You are on page 1of 93

Senado Federal Secretaria de Biblioteca

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional - RVBI

BRASLIA 2007

Edies da Biblioteca do Senado Federal, v.3


Diretora da Biblioteca Acadmico Luiz Viana Filho:
Chefe do Servio de Gerncia da Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI:

Simone Bastos Vieira


Elaine Ricevich de Oliveira

Diretora da Subsecretaria de Pesquisa e Recuperao de Informaes Bibliogrficas: Diretora da Subsecretaria de Processamento Tcnico de Informaes Bibliogrficas:
Chefe do Servio de Processamento Tcnico de Livros (SELIV): Chefe do Servio de Processamento Tcnico de Artigos de Revistas (SEART): Chefe do Servio de Processamento Tcnico de Artigos de Jornais (SEJOR):

Helena Celeste R. L. Vieira Stelina Maria Martins Pinha


Maria Tereza de Carvalho Arajo Silvia Regina Giordani Pereira Lisane de Meira Lima Gesteira

Coordenao: Elaine Ricevich de Oliveira (SEGER) Organizao e edio: Maria de Ftima Pereira Jaegger (SEGER) Reviso: Stelina Maria Martins Pinha (SSPTEC) Elaborao: - Servio de Gerncia da Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI - Subsecretaria de Processamento Tcnico de Informaes Bibliogrficas (SSPTEC)
- Grupo de trabalho (abril 2001-abril 2004): Anglica Maria Louzada Vilela (SEART), Maria Cristina Maia P. Mendes (SELIV), Lisane Gesteira (SEGER), Livia Santos Gomes da Silva (SEART), Marcela Caldas Villas Boas de Carvalho (SELIV), Margareth Menicucci (SEJOR), Silvia Regina Giordani Pereira (SEART), Stelina Maria Martins Pinha (SEGER).

- Grupo de trabalho (abril 2005-): Elaine Ricevich de Oliveira (SEGER), Lisane Gesteira
(SEJOR), Maria Cristina Maia P. Mendes (SELIV), Maria de Ftima Pereira Jaegger (SEGER), Silvia Regina Giordani Pereira (SEART).

Colaborao: Bibliotecas da RVBI:


- Advocacia Geral da Unio (AGU); Cmara dos Deputados (CAM); Cmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF); Ministrio da Justia (MJ); Ministrio do Trabalho (MTE); Procuradoria Geral da Repblica (PGR); Superior Tribunal de Justia (STJ); Superior Tribunal Militar (STM); Supremo Tribunal Federal (STF); Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios (TJDF); Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Anlise e representao de assuntos : diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI. -Braslia : Senado Federal, Secretaria de Biblioteca, 2007. 93 p. -- (Edies da Biblioteca do Senado Federal ; v. 3) 1. Indexao, manual. 2. Linguagem de indexao, manual. I. Brasil. Congresso Nacional. Senado Federal. Secretaria de Biblioteca. II. Srie. CDD 025.35

Apresentao

A Biblioteca do Senado Federal considera que informaes precisas, objetivas e imparciais so matrias-primas para o pleno desenvolvimento da democracia, exercida pelos representantes do povo e seus estados. Assim, as informaes fornecidas pela Biblioteca constituem-se subsdios estratgicos ao parlamentar, na inteno de que servios de qualidade sejam capazes de aumentar a credibilidade e a eficcia do Legislativo junto ao cidado brasileiro. A gesto da informao, na Biblioteca do Senado Federal, compreende o desenvolvimento e implantao de procedimentos tcnicos e metodolgicos de catalogao, classificao e indexao, de acordo com padres internacionais, com o propsito de integrar e compartilhar acervos bibliogrficos em sua diversidade tipolgica e de suportes. na perspectiva de intercmbio entre bibliotecas que surgiu a necessidade de definir diretrizes para a padronizao do tratamento das informaes na base de dados bibliogrficos da Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional - RVBI, coordenada pela Biblioteca do Senado Federal. Composta por livros, peridicos, artigos de peridicos, recortes de jornais, obras raras e recursos eletrnicos, a base alimentada cooperativamente por 15 (quinze) bibliotecas dos poderes Legislativo, Judicirio e Executivo, no mbito federal e do Distrito Federal. O lanamento da srie Edies da Biblioteca do Senado Federal, em comemorao ao Dia do Bibliotecrio, em maro de 2007, veio consolidar as normas e padres adotados na RVBI, como forma de manter a qualidade do contedo das bases de dados e de zelar para que prevaleam as condies de integridade e confiabilidade do sistema de informaes da Rede. Dando continuidade poltica de padronizao das informaes na RVBI, apresentamos o terceiro volume da srie Edies da Biblioteca do Senado Federal, Anlise e representao de assuntos na RVBI: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI, esperando que contribua para o fortalecimento da Rede.

