You are on page 1of 36

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

AULA 4
RECEITA PBLICA

1. INTRODUO: Ol amigos! Como bom estar aqui! A palavra Receita utilizada em todo o mundo pela contabilidade para evidenciar a variao positiva da situao lquida patrimonial resultante do aumento de ativos ou da reduo de passivos de uma entidade. Por esse enfoque, a receita pode ser classificada em: Receitas Pblicas: aquelas auferidas pelos entes pblicos; Receitas Privadas: aquelas auferidas pelas entidades privadas. O estudo de AFO abrange a Receita Pblica e ela ser o tema desta nossa aula, na qual estudaremos especialmente os conceitos e classificaes da receita oramentria brasileira. No processo oramentrio, notvel a relevncia da Receita Pblica, cuja previso dimensiona a capacidade governamental em fixar a Despesa Pblica e, no momento da sua arrecadao, torna-se instrumento condicionante da execuo oramentria da despesa. A Receita est envolvida em situaes singulares na Administrao Pblica, como a sua distribuio e destinao entre as esferas governamentais e o estabelecimento de limites legais impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Dessa forma, assume fundamental importncia ao permitir estudos e anlises acerca da carga tributria suportada pelos diversos segmentos da sociedade. O conhecimento dos conceitos e da classificao da receita possibilita a cidadania no processo de fiscalizao da arrecadao, bem como o efetivo controle social sobre as Contas dos Governos Federal, Estadual, Distrital e Municipal. Da mesma forma, do lado dos servidores pblicos, o conhecimento das Receitas Pblicas, principalmente em face LRF, contribui para a transparncia das contas pblicas e para o fornecimento de informaes de melhor qualidade aos diversos usurios. As classificaes oramentrias de receitas e despesas so de fundamental importncia para a transparncia das operaes constantes de um oramento. Toda a informao oramentria organizada e veiculada segundo um tipo de classificao. Ademais, atravs das vrias classificaes, ainda, que se implementam planos, que se explicitam os objetivos e prioridades da ao
www.pontodosconcursos.com.br
1

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

pblica, oramento e gesto das organizaes do setor pblico, ilustrando, desse modo, sobre o direcionamento poltico da ao governamental. As receitas esto classificadas, segundo a Lei 4320/64, em dois segmentos: Receitas Correntes e Receitas de Capital, diviso essa que obedece a um critrio econmico, dentro da idia de demonstrar a origem das diversas fontes, conforme derivem do exerccio de poder prprio do Estado, de tributar as pessoas e agentes econmicos ou do exerccio de atividade econmica. Essas so as Receitas Correntes, sendo Receitas de Capital aquelas que procedem do endividamento ou da transformao de ativos fsicos ou financeiros em moeda. Cabe ressaltar, entretanto, que com o advento da Lei complementar n 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF) as informaes de receita assumiram uma importncia fundamental. Vrios procedimentos e mecanismos de controle foram estabelecidos nessa lei com base em previso e arrecadao de receita, o que impe a necessidade de um cuidado especial no que se refere qualidade dessas informaes. No tocante s despesas, as classificaes, basicamente, respondem as principais indagaes que habitualmente surgem quando o assunto gasto oramentrio. Essas informaes permitiro a mensurao de desempenho e o controle oramentrio: a cada uma dessas indagaes, corresponde um tipo de classificao. Ou seja: quando a pergunta para que sero gastos os recursos alocados, a resposta ser encontrada na classificao programtica ou, mais adequadamente, de acordo com a portaria n 42/99, na ESTRUTURA PROGRAMTICA; em que sero gastos os recursos, a resposta consta da classificao FUNCIONAL; o que ser adquirido ou o que ser pago, na classificao por elemento de despesa; quem o responsvel pela programao a ser realizada, a resposta encontrada na classificao INSTITUCIONAL (rgo e unidade oramentria); qual o efeito ECONMICO da realizao da despesa, na classificao por categoria econmica; e qual a origem dos recursos, na classificao por fonte de recursos. J para Rezende, a classificao dos gastos pblicos so trs: segundo sua finalidade, sua natureza e quanto a seu agente encarregado da execuo do gasto. No entanto quer dizer a mesma coisa: a finalidade observada na estrutura programtica assim determinada pela Portaria n 42/99, a natureza na classificao por natureza da despesa e o agente encarregado do gasto pode ser observado na classificao institucional. Dessa forma, so as caractersticas bsicas de sistemas oramentrios modernos: estrutura programtica, econmica e organizacional para alocao de recursos, denominadas de classificaes oramentrias da despesa. A legislao orienta que a classificao da despesa no oramento pblico deve ser desdobrada de acordo com os seguintes critrios: institucional (rgo e unidade oramentria), funcional (funo e subfuno), por programas
www.pontodosconcursos.com.br
2

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

(programa, projeto, atividade e operaes especiais) e segundo a natureza (categorias econmicas, grupos, modalidades de aplicao e elementos). Pelo estudo delas compreenderemos todo o contedo para a prova.

2. CLASSIFICAO QUANTO FORMA DE INGRESSO OU NATUREZA Com o objetivo de atender s necessidades pblicas, o Estado possui meios de financiar suas atividades por intermdio dos ingressos pblicos: Ingresso pblico: So considerados ingressos todas as entradas de bens ou direitos, em um certo perodo de tempo, que o Estado utiliza para financiar seus gastos, podendo ou no se incorporar ao seu patrimnio. Quanto forma de ingresso ou natureza, a receita pode ser oramentria, extraoramentria ou intraoramentria. 2.1 RECEITAS ORAMENTRIAS So entradas de recursos que o Estado utiliza para financiar seus gastos, transitando pelo Patrimnio do Poder Pblico. Segundo o art. 57 da Lei 4320/64, sero classificadas como receita oramentria, sob as rubricas prprias, todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operaes de crdito, ainda que no previstas no Oramento. Ateno: A receita pblica pode ser considerada oramentria mesmo se no estiver includa na lei oramentria anual. So chamadas tambm de ingressos oramentrios. Podem, ainda, ser classificadas de acordo com a coercitividade: I) Receitas Pblicas Originrias: So aquelas que provm do prprio patrimnio do Estado. So os rendimentos que os governos auferem, utilizando os seus prprios recursos patrimoniais ou empresariais, no entendidos como tributos. As receitas originrias correspondem s rendas, como os foros, laudmios, aluguis, dividendos, participaes (se patrimoniais) e em tarifas (se empresariais). Podem ser: Patrimoniais: So as receitas que provm das rendas geradas pelo patrimnio do prprio Estado (mobilirio e imobilirio), tais como as rendas de aluguis, as receitas decorrentes das vendas de bens, dividendos e participaes. Entram ainda neste conceito as receitas decorrentes de pagamento de royalties pela explorao do seu patrimnio por delegatrios (concessionrios e permissionrios) de servios pblicos.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Empresariais: So aquelas provenientes das atividades realizadas pelo Estado como empresrio, seja no mbito comercial, industrial ou de prestao de servios. II) Receitas Pblicas Derivadas: So aquelas obtidas pelo Estado mediante sua autoridade coercitiva. Dessa forma, o Estado exige que o particular entregue uma determinada quantia na forma de tributos ou de multas, exigindo-as de forma compulsria. Procedem do setor privado da economia, isto , de famlias, empresas e do resto do mundo; so devidas por pessoas fsicas ou jurdicas de direito privado, que desenvolvam atividades econmicas, exceto as que desfrutem de imunidade ou iseno, e correspondem aos tributos. Segundo o MTO-2010, so receitas pblicas derivadas: Tributos: Impostos, Taxas e Contribuies de Melhoria. Contribuies: Sociais, Interesse Econmico e Interesse de Categorias. Emprstimos Compulsrios. Vamos agora aprofundar no estudo das receitas oramentrias, especificamente nas receitas derivadas. Veremos agora as receitas tributrias, as receitas de contribuies e os emprstimos compulsrios. 2.1.1 RECEITAS TRIBUTRIAS Para que o Estado possa custear suas atividades, so necessrios recursos financeiros. Uma de suas fontes o tributo, o qual definido pelo Cdigo Tributrio Nacional - CTN: Art. 3 "Tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada". Independentemente do nome ou da destinao, o que vai caracterizar o tributo o seu fato gerador, o qual a situao definida em lei como necessria e suficiente a sua ocorrncia. Assim, irrelevante sua denominao e a destinao legal do produto de sua arrecadao. Nosso estudo de AFO coerente com o art. 5 do CTN, o qual define que as espcies de tributos so impostos, taxas e contribuies de melhorias: Imposto: conforme o art. 16, imposto o tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte. Sempre que possvel, os impostos tero carter pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte, facultado administrao tributria, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimnio, os rendimentos e as atividades econmicas do contribuinte.
www.pontodosconcursos.com.br
4

