You are on page 1of 4

Direito Noturno - Betim Metodologia do Trabalho Cientfico Professora Regina Maria de Souza Moraes Aluna: Ana Carla Sena

de Assis Roteiro para leitura da apostila cincia e mtodo 1. O autor afirma que a humanidade presenciou no sculo passado dos momentos inesquecveis. Comente esses dois momentos. A humanidade testemunhou em nosso sculo em dois momentos inesquecveis, a presena marcante da cincia. O primeiro ocorreu e 1919, quando um grupo de cientistas, no Hemisfrio Sul, durante um eclipse solar, conseguiu testar com xodo uma das consequncias da teoria de Einsten, a de que o espao no reto mas encurvado em direo concentrao de massa existente. O segundo aconteceu em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, quando Hiroxima e Nagasaqui foram destrudas pelas bombas atmicas. 2. Comente a afirmativa: A cincia utilizada para satisfazer s necessidades humanas e como instrumento de controle prtico sobre a natureza A cincia utilizada para satisfazer s necessidades humanas e como instrumento para estabelecer um controle prtico sobre a natureza. Somam-se os benefcios auferidos pelo homem em todos os campos produzidos pela aplicao prtica da descoberta cientifica. A eletricidade, a telefonia, a informtica, aviao, as aplicaes tecnolgicas no campo da medicina, das engenharias e tantos outros relacionados psicologia, sociologia e aos diferentes campos do conhecimento mostram a evoluo crescente do uso do conhecimento mostram a evoluo crescente do uso do conhecimento cientfico na vida diria do homem a tal ponto que dificilmente se desvincula a produo do conhecimento do seu benefcio tecnolgico e pragmtico. Esse poder de controle o homem o consegue por decorrncia das funes e objetivos principais da atividade cientfica. A causa principal que leva o homem a produzir cincia a tentativa de elaborar respostas e solues s suas dvidas e problemas e que o levem compreenso de si e do mundo em que vive. O motivo bsico que conduz a humanidade investigao cientfica est em sua curiosidade intelectual na necessidade de compreender o mundo em que se insere e na de se compreender a si mesma. 3. Faa um breve resumo sobre as concepes de cincia na viso grega antiga. Na Grcia Antiga, a partir do sculo VII a.C. e alcanando culminncia no sculo IV a.C. a cincia era conhecida como filosofia da natureza, tinha como nica preocupao a busca do saber, a compreenso da natureza das coisas e do homem, O conhecimento cientfico era desenvolvido pela filosofia. No havia a distino que hoje se estabelece entre cincia e filosofia. 4. Faa um breve resumo sobre as concepes da cincia e do mtodo para Bacon, Galileu e Newton.

Bacon fazia uso de um mtodos que pregava que cabia experincia confirmar a verdade. Portanto, props um mtodo o qual chamou de interpretao da natureza. Seu principio fundamental afirmava que o homem deveria libertar seu intelecto dos preconceitos que o impediam de ter uma viso clara das formas que organizavam a natureza, esse mtodo ficou conhecido como mtodo cientfico. J para Galileu, a explicao deveria ser buscada na leitura do livro da natureza pelas provas construdas e elaboradas de forma matemtica com as evidencias quantitativa dos fatos produzidos pela experimentao, foi ele quem introduziu a matemtica e a geometria como linguagem da cincia. Por fim, Newton falava sobre o modelo de acesso realidade atravs de um procedimento que passou a se chamar mtodo cientfico e obteve varias interpretaes, tanto positivista como empirista. A interpretao de Newton era positivista e indutiva. Suas teorias eram tiradas dos fatos, sem interferncia da especulao hipottica.
5. Esquematize o mtodo cientfico indutvel confirmvel e explique como deveria ser a atitude do pesquisador ao aplicar esse mtodo.. Esquema: Observao dos elementos que compem o fenmeno Anlise da relao quantitativa existente entre os elementos eu compem o fenmeno Induo de hipteses quantitativas Teste experimental das hipteses para a verificao confirmabilista Generalizao dos resultados em lei De acordo com esse modelo, o sujeito do conhecimento deveria ter a mente limpa, livre de preconceitos, para que recebesse e se impregnasse das impresses sensoriais recebidas pelos canais da percepo sensorial. 6. Resuma as ideias centrais do item O dogmatismo e o cientificismo da cincia moderna.

A exatido dos resultados dos experimentos de Newton facilitou a aceitao de que o mtodo cientifico -experimental estava proporcionando ao homem um conhecimento objetivo. Era, portanto um conhecimento, fiel da realidade, fundamentado nos fatos e no nas suposies da subjetividade humana, isto , era um espelho da realidade. A partir de Newton e Kant, o conhecimento verdadeiro dado pela cincia. O pensar com a razo pura cincia, que pe o homem em contato com o real, enquanto fenmeno. O dogmatismo, antes presente nas teorias aristotlicas divulgadas sob a proteo do cristianismo, manifesta-se agora, com intensidade n o interior da prpria cincia. Finalmente, pensava-se, o homem havia descoberto o caminho do conhecimento certo e verdadeiro. Esse caminho era a cincia. Todo conhecimento, para ter valor, deveria ser verificado experimentalmente e apresentar provas confirmadoras de sua veracidade. 7. Como apareceu a incerteza em relao ao dogmatismo da cincia e se deu o rompimento com o cientificismo?

A incerteza em relao ao dogmatismo da cincia e se deu dentro da prpria fsica e se iniciou com a ruptura do dogmatismo e a certeza da cincia. Um dos primeiros a denunci-la foi Pierre Duhem. Para ele o cientista constri instrumentos, ferramentas para se apropriar da realidade, estabelecendo com ela um dialogo permanente. Duhem afirmava que o mtodo deve ser estendido como condicionado historicamente. A atitude dogmtica da cincia moderna foi denunciada no incio do sculo XX, por De Broglie a principal contribuio para uma nova concepo de cincia foi dada por Einstein, em suas teorias da relatividade restrita e geral. Com Einstein, Bohr, Heisenberg, Schrodinger e tantos outros, quebrou-se o mito da objetividade pura e isenta de influncias das ideias pessoais dos pesquisadores, mostrando que a cincia a proposta de uma interpretao.
8. Descreva como se procede o mtodo dedutvel.

O mtodo dedutivo se d atravs de um conhecimento prvio somado com a observao de fatos e fenmenos, conciliado com a imaginao criativa onde surge um problema e hipteses, que so testadas e podem ser tanto rejeitadas quanto aceitas, analisando o contexto da descoberta e o contexto da

justificao e a partir delas pode ser criada uma nova teoria ou um novo problema.

You might also like