You are on page 1of 17

A reexo terica em relao com a prtica cotidiana

A clula nervosa
OBJETIVOS
Ao nal desta aula, voc dever ser capaz de: O aluno deve ser capaz de: estabelecer analogia entre a forma e a funo dos neurnios. Relacionar as atividades de sntese, transporte e secreo transmisso nervosa. Descrever as etapas de gerao e propagao da despolarizao da membrana do neurnio. Relacionar a polarizao e despolarizao do neurnio bomba de Na+/K+ e aos canais inicos.

10
Pr-requisitos
Aula de endocitose, de Biologia Celular I (20). Aula de trfego de vesculas, de Biologia Celular I (25).

a u l a

Aulas de transporte atravs da membrana plasmtica, de Biologia Celular I (7, 8, 9 e 10).

Aulas de citoesqueleto, de Biologia Celular I (21 a 24).

CEDERJ 7

AULA

Biologia Celular II | A clula nervosa

INTRODUO

Normalmente, tanto os animais quanto os vegetais se originam a partir de uma nica clula o zigoto , que se multiplica repetidamente, dando origem aos diversos tipos celulares que se associam, de modo a constituir o organismo complexo, como um p de couve ou um peixinho dourado. As clulas de um organismo so de diferentes tipos porque em cada um deles diferentes genes esto sendo expressos. Isso o resultado de quatro processos: (1) proliferao celular (a partir do zigoto); (2) especializao, criando diferentes tipos de clulas a partir de um tipo menos diferenciado; (3) interaes entre as clulas, em que o comportamento de uma clula inuencia o comportamento das vizinhas; (4) movimentos celulares, levando estruturao dos tecidos. Ao longo do processo evolutivo, as presses sobre animais e vegetais foram de natureza diversa: os animais desenvolveram um sistema nervoso e, pelo menos a maioria deles, move-se em resposta a estmulos ambientais (perigo, busca por alimento etc.). Na verdade, h uma perfeita correlao entre a complexidade do sistema nervoso e a posio na escala evolutiva: quanto mais desenvolvido o sistema nervoso, mais evoludo o animal. As clulas nervosas, ou neurnios, so das mais antigas entre as clulas especializadas; mesmo metazorios muito primitivos, como as planrias, j possuem um sistema nervoso rudimentar. Os neurnios so clulas excitveis, responsveis por receber, conduzir e transmitir estmulos. Para que essas funes sejam corretamente executadas, alm de sua estrutura caracterstica (Figura 10.1), essencial que durante o desenvolvimento eles faam conexes com outras clulas (veja o boxe). Abordaremos nesta Aula, a estreita correlao entre estrutura e funo dos neurnios motores, isto , aqueles que transmitem seu estmulo a uma clula muscular.

Corpo cellular

Axnio Dendritos

Ramicaes

Figura 10.1: O neurnio motor uma clula dotada de muitos prolongamentos. Os mais curtos so os dendritos, por onde o estmulo inicial geralmente chega; depois conduzido atravs de um longo axnio. Prximo clula efetora (vide boxe), o axnio se ramica, distribuindo o sinal por vrios pontos simultaneamente. As setas indicam o sentido de propagao do estmulo nervoso.

8 CEDERJ

Neurnios: nunca sozinhos


Como clulas especializadas em receber e transmitir estmulos, os neurnios esto sempre ligados a outras clulas. Estas podem ser: Outros neurnios no sistema nervoso central. Nossa relao com o mundo feita atravs da atividade e transmisso de impulsos entre os bilhes (isso mesmo, bilhes) de neurnios existentes no crebro. Clulas glandulares o sistema nervoso autnomo regula, por exemplo, a secreo de enzimas digestivas no estmago e no intestino. Clulas musculares tanto a musculatura lisa quanto o msculo cardaco se contraem sob comando do sistema nervoso autnomo (VASOCONSTRIO x VASODILATAO,
TAQUICARDIA

BRADICARDIA),

enquanto os msculos esquelticos obedecem ao sistema

nervoso voluntrio. Como essas so as clulas que efetivamente vo responder ao estmulo, so chamadas clulas efetoras.

