You are on page 1of 18

Curso Eme rgencista Pr-Hospitalar 2

Carga horria 60 horas

Crditos: O texto-base deste curso foi elaborado por: Major CBMDF Giancarlo Borges Pedroso 1 tenente CBMDF Cludio Caetano Barros 2 tenente CBMDF Slvio Cludio Marcelino Subtenente CBMDF Rogrio Vicente

Revisado e atualizado em 2011 por: Major CBMDF Francisco das Chagas Pontes Rodrigues

Apresentao do Curso Caro aluno(a), temos a grata satisfao de apresentar a voc a continuidade do curso Emergencista Pr-Hospitalar, denominado EPH2. A verso que ora disponibilizamos est devidamente atualizada de acordo com as literaturas mais recentes sobre atendimento prhospitalar. Para facilitar o seu entendimento, o curso fo i adequadamente formatado nos mesmos moldes do EPH1, ou seja, com mdulos e vdeos que facilitaro sua aprendizagem. A reviso sem dvida atende vrias solicitaes encaminhadas pelos alunos e tutores. Todos os textos esto numa linguagem tcnica, porm acessvel, de maneira que voc certamente enriquecer ainda mais seus conhecimentos nesta importante rea. O curso permanece dividido em seis mdulos, abordando os seguintes temas: emergncias clnicas vasculares; atendimento emergencial ao paciente com distrbio emocional;

emergncia peditrica; biomecnica do trauma e triagem de mltiplas vtimas ; doenas infectocontagiosas e biossegurana. Para finalizar, o curso traz um mdulo sobre acidentes na gua, o qual discorre sobre afogamento e acidentes de mergulho. Bem, na oportunidade, queremos reforar uma importante recomendao a voc emergencista: Somente o mdico pode prescrever o remdio, seja de modo presencial ou regulando o sistema. O e mergencista no pode orientar o paciente a tomar nenhum tipo de medicao se no estiver prescrita por um mdico, assim como no pode administrar medicao, mesmo que prescrita, j que o curso Emergencista Pr-Hospitalar no habilita a administrao de qualque r tipo de medicamento ou a execuo de procedimento evasivo. Bom curso!

Objetivos do Curso Ao final do curso voc ser capaz de: Prestar atendimento em situaes que envolvam emergncias cardiovasculares; Realizar aes de primeira resposta em acidentes com mltiplas vtimas; Descrever as situaes em que est indicado o uso de oxignio e as tcnicas e equipamentos para sua aplicao; Prestar atendimento em situaes de emergncias peditricas; Descrever os mecanismos produtores de leses nos diversos traumas; Agir em situaes de afogamento e acidentes de mergulho; Descrever as medidas de proteo contra doenas infectocontagiosas; Descrever as condutas a serem adotadas no atendimento de pacientes de emergncias emocionais e/ou psiquitricas.

Estrutura do Curso

Este curso possui os seguintes mdulos: Mdulo 1 Emergncias clnicas cardiovasculares Mdulo 2 Atendimento emergencial ao paciente com distrbio emocional Mdulo 3 Emergncias peditricas Mdulo 4 Biomecnica do trauma e triagem de mltiplas vtimas Mdulo 5 Doenas infectocontagiosas e biossegurana Mdulo 6 Acidentes na gua: afogamento e acidentes de mergulho

Mdulo 1 Eme rgncias clnicas cardiovasculares

Apresentao do Mdulo Neste mdulo voc conhecer o conceito de emergncia clnica, para diferenci- la das emergncias que envolvem trauma, e ainda estudar as principais enfermidades que envolvem as emergncias clnicas cardiovasculares.

Objetivos do Mdulo Ao final do estudo deste mdulo, voc ser capaz de: Definir emergncias clnicas; Definir infarto agudo do miocrdio (IAM), enunciar seus sinais e sintomas e descrever o tratamento pr- hospitalar; Conceituar angina, informando seus sinais e sintomas, e descrever o tratamento pr-hospitalar;

Definir insuficincia cardaca congestiva, informando seus sinais e sintomas, e descrever o tratamento pr- hospitalar; Definir acidente vascular enceflico (AVE), indicando os sinais e sintomas, e descrever o tratamento pr- hospitalar; Definir hipertenso e hipotenso, indicando os sinais e sintomas que ocorrem nesses tipos de enfermidades, e descrever o tratamento pr-hospitalar.

Estrutura do Mdulo Este mdulo est dividido nas seguintes aulas: Aula 1 Infarto agudo do miocrdio (IAM), angina e insuficincia cardaca congestiva (ICC) Aula 2 Acidente vascular enceflico (AVE) Aula 3 Hipertenso

Notas iniciais Emergncias clnicas So aquelas provocadas por uma ampla variedade de enfermidades cuja causa no est relacionada ao trauma e requer assistncia imediata.

