You are on page 1of 11

Uma lio de clnica mdica atravs das unhas-leses ungueais relacionadas a doenas sistmicas

A lesson in medicine through the nail-nail lesions related to systemic diseases.

MIRLENA LOPES BARBOSA - Acadmica do curso de graduao de Medicina da Faculdade Uning EUSMAR DIAS BRITO - Acadmico do curso de graduao de Medicina da Faculdade Uning IVANILTON ALVES TEIXEIRA - Acadmica do curso de graduao de Medicina da Faculdade Uning PRISCILA WOLF NASSIF - Mdica Especialista em Dermatologia e Professora da disciplina de dermatologia do curso de medicina da Faculdade Uning Endereo para correspondncia: Priscila Wolf Nassif. Av Rio Branco 852, zona 5 Maring, Paran, Brasil Cep:87015-380. priwolf@gmail.com.

Resumo: As unhas podem evidenciar vrios distrbios que vo desde alteraes simples,
como infeces fngicas, at doenas graves, como as pulmonares ou renais, as quais so irreversveis. As afeces que acometem o tecido conjuntivo so as que mais se correlacionam com as alteraes nos leitos ungueais. Entre estas, as mais comuns so os distrbios do sistema pulmonar, cardiovascular e intestinal. O objetivo deste trabalho revisar a literatura sobre os sinais ungueais mais comuns relacionados s doenas sistmicas, facilitando o diagnstico e tratamento precoces. Palavras-chave: Unha, sinais ungueais, doenas sistmicas.

Abstract: The nails may show various disorders ranging from simple changes such as
fungal infections, to serious diseases such as lung or kidney, which are irreversible. The diseases that affect the connective tissue are the most correlated with changes in the nail beds. Among these, the most common disorders are those of the pulmonary system, cardiovascular and intestinal. The objective of this paper is to review the literature on the most common nail signs related to systemic diseases, facilitating early diagnosis and treatment Keywords: nail, systemic disorders , nail signs

Introduo
As unhas podem auxiliar no diagnstico clnico de diversas doenas sistmicas. Tm grande importncia na proteo das falanges distais, bem como funo esttica, principalmente para as mulheres. Alm disto, as unhas contribuem para apreenso de objetos, conferindo maior firmeza e melhor sensao ttil, alm de compor a estabilidade dos dedos, permitindo uma deambulao adequada. (LEBWOHN,2012) O crescimento normal da unha de, em mdia 1,8 a 4,5 mm/ms para os dedos das mos e, de 1/3 da metade desta velocidade para as unhas dos ps. Seu crescimento contnuo e recebe estmulos hormonais e nutricionais variados. A deficincia de alguns nutrientes na unha pode interferir em sua homeostasia, tornando-a enfraquecida e opaca. (LEBWOHN,2012) As unhas so afetadas por doenas dermatolgicas e sistmicas. Podem sofrer influncias exgenas ou auto-induzidas, as quais so restritas ao aparelho ungueal ,ou fazem parte de doenas sistmicas. (NAKAMURA, 2011) O objetivo deste trabalho revisar a literatura de forma a demonstrar a relao entre distrbios sistmicos e suas formas de acometimento ungueal. Por meio da observao das unhas, podem-se detectar mais precocemente as doenas, facilitando o diagnstico e permitindo seu tratamento adequado.

Anatomia do aparelho ungueal


O aparelho ungueal formado pela dobra ungueal proximal, matriz, leito, hiponquio, dobras ungueais laterais e lmina ungueal. A pele da falange distal dobra-se

sobre si mesma constituindo a dobra ungueal proximal, que se adere lmina ungueal pela cutcula. Em seguida, encontramos a matriz ungueal, que responsvel pela produo da lmina ungueal, constituda por clulas crneas anucleadas organizadas em um extrato compacto e duro. A matriz divide-se em duas pores: a proximal e a distal. A matriz proximal responsvel pela produo das camadas superiores da lmina ungueal, enquanto a distal produz as inferiores. (LEBWOHN,2012) A unha uma estrutura de clulas escamosas queratinizadas que agem como uma placa protetora e de suporte. A lmina ungueal produzida pelos queratincitos da matriz ungueal, na poro proximal do leito ungueal. Caracteriza-se por ser composta de queratina, apresentar consistncia dura e estar acima do leito ungueal e sobre a face dorsal da falange dista (Figura 1).

