You are on page 1of 16

REA TEMTICA: Estratgias e Competncias Organizacionais TTULO: Estudo do Transporte Coletivo de Porto Velho: Viabilidade, qualidade e eficincia RESUMO

A crescente necessidade da populao em se deslocar torna o transporte coletivo cada vez mais importante em nveis sociais, ambientais e econmicos. Objetivando mensurar a qualidade do transporte pblico coletivo oferecido em Porto Velho, foram apresentados os resultados de uma pesquisa de opinio, realizada com uma amostra de 600 usurios, expondo os aspectos positivos e negativos deste servio. O nibus o nico transporte pblico disponvel na cidade, mas devido falta de estrutura do sistema, muitas pessoas optam principalmente por carros ou motos, contribuindo com o aumento no nmero de veculos, congestionamento, poluio ambiental, alm de doenas, como stress e problemas respiratrios, causadas pelo grande nmero de veculo em circulao. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, sendo utilizado questionrio estruturado como instrumento para alcanar o objetivo pretendido. Os resultados demonstram que o transporte pblico coletivo uma alternativa vivel econmica e ambientalmente quando bem estruturado, por ser mais barato e gerar menos poluio, reduzindo o nmero de veculos. No caso de Porto Velho RO a pesquisa demonstra a insatisfao dos usurios com esse meio de transporte ofertado na capital. Palavras-Chave: Transporte coletivo. Viabilidade. Eficincia Qualidade.

1 INTRODUO

O nmero de veculos nas grandes cidades do Brasil vem aumentando em funo da comodidade que um automvel proporciona para as pessoas de maneira geral. No municpio de Porto Velho no diferente, com uma de populao 410 520 habitantes (IBGE, 2010) e frota de 186.835, configura um panorama de 2,20 habitantes por veculo. (DETRAN-RO, 2011). O nmero elevado de automveis e de motos somam juntos, mais de 80% da frota de veculos de Porto Velho/RO. Essa quantidade refletida no dia-a-dia das pessoas, causando congestionamentos, acidentes, stress, problemas respiratrios e tambm a reduo da qualidade de vida da populao. O transporte pblico coletivo TPC tem importncia fundamental dentro do contexto geral do transporte urbano, transporta em mdia 72 pessoas, enquanto que um carro limita-se ao mximo de 5 pessoas por veculos, sendo o meio de deslocamento urbano com maior capacidade de transporte. Entretanto, apesar do custo pessoal de utilizao do automvel ser maior entre outros, pois incluiu depreciao, seguro, impostos, manuteno e principalmente despesa com combustvel, cada vez mais as pessoas optam por carros e/ ou motos para se locomoverem, preferncia que justifica-se pela insatisfao dos usurios com a qualidade do servio TPC ofertado. Avaliar a qualidade do transporte pblico em Porto Velho foi possvel atravs de pesquisa de opinio realizada como os usurios, as entrevistas baseavam-se nos componentes de qualidade: conforto, segurana, acessibilidade, poluio sonora, quantidade da frota, eficincia e custo, assim como alternativas para melhorar a qualidade e a eficincia dos coletivos.

2 REVISO BIBLIOGRFICA 2.1 Transporte Coletivo O transporte coletivo organizado para levar as pessoas de um ponto a outro da cidade atravs de rotas pr-estabelecidas, o transporte coletivo tambm caracterizado pela conduo de vrias pessoas em um nico veculo, conforme descrito por Borges,

Embora no tenhamos encontrado uma definio legal especfica para o termo [transporte coletivo], sua definio operacional abrange o transporte pblico no individual, realizado em reas urbanas, com caractersticas de deslocamento dirio de cidados. (BORGES, 2006, p. 3)

O transporte pblico pode se feito por meio de diversos tipos de veculos, tais como metr, trem, bonde, nibus, entre outros. A escolha de implantao de uma dessas modalidades depende do governo e da capacidade e espao da cidade para construo de vias e rotas de trfego para os coletivos. No Brasil, como relata Moreira (2009, p. 25), a maior preocupao do governo com a manuteno e conservao de vias para trfego de veculos particulares. O nico meio de transporte pblico coletivo disponvel na cidade de Porto Velho feito atravs de nibus, mas verifica-se a preferncia por outras modalidades de veculo principalmente carro e moto, com ndices de 46,34% e 38,09%, respectivamente, sobre a quantidade total de veculos em circulao, e apenas 0,82% por nibus. No ano de 2011 a frota de automveis e camionetas aumentou em mdia 853 veculos por ms, esse nmero ainda maior quando refere-se a motocicletas onde a mdia mensal foi de 11.641 motos (DETRAN-RO, 2011). Atuam na cidade duas empresas selecionadas pelo Consrcio Guapor, denominadas 3 Marias Ltda e Rio Madeira Ltda, com 52 linhas e frota total de 189 nibus, ligam os bairros ao centro. A mdia de passageiros por viagem de 51 passageiros, como total dirio de 78026 passageiros e ndice de passageiro por quilmetro IPK de 1,88. (SEMTRAN-RO, 2012).