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Taxa: de acordo com o art. 77, as taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. As taxas no podero ter base de clculo prpria de impostos. Contribuio de Melhoria: segundo o art. 81, a contribuio de melhoria cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado. 2.1.2 RECEITAS DE CONTRIBUIES: o ingresso proveniente de contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de interveno nas respectivas reas. Apesar da controvrsia doutrinria sobre o tema, suas espcies podem ser definidas da seguinte forma: Contribuies Sociais: destinadas ao custeio da seguridade social, que compreende a previdncia social, a sade e a assistncia social; Contribuies de Interveno no Domnio Econmico: derivam da contraprestao atuao estatal exercida em favor de determinado grupo ou coletividade. Exemplo de contribuio de interveno no domnio econmico o Adicional sobre Tarifas de Passagens Areas Domsticas, que so voltadas suplementao tarifria de linhas areas regionais de passageiros, de baixo e mdio potencial de trfego. Contribuies de Interesse das Categorias Profissionais ou Econmicas: destinadas ao fornecimento de recursos aos rgos representativos de categorias profissionais legalmente regulamentadas ou a rgos de defesa de interesse dos empregadores ou empregados. Estas contribuies so destinadas ao custeio das organizaes de interesse de grupos profissionais como, por exemplo, a OAB, o CREA, o CRM e assim por diante. Visam tambm ao custeio dos servios sociais autnomos prestados no interesse das categorias, como o SESI, o SESC e o SENAI. Ateno: h a previso constitucional de uma contribuio confederativa, fixada pela assemblia geral da categoria, e uma outra contribuio prevista em lei, que a contribuio sindical. A primeira no tributo uma vez que ser instituda pela assemblia geral e no por lei. J a segunda instituda por lei, compulsria e encontra sua regra matriz no art. 149 da Constituio Federal, possuindo assim natureza de tributo.
www.pontodosconcursos.com.br
5

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

2.1.3 EMPRSTIMOS COMPULSRIOS De acordo com a Constituio Federal, a competncia para instituio de emprstimos compulsrios da Unio, sendo tais tributos temporrios e restituveis, cabendo sua instituio e disciplina dependente de lei complementar. Consiste na tomada compulsria de uma certa importncia do particular, a ttulo de emprstimo, com promessa de resgate em certo prazo, e em determinadas condies prefixadas em Lei, para atender situaes excepcionais ali estabelecidas. Os recursos arrecadados com os mesmos tero sua aplicao vinculada despesa que fundamentou sua instituio. De acordo com o STF, a restituio do emprstimo compulsrio dever ser feita em moeda corrente. Segundo o art. 148 da CF/88, a Unio, mediante lei complementar, poder instituir emprstimos compulsrios: Para atender a despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica, de guerra externa ou sua iminncia; No caso de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional, observado o princpio tributrio da anterioridade, o qual veda a cobrana de tributos no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. Caiu na prova: (ESAF - Analista Administrativo - ANA - 2009) Classificam-se como Receitas Correntes Derivadas as receitas: a) de contribuies e de servios. b) patrimonial, agropecuria e industrial. c) patrimonial, agropecuria, industrial e de servios. d) tributria e de contribuies. e) tributria e de servios. As Receitas Pblicas Derivadas procedem do setor privado da economia, isto , de famlias, empresas e do resto do mundo; so devidas por pessoas fsicas ou jurdicas de direito privado, que desenvolvam atividades econmicas, exceto as que desfrutem de imunidade ou iseno. So aquelas obtidas pelo Estado mediante sua autoridade coercitiva. Segundo o MTO-2010, so receitas pblicas derivadas: Tributos: Impostos, Taxas e Contribuies de Melhoria. Contribuies: Sociais, Interesse Econmico e Interesse de Categorias. Emprstimos Compulsrios. Logo, classificam-se como Receitas Correntes Derivadas as receitas de tributos e contribuies. Resposta: Letra D
www.pontodosconcursos.com.br
6

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

2. 1.4 DISTINO ENTRE TAXA E PREO PBLICO Vamos a uma distino muito cobrada em prova entre Taxa e Preo Pblico: Smula n 545 do Supremo Tribunal Federal: Preos de servios pblicos e taxas no se confundem, porque estas, diferentemente daqueles, so compulsrias e tm sua cobrana condicionada prvia autorizao oramentria, em relao lei que a instituiu. A tarifa uma receita originria empresarial, pois proveniente da interveno do Estado na atividade econmica. Por meio de empresas associadas concessionrias ou permissionrias de servios pblicos federais estaduais e municipais, so cobradas para permitir o melhoramento e a expanso dos servios, a justa remunerao do capital e assegurar o equilbrio econmico e financeiro do contrato. A tarifa uma contraprestao de servios de natureza comercial ou industrial, cujo pagamento deve ocorrer somente se existir a utilizao do servio. Por essa tica o pagamento considerado voluntrio e facultativo. A tarifa visa ao lucro. De acordo com o art. 77 do CTN, as taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. A taxa uma receita pblica derivada, pois se integra em definitivo ao patrimnio do Estado aps ser retirada de forma coercitiva do patrimnio dos particulares. A taxa visa ao ressarcimento. Vamos transcrever o que cita o MTO-2010, o qual faz muito bem essa distino e assim que cobrado nas provas. Assim, conforme afirmado anteriormente, o preo pblico decorre da utilizao de servios pblicos facultativos (portanto, no compulsrios) que a Administrao Pblica diretamente ou por meio de delegao a concessionrio ou permissionrio colocam disposio da populao que poder contrat-los ou no (Ex: telefone, luz, gua, gs encanado). So servios prestados em decorrncia de uma relao contratual, regida pelo direito privado. A taxa decorre de estipulao legal e serve para custear, naquilo que no forem cobertos pelos impostos, os servios pblicos essenciais soberania do Estado (a lei no autoriza que outros prestem alternativamente esses servios) e divisveis prestados ou colocados disposio diretamente pelo Estado. O tema regido pelas normas de direito pblico. H casos em que no simples estabelecer se um servio remunerado por taxa ou por preo pblico. Como exemplo, podemos citar o caso do fornecimento de energia eltrica. Em localidades onde estes servios forem colocados disposio do usurio, pelo Estado, mas cuja utilizao seja de uso obrigatrio,
www.pontodosconcursos.com.br
7

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

compulsrio (por exemplo, a lei no permite que se coloque um gerador de energia eltrica) a remunerao destes servios feita mediante taxa e sofrer as limitaes impostas pelos princpios gerais de tributao (legalidade, anterioridade,...). Por outro lado, se a lei permite o uso de gerador prprio para obteno de energia eltrica, o servio estatal oferecido pelo ente pblico, ou por seus delegados, no teria natureza obrigatria, seria facultativo e, portanto, seria remunerado mediante preo pblico. As taxas podem ser: Taxas de Fiscalizao ou de Poder de Polcia: so aquelas que tm como fato gerador o exerccio do poder de polcia administrativa, tratando-se de um poder disciplinador atravs do qual o Estado pode intervir nas atividades dos seus cidados para garantir a ordem e a segurana. Taxas de Servio: so as que tm como fato gerador a utilizao de determinados servios pblicos. Distino entre servio pblico e servio privado, segundo o MTO/2010. essa que cai em prova de AFO: Servio Pblico aquele que s pode ser desenvolvido pelo regime de direito pblico, estabelecido por lei e tendo natureza obrigatria de sua prestao, sendo esse servio essencial sociedade. A relao jurdica, nesse tipo de servio, de verticalidade, ou seja, o Estado atua com supremacia sobre o particular. receita derivada. Servio Privado aquele que o Estado exerce, como se particular fosse. A relao jurdica de horizontalidade, no existindo supremacia do interesse pblico sobre o particular. o Estado exercendo sua atividade como um particular, regulado pelo direito privado. Alm disso, os servios pblicos tm que ser especficos e divisveis. receita originria. Caiu na prova: (CESPE Procurador PGE/AL 2008) A cobrana de emolumentos pelo Poder Judicirio enquadra-se na definio jurdica de: A) taxa pela prestao de servio pblico. B) taxa pelo poder de polcia. C) preo pblico. D) imposto. E) tarifa pblica. A cobrana de emolumentos pelo Poder Judicirio enquadra-se na definio jurdica de taxa pela prestao de servio pblico, pois s pode ser desenvolvido pelo regime de direito pblico, estabelecido por lei e essencial sociedade, tendo natureza obrigatria de sua prestao. Resposta: Letra A

