a data de vencimento Taxa nominal do contrato de CCI Taxa de Cupom de IGPM de mercado para o papel. Vide Manual de Marcao a Mercado, IV.3

Clculo do Risco O risco deste ttulo determinado comparando-se o valor atual com os valores obtidos atravs da simulao de histrica de n cenrios para a taxa de cupom de IGP-M com base nos dados oficiais. Para simular o efeito da variao do spread de crdito do papel, utiliza-se o histrico de flutuao do gio/desgio das NTN-Cs. Esta considerao foi utilizada para que se possa simular o risco de crdito do papel. Os n valores de retorno do ttulo formaro a funo de distribuio probabilstica, e o risco ser calculado atravs do percentil desta funo. Exemplo Numrico A metodologia de clculo dos CCIs se assemelha ao clculo dos ttulos indexados IGP-M, a exemplo das Debntures de IGP-M sem pagamentos de cupons intermedirios.

Cdulas de Crdito Bancrio - CCBs Descrio do Ativo Estrutura Prazo Modalidade Rendimento Resgate Ttulo Ps-fixado, sem pagamentos intermedirios Definido quando da sua emisso, emissor privado Escritural, nominativa e negocivel O valor nominal ser atualizado pela taxa acumulada do Certificado de Depsito Interfinanceiro - CDI, extragrupo, apurado pela Central de Custdia e Liquidao Financeira de Ttulos - CETIP e divulgada pela Associao Nacional das Instituies do Mercado Aberto ANDIMA. O rendimento de cada emisso depende do seu valor de percentual de CDI caracterstico. Pelo valor nominal, acrescido do respectivo rendimento, desde a data-base at a data do vencimento

AGO 2012

Pg. 71 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Metodologia de Precificao O processo de precificao dos contratos de CCB consiste em corrigir o valor nominal pela variao do percentual de CDI caracterstico at a data de clculo, de forma anloga ao clculo dos CDBs ps-fixados.

CCBcalc = CCBno min al tx / ((1+txgio/desgio/100) ^ (DU / 252))


Onde: CCBcalc CCBnominal DU tx* txgio/desgio Valor de mercado do CCB Valor nominal do CCB Nmero de dias teis entre a data de clculo e a data de vencimento A taxa acumulada da taxa do percentual de CDI extra-grupo A taxa anualizada de gio / desgio atribuda ao ttulo em questo. Esta taxa contempla uma eventual diferena entre a taxa projetada de resultado pela curva do papel com a taxa atual de negociao do mesmo. Vide Manual de Marcao a Mercado, IV.3

tx* A taxa de mercado do papel calculada pelo acumulado da taxa do Certificado de Depsito Interfinanceiro - CDI, extra-grupo, apurado pela Central de Custdia e Liquidao Financeira de Ttulos - CETIP e divulgada pela Associao Nacional das Instituies do Mercado Aberto - ANDIMA divulgada desde a data-base at hoje. Dados que um ativo ilquido, so analisadas as taxas possveis de negociao do ativo no dia, para incorporao de algum gio ou desgio na negociao do papel em mercado, em funo do seu risco de crdito. Controle de Risco Por se tratar de um instrumento ps fixado atrelado ao CDI, o risco deste papel calculado levando-se o preo por um dia pelo CDI. Para simular o efeito da variao do gio ou desgio do papel, utiliza-se o histrico de flutuao do gio/desgio das LFTs divulgado por fontes oficiais. Esta considerao foi utilizada para que se possa simular de alguma forma o risco de crdito do papel. Exemplo Numrico A metodologia de clculo dos contratos de CCB idntica a utilizada para o CDB ps-fixado em CDI, portanto o exemplo deste pode servir da mesma forma para demonstrar o clculo dos CCIs.