Simone Bastos Vieira


Diretora da Biblioteca Acadmico Luiz Viana Filho

Apresentao

A Biblioteca do Senado Federal participa, diariamente, dos problemas e necessidades que envolvem os cidados brasileiros. Recebe solicitaes de pesquisas em todas as reas do conhecimento, j que o parlamentar legisla para solucionar diversas e importantes questes. Cada dia um tema novo, discusses em Plenrio sobre o que est acontecendo no Pas e no mundo. Grande a responsabilidade do bibliotecrio em fornecer informaes que iro mudar os direitos e deveres dos brasileiros. Ciente disso torna-se necessrio que o bibliotecrio realize uma pesquisa minuciosa, recuperando documentos e possibilitando o acesso rpido a uma informao precisa e atualizada. A Subsecretaria de Pesquisa e Recuperao de Informaes Bibliogrficas (SSPES) responsvel pelo atendimento de parlamentares e demais usurios da Biblioteca do Senado, tendo como ferramenta principal de pesquisa a base bibliogrfica da Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI. nesse momento que os produtos da anlise de contedo e da representao dos assuntos dos documentos auxiliam na recuperao das informaes. A representao de assuntos um desafio constante para os indexadores da RVBI, na medida em que as necessidades dos usurios, expressadas em linguagem natural, precisam ser traduzidas para uma linguagem controlada e atualizada e, ao mesmo tempo, acessvel a todos. O indexador no deve desempenhar apenas sua funo tcnica, mas imaginar-se no papel do usurio. necessrio que haja uma correspondncia entre as linguagens utilizadas nas etapas de processamento e de recuperao das informaes, onde o produto da indexao represente a expectativa dos usurios. O intercmbio permanente entre os bibliotecrios das reas de processamento e de recuperao, para aprimorar o nvel de qualidade das informaes analisadas e recuperadas , tambm, fundamental nesse processo. As diretrizes reunidas nesta publicao demonstram a permanente preocupao dos bibliotecrios do Senado e das bibliotecas da RVBI com o objetivo principal de suas unidades de informao, que o fornecimento de informaes relevantes, atualizadas, precisas e pontuais aos seus usurios.

Helena Celeste L. R. Vieira


Diretora da Subsecretaria de Pesquisa e Recuperao de Informaes Bibliogrficas

Nota introdutria
Este trabalho tem origem na publicao Rede Sabi: diretrizes de indexao, publicado em 1996 com o objetivo de descrever as diretrizes de indexao a serem adotadas pelos usurios alimentadores da Rede Sabi (VIEIRA, 1996, p. 5). A implantao, na RVBI, de novo software de gerenciamento de bibliotecas, com a converso das antigas bases bibliogrficas ao formato MARC 21, alterou a estrutura dos registros bibliogrficos e a forma de apresentao de seus dados. Conseqentemente, surgiram necessidades de estudos e treinamentos, alm de reviso e alterao de muitos procedimentos tcnicos, implicando na reformulao dos manuais de trabalho at ento utilizados. Sendo assim, no ano de 2001 foi iniciada a reviso do manual original das diretrizes de indexao, desenvolvida em fases distintas, com metodologias e por grupos de trabalho diferenciados. As duas primeiras fases do trabalho foram desenvolvidas por bibliotecrias da rea de gerenciamento da Rede e de processamento tcnico da Biblioteca do Senado Federal. Na primeira fase o contedo original do manual de 1996 foi revisto com o objetivo de adaptar as regras e normas nova estrutura do MARC 21, incluindo, tambm, outras normas no existentes poca da primeira verso. A segunda fase tinha como objetivo concluir o produto da primeira, tendo em vista a necessidade, cada vez maior, de reunir, em um nico documento, todas as diretrizes de indexao que vinham sendo divulgadas por meio de circulares especficas da Gerncia da RVBI. A metodologia de trabalho abrangeu, entre outras atividades: anlise de documentos selecionados durante a atividade de controle de qualidade da base bibliogrfica; reunies peridicas para leitura e anlise do contedo do manual; organizao, consolidao e formatao do texto etc. Destacamos algumas incorporaes mais significativas: - Novas polticas implantadas para atender necessidades da Rede. - Alterao da sintaxe na indicao (link) de norma jurdica, para permitir a compatibilidade com as bases de dados do Sistema de Informaes do Congresso Nacional (Sicon) e, futuramente, intercmbio

