You are on page 1of 26

A verdade no deve, porm, ser buscada na boa fortuna de uma poca, que inconstante, mas luz da natureza e da experincia,

a, que eterna (Francis Bacon)

O advento da cincia moderna

Bacon, a experincia e a cincia moderna


Clareza cientfica se opondo fantasia Procuramos cercar nossas reflexes dos maiores cuidados, no apenas para que fossem verdadeiras, mas tambm para que no se apresentassem de forma incmoda e rida ao esprito dos homens, usualmente to atulhado de mltiplas formas de fantasia (p. 5)
2

Bacon, a experincia e a cincia moderna


Crtica cincia como mero exerccio da mente Nosso mtodo, contudo, to fcil de ser apresentado quanto difcil de se aplicar. Consiste no estabelecer os graus de certeza, determinar o alcance exato dos sentidos e rejeitar, na maior parte dos casos, o labor da mente, calcado muito de mente, perto sobre aqueles, abrindo e promovendo, assim, a nova e certa via da mente, que, de resto, provm das prprias percepes sensveis. (p. 2) No deixar que a mente se guie por si mesma
3

Bacon, a experincia e a cincia moderna


Crtica aos gregos e sua filosofia Os gregos, com efeito, possuem o que prprio das crianas: esto sempre prontos para tagarelar, mas so incapazes de gerar, pois, a sua sabedoria farta em palavras, mas estril de obras (p. 34) de toda essa filosofia dos gregos e todas as cincias particulares dela derivadas, durante o espao de tantos anos, no h um nico experimento de que se possa dizer que tenha contribudo para aliviar e melhorar a condio 4 humana (p. 35)

Bacon, a experincia e a cincia moderna


Filosofia tradicional no serve ao bem-estar do bemhomem

os homens no cessam de fazer abstraes sobre a natureza, ate atingir a matria potencial e informe; nem cessam de dissec-la at chegar ao tomo. Tudo isso, ainda que correspondesse verdade, pouco serviria ao bem-estar do homem. (p. 29)
5

Bacon, a experincia e a cincia moderna


NOVO MTODO = CURA DA MENTE ?

[regulao da mente por mecanismos da experincia] Resta, como nica salvao, reempreender-se inteiramente reempreendera cura da mente. E, nessa via, no seja ela, desde o incio, mente. entregue a si mesma, mas permanentemente regulada, como que por mecanismos. Se os homens tivessem empreendido os trabalhos mecnicos unicamente com as mos, sem o arrimo e a fora dos instrumentos, do mesmo modo que sem vacilao atacaram as empresas do intelecto, com quase apenas as foras nativas da mente, por certo muito pouco se teria alcanado (...) (p. 2) 6

Bacon, a experincia e a cincia moderna


Proposio de dois mtodos para a cincia 1. CULTIVO DAS CINCIAS Idia de conhecimento contemplativo, prprio da filosofia tradicional [antecipao da mente] [antecipao mente] 2. DESCOBERTA CIENTFICA Busca do conhecimento novo por meio da explorao e experimentao sem limites [interpretao da natureza] natureza]
7

Bacon, a experincia e a cincia moderna Na primeira das vias o intelecto deixado a si mesmo acompanha e se fia nas foras da dialtica. Pois a mente anseia por ascender aos princpios mais gerais para a ento se deter. A seguir, desdenha a experincia. E tais males so incrementados pela dialtica, na pompa de suas disputas (p. 9)

Bacon, a experincia e a cincia moderna


Antecipaes da mente so base para o SENSO COMUM [baseiam-se em eventos familiares, da [baseiamsua fcil aceitao pelo senso comum] as antecipaes so de muito mais valia para lograr o nosso assentimento, que as interpretaes; pois, sendo coligidas a partir de poucas instncias e destas as que mais familiarmente ocorrem, desde logo empolgam o intelecto e enfunam a fantasia (p. 11).
9

Bacon, a experincia e a cincia moderna


Para Bacon existe uma lacuna entre a idealizao da mente humana e a inteno divina No pequena a diferena existente entre os dolos da mente humana e as idias da mente divina, ou seja, entre opinies inteis e as verdadeiras marcas e impresses gravadas por Deus nas criaturas. tais como de fato se encontram (p. 10).
10

Bacon, a experincia e a cincia moderna


VERDADEIRA CINCIA atua como representao das reais intenes divinas Saibam os homens como j antes dissemos a imensa distncia que separa os dolos da mente humana das idias da mente divina. Aqueles, de fato, nada mais so que abstraes arbitrrias; estas, ao contrrio, so as verdadeiras marcas do Criador sobre as criaturas, gravadas e determinadas sobre a matria, atravs de linhas exatas e delicadas (p. 77). 11

Bacon, a experincia e a cincia moderna


CINCIA: representao do mundo Mas fundamos no intelecto humano um templo santo imagem do mundo. E por ele nos pautamos. Pois tudo o que digno de existir digno de cincia, que a imagem da realidade (p. 73).