Fonte: YARAK, S; ARAUJO, T. M. de A. Afeces ungueais nas doenas sistmicas: o que as unhas podem mostrar, 2009. A lnula tem o formato de meia-lua com convexidade voltada para a extremidade distal, sendo a poro visvel da matriz. O leito ungueal encontra-se firmemente aderido lmina ungueal e tambm participa, embora pouco, para a formao da mesma. Tem colorao rosada pela presena dos capilares que nutrem o dedo e correm em paralelo em

diversos nveis de profundidade. O leito termina no hiponquio, que d origem polpa digital. As dobras ungueais laterais delimitam e protegem lateralmente a unha. (LOUREIRO,2008)

Unhas e Doenas Sistmicas


As unhas podem evidenciar vrios distrbios ou alteraes sistmicas que vo desde alteraes simples como uma infeco fngica tratvel com medicamentos corriqueiros, at doenas graves como as pulmonares, que so irreversveis. (YARAK E ARAUJO, 2009). - Alteraes ungueais nas doenas pulmonares Doenas pulmonares obstrutivas crnicas (DPOC), tais como enfisema pulmonar e fibrose cstica, provocam abaulamento das unhas, semelhante a um vidro de relgio, alm de produzir colorao azulada (cianose) devida a baixa oxigenao do tecido conectivo. (FATTORUSSO e RITTER, 1992) J Mark Lebwoh MD (2012), refere-se a uma manifestao denominada sndrome da unha amarela, que ,em sua referncia, relacionada doena pulmonar devido a uma anomalia linftica, que se manifesta como uma bronquite recorrente. - Alteraes ungueais nas doenas gastrointestinais As alteraes na cor das unhas podem indicar patologias ligadas distrbios gastrointestinais, como doena de Crohn e outras doenas disabsortivas. Esta afirmativa descrita desde 1992, quando FATTORUSSO e RITTER mencionam que a colite de Crohn, tratava-se de uma molstia ligada ao tecido conjuntivo intestinal que poderia levar, em casos crticos, a alteraes vasculares do leito ungueal, com edema do mesmo. - Alteraes ungueais nas doenas cardiovasculares Segundo o Caderno de ateno bsica a sade, do Ministrio da Sade, o baqueteamento digital est relacionado com doenas cardiovasculares, pulmonares e intestinais, devido ao aumento no tecido conjuntivo vascularizado e edema intersticial, na regio subungueal. - Alteraes ungueais nas doenas renais

O sistema renal tambm pode determinar alteraes ungueais. Pacientes em hemodilise apresentam unhas meio a meio, ausncia de lnula e hemorragia em estrias, em que as unhas ficam de cor metade branca e metade vermelha, segundo mostra a figura 2.

Fonte: MARTINEZ, M. A. R; SANTOS, V. P.; FILHO, C. D. S. M.;


GREGRIO, C. L.; BRGAMO, R. R. Alteraes ungueais em pacientes portadores de insuficincia renal crnica em hemodilise, 2010.

Depresses, leses lineares transversas, pitting e leuconquia -Linhas de Beau


Essa leso uma depresso linear transversa na lmina ungueal e significa alterao temporria no crescimento ungueal. Sabe-se que as unhas crescem em torno de 0,10-0,15 mm/dia. Assim, podemos estimar o intervalo de tempo em que a doena iniciou, ao medirmos a distncia entre a prega ungueal proximal e a linha de Beau. A causa mais comum o trauma local. As linhas de Beau tambm podem refletir estado nutricional

pobre, hipersensibilidade drogas, doenas febris e exposio temperatura frias nos pacientes com fenmeno de Raynaud. (YARAK e ARAUJO, 2009).

Figura 3 Linhas de Beau Fonte: YARAK, S; ARAUJO, T. M. de A. Afeces ungueais nas doenas sistmicas: o que as unhas podem mostrar, 2009. - Linhas de Muehrcke So linhas brancas transversas paralelas a lnula. Estas linhas horizontais surgem aos pares, atravessando por toda a unha e desaparecem quando se comprime s unhas. Essas linhas representam anormalidade vascular do leito ungueal e, assim, no se movimentam com o crescimento da unha. Surgem nos pacientes com hipoalbuminemia (albumina < que 2 g/dl) e desaparecem quando as protenas se normalizam. Tambm podem estar presentes em pacientes com sndrome nefrtica, doenas hepticas, m nutrio, uso de drogas quimioterpicas, sndrome de Peutz-Jeghers, bem como nos transplantados renais. (YARAK e ARAUJO, 2009).