O QUE QUE O NEURNIO TEM?


Tem tudo aquilo que estudamos at agora. Os neurnios se diferenciam a partir de clulas chamadas neuroblastos. Possuem formatos diversos conforme sua especializao mas, a princpio, todos obedecem estrutura bsica ilustrada na Figura 10.1. Essa forma mantida por um citoesqueleto muito bem organizado, formado por microlamentos de actina, microtbulos e um tipo especco de lamentos intermedirios, os neurolamentos, mais longos e com tabiques laterais que mantm uma certa distncia entre eles, impedindo que obstruam o espao por onde devem trafegar vesculas e organelas. Esses ltimos, voc lembra (Aula 22 de Biologia Celular I), possuem um formato diferenciado, que ajuda a manter livre o axnio, por onde trafegam vesculas e organelas. No corpo celular, alm do ncleo, esto presentes e funcionais organelas e estruturas que so nossas velhas conhecidas: mitocndrias, lisossomas, retculo endoplasmtico e complexo de Golgi. As mitocndrias dessas clulas so numerosas e extremamente ativas: os neurnios utilizam apenas, e em grande quantidade, glicose em seu metabolismo, no sendo capazes de utilizar lipdeos. BRADICARDIA
O oposto taquicardia. Tambm do grego, bradi, lento.

VASOCONSTRIO
Contrao da musculatura lisa que envolve os vasos, causando diminuio do seu calibre e conferindo palidez pessoa.

VASODILATAO
Efeito oposto ao da vasoconstrio. O relaxamento da musculatura lisa leva ao aumento do calibre dos vasos; a pessoa ca com a pele avermelhada.

TAQUICARDIA
Taqui, do grego tachos, no sentido de batimentos cardacos rpidos, acelerados.

CEDERJ 9

AULA

10

MDULO 3

Biologia Celular II | A clula nervosa

Embora nossos neurnios sejam sempre os mesmos (no se dividem e no so repostos caso venham a morrer), h neles uma constante reciclagem de membranas e molculas, o que requer atividade do retculo endoplasmtico e do complexo de Golgi. Alm disso, h a sntese constante de substncias, os neurotransmissores, que so transportados em vesculas at o ponto de exocitose, na extremidade do axnio, por protenas motoras que se deslocam sobre microtbulos. Esses microtbulos se polimerizam a partir do centrossomo, mas, ao atingir determinado tamanho, acabam se desprendendo e navegam, como toras de madeira num rio, ao longo do axnio. Como os axnios podem chegar a medir mais de um metro, esse rio seria equivalente ao Nilo ou ao Amazonas! A membrana plasmtica dos neurnios possui, entre outras, protenas de reconhecimento para molculas da matriz extracelular e para outras clulas, propiciando a interao entre elas, o que pode resultar na formao, manuteno ou desaparecimento de contatos entre elas, um fenmeno conhecido como neuroplasticidade. graas a isso que, com os mesmos neurnios que voc tinha quando nasceu, foi possvel aprender tanta coisa, formar memrias e desenvolver habilidades variadas. Maravilha! Eu no sei se voc j est maravilhado com os neurnios, clulas que, utilizando as mesmas molculas, processos e organelas que as demais, so capazes de receber, conduzir e enviar sinais para outras clulas, mas confesso que pensar nisso sempre me deixa assim (maravilhada). Como ser que elas fazem isso? O mecanismo bsico simples, universal e ns o aprendemos ainda em Biologia Celular I: polarizao e despolarizao da membrana plasmtica.

