You are on page 1of 4

ED Homem e Sociedade 1 Bimestre

(Exerccio 1 - O debate das determinaes biolgicas e geogrficas no comportamento humano) Entre as caractersticas que definem e marcam as especificidades da espcie humana em comparao com as outras que nos cercam, podemos apontar: A) Organiza agrupamentos de indivduos que definem formas coletivas e ordenadas de prticas, pensamento, comportamento, convivncia e sobrevivncia. (Exerccio 2 - O debate das determinaes biolgicas e geogrficas no comportamento humano) Sobre as teses do determinismo biolgico e geogrfico, correto afirmar: E) Ambas teses so falsas, pois o ser humano tambm produto do meio social no qual se desenvolve, no sendo determinado apenas pela biologia ou pela geografia de um povo. (Exerccio 4 - O debate das determinaes biolgicas e geogrficas no comportamento humano) "A populao europeia tem por caracterstica a frieza

(Exerccio 2 - O conceito de cultura atravs da histria) Em 1871, TYLOR definiu cultura como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmisso gentica. Alm dessa definio, encontramos em nosso dia-a-dia frases que atribuem mais ou menos cultura a cada indivduo, como: fulano tem muita cultura. Essas duas formas de definir cultura podem ser corretamente colocadas da seguinte maneira: C) Ambas mencionam a importncia dos processos de aprendizado, mas no caso de Tylor um conceito cientfico que pode ser aplicado universalmente (a qualquer ser humano), e no segundo caso, h uma tentativa de diferenciar as pessoas, e muito usado pelo senso comum. (Exerccio 3 - O conceito de cultura atravs da histria) Muito antes do surgimento da Antropologia, havia um debate sobre os elementos que diferenciam o comportamento humano dos demais animais. Jean Jacques Rousseau, em 1775, defende a seguinte ideia: E) O papel central na transformao de nossa espcie de animais em seres humanos se deve educao, sem a qual no seramos muito diferentes das demais espcies. (Exerccio 4 - O conceito de cultura atravs da histria) Leia esse trecho do livro CULTURA um conceito antropolgico (LARAIA, R. B, pgs. 33-34) e responda de acordo com a alternativa correta: Uma srie de estudiosos tentou analisar, sob esse prisma, o desenvolvimento das instituies sociais, buscando no passado as explicaes para os procedimentos sociais da atualidade. (...) por detrs de cada um destes estudos predominava, ento, a ideia de que a cultura desenvolve-se de maneira uniforme, de tal forma que era de se esperar que cada sociedade percorresse as etapas que j tinham sido percorridas pelas sociedades mais avanadas. Esse trecho descreve corretamente a seguinte teoria: D) Evolucionismo social. (Exerccio 5 - O conceito de cultura atravs da histria) Existe uma teoria que explica a diversidade de culturas humanas atravs do conceito de evoluo social. Para os defensores dessa tese, algumas culturas seriam mais evoludas que as outras, e um dos critrios para classific-las o domnio de tecnologias. De acordo com as ideias trabalhadas na disciplina, assinale a alternativa correta. B) Essa teoria evolutiva apresenta erros conceituais e passou a ser combatida pela cincia desde o incio do sc. XX, pois promove preconceito contra certas culturas. (Exerccio 1 - A diversidade cultura. Etnocentrismo e Relativismo Cultural) Sobre a cultura e a diversidade cultural, analise as afirmativas abaixo e assinale a que est correta.

nas relaes sociais, enquanto no Brasil a populao conhecida pelo seu calor humano. Esta divergncia cultural entre as populaes europeias e os brasileiros pode ser explicada pelas diferenas climticas: as regies frias determinam pessoas mais srias e rgidas, enquanto o clima tropical favorece a alegria, a sensualidade e a descontrao de nosso povo." Nestes fragmentos de afirmaes podemos identificar ideias provenientes do: A) Determinismo geogrfico
(Exerccio 1 - O conceito de cultura atravs da histria) BOAS desenvolveu a

teoria do PARTICULARISMO HISTRICO, chamada Escola Cultural Americana. O autor defende que a humanidade no tem uma evoluo histrica unilinear, mas multilinear. Isso equivale a propor que no podemos falar em evolucionismo social, pois a histria algo particular a cada povo (muitas linhas), e no um nico destino (nica linha) dentro do qual podemos classificar os mais avanados e os mais atrasados. Assim, entre seus pressupostos, correto assinalar: B) Cada cultura segue os seus prprios caminhos em funo dos diferentes eventos histricos que essa sociedade enfrentou, e no um padro a ser atingido considerando outras sociedades.

A) Cultura diz respeito humanidade como um todo, pois todos os povos desenvolvem cultura. Mas tambm possvel afirmar que cada cultura possui uma lgica interna, e isso a diferencia de todas as outras.

