You are on page 1of 32

SEGURANA NO TRANSPORTE VEICULAR DE CRIANAS

DENATRAN

2 4 5 6 7 9 10 11 12 15 16 17 19 20 21 23 24 25 27 28

Pequenos passageiros O perigo / por dentro da lei Legislao Acomodao especial Como escolher o dispositivo de segurana Assento infantil Assento conversvel Cadeirinha de segurana Assento de elevao Cinto de segurana do veculo Cintos de segurana infantis Tipos de assento para cada grupo de massa Transporte de crianas prematuras ou com necessidades especiais Como e onde instalar os dispositivos de reteno O banco ocupado pela criana e o risco O lugar ideal O risco do airbag frontal Falhas mais freqentes no transporte veicular de crianas preciso saber dizer no Cuidados a serem observados para o transporte seguro de crianas

PEQUENOS PASSAGEIROS

Crianas no so adultos em tamanho reduzido, possuem corpos ainda em formao e mais delicados e, por isso, preciso ter uma ateno especial no momento de transport-las no interior de veculos. Afinal, o pequeno passageiro o bem mais importante, e indefeso, de uma famlia. Divulgar normas e recomendaes que possibilitem o transporte seguro de crianas exatamente o objetivo desta cartilha, que tambm visa a orientar e alertar a sociedade sobre esta importante causa evitvel de mortes, ferimentos e incapacidades adquiridas.

Impossvel pensar o mundo moderno sem considerar os benefcios gerados pelos automveis. Eles fazem parte do nosso dia-a-dia e os ganhos no deslocamento de pessoas e cargas so indiscutveis. Porm, inerente mobilidade o conviver com riscos. Mas, ento, o que fazer? Felizmente a criatividade humana, que inventou os

veculos, tambm foi capaz de imaginar meios capazes de minimizar os riscos do trnsito. Para que os veculos funcionem, porm, fundamental que os adultos, pais, responsveis e todos os que transportam crianas, estejam informados sobre a melhor e mais adequada maneira de faz-lo. Cuidados simples, que podem evitar leses ou at a morte do pequeno passageiro.

O PERIGO
Acidentes de trfego so uma das principais causas de morte, ferimentos e incapacidades adquiridas em todo o mundo. Segundo a Organizao Mundial da Sade, em pouco mais de uma dcada o acidente de trnsito ser uma das trs causas principais de todas as mortes no planeta. A cada ano, 2,4 mil crianas com at 14 anos de idade morrem em acidentes de trnsito no Brasil. Na estimativa do Ministrio da Sade, nove em cada dez mortes poderiam ter sido evitadas com o uso de equipamentos de segurana adequados: a cadeirinha ou o cinto de segurana.

POR DENTRO DA LEI


Algumas pessoas podem pensar que conhecer a legislao importante apenas para quem fiscaliza o trnsito. Entretanto, o conhecimento da legislao muito importante para todos! Assim, possvel transportar crianas em veculos de forma segura e com dispositivos adequados.

LEGISLAO
De acordo com o Cdigo de Trnsito Brasileiro (CTB) e Resoluo do Conselho Nacional de Trnsito (CONTRAN), crianas devem ser transportadas no banco traseiro dos veculos at completarem 10 anos de idade e usar, individualmente, cinto de segurana ou sistema de reteno equivalente. H, porm, algumas excees regulamentadas pelo CONTRAN: Importante: Transportar crianas em veculos automotores sem seguir as normas de segurana estabelecidas no Cdigo de Trnsito Brasileiro considerada uma infrao gravssima, com penalidade de multa e incluso de pontos no pronturio da carteira de habilitao, alm de o veculo ficar retido at que a criana seja acomodada corretamente. Na hiptese de o transporte de menores de 10 anos exceder a capacidade de lotao do banco traseiro, a legislao brasileira admite o transporte daquele de maior estatura no banco dianteiro.

Nos veculos dotados exclusivamente


de banco dianteiro, como picapes de cabine simples, a legislao permite que o transporte de menores de 10 anos seja realizado neste banco, observado, rigorosamente, o uso do cinto ou do sistema de segurana apropriado.

