You are on page 1of 5

Estrelas Tortas Analise do livro

Carolina Rodrigues Anlise e redao Aline Rodrigues Orientaes, diagramao e levantamento de material Colgio Marques Rodrigues Professora: Leila Data:

Sumrio
Introduo Livro e autor O enredo que histria essa? Galeria de personagens Resgatando leituras anteriores A leitora e o texto Paraplegia e incluso social Fontes de pesquisa

Introduo
Ao contrrio do que fizeram no trabalho sobre A rvore Que Dava Dinheiro, dessa vez Carolina Rodrigues e Aline Rodrigues debateram o livro oralmente e produziram em separado textos com a anlise do livro. Para isso, usaram como suporte o Pequeno Manual de Anlise de Textosi, que trazia as definies e caractersticas do texto narrativo. Alm disso, fizeram pesquisas na internet e no acervo pessoal de revistas em busca da biografia do autor e dos temas transversais contidos no livro: deficincia fsica e incluso social. Os textos a seguir so de autoria de Carolina Rodrigues, salvo nos trechos indicados e nos enunciados de tarefas. O texto sobre personalidades bem-sucedidas e portadoras de paraplegia de autoria de Marcos Antnio e foi escrito especialmente para esse trabalho, ao que as autoras agradecem. As autoras

Livro e autor
Biografia de Walcyr Carrasco , ano, edio do livro
ii

Walcyr Carrasco, telenovelista da Globo com sua primeira telenovela O guarani no SBT nasceu em 1 de dezembro de 1951 Hoje em dia faz crnicas para a revista poca, e est escrevendo uma novela chamada Gabriela que passa as 11 da noite da tv Globo. Alm disso ele ainda escritor! Alis meu livro de quarto bimestre foi dele.

O enredo que histria essa?


Estrelas Tortas, livro criado por Walcyr Carrasco em 1997, com tipo de texto novela realista, no tem situao inicial, pois logo comea com a quebra de normalidade, que o acidente de Marcella. Depois do acidente a famlia de Marcella teve que aprender muito com isso, como novas responsabilidades novos esforos e eles ficaram bastante endividados depois disso. O clmax quando Marcella pede para viver bem e normalmente com suas prprias decises confrontando seus pais. A histria na maioria das vezes se passa na casa de Marcella e s vezes ela vai para o colgio ou para a fisioterapia. A histria narrada num passado recente e todos os personagens narram, ou seja, em cada capitulo um personagem narra.

Galeria de personagens
Descrio A Marcella a protagonista, que tem 15 ou 16 anos, determinada, esportiva, brava, at ela ter sofrido o acidente. A partir da, ela mudou algumas cosias dela. Comeou a gostar de livros, musica, artes etc. Guilherme: irmo de Marcella, amigvel, injustiado, quieto, tem 12 anos, depois do acidente, ele vira um tipo de "bab" de Marcella. Emilio: garoto que se apaixona por Marcella no final do livro. Magrelo e romntico. Ada: Me de Marcella, vendedora de cosmticos com clientes de boate, se culpa muito e um pouco medrosa. Bruno: Pai de ,Marcella, rspido, gosta de ler, mais quase nunca l por causa do trabalho, esforado, cuidador, superprotetor. Gilda: Av de Marcella: vai trabalhar como um tipo de empregada, para a famlia. Ajuda Marcella quando estava sozinha, adorvel e precipitada. Mariana: Amiga de Marcella, gordinha, adora livros, sempre ajuda Marcella na histria. Bira: antigo namorado de Marcella, lerdo, sem reao, covarde e todas as garotas o acham bonito.

Resgatando leituras anteriores


Quais as diferenas entre Estrelas Tortas e A rvore que Dava Dinheiro quanto construo dos personagens e o tipo de enredo? Os personagens de A Arvore que Dava Dinheiro quase no so descritos, em quanto em Estrelas Tortas todos os personagens so descritos e cada um narra. A arvore que dava dinheiro nunca pode acontecer e o caso da Marcella pode.

A leitora e o texto
1. O que significa dizer que uma pessoa uma estrela? Que caractersticas essa pessoa possui? Por que o autor chamou sua personagem de "estrela torta"? 2. Se voc fosse da famlia de Marcella, voc acha que estaria pronta para lidar com uma deficiente? O que voc acha que iria sentir? 3. Qual personagem te marcou mais por ser parecido com voc, por que voc se colocou no lugar dele... qual foi o personagem mais importante para voc? 4. Voc gostou do texto, do estilo do autor?

