You are on page 1of 2

Os melhores anos das nossas vidas inevitvel a nostalgia ( a saudade que no di) quando se fala na adolescncia.

. O tempo das descobertas em ns mesmos, dos primeiros amores e dos primeiros sonhos que realmente apresentam um fundame nto plausvel. A minha ainda no foi assim h tanto tempo e recordo-a com a mesma frescura com que a vivi. As trocas de impresses com os amigos, jurvamos que um dia iramos todos ter uma casa nos arredores de Matosinh os, iramos ter filhos e iramos encontrarmo-nos todos os Domingos para uma corrida matinal pela marginal. normal que se queira crescer rapidamente nessa altura, tal era doce o sabor desses sonhos, e eu falo por mim, no meu grup o de amigos da altura ningum falava em ter uma piscina em cas nem um Ferrari, alis ningum falava sequer em carro. O im portante era estarmos todos juntos, crescer juntos, na terra onde crescemos e com o idioma que aprendemos. Claro que vidas so vidas e cada qual com o seu livre arbitro escolhe o caminho que mais lhe aprouver. Mas em situaes normais o distanciamento ciclco e no custa nada combinar um caf de quando a quando. Bem, isso achavamos ns, pequenos putos que pensavam que o pas teria espao e pacinci a para eles, porque no fundo costumavam-nos dizer que eramos ns o seu futuro. Tudo diferente. Os meus amigos dividiram-se e partiram em busca do trabalho e da estabilidade, os que ficaram esto conformados e to combalidos que parecem ostentar j uma vida inteira a trabalhar sa bendo que no tero nada depois, e eu fao parte daqueles que querem sair. Os jovens portugueses so obrigados (at mesmo convidados) pelo prprio pas a emigrar. So obrigados a adoptar uma nova cultura e uma nova lngua para poderem ter uma vida decente. Os jovens portug ueses so convidados a mandar Portugal "dar uma volta", e no h alternativa, muitos deles iro ensinar e escrever n uma lngua que no a deles, numa lngua que no soa mesma de quando ainda combinavam sonhos com os amigos.

O choque fez-me lembrar do filme a que roubei o ttulo. De 1946 em pleno clima ps-g uerra o filme tenta retratar a vinda dos soldados, feridos literalmente e feridos da alma, da guerra e da sua reeintegrao na sociedade. um filme, e tudo acaba bem. Na verdade essa gerao da guerra nunca conseguiu adapta r-se sociedade para a qual lutaram e o filme pretendia dar uma viso mais optimista do cenrio. Actualmente a guerra outra, econmica, as feridas fiscas no so to constantes mas as f ridas psicolgicas so enormes. Esta gerao, esta minha gerao est na frente de combate de organizaes e fun monetrios e bancos e sistemas corruptos. Temos que deixar a nossa familia para trs, a nossa namorada , os nossos amigos e a nossa cultura. Portugal acaba de comear a morrer mesmo " sria". Um dia que isto acalme e demos co sta, no seremos os mesmos, os laos no sero os mesmos, muitos talvez no voltem. As mgoas ficaro por quem nos mando u embora. Seremos frios e menos patriotas, muito menos patriotas. O estado assiste e talvez respire de alivo, menos uns quantos a irem para a rua, e por isso mesmo que eu escrevo

esta crnica no como cidado portugus, mas como jovem. Antes de ser portugus, sou um jo vem. E como jovem que sou, procuro o pas que me oferea as condies para usufruir deste estado. Um pas para adopta -lo como meu. Estou triste. Em portugal sou triste. Vou emigrar. E para quem pensa tambm em faz er o mesmo que emigre "ontem" porque amanh j pode no ser jovem. Aqui j gastamos os melhores anos das nossas vidas.

You might also like