Emergncias clnicas cardiovasculares O corao um msculo (miocrdio) que se nutre atravs das artrias coronrias. Essas artrias podem se obstruir por diversas causas e impedir a chegada de oxignio ao msculo. As emergncias mdicas cardiovasculares mais comuns so: 1. Infarto agudo do miocrdio (IAM); 2. Angina; 3. Insuficincia cardaca congestiva (ICC); 4. Acidente vascular enceflico (AVE); 5. Hipertenso.

Aula 1 Infarto agudo do miocrdio (IAM), angina e insuficincia cardaca congestiva (ICC)

1.1.

Infarto agudo do miocrdio (IAM)

Infarto agudo do miocrdio (IAM) Leso tecidual do msculo do corao pela privao repentina de circulao sangunea, podendo chegar morte tecidual (necrose).

1.1.1. Sinais e sintomas

Desconforto ou dor no peito. Pode ser dor ou uma sensao de aperto na plenitude no peito. s vezes a dor no no peito, mas nos braos, mandbula ou nas costas. Geralmente, a dor irradia para o brao esquerdo, mantendo-se por mais de dois minutos; Dores no peito recentes se apresentam dias ou horas antes do infarto; Nuseas; Falta de ar; Insuficincia respiratria; Fraqueza; Inquietao; Parada cardaca; Sudorese. Importante! Se algum desses sinais ou sintomas est presente, assuma que o paciente est tendo ou est prestes a ter um infarto agudo do miocrdio.

1.1.2 Atendime nto pr-hospitalar 1. Use EPI (de biossegurana). 2. Verifique se o local seguro. 3. Coloque o paciente em uma posio de repouso que permita a respirao adequada. Muitos se sentem mais confortveis na posio semissentada. 4. Fornea oxignio de acordo com o protocolo local. 5. Afrouxe roupas que estejam apertando o corpo. 6. Aquea o paciente, mas no excessivamente. 7. Continue a monitorar os sinais vitais. 8. Preste apoio emocional.

9. Solicite apoio imediato atravs do 193 ou 192. 10. Transporte o paciente. Deve-se continuamente monitorar os sinais vitais.

1.2.

Angina de peito

Angina de peito (angina pectoris) Dor no peito que ocorre quando o corao no recebe oxignio suficiente. Isso geralmente causado pelo estresse ou esforo extraordinrio.

Importante! Toda dor no peito inexplicada uma indicao de uma possvel angina no peito.

1.2.1 Sinais e sintomas O paciente tem dor no peito, que aparece e aumenta com o esforo fsico. Pode irradiar-se para a mandbula ou para os braos.

1.2.2. Tratamento pr-hospitalar O tratamento pr- hospitalar o mesmo que o do infarto do miocrdio. 1. Use EPI (de biossegurana). 2. Verifique se o local seguro. 3. Os pacientes esto conscientes de sua condio e, muitas vezes tomam drogas (nitroglicerina) para aliviar a dor. O emergencista deve ajud-los a tomar a medicao prescrita, se a presso arterial est entre os parmetros normais. 4. Solicite apoio atravs do 193 ou 192. 5. Transporte o paciente. A dor pode ser aliviada pelo repouso por aproximadamente dez minutos.

1.3. Insuficincia cardaca congestiva (ICC) Insuficincia Cardaca Congestiva (ICC) Circulao insuficiente por falha no bombeamento do corao. Quando o corao no est bombeando efetivamente, o sangue dos pulmes pode acumular na circulao pulmonar; isso resulta em vazamento de fluido para fora dos vasos sanguneos. Esses lquidos ocupam os alvolos, o que dificulta a troca de ar.

1.3.1. Sinais e sintomas Respirao ofegante e ruidosa; Insuficincia respiratria; Tosse; Nuseas; Anorexia; Fadiga; Ansiedade e agitao; Inquietao; Edema no tornozelo; Edema no abdmen; Veias do pescoo distendidas; Cianose; O paciente insiste em ficar sentado ou de p, pois o corao torna-se incapaz de bombear uma quantidade adequada de sangue que possa satisfazer a necessidade de oxignio e de nutrientes dos tecidos. Com dbito cardaco, o crebro mal irrigado, deixando tambm de receber oxignio adequadamente, o que leva hipxia quando

o paciente tende a ficar ansioso e agitado. Podemos observar essa agitao quando o paciente resiste em ficar em uma posio de repouso (deitado), procurando sentar ou ficar de p. Aliado hipxia ocorre tambm uma dificuldade respiratria, e na posio sentada ou em p mais fcil respirar, pois o trax se encontra livre de qualquer presso seja lateral, anterior ou posterior.