POLARIDADE DA MEMBRANA, UM MINIFLASHBACK


Vimos na Aula 10 de Biologia Celular I que o meio intracelular sempre mais rico em solutos (acares, protenas, ons) que o meio extracelular (Figura 10.2), o que o torna hipertnico, levando absoro passiva de gua do meio extracelular (osmose). Nos animais, o equilbrio osmtico mantido principalmente pela expulso ativa de ons do meio intracelular atravs da bomba de sdio/potssio. A atividade da bomba

10 CEDERJ

maior que no meio intracelular. Assim, o meio extracelular torna-se eletricamente positivo em relao ao meio intracelular e esse, por sua vez, negativo em relao ao primeiro.

H2O H2O

Figura 10.2: As clulas primitivas (A) tendiam a absorver osmoticamente grande quantidade de gua, podendo romper-se. A bomba de sdio/potssio (B) expulsa ativamente ctions do meio intracelular, impedindo que a clula arrebente pela absoro excessiva de gua.

Na membrana dos neurnios, no apenas a bomba de sdio/ potssio est constantemente expulsando 3 ons Na+ e internalizando 2 de K , o que j d um saldo de mais ctions para o meio extracelular; como tambm parte desse K+ que se acumula no citossol perdida atravs de canais vazantes de K+, protenas tipo canal especcas para K+ que esto sempre num ESTADO ABERTO, aumentando a polaridade da membrana (Figura 10.3). Essa , pois, a situao de repouso de um neurnio: bomba de Na+/K+ funcionando continuamente e mais ons K+ sendo eliminados atravs dos canais vazantes.
3 Na+ K+ Meio extracelular
+

Este um canal diferente dos que estudamos na Aula 11, pois ca sempre ABERTO, sem depender de ligante ou voltagem.

ATP Meio plasmtica ADP+Pi Meio intracelular 2 K+

Figura 10.3: A membrana do neurnio se mantm polarizada graas atividade da bomba de Na+/K+ e presena de canais vazantes de K+.

CEDERJ 11

AULA

10

de sdio/potssio torna a concentrao de ctions no meio extracelular

MDULO 3

Biologia Celular II | A clula nervosa

NEURNIO EM REPOUSO GASTA ATP!


Gasta, sim. Para se manter ou voltar a estar polarizado, essencial a participao da bomba de Na+/K+, e por isso que os neurnios so vidos consumidores de glicose e O2, e tambm por isso so as primeiras clulas a sofrerem e a morrerem com a falta dessas molculas. Mas, e no estado ativo, como ser que essas clulas se comportam?

NEURNIOS ATIVOS: A DESPOLARIZAO DA MEMBRANA


Em princpio, bastante simples provocar a atividade neuronal: basta induzir a abertura de canais inicos em sua membrana. Como no estado de repouso a membrana dita polarizada, ao ser ativada dizemos que ocorre a despolarizao da membrana. Na verdade, a membrana no ca sem polaridade, esta apenas momentaneamente invertida: o interior se torna positivo e o exterior negativo (Figura 10.4).

Meio extracelular MEMBRANA Meio intracelular DESPOLARIZADA

POLARIZADA

Figura 10.4: Distribuio de cargas nos meios intra e extracelular nos estados de repouso (polarizada) e atividade (despolarizada) da membrana plasmtica.

Em repouso, a bomba de Na+/K+ mantm o meio intracelular negativo em relao ao meio extracelular. E para despolarizao? A abertura de canais de Na+ leva a um inuxo de ctions que torna o interior da clula positivo em relao ao meio extracelular. Logo a seguir, abrem-se canais de K+, o que acelera o retorno do potencial de membrana aos nveis de repouso, pois muitos dos ons K+ acumulados pela bomba de Na +/K + passam para o meio extracelular (Figura 10.5). Aps abrir-se, o canal de Na+ passa por uma fase em que ele ca inativo, chamada perodo refratrio, e s ento volta ao estado de repouso, quando ento pode ser novamente aberto. Isso garante que a onda de despolarizao percorrer o neurnio do corpo celular para o axnio