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

2.1.5 DVIDA ATIVA O crdito da dvida ativa cobrado por meio da emisso da certido da dvida ativa da Fazenda Pblica da Unio inscrita na forma da lei, valendo como ttulo de execuo, o que lhe garante liquidez. So os crditos da Fazenda Pblica de natureza tributria (proveniente da obrigao legal relativa a tributos e respectivos adicionais, atualizaes monetrias, encargos e multas tributrias) ou no tributria (demais crditos da fazenda pblica) exigveis em virtude do transcurso do prazo para pagamento. As receitas decorrentes de dvida ativa tributria ou no tributria devem ser classificadas como outras receitas correntes. A Dvida Ativa uma espcie de crdito pblico, cuja matria definida desde a Lei 4320/64, sendo sua gesto econmica, oramentria e financeira resultante de uma conjugao de critrios estabelecidos em diversos outros textos legais. O conjunto de procedimentos buscou, a partir da tradio patrimonialista, tratar contabilmente os crditos desde a efetivao at o momento da inscrio propriamente dita em Dvida Ativa, atribuindo ao rgo ou unidade do Ente Pblico responsvel pelo crdito, a iniciativa dos lanamentos contbeis. O envio dos valores para o rgo ou unidade competente para inscrio tratado como uma transferncia de gesto de crditos, ainda no mbito de um mesmo Ente Pblico. A Dvida Ativa abrange os crditos a favor da Fazenda Pblica, cuja certeza e liquidez foram apuradas, por no terem sido efetivamente recebidos nas datas aprazadas. , portanto, uma fonte potencial de fluxos de caixa, com impacto positivo pela recuperao de valores, espelhando crditos a receber, sendo contabilmente alocada no Ativo. A inscrio de crditos em Dvida Ativa representa contabilmente um fato permutativo resultante da transferncia de um valor no recebido no prazo estabelecido, dentro do prprio Ativo, contendo, inclusive, juros e atualizao monetria ou quaisquer outros encargos aplicados sobre o valor inscrito em Dvida Ativa. No se confunde com a Dvida Passiva, que representa as obrigaes do Ente Pblico para com terceiros, e que contabilmente registrada no Passivo e denominada de Dvida Pblica. A inscrio em Dvida Ativa ato jurdico que visa legitimar a origem do crdito em favor da Fazenda Pblica, revestindo o procedimento dos necessrios requisitos jurdicos para as aes de cobrana. Como regra geral, no caso da Unio, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional PGFN responsvel pela apurao da liquidez e certeza dos crditos da Unio, tributrios ou no, a serem inscritos em Dvida Ativa, e pela representao legal
www.pontodosconcursos.com.br
9

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

da Unio. A Lei Complementar n 73 d aos rgos jurdicos das autarquias e fundaes pblicas a mesma competncia para o tratamento da Dvida Ativa respectiva. De forma anloga, para os Estados e Municpios, a competncia para inscrio em Dvida Ativa atribuda, por intermdio de normativos de mesma espcie, aos representantes legais de cada esfera de governo. A Lei 6.830, de 22 de setembro de 1980, em seu art. 2, 3, determina que cabe ao rgo competente apurar a liquidez e certeza dos crditos, qualificando a inscrio como ato de controle administrativo da legalidade. Depreende-se, portanto, que os Entes Pblicos devero outorgar a um rgo a competncia para este procedimento, dissociando, obrigatoriamente, a inscrio do crdito em Dvida Ativa e a origem desse crdito. A Dvida Ativa inscrita goza da presuno de certeza e liquidez, e tem equivalncia de prova pr-constituda contra o devedor. O ato da inscrio confere legalidade ao crdito como dvida passvel de cobrana, facultando ao Ente Pblico, representado pelos respectivos rgos competentes, a iniciativa do processo judicial de execuo. A presuno de certeza e liquidez, no entanto, relativa, pois pode ser derrogada por prova inequvoca, cuja apresentao cabe ao sujeito passivo. A Dvida Ativa compreende, alm do valor principal, atualizao monetria, juros, multa e demais encargos previstos. J o pagamento de custas e emolumentos foi dispensado para os atos judiciais da Fazenda Pblica, de acordo com o artigo 39 da Lei 6830, de 22 de setembro de 1980, conhecida como Lei de Execues Fiscais LEF. Portanto, a incidncia desses acrscimos, previstos desde a Lei 4.320/64, legal e de ocorrncia natural, cabendo o registro contbil oportuno. O recebimento em bens tem regras especiais em alguns casos, como a dao em pagamento de imveis para fins de reforma agrria e o recebimento de Ttulos da Dvida Agrria TDAs. Qualquer que seja a forma de recebimento de crditos, o fato constituir em receita oramentria, prevista especificamente ou no no oramento do exerccio de recebimento. Alternativamente ao recebimento, existe ainda a possibilidade de compensao de crditos inscritos em Dvida Ativa com crditos contra a Fazenda Pblica. Essa forma de extino do crdito fiscal estabelecida pela Lei n 5. 172, de 25 de Outubro de 1966 Cdigo Tributrio Nacional, e complementada por leis federais, estaduais e municipais. A compensao no implica no ingresso de valores ou bens, constituindo um fato permutativo que anula um crdito registrado no Ativo com uma obrigao da Fazenda Pblica para com terceiros.
www.pontodosconcursos.com.br
10

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Os crditos a favor da Fazenda Pblica que se encontram vencidos e no pagos devem ser contabilmente discriminados dos demais. Conforme o texto legal, qualquer crdito a favor da Fazenda Pblica, seja de origem tributria ou no tributria, passvel de inscrio em Dvida Ativa. Atendendo a preceitos legais, devem ser registrados, ainda no mbito do rgo responsvel pelo crdito, como Crditos a Encaminhar para Inscrio em Dvida Ativa. Verifica-se nesse momento uma reclassificao de ativos, deixando de ser registrado um ativo a receber para um ativo inadimplente, em processo de encaminhamento para inscrio em Dvida Ativa. Trata-se de registros permutativos dentro do Ativo. Na tica contbil, todos os valores inscritos em Dvida Ativa so crditos vencidos a favor da Fazenda Pblica. Nessa condio, a Dvida Ativa encontra abrigo nas Normas Internacionais de Contabilidade e nos Princpios Fundamentais de Contabilidade como integrante do Ativo do Ente Pblico. No Brasil, por fora do texto legal, ainda atende a requisitos jurdicos de legalidade e transparncia. O eventual cancelamento, por qualquer motivo, do devedor inscrito em Dvida Ativa representa extino do crdito e por isto provoca diminuio na situao lquida patrimonial, relativamente baixa do direito que classificado como variao patrimonial passiva independente da execuo oramentria ou simplesmente variao passiva extraoramentria. Da mesma forma so classificados o registro de abatimentos, anistia ou quaisquer outros valores que representem diminuio dos valores originalmente inscritos em Dvida Ativa, mas no decorram do efetivo recebimento. Caiu na prova: (CESPE Especialista em Regulao - ANATEL 2009) Os registros contbeis referentes dvida ativa devem definir as diferentes responsabilidades dos rgos ou unidades originalmente responsveis pelos crditos e aqueles outros, do mesmo ente federativo, que detenham a atribuio legal de sua efetiva inscrio, bem como pela apurao da certeza e liquidez dos valores inscritos. O conjunto de procedimentos buscou, a partir da tradio patrimonialista, tratar contabilmente os crditos desde a efetivao at o momento da inscrio propriamente dita em Dvida Ativa, atribuindo ao rgo ou unidade do Ente Pblico responsvel pelo crdito, a iniciativa dos lanamentos contbeis. O envio dos valores para o rgo ou unidade competente para inscrio tratado como uma transferncia de gesto de crditos, ainda no mbito de um mesmo Ente Pblico. Desta forma, ficam definidas, em termos de registro contbil, as responsabilidades distintas, conforme predisposto em Lei, dos rgos ou unidades responsveis originalmente pelos crditos e aqueles, dentro do mesmo
www.pontodosconcursos.com.br
11

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Ente Pblico, que detm a atribuio legal da efetiva inscrio em Dvida Ativa, assim como pela apurao da certeza e liquidez dos valores inscritos. Resposta: Certa.

2.2 RECEITAS EXTRAORAMENTRIAS Tais receitas no integram o oramento pblico e constituem passivos exigveis do ente, de tal forma que o seu pagamento no est sujeito autorizao legislativa. Isso ocorre porque possuem carter temporrio, no se incorporando ao patrimnio pblico. So chamadas de ingressos extraoramentrios. So exemplos de receitas extraoramentrias: Depsito em cauo; Antecipao de Receitas Oramentrias ARO; Cancelamento de restos a pagar; Emisso de Moeda; Outras entradas compensatrias no ativo e passivo financeiros. No conceito de receita oramentria, esto compreendidas as entradas de recursos que o Estado utiliza para financiar seus gastos, transitando pelo Patrimnio do Poder Pblico. Sero classificadas como receita oramentria, sob as rubricas prprias, todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operaes de crdito, ainda que no previstas no Oramento. So extraoramentrias, portanto, excludas do conceito de receitas oramentrias, as operaes de crdito por antecipao de receita, as emisses de papel-moeda e outras entradas compensatrias no ativo e passivo financeiros.