AGO 2012

Pg. 72 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Swaps
Clculo do Risco O clculo do risco comum a todos os Swaps e consiste em primeiro obter o seu valor presente na data de clculo. Depois, simular o valor para o dia seguinte de acordo com os dados histricos dos seus respectivos indexadores obtidos via fontes oficiais. Finalmente, deve-se subtrair os valores da simulao com o valor da data de clculo, determinando assim a funo de distribuio probabilstica. O risco calculado determinando o percentil desta funo.

CDI Metodologia de Precificao A precificao da ponta do swap de CDI consiste somente em trazer o Financeiro Nocional do swap para a data de clculo atravs da taxa acumulada do CDI

FinSwap hoje = FinNocSwap (1 + tx CDI )


Onde: FinSwaphoje FinNocSwap txCDI Financeiro do Swap na data do clculo Financeiro Nocional do Swap Taxa do CDI acumulado desde a data de emisso at a data do clculo. Fonte Primria: ANDIMA

Para os swaps realizados com percentual de CDI<>100% ou que remunerem CDI +/- uma taxa absoluta, tambm feita a simulao da exposio pr existente.

Dlar Metodologia de Precificao O primeiro passo para o clculo do Swap atualizar o financeiro nocional do swap pela variao cambial.

PtaxVcalc FinNocSwap corr = 1 + PtaxVini

FinNocSwap

O segundo passo consiste em levar o valor nocional corrigido para o vencimento.

DCvcto,ini FinSwapvcto = FinNocSwapcorr 1 + i 360


A terceira e ltima etapa do clculo trazer o valor do swap no vencimento para a data de clculo.

FinSwapcalc =

FinSwapvcto DCvcto,calc 1 + tx 360

AGO 2012

Pg. 73 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Colocando todos os passos na equao obtm-se:

FinSwapcalc

DCvcto,ini FinNocSwap 1 + i PtaxVcalc 360 = 1 + DCvcto, calc PtaxVini 1 + tx 360

Onde: FinSwapcalc FinNocSwap FinNocSwapcorr FinSwapvcto PtaxVcalc PtaxVini DCvcto,ini DCvcto,hoje i tx Financeiro do Swap na data do clculo Financeiro Nocional do Swap (financeiro inicial) Financeiro Nocional do Swap Corrigido para a data de clculo Financeiro Estimado do Swap em seu vencimento PTAX800 de Venda na data de calculo. Fonte: BC PTAX800 de Venda na data inicial do swap. Fonte: BC Dias corridos entre o incio do swap e o vencimento Dias corridos entre o incio do swap e a data do clculo Taxa de remunerao do swap Taxa do Cupom Cambial atual de mercado. Fonte Primria: BM&F

IGPM Metodologia de Precificao Da mesma forma que o swap anterior o primeiro passo a atualizao do financeiro nocional do swap.

FinNocSwap corr = FinNocSwap IGPM


Levando para o vencimento pela taxa de remunerao pr-estabelecida do swap.

FinSwapvcto = FinNocSwap corr (1 + i )


Trazendo para a data de clculo.

DU vcto ,ini 252

FinSwapcalc =

FinSwapvcto

(1 + tx )

DU vcto , calc 252

Juntando tudo em uma mesma equao.

AGO 2012

Pg. 74 de 87

Manual de Marcao a Mercado

FinSwapcalc

DU vcto ,ini FinNocSwap (1 + i ) 252 = IGPM DU vcto ,calc (1 + tx ) 252

Onde: FinSwapcalc FinNocSwap FinNocSwapcorr FinSwapvcto IGPM DUvcto,ini DUvcto,hoje i tx Financeiro do Swap na data do clculo Financeiro Nocional do Swap (financeiro inicial) Financeiro Nocional do Swap Corrigido para a data de clculo Financeiro Estimado do Swap em seu vencimento Variao do IGPM entre a emisso e a data de clculo. Fonte: FGV Dias teis entre o incio do swap e o vencimento Dias teis entre o incio do swap e a data do clculo Taxa de remunerao do swap Taxa do Cupom IGPM atual de mercado. Fonte Primria: BM&F

IPCA Metodologia de Precificao Da mesma forma que o swap anterior o primeiro passo a atualizao do financeiro nocional do swap.

