You are on page 1of 2

mile Durkheim, o criador da sociologia da educao Para o socilogo francs, a principal funo do professor formar cidados capazes de contr

r ibuir para a harmonia social Autoridade do professor Durkheim sugeria que a ao educativa funcionasse de forma normativa. A criana estari a pronta para assimilar conhecimentos - e o professor bem preparado, dominando a s circunstncias. "A criana deve exercitar-se a reconhecer [a autoridade] na palavr a do educador e a submeter-se ao seu ascendente; por meio dessa condio que saber, m ais tarde, encontr-la na sua conscincia e a se conformar a ela", props ele. "Em Durk heim, a autonomia da vontade s existe como obedincia consentida", diz Helosa Fernan des, da Faculdade de Cincias Sociais da USP. O socilogo francs foi criticado por Je an Piaget (1896-1980) e Pierre Bourdieu (1930-2002), defensores da idia de que a criana determina seus juzos e relaes apenas com estmulos de seus educadores, sem que estes exeram, necessariamente, fora autoritria sobre ela.

Durkheim e a educao: padro social A elaborao, adoo e socializao dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs)foi uma grand conquista para a educao brasileira. Houve padronizao na indicao dos contedos curricul res e uma clara demonstrao do que o governo espera dos jovens que deixaro os bancos escolares nos prximos anos. Para o professor Dermeval Saviani, da Unicamp, esse fato tem certa relao com as concepes de Durkheim. "Os currculos so sugeridos para todo s. Esses documentos mostram as necessidades da sociedade. Agora, cabe aos estabe lecimentos de ensino pegar essas indicaes e mold-las aos estudantes", explica. "A i dia de fundo colocar as pessoas certas nos lugares certos, onde a comunidade prec isa", diz. Biografia mile Durkheim nasceu em 1858, em pinal, no noroeste da Frana, prximo fronteira com a Alemanha. Era filho de judeus e optou por no seguir o caminho do rabinato, como era costume na sua famlia. Mais tarde declarou-se agnstico. Depois de formar-se, l ecionou pedagogia e cincias sociais na Faculdade de Letras de Bordeaux, de 1887 a 1902. A ctedra de cincias sociais foi a primeira em uma universidade francesa e f oi concedida justamente quele que criaria a Escola Sociolgica Francesa. Seus aluno s eram, sobretudo, professores do ensino primrio. Durkheim no repartiu o seu tempo nem o pensamento entre duas atividades distintas por mero acaso. Abordou a educ ao como um fato social. "Estou convicto de que no h mtodo mais apropriado para pr em e vidncia a verdadeira natureza da educao", declarou. A partir de 1902, foi auxiliar de Ferdinand Buisson na cadeira de cincia da educao na Sorbonne e o sucedeu em 1906 . Estava plenamente preparado para o posto, pois no parara de dedicar-se aos prob lemas do ensino. Dentro da educao moral, psicologia da criana ou histria das doutrin as pedaggicas, no h campos que ele no tenha explorado. Suas obras mais famosas so A D iviso do Trabalho Social e O Suicdio. Morreu em 1 tempo de pensar

A segunda metade do sculo 19 marca o nascimento de algumas cincias humanas, como a ntropologia, sociologia, psicanlise e lingstica. Charles Darwin (1809-1882), Karl M arx (1818-1883) e Sigmund Freud (1856-1939), para citar apenas alguns clssicos, e stavam formulando as idias que reorientariam o pensamento mundial mais tarde, ass im como fez Durkheim no campo da sociologia. A Frana vivia um perodo de conflitos - parte da regio da Lorena, onde Durkheim nasceu, foi tomada pela Alemanha em 187 1, o que levou guerra entre os dois pases. Nesse mesmo ano, foi proclamada a Terc eira Repblica Francesa, que implantou medidas polticas inovadoras, como a instituio da lei do divrcio. Na educao, devido tambm influncia das concepes de Durkheim, a Ter ra Repblica trouxe a obrigatoriedade escolar para crianas de 6 a 13 anos e a proib io do ensino religioso nas escolas pblicas, ideais que at hoje esto entre os pilares educacionais naquele pas. Tais transformaes foram fundamentais para a preocupao de Du rkheim com a formao de professores para a nova escola laica republicana. Ele viveu

tambm no perodo da chamada Segunda Revoluo Industrial, quando o motor de combusto in terna, o dnamo, a eletricidade, o telgrafo e o petrleo tomaram a ateno do mundo todo. Morreu durante a Primeira Guerra Mundial, no ano da Revoluo Russa.

Para pensar Durkheim dizia que a criana, ao nascer, trazia consigo s a sua natureza de indivduo . "A sociedade encontra-se, a cada nova gerao, na presena de uma tbua rasa sobre a q ual necessrio construir novamente", escreveu. Os professores, como parte responsve l pelo desenvolvimento dos indivduos, tm um papel determinante e delicado. Devem t ransmitir os conhecimentos adquiridos, com cuidado para no tirar a autonomia de p ensamento dos jovens. A proposta de Durkheim levar o aluno a avanar sozinho? Esse modelo de formao externa contraria a independncia nos estudos? Ou ser uma condio para que a educao cumpra seu papel social e poltico? Ensino pblico e laico Durkheim no desenvolveu mtodos pedaggicos, mas suas idias ajudaram a compreender o s ignificado social do trabalho do professor, tirando a educao escolar da perspectiv a individualista, sempre limitada pelo psicologismo idealista - influenciado pel as escolas filosficas alems de Kant (1724-1804) e Hegel (1770-1831). "Segundo Durk heim, o papel da ao educativa formar um cidado que tomar parte do espao pblico, no s nte o desenvolvimento individual do aluno", explica Jos Srgio Fonseca de Carvalho, da Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo (USP).

Nas palavras de Durkheim, "a educao tem por objetivo suscitar e desenvolver na cri ana estados fsicos e morais que so requeridos pela sociedade poltica no seu conjunto ". Tais exigncias, com forte influncia no processo de ensino, esto relacionadas rel igio, s normas e sanes, ao poltica, ao grau de desenvolvimento das cincias e at me estado de progresso da indstria local.

Se a educao for desligada das causas histricas, ela se tornar apenas exerccio da vont ade e do desenvolvimento individual, o que para ele era incompreensvel: "Como que o indivduo pode pretender reconstruir, por meio do nico esforo da sua reflexo priva da, o que no obra do pensamento individual?" E ele mesmo respondeu: "O indivduo s p oder agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que est inserido, a s aber quais so suas origens e as condies de que depende. E no poder sab-lo sem ir esco a, comeando por observar a matria bruta que est l representada". Por tudo isso, Durk heim tambm considerado um dos mentores dos ideais republicanos de uma educao pblica, monopolizada pelo Estado e laica, liberta da influncia do clero romano.

You might also like