O valor da tarifa de nibus atualmente R$2,60, estando prxima de valores das grandes cidades como o caso de So Paulo/SP que possui uma das tarifas mais caras do Brasil R$3,00. (ANTP, 2011). A parte destacada no mapa indica os locais onde h circulao do Transporte Pblico Coletivo - TPC, abrangendo grande parte da cidade, as reas sem circulao devem-se a falta de estrutura viria para tal. (Figura 1)

Figura 1: Circulao do Transporte Pblico em Porto Velho


Fonte: (SEMTRAN-RO, 2012)

Porto Velho possui o sistema de Integrao, feito atravs do carto Leva Eu se trata de um benefcio de possibilita transitar por duas linhas pagando uma nica passagem, existe o carto nas seguintes verses: comum (tarifa normal), estudante (tarifa reduzida) e idoso/deficientes (tarifa gratuita).

2.3 Qualidade do Transporte Coletivo

A qualidade transporte coletivo pode ser entendida como a satisfao de todos os envolvidos direta ou indiretamente no processo, tais como: usurios, comunidade, governo, trabalhadores do setor e empresrios do ramo. (Jammal e Raia Jr, 2001, p.1).

O grfico abaixo demonstra o consumo e impacto relativos como o uso de nibus, motos e automveis em cidades brasileiras, evidenciando a gama de benefcios possibilitados pelo TPC: ocupar menor espao virio (espao fsico do veculo mais espao livre para circulao), menor ndice de poluio, menor custo de energia (consumo de combustvel) e ter menor custo de deslocamento, segundo ANTP, 2010.

Figura 2: Consumo e impacto relativo com o uso do nibus, motos e autos em cidades brasileiras (Valor do nibus = 1)
Fonte: (ANTP, 2010)

O bom desempenho do transporte coletivo condio essencial para a eficincia da cidade e para a qualidade de vida. (PIRES, 1997, p. 109). A falha do transporte coletivo se d pela viso singular, que v o transporte somente pela tica econmica, no se importando com a satisfao dos principais interessados, os usurios.

[...] deve-se desenvolver um processo que permita tratar simultaneamente a produtividade e a qualidade de um sistema de transporte pblico urbano onde seja possvel maximizar a produtividade da empresa, atendendo, porm, as restries de qualidade do servio vistas sob a tica do cliente. (RODRIGUES, 2006, p.3)

Segundo Rodrigues, (2006.p.14) o consumidor deve deixar de ser visto apenas como comprador e passar a ser considerado como um elemento portador de direitos que expressa opinies e valores. A pesquisa de opinio uma das mais utilizadas para percepo da qualidade de produtos e servios, porm ao uniformizar e somar indistintamente tipos diferentes de opinio, pode, em alguns momentos, no retratar fielmente a realidade pesquisada (Raia apud Silva, 1993, p.77) As diferentes percepes sobre o tema pesquisado so entendidas pela variao de sexo, idade, situao econmica, e entre outras.

A percepo individual e conjunta desses fatores varia bastante em funo da condio social e econmica das pessoas, da idade, do sexo, etc.[...] preciso definir padres de qualidade para efeito de planejamento de sistemas de transporte pblico. Esses padres devem se basear na opinio da maioria dos usurios habituais do transporte pblico, que, em sua maior parte pertencem s classes menos favorecidas. importante salientar que tais padres variam de pas para pas, e at mesmo em funo do porte da cidade. (SANTOS, p. 4)

3 METODOLOGIA Para o presente artigo a metodologia utilizada foi dividida em 3 etapas. Primeiramente foi realizada pesquisa bibliogrfica, com dados coletados em livros, artigos, revistas cientficas e em sites da internet, pesquisa descritiva. Na segunda etapa foi utilizada pesquisa bibliogrfica documental, junto s empresas de nibus em Porto Velho e em rgos pblicos: SEMTRAM-RO, DETRAN-RO, SET. Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa. E na ltima etapa foi realizada pesquisa de opinio com os usurios dos nibus de Porto Velho, a tcnica de coleta de dados foi a aplicao de questionrio estruturado com 17 perguntas objetivas. As entrevistas ocorreram nas paradas de nibus em vrios pontos da cidade de Porto Velho, visando conseguir usurios das diferentes regies, os questionrios foram aplicados no ms de maro, por no se tratar de ms atpico no calendrio da cidade. Foram realizadas 600

entrevistas, com base na pesquisa realizada em So Carlos/SP. Para se ter uma noo do tamanho da amostra adotada para So Carlos, as amostras utilizadas em duas pesquisas semelhantes realizadas em cidades de grande porte (So Paulo e Belo Horizonte) foram, respectivamente, 700 e 500 pessoas (Raio apud Silva, 2001, p.2), sendo possvel estimar a percepo dos porto velhense com respeito a qualidade do servio oferecido na cidade.