01) Tipo, uma pessoa especial, admirvel ou uma estrela do rock, pop, como estrelas da musica, porque Marcella deficiente. 02) No, pena, culpa, no sei direito. 03) O Gui... Gui. 04) EU GOSTEI DO LIVRO, no gostei da troca de narradores. No sou muito acostumada a livros assim, ento simplesmente no gostei.

Paraplegia e incluso social


Textos de apoio Paraplegia
A paraplegia resultante de uma leso medular. A paraplegia traduz-se na perda de controle e sensibilidade dos membros inferiores, impossibilitando o andar e dificultando permanecer sentado. Normalmente as leses que resultam em paraplegia situam-se ao nvel da coluna dorsal ou coluna lombar sendo que quanto mais alta for a leso maior ser a rea de impacto. Aps uma leso medular da qual resulta paraplegia possvel que os membros afetados deixem de receber permanentemente qualquer tipo de estmulo, tornando os msculos flcidos, o que acarreta uma acentuada diminuio de massa muscular facilmente visvel.

Adaptado da Wikipedia

iii

Paraolimpadas
Os Jogos Paralmpicos so o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficincia. Incluem atletas com deficincias fsicas (de mobilidade, amputaes, cegueira ou paralisia cerebral), alm de deficientes mentais. Realizados pela primeira vez em 1960 em Roma, Itlia, tm sua origem em Stoke Mandeville, na Inglaterra, onde ocorreram as primeiras competies esportivas para deficientes fsicos, como forma de reabilitar militares atingidos na Segunda Guerra Mundial.

Adaptado da Wikipedia iv

Frank Williams
Frank Williams chefe da equipe Williams de F1, que nos 80 se tornou uma das grandes equipes de F1 aps vencer os campeonatos de 1980 e 1982. Em 1986, quando voltava do circuito de Paul Ricard, na Frana, onde sua equipe realizava testes com o carro daquela temporada, Frank perdeu o controle do seu carro e sofreu um acidente, que no seria to grave, se Frank, o motorista, no estivesse sem o cinto de segurana. Ele foi arremessado do seu carro, bateu com a cabea em uma pedra e ficou internado no hospital por meses. Sobreviveu, mas perdeu os movimentos das pernas, ficando paraplgico. O que poderia se tornar um obstculo, foi ignorado. Ainda em 1986, Frank Williams retomou a chefiar a sua equipe de F1. Em 1987, a equipe Williams ganhou mais um ttulo, e nos anos 90 a equipe se tornou imbatvel, vencendo diversos campeonatos mundiais de F1. E Frank Williams que se retirou da chefia da equipe h pouco tempo, fez da sua equipe Williams uma das maiores equipes da histria da F1. Marcos Antnio

Escreva um texto sobre Marcella e o vlei. Ela no precisa abandonar o esporte! Pesquise sobre a participao brasileira nas paraolimpadas de Londres 2012, e compare a classificao no quadro geral de medalhas e na competio de vlei feminino.

Marcella era uma jogadora de vlei e era a coisa que ela mais gostava. Depois que ela ficou paraplgica, ela achou que nunca mais poderia jogar vlei, mas, parece que ela no sabia, existe as paraolimpadas! Que uma Olimpada para pessoas deficientes. Por exemplo, esse ano mesmo em Londres a seleo feminina olmpica do Brasil foi a que ganho uma medalha de ouro. J nas paraolimpadas, as meninas do vlei chegaram na quinta colocao, na primeira vez em que competiram! Na verdade o Brasil ganhou varias medalhas nas paraolimpadas. S que, o nico problema que isso no divulgado. Se for contar quantas pessoas param pra ver as olimpadas e que param para ver as paraolimpadas uma diferena muito grande! Alm da mdia que nem d muita bola para ela. Ento eu acho que a Marcella tem muitas opes e ela pode escolher qualquer uma!

Fontes
i

Pequeno Manual de Anlise de Textos: http://goo.gl/PTG1n

ii

Wikipedia artigo sobre Walcyr Carrasco: http://goo.gl/rJks5 Biografia do site pessoal do autor - http://goo.gl/YpQnP
iii

Wikipedia artigo sobre paraplegia: http://goo.gl/KRZqw Wikipedia artigo sobre jogos paraolmpicos: http://goo.gl/gtSko

iv

You might also like