12 CEDERJ

pouco depois dos canais de Na+, esses canais de K+ tambm so chamados canais de K+ lentos.
3 Na+ Meio extracelular ATP ADP+Pi Meio intracelular Membrana plasmtica K++

Na+

2 K+ 1 2 3

Figura 10.5: A despolarizao da membrana ocorre quando abrem-se os canais de Na+ 1 que entram, tornando o meio intracelular positivo em relao ao exterior. Em seguida, 2 abrem-se canais que permitem a sada de K+ e iniciam a repolarizao da membrana. Por m, 3 a bomba de Na+/K+ restabelece o potencial de repouso. Para simplicar o esquema, os canais vazantes de K+ no foram representados.

E o que provoca a abertura desses canais? Sabemos que existem canais inicos ativados por ligantes e outros ativados por voltagem, alm dos ativados mecanicamente. As substncias capazes de abrir canais inicos na membrana dos neurnios so os neurotransmissores (veja o boxe aps a gura 10.6). Na superfcie dos neurnios existem tanto canais ativados por ligantes (chamados, nesse caso, neurotransmissores) como canais ativados por voltagem. Isso muito econmico para a clula, pois uma quantidade mnima de neurotransmissor reconhecida por um canal ativado por aquele ligante especco e se abre, provocando a despolarizao da membrana naquele ponto. Essa alterao na polaridade da membrana suciente para induzir a abertura de canais ativados por voltagem naquela vizinhana e, a seguir, num ponto mais adiante, fazendo com que a onda de despolarizao avance, sem gasto de energia e sem necessidade de mais neurotransmissor, ao longo da membrana do neurnio (Figura 10.6.b).

CEDERJ 13

AULA

10

(Figura 10.6), at alcanar os terminais sinpticos. Por se abrirem um

MDULO 3

Biologia Celular II | A clula nervosa

50

- 50

Figura 10.6: (a) O canal de Na+, inicialmente fechado, abre-se, disparando (t = 0) a despolarizao da membrana (pico da curva). Rapidamente (t = 1) o canal de Na+ passa ao estado inativado, enquanto os canais de K+ no mostrados na gura abrem-se e iniciam a repolarizao da membrana (curva descendente). Na ltima fase (t = 2), o canal j voltou ao estado de repouso e pode ser reestimulado. (b) O perodo refratrio (em que o canal est inativo) garante que apenas os canais ainda no abertos entrem em atividade, propiciando a progresso do estmulo ao longo da membrana do axnio. A rea sombreada corresponde regio em que a membrana est despolarizada, com canais inativados na retaguarda e canais se abrindo frente. As setas apontam o sentido de deslocamento do estmulo. Certamente voc conhece muitos neurotransmissores. Talvez voc no saiba que alguns estimulam o neurnio que os recebe (so os estimulatrios), outros inibem (so os inibitrios). Para inibir um neurnio, o neurotransmissor, ao se ligar ao receptor, abre canais de K+ ou de Cl-, tornando a membrana ainda mais difcil de despolarizar.

14 CEDERJ

O neurotransmissor mais conhecido e estudado a acetilcolina, que pode ser estimulatrio ou inibitrio dependendo da situao, e atua sobre as clulas musculares (mas no apenas sobre elas). Falaremos com mais detalhe sobre a acetilcolina mais adiante. Outros neurotransmissores so: O glutamato medeia a maior parte dos sinais excitatrios no crebro dos vertebrados. A adrenalina um dos neurotransmissores secretados pelos neurnios do sistema nervoso autnomo. Entre outros efeitos, provoca a acelerao do ritmo cardaco e a vasoconstrio. O cido gama aminobutrico (GABA) o neurotransmissor inibitrio mais importante do sistema nervoso central. A dopamina um dos neurotransmissores produzidos por neurnios do sistema nervoso central. Doenas como o mal de Parkinson esto relacionadas diminuio dos nveis de dopamina. A serotonina outro neurotransmissor excitatrio secretado apenas no crebro. Atua sobre neurnios associados a sensaes de prazer. As endornas tambm so neurotransmissores que induzem a uma sensao de euforia. O bem-estar relatado aps a prtica de exerccios como ginstica e corrida est relacionado liberao de endornas proporcionada por essas prticas.