FinNocSwapcorr = FinNocSwap IPCA


Levando para o vencimento pela taxa de remunerao pr-estabelecida do swap.

FinSwapvcto = FinNocSwap corr (1 + i )


Trazendo para a data de clculo.

DU vcto ,ini 252

FinSwapcalc =

FinSwapvcto

(1 + tx )

DU vcto , calc 252

Juntando tudo em uma mesma equao.


DU vcto ,ini FinNocSwap (1 + i ) 252 = IPCA DU vcto , calc (1 + tx ) 252

FinSwapcalc

AGO 2012

Pg. 75 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Onde: FinSwapcalc FinNocSwap FinNocSwapcorr FinSwapvcto IPCA DUvcto,ini DUvcto,hoje i tx Financeiro do Swap na data do clculo Financeiro Nocional do Swap (financeiro inicial) Financeiro Nocional do Swap Corrigido para a data de clculo Financeiro Estimado do Swap em seu vencimento Variao do IPCA entre a emisso e a data de clculo. Fonte: IBGE Dias teis entre o incio do swap e o vencimento Dias teis entre o incio do swap e a data do clculo Taxa de remunerao do swap Taxa do Cupom IPCA atual de mercado. Fonte Primria: BM&F

TR Metodologia de Precificao Anlogo a qualquer swap, a precificao comea corrigindo o financeiro nocional do swap.

FinNocSwap corr = FinNocSwap TR


Levando para o vencimento.

FinSwapvcto = FinNocSwap corr (1 + i )


Trazendo para valor presente na data de clculo.

DU vcto ,ini 252

FinSwapcalc =

FinSwapvcto

(1 + tx )

DU vcto , calc 252

Colocando tudo em uma nica equao:


DU vcto ,ini FinNocSwap (1 + i ) 252 = TR DU vcto , calc (1 + tx ) 252

FinSwapcalc

Onde: FinSwapcalc FinNocSwap FinNocSwapcorr FinSwapvcto TR


AGO 2012

Financeiro do Swap na data do clculo Financeiro Nocional do Swap (financeiro inicial) Financeiro Nocional do Swap Corrigido para a data de clculo Financeiro Estimado do Swap em seu vencimento TR referente ao perodo de emisso e data de clculo. Fonte: BC
Pg. 76 de 87

Manual de Marcao a Mercado

DUvcto,ini DUvcto,hoje i tx

Dias teis entre o incio do swap e o vencimento Dias teis entre o incio do swap e a data do clculo Taxa de remunerao do swap Taxa do Cupom TR de mercado atual. Fonte Primria: BM&F

Ao Metodologia de Precificao A precificao de swaps de ao bem simples e consiste em obter o preo de fechamento do dia da apurao, ou quando no disponvel, o preo de fechamento do dia anterior. A fonte primria utilizada a Bovespa. Dvida Externa Metodologia de Precificao Analogamente ao swap de ao, utiliza-se o preo mdio de negociao do dia da apurao, ou quando no disponvel, o preo mdio de negociao do dia anterior. A fonte primria utilizada a Bloomberg.

FinSwapcalc = Pxdiv QTD Pronto


Onde: FinSwapcalc Pxdiv* QTD Pronto Financeiro do Swap na data do clculo Preo da ativo Quantidade Contratada Dlar no Pronto no dia do clculo

Pxdiv* Analogamente ao swap de ao, utiliza-se o preo mdio de negociao do dia da apurao, ou quando no disponvel, o preo mdio de negociao do dia anterior.

TJLP Metodologia de Precificao Anlogo aos outros tipos de swap a precificao deste consiste nas mesmas etapas.

FinNocSwap corr = FinNocSwap TJLP


Levando para o vencimento.

FinSwap vcto = FinNocSwap corr (1 + i )


Trazendo para valor presente na data de clculo.