(Exerccio 2 - A diversidade cultura. Etnocentrismo e Relativismo Cultural) O etnocentrismo, que pode ser definido como uma incapacidade de compreender o diferente, considerado pela Antropologia: E) Uma forma distorcida de considerarmos as diferenas culturais, pois cada cultura possui uma lgica prpria de mundo. (Exerccio 3 - A diversidade cultura. Etnocentrismo e Relativismo Cultural) Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa correta: Assim, para Geertz, todos os homens so geneticamente aptos para receber um programa, e este programa o que chamamos de cultura. E esta formulao que consideramos uma nova maneira de encarar a unidade da espcie permitiu a Geertz afirmar que "um dos mais significativos fatos sobre ns pode ser finalmente a constatao de que todos nascemos com um equipamento para viver mil vidas, mas terminamos no fim tendo vivido uma s!" Em outras palavras, a criana est apta ao nascer a ser socializada em qualquer cultura existente. Esta amplitude de possibilidades, entretanto, ser limitada pelo contexto real e especfico onde de fato ela crescer.
(LARAIA, R.B. Cultura um conceito antropolgico, RJ: Jorge Zahar, 2005, pg.62)

B) Internas, que acontecem quando as solues da herana cultural j no satisfazem os indivduos ou quando h uma grande descoberta; e externas, quando o contato com outros povos traz novas formas de comportamento e solues de mundo. (Exerccio 3 - As caractersticas da cultura como viso de mundo) muito comum ouvirmos a narrativa de pessoas que se mudam de regio ou de pas e que no conseguem se adaptar aos hbitos locais ou ao novo convvio social. A explicao da Antropologia para este fato pode ser assinalada corretamente como segue: C) A cultura condiciona a viso de mundo do homem, por isso muitos indivduos enfrentam dificuldades de adaptao a uma nova forma de relao com o mundo. (Exerccio 4 - As caractersticas da cultura como viso de mundo) A cultura de um grupo social uma matriz de referncia de comportamento a todos os indivduos. possvel observarmos certo padro de valores e hbitos que caracteriza cada grupo humano tomado como um todo. Entretanto, a Antropologia afirma que dentro de uma mesma cultura os indivduos participam de forma diferenciada. Aponte a alternativa com exemplos corretos que confirmem as frases acima. B) Essa diferenciao ocorre, pois cada grupo cria mecanismos de diferenciao que podem se basear na classe social, na idade ou no sexo; isso se deve impossibilidade de todos receberem a totalidade das informaes do conjunto de sua cultura.

D) Qualquer ser humano est apto geneticamente a ser socializado em qualquer cultura, pois seu contexto real e especfico o que modela o comportamento. (Exerccio 1 - As caractersticas da cultura como viso de mundo) Assinale a alternativa correta. Conforme Laraia, a cultura interfere no plano biolgico. Ou seja, a cultura no apenas algo externo que aprendemos, mas sim, a cultura incorporada como se fosse o nosso prprio corpo. Assim, a cultura mediadora de nossa experincia com o corpo. Portanto podemos afirmar que evidente que a cultura interfere no plano biolgico, quando: B) Ocorre a cura de doenas em funo de rituais que fazem parte dos hbitos e tradies de uma cultura, sem uso de medicao ou cirurgias. (Exerccio 2 - As caractersticas da cultura como viso de mundo) Toda cultura muda com o passar do tempo, pois uma das caractersticas dela a DINMICA. As mudanas em um grupo cultural podem acontecer em funo das influncias:

2 Bimestre
(Exerccio 1 - Relaes tnico-culturais; questes sociais; preconceito e direitos) A prtica do preconceito tnico comum e tem sido determinantemente combatida e desacreditada principalmente pelas cincias humanas, como forma de convivncia no mundo contemporneo. prtica do preconceito podemos associar corretamente os conceitos de: C) intolerncia intertnica; etnocentrismo; esteretipo. (Exerccio 2 - Relaes tnico-culturais; questes sociais; preconceito e direitos) Praticar o preconceito tnico comum e tem sido determinantemente combatida e desacreditada principalmente pelas cincias humanas, como forma de convivncia no mundo contemporneo. PRTICA

DO COMBATE AO PRECONCEITO dentro das cincias humanas podemos associar corretamente os conceitos de: D) relativismo cultural e respeito diversidade tnica; tolerncia intertnica; (Exerccio 3 - Relaes tnico-culturais; questes sociais; preconceito e direitos) Leia os trechos abaixo e responda conforme o que segue. Os dados cientficos de que dispomos atualmente no confirmam a teoria segundo a qual as diferenas genticas hereditrias constituiriam um fator de importncia primordial entre as causas das diferenas que se manifestam entre as culturas e as obras das civilizaes dos diversos povos ou grupos tnicos. Eles nos informam, pelo contrrio, que essas diferenas se explicam antes de tudo pela histria cultural de cada grupo. Os fatores que tiveram um papel preponderante na evoluo do homem so a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade. Esta dupla aptido o apangio de todos os seres humanos. Ela constitui, de fato, uma das caractersticas especficas do Homo Sapiens. (Declarao redigida por vrios cientistas em 1950, no psnazismo, no encontro da Unesco em Paris) Nada, no estado atual da cincia, permite afirmar a superioridade ou a inferioridade intelectual de uma raa em relao outra. (Claude LviStrauss, Raa e cultura) Os dois pensamentos citados acima tm como objetivo E) negar as teses deterministas biolgicas, lutando contra o preconceito racista e todas as tentativas de discriminao e de explorao. (Exerccio 1 - A cultura na sociedade atual: nacionalidade, cultura popular, erudita; meios de comunicao) A histria de um povo pode interferir de muitas formas em sua cultura. Podemos perceber isso principalmente atravs do que segue: B) atravs da relao com a histria atravs de uma herana cultural, que no se d de forma consciente, que os indivduos atuam em uma sociedade. (Exerccio 2 - A cultura na sociedade atual: nacionalidade, cultura popular, erudita; meios de comunicao) Em nossa sociedade os meios de comunicao de massa fazem parte da paisagem social moderna. Esta afirmao pode ser considerada correta se associada s seguintes observaes: D) Esses meios esto presentes em todas as esferas de nossa vida social tais como a religio, a profisso, o lazer, a educao ou a poltica; eles difundem formas de comportamento e estilos de vida.