BAINHA DE MIELINA: RAPIDEZ E EFICINCIA


Embora a propagao de estmulo ao longo da membrana seja bastante rpida, alguns dos axnios de uma pessoa podem chegar a ter mais de 1 metro (e no estamos falando das girafas nem das baleias!). Alm disso, como a transmisso ao longo do neurnio toda feita atravs da abertura de canais ativados por voltagem, importante que os neurnios estejam eletricamente bem isolados uns dos outros, para evitar que a despolarizao de um neurnio induza despolarizao da membrana de um neurnio vizinho em momento indevido. Esse isolamento eltrico proporcionado por clulas especiais, sobre as quais j comentamos na Aula 8 de Biologia Celular I: as clulas de Schwann (Figura 10.7). A membrana plasmtica dessas clulas se enrola ao redor dos axnios, formando vrias bicamadas lipdicas, o que um timo isolante eltrico. Assim, o sinal eltrico trafega pelo interior do axnio e apenas nos ndulos de Ranvier, (intervalos entre duas clulas de Schwann vizinhas) ocorre a abertura de canais de Na+ e K+, seguida da repolarizao pela bomba de Na+/K+. Como a despolarizao ocorre apenas nos ndulos de Ranvier, diz-se que a propagao do estmulo saltatria.
CEDERJ 15

AULA

10

MDULO 3

Biologia Celular II | A clula nervosa

1mm

Bainha de mielina Ndulos de Ranvier Camadas Axnio

de Schwann

b
1mm

Figura 10.7: (a) As clulas de Schwann se enrolam, formando a bainha de mielina em torno do axnio, o que confere isolamento eltrico a essa membrana. (b) Microscopia eletrnica de transmisso da bainha de mielina, formando uma espcie de rocambole em torno do axnio (foto: Atlas digital da UERJ).

To ou mais importante que o isolamento eltrico proporcionado pela bainha de mielina a rapidez que sua presena confere transmisso ao longo do axnio. O processo de mielinizao s se completa cerca de dois anos aps o nascimento e essencial para que o indivduo se desenvolva plenamente, tanto em termos de inteligncia quanto de coordenao motora. A importncia da bainha de mielina pode ser bem avaliada pela devastao provocada pela esclerose mltipla, doena degenerativa na qual ocorre a destruio das clulas de Schwann.

A TRANSMISSO DO ESTMULO PARA A CLULA EFETORA: QUMICA OU ELTRICA?


No incio desta Aula, chamamos a ateno para o fato de que os neurnios so clulas especializadas em receber, conduzir e transmitir estmulos entre clulas. A regio de contato funcional entre um neurnio e a clula seguinte chamada sinapse. Repare que usamos o termo contato funcional porque nem sempre h um contato fsico entre a membrana do neurnio e a membrana da clula efetora. Essa transmisso pode ser feita atravs de junes Gap, estudadas na Aula 6, havendo, portanto, contato entre as conexinas das duas clulas. Nesse caso, os ons que provocam a despolarizao da membrana passam diretamente do citoplasma de uma clula para a clula vizinha. So chamadas sinapses eltricas e ocorrem apenas entre neurnios localizados no sistema nervoso central. A transmisso do estmulo nervoso bem mais rpida nas sinapses desse tipo do que nas sinapses qumicas, onde h a participao de um neurotransmissor (Figura 10.8).
16 CEDERJ

Figura 10.8: (a) Nas sinapses eltricas, o sinal eltrico passa diretamente do citoplasma de um neurnio para o vizinho por junes comunicantes. (b) Nas sinapses qumicas, o estmulo eltrico trafega ao longo do axnio (seta longa), um neurotransmissor exocitado na extremidade (seta espessa) e a clula seguinte o recebe atravs de receptores de superfcie especcos.