internacional com outras bases legislativas (Projeto LexML Brasil http://www.lexml.gov.br/). - Tpicos especficos considerados relevantes, como: campos complementares indexao, utilizao do campo 856 para jurisprudncia e matrias legislativas. - Ampliao das instrues relativas ao formato MARC 21 e padronizao. - Exemplos reais e mais completos, representativos de cada tpico (em sua maioria, retirados das bases bibliogrficas da RVBI, no formato MARC 21). Para atualizao terica e terminolgica na rea foram realizadas leituras nas reas de anlise documentria, anlise de contedo, anlise e representao de assuntos, indexao etc., o que possibilitou a definio do ttulo deste manual, mais abrangente e apropriado ao seu contedo. Em outubro de 2006 foi iniciada a terceira e ltima fase de elaborao do trabalho, a partir da distribuio de uma verso preliminar entre as bibliotecas da RVBI, quando foram convidadas a participarem com sugestes. Em seguida foram realizadas, separadamente, reunies com representantes das reas de processamento tcnico das bibliotecas interessadas. Essas reunies tiveram um resultado altamente positivo, principalmente pela manifestao do esprito de participao, fundamental numa estrutura de rede cooperativa. Vrias sugestes apresentadas foram incorporadas ao texto, enriquecendo o contedo e facilitando o entendimento. Sendo assim, esta publicao o resultado de um longo perodo de trabalho cooperativo. Seu objetivo servir de guia prtico, aos profissionais que trabalham com processamento tcnico na RVBI, na aplicao de normas que contribuam para a padronizao do contedo da base bibliogrfica e o aumento da qualidade das informaes. Braslia, Junho de 2007 Servio de Gerncia da Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI Secretaria de Biblioteca do Senado Federal

SUMRIO
1 2 3 4 REDE VIRTUAL DE BIBLIOTECAS CONGRESSO NACIONAL RVBI ..............12 ANLISE E REPRESENTAO DE ASSUNTOS ...................................................13 QUALIDADE DA ANLISE E REPRESENTAO DE ASSUNTOS NA RVBI ........14 POLTICA DE ANLISE E REPRESENTAO DE ASSUNTOS NA RVBI.............18
4.1 PADRONIZAO DA LINGUAGEM DOCUMENTRIA NA RVBI................................... 20 4.1.1 Campos de assunto e subcampos ............................................................................... 21 4.1.2 Descritores .................................................................................................................... 23 4.1.3 Nomes geogrficos ....................................................................................................... 25 4.1.3.1 Padronizao de nomes geogrficos .................................................................... 26 4.1.4 Especificadores............................................................................................................. 27 4.1.4.1 Especificadores de assunto e de forma ................................................................ 28 4.1.4.2 Especificador geogrfico ....................................................................................... 29 4.1.4.2.1 Ordem de citao dos nomes geogrficos como especificadores..................... 31 4.1.4.3 Especificador cronolgico...................................................................................... 31 4.1.4.4 Outros especificadores .......................................................................................... 33 4.1.4.5 Ordenao lgica de especificadores ................................................................... 34 4.2 FONTES PARA IDENTIFICAO DE ASSUNTOS DO DOCUMENTO.......................... 35 4.3 NVEL DE ANLISE DOS DOCUMENTOS...................................................................... 37 4.3.1 Assunto principal e assuntos secundrios nos campos de assunto ............................ 37 4.3.2 Analticas de livros: coletneas e miscelneas ............................................................ 38 4.3.3 Revistas no todo ........................................................................................................... 40 4.4 REGRAS ESPECFICAS .................................................................................................. 42 4.4.1 Biografias ...................................................................................................................... 42 4.4.2 Entrevistas .................................................................................................................... 43 4.4.3 Nomes de entidades ..................................................................................................... 44 4.4.4 Nomes de tratados, ttulos uniformes ........................................................................... 45 4.4.5 Anlises comparativas .................................................................................................. 46 4.4.6 Direito comparado......................................................................................................... 47 4.4.7 Relaes entre unidades geogrficas e polticas ......................................................... 50 4.4.7.1 Relaes de reciprocidade .................................................................................... 50 4.4.7.2 Outros tipos de relaes entre unidades geogrficas ou polticas........................ 50 4.4.8 Dicionrios .................................................................................................................... 52 4.4.8.1 Dicionrios gerais .................................................................................................. 52 4.4.8.2 Dicionrios especializados .................................................................................... 53 4.5 PADRONIZAO PARA TRATAMENTO DE NORMAS JURDICAS ............................. 55 4.5.1 Norma jurdica / lei como assunto................................................................................. 55 4.5.1.1 Cdigos .................................................................................................................. 56 4.5.1.2 Constituies ......................................................................................................... 59 4.5.2 Norma jurdica / lei como entrada principal .................................................................. 61