ACOMODAO ESPECIAL

Para garantir o transporte seguro de crianas, o ideal usar os chamados assentos infantis, tambm conhecidos como dispositivos de reteno para crianas. Eles so desenvolvidos especialmente para pequenos usurios e, quando utilizados corretamente, garantem proteo adequada e eficiente.

Esses equipamentos so compostos de tiras com fecho de travamento, sistemas de regulagem, partes para fixao e, em certos casos, equipamentos como bero porttil porta-beb, cadeirinha auxiliar e/ou uma proteo antichoque, que devem ser fixados ao veculo. No Brasil, o uso desses dispositivos vem

Os dispositivos de reteno so desenvolvidos para reduzir o risco em caso de coliso ou desacelerao repentina do veculo. Isso quer dizer que no apenas em caso de batidas que o pequeno passageiro pode se machucar. Uma freada mais forte do automvel pode ser suficiente para provocar leses em crianas, principalmente nas mais novinhas.

aumentando, especialmente por crianas abaixo dos 6 anos, mas preciso que todas utilizem o equipamento. Afinal, um simples passeio no colo da me, sem a devida preocupao com a segurana, pode ser fatal. Fundamental, porm, lembrar que no basta apenas ter e usar e sim saber como usar corretamente.

COMO ESCOLHER O DISPOSITIVO DE SEGURANA


Compreender para que serve o dispositivo de segurana no difcil, o maior problema costuma ser a escolha do melhor equipamento de segurana para proteger a criana. preciso prestar ateno em vrios fatores, mas o principal saber o grupo de massa. De acordo com o peso e a altura da criana, ela classificada em 5 grupos de massa.

GRUPO DE MASSA
Grupo de massa O

ADEQUAO PARA A CRIANA


At 10 kg, altura aproximada 0,72 m, at 9 meses de idade

Grupo de massa O+

At 13 kg, altura aproximada 0,80 m, at 1 ano de idade

Grupo de massa I

De 9 kg at 18 kg, altura aproximada 1,00 m, at 2 anos e 8 meses de idade

Grupo de massa II

De 15 kg a 25 kg, altura aproximada 1,15 m, at 5 anos de idade

Grupo de massa III

De 22 kg a 36 kg, altura aproximada 1,30 m, at 10 anos de idade

Os assentos devem servir, de acordo com peso/altura, a mais de um grupo de massa. Na hora da escolha do equipamento, deve-se evitar aqueles que estejam muito prximos dos limites do desenvolvimento da criana. O dispositivo no deve ser nem grande nem justo demais a ponto de propiciar folgas ou apertos indesejados. Os responsveis, porm, no devem utilizar assentos que no sejam correspondentes ao peso/altura da criana. A classificao do equipamento (grupo de massa) deve estar estampada junto com a certificao de que os mesmos obtiveram aprovao nos testes exigidos pelas nor-

mas tcnicas de fabricao e segurana (selo de conformidade e rgo certificador), para orientao do consumidor. H uma ampla variedade de sistemas de reteno para crianas, sendo que elas necessitaro de diferentes tipos durante seu crescimento, segundo idade, peso e altura ou a combinao destes fatores.

ASSENTO INFANTIL
(conchinha, beb-conforto, infant seat)
Enquanto o beb no conseguir se sentar e manter o equilbrio da cabea, deve ser usado o assento tipo concha instalado com leve inclinao no sentido oposto ao da posio normal dos bancos do veculo (a criana deve ficar de costas para o assento da frente do automvel). Esta posio evita que a cabea dela seja

submetida a impactos em caso de freadas e colises, diminuindo o risco de traumas da coluna cervical. Nos impactos frontais as foras sero distribudas pela maior parte da superfcie corporal. O assento infantil deve ser usado desde o nascimento at, pelo menos, a criana completar um ano de idade. contraindicado colocar o beb, no assento infantil, de frente para a via at atingir o peso de 9 kg.

A cadeirinha tipo beb-conforto dever ser presa sempre de costas para os bancos dianteiros.