DC vcto , ini

360

FinSwapcalc =

FinSwapvcto

(1 + tx )

DC vcto ,calc

360

Colocando tudo em uma nica equao:

AGO 2012

Pg. 77 de 87

Manual de Marcao a Mercado

FinSwapcalc

DC vcto ,ini FinNocSwap (1 + i ) 252 = TJLP DC vcto ,calc (1 + tx ) 252

Onde: FinSwapcalc FinNocSwap FinNocSwapcorr FinSwapvcto TJLP DCvcto,ini DCvcto,calc I Tx Financeiro do Swap na data do clculo Financeiro Nocional do Swap (financeiro inicial) Financeiro Nocional do Swap Corrigido para a data de clculo Financeiro Estimado do Swap em seu vencimento TJLP referente ao perodo de emisso e data de clculo. Fonte: BNDES Dias corridos entre o incio do swap e o vencimento Dias corridos entre o incio do swap e a data do clculo Taxa de remunerao do swap Taxa do Cupom para Taxa de Juros a longo prazo atual de mercado. Fonte Primria: BM&F

PR Metodologia de Precificao A precificao do swap de pr anloga a dos demais e consiste em trs etapas onde a primeira a correo do valor nominal do swap pela taxa de remunerao do swap (ipr). Na segunda etapa, leva-se o nominal corrigido at a data de vencimento ainda utilizando a taxa pr (ipr). A ltima fase consiste em trazer o valor do vencimento pela cupom. 10 Passo

FinNocSwapcorr = FinNocSwap (1 + iPR )


20 Passo

DU calc ,ini

252

FinNocSwapcorr = FinNocSwap (1 + iPR )


igual a:

DU vcto ,calc

252

FinSwapvcto = FinNocSwap (1 + i PR )
30 Passo

DU vcto ,ini

252

FinSwapcalc

DU vcto ,ini FinNocSwap (1 + i ) 252 = DU vcto , calc (1 + tx ) 360

Onde:

AGO 2012

Pg. 78 de 87

Manual de Marcao a Mercado

FinSwapcalc FinNocSwap FinNocSwapcorr FinSwapvcto DUvcto,ini DUvcto,hoje iPR tx*

Financeiro do Swap na data do clculo Financeiro Nocional do Swap (financeiro inicial) Financeiro Nocional do Swap Corrigido para a data de clculo Financeiro Estimado do Swap em seu vencimento Dias teis entre o incio do swap e o vencimento Dias teis entre o incio do swap e a data do clculo Taxa de remunerao do swap Taxa pr de mercado atual. Fonte Primria: BM&F

Aes
Metodologia de Precificao Para precificao de aes utilizado o preo de fechamento de negociao do dia da apurao, ou quando no disponvel, o ltimo preo de fechamento de negociao do dia anterior. A fonte primria utilizada a Bovespa. Clculo de Risco O risco para o mercado de aes leva em considerao a dois fatores: a variao do preo do ativo e a sua liquidez no mercado, tambm chamada de ADTV Average Daily Trading Volume. O primeiro passo consiste em determinar a curva de distribuio de retornos das aes de um determinado perodo histrico (funo distribuio de probabilidade). De posse desta curva analisa-se os ativos que compe a carteira com relao a sua liquidez, comparando-se o volume negociado diariamente. Verifica-se quantos dias seriam necessrios para que o mercado negocie um lote equivalente ao tamanho da posio do ativo na carteira. A raiz quadrada do nmero de dias necessrios para se desfazer da posio do ativo multiplicada pela distribuio de retornos, de forma que estes ativos pouco lquidos sejam de certa forma punidos com um risco maior.

Opes
Opes de Aes Metodologia de Precificao Opes no mercado acionrio so funes dos seguinte parmetros: Preo do Ativo Objeto Taxa de Juros Preo de Exerccio Tempo restante para o vencimento Volatilidade implcita da opo Para a precificao de opes h duas metodologias. A primeira metodologia a de Black & Scholes utilizada para opes europias. Para as opes americanas, onde o exerccio da opo pode ocorrer antes da data de vencimento, a metodologia utilizada o Modelo Binomial. Para maiores informaes, favor consultar o Manual de Marcao a Mercado, seo IV.3.

