You are on page 1of 4

1-

OBJETIVO

Atravs de reaes de via seca e via mida, realizar os testes analticos, para identificar os ctions do grupo I.

2-

INTRODUO

Os ctions do grupo I so analisados por reaes seletivas e especficas, que sero realizadas por via seca e via mida. A seletividade se d pelo nmero de ons que do teste positivo para uma determinada reao. Quanto menor o nmero de ons, maior a seletividade. A especificidade, que um caso especial de seletividade, ocorre quando a reao d teste positivo para um s on. Nas reaes de via seca, as substncias a serem analisados e os reagentes so utilizadas no estado slido, e geralmente a reao executada sob temperatura. Neste caso, emprega-se o teste de chama, que se baseia no fato de que quando certa quantidade de energia formada a um determinado elemento qumico, alguns eltrons da ltima camada de valncia absorvem esta energia passando para um nvel de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de um estado excitado. Quando um desses eltrons excitados retorna ao estado fundamental, emite uma quantidade de energia radiante, igual quela absorvida, cujo comprimento de onda caracterstico do elemento e da mudana do nvel eletrnico de energia. Assim, a luz de um comprimento de onda particular ou cor, utilizada para identificar o referido elemento. Nas reaes por via mida, observa-se a interao entre a substncia sob anlise e os correspondentes reagentes em soluo. Ocorrem transformaes facilmente identificveis as quais permitem confirmar a reao correspondente. Tais efeitos externos so: a) Mudana de colorao da soluo, b) Precipitao (ou dissoluo), c) Desprendimento gasoso. O cobaltonitrito de sdio solvel em gua, e em meio tamponado reage com potssio e com amnio, formando um precipitado amarelo, e sua solubilidade cerca de 0,44 mg/ml, permitindo que concentraes muito baixas possam ser detectadas. Os ons dos metais alcalinos Na+ e K+ so os maiores ctions do perodo que pertencem, possuem carga e as estrutura de gs nobre. Por esses motivos, tm uma fraca atrao por nions e molculas, e como conseqncia a maioria de seus sais so solveis em gua e seus ons raramente formam complexos. O on amnio est neste grupo porque apresenta propriedades semelhantes. Este grupo de ctions no possui um reagente especfico para separ-los e a identificao de cada um deve ser feita numa soluo contendo todos os ons sem prvia separao. Com relao aos ons, temos dentre estes aqueles que mais se destacam pelo fato de serem os maiores ctions do perodo ao qual pertencem possurem carga pequena e a estrutura de um gs nobre. So eles: Sdio (Na+) - Possui sais de colorao brancas tipicamente solveis em gua que frequentemente cristalizam com hidratos. Em soluo aquosa so quimicamente inertes e no reduzidos aos seus ons metlicos. O hidrxido de sdio [NaOH] muito solvel em gua e fonte comum de ons OH-.

Potssio (K+) Tm propriedades similares as do sdio, sendo muito solvel em gua e constituindo uma base forte. Amnio (NH4+) Embora no seja um ction metlico, possui propriedades semelhantes aos dos metais alcalinos, sendo por isso includo neste grupo no esquema de anlise qualitativa. Seus sais so brancos e solveis em gua.

3-

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3.1 - Teste de chama Colocamos uma pequena poro de cada sal (sdio, potssio e amnio) em vidros de relgio. Em seguida aquecemos no bico de bunsen um fio de platina preso a um basto de vidro, e em seguida mergulhamos o mesmo em uma soluo de cido clordrico concentrado, contido num bquer. Aquecemos o fio novamente e observamos a colorao da chama. Este processo foi repetido at que o fio no apresentasse colorao alguma chama. Molhamos o fio na soluo de cido clordrico concentrado e mergulhamos no sal sdio, o fio ficou impregnado com o sal. Em seguida levamos chama oxidante e observamos a sua colorao. Repetimos o mesmo procedimento com o sal potssio e observamos a sua colorao. 3.2 - Identificao de K+ e NH4+. Reao com Cobaltonitrito de Sdio. Juntamos 3 gotas de soluo 0,2 mol/L de cloreto de potssio ( KCl), 3 gotas de cido actico (CH3COOH) 3 mol/L e mais 3 gotas de acetato de sdio (CH3COO-Na+) 3 mol/L num tubo de ensaio. Em seguida adicionamos 6 gotas de soluo de cobaltonitrito de sdio Na3[Co(NO2)6] 0,2 mol/L aguardamos por alguns segundos e observamos e anotamos as reaes ocorridas. Repetimos o mesmo procedimento utilizando o NH4Cl no lugar do KCl, aguardamos um pouco e observamos e anotamos as reaes ocorridas. 3.3 - Identificao de NH4+. Reao com Base Forte. Adicionamos em um tubo de ensaio 3 gotas de NH4Cl 0,2 mol/L e 8 gotas de NaOH 4 mol/L. Aquecemos cuidadosamente o tubo e colocamos o papel tornassol vermelho na boca do tubo, sem toc-lo. Observamos a reao ocorrida e anotamos o resultado.

4- RESULTADOS E DISCUSSES
Para uma anlise qumica qualitativa dos ons sdio, no primeiro procedimento experimental, realizamos o teste de chama. Verificamos a presena do sdio devido colorao alaranjada produzida. O teste de chama para o on potssio menos sensvel do que o teste do sdio, desta forma notamos a colorao violeta que se extinguiu rapidamente, indicando sua presena. Os sais de amnio no apresentam nenhuma colorao chama do bico de bunsen, sendo assim, o teste de chama no se presta para a identificao dos ons deste elemento.

Em seguida realizamos outro experimento, no qual misturamos cloreto de potssio, que um sal inico e j estava dissociado em soluo aquosa, cido actico, acetato de sdio e cobaltonitrito de sdio. Percebemos que ocorreu uma reao qumica entre o ction e o nion, formando um slido amarelo, e este slido observado o potssio, que reage rapidamente em solues concentradas na presena de excesso de reagentes e lenta em solues diludas. 3 K+ + [Co(NO2) 6] 3- K3[Co(NO2)6 ] (s) A composio do precipitado amarelo varia entre K2Na[Co(NO2)6 ] e K3[Co(NO2)6] , dependendo da concentrao dos ons sdio e da temperatura da soluo. Utilizando o procedimento anterior, substituindo apenas o cloreto de potssio pelo cloreto de amnio, precipitou (NH4)3[Co(NO2)6] tambm de cor amarela. 3 NH4+ + [Co(NO2)6]3- (NH4)3[Co(NO2)6 ] (s) Decorrente a isso, em um tubo de ensaio, adicionamos soluo de cloreto de amnio (NH4Cl) a uma base forte (NaOH). Ao ser aquecido, detectamos o gs amnia, que um gs bsico, e em contato com o papel tornassol vermelho, indicou uma colorao azul. A reao envolvida neste teste pode ser expressa pela seguinte equao: NH4+ + OH NH3 + H2O As reaes ocorridas na Anlise dos Ctions do Grupo I (Na+, K+ e NH4+) esto apresentadas na Tabela a seguir: Tabela Anlise dos Ctions do Grupo I
-

Reagente

Na+

K+

NH4+
No colorao houve

Teste de Identificao sal chama apresentando (Via Seca) Reao com Cobaltonitrit o de sdio (Via mida) Reao com Base Forte

Identificao sal apresentando colorao colorao laranja violeta Houve precipitao ------------------- amarelada

Houve precipitao, menor, amarelada.

------------------- --------------------

Houve liberao de gs, e o papel de tornassol vermelho ficou azul.

5- CONCLUSO
O teste de chama indicou que havia presena de sal sdio no fio de platina, j que quando levado chama oxidante do bico de bunsen, apresentou mudana na colorao, tornando-se laranja durante a queima do sdio. Com o sal de potssio, a colorao da chama tambm foi modificada, apresentando assim uma colorao violeta. As reaes com o cobaltonitrito de sdio, em um meio tamponado, apresentaram um precipitado amarelo no fundo do tubo de ensaio, concluindo que na primeira soluo tinha potssio e na segunda soluo tinha amnio, pois se o meio estivesse cido, ocorreria a decomposio do reagente, e se o meio estivesse bsico precipitaria o hidrxido de cobalto, apresentando uma colorao marrom escuro. As reaes com base forte mostram no indicador cido-base utilizando o papel tornassol a presena do on amnio devido mudana de cor, de vermelho para azul. Essa mudana indica a presena de amnia e conseqentemente de sais de amnia na amostra testada.

6- REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
INTERNET: www.fc.unesp.br/ http://www.ufpa.br/ccen/quimica Livro : BACCAN, N. Introduo semimicroanlise qualitativa. 3 ed. Editora da Unicamp, 1990.

You might also like