10

ASSENTO CONVERSVEL
Maior que o assento infantil, com suporte para a cabea mais alto, este equipamento de segurana poder ser posicionado semi-reclinado e, assim, ser usado por crianas de peso maior, at 13 kg, que ainda no completaram 1 ano. Para maior proteo, a criana pode continuar sendo transportada nesses dispositivos de segurana voltada para a traseira do veculo, enquanto o topo da sua cabea no ultrapassar o limite de altura do assento infantil.

O assento conversivel pode ser usado em duas posies diferentes.

11

CADEIRINHA DE SEGURANA
(forward-facing seat)
utilizada a partir de 1 ano de idade, momento em que a criana j possui pleno controle do pescoo e da cabea, at a idade de 4 anos, ou aproximadamente 18 kg. Nesta fase, a cadeirinha da criana deve ser instalada voltada para a frente do veculo e mantida preferencialmente na posio central do banco traseiro, se este local for equipado com um cinto de segurana de 3 pontos.

A cadeirinha pode ser usada quando a criana j possui pleno controle do pescoo e da cabea.

12

ASSENTO DE ELEVAO
(booster)
Indicado nas situaes em que a cadeirinha se tornou pequena, mas a criana ainda no tenha alcanado altura suficiente para utilizar o cinto de segurana do veculo. Este equipamento especialmente projetado para se ajustar ao banco traseiro do automvel, elevando a criana a uma altura que permita que o cinto de segurana fique corretamente posicionado. O cinto de segurana do automvel ideal para este posicionamento o de trs pontos. Seu uso aconselhado at a criana atingir 36 kg, o que costuma ocorrer ao completar aproximadamente 10 anos de idade.
O booster usado por crianas que j no cabem mais na cadeirinha de segurana.

13

Caso o carro no tenha cinto de trs pontos na posio central do banco traseiro, o assento de elevao deve ser instalado nas posies do banco de trs onde ele seja encontrado.

para deixar o booster passe a utilizar somente o cinto de segurana do veculo. Neste tipo de situao, a faixa abdominal do cinto fica sobre o abdome e a transversal se sobrepe ao pescoo e ao rosto (Figura). Este posicionamento predispe a criana ao risco de leses cervicais e abdominais.

ATENO
perigoso que uma criana que ainda no atingiu o peso e/ou o tamanho ideal

SIM

NO

14

A avaliao equivocada dos adultos, acreditando que a criana j atingiu o tamanho suficiente para usar o cinto de segurana original do veculo, a causa mais freqente da no utilizao preconizada do assento de elevao. Banquinhos auxiliares, denominados shield boosters, constitudos por um escudo almofadado retido apenas com a faixa abdominal do cinto de segurana do veculo, no so apropriados para crianas de qualquer idade. Estudos demonstram o aumento do risco de ferimentos associados a este dispositivo.

O N
O shield booster no apropriado para o transporte de crianas de qualquer idade.

CINTO DE SEGURANA DO VECULO


Os cintos de segurana dos automveis foram projetados para adultos. Enquanto a criana no puder ser por ele contida de maneira apropriada, um assento de segurana dever ser utilizado. As crianas e os adolescentes geralmente no se adaptam ao cinto de segurana do veculo at atingir a estatura mnima de 1,45 m, aproximadamente aos 10 anos de idade. O cinto de segurana estar adequado quando a faixa transversal passar sobre o ombro e diagonalmente pelo trax, e a faixa abdominal ficar apoiada nas salincias sseas do quadril ou sobre a poro superior das coxas.
Normalmente, s depois de atingir a estatura de 1,45 m a criana consegue usar o cinto como os adultos.

16

Em caso de coliso frontal, crianas maiores transportadas no banco traseiro e utilizando o cinto de trs pontos tero cerca de 50% menos fraturas de coluna, cabea e ferimentos abdominais do que se estivessem soltas.

CINTOS DE SEGURANA INFANTIS


Cintos de segurana infantis que so fabricados e comercializados para serem instalados isoladamente no veculo so inseguros e no tm aprovao em testes dinmicos. Pela facilidade de instalao e desconhecimento dos usurios quanto importncia do assento para se manter a postura segura e reteno adequada no momento do impacto, tornam-se perigosos por induzir falsa idia de proteo equivalente ao equipamento completo.

TIPOS DE ASSENTO PARA CADA GRUPO DE MASSA

ASSENTO INFANTIL Grupo de massa O

At 9 kg; Aproximadamente at 1 ano de idade

Instalado no sentido inverso ao da posio normal do banco do veculo, de costas para a via, mantida preferencialmente a posio central do banco traseiro, sempre que for possvel uma boa fixao.

ASSENTO CONVERSVEL De 9 kg at 18 kg; Grupo de massa O+/ I Cerca de 1 a 4 anos de idade

Para crianas com peso maior que 9 kg, mas que ainda no completaram 1 ano de idade, o dispositivo dever ser sempre instalado de costas para a via. At 13 kg e cerca de 18 meses, para maior segurana, o dispositivo poder continuar a ser instalado de costas para a via. Aps estes limites o equipamento dever ser instalado de frente para a via.

18

CADEIRINHA DE SEGURANA Grupo de massa I

De 9 kg at 18 kg; Cerca de 1 a 4 anos de idade

Instalada na posio vertical de frente para a via, mantida preferencialmente a posio central do banco traseiro, sempre que for possvel uma boa fixao.

ASSENTO DE ELEVAO Booster seat Grupo de massa II e III

De 18 kg at 36 kg; Cerca de 4 a 10 anos de idade

A cadeirinha tornou-se pequena para a criana que ainda no alcanou altura suficiente para utilizar o cinto de segurana do automvel. Ajustado ao banco traseiro, permite que o cinto de segurana fique colocado na posio correta no corpo da criana. Dever ser fixado com cinto de 3 pontos. recomendado utilizar um assento com encosto regulvel.

CINTO DE SEGURANA DO VECULO

Mais de 36 kg; mnimo 1,45 m; a partir dos 10 anos

A faixa transversal deve passar sobre o ombro e diagonalmente pelo trax e a faixa abdominal deve ficar apoiada nas salincias sseas do quadril ou sobre a poro superior das coxas.

19

TRANSPORTE DE CRIANAS PREMATURAS OU COM NECESSIDADES ESPECIAIS


O transporte de crianas prematuras e portadoras de necessidades especiais merece cuidados extras e orientao mdica. As prematuras, nascidas com menos de 37 semanas de gestao, podero apresentar distrbios cardiorrespiratrios (apnia, hipoxemia e bradicardia), por isso necessitam de avaliao mdica para serem transportadas com segurana. Crianas necessitando de cuidados especiais quanto sade, como aquelas portadoras de traqueostomia, imobilizaes, distrbios do comportamento, anormalidades do tnus muscular e cadeirantes, tambm necessitam de avaliao mdica, que dever prescrever o tipo de transporte e a forma mais adequada de acomodao. Transportar crianas em veculo automotor sem a observncia das normas de segurana especiais estabelecidas no Cdigo de Trnsito Brasileiro considerada infrao gravssima, com penalidade de multa, alm de o veculo ficar retido at que a criana seja retirada do banco dianteiro.

20

COMO E ONDE INSTALAR OS DISPOSITIVOS DE RETENO


Os dispositivos de reteno para crianas devem ser instalados sobre os bancos e retidos atravs dos cintos de segurana originais do veculo. O bom funcionamento desses equipamentos depende do modo como eles so instalados e utilizados. Por isso preciso muita ateno. comum que se tenha dificuldade nas primeiras vezes que se instala um dispositivo de reteno, mas ter pacincia e ler o manual de instrues do equipamento ajuda bastante. Os assentos infantis instalados voltados para a traseira do veculo so os que apresentam o maior ndice de instalao incorreta, exatamente por serem os de acomodao mais complexa. Nunca demais lembrar: a segurana e at a prpria vida da criana que estar usando o dispositivo dependem da instalao correta do equipamento.

21

O BANCO OCUPADO PELA CRIANA E O RISCO


A posio ocupada pela criana no banco do veculo pode interferir no risco de ferimentos sofridos em acidentes. Estudos demonstram que os pequenos passageiros transportados no banco traseiro do automvel tm risco menor de sofrer ferimentos ou de morrer em comparao com aqueles transportados no banco dianteiro. A segurana muito maior quando as crianas esto utilizando os dispositivos de reteno. Transportadas com os dispositivos adequados de segurana no banco traseiro, elas tero reduo do risco de morte e ferimentos. Quanto menor a idade maior a proteo e as chances de sobrevivncia. Estudos demonstram que, em caso de acidente, crianas transportadas no banco traseiro tm menor risco de sofrer ferimentos e necessidade de internao hospitalar.

22

O acidente automobilstico com impacto traseiro a nica circunstncia em que a criana transportada no banco de trs est mais exposta ao risco. Mas este tipo de acidente o menos freqente. Crianas soltas no banco traseiro apresentam ainda risco de serem jogadas para a frente e de atingir os ocupantes dos bancos dianteiros. Dependendo da

intensidade

da

desacelerao

do

automvel, as crianas podem, inclusive, ser lanadas contra o pra-brisa e, caso ele se quebre, ser arremessadas para fora do veculo. Se forem instalados no banco dianteiro e sem cinto de segurana, os pequenos passageiros correm mais risco de serem lanados contra o pra-brisa ou o painel de bordo.

IMPACTO FRONTAL LATERAL TRASEIRO CAPOTAMENTO

Probabilidade de ocorrncia 65% 31% 3,5% 0,5%

23

O LUGAR IDEAL
O lugar mais seguro para transportar uma criana no assento central do banco traseiro, desde que ele tenha cinto de trs pontos (por causa do risco de choques laterais). Contudo, no h diferena significativa quanto ao risco entre o posicionamento da criana nos lados direito ou esquerdo desse banco. A probabilidade de haver coliso lateral de 31%, portanto o centro do banco traseiro o melhor local para se acomodar a criana. Exceto se o cinto de segurana central for abdominal. Alm de no receber maior impacto pela proximidade em que se encontra das portas, fica distante de vidros, travas, fechaduras e maanetas. O condutor ter, ainda, melhor controle visual da criana que ocupa esta posio por meio do retrovisor interno do veculo. As posies laterais devero ser utilizadas somente quando no se obtm fixao segura da cadeirinha na posio central do banco. Ou seja: quando a posio central no tem cinto de trs pontos.

24

O RISCO DO AIRBAG FRONTAL


No Brasil, s em situaes especiais permitido o transporte de menores de 10 anos no banco da frente do veculo (conforme quadro Legislao, na pgina 5). Neste caso, uma ateno especial deve ser dada ao transporte de crianas em veculos dotados de airbag frontal para o passageiro. A abertura da bolsa inflvel deste dispositivo pode causar ferimentos graves em crianas sentadas no banco da frente do veculo. O airbag frontal um equipamento de segurana desenvolvido para proteger adultos, e pode ser, em alguns casos, perigoso para as crianas. Assim, os pais e os responsveis devem ler as recomendaes das montadoras sobre os airbags contidas nos manuais de instrues dos carros. Alguns automveis, por exemplo, tm sistemas que desligam o airbag frontal do banco dianteiro do passageiro.

25

FALHAS MAIS FREQENTES NO TRANSPORTE DE CRIANAS EM VECULOS

as falhas mais freqentes referem-se a


crianas transportadas no banco da frente e/ou ao uso inapropriado dos dispositivos de segurana.

sentadas no banco traseiro sem dispositivos de segurana;

transportadas presas apenas pelo cinto


de segurana do veculo sem que tenham atingido altura suficiente para utiliz-lo;

alguns pais permitem que as crianas viagem no porta-malas, o que perigoso. crianas com idade inferior a 1 ano

em p no assoalho ou nos bancos, independentemente da localizao do assento.

transportadas em cadeirinhas instaladas de frente para o painel do veculo;

26

muito importante observar as tiras e o fecho de travamento que sero utilizados na reteno da criana ao assento, bem como os dispositivos de ajuste e as partes que sero usadas para fixao do assento no veculo. Condies freqentes de uso incorreto se referem frouxido, tanto na fixao do assento no veculo como da criana no assento. Erros nestes itens comprometem perigosamente a eficincia do equipamento. A cada viagem se deve checar se os equipamentos esto corretamente instalados e ajustados para evitar acidentes por desgaste (acidentes de consumo).

