You are on page 1of 3

Joo da Costa Proena M 59513. INQURITO POLICIAL.

um procedimento administrativo meramente informativo, que tem por fim, fornecer o mnimo de elementos possveis para a propositura da ao penal. Na palavra de Alexandre Cebrian, o inqurito um: Procedimento investigatrio prvio, constitudo por uma srie de diligncias, cuja finalidade a obteno de indcios para que o titular da ao possa prop-la contra o autor da infrao penal. O inqurito possui carter inquisitivo, no vigorando, portanto, o princpio do contraditrio, como ensina a Magna Carta, em seu inciso LV do art. 5, passando a se tornar obrigatrio aps o efetivo incio da ao, depois de formalizada a acusao frente ao autor da infrao. Ser feito pela polcia judiciria - que o preside na figura do delegado -, como ensina a Constituio, seguido do Cdigo de Processo Penal, a primeira em seu dispositivo 144, 4, e o segundo no artigo 4. Para garantir a eficcia da investigao e proteger provas colhidas e a integridade daquelas que ainda possam surgir, o inqurito adota um carter sigiloso (art. 20 do CPP), evitando assim um prejuzo na apurao do ilcito. Dever ser feito de forma escrita (art. 9 CPP). No se trata de etapa obrigatria, lembrando que pode ser proposto na ao penal privada, pelo representante legal, mas de forma bvia, com a apresentao de indcios de autoria e materialidade em relao ao autor do fato tpico fazendo com que se torne dispensvel tal etapa, visto que, como dito anteriormente, trata-se de procedimento meramente informativo. A instaurao do procedimento inquisitorial poder ser feito de diversas maneiras, como nos mostra o Cdigo de Processo Penal, so elas:
a) de ofcio pela polcia, de forma voluntria, sem que tenha havido

pedido expresso para tal fim, desde que tenha chego a seu

conhecimento a existncia de conduta que a obrigue a agir de tal forma. Quando do momento que tal fato chega autoridade, o delegado dever dar inicio ao inqurito atravs da chamada portaria, que declara instaurado e inicia uma srie de providncias a serem tomadas. De acordo com o artigo 5, 3 do CPP, qualquer pessoa pode levar ao conhecimento da autoridade policial a existncia de uma infrao, entretanto, tal delao facultativa, com a exceo de funcionrios pblicos e agentes de sade, que nas aes pblicas incondicionadas tem a obrigao de prestar tal informao, sob pena de multa. (Art. 66 da LCP).
b) por requisio do juiz ou MP tem requisio como ordem, onde o

delegado fica obrigado a dar incio as investigaes.


c) por requerimento do ofendido atravs do boletim de ocorrncia, o

ofendido declarar querer ver processado o autor da conduta ilcita, que pode ser narrado autoridade ou por meio petio como forma de torna mais minucioso o fato. Pode ser indeferido por meio de um despacha, do qual cabe recurso a figura do delegado-geral ou secretrio de segurana pblica.
d) pelo auto de priso em flagrante, quando constatado o delito, suas

circunstncias e a priso, passa a ser lavrado o auto e se instaura o inqurito. Vale lembrar que, nos crimes de ao privada, o procedimento inquisitorial depende do consentimento do ofendido ou de se representante legal, bem como, de representao nas aes publicas condicionadas, para se ter inicio. Aps iniciado, comea a correr prazo para concluso, este depender da liberdade do acusado. Se este estiver preso, o inqurito dever ser concludo em 30 (trinta) dias (art. 10, 3. CPP), podendo ser prorrogado somente se o fato for de difcil elucidao. O pedido dever ser feito ao juiz, que dever ouvir o MP antes de decidir, se concede ou no um aumento de prazo. Na priso preventiva, a autoridade ter 10 (dez) dias para a

concluso, sobe pena de ter a liberdade decretada, que ser solicitada por meio de habeas corpus, e seu prazo improrrogvel. A exceo se encontra na lei 11.343/2006, onde o prazo ser de 90 dias se estiver solto e 30 dias se estiver preso. Por fim, aps a concluso do inqurito, ser este enviado ao mediato, que ser o juiz ou o representante do Ministrio Publico para que seja oferecida - se conter elementos suficientes a ao penal.

Fonte de pesquisa: Processo Penal PARTE GERAL Alexandre Cebrian Arajo Reis e Victor Eduardo Rios Gonalves, 12 edio 2007.

You might also like