4.5.3 Norma jurdica / lei como entrada secundria .............................................................. 62 4.6 INDICAO NUMRICA DE NORMA JURDICA, MATRIA LEGISLATIVA OU JURISPRUDNCIA........................................................................................................... 64 4.6.1 Indicao numrica com link (campo 856) ................................................................... 64 4.6.1.1 Link para texto completo de norma jurdica federal da base NJUR ...................... 64 4.6.1.2 Link para texto completo de outras normas jurdicas ............................................ 67 4.6.1.3 Link para texto completo de matria legislativa..................................................... 68 4.6.1.4 Link para texto completo de jurisprudncia ........................................................... 68 4.6.1.5 Link para sites institucionais .................................................................................. 69 4.6.2 Indicao numrica de norma jurdica sem link (campo 594) ...................................... 70 4.7 COMPLEMENTAO DA INDEXAO .......................................................................... 71 4.7.1 Nota geral (campo 500) ................................................................................................ 71 4.7.2 Nota de contedo (campo 505) .................................................................................... 72 4.7.3 Nota de transcrio (campo 591) ................................................................................. 72 4.7.4 Nota de ponto de vista (campo 592) ........................................................................ 73 4.7.5 Resumo (campo 520) ................................................................................................... 74

5 SOLICITAO DE NOVOS DESCRITORES...........................................................76 6 BIBLIOGRAFIA.........................................................................................................77 7 ANEXOS...................................................................................................................79


7.1 ANEXO 1: ABREVIATURAS DE NORMAS JURDICAS NA BASE DE DADOS NJUR (SICON) .................................................................................................................. 79 7.2 ANEXO 2: ABREVIATURAS DE MATRIAS EM TRAMITAO NO CONGRESSO NACIONAL ............................................................................................... 83 7.3 ANEXO 3: ABREVIATURAS DO STJ ............................................................................... 85 7.4 ANEXO 4: ABREVIATURAS DO STF............................................................................... 87 7.5 ANEXO 5: ABREVIATURAS DO TST............................................................................... 91 7.6 ANEXO 6: MAPA DE REAS DE ASSUNTO PARA INDEXAO ................................. 93