TRANSMISSO SINPTICA QUMICA


De todos os sistemas de neurotransmisso qumica, o mais conhecido o modelo da transmisso neuromuscular. Isso se deve principalmente ao fato de ser o tipo de sinapse mais comum e mais acessvel, por se localizar fora do sistema nervoso central, permitindo assim a montagem de experimentos eletrosiolgicos. Do ponto de vista bioqumico, ajudou bastante a descoberta de que os peixes eltricos (veja o boxe) so capazes de gerar descargas eltricas usando o mesmo neurotransmissor encontrado nas clulas musculares esquelticas dos mamferos: a acetilcolina. Isso permitiu a puricao e o isolamento do receptor de acetilcolina a partir dos rgos eltricos desses peixes.

VOC SABIA?
Que o peixe eltrico da Amaznia, ou poraqu, pode chegar a medir 1,5m e pode gerar descargas eltricas de 200 volts? Essa corrente pode matar uma criana e provocar o desmaio de um adulto. O nome cientco do poraqu Electrophorus electricus e ele tambm conhecido como enguia eltrica. 2/3 do comprimento de seu corpo so ocupados por um tipo especfico de tecido, os rgos eltricos. Sendo quase cego, o poraqu emite descargas eltricas de baixa intensidade para sondar o ambiente e, para ataque ou defesa, descargas mais intensas. Que, alm do poraqu, o Torpedo marmorata, uma espcie de raia de gua salgada, tambm muito utilizada em estudos da transmisso sinptica colinrgica? Que o curare, usado pelos ndios para envenenar echas, uma molcula que se liga ao receptor de acetilcolina na membrana das clulas musculares? Sob seu efeito, a musculatura se relaxa, isto , o animal ca paralisado e pode ser facilmente capturado.

CEDERJ 17

AULA

10

MDULO 3

Biologia Celular II | A clula nervosa

A SINAPSE COLINRGICA
A contrao voluntria dos msculos esquelticos resulta da exocitose de acetilcolina nos terminais nervosos dos neurnios motores, da sua rpida difuso pelo espao entre estes e a membrana da clula muscular e de seu reconhecimento pelos receptores localizados na membrana das clulas musculares (Figura 10.9).
Axnio Vescula sinptica Fenda sinptica Receptor Clula muscular

Figura 10.9: Na sinapse qumica, um neurotransmissor exocitado na fenda sinptica, sendo reconhecido por um receptor na membrana ps-sinptica.

A primeira pergunta que nos fazemos : como um estmulo eltrico que vinha percorrendo a membrana convertido na exocitose de acetilcolina? A acetilcolina uma molcula sintetizada no retculo endoplasmtico do neurnio, percorre o complexo de Golgi e, como muitas molculas a serem secretadas, ca armazenada em vesculas de secreo, nesse caso chamadas vesculas sinpticas. A secreo das vesculas sinpticas um tpico processo de secreo regulada (recorde a Aula 25 de Biologia Celular I). Do corpo celular do neurnio, onde cam o retculo endoplasmtico e o complexo de Golgi, as vesculas so transportadas para o terminal sinptico por protenas motoras que as fazem deslizar ao longo de microtbulos. Tendo em vista o comprimento dos axnios dos neurnios motores, esse transporte axonal pode levar vrios dias. As vesculas cam armazenadas no terminal sinptico, que, por ser mais dilatado que o axnio, tambm chamado boto sinptico, at que a onda de despolarizao chegue l (observe a Figura 10.9).

18 CEDERJ

apenas na membrana do boto sinptico, de canais de Ca++ ativados por voltagem. Assim, quando a onda de despolarizao chega l, esses canais se abrem e a entrada de clcio desencadeia a exocitose simultnea de muitas vesculas cheias de acetilcolina na fenda sinptica (Figuras 10.9 e 10.10).