4 RESULTADOS E DISCUSSO

A pesquisa de opinio realizada na cidade e teve como foco principal mensurar a qualidade do transporte oferecido na capital e a satisfao dos usurios. Foram entrevistadas 600 pessoas e classificadas por gnero, sendo 65% Homens e 35% Mulheres. (Grfico 1)

Grfico 1: Gnero dos entrevistados.

Nota-se que as pessoas que mais utilizam os nibus esto em distribudos entre os 15-25 anos, correspondendo 56% dos entrevistados, e entre 26-35, correspondendo a 21%. e as pessoas acima de 65 anos possuem o direito de transporte gratuito, entretanto estes so as pessoas que menos utilizam o transporte. (Grfico 2).

Grfico 2: Faixa etria

A idade dos usurios reflete nos deslocamentos, como em sua maioria os usurios tm entre 15 a 35 anos, correspondem faixa de populao com idade escolar e em idade produtiva, a finalidade do descolamento em geral destinada escola e para o trabalho. (Grfico 3).

Grfico 3: Finalidade do Deslocamento

Em geral 51% das pessoas utilizam os nibus no mximo duas vezes por dia ida e volta, como o caso de alunos ou trabalhadores que se deslocam no sentido casa-trabalhocasa. J 38% dos entrevistados usam o nibus at quatro vezes por dia, 9% usam em mdia

seis vezes e 2% utilizam o transporte coletivo em at oito vezes por dia. (Grfico 4), com o seguintes tempos de deslocamentos. (Grfico 5).

Grfico 4: Nmero de vezes que os entrevistados utilizam nibus por dia.

Grfico 5: Tempo gasto nos deslocamentos

A demora, em geral tambm pela falta de nibus para atender a populao, segundo os entrevistados, Para 38% dos entrevistos a quantidade de nibus muito pouco para atender a demanda de sua geral, seguida de 30% que considera pouco o nmero de nibus, de 24% considerando razovel, de 7% achando suficiente e de 1% que acha a quantidade de nibus mais que suficiente para atender sua regio. (Grfico 6).

Grfico 6: Quantidade de nibus para atender a demanda.

A quantidade de nibus reflete na capacidade de lotao dos veculos, segundo 58% dos usurios os nibus esto sempre lotados, 21% relatam que os nibus esto algumas vezes lotados, 19% nem sempre e 2% dos entrevistados consideram que quase nunca esto lotados. (Grfico 7).

Grfico 7: Lotao dos coletivos

10

Conforme os usurios entrevistas a grande maioria j passou por algum problema dentro do nibus, tais como problemas mecnicos, direo perigosa, entretanto alguns dos usurios relatam que no sofreram nenhum problema. (Grfico 8).

Grfico 8: Problemas no Transporte Coletivo.

Apesar de alguns usurios reclamarem da direo perigosa e acidentes, este o mais seguro em nvel de acidentes quando comparado aos outros meios de transporte. De acordo com o DETRAN-RO em 2011 foram registrados 9.190 boletins de ocorrncias de acidentes de trnsito em vias municipais, destes 3.192 envolveram carros/camionetas, 4.529 pelas motos e apenas 144 envolveram nibus. Estudos da Organizao Mundial de Sade estimam que, no ano de 2020, os acidentes de trnsito representaro segunda causa de morte prematura no mundo. (SILVA et al, 2009, p. 167) A climatizao dos veculos um dos fatores que influencia negativamente na escolha pelo TPC, Porto Velho tem temperatura predominante alta havendo necessidade de um sistema de climatizao eficiente. Apesar de possurem ar condicionado, raramente funcionam e a nica ventilao feita por janelas abertas. Dos entrevistados 72% consideram a climatizao pssima, 20% ruim, 6% regular, 1% bom e 1% tima. (Grfico 9).

11

Grfico 9: Climatizao dos nibus.

Devido ao fato de est, na maioria das vezes lotados, o rudo dentro do nibus considerado pssimo por 50% dos entrevistados, enquanto que 28% consideram ruim, 20% classificam como regular, e 2 % consideram bom. Est analise foi relizada com relao ao rudos mecanicos, a conversas paralelas e/ou msica no coletivo. (Grfico 10). Seguido pelo preo da tarifa, 63% dos usurios consideram a tarifa muito cara, seguido de 27% que consideram cara, 9% razovel e 1% muito barata. (Grfico 11).