2.3 RECEITAS INTRAORAMENTRIAS So receitas oriundas de operaes realizadas entre rgos e demais entidades da Administrao Pblica integrantes do oramento fiscal e da seguridade social de uma mesma esfera de governo. So chamadas tambm de Ingressos Intraoramentrios. Tm a finalidade de discriminar as receitas referentes s operaes entre rgos, fundos, autarquias, fundaes pblicas, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. O elemento motivador da criao dessas receitas foi a incluso, na Portaria Interministerial STN/SOF n 163, de 4 de maio de 2001, da modalidade de aplicao 91 Aplicao Direta Decorrente de Operao entre rgos, Fundos e Entidades Integrantes dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social. Caiu na prova: (CESPE Planejamento e Execuo Oramentria Min. da Sade 2008) Por ingressos intraoramentrios devem-se entender aqueles constitudos por receitas
www.pontodosconcursos.com.br
12

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

de operaes entre rgos, fundos, autarquias, fundaes pblicas, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. So ingressos intraoramentrios ou receitas intra-oramentrias aqueles cuja finalidade seja discriminar as receitas referentes s operaes entre rgos, fundos, autarquias, fundaes pblicas, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. Resposta: Certa.

3. CLASSIFICAO DA RECEITA POR NATUREZA As naturezas de receitas oramentrias procuram refletir o fato gerador que ocasionou o ingresso dos recursos aos cofres pblicos. a menor clula de informao no contexto oramentrio para as receitas pblicas, devendo, portanto conter todas as informaes necessrias para as devidas vinculaes. Face necessidade de constante atualizao e melhor identificao dos ingressos aos cofres pblicos, o esquema inicial de classificao foi desdobrado em seis nveis, que formam o cdigo identificador da natureza de receita: 1 Nvel: Categoria Econmica 2 Nvel: Origem 3 Nvel: Espcie 4 Nvel: Rubrica 5 Nvel: Alnea 6 Nvel: Subalnea

X
Categoria Econmica

Y
Origem

Z
Espcie

W
Rubrica

TT
Alnea

KK
Subalnea

1 nvel: Categoria Econmica da Receita Este nvel da classificao por natureza obedece ao critrio econmico. utilizado para mensurar o impacto das decises do Governo na economia nacional (formao de capital, custeio, investimentos, etc.). codificada e subdividida da seguinte forma: 1. Receitas Correntes; 2. Receitas de Capital; 7. Receitas Correntes Intraoramentrias; 8. Receitas de Capital Intraoramentrias. Vamos a elas:
www.pontodosconcursos.com.br
13

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

I) Receitas Correntes: classificam-se nessa categoria aquelas receitas oriundas do poder impositivo do Estado - Tributria e de Contribuies; da explorao de seu patrimnio Patrimonial; da explorao de atividades econmicas Agropecuria, Industrial e de Servios; as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender despesas classificveis em Despesas Correntes Transferncias Correntes; e as demais receitas que no se enquadram nos itens anteriores Outras Receitas Correntes. II) Receitas de Capital: so as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital e, ainda, o Supervit do Oramento Corrente. Essas receitas so representadas por mutaes patrimoniais que nada acrescentam ao patrimnio pblico, s ocorrendo uma troca de elementos patrimoniais, isto , um aumento no sistema financeiro (entrada de recursos financeiros) e uma baixa no sistema patrimonial (sada do patrimnio em troca de recursos financeiros). III) Receitas Intraoramentrias: J estudamos em tpicos anteriores. O que acrescentaremos neste tpico que as novas naturezas de receita intraoramentrias so constitudas substituindo-se o 1 nvel (categoria econmica 1 ou 2) pelos dgitos 7, se receita corrente intraoramentria e 8, se receita de capital intraoramentria, mantendo-se o restante da codificao. Ateno: As classificaes includas no constituem novas categorias econmicas de receita, mas sim meras especificaes das categorias corrente e de capital, a fim de possibilitar a identificao das respectivas operaes intraoramentrias e, dessa forma, evitar a dupla contagem de tais receitas. 2 nvel: Origem a subdiviso das Categorias Econmicas, que tem por objetivo identificar a origem das receitas, no momento em que as mesmas ingressam no patrimnio pblico. Identifica a procedncia dos recursos pblicos, em relao ao fato gerador dos ingressos das receitas (derivada, originria, transferncias e outras). No caso das receitas correntes, tal classificao serve para identificar se as receitas so compulsrias (tributos e contribuies), provenientes das atividades em que o Estado atua diretamente na produo (agropecurias, industriais ou de prestao de servios), da explorao do seu prprio patrimnio (patrimoniais), se provenientes de transferncias destinadas ao atendimento de despesas correntes, ou ainda, de outros ingressos. No caso das receitas de capital, distinguem-se as provenientes de operaes de crdito, da alienao de bens, da amortizao dos emprstimos, das transferncias destinadas ao atendimento de despesas de capital, ou ainda, de outros ingressos de capital.
www.pontodosconcursos.com.br
14

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Os cdigos da origem para as receitas correntes e de capital so: QUADRO ORIGENS DAS RECEITAS RECEITAS CORRENTES 1. Receita Tributria 2. Receita de Contribuies 3. Receita Patrimonial 4. Receita Agropecuria 5. Receita Industrial 6. Receita de Servios 7. Transferncias Correntes 9. Outras Receitas Correntes Veremos cada uma delas. I) Origens da Receitas Correntes: Receita Tributria: so os impostos, taxas e contribuies de melhoria. Fizemos um estudo mais aprofundamento nos tpicos anteriores. Receita de Contribuies: Tambm fizemos um estudo mais aprofundamento nos tpicos anteriores. o ingresso proveniente de contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de interveno nas respectivas reas. Receita Patrimonial: o ingresso proveniente de rendimentos sobre investimentos do ativo permanente, de aplicaes de disponibilidades em operaes de mercado e outros rendimentos oriundos de renda de ativos permanentes. Por exemplo, temos as receitas de arrendamentos de terrenos da Unio, que o Poder Pblico concede outra parte o gozo temporrio de um terreno mediante retribuio, a qual se torna receita patrimonial. Receita Agropecuria: o ingresso proveniente da atividade ou da explorao agropecuria de origem vegetal ou animal. Incluem-se nessa classificao as receitas advindas da explorao da agricultura (cultivo do solo), da pecuria (criao, recriao ou engorda de gado e de animais de pequeno porte) e das atividades de beneficiamento ou transformao de produtos agropecurios em instalaes existentes nos prprios estabelecimentos. Receita Industrial: o ingresso proveniente da atividade industrial de extrao mineral, de transformao, de construo e outras, provenientes das atividades industriais definidas como tal pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE.
www.pontodosconcursos.com.br
15

RECEITAS DE CAPITAL

1. Operaes de Crdito 2. Alienao de Bens 3. Amortizao de Emprstimos 4. Transferncias de Capital 5. Outras Receitas de Capital

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Receita de Servios: o ingresso proveniente da prestao de servios de transporte, sade, comunicao, porturio, armazenagem, de inspeo e fiscalizao, judicirio, processamento de dados, vendas de mercadorias e produtos inerentes atividade da entidade e outros servios. Transferncia Corrente: o ingresso proveniente de outros entes ou entidades, referente a recursos pertencentes ao ente ou entidade recebedora ou ao ente ou entidade transferidora, efetivado mediante condies preestabelecidas ou mesmo sem qualquer exigncia, desde que o objetivo seja a aplicao em despesas correntes. Outras Receitas Correntes: So os ingressos correntes provenientes de outras origens no classificveis nas anteriores. II) Origens das Receitas de Capital: Operaes de Crdito: So os ingressos provenientes da colocao de ttulos pblicos ou da contratao de emprstimos e financiamentos obtidos junto a entidades estatais ou privadas. Alienao de Bens: o ingresso proveniente da alienao de componentes do ativo permanente. Amortizao de Emprstimos: o ingresso proveniente da amortizao, ou seja, referente ao recebimento de parcelas de emprstimos ou financiamentos concedidos em ttulos ou contratos. Transferncias de Capital: o ingresso proveniente de outros entes ou entidades, referente a recursos pertencentes ao ente ou entidade recebedora ou ao ente ou entidade transferidora, efetivado mediante condies preestabelecidas ou mesmo sem qualquer exigncia, desde que o objetivo seja a aplicao em despesas de capital. Outras Receitas de Capital: So os ingressos de capital provenientes de outras origens no classificveis nas anteriores.