Despolarizao da membrana Canal de Ca


++

ativado por voltagem

Axnio Neutransmissor Entrada de Ca++

Acetilcolina

Figura 10.10: A exocitose de acetilcolina depende da entrada de Ca++ atravs de canais ativados por voltagem no terminal sinptico.

O QUE SER QUE A PRESENA DE CLCIO PROVOCA NO CITOSSOL?


Como estudado na Aula 25 de Biologia Celular I, a fuso de vesculas de exocitose na membrana plasmtica depende de protenas especcas, as SNARES, existentes tanto na membrana das vesculas quanto na membrana do terminal. No boto sinptico, as SNAREs complementares da vescula e da membrana plasmtica s se aproximam e interagem provocando a exocitose depois que os ons Ca++ se ligam a uma protena da vescula sinptica, a sinaptotagmina (Figura 10.11). A ligao de clcio faz com que ela estimule a interao de sinaptobrevina e sintaxina (v- e t-SNARE, respectivamente), alm de mudar de conformao inserindo-se diretamente na membrana plasmtica, onde ter um papel importante na prpria fuso das bicamadas lipdicas da vescula e da membrana, necessria para que o contedo da vescula seja descarregado na fenda sinptica. Assim, a sinaptotagmina considerada um sensor de clcio, isto , uma molcula que detecta aumento na concentrao de clcio e, a partir dessa deteco, desencadeia mecanismos em que ela prpria participa.

CEDERJ 19

AULA

10

O que provoca a exocitose do neurotransmissor a existncia,

MDULO 3

Biologia Celular II | A clula nervosa

Vescula sinaptobrevina Sinaptotagmina Citoplasma

Membrana plasmtica

Sintaxina Ca++

Vescula

Membrana plasmtica

Figura 10.11: Mecanismo de exocitose de uma vescula sinptica mediado por sinaptotagmina, sensvel ao aumento de clcio, a v-SNARE sinaptobrevina e a t-SNARE sintaxina (esquema adaptado de Tucker & Chapman, Biochemical Journal 366: 1-13, 2002).

VOC SABIA
Que a sinaptotagmina o alvo da toxina botulnica? Ao se ligar sinaptotagmina, ela impede a exocitose das vesculas sinpticas, paralisando o msculo inervado por aquele terminal. Isso pode ser fatal em grandes quantidades, se estivermos tratando do diafragma, cuja paralisia leva morte por asxia, como no botulismo; mas tambm pode ser bom! Como? Com pequenas quantidades da toxina injetadas em locais estratgicos, com ns teraputicos, no tratamento do excesso de suor nas axilas e nas mos, ou com nalidade esttica, amenizando rugas de expresso. Isso mesmo, estamos falando do famoso botox!

20 CEDERJ

se ao seu receptor. No caso, o receptor um canal ativado por ligante, a acetilcolina. Ao abrir-se o canal, a anidade do receptor pela acetilcolina diminui e ela se desliga, sendo rapidamente hidrolisada por uma enzima especca, a acetilcolinesterase, em acetato e colina. A acetilcolinesterase tambm hidrolisa todo excesso de acetilcolina que possa estar presente na fenda sinptica, de modo que os receptores no msculo no quem sendo estimulados sem que haja outro impulso nervoso (j pensou se voc mandasse o msculo da sua perna contrair uma vez e ele casse contraindo vrias vezes at acabar o excesso de acetilcolina na fenda?!). Os produtos de hidrlise voltam para o citoplasma do boto sinptico e os componentes da membrana da vescula sinptica (SNAREs inclusive) so endocitados em vesculas recobertas por clatrina (coated vesicles, reveja Aula 20 de Biologia Celular I). Esse mecanismo duplamente interessante, primeiro porque impede que o terminal sinptico aumente demasiadamente sua rea pela contnua fuso de vesculas; e tambm porque o acetato e a colina podem ser reciclados, no prprio terminal, por uma enzima especca que os rene novamente, dando origem acetilcolina. Novas vesculas sinpticas se formam a partir do endossoma inicial, em que seus componentes de membrana tinham sido incorporados pelas coated vesicles, e so em seguida preenchidas com a acetilcolina recm-formada a partir de colina e acetato (Figura 10.12), cando prontas para nova exocitose quando outro impulso nervoso aumentar a concentrao de clcio. Achou difcil? Que nada! Difcil seria se nossos neurnios motores tivessem de esperar novas vesculas sinpticas virem l do corpo celular, que pode estar a mais de um metro de distncia! Talvez voc tivesse de esperar algumas horas para mexer de novo o dedo do p!