(Exerccio 3 - A cultura na sociedade atual: nacionalidade, cultura popular, erudita; meios de comunicao) Podemos afirmar que a massa um fenmeno ao mesmo tempo quantitativo e psicolgico. Essa colocao est: B) Correta, pois a massa ao mesmo tempo um fenmeno demogrfico de concentrao urbana, e psicolgico, uma vez que os indivduos so influenciveis pelos produtos dessa cultura. (Exerccio 4 - A cultura na sociedade atual: nacionalidade, cultura popular, erudita; meios de comunicao) Quando pensamos a cultura de um grupo social, possvel ressaltar diferentes aspectos que a caracterizam. muito comum associarmos essa cultura a modos de ser e sentir que so caractersticos desse grupo, que so seu patrimnio. Essa nfase da cultura como patrimnio de um povo est associado a que tipo de cultura? C) cultura popular. (Exerccio 1 - A cultura na sociedade atual: poder e cultura) Algumas pessoas acreditam que a cultura no tem qualquer relao com a economia ou com a poltica. Assinale a alternativa correta: E) No podemos discutir cultura ignorando as relaes de poder; a cultura um produto da histria coletiva onde as foras da sociedade se confrontam para transform-la e se beneficiar. (Exerccio 2 - A cultura na sociedade atual: poder e cultura) Sabemos que existe uma relao entre o desenvolvimento da sociedade capitalista e a forma como a cultura compreendida e utilizada nos dias de hoje. A esse respeito, assinale a alternativa correta: A) A cincia e o domnio dos saberes culturais esto associados ao desenvolvimento do progresso atualmente, e o capitalismo necessita uma constante transformao, por isso os centros de poder se preocupam com a cultura. (Exerccio 3 - A cultura na sociedade atual: poder e cultura) Existe um termo bastante utilizado hoje em dia para fazer referncia relao entre poltica, economia e cultura, que o de democratizao da cultura. A esse respeito, assinale a alternativa correta:

B) Uma verdadeira poltica de democratizao cultural deve assegurar que todas as formas de manifestao cultural possam circular em toda a sociedade, garantindo a todos o acesso tanto cultura erudita, como cultura popular. (Exerccio 4 - A cultura na sociedade atual: poder e cultura) Alm da diversidade cultural existe a desigualdade cultural. Sobre isso assinale a afirmativa correta: C) A diversidade cultural se refere aos diferentes modos de vida, saberes, tradies e hbitos de um povo; j a desigualdade cultural se refere s desigualdades econmicas que fazem com que os grupos dominantes economicamente tenham mais privilgios produo cultural como a educao, as artes, o lazer e assim por diante. (Exerccio 1 - A identidade cultura na atualidade) Uma caracterstica marcante das identidades culturais no mundo globalizado contemporneo a que segue: D) deixa de existir um nico modelo de referncias simblicas para a construo das identidades, surgindo um nmero imenso de identidades grupais dentro de uma mesma sociedade. (Exerccio 2 - A identidade cultura na atualidade) Ao nos depararmos com a diferena, existe uma tendncia a criarmos o que se chama de esteretipo. A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA: E) Quando distorcemos a identidade do outro, inferiorizando-o por causa de algum trao marcante de sua identidade. (Exerccio 3 - A identidade cultura na atualidade) O preconceito alm de ser um mecanismo etnocntrico de proteo das identidades sociais e culturais tambm pode funcionar como uma venda que impede os sujeitos de ver o mundo. B) sim, a afirmativa est correta, pois o preconceito uma forma exacerbada de etnocentrismo e isso impede os sujeitos de atingirem uma experincia social mais prxima da totalidade que pode ocorrer quando inclumos o outro. (Exerccio 4 - A identidade cultura na atualidade) A importncia da pesquisa de campo na observao antropolgica do outro, pode ser corretamente associada com:

D) esse tipo de pesquisa exige uma mudana de valores por parte do pesquisador, para que seja possvel compreender o outro a partir de sua prpria viso de mundo.

You might also like