1.3.2 Atendime nto pr-hospitalar 1. Use EPI (de biossegurana). 2. Mantenha as vias areas permeveis. 3. Mantenha o paciente em posio de repouso, de modo a permitir uma respirao mais confortvel. 4. Administre oxignio suplementar. 5. Promova suporte emocional. 6. Transporte o paciente para o hospital.

Importante! Na insuficincia cardaca no frequente que o paciente tenha dor torcica.

Aula 2 Acidente vascular enceflico (AVE)

2.1. Definio Acidente vascular enceflico (AVE) o aparecimento de uma disfuno neurolgica resultante da interrupo do suprimento sanguneo cerebral. Comumente decorre de quatro fatores: Trombose

Cogulo de sangue que se forma no interior de vasos. Embolia Ocluso provocada por um corpo estranho (mbolo) que se desloca na circulao sangunea e estaciona no vaso cujo calibre menor do que ele. Estenose arterial Estreitamento da artria que irriga o encfalo, interrompendo a circulao. Hemorragia intracraniana causada por rompimento de uma artria, deixando uma rea do crebro sem nutrio. O sangue que sai do vaso aumenta a presso intracraniana, pressionando o crebro e interferindo em suas funes.

2.2. Tipos de Acidente vascular enceflico Hemorrgico - Causado por hemorragia intracraniana. Os sinais so muito variados, dependendo da localizao e extenso do dano. De forma geral, incluem: Sinais e sintomas Dor de cabea (talvez o nico sintoma); Sncope (desmaio); Alteraes do nvel de conscincia; Formigamento ou paralisia, usualmente das extremidades; Dificuldade respiratria; Assimetria facial; Alterao visual; Convulso;

Pupilas desiguais (anisocoria); Perda do controle urinrio ou intestinal; Hipertenso; Dificuldade na fala (afasia) pode-se traduzir em uma dificuldade para falar, ouvir, compreender, bem como ler e escrever.

Isqu mico - Provocado por trombose, embolia ou estenose arterial.

2.3.

Escala pr-hospitalar para AVE de Cincinnati

A escala pr-hospitalar para AVE de Cincinnati utilizada para identificar um provvel AVE. Muitos sinais desse quadro podem ser vagos ou ignorados pelo paciente. Como emergencista, voc poder identificar um AVE por meio dessa escala, que consiste na avaliao de trs sinais fsicos importantes: Assimetria facial; Queda das extremidades superiores; Fala anormal. Veja como reconhecer cada uma desses sinais.

Assimetria facial Esse sinal fica mais evidente quando o emergencista pede para o paciente sorrir ou mostrar os dentes. Se um dos lados da face estiver cado ou no se mover to bem quanto o outro, pode haver um quadro de AVE.

Queda das extremidades superiores Isso se torna evidente se o paciente estender os braos para frente por um perodo de 10 segundos, com os olhos fechados. O fato de um brao pender para baixo ou o paciente no conseguir moviment- lo pode indicar um AVE.

Fala anormal Solicite que o paciente fale frases comuns. - Normal: O paciente pronuncia as palavras certas, sem murmurar. - Anormal: paciente gagueja, usa palavras erradas ou no pode falar.

2.4.

Tratamento pr-hospitalar

1. Use EPI (de biossegurana). 2. Verifique se a cena segura. 3. Mantenha as vias areas prvias (abertas, livres). 4. Ministre oxignio de acordo com o protocolo local. 5. Mantenha o(a) paciente em repouso e afrouxe roupas apertadas. 6. Proteja as partes afetadas, para imobilizao. 7. No d nada pela boca. 8. Controle o estado de choque. 9. Transporte o(a) paciente para o hospital.

Aula 3 Hipertenso

3.1. O que hipertenso e quando ocorre A presso arterial a fora que o sangue exerce contra as paredes internas das artrias devido ao trabalho do corao ao bombear o sangue. A hipertenso ocorre quando essa tenso est aumentada nos vasos sanguneos, danificando-os e exercendo, dessa forma, um fator de risco para acidentes cardiovasculares e outras doenas. Importante! Na maioria das vezes a hipertenso arterial no apresenta sintomas, portanto fundamental a sua aferio frequente.

3.2. Parmetros da presso arterial sistlica e diastlica Classificao tima Normal Limtrofe Presso sistlica (mmHg) < 120 < 130 130 139 Presso diastlica (mmHg) < 80 < 85 85 - 89

3.2. Fatores de risco que pode m estar relacionados hipertenso - Histria familiar; - Etnia: mulheres afrodescendentes; - Excesso de peso; - Idade: a presso arterial aumenta linearmente com a idade; - Dieta hipersdica (rica em sal); - Consumo excessivo de lcool; - Sedentarismo; - Tabagismo; - Estresse. 3.3. Controle para evitar a hipertenso arterial - Manter o peso saudvel; - Ter bons hbitos alimentares; - Ser uma pessoa ativa; - Evitar estresse; - Evitar o consumo excessivo de bebida alcolica; - Evitar o tabagismo.

