You are on page 1of 27

CINTICA QUMICA

Professor: Ednaldo de Santana Curso: Construo Naval

CINTICA QUMICA
A investigao de uma reao qumica envolve dois aspectos fundamentais: Quantificao da(s) energia(s) envolvida(s) na reao TERMODINMICA Parmetro: TEMPO IRRELEVANTE CINTICA QUMICA Determinao da velocidade de reao Parmetro: TEMPO FUNDAMENTAL

CINTICA QUMICA
As reaes qumicas tm permitido humanidade resolver muitas das questes que a desafiam. No entanto, para que isso fosse possvel, foi necessrio aprender como alterar a velocidade das reaes seja acelerando as excessivamente lentas ou retardando as muito rpidas. O conhecimento e o estudo da velocidade das reaes qumicas, alm ser muito importante para a indstria, tambm est relacionado ao nosso cotidiano.

CINTICA QUMICA
Uma reao qumica pode ser lenta, se os produtos so formados em um longo intervalo de tempo, como ocorre na corroso ou no apodrecimento de material orgnico, por exemplo.

CINTICA QUMICA
Sabemos que uma reao qumica rpida se os produtos so formados rapidamente, ou seja, se ocorrem em um curto intervalo de tempo, como Acontece , por exemplo, em uma reao de precipitao ou em uma exploso.

CINTICA QUMICA
Uma reao qumica um rearranjo de tomos provocado pelas colises (choques) entre as partculas dos reagentes. Para que ocorra uma reao qumica duas condies so necessrias:

Haver afinidade qumica entre as substncias Haver colises entre as molculas dos reagentes que levem a quebra de suas ligaes para formao de novas ligaes (rearranjo dos tomos dos reagentes para formao dos produtos). Em alguns casos, as reaes so resultado de colises entre ons e molculas, ons e ons e ons e tomos neutros.

CINTICA QUMICA

CINTICA QUMICA
A Cintica Qumica estuda a velocidade das reaes qumicas, bem como os fatores que a influenciam.

Velocidade de uma reao qumica o aumento na concentrao molar do produto por unidade de tempo ou o decrscimo na concentrao molar do reagente na unidade de tempo.

Onde: Vm = velocidade mdia (mol/L/s) [R] = variao de concentrao (mol/L) t = variao de tempo (s, min) = mdulo (resultado tem que ser positivo, a velocidade tem que ser positiva)

CINTICA QUMICA

Reagentes

Produtos

So consumidos Suas concentraes diminuem


Velocidade de consumo

So formados Suas concentraes aumentam


Velocidade de formao

CINTICA QUMICA
Grficos: Podemos obter alguns tipos de grficos quando estudamos a variao da concentrao de reagentes, produtos e velocidades, numa reao qumica. Porm, a compreenso desses grficos deve ser feita de uma forma geral.

CINTICA QUMICA
Para a reao 2 A + B 3 C, se a velocidade de consumo de B for de 2 mol/L.min 1, as velocidades de A e C sero, respectivamente, 4 mol/L.min 1 e 6 mol/L.min 1. Para que a velocidade mdia da reao seja a mesma, a IUPAC recomenda que, seus valores sejam divididos pelos respectivos coeficientes, assim teremos:

CINTICA QUMICA
Para que as molculas quebrem suas ligaes iniciais e formem novas substncias necessria uma energia mnima denominada de ENERGIA DE ATIVAO (Ea). Energia de ativao a menor quantidade de energia necessria que deve ser fornecida aos reagentes para a formao do complexo ativado e, em conseqncia, para a ocorrncia da reao. Graficamente temos:

CINTICA QUMICA
Alguns fatores alteram a freqncia de colises entre os reagentes de uma reao qumica, aumentando ou diminuindo a velocidade com que ela ocorre. Tais fatores podem ser:

Temperatura Concentrao de reagentes Superfcie de contato Catalisadores ou inibidores

CINTICA QUMICA
Temperatura:

Ao aumentar a temperatura ocorre um aumento de energia cintica (agitao das molculas) e conseqentemente o nmero de colises efetivas, resultando em um aumento na velocidade da reao; Um aumento de temperatura acarreta um aumento da velocidade de reao.