3 nvel: Espcie o nvel de classificao vinculado Origem, composto por ttulos que permitem qualificar com maior detalhe o fato gerador dos ingressos de tais receitas. Por exemplo, dentro da Origem Receita Tributria (receita proveniente de tributos), podemos identificar as suas espcies, tais como impostos, taxas e contribuies de melhoria (conforme definido na Constituio Federal de 1988 e no Cdigo Tributrio Nacional), sendo cada uma dessas receitas uma espcie de tributo diferente das demais. 4 nvel: Rubrica

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

o detalhamento das espcies de receita. A rubrica busca identificar dentro de cada espcie de receita uma qualificao mais especfica. Agrega determinadas receitas com caractersticas prprias e semelhantes entre si. 5 nvel: Alnea Funciona como uma qualificao da rubrica. A alnea o nvel que apresenta o nome da receita propriamente dita e que recebe o registro pela entrada de recursos financeiros. 6 nvel: Subalnea: Constitui o nvel mais analtico da receita, o qual recebe o registro de valor, pela entrada do recurso financeiro, quando houver necessidade de maior detalhamento da alnea. Caiu na prova: (ESAF APO/MPOG - 2008) Segundo o Manual Tcnico do Oramento - 2008, a classificao da receita por natureza busca a melhor identificao da origem do recurso, segundo seu fato gerador. Indique a opo incorreta quanto aos desdobramentos dessa receita. a) Sub-rubrica. b) Origem e espcie. c) Rubrica. d) Categoria econmica. e) Alnea e subalnea. A nossa questo trata do MTO/2008, porm podemos resolv-la pelo MTO/2010. O examinador pede a alternativa que no faz parte dos desdobramentos da classificao da receita por natureza. Os nveis so: categoria econmica, origem, espcie, rubrica, alnea e subalnea. Logo, no h previso de subrubrica. Resposta: Letra A.

4. CLASSIFICAO DA RECEITA POR FONTES Vimos que a classificao por natureza da receita busca a melhor identificao da origem do recurso segundo seu fato gerador. No entanto, existe a necessidade de classificar a receita conforme a destinao legal dos recursos arrecadados. As fontes de recursos constituem-se de determinados agrupamentos de naturezas de receitas, atendendo a uma determinada regra de destinao legal, e servem para indicar como so financiadas as despesas oramentrias. a individualizao dos recursos de modo a evidenciar sua aplicao segundo a determinao legal.
www.pontodosconcursos.com.br
17

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

A classificao por fontes de recursos consiste de um cdigo de trs dgitos: 1 DGITO: GRUPO DE FONTES DE RECURSOS 1 - Recursos do Tesouro Exerccio Corrente 2 - Recursos de Outras Fontes - Exerccio Corrente 3 - Recursos do Tesouro Exerccios Anteriores 6 - Recursos de Outras Fontes - Exerccios Anteriores 9 - Recursos Condicionados Os dgitos seguintes so bastante variados. O estudante deve saber que a fonte de recursos composta por 3 dgitos e quais so os grupos do 1 dgito. Exemplos de fontes: Fonte 100: Recursos do Tesouro - Exerccio Corrente (1); Recursos Ordinrios (00); Fonte 152: Recursos do Tesouro - Exerccio Corrente (1); Resultado do Banco Central (52); Fonte 150: Recursos do Tesouro Exerccio Corrente (1); Recursos Prprios No-Financeiros (50); Fonte 250: Recursos de Outras Fontes Exerccio Corrente (2); Recursos Prprios No-Financeiros (50); Fonte 300: Recursos do Tesouro Exerccios Anteriores (3); e Recursos Ordinrios (00). O argumento utilizado na criao de vinculaes para as receitas o de garantir a despesa correspondente, seja para funes essenciais, seja para entes, rgos, entidades e fundos. Outro tipo de vinculao aquela derivada de convnios e contratos de emprstimos e financiamentos, cujos recursos so obtidos com finalidade especfica. No momento do recolhimento/recebimento dos valores, feita classificao por natureza de receita e destinao de recursos, sendo possvel determinar a disponibilidade para alocao discricionria pelo gestor pblico, e aquela reservada para finalidades especficas, conforme vinculaes estabelecidas. O Manual de Procedimentos das Receitas Pblicas, desenvolvido por STN/SOF, apresenta uma sistemtica que permite o controle da destinao/fonte de recursos da receita pblica, vinculando-a a determinado gasto pblico desde o planejamento oramentrio at o efetivo pagamento das despesas constantes dos programas e aes governamentais. Caiu na prova:
www.pontodosconcursos.com.br
18

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

(CESPE Analista Administrativo ANAC 2009) No momento do recolhimento/recebimento dos valores feita a classificao por natureza de receita e destinao de recursos, sendo possvel a determinao da disponibilidade para alocao discricionria pelo gestor pblico, exceto daquelas reservadas a finalidades especficas, conforme vinculaes estabelecidas. No momento do recolhimento/recebimento dos valores, feita classificao por natureza de receita e destinao de recursos, sendo possvel determinar a disponibilidade para alocao discricionria pelo gestor pblico, e aquela reservada para finalidades especficas, conforme vinculaes estabelecidas. Resposta: Errada.

5. CLASSIFICAO DA RECEITA POR IDENTIFICADOR DE RESULTADO PRIMRIO A receita classificada, ainda, como Primria (P) quando seu valor includo na apurao do Resultado Primrio no conceito acima da linha, e No-Primria ou Financeira (F) quando no includa nesse clculo. As receitas financeiras so basicamente as provenientes de operaes de crdito (endividamento), de aplicaes financeiras e de juros. As demais receitas, provenientes dos tributos, contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais e de servios so classificadas como primrias. Critrios abaixo da linha e acima da linha: a apurao do resultado primrio pode ocorrer pelos critrios abaixo da linha ou acima da linha. O critrio abaixo da linha considera a variao do endividamento no perodo considerado. Por exemplo, a variao da dvida em 2009 ser o valor apurado em 31/12/2009 menos o valor em 31/12/2008. No permite conhecer os fatores que levaram ao resultado. J o critrio acima da linha ocorre por meio da anlise das receitas e despesas do setor pblico. Permite conhecer os fatores que levaram ao resultado. Em princpio, os dois critrios so equivalentes, e deveriam chegar aos mesmos nmeros. Entretanto, podem ocorrer discrepncias estatsticas em decorrncia de questes especficas relacionadas abrangncia e/ou perodo da compilao. Distino entre Receita de Capital e Receita Financeira: o conceito de Receita Financeira surgiu com a adoo pelo Brasil da metodologia de apurao do resultado primrio, oriundo de acordos com o Fundo Monetrio Internacional FMI. Desse modo, passou-se a denominar como Receitas Financeiras quelas receitas que no so consideradas na apurao do resultado primrio, como as derivadas de aplicaes no mercado financeiro ou da rolagem e emisso de ttulos pblicos, assim como as provenientes de privatizaes, entre outras.

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

6. CLASSIFICAO DA RECEITA POR GRUPOS A classificao da receita por grupos procura identificar quais so os agentes arrecadadores, fiscalizadores e administradores da receita e qual o nvel de vinculao das mesmas. No Oramento da Unio utilizam-se os seguintes grupos: 1. Receitas Prprias: Classificam-se, nesse grupo, as receitas cuja arrecadao tem origem no esforo prprio dos rgos e demais entidades nas atividades de fornecimento de bens ou servios facultativos e na explorao econmica do patrimnio remunerada por preo pblico ou tarifas, bem como o produto da aplicao financeira desses recursos. Geralmente, so receitas que tm como fundamento legal os contratos firmados entre as partes, amparados pelo Cdigo Civil e legislao correlata. So receitas que no possuem destinaes especficas, sendo vinculadas unidade oramentria arrecadadora. Geralmente so arrecadadas por meio de Guia de Recolhimento da Unio GRU. 2. Receitas Administradas: So as receitas auferidas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, com amparo legal no Cdigo Tributrio Nacional e leis afins, rgo que detm a competncia para fiscalizar e administrar esses recursos. So receitas arrecadadas por meio de Documento de Arrecadao de Receitas Federais (DARF) ou Guia da Previdncia Social (GPS). 3. Receitas de Operaes de Crdito: So as receitas provenientes de colocao de ttulos pblicos ou da contratao de emprstimos e financiamentos obtidos junto a entidades estatais ou privadas. 4. Receitas Vinculadas: So os recursos oriundos de concesses, autorizaes e permisses para uso de bens da Unio ou para exerccio de atividades de competncia da Unio. Fazem parte desse grupo as receitas vinculadas por determinao legal, cuja fiscalizao, administrao e manuseio ficam a cargo das entidades com autorizao legal para arrecadar. So receitas que apresentam destinao previamente estabelecida, em funo da legislao (vinculadas a uma finalidade especfica). 5. Demais Receitas: Grupo destinado ao atendimento das receitas previstas em Lei ou contrato, e que no esto enquadradas em nenhum dos grupos anteriores.