CEDERJ 21

AULA

Depois de liberado na fenda sinptica, o neurotransmissor liga-

10

PARA ONDE VAI A ACETILCOLINA DEPOIS DE EXOCITADA?

MDULO 3

Biologia Celular II | A clula nervosa

2 1

3 5 4

Figura 10.12: As vesculas de acetilcolina se originam primariamente no corpo celular, trafegam pelo axnio (1) e so exocitadas no terminal sinptico. No terminal tambm ocorre a endocitose dos componentes da membrana da vescula (2), que se incorporam ao endossoma inicial. Do endossoma brotaro novas vesculas (3) que sero preenchidas com acetilcolina (4) formada a partir de acetato e colina recuperados da fenda sinptica. As vesculas sinpticas esto agora prontas para nova secreo (5).

O RECEPTOR DE ACETILCOLINA
Repetindo: molculas de acetilcolina so liberadas pelo neurnio motor e se ligam a receptores especcos existentes na membrana da clula muscular. O receptor para acetilcolina uma protena integral da membrana do tipo canal (Figura 10.13). Quando duas molculas de acetilcolina se ligam a esse receptor, o canal se abre, deixando entrar ons sdio e desencadeando a abertura de outros canais (estes ativados por voltagem) que propagam o impulso por toda a membrana. Dessa maneira, a membrana da clula muscular excitada, mas, diferente do neurnio, a resposta da clula muscular a contrao de lamentos de actina de seu citoesqueleto. Esse movimento envolve tambm a participao da protena motora miosina e de outras, que voc vai conhecer na Aula 11.
Stio de ligao da acetilcolina


Canal

4nm

Passagem

Figura 10.13: O receptor de acetilcolina um canal ativado por ligante composto por cinco subunidades proticas transmembrana. As duas subunidades alfa contm o stio de ligao para acetilcolina. direita, uma viso em corte do canal. Podem passar ctions pequenos o bastante para no carem retidos pelas cargas negativas do interior do canal.

22 CEDERJ

RESUMO
O neurnio motor uma clula excitvel especializada na recepo, conduo e propagao de estmulos a uma clula muscular. A membrana dessa clula mantida polarizada pela atividade da bomba de Na+/K+ e se despolariza pela abertura seqenciada de canais de Na+ e K+ ativados por ligantes. A bainha de mielina acelera a velocidade de conduo do estmulo. Vesculas sinpticas armazenadas na extremidade do axnio so exocitadas em conseqncia da abertura de canais de clcio existentes na membrana desses terminais. A acetilcolina liga-se a receptores existentes na membrana ps-sinptica (membrana da clula muscular). Esses receptores so canais ativados por ligantes e se abrem, causando a excitao dessa clula. A acetilcolinesterase uma enzima existente na fenda sinptica que hidrolisa a acetilcolina em acetato e colina. Esses produtos de hidrlise so recuperados pelo terminal sinptico e reciclados, dando origem a novas molculas de acetilcolina.

EXERCCIOS
1. O que so neurnios? 2. Que particularidades possui o citoesqueleto do neurnio? 3. O que so sinapses? Como se classicam? 4. O que a polaridade da membrana? 5. O que garante que o estmulo seja propagado? 6. Como a membrana volta ao estado de repouso? 7. Qual o papel do clcio na transmisso sinptica?

CEDERJ 23

AULA

10

MDULO 3

You might also like