3.4. Hipertenso arterial sistmica uma doena crnica que, quando no tratada e controlada adequadamente, pode levar a complicaes que podem atingir outros rgos e sistemas. - No sistema nervoso central podem ocorrer infartos, hemorragia e encefalopatia hipertensiva. - No corao, pode ocorrer cardiopatia isqumica (angina), insuficincia cardaca, aumento do corao e, em alguns casos, morte sbita. - Nos pacientes com insuficincia renal crnica associada sempre ocorre nefroescolerose. - No sistema vascular, pode ocorrer entupimentos e obstrues das artria s cartidas, aneurisma de aorta e doena vascular perifrica dos membros inferiores. - No sistema visual, h retinopatia, que reduz muito a viso dos pacientes.

3.5. Sinais e sintomas da hipertenso Cefaleia; Nuseas; Ansiedade; Zumbido nos ouvidos; Alterao visual; Hemorragia nasal; Formigamento na face e extremidades; Presso arterial elevada.

3.6. 1. 2. 3. 4. 5. 6.

Tratamento pr-hospitalar Mantenha as vias areas permeveis; Coloque o paciente em posio sentada ou semissentada; Mantenha o paciente em repouso; Promova o suporte emocional; Oriente-o para que tome a medicao habitual; Transporte o paciente.

Finalizando... Neste mdulo, voc estudou que: Infarto agudo do miocrdio (IAM) uma leso tecidual do msculo do corao pela privao repentina de circulao sangunea, podendo chegar morte tecidual (necrose); Angina de peito a dor no peito que ocorre quando o corao no recebe oxignio suficiente. Isso geralmente causado pelo estresse ou esforo extraordinrio; Insuficincia cardaca congestiva (ICC) caracteriza-se pela circulao insuficiente por falha no bombeamento do corao. Quando o corao no est bombeando efetivamente, o sangue dos pulmes pode acumular-se na circulao pulmonar; isso resulta em vazamento de fluido para fora dos vasos sanguneos. Esses lquidos ocupam os alvolos, o que dificulta a troca de ar; Acidente vascular enceflico (AVE) o aparecimento de uma disfuno neurolgica resultante da interrupo do suprimento sanguneo cerebral; A presso arterial a fora que o sangue exerce contra as paredes internas das artrias devido ao trabalho do corao ao bombear o sangue. A hipertenso ocorre quando essa tenso est aumentada nos vasos sanguneos, danificando-os e exercendo, dessa forma, um fator de risco para acidentes cardiovasculares e outras doenas.

EXERCCIOS 1. Um dos relatos mais comuns descritos pelos pacientes que esto sofrendo um infarto agudo do miocrdio (IAM) diz respeito a: ( A ) Dor ou sensao de opresso no peito, que se irradia at o pescoo, mandbula e braos (principalmente ao brao esquerdo). ( B ) Dor abdominal que pode irradiar-se para outros locais. ( C ) Dor torcica contnua que demora cerca de 30 minutos e irradia para a pelve. ( D ) Dor ou sensao de opresso no peito, que se irradia at o ombro e estende-se ao brao direito.

2. Os sinais e sintomas de um acidente vascular enceflico (AVE) podem incluir: ( A ) Dor de cabea (cefaleia). ( B ) Convulses e dificuldades na viso. ( C ) Pupilas desiguais (anisocoria). ( D ) Todas as respostas anteriores esto corretas.

3. Nos casos de hipertenso, os pacientes apresentam um quadro de presso arterial que se mantm constantemente acima dos valores normais. Os sinais e sintomas mais comuns desses pacientes incluem: ( A ) Dor de cabea, sudorese intensa, hipotenso, formigamento nas extremidades. ( B ) Tontura, sede, mal-estar geral, PA baixa, escotomas. ( C ) Cefaleia, nusea, zumbido nos ouvidos, hemorragia nasal, formigamento na face e extremidades. ( D ) Todas as respostas acima esto corretas.

4. Baseado na escala pr-hospitalar para identificar um AVE, quais os sinais fsicos importantes a serem identificados por meio dessa escala? ( A ) Queda facial, debilidade nos braos e dor torcica. ( B ) Dor retroesternal, debilidade facial e fala anormal. ( C ) Assimetria facial, queda das extremidades superiores e fala anormal. ( D ) Cefaleia, tontura, dormncia perifrica e assimetria facial.

5. Veias do pescoo distendidas um sinal comum nos pacientes de: ( A ) Infarto agudo do miocrdio. ( B ) Insuficincia cardaca congestiva. ( C ) Acidente vascular enceflico. ( D ) Acidente vascular enceflico hemorrgico.

Gabarito: 1=A/2= D/3=C/4=C/5= B

You might also like