Grfico 10: Classificao de rudos no coletivo

12

Grfico 11: Avaliao do preo da passagem na ptica dos usurios.

Na anlise geral do servio do transporte pblico coletivo, 48% dos entrevistados consideram o transporte coletivo pssimo, 27% consideram ruim, 21% regular, 3% bom e 1% timo. Configurando 75% de insatisfeitos com a qualidade do servio oferecido na capital.

Grfico 12: Avaliao da qualidade do servio oferecido

13

Seguido da mensurao da qualidade, os entrevistados foram questionados sobre quais os fatores seriam necessrios para melhorias do TPC. Para a maioria dos usurios entrevistados necessrio um aumento da frota para atender a populao, para que deste modo no se tenha super lotao nos coletivos. O segundo ponto de melhoria para os usurios seria uma melhora nas estradas, o que faria fluir melhor o trnsito na capital. Os demais aspectos de melhoria esto na construo de paradas melhores, novas linhas de nibus e construo de terminar de integrao para facilita o deslocamento entre bairros distantes. (Grfico 13)

Grfico 13: Fatores necessrios para melhoria do TPC.

Dentre as outras opes apontadas pelos usurios, est o treinamento dos motoristas e demais funcionrios da empresa, e a implantao de novas empresas que prestam o mesmo servio, pois o monoplio um dos motivos que levam as empresas a no buscarem melhorar o servio.

14

5 CONCLUSES Neste artigo foram contextualizadas definies sobre o Transporte Pblico Coletivo, pois trata-se de um servio primordial para sociedade e tm grande relevncia no contexto do desenvolvimento sustentvel regional, uma alternativa econmica e ambientalmente vivel quando bem estruturado, por ser mais barato e gerar menos poluio, reduzindo o nmero de veculos em circulao. Avaliar a qualidade do transporte pblico em Porto Velho foi possvel atravs de pesquisa de opinio realizada como os usurios, as entrevistas baseavam-se nos componentes de qualidade: conforto e segurana, acessibilidade, segurana no trnsito, frota, eficincia e custo. Os resultados da pesquisa mostram a insatisfao dos usurios com ndices de 48% os que consideram o transporte coletivo pssimo e 27% consideram ruim, totalizando 75% de insatisfao, deixando clara a necessidade de implantao de polticas pblicas voltada para melhoria do servio ofertado aos porto velhenses. As melhorias no sistema de transporte pblico coletivo podem influenciar a sociedade a optar por esta modalidade de transporte, visto que mais de 80% da frota de Porto Velho composta por automvel e moto, contribuindo efetivamente com o aumento da qualidade de vida na cidade.

REFERNCIAS

ANTP Associao Nacional de Transportes Pblicos. http://portal1.antp.net/site/default.aspx. Acessado em 02/02/2012.

Disponvel

em

BORGES, Rodrigo Csar Neiva. Definio de transporte coletivo urbano. Biblioteca digital da cmara dos deputados. 2006. Disponvel em http://bd.camara.gov.br/ Acessado em 08/03/2012 Brasil. Censo 2010. IBGE. (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica). Disponvel em: http://www.ibge.gov.br/home/. Acessado em: 02/02/2012.

15

DENATRAN (Departamento Nacional de Trnsito) DETRAN RO (Departamento de Trnsito de Rondnia) JAMMAL, M. F.; RAIA JUNIOR, A. A. A Importncia dos Requisitos de Qualidade do Transporte Coletivo Urbano na Escolha Modal Engenharia Urbana da Universidade Federal de So Carlos. 2001. MOREIRA, Elizabeth Barbosa. Desenho universal: ponto de nibus para todos. Curitiba, 2009. PIRES, A.B. Transporte Humano: Cidades com qualidade de vida. Associao Nacional de Transportes Pblicos (ANTP). So Paulo. 1997. RAIA JUNIOR, A.A. e F.L. Moreira A Qualidade do Sistema de Transporte Coletivo por nibus na Cidade de So Carlos sob a tica dos Usurios. 13 Congresso Brasileiro de Transporte e Trnsito, ANTP, Porto Alegre. Disponvel em : http://www.antp.org.br. 2001. RODRIGUES, M. O. Avaliao da qualidade do transporte coletivo da cidade de So Carlos. Dissertao (Mestrado), Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo, 74 p. 2006. SEMTRAN RO. (Secretria Municipal de Trnsito e Transporte). SILVA, Rosana Maria Mato, RODRIGUES, Toms Daniel Menndez e PEREIRA, Wilma Suely Batista. Os acidentes de trnsito em Porto velho: uma epidemia que afeta o desenvolvimento regional. Revista Brasileira de Gesto e Desenvolvimento Regional. vol. 5, n. 2, p. 163-185, mai-ago/2009, Taubat, SP, Brasil.

16

You might also like