12

Bacon, a experincia e a cincia moderna


DOLOS: falsas percepes do mundo dolos da tribo: vinculam-se s distores tribo: vinculamprovocadas pela mente humana (p. 13).

Interferncia das paixes Incompetncia dos sentidos

13

Bacon, a experincia e a cincia moderna


DOLOS: falsas percepes do mundo dolos da caverna: vinculam-se s relaes caverna: vinculamestabelecidas pelo homem com o mundo sua volta (pp. 13-14).

Formao do indivduo Leituras Educao


14

Bacon, a experincia e a cincia moderna


DOLOS: falsas percepes do mundo dolos do foro (ou da feira): referem-se ao feira): referemindivduo e a influncia de suas associaes (pp. 13-14).
Distores engendram Comrcio falsas teorias Relaes pessoais/sociais Nem as definies, nem as explicaes com que os

homens doutos se munem e se defendem, em certos domnios, restituem as coisas ao seu lugar (p. 14)

15

Bacon, a experincia e a cincia moderna


DOLOS: falsas percepes do mundo dolos do teatro: vinculam-se s representaes teatro: vinculamteatralizadas e impregnadas de equvocos e supersties (pp. 14-15).

Sistemas filosficos Astrologia Magia


16

Bacon, a experincia e a cincia moderna


Busca de uma cincia til na luta contra a natureza [dinmica de inovao permanente] Mas aqueles dentre os mortais, mais animados e interessados, no no uso presente das descobertas j feitas, mas em ir mais alm; que estejam alm; preocupados, no com a vitria sobre os adversrios por meio de argumentos, mas na vitria sobre a natureza, pela ao; no em emitir ao; opinies elegantes e provveis, mas em conhecer a verdade de forma clara e manifesta (p. 5)
17

Bacon, a experincia e a cincia moderna


Cincia e seu mtodo podem antecipar o acaso
Desse modo, de se esperar que h ainda

recnditas, no seio da natureza, muitas coisas de grande utilidade, que no guardam qualquer espcie de relao ou paralelismo com as j conhecidas, mas que esto fora das rotas da imaginao. At agora no foram descobertas...

18

Bacon, a experincia e a cincia moderna


Cincia e seu mtodo podem antecipar o acaso

...Mas no h dvida de que no transcurso do ... tempo e no decorrer dos sculos viro luz, do mesmo modo que as antes referidas. Mas, seguindo o caminho que estamos apontando, elas podem ser mostradas muito antes do tempo usual, podem ser antecipadas, de forma rpida, repentina e simultaneamente (p. 65).

19

Bacon, a experincia e a cincia moderna


SABER PODER Cincia e poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. frustraPois a natureza no se vence, se no quando se lhe obedece (p. 6)

A explorao da natureza constitui a nica forma de compreend-la, interpret-la e venc-la compreend- interpretvenc-

20

Bacon, a experincia e a cincia moderna


IDIA DE INOVAO EST NO CERNE DA CINCIA MODERNA Com efeito, as cincias que ora possumos nada mais so que combinaes de descobertas anteriores. No constituem novos mtodos de descoberta nem esquemas para novas operaes. (...) Tal como as cincias, de que ora dispomos, so inteis para a inveno de novas obras, do mesmo modo, a nossa lgica atual intil para o incremento das cincias. (p. 7) A verdadeira e legtima meta das cincias a de dotar a vida humana de novos inventos e recursos (p. 42) 21

Bacon, a experincia e a cincia moderna


Idia de infinito como base para outros avanos O intelecto humano se agita sempre, no se pode deter ou repousar, sempre procura ir adiante. Mas sem resultado. Da ser impensvel, inconcebvel que haja um limite extremo e ltimo do mundo. Antes, sempre ocorre como necessria a existncia de mais algo alm (pp. 1616-17)
22

Bacon, a experincia e a cincia moderna


Falcia dos sentidos o maior obstculo ao avano da Cincia Necessidade de se buscar a observao do que invisvel aos olhos, imperceptvel aos sentidos
a observao no ultrapassa os aspectos visveis das coisas, sendo exgua ou nula a observao das invisveis. Tambm escapam aos homens todas as operaes dos espritos latentes nos corpos sensveis. (...) At que fatos, como os dois que indicamos, no sejam investigados e esclarecidos, nenhuma grande obra poder ser empreendida na natureza.(pp. 17-18) (pp. 1723

Bacon, a experincia e a cincia moderna


Cincia s pode avanar se alcanar a compreenso das matrias invisveis aos sentidos
Descoberta da clula por Robert Hooke em 1665 a partir de um microscpio com duas lentes sobrepostas Descoberta dos padres fundamentais de hereditariedade por Gregor Mendel em 1866 (teoria cromossommica) Descoberta do ncleo da clula em 1833, por Robert Brown Descoberta da estrutura do DNA por Francis Crick e James Watson em 1953 Descoberta das clulas-tronco em 1988: estas podem se clulas24 transformar em qualquer tipo de tecido

Bacon, a experincia e a cincia moderna

25

Bacon, a experincia e a cincia moderna

A cincia como mercadoria

26

You might also like