You are on page 1of 3

NDIOS NA CIDADE Uma realidade ignorada pelo poder pblico

No uma realidade s da cidade de Manaus, mas de todas as capitais brasileiras. Diversas famlias indgenas migram para as grandes cidades por diversos motivos, tais como melhores condies de trabalho, busca por atendimento na sade, educao de qualidade, aperfeioamento profissional, alm de outros motivos. A migrao dos indgenas acompanha o processo de urbanizao vivido por toda a populao brasileira. Muitas so as etnias que esto presentes na cidade de Manaus, tais como, Apurin, Arapaso, Baniwa, Bar, Carapna, Deni, Desano, Kambeba, Katukina, Kokama, Marubo, Miranha, Munduruku, Mura, Piratapuya, Sater-Maw, Tariano, Tenharim, Tikuna, Tukano, Tuyuca, Waimiri Atroari, Wanano, dentre outras. No importa onde os indgenas esto, continuam sendo indgenas, falando ou no a lngua, tendo ou no religio, porque jamais perdem sua essncia indgena. Entretanto, o Estado no quer enxerg-los assim, nem quer reconhece-los. Na verdade o Estado quer deix-los invisveis. Hoje, h um grande problema que os indgenas enfrentam na cidade de Manaus, que a luta por moradia. Na capital amazonense existem diversos grupos indgenas que formam aglomerados distribudos em vrias zonas da capital. Muitos vivem em condies sub-humanas, sem acesso a gua potvel e saneamento bsico. A FUNAI (Fundao Nacional do ndio), SESAI (Secretaria Especial de Sade Indgena), que so rgos criados para prestar atendimento aos ndios, se recusam a atender as demandas dos ndios urbanos, pois segundo eles, s merece atendimento os ndios que residem nas aldeias distantes. Alegam que os ndios da cidade j tm acesso a todas as polticas pblicas e no necessitam de nada por morar na capital. A FUNAI tambm alega que j realizou sua funo, que demarcar as terras para os indgenas, e que no pode fazer nada pelos ndios que esto na cidade. Mas para os ndios, no adianta ter somente a terra demarcada, se l no chegam as polticas pblicas. Eles reivindicam, como cidados brasileiros, os mesmos direitos garantidos a todos os outros brasileiros. O Art. 6 da Constituio Federal de 1988 estabelece oito direitos sociais: a educao, a sade, o trabalho, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma da Constituio. Alm do mais, uma emenda constitucional no ano 2000 acrescentou a moradia como direito social. Esses direitos so para todos. No favor ou bondade de quem tem o poder, como o prefeito, o deputado, o governador, o presidente. Qualquer pessoa (ou grupo de pessoas) pode e deve reivindicar os seus direitos, lutar por eles, para que sejam

respeitados. Na verdade, os ndios no querem nada mais do que so seus por direito. Considerando o que diz o artigo 2 da Lei 6.001 (Estatuto do ndio): Art.2 cumpre Unio, aos Estados e aos Municpios, bem como aos rgos das respectivas administraes indiretas, nos limites de sua comparncia, para a proteo das comunidades indgenas e a preservao dos seus direitos; I - estender aos ndios os benefcios da legislao comum, sempre que possvel a sua aplicao; II - prestar assistncia aos ndios e s comunidades indgenas ainda no integradas comunho nacional; III - respeitar, ao proporcionar aos ndios meio para seu desenvolvimento, as peculiaridades inerentes sua condio; IV - assegurar aos ndios a possibilidade de livre escolha dos seus meios de vida e subsistncia; V - garantir aos ndios a permanncia voluntria no seu habitat, proporcionando-lhes ali recursos para seu desenvolvimento e progresso; VI - respeitar, no processo de integrao de ndio comunho nacional, a coeso das comunidades indgenas, os seus valores culturais, tradies, usos e costumes; VII - executar sempre que possvel mediante a colaborao dos ndios, os programas e projetos tendentes a beneficiar as comunidades indgenas; VIII - utilizar a cooperao de iniciativa e as qualidades pessoais do ndio, tendo em vista a melhoria de suas condies de vida e a sua integrao no processo de desenvolvimento; IX - garantir aos ndios e comunidades indgenas, nos termos de Constituio, a posse permanente das terras que habitam, reconhecendo-lhes o direito ao usufruto exclusivo das riquezas naturais e de todas as utilidades naquelas terras existentes; X - garantir aos ndios o pleno exerccio dos direitos civis e polticos que em fase da legislao lhes couberem. Logo, pode-se perceber no artigo supracitado, que competncia da Unio, dos Estados e dos Municpios a promover a proteo dos direitos indgenas, no entanto, o que se v a esquiva do poder pblico em suas diversas esferas, mas principalmente por parte do Municpio de Manaus em suas obrigaes legais para com as populaes indgenas.

O Inciso II do referido artigo traz em seu bojo o elemento integradas comunho nacional. Vamos entender o que significa, conforme preceitua o Art. 4 do Estatuto do ndio: Art.4 Os ndios so considerados: (...) III - Integrados- Quando incorporados comunho nacional e reconhecidos no pleno exerccio dos direitos civis, ainda que conservem usos, costumes e tradies caractersticos da sua cultura. A vontade do legislador quando utilizou a expresso integradas comunho nacional jamais foi a de que os povos indgenas para usufruir de seus direitos, tivessem que ser alfabetizados ou que tivessem que ter um mnimo de compreenso da sociedade mais abrangente, posio defendida por muitos. A anlise fria da letra morta da lei que estimula os inimigos dos povos indgenas a conclurem desta forma, como se ndios tivessem que to simplesmente entender o mundo contemporneo para estar inserido nele. Longe disso. A vontade do legislador sempre foi a de que os povos indgenas, para se enquadrarem na condio de integrados comunho nacional, tivessem garantidas as condies mnimas de sobrevivncia nesta selva de pedras. Para se estar efetivamente integrado comunho nacional antes de tudo necessrio que os povos indgenas possam usufruir dos direitos de maneira igualitria aos demais brasileiros. Isto sim integrao a comunho nacional. Enquanto os povos indgenas no puderem usufruir das polticas pblicas estabelecidas para todos os brasileiros, jamais estaro integrados comunho nacional e o poder pblico ter o dever promov-los. Enquanto isto no acontece no pode o poder pblico se esquivar de suas responsabilidades para com a populao indgena como vem fazendo. Danielle Delgado Gonalves Bar Estudante de Direito da UEA.
http://upim.com.br/indios_da_cidade.html

You might also like