CINTICA QUMICA
Concentrao dos reagentes: O aumento da concentrao dos reagentes, aumenta o nmero de colises efetivas, conseqentemente aumentando a velocidade da reao; Quanto maior a concentrao dos reagentes maior ser a velocidade da reao.

CINTICA QUMICA
Superfcie de Contato: Ao aumentar a superfcie de contato (triturar o objeto), aumenta o nmero de colises efetivas e logo um aumento na velocidade de reao; Um aumento da superfcie de contato aumenta a velocidade de reao.

CINTICA QUMICA
Catalisador: uma substncia qumica que aumenta a velocidade de uma determinada reao e devolvido ao final do processo de reao. O catalisador diminu a energia de ativao; Catalisadores : substncias capazes de acelerar uma reao sem sofrerem alterao permanente, isto , no so consumidas durante a reao.

CINTICA QUMICA
Conversores catalticos automotivos

CINTICA QUMICA
Inibidor

Inibidor uma substncia que diminui a velocidade de uma reao agindo de forma contrria ao catalisador,porm o inibidor consumido na reao.

CINTICA QUMICA
CONCENTRAO DOS REAGENTES

Um aumento da concentrao dos reagentes numa soluo acarretar no aumento do nmero de colises e, em conseqncia, um aumento da velocidade da reao. Para uma reao genrica: aA + bB Produtos, A velocidade da reao dada pela expresso:

CINTICA QUMICA
LEI DA VELOCIDADE. Para as reaes elementares os valores dos expoentes so iguais aos coeficientes das substncias na equao qumica. Na reao 2 NO(g) + H2(g) N2O(g) + H2O(g) a equao da velocidade v = k.[NO]2.[H2].

CINTICA QUMICA
1- Num determinado meio onde ocorre a reao: N2O5 N2O4 + O2 observou-se a seguinte variao na concentrao do N2O5 em funo do tempo:

Calcule a velocidade mdia da reao no intervalo de 3 a 5 minutos.

0,180 0,200

CINTICA QUMICA
2. A combusto do butano corresponde equao: C4H10 + 6,5 O2 4 CO2 + 5 H2O. Se a velocidade da reao for 0,05 mol de butano por minuto, determine a velocidade de formao do CO2. Resoluo: Avaliando a equao qumica, percebe-se que a proporo de butano e CO2 de 1:4, isto , quando 1 mol de butano reage, quatro mols de CO 2 so formados. Desta forma, se a velocidade do butano igual a 0,05 mol/min, a velocidade do CO2 ser 0,2 mol/min.

CINTICA QUMICA
3. Numa reao completa de combusto, foi consumido, em 5 minutos, 0,25 mol de metano, que foi transformado em CO2 e H2O. A velocidade da reao ser: a) 0,80 mol/min. b) 0,40 mol/min. c) 0,05 mol/min. d) 0,60 mol/min. e) 0,30 mol/min.

CINTICA QUMICA
4. Com relao reao: 2 A + 3 B 2 C + D podemos afirmar que:

a) os reagentes (A e B) so consumidos com a mesma velocidade. b) a velocidade de desaparecimento de A igual velocidade de aparecimento de C. c) a velocidade de aparecimento de D trs vezes maior que a velocidade de desaparecimento de B.
d) os produtos (C e D) so formados com a mesma velocidade.

e) a velocidade de desaparecimento de A a metade da velocidade de aparecimento de D.

CINTICA QUMICA
5. A hidrazina (N2H4) lquida e recentemente chamou a ateno como possvel combustvel para foguetes, por causa de suas fortes propriedades redutoras. Uma reao tpica da hidrazina : N2H4 + 2 I2 4 HI + N2 Supondo as velocidades expressas em mol/L, V1 = velocidade de consumo de N2H4 V2 = velocidade de consumo de I2 V3 = velocidade de formao de HI V4 = velocidade de formao de N2

Podemos afirmar que: a) V1 = V2 = V3 = V4. b) V1 = V2/2 = V3/4 = V4. c) V1 = 2V2 = 4V3 = V4. d) V1 = V2/4 = V3/4 = V4/2. e) V1 = 4V2 = 4V3 = 2V4.

Obrigado!

You might also like