You are on page 1of 4

Este trabalho tem como objetivo tentar responder as seguintes questes: O que aprendizagem?

? Do que (ou de que processos) depende o aprender? E quais os fatores emocionais que podem interferir no processo de aprendizagem?

O que a aprendizagem? Desde que nascemos somos obrigados a aprender vrios conhecimentos j existentes dos quais necessitamos para que possamos sobreviver, um exemplo a amamentao, a criana precisa aprender a suco no seio de sua me ou mesmo na mamadeira para que possa se alimentar e acabar com a fome que sente. Segundo o dicionrio web, a palavra aprender tem como significado adquirir conhecimento de, e conservar na memria, ou seja, alm de aprender e buscar o conhecimento a ser humano deve tambm armazenar esse conhecimento para que possa us-lo quando lhe for solicitado no seu dia a dia e nos seus diversos afazeres. A aprendizagem de acordo com o site educador.brasil escola, um processo de mudana de comportamento obtido atravs da experincia construda por fatores emocionais, neurolgicos, relacionais e ambientais. Para se ter o conhecimento deve-se buscar a aprendizagem, o indivduo deve ter conscincia de que s aprendemos se buscamos as diversas formas desse conhecimento e procuramos aprender novas habilidades, sejam elas motoras ou intelectuais. No podemos esquecer que a aprendizagem se d ao longo da vida e que durante todos os dias aprendemos novas coisas sobre vrios assuntos e precisamos de novos conhecimentos sempre, pois como citado por Vernica Bender Haydu(2003), o grande desafio de qualquer organismo vivo adaptar-se as constantes variaes, que o meio ambiente apresenta, e sobreviver. Na aprendizagem o processo cognitivo o que mais ressaltado e focalizado por algumas pessoas e alguns professores no qual o individuo precisa trabalhar mais com o intelecto aprendendo a ler e escrever, por exemplo, mas no podemos nos esquecer do processo psicomotor do indivduo que tambm precisa aprender a desenvolver suas habilidades motoras desde muito cedo, como engatinhar e depois o andar, e o processo afetivo como o aprender a amar e ter respeito pelo outros.

Do que (ou de que processos) depende o aprender? O indivduo aprende com as sua experincias, mas cada pessoa tem um grau de desenvolvimento da aprendizagem diferente umas das outras e esse processo de aprender depende muitas vezes de alguns processos. Para que essa aprendizagem seja completa ela depende de alguns fatores como os biolgicos ou fisiolgicos, e culturais ou ambientais de cada indivduo. Os fatores biolgicos podem interferir na aprendizagem do ser humano, que desenvolva alguma doena como as que provocam atraso no desenvolvimento dos rgos de sentido, doenas virais ou doenas cerebrais, que acabam por dificultar o aprender para quem as possuem. Cabe ento um estudo de cada caso para poder auxiliar da maneira correta o desenvolvimento da aprendizagem para cada tipo de dificuldade que o indivduo possa ter. J os fatores culturais tambm podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem, seja na interao da me com o beb, pois ela precisa interagir com este para que ele possa aprender, seja nos hbitos das pessoas em volta do indivduo se ele tem exemplos de leitura, por exemplo, isso causaria nele a vontade e o desejo de ler. Na escola o papel do professor tambm de estrema importncia para poder ensinar o aluno a ter vontade e a querer aprender, ele deve observar e procurar identificar em cada educando suas dificuldades e sua necessidades conhecendo bem o processo ensino-aprendizagem, para que possa auxiliar os pais e o prprio aluno a necessidade de um tratamento para que esse consiga continuar seu processo de desenvolvimento do conhecimento como os demais.

Quais os fatores emocionais que podem interferir no processo de aprendizagem? Os fatores emocionais tambm podem causar no aluno a dificuldade em aprender ou a falta de vontade em aprender. A ansiedade, depresso, raiva, tristeza so alguns desses fatores. O indivduo que apresenta algum desses fatores precisa ser tratado interiormente para poder resolver seus problemas que podem ser familiares como falta de ateno e cuidado dos pais, perda de algum ente querido, discriminao por cor, ou ser excludo pelos colegas.

De acordo com Kellen M. Escaraboto, no artigo sobre a Importncia de Conhecer a Ensinar, as percepes e crenas acerca dos alunos podem interferir no processo de aprendizagem facilitando-o ou dificultando-o. Ainda mais tais percepes sobre os costumes, valores, hbitos, prticas sociais e experincias tambm interferem nas aes docentes e podem auxiliar-nos no que se refere aos encaminhamentos de nossas prticas pedaggicas.... Para tentar identificar os fatores emocionais o professor tem o papel de conhecer o aluno e tentar verificar alguma mudana de hbito, algum distrbio psicolgico e emocional que esse educando possa estar passando e descobrir a necessidade especfica de cada um, ou seja precisa conhecer esses alunos.

Concluso Falar sobre a aprendizagem requer muito estudo e dedicao, pois um assunto complexo que envolve diversos fatores como alguns citados nas respostas as perguntas anteriormente descritas. O que posso destacar que a aprendizagem pode ser fcil para alguns e muito complicada para outros, e que a criana ou indivduo que no consegue aprender no tem necessariamente um problema mental, mas pode ter algum problema de carter emocional que precisa ser tratado. As escolas deveriam se preocupar mais com esses problemas de aprendizagem para que se formassem cidados crticos e que tivessem o interesse em buscar conhecimento, pois muitos acham que no conseguem aprender e muitas vezes nem sabem que isso est ligado a um fator biolgico ou emocional e acabam deixando de lado os estudos. O aluno que no consegue aprender ter dificuldades em sua educao se no for tratado corretamente para o resto da vida por isso muito importante que distrbios de aprendizagem sejam sempre estudados, e no se coloque sempre a culpa no educando dizendo que ele tem preguia, ou que no gosta de estudar, preciso analisar e conhecer cada caso.

Referncias

Anotaes feitas em aula. ESCARABOTTO, K. Sobre a Importncia de Conhecer a Ensinar, 2007. HAYDU, V. Aprendizagem: Desenvolvimento e Adaptao, 2003. <htpp:/www.dicionarioweb.com.br> Acesso em 19 out. 2012. <htpp://WWW.educacaoparavida.com> Acesso em 22 out. 2012. <htpp://educador.brasilescola.com> Acesso em: 22 out. 2012.

You might also like