7. OUTRAS CLASSIFICAES:

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Vimos a classificao da receita de acordo com sua forma de ingresso ou natureza (oramentrias e extraoramentrias), natureza/categoria econmica (correntes e de capital) e coercitividade (originrias ou derivadas). Segundo a doutrina, a receita pblica pode ainda ser classificada nos seguintes aspectos: quanto ao poder de tributar, quanto afetao patrimonial e quanto regularidade: Poder de tributar: classifica as receitas de acordo com o poder de tributar que compete a cada ente da federao, considerando e distribuindo as receitas obtidas como pertencentes aos respectivos entes, quais sejam: Governo Federal, Estadual, do Distrito Federal e Municipal. Afetao Patrimonial: Efetivas: contribuem para o aumento do patrimnio lquido, sem correspondncia no passivo. No-efetivas ou por mutao patrimonial: nada acrescentam ao patrimnio pblico, pois referem-se s entradas ou alteraes compensatrias nos elementos que o compe. Regularidade: Ordinrias: compostas por ingressos permanentes e estveis, com arrecadao regular em cada exerccio financeiro. Assim, so perenes e possuem caracterstica de continuidade, como a maioria dos tributos: IR, ICMS, IPVA, IPTU, etc. Extraordinrias: no integram sempre o oramento. So ingressos de carter no-continuado, eventual, inconstante, imprevisvel, provenientes de calamidade pblica, guerras, doaes e indenizaes em favor do Estado. Caiu na prova: (ESAF APO/MPOG - 2008) A Receita da Administrao Pblica pode ser classificada nos seguintes aspectos: quanto natureza, quanto ao poder de tributar, quanto coercitividade, quanto afetao patrimonial e quanto regularidade. Quanto sua regularidade, as receitas so desdobradas em: a) receitas efetivas e receitas por mutao patrimonial. b) receitas oramentrias e receitas extraoramentrias. c) receitas ordinrias e receitas extraordinrias. d) receitas originrias e receitas derivadas. e) receitas de competncia Federal, Estadual ou Municipal. a) Errada. Quanto afetao patrimonial, as receitas podem ser efetivas ou por mutao patrimonial. b) Errada. Quanto forma de ingresso ou natureza, as receitas podem ser oramentrias ou extraoramentrias.

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

c) Correta. Quanto regularidade, as receitas podem ser ordinrias ou extraordinrias. d) Errada. Quanto coercitividade, as receitas podem ser originrias ou derivadas. e) Errada. Quanto ao poder de tributar, podem ser classificadas em competncia Federal, Estadual ou Municipal. Resposta: Letra C

EXERCCIOS
1) (ESAF APO/MPOG - 2008) Identifique o conceito de receita oramentria que no pertinente sua definio. a) Receita patrimonial uma receita derivada, oriunda da explorao indireta, por parte do Estado das rendas obtidas na aplicao de recursos. b) Receita tributria uma receita derivada que o Estado arrecada, mediante o emprego de sua soberania, sem contraprestao diretamente equivalente e cujo produto se destina ao custeio das atividades gerais ou especficas que lhe so prprias. c) Receitas de capital so receitas provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos da constituio de dvida; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos de outras pessoas de direito pblico ou privado destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital e, ainda, o supervit do oramento corrente. d) Receita de servio uma receita originria, segundo a qual os recursos ou meios financeiros so obtidos mediante a cobrana pela venda de bens e servios. e) Outras receitas correntes so receitas originrias, provenientes de multas, cobranas da dvida ativa, restituies e indenizaes. a) a incorreta. As receitas patrimoniais so originrias. So as receitas que provm das rendas geradas pelo patrimnio do prprio Estado (mobilirio e imobilirio), tais como as rendas de aluguis, as receitas decorrentes das vendas de bens, dividendos, participaes e royalties. b) Correta. As receitas tributrias so derivadas, pois so obtidas pelo Estado mediante sua autoridade coercitiva. c) Correta. As receitas provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a atender despesas classificveis em despesas de capital e, ainda, o supervit do oramento corrente, so denominadas receitas de capital. d) Correta. As receitas de servio so originrias e compreendem ingressos provenientes da prestao de servios de transporte, sade, comunicao, porturio, armazenagem, de inspeo e fiscalizao, judicirio, processamento de dados, vendas de mercadorias e produtos inerentes atividade da entidade e outros servios.
www.pontodosconcursos.com.br
22

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

e) Correta. Outras receitas correntes so os ingressos correntes provenientes de outras origens no classificveis nas anteriores, como multas, dvida ativa, etc. Resposta: Letra A 2) (FCC ACE - TCE/AM 2008) A reteno das contribuies previdencirias, valores descontados da folha de pagamentos dos servidores pblicos, corresponde a uma: (A) receita extra-oramentria. (B) despesa extra-oramentria. (C) receita oramentria de contribuies. (D) receita oramentria tributria. (E) despesa oramentria de transferncias a instituies privadas. O que caracteriza uma receita extraoramentria seu carter temporrio, no se incorporando ao patrimnio pblico. exatamente o que ocorre com as retenes previdencirias dos servidores pblicos, as quais no pertencem em definitivo ao Estado e no se incorporam ao patrimnio pblico. Resposta: Letra A 3) (FGV Auditor Substituto de Conselheiro TCM/RJ - 2008) Em relao receita pblica, assinale a afirmativa incorreta. (A) Atualmente, segundo a doutrina moderna, ingresso e receita so expresses sinnimas. (B) A receita se classificar nas seguintes categorias econmicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. (C) As operaes de crdito so consideradas receitas de capital. (D) A receita tributria considerada como receita corrente. (E) O supervit do oramento constitui receita corrente. a) Correta. A banca seguiu autores como Joo Anglico, que afirma: a receita pblica, em seu sentido mais amplo, o recolhimento de bens aos cofres pblicos. Ingresso, entrada ou receita pblica so, na verdade, expresses sinnimas na terminologia de finanas pblicas. Os estudiosos da matria divergem na conceituao de receita pblica por esbarrarem em sutilezas de ordem abstrata que h longo tempo o uso e o costume eliminaram. Ingresso, entrada ou receita, de qualquer espcie j esto, na prtica, consagrados pela expresso comum: receita pblica. b) Correta. So as categorias econmicas da receita: corrente e de capital. c) Correta. As operaes de crdito so uma das origens das receitas de capital. d) Correta. A receita tributria uma das origens das receitas correntes. e) a incorreta. O supervit do oramento constitui receita de capital. Resposta: Letra E 4) (ESAF Auditor TCE/GO - 2007) Com relao ao preo pblico e a sua distino com a taxa, pode-se afirmar que:
www.pontodosconcursos.com.br
23

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

a) a tarifa uma receita pblica, retirada de forma coercitiva do patrimnio dos particulares. b) a taxa visa ao lucro enquanto a tarifa visa ao ressarcimento. c) o preo pblico uma espcie de tributo, pois a sua exigncia compulsria e tem por base o poder fiscal do Estado. d) a tarifa pode ser cobrada em razo do exerccio do poder de polcia. e) a tarifa uma receita originria, proveniente da interveno do Estado, por meio dos seus associados, permissionrios, ou concessionrios, na atividade econmica. a) Errada. A taxa uma receita pblica derivada, isto , retirada de forma coercitiva do patrimnio dos particulares, vindo a se integrar no patrimnio do Estado. b) Errada. A tarifa visa ao lucro, a taxa visa ao ressarcimento. c) Errada. A tarifa ou preo pblico uma receita originria decorrente da utilizao de servios pblicos facultativos (portanto, no compulsrios) que a Administrao Pblica diretamente ou por meio de delegao a concessionrio ou permissionrio colocam disposio da populao que poder contrat-los ou no (Ex: telefone, luz, gua, gs encanado). So servios prestados em decorrncia de uma relao contratual, regida pelo direito privado. d) Errada. As taxas podem ser de cobradas em razo do Poder de Polcia. So aquelas que tm como fato gerador o exerccio do poder de polcia administrativa, tratando-se de um poder disciplinador atravs do qual o Estado pode intervir nas atividades dos seus cidados para garantir a ordem e a segurana. e) Correta. A tarifa receita originria empresarial, ou seja, uma receita proveniente da interveno do Estado, atravs dos seus associados, permissionrios ou concessionrios, na atividade econmica. Resposta: Letra E 5) (CESPE Analista Administrativo - ANATEL 2009) As receitas intraoramentrias se contrapem s despesas intraoramentrias e se referem a operaes entre rgos e entidades integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social da mesma esfera governamental. As receitas intraoramentrias, as quais se contrapem s despesas intraoramentrias, so oriundas de operaes realizadas entre rgos e demais entidades da Administrao Pblica integrantes do oramento fiscal e da seguridade social de uma mesma esfera de governo. Tm a finalidade de discriminar as receitas referentes s operaes entre rgos, fundos, autarquias, fundaes pblicas, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. Resposta: Certa.