AGO 2012

Pg. 79 de 87

Manual de Marcao a Mercado

O modelo de Black & Scholes consiste: Opes de Compra CALL

C = SN (d 1 ) k e rt N (d 2 )
Opes de Venda PUT

P = k e rt N ( d 2 ) SN ( d 1 )
E tambm as seguintes equaes:

r = ln(1 + rd )

N (x ) =

1 e 2 dz 2

z2

2 S ln + r + 2 K d1 = t
Onde: C P S K Rd R

d 2 = d1 t

Preo de uma call Preo de uma Put Preo a vista do ativo objeto Preo de exerccio Taxa pr interpolada a partir dos vrtices adjacentes Taxa de tempo contnuo Volatilidade do ativo objeto Tempo em anos entre a data de clculo e o vencimento Funo distribuio de probabilidade Normal Padro

t N

Como visto anteriormente as opes so funes de vrios fatores. No entanto, o mais crtico deles a volatilidade implcita, pois esta pode sofrer distores causadas pela falta de liquidez ou por uma estimao incorreta. Clculo do Risco Uma vez realizado o procedimento de checagem de volatilidade, o prximo passo a simulao das opes com base em dados oficiais. Para todos os cenrios, simulado o comportamento do ativo objeto, dos juros, da volatilidade e do tempo para o vencimento. O nico parmetro constante o preo de exerccio. Para cada conjunto de vetores simulados aplicado o mtodo de Black & Scholes ou de rvore Binomial. Determina-se a distribuio de retornos e conseqentemente o risco calculado.

AGO 2012

Pg. 80 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Opes de Dlar Metodologia de Precificao Para a precificao de opes de dlar utilizado o modelo de Garman-Kohlhagen similar ao Black & Scholes. Para maiores informaes, favor consultar o Manual de Marcao a Mercado, seo IV.3. Opes de Compra CALL

C = (FN (d1 ) KN (d 2 )) e rt
Opes de Venda PUT

P = C + ( X F ) e rt
Onde:

t=

DU 252

r = ln(1 + rd )

F = Se rt

2 F ln + K 2 d1 = t

d 2 = d1 t

N (x ) =
;

1 e 2 dz 2

z2

Onde: C P S K Rd r Preo de uma call Preo de uma Put Preo a vista do ativo objeto Preo de exerccio Taxa pr interpolada a partir dos vrtices adjacentes Taxa de tempo contnuo Volatilidade do ativo objeto Tempo em anos entre a data de clculo e o vencimento Nmero de dias teis entre a data de clculo e o vencimento da opo Preo futuro do ativo objeto Funo distribuio de probabilidade Normal Padro

t DU F N

Clculo do Risco O modelo de Garman e Kohlhagen bem similar ao de Black & Scholes, contudo o primeiro considera para a taxa de juros, usada na precificao da opo, o diferencial entre os juros da moeda local e de moeda estrangeira. Portanto este modelo leva em considerao o valor e as variaes do cupom cambial ao longo do tempo, para a precificao das opes.

AGO 2012

Pg. 81 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Opes de Futuro de DI Metodologia de Precificao Para a precificao de opes de futuro de DI utilizado o modelo de Black. Este modelo uma adaptao do modelo de Black & Scholes especfico para futuros. Para maiores informaes, favor consultar o Manual de Marcao a Mercado, seo IV.3. Opes de Compra CALL

C = e rt [F .N (d 1 ) k .N (d 2 )]
Opes de Venda PUT

P = e rt .[k N ( d 2 ) FN ( d 1 )]
E tambm as seguintes equaes:
1 e 2 dz 2

r = ln(1 + rd )