Figura 4 Linhas de Muehrcke

Fonte: YARAK, S; ARAUJO, T. M. de A. Afeces ungueais nas doenas sistmicas: o que as unhas podem mostrar, 2009.

-Pittings So pequenas depresses disseminadas na unha normal. A causa desses pittings devido a focos de paraceratose na matriz ungueal. Em geral, pitting est associado psorase. Podem ocorrer na dermatite atpica, lquen plano, sarcoidose, pnfigo vulgar, alopecia areata, incontinncia pigmentar, sndrome de Reiter (Figura 5).

Figura 5 Pitting ungueal Fonte: YARAK, S; ARAUJO, T. M. de A. Afeces ungueais nas doenas sistmicas: o que as unhas podem mostrar, 2009.

-Leuconquias

Crianas e adultos apresentam mculas ou linhas esbranquiadas na lmina ungueal em uma ou mais unhas. A leuconquia pode ser estriada, puntata, parcial e total. A leuconquia puntata o padro mais comum e ocorre devido a pequenos traumas locais (Figura 6). A leuconquia estriada pode ter carter hereditrio, secundariamente a trauma local ou por doena sistmica quando mltiplas unhas esto envolvidas. A leuconquia parcial foi encontrada na tuberculose, nefrite, doena de Hodgkin, metstases de carcinomas, hansenase, perniose e por causas idiopticas. A leuconquia total pode ser hereditria ou por doenas sistmicas, como a febre tifoide, colite ulcerativa, cirrose e hansenase. (YARAK e ARAUJO, 2009).

Figura 6 - Leuconquia puntada Fonte: YARAK, S; ARAUJO, T. M. de A. Afeces ungueais nas doenas sistmicas: o que as unhas podem mostrar, 2009.

Concluso
O aparelho ungueal um espelho do que acontece local e sistemicamente no organismo. Reconhecer as alteraes das unhas de fundamental importncia para o diagnstico das doenas dermatolgicas e sistmicas, pois muitas vezes o exame das unhas o nico exame complementar necessrio. (LOUREIRO,2008) As afeces que acometem o tecido conjuntivo so as que mais se correlacionam a alteraes nos leitos ungueais. Entre estas, as mais comuns so os distrbios do sistema pulmonar, cardiovascular e intestinal. Portanto, devemos sempre realizar o exame clnico das unhas para obtermos importantes sinais para o diagnstico de doenas sistmicas.

Referncias:
FATTORUSSO, V; Ritter, O. Vademecum clnico do diagnstico ao tratamento. Editora Medsi, Rio de Janeiro, 1992.

LEBWOHN, M. MD. Manifestaes cutneas das doenas sistmicas, 2012. Disponvel em: <www.medicinanet.com.br> Acesso em: 26 de julho de 2012.

LOUREIRO,

W.

R.

Doenas

das

unhas,

2008.

Disponvel

em:

<http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1431/doenca_das_unhas. htm> Acesso em: 27 de julho de 2012

MARTINEZ, M. A. R; SANTOS, V. P.; FILHO, C. D. S. M.; GREGRIO, C. L.; BRGAMO, R. R. Alteraes ungueais em pacientes portadores de insuficincia renal crnica em hemodilise, 2010. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/abd/v85n3/a04v85n3.pdf. >Acesso em: 23 de julho de 2012.

NAKAMURA, julho de 2012.

R.

As

unhas

suas

alteraes,

2011.

Disponvel

em:

<http://www.sbdrj.org.br/dicas/dicas_as_unhas_e_suas_alteracoes.asp> Acesso em: 30 de

SADE, MINISTRIO DA. Caderno de ateno bsica, doenas respiratrias crnicas, caderno numero 25, ministrio de sade, Brasil, 2010. Disponvel em: <http://www.unifalmg.edu.br/atencaofarmaceutica/files/file/doencas_respiratorias_cronicas%5B1%5D.pdf> Acesso em: 25 de julho de 2012.

YARAK, S; ARAUJO, T. M. de A. Afeces ungueais nas doenas sistmicas: o que as unhas podem mostrar, 2009. Disponvel em: <://www.moreirajr.com.br/revistas.asp? fase=r003&id_materia=4085> Acesso em: 25 de julho de 2012.

You might also like