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

6) (FCC ACE/TI - TCE/AM 2008) A categoria econmica Receitas Correntes contm, entre outras, uma receita pblica oramentria denominada: (A) alienao de bens. (B) receita patrimonial. (C) amortizao de emprstimos. (D) operao de crdito. (E) transferncia de capital. O examinador pede a alternativa que traz uma receita que pertena a categoria econmica receitas correntes. J sabemos que a receita patrimonial. Alienao de bens, amortizao de emprstimos, operaes de crdito e transferncia de capital so receitas de capital. A receita patrimonial uma das mais cobradas em provas. Isso ocorre pela confuso que os estudantes normalmente fazem porque o termo patrimnio nos fazer pensar em bens de capital, como terrenos, casas, carros, etc. Ateno: receita patrimonial receita corrente. Resposta: Letra B 7) (ESAF APO/SP - 2009) Constituem modalidade de receita derivada, exceto: a) tributos. b) penalidades pecunirias. c) multas administrativas. d) preos pblicos. e) taxas. A tarifa e o preo pblico so receitas no-tributrias e originrias. Todas as outras alternativas so modalidades de receita derivada, pois so obtidas pelo Estado mediante sua autoridade coercitiva e procedem do setor privado da economia, isto , de famlias, empresas e do resto do mundo. Resposta: Letra D (CESPE AFCE - TCU 2008)

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

A partir da figura acima, que apresenta o esquema de identificao dos recursos que ingressam nos cofres pblicos, o qual desdobrado em seis nveis, relacionados ao cdigo identificador da natureza de receita, julgue o item seguinte, acerca das receitas pblicas. 8) No esquema apresentado, a espcie constitui um maior detalhamento da categoria anterior (origem). Essa classificao no est relacionada Lei n. 4.320/1964, mas, sim, classificao discricionria adotada pela Secretaria de Oramento Federal e pela Secretaria do Tesouro Nacional. No caso dos tributos, a espcie relaciona os tipos de tributos previstos na Constituio Federal. A espcie constitui um maior detalhamento da origem e est vinculado a ela. A Lei 4.320/64 no traz previso dessa classificao, sendo ela adotada por SOF/STN de forma discricionria. No nosso exemplo, vimos que no caso da origem receitas tributrias, a espcie relaciona os tipos de tributos previstos na Constituio Federal. Resposta: Certa. 9) (FCC ACE - TCE/AM 2008) No mbito da receita pblica: (A) as receitas correntes nunca podem superar as despesas correntes. (B) as receitas de capital so integradas por operaes de crdito, receitas patrimoniais e receitas agropecurias. (C) as receitas tributrias so compostas por impostos, taxas e contribuies a outros nveis de governo. (D) os rendimentos de aplicao financeira so classificados como receita patrimonial.
26

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

(E) a receita da dvida ativa jamais se desdobra nas categorias tributria e notributria. a) Errada. O princpio do equilbrio visa assegurar que as despesas no sero superiores previso das receitas. E ainda, so includas as despesas/receitas correntes e de capital. b) Errada. Receitas patrimoniais e agropecurias so receitas correntes. c) Errada. Mais uma vez: as receitas tributrias so compostas por impostos, taxas e contribuies de melhoria. d) Correta. A receita patrimonial novamente responde a questo. As receitas patrimoniais so provenientes de rendimentos sobre investimentos do ativo permanente, de aplicaes de disponibilidades em operaes de mercado e outros rendimentos oriundos de renda de ativos permanentes. e) Errada. As receitas da dvida ativa so os crditos da Fazenda Pblica de natureza tributria (proveniente da obrigao legal relativa a tributos e respectivos adicionais, atualizaes monetrias, encargos e multas tributrias) ou no tributria (demais crditos da fazenda pblica) exigveis em virtude do transcurso do prazo para pagamento. Resposta: Letra D 10) (ESAF - Analista Administrativo - ANA - 2009) Acerca da Dvida Ativa, correto afirmar: a) a Dvida Ativa inscrita goza da presuno de liquidez e certeza, e tem equivalncia de prova pr-constituda contra o devedor. b) no mbito da Unio, compete Receita Federal do Brasil apurar a liquidez e certeza dos crditos tributrios a serem inscritos em Dvida Ativa. c) apenas crditos tributrios so passveis de inscrio em Dvida Ativa. d) considera-se absoluta a presuno de liquidez e certeza de crdito inscrito em Dvida Ativa. e) no mbito da Unio, compete Receita Federal do Brasil apurar a liquidez e certeza dos crditos no-tributrios a serem inscritos em Dvida Ativa. a) Correta. A Dvida Ativa inscrita goza da presuno de certeza e liquidez, e tem equivalncia de prova pr-constituda contra o devedor. O ato da inscrio confere legalidade ao crdito como dvida passvel de cobrana, facultando ao Ente Pblico, representado pelos respectivos rgos competentes, a iniciativa do processo judicial de execuo. b) e) Erradas. Como regra geral, no caso da Unio, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional PGFN responsvel pela apurao da liquidez e certeza dos crditos da Unio, tributrios ou no, a serem inscritos em Dvida Ativa, e pela representao legal da Unio. A Lei Complementar n 73 d aos rgos jurdicos das autarquias e fundaes pblicas a mesma competncia para o tratamento da Dvida Ativa respectiva. De forma anloga, para os Estados e Municpios, a competncia para inscrio em Dvida Ativa atribuda, por

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

intermdio de normativos de mesma espcie, aos representantes legais de cada esfera de governo. c) Errada. A dvida ativa corresponde aos crditos da Fazenda Pblica de natureza tributria (proveniente da obrigao legal relativa a tributos e respectivos adicionais, atualizaes monetrias, encargos e multas tributrias) ou no tributria (demais crditos da fazenda pblica) exigveis em virtude do transcurso do prazo para pagamento. As receitas decorrentes de dvida ativa tributria ou no tributria devem ser classificadas como outras receitas correntes. d) Errada. A presuno de certeza e liquidez relativa, pois pode ser derrogada por prova inequvoca, cuja apresentao cabe ao sujeito passivo. Resposta: Letra A

E assim terminamos nossa aula 4. Aps aprofundarmos no estudo da Receita Pblica, nas prximas aulas falaremos da Despesa Pblica. Destacaremos na aula 5 os conceitos e classificaes da despesa oramentria brasileira, incluindo a Estrutura programtica adotada no setor pblico brasileiro. Forte abrao! Srgio Mendes

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

MEMENTO AULA 4
CLASSIFICAES:
QUANTO FORMA DE INGRESSO: Receitas Oramentrias Receitas Extraoramentrias: Depsito em cauo; Antecipao de Receitas Oramentrias ARO; Cancelamento de restos a pagar; Emisso de Moeda; Outras entradas compensatrias no ativo e passivo financeiros Receitas Intraoramentrias. QUANTO COERCITIVIDADE: Receitas Pblicas Originrias: Patrimoniais e Empresariais. Obs: O preo pblico ou tarifa so receitas originrias e no-tributrias. Receitas Pblicas Derivadas: Tributos (impostos, taxas e contribuies de melhoria), contribuies e emprstimos compulsrios. Obs: as taxas podem ser de servio ou de fiscalizao (de Poder de Polcia) CLASSIFICAO DA RECEITA POR NATUREZA 1 nvel: Categoria Econmica da Receita: 1. Receitas Correntes; 2. Receitas de Capital; 7. Receitas Correntes Intraoramentrias; 8. Receitas de Capital Intraoramentrias. 2 nvel: Origens Receitas Correntes 1. Receita Tributria 2. Receita de Contribuies 3. Receita Patrimonial 4. Receita Agropecuria 5. Receita Industrial 6. Receita de Servios 7. Transferncias Correntes
www.pontodosconcursos.com.br
29

Receitas de Capital 1. Operaes de Crdito 2. Alienao de Bens 3. Amortizao de Emprstimos 4. Transferncias de Capital 5. Outras Receitas de Capital

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

9. Outras Receitas Correntes 3 nvel: Espcie 4 nvel: Rubrica 5 nvel: Alnea 6 nvel: Subalnea CLASSIFICAO DA RECEITA POR FONTES: 1 DGITO: GRUPO DE FONTES DE RECURSOS 1 - Recursos do Tesouro Exerccio Corrente 2 - Recursos de Outras Fontes - Exerccio Corrente 3 - Recursos do Tesouro Exerccios Anteriores 6 - Recursos de Outras Fontes - Exerccios Anteriores 9 - Recursos Condicionados CLASSIFICAO DA RECEITA POR IDENTIFICADOR DE RESULTADO PRIMRIO Primria e Financeira CLASSIFICAO DA RECEITA POR GRUPOS 1 Receitas Prprias; 2 Receitas Administradas; 3 Receitas de Operaes de Crdito; 4 Receitas Vinculadas; 5 Demais Receitas. QUANTO AO PODER DE TRIBUTAR: Governo Federal, Estadual, do Distrito Federal e Municipal. QUANTO AFETAO PATRIMONIAL: Efetivas e por mutao patrimonial (no-efetivas) QUANTO REGULARIDADE: Ordinrias e Extraordinrias. DVIDA ATIVA So os crditos da Fazenda Pblica exigveis em virtude do transcurso do prazo para pagamento. Devem ser classificadas como outras receitas correntes. Podem ter:

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Natureza tributria: proveniente da obrigao legal relativa a tributos e respectivos adicionais, atualizaes monetrias, encargos e multas tributrias; ou Natureza no-tributria: demais crditos da fazenda pblica. cobrado por meio da emisso da certido da dvida ativa da Fazenda Pblica da Unio inscrita na forma da lei, valendo como ttulo de execuo, o que lhe garante liquidez. A inscrio de crditos em Dvida Ativa representa contabilmente um fato permutativo resultante da transferncia de um valor no recebido no prazo estabelecido, dentro do prprio Ativo, contendo quaisquer outros encargos aplicados sobre o valor inscrito em Dvida Ativa.

LISTA DE QUESTES COMENTADAS NESTA AULA


I) QUESTES APRESENTADAS DURANTE A AULA
1) (ESAF - Analista Administrativo - ANA - 2009) Classificam-se como Receitas Correntes Derivadas as receitas: a) de contribuies e de servios. b) patrimonial, agropecuria e industrial. c) patrimonial, agropecuria, industrial e de servios. d) tributria e de contribuies. e) tributria e de servios. 2) (CESPE Procurador PGE/AL 2008) A cobrana de emolumentos pelo Poder Judicirio enquadra-se na definio jurdica de: A) taxa pela prestao de servio pblico. B) taxa pelo poder de polcia. C) preo pblico. D) imposto. E) tarifa pblica. 3) (CESPE Especialista em Regulao - ANATEL 2009) Os registros contbeis referentes dvida ativa devem definir as diferentes responsabilidades dos rgos ou unidades originalmente responsveis pelos crditos e aqueles outros, do mesmo ente federativo, que detenham a atribuio legal de sua efetiva inscrio, bem como pela apurao da certeza e liquidez dos valores inscritos. 4) (CESPE Planejamento e Execuo Oramentria Min. da Sade 2008) Por ingressos intra-oramentrios devem-se entender aqueles constitudos por receitas de operaes entre rgos, fundos, autarquias, fundaes pblicas,
www.pontodosconcursos.com.br
31

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. 5) (ESAF APO/MPOG - 2008) Segundo o Manual Tcnico do Oramento 2008, a classificao da receita por natureza busca a melhor identificao da origem do recurso, segundo seu fato gerador. Indique a opo incorreta quanto aos desdobramentos dessa receita. a) Sub-rubrica. b) Origem e espcie. c) Rubrica. d) Categoria econmica. e) Alnea e subalnea. 6) (CESPE Analista Administrativo ANAC 2009) No momento do recolhimento/recebimento dos valores feita a classificao por natureza de receita e destinao de recursos, sendo possvel a determinao da disponibilidade para alocao discricionria pelo gestor pblico, exceto daquelas reservadas a finalidades especficas, conforme vinculaes estabelecidas. 7) (ESAF APO/MPOG - 2008) A Receita da Administrao Pblica pode ser classificada nos seguintes aspectos: quanto natureza, quanto ao poder de tributar, quanto coercitividade, quanto afetao patrimonial e quanto regularidade. Quanto sua regularidade, as receitas so desdobradas em: a) receitas efetivas e receitas por mutao patrimonial. b) receitas oramentrias e receitas extraoramentrias. c) receitas ordinrias e receitas extraordinrias. d) receitas originrias e receitas derivadas. e) receitas de competncia Federal, Estadual ou Municipal.

II) QUESTES APRESENTADAS NOS EXERCCIOS


1) (ESAF APO/MPOG - 2008) Identifique o conceito de receita oramentria que no pertinente sua definio. a) Receita patrimonial uma receita derivada, oriunda da explorao indireta, por parte do Estado das rendas obtidas na aplicao de recursos. b) Receita tributria uma receita derivada que o Estado arrecada, mediante o emprego de sua soberania, sem contraprestao diretamente equivalente e cujo produto se destina ao custeio das atividades gerais ou especficas que lhe so prprias. c) Receitas de capital so receitas provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos da constituio de dvida; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos de outras pessoas de direito pblico ou privado destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital e, ainda, o supervit do oramento corrente.
www.pontodosconcursos.com.br
32

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

d) Receita de servio uma receita originria, segundo a qual os recursos ou meios financeiros so obtidos mediante a cobrana pela venda de bens e servios. e) Outras receitas correntes so receitas originrias, provenientes de multas, cobranas da dvida ativa, restituies e indenizaes. 2) (FCC ACE - TCE/AM 2008) A reteno das contribuies previdencirias, valores descontados da folha de pagamentos dos servidores pblicos, corresponde a uma: (A) receita extra-oramentria. (B) despesa extra-oramentria. (C) receita oramentria de contribuies. (D) receita oramentria tributria. (E) despesa oramentria de transferncias a instituies privadas. 3) (FGV Auditor Substituto de Conselheiro TCM/RJ - 2008) Em relao receita pblica, assinale a afirmativa incorreta. (A) Atualmente, segundo a doutrina moderna, ingresso e receita so expresses sinnimas. (B) A receita se classificar nas seguintes categorias econmicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. (C) As operaes de crdito so consideradas receitas de capital. (D) A receita tributria considerada como receita corrente. (E) O supervit do oramento constitui receita corrente. 4) (ESAF Auditor TCE/GO - 2007) Com relao ao preo pblico e a sua distino com a taxa, pode-se afirmar que: a) a tarifa uma receita pblica, retirada de forma coercitiva do patrimnio dos particulares. b) a taxa visa ao lucro enquanto a tarifa visa ao ressarcimento. c) o preo pblico uma espcie de tributo, pois a sua exigncia compulsria e tem por base o poder fiscal do Estado. d) a tarifa pode ser cobrada em razo do exerccio do poder de polcia. e) a tarifa uma receita originria, proveniente da interveno do Estado, por meio dos seus associados, permissionrios, ou concessionrios, na atividade econmica. 5) (CESPE Analista Administrativo - ANATEL 2009) As receitas intraoramentrias se contrapem s despesas intraoramentrias e se referem a operaes entre rgos e entidades integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social da mesma esfera governamental. 6) (FCC ACE/TI - TCE/AM 2008) A categoria econmica Receitas Correntes contm, entre outras, uma receita pblica oramentria denominada: (A) alienao de bens. (B) receita patrimonial. (C) amortizao de emprstimos.
www.pontodosconcursos.com.br
33

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

(D) operao de crdito. (E) transferncia de capital. 7) (ESAF APO/SP - 2009) Constituem modalidade de receita derivada, exceto: a) tributos. b) penalidades pecunirias. c) multas administrativas. d) preos pblicos. e) taxas. (CESPE AFCE - TCU 2008)

A partir da figura acima, que apresenta o esquema de identificao dos recursos que ingressam nos cofres pblicos, o qual desdobrado em seis nveis, relacionados ao cdigo identificador da natureza de receita, julgue o item seguinte, acerca das receitas pblicas. 8) No esquema apresentado, a espcie constitui um maior detalhamento da categoria anterior (origem). Essa classificao no est relacionada Lei n. 4.320/1964, mas, sim, classificao discricionria adotada pela Secretaria de Oramento Federal e pela Secretaria do Tesouro Nacional. No caso dos tributos, a espcie relaciona os tipos de tributos previstos na Constituio Federal. 9) (FCC ACE - TCE/AM 2008) No mbito da receita pblica: (A) as receitas correntes nunca podem superar as despesas correntes. (B) as receitas de capital so integradas por operaes de crdito, receitas patrimoniais e receitas agropecurias.

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

(C) as receitas tributrias so compostas por impostos, taxas e contribuies a outros nveis de governo. (D) os rendimentos de aplicao financeira so classificados como receita patrimonial. (E) a receita da dvida ativa jamais se desdobra nas categorias tributria e notributria. 10) (ESAF - Analista Administrativo - ANA - 2009) Acerca da Dvida Ativa, correto afirmar: a) a Dvida Ativa inscrita goza da presuno de liquidez e certeza, e tem equivalncia de prova pr-constituda contra o devedor. b) no mbito da Unio, compete Receita Federal do Brasil apurar a liquidez e certeza dos crditos tributrios a serem inscritos em Dvida Ativa. c) apenas crditos tributrios so passveis de inscrio em Dvida Ativa. d) considera-se absoluta a presuno de liquidez e certeza de crdito inscrito em Dvida Ativa. e) no mbito da Unio, compete Receita Federal do Brasil apurar a liquidez e certeza dos crditos no-tributrios a serem inscritos em Dvida Ativa.

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE - AFO P/ ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

GABARITO I
1 D 2 A 3 C 4 C 5 A 6 E 7 C

GABARITO II
1 A 2 A 3 E 4 E 5 C 6 B 7 D 8 C 9 D 10 A

www.pontodosconcursos.com.br

36

You might also like