N (x ) =

z2

2 S ln + r + 2 K d1 = t
Onde: C P S F K Rd R

d 2 = d1 t

Preo de uma call Preo de uma Put Preo hoje do futuro Preo do futuro no vencimento da opo Preo de exerccio Taxa pr interpolada a partir dos vrtices adjacentes Taxa de tempo contnuo Volatilidade da taxa forward constituda entre o vencimento da opo e o vencimento do futuro Tempo em anos entre a data de clculo e o vencimento Funo distribuio de probabilidade Normal Padro

t N

Clculo do Risco O modelo de Black bem similar ao de Black & Scholes, sendo na realidade uma adaptao proposta para futuros por Black ao modelo original. Deve-se notar no entanto que a volatilidade a ser aplicada a do PU da taxa de juros compreendida entre o vencimento da opo e o vencimento do futuro (ativo subjacente). Para maiores informaes sobre este modelo consultar o livro: Hull, John C., Options, Futures, and other derivatives, 3rd edition.

AGO 2012

Pg. 82 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Opes de IDI Metodologia de Precificao As opes sobre o ndice DI tem como ativo objeto a taxa de crescimento dos juros ps-fixados e so modeladas como as opes de ndices futuros. Para maiores informaes, favor consultar o Manual de Marcao a Mercado, seo IV.3. Clculo do Risco O clculo do risco efetuado utilizando o modelo de Black & Ho & Lee1, utilizando como base o histrico de movimento do ponto da estrutura a termo das taxas de juros correspondente ao vencimento da opo. Para maiores informaes sobre este modelo consultar o livro: Hull, John C., Options, Futures, and other derivatives, 3rd edition. 1- T.S.Y.Ho and S.-B. Lee, Long Structure Movements and Price Interest Rate Contingent Claims, Journal of Finance,41 ( Dec1986), 1011-29

Futuros
Descrio do Ativo No caso das operaes realizadas no mercado futuro ser utilizado o valor do ajuste dirio divulgado pela BM&F (fonte primria de dados).

ndice Bovespa Metodologia de Precificao

FutIbovcalc = (IBOVcalc IBOVcalc 1 ) Contratos Peso


Clculo do Risco O risco de contratos futuros do IBOVESPA medido atravs da simulao histrica do ndice, da taxa de juros e do nmero de dias restantes para o vencimento do contrato.

IBOVcalc RIbov = log IBOV calc 1


BasicoIbov = [(Dvcto, calc 1) CDIdiacalc +1 ] [Dvcto, calc CDIdiacalc ] RiscoIbov = RIbov BsicoIbov
Dlar Metodologia de Precificao

FutDlarcalc = (Dlarcalc Dlarcalc 1 ) Contratos Peso

Clculo do Risco Determina-se o risco do Futuro de dlar pela seguinte expresso:

R FutDlar = Pro nto e (r c )t

AGO 2012

Pg. 83 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Onde: RFutDlar Pronto r c t DI Metodologia de Precificao Risco do Futuro de Dlar Cotao do Dlar pronto Estrutura a termo da taxa de juros risk free Brasil Estrutura a termo da taxa de juros em dlar no Brasil (cupom cambial) Prazo para o vencimento do contrato

CDI FutDI calc = DI calc DI calc 1 + 1 Contratos Peso 3000


Clculo do Risco O risco deste futuro determinado seguindo os movimentos realizados pela estrutura a termo brasileira.

DDI Metodologia de Precificao

FutDDI calc

CDI +1 3000 = DDI calc DDI calc 1 PtaxVcalc PtaxV calc 1

Contratos Peso

Clculo do Risco O clculo do risco deste futuro realizado pelo histrico dos movimentos da estrutura a termo do cupom cambial, fornecida pelos dados de negociao na BM&F.