12

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

1 REDE VIRTUAL DE BIBLIOTECAS CONGRESSO NACIONAL RVBI


A Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI tem suas origens no ano de 1972, a partir da criao do Centro de Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen) e da automao da Biblioteca do Senado Federal, com a implantao de suas primeiras bases de dados bibliogrficos. Em 1975, com a incorporao de registros dos acervos de duas outras bibliotecas, foi dado incio formao de uma rede de bibliotecas. Em 1985 foi desenvolvido o Subsistema de Administrao de Bibliotecas (Sabi), integrante do Sistema de Informao do Congresso (Sicon), sendo introduzidos mdulos de servios automatizados de biblioteca, integrados entre si, e formada a rede cooperativa de bibliotecas conhecida como Rede Sabi. Para adaptar-se s inovaes tecnolgicas e permitir a compatibilidade com os formatos e linguagens de outras redes e sistemas de informao, no incio do ano 2000 a Rede passou a utilizar novo software de gerenciamento de bibliotecas que, adotando o formato bibliogrfico internacional MARC 211, reestruturou as bases de dados bibliogrficos do Sabi, que se fundiram numa nica Base Bibliogrfica (RICEVICH; JAEGGER, 2005). Sendo assim, a Base Bibliogrfica da RVBI composta por vrios tipos de materiais, como livros, artigos de revistas, artigos de jornais, recursos eletrnicos, colees de revistas e de jornais etc., que podem ser separados em vrias bases virtuais, segundo seu tipo. O acesso Internet deu incio a uma nova fase da Rede, que recebeu a denominao de Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI, com recursos que possibilitaram o acesso ao texto completo, udio e imagem na recuperao dos documentos bibliogrficos. As antigas bases de dados de autoridades - VCBS e AUTR - compem hoje a Base de Autoridades. A alimentao e manuteno so feitas exclusivamente pelo Servio de Gerncia da RVBI. As bibliotecas cooperantes participam com sugestes de entradas e/ou de termos novos para a base, por meio de incluso de solicitaes na Base de Sugestes.

Verso unificada, de alcance internacional, dos formatos USMARC e CAN/MARC, elaborada em 1999 pela Library of Congress e a National Library of Canada. De 1994 a 1997 as comunidades de usurios do USMARC e CAN/MARC trabalharam no sentido de eliminar todas as diferenas ainda existentes entre eles. Em 1997 e incio de 1998 foram editadas atualizaes as quais tornaram idnticas as especificaes contidas nos dois formatos. MARC 21 no , portanto, um formato novo, e sim uma continuao do USMARC e CAN/MARC, sob um novo ttulo (http://www.loc.gov/marc/annmarc21.html).

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

13

2 ANLISE E REPRESENTAO DE ASSUNTOS


O processo de anlise e representao de assuntos inclui procedimentos que consistem em extrair os conceitos que caracterizam o contedo de um documento, por meio da leitura documentria, e a representao desses conceitos com termos expressivos do seu contedo e/ou descritores padronizados, com o fim de facilitar a recuperao das informaes. A anlise de assuntos a fase inicial desse processo, requerendo a compreenso do contedo do texto para a identificao dos conceitos, que sero selecionados segundo as diretrizes adotadas. Estreitamente relacionada a essa fase, encontra-se a leitura documentria, ou leitura tcnica, que a leitura profissional para a consecuo dos objetivos e elaborao de produtos documentrios. A leitura documentria, diferentemente da leitura comum, exige tcnicas para sua execuo, bem como capacitao profissional, conhecimento e experincia (FUJITA, 2004). Na literatura, a anlise de assuntos pode ser tratada por outros nomes, e Fujita (2003) analisa concepes sobre o tema, citando algumas denominaes pelas quais o processo tambm conhecido, como anlise temtica, anlise conceitual ou anlise de contedo e anlise documentria. Kobashi (1996, p. 22), no entanto, aponta as diferenas existentes entre a anlise documentria e outras disciplinas que analisam textos. A anlise de contedo, por exemplo, identifica fenmenos lingsticos e condies de produo de textos que no so relacionados anlise documentria:
A anlise documentria prope-se a elaborar diversas modalidades de informaes, quer sob a forma de novos textos (resumos) ou de representaes padronizadas, mediadas por cdigos de converso, ditos vocabulrios controlados (tesauros, sistemas classificatrios).

A representao de assuntos, em documentao, est associada ao processo e ao produto da condensao de contedos de textos, ou seja, indexao e elaborao de resumos (processos) e aos prprios ndices e resumos (produtos) (KOBASHI, 1996, p. 11). O processo de anlise e representao de assuntos pode ser diferenciado segundo sua abrangncia, que pode ser seletiva ou exaustiva. A forma seletiva utiliza a representao dos assuntos mais importantes do documento, ou de forma mais especfica, proporcionando a preciso no momento da recuperao, enquanto a forma exaustiva apresenta maior nmero

14

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

de descritores (principais e secundrios, gerais e especficos) para possibilitar mais pontos de acesso. A especificidade representa a relao mais prxima entre o descritor e o documento que est sendo indexado. Pode ser obtida por uma palavra ou expresso e, em alguns casos, necessrio o uso de complementos especificadores. Preferencialmente, devem ser representados os conceitos mais especficos, e no os mais genricos, para aumentar a preciso da recