You are on page 1of 5

Lquidos Biolgicos Lquido Cefalorraquidiano (LCR): Lquor

Formao e Fisiologia Formado por filtrao do plasma. Trata-se de um sistema fisiolgico destinado a distribuir nutrientes pelo tecido nervoso, retirar resduos metablicos e servir de barreira mecnica para amortecimento dos traumatismos que porventura atinjam o encfalo e a medula espinhal. produzido em quantidade de aproximadamente 20 ml por hora, quantidade essa reabsorvida para manter um volume total de 140 a 170 ml em adultos e 10 a 60 ml em recm-nascidos. Coleta normalmente colhido por puno lombar entre a 3 e 4 vrtebra ou entre a 4 e 5 vrtebra lombar. necessrio precauo a fim de evitar introduo de infeco ou provocar leso no tecido neural. Geralmente so colhidos 3 tubos estreis, marcados na ordem da coleta, o 1 para anlises bioqumicas, o 2 para microbiologia e o 3 para contagem celular. A aparncia do lquor normalmente cristalina. Amostras turvas, opacas e leitosas indicam alta concentrao de protenas e/ou lipdios, mas tambm pode ser indcio de infeco causada pela presena de leuccitos. Amostras xantocrmicas (colorao rosada, alaranjada ou amarelada) e sanguinolentas tambm so observadas devido a presena de produtos da degradao dos eritrcitos ou neveis elevados de bilirrubina e protena . O lquor do adulto normal contm de 0 5 leuccitos/l. Em crianas e recm-nascidos esse nmero mais elevado: at 30 clulas/l. Significado das clulas normais - adultos: linfcitos e moncitos - crianas: moncitos e linfcitos O papel da contagem diferencial do LCR fornecer informaes diagnsticas sobre o tipo de microorganismo que est causando alguma infeco nas meninges (meningites). Presena de eosinfilos: indcio de infestaes parasitrias Presena de neutrfilos: meningite bacteriana, hemorragia % de linfcitos e moncitos elevada: meningite viral, esclerose mltipla Presena de leuccitos imaturos: comprometimento do sistema nervoso central (SNC) em leucemias Presena de clulas neoplsicas: carcinoma metasttico

Anlises Bioqumicas Protena: 15 45 mg/dl Valores elevados: meningite, hemorragia e esclerose mltipla Glicose: 60 70% da glicose plasmtica Nveis reduzidos: meningite bacteriana e tuberculosa Anlise Microbiolgica Teste confirmatrio. Tem como funo identificar a etiologia da meningite. Crescimento em meios de cultura: meningite bacteriana (24 horas), meningite tuberculosa (at 6 semanas). Diagnstico preliminar: colorao Anlise Sorolgica Realizada para diagnstico de sfilis terciria ou neurosfilis.

Lquido Sinovial
Encontrado nas cavidades articulares, fornece nutrientes para as cartilagens e atua como lubrificante das faces articulares mveis. viscoso, formado por um ultra-filtrado do plasma atravs da membrana sinovial. A anlise do lquido sinovial usada para classificar distrbios articulares - artrite reumatide, lpus eritematoso, infeces bacterianas, gota, traumatismo. O lquido sinovial normal transparente, viscoso e amarelo-claro. Em inflamao a colorao escurecida e, em infeces bacterianas a colorao esverdeada. A viscosidade do lquido decorre da polimerizao do cido hialurnico que essencial para lubrificao das articulaes. A artrite afeta a produo desse cido. A quantidade normal de lquido sinovial contida na cavidade articular do joelho inferior 3,5 ml, aumentando nos distrbios articulares. Coleta Embora encontrado em todas as articulaes, a amostra geralmente colhida (aspirada) do joelho. Este procedimento conhecido como artrocentese.

Contagem Celular importante a contagem de leuccitos e hemcias e identificao de cristais de cido rico (usado no diagnstico da artrite e gota). Anlises Bioqumicas Glicose: os nveis baseiam-se nos nveis plasmticos, valores baixos indicam distrbios inflamatrios ou bacterianos. cido rico: diagnstico de gota quando no houver presena de cristais na contagem celular. Protenas: valores elevados so encontrados nos distrbios inflamatrios e hemorrgicos. Anlise Microbiolgica A principal funo identificar os organismos causadores de infeces bacterianas. Metodologia: colorao de gram e cultura. Anlise Sorolgica Servem apenas para confirmar resultados em casos difceis no diagnstico de distrbios articulares.

Lquidos Serosos ou Cavitrios


As cavidades fechadas do organismo (pleural, pericrdica e peritoneal) so revestidas por duas membranas conhecidas como serosas. Uma delas reveste as paredes da cavidade (membrana parietal) e a outra cobre os rgos do interior da cavidade (membrana visceral). O lquido situado entre elas e que serve para lubrific-las tem o nome de seroso. Coleta Os lquidos so colhidos por aspirao com agulha nas respectivas cavidades. Os procedimentos so conhecidos como: - toracentese: lquido pleural - pericardiocentese: pericardial - paracentese: peritoneal O derrame dos lquidos seroso so classificados em transudatos e exsudatos. Transudatos so resultantes de um processo mecnico, ocorre um distrbio sistmico: rompe o equilbrio entre filtrao e reabsoro do lquido. Exsudatos provm de processos inflamatrios, ocorre comprometimento das membranas, inclusive infeces e neoplasias.

Lquido Pleural So transparentes e amarelo-claro. A turvao em geral est ligada presena de leuccitos e indica infeces bacterianas, tuberculose ou distrbio imunolgico como artrite reumatide. A presena de sangue pose significar leso traumtica (hemotrax), leso na membrana (como nas neoplasias) ou pode decorrer de aspirao traumtica. Ocorre acmulo de lquido pleural na pneumonia e carcinomas (derrames exsudatos) e tambm na insuficincia cardaca (distrbio sistmico produo de transudatos). Lquido Pericrdico Encontrado entre as membranas pericrdicas. Normalmente pequena a quantidade de lquido (10 50 ml). transparente e amarelo-claro. Os derrames ocorrem por infeco (pericardite), neoplasias ou comprometimento metablico. Valores elevados de leuccitos indicam infeco. Nveis baixos de glicose indicam infeco bacteriana e neoplasia. O lquido encontra-se turvo nas infeces e neoplasias. Nos distrbios metablicos o lquido aspirado transparente. Lquido Peritoneal O acmulo de lquido na cavidade peritoneal chamado ascite, por isso esse lquido comumente denominado asctico e no peritoneal. Assim como os lquidos pleural e pericrdico o asctico transparente e amarelo-claro. Lquidos turvos indicam infeces, lquidos esverdeados so encontrados quando h derrame biliar. Valores elevados de hemcias podem indicar traumatismo hemorrgico. Valores elevados de leuccitos podem indicar cirrose, peritonite bacteriana.

Lquido Amnitico
O grande interesse pelo lquido amnitico atualmente diz respeito ao campo da citogentica, porm o laboratrio clnico realiza alguns exames de rotina importantes. A anlise citogentica um importante instrumento na deteco de defeitos congnitos. O lquido amnitico se encontra no saco embrionrio que circunda o feto, protegendo-o como um amortecedor. formado pelo metabolismo das clulas do feto, pela gua que atravessa a placenta e, nos ltimos estgios do desenvolvimento, pela urina do feto ( por volta da 36 semana). O lquido colhido por aspirao com agulha no saco amnitico, procedimento chamado de amniocentese. A anlise clnica do lquido avalia o bem-estar e a maturidade do feto. Como o lquido produto do metabolismo fetal, os componentes fornecem informaes sobre os processos metablicos que nele esto ocorrendo e o progresso na maturao do feto. O exame de rotina mais antigo do lquido amnitico avalia a profundidade da anemia produzida no feto pela anemia hemoltica. A destruio das hemcias do feto por anticorpos

presentes na circulao materna provoca o aparecimento do seu produto de degradao, a bilirrubina, no lquido amnitico. Dosando-se a bilirrubina possvel determinar o grau de hemlise e avaliar o perigo que a anemia representa para o feto. Nos casos de ruptura prematura das membranas amniticas pode ocorrer infeco da me e do feto. Nestes casos feita anlise para detectar a presena de leuccitos, mtodo indicativo de infeces. A anlise da alfa-fetoprotena usada para determinar a possibilidade de distrbios do tubo neural, como a anencefalia e espinha bfida ( a pele no se fecha e o tecido fica exposto). A alfa-fetoprotena uma protena sintetizada pelo fgado do feto. encontrada no lquido amnitico por ser excretada na urina do feto. Maturidade Fetal necessrio avaliar a maturidade fetal quando se considera a possibilidade de um parto prematuro. O mtodo de referncia o da relao lecitina-esfingomielina. A lecitina um componente dos fosfolipdeos, que revestem os alvolos pulmonares do feto. A esfingomielina um lipdeo pulmonar. A presena destes dois lipdeos pulmonares essencial para avaliar adequadamente a maturidade dos pulmes do feto.

You might also like