27

PRECISO SABER DIZER NO


Fazer uma criana usar o dispositivo de reteno no costuma ser uma tarefa fcil. Normalmente, os adultos tm que enfrentar muita manha, reclamaes e at choradeira. Muitas vezes os pequenos usurios oferecem resistncia para se sentar no equipamento, colocar os cintos e permanecer com eles ajustados, querendo se livrar das faixas durante a viagem. Um problema que no enfrentado apenas no transporte de bebs e crianas mais novas. As maiores, j se sentindo adultos, costumam argumentar que chegar ao colgio ou a uma festa sentadas no booster as fazem passar vergonha, pagar mico. Algumas costumam tirar o cinto sozinhas. Independentemente do argumento, porm, a segurana precisa vir sempre em primeiro lugar. Os prprios adultos precisam se policiar para que a pressa ou a preguia os faam deixar de colocar a criana corretamente acomodada no equipamento de segurana. Em nenhuma hiptese, pressa, esquecimento, indisposio, superlotao, falta do equipamento, percursos reduzidos etc., justificam estabelecer exceo e deseducar a criana quanto ao uso permanente do equipamento. Pais e responsveis no podem ceder s vontades infantis. preciso saber dizer no, mesmo que isso gere ainda mais pirraa. O objetivo ensinar criana os motivos pelos quais ela precisa usar o dispositivo de segurana e que no permitido passear de carro de outra forma.

28

CU I DADOS A SEREM OBSERVADOS PARA O TRANSPORTE SEGU RO DE CRIANAS


Para maior segurana, crianas devem ser transportadas no banco traseiro dos automveis. Devero ocupar preferencialmente a posio central do banco traseiro, se for equipado de um cinto de segurana de 3 pontos. Crianas devem ser transportadas utilizando apropriadamente sistemas de reteno. At completar 1 ano de idade e estar pesando 9 kg devem estar contidas em assento infantil instalado com leve inclinao no sentido inverso ao da posio normal do banco do veculo, mantida preferencialmente a posio central do banco traseiro, sempre que for possvel uma boa fixao. Aquelas que atingirem 9 kg antes de 1 ano de idade podero ser transportadas em assento conversvel projetado para acomodar crianas maiores, instalado no sentido inverso ao da posio normal do banco do veculo. Quando a criana completar 1 ano e at os 4 anos de idade (aproximadamente 18 kg), o assento deve ser instalado voltado para a frente do veculo, mantida preferencialmente a posio central do banco traseiro, sempre que for possvel uma boa fixao.

Quando o assento tornar-se pequeno devido ao crescimento da criana, mas ela ainda no alcanou altura suficiente para utilizar o cinto de segurana do automvel, o que ocorre a partir de aproximadamente 18 kg, um booster dever ser ajustado firmemente ao banco traseiro do automvel, permitindo que o cinto de segurana de 3 pontos fique colocado na posio correta no corpo da criana. Caso na posio central do banco traseiro no esteja disponvel cinto de 3 pontos, o equipamento deve ser instalado nas posies do banco traseiro onde ele seja encontrado. Quando a criana puder utilizar apropriadamente o cinto de segurana, a faixa transversal dever passar sobre o ombro e descer diagonalmente pelo trax, e a faixa abdominal dever ficar apoiada nas salincias sseas do quadril ou sobre a poro superior das coxas. Um assento infantil nunca dever ser colocado no banco dianteiro do veculo, principalmente quando este for equipado com airbag frontal para o passageiro. Airbags podem ser, em alguns casos, perigosos para as crianas.

29

Fonte: Diretriz AMB/CFM/ABRAMET - "Segurana no Transporte Veicular de Crianas"


"A PSA Peugeot Citron agradece Burigotto S.A. pela cesso dos dispositivos de segurana infantil usados nas ilustraes desta cartilha". "Agradecemos s crianas que gentilmente posaram para as fotos que ilustram esta cartilha e aos seus pais pela autorizao do uso da imagem de seus filhos".

Projeto grfico e ilustraes: Pointill Fotografia: Ana Colla Reviso: Jos Neves

realizao :

DENATRAN

You might also like