You are on page 1of 5

O que ?

Imagine uma rua estreita com excesso de veculos. Assim a hipertenso: um desequilbrio entre o volume de sangue em circulao - a quantidade de carros - e a capacidade dos vasos - a rodovia, na nossa comparao. E por que os tais "14 por nove" assustam tanto? A expresso est na boca do povo, mas pouca gente sabe por que cruzar esse limiar to perigoso quando se trata de presso arterial. Alm dessa fronteira, significa que o corao est fazendo muita fora para mandar o sangue para o corpo porque o lquido encontra dificuldades em circular. O problema grave e, se no for controlado, pode ser fatal. Infelizmente, dos cerca de 30 milhes de brasileiros que tm a presso nas alturas, metade nem suspeita da encrenca.

Preveno

S tem um jeito de prevenir a decolagem dos ponteiros: mudar j o estilo de vida e abandonar hbitos sabidamente nocivos, como o cigarro, o abuso do lcool, a alimentao desregrada e o sedentarismo. Sem falar no excesso de peso: a obesidade um conhecido disparador da presso. Clique aqui e saiba como adotar hbitos saudveis.

Causas

Em 95% dos casos praticamente impossvel estabelecer com preciso o que levou a presso s alturas. Vrios fatores esto envolvidos no problema, desde desequilbrios hormonais e nervosos, at certos hbitos. Na verdade, acredita-se que ela seja resultado de uma mistura de gentica com estilo de vida. Tanto que filhos de hipertensos tm mais chances de desenvolver a doena. E ateno: na maior parte das vezes, a subida da presso no d absolutamente nenhum sinal. No toa chamada de inimigo silencioso. Sintomas normalmente associados a esse disparo, como dor de cabea, palpitaes ou vista embaada, podem at aparecer nesses pacientes, mas no espere por eles para checar sua presso. Afinal, o que significam os valores? Indicar esta matria | Adicionar aos favoritos Ao colocar o brao no esfigmomanmetro - esse o nome do aparelho usado para medir a presso -- o primeiro nmero indica a fora que o corao faz na sstole, ou seja, na contrao para bombear o sangue e irrigar o corpo. O segundo valor aponta a dilatao dos vasos quando o msculo cardaco se relaxa, a distole. A acontece a presso mnima. E no simplifique: o certo dizer 120 por 80, por exemplo. Isso traduz a medida em milmetros de mercrio, a unidade usada para medir a presso. A classificao brasileira Para classificar a presso dos brasileiros os mdicos seguem a IV Diretriz Brasileira sobre Hipertenso, de 2002. Sistlica Menor que 120 Menor que 130 130-139 140-159 160-179 Maior que 180 Diastlica Menor que 80 Menor que 85 85-89 90-99 100-109 Maior que 110

tima normal limtrofe hipertenso estgio 1 estgio 2 estgio 3

Conseqncia
Tal como o excesso de veculos deixa as estradas esburacadas, o esforo do sangue para circular pelos vasos lesa o endotlio, o revestimento interno. Essas agresses facilitam o acmulo de gorduras e a inflamao no local, formando as famosas placas que entopem as artrias. A longo prazo, isso sinnimo de infartos e derrames. J os rins, que tm a misso de filtrar o sangue, ficam sobrecarregados com tanta presso. A fora do lquido alarga pequenos poros e algumas protenas acabam escapando pela urina. Isso

pode comprometer a funo do rgo e at causar sua completa falncia. Nos olhos, a hipertenso pode danificar a retina levando a problemas de viso. Como se fosse pouco, o hipertenso tem graves riscos de sangramento se precisar passar por uma cirurgia.

Tratamento

O controle dos ponteiros passa, necessariamente, por mudanas no estilo de vida. Para alguns pacientes, ajustes na dieta e a atividade fsica so suficientes para domar a presso. Outros precisam de remdios. E vale lembrar: a hipertenso no tem cura, por isso os cuidados so para toda a vida. Antes de receitar a melhor opo, os mdicos enquadram a pessoa em grupos de risco, levando em conta outros fatores de risco como fumo, taxa de colesterol, diabete, histria familiar, leses em rgos, doenas cardiovasculares e renais, retinopatia hipertensiva e doena arterial perifrica.

Hbitos que valem por um tratamento


Este pacote de mudanas um verdadeiro tratamento, capaz de evitar a subida dos ponteiros ou de suavizar os efeitos da hipertenso: Controle o peso Sabe-se que os quilos a mais esto por trs do disparo do ponteiro, principalmente se eles estiverem acumulados na regio da barriga. E nem preciso grandes sacrifcios: uma reduo de 5% a 10% na balana j ajuda. Mas os mdicos recomendam manter o ndice de massa corprea abaixo de 25.

Mexa-se Alm de ajudar a perder peso e melhorar o colesterol e o diabete, os exerccios derrubam a presso. Os mais indicados so os aerbicos, como natao, caminhadas ou corrida, que devem ser praticados de trs a seis

vezes por semana durante trinta minutos. J a musculao, que era terminantemente proibida, agora est liberada. certo que ela no reduz a presso com a mesma eficcia, mas tambm no ruim como se pensava. Mas ela s deve ser praticada em combinao com alguma atividade aerbica e desde que a pessoa no tenha uma presso maior que 160x100. Em todos os casos, indispensvel consultar o mdico antes de dar a largada.

Olho no cardpio Ele fundamental para baixar a presso. Limite o sal a uma colher de ch por dia e fique atento s pitadas ocultas, que esto em embutidos, conservas, enlatados, defumados e salgadinhos de pacote. Siga as recomendaes da dieta DASH, que comprovadamente reduz a presso: inclua no cardpio generosas pores de frutas e verduras e alimentos assados ou grelhados. Coma doces e gordura de origem animal com muita parcimnia e ateno ao lcool: no ultrapasse duas latas de cerveja, ou duas taas de vinho ou uma dose de bebida destilada ao dia. As mulheres devem se contentar com metade disso. Aposte tambm nos temperos naturais, como ervas e limo, e abuse do alho. Sabe-se que, cru, ele ajuda a baixar a presso. Estudos recentes tambm apontam os benefcios da uva isabel - um copo de suco da fruta por dia j ajuda a normalizar os valores.

Apague o Ele estraga os vasos e detona a subida da presso.

cigarro

You might also like