IGP-M Metodologia de Precificao

IGP M futuro = IGP M Pr onto e (r cupomIGP M )t


onde o ajuste se traduz por:

FutIGPM calc = (IGPM calc IGPM calc 1 ) Contratos Peso

AGO 2012

Pg. 84 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Cupom de DI x IGP-M Metodologia de Precificao

FinC _ IGPM t = FinC _ IGPM t 1 + ADt


Onde: FutC_IGPM t FutC_IGPM t-1 ADi Clculo do ajuste: Ajustes das operaes realizadas no dia da negociao financeiro do Futuro de Cupom DI x IGPM na data t financeiro do Futuro de Cupom DI x IGPM na data t-1 valor do ajuste dirio referente data t

ADt = ( PAt PO) M PRTt 1 N


Ajustes das posies am aberto no dia anterior

ADt = [PAt ( PAt 1 FCt )] M PRTt 1 N


Onde: ADt PAt PO M PRTt-1 N FCt

valor do ajuste dirio referente data t preo de ajuste do contrato na data t preo da operao em PU calculado aps o fechamento da negociao valor de cada ponto do PU (Estabelecido pela BM&F) valor do ndice de IGP-M pro rata tempore apurado para a data t-1 nmero de contratos fator de correo do dia t

PO =

100.000

i 252 1 + 100
Onde: i n taxa de juros negociada nmero de dias teis compreendido entre a data de negociao (inclusive) e a data de vencimento do contrato (exclusive)
dud t 1 dum

IGM t 1 PRTt 1 = IGP M m1 IGP M m 1


Onde:

IGMt-1 preo de ajuste do contrato futuro de IGP-M de ms de vencimento igual ao ms corrente da data t IGP-Mm-1 nmero-ndice de preos do IGP-M do ms anterior data de t dudt-1 nmero de dias teis1 compreendido entre o incio do ms corrente da data t at a data t-1 inclusive dum nmero de dias teis do ms corrente referente data t
AGO 2012 Pg. 85 de 87

Manual de Marcao a Mercado

O clculo do Fator de Correo realizado segundo as seguintes equaes: Quando houver um dia til entre o ltimo prego e o dia de ajuste

DI t 1 252 1 + 100 FCt = PRTt 1 PRT t 2


Quando houver mais de um dia til entre o ltimo prego e o dia de ajuste

DI t 252 1 + 1001 j =1 FCt = PRTt 1 PRT t k


Onde: DIt-1 k taxa de DI referente data t-1 nmero de dias teis entre dois preges consecutivos

Clculo do Risco O clculo do risco deste futuro realizado pelo histrico dos movimentos da estrutura a termo do cupom IGPM, fornecida pela BM&F.

Cupom Cambial Metodologia de Precificao

FinC _ Cambial t = FinC _ Cambial t 1 + ADt


Onde: FinC_Cambial t FinC_Cambial t-1 ADt Clculo do ajuste: Ajuste das operaes realizadas no dia da negociao financeiro do futuro de cupom cambial referente a data t financeiro do futuro de cupom cambial referente a data t-1 valor do ajuste dirio referente data t

ADt = (PAt PO ) TCt 1 N

AGO 2012

Pg. 86 de 87

Manual de Marcao a Mercado

Ajuste das operaes em aberto na data anterior

1 + DI ADt = PAt PAt 1 100 TCt 1 N TCt 1 TC t 2


Onde: PAt PAt-1 PO TCt-1 TCt-2 N DI PO PU de ajuste referente data t PU de ajuste referente data t-1 PU da operao segundo taxa acordada taxa de cmbio do dlar comercial referente data t-1 taxa de cmbio do dlar comercial referente data t-2 nmero de contratos taxa mdia de DI referente ao dia anterior PU negociado na operao

PO =

100.000 i n +1 36.000
taxa acordada na operao nmero de dias corridos compreendidos entre a data de negociao (inclusive) e a data de vencimento do contrato (exclusive)

Onde: i n

Clculo do Risco O clculo do risco deste futuro realizado pelo histrico dos movimentos da estrutura a termo do cupom cambial, fornecida pelos PU dos contratos negociados na BM&F.

AGO 2012

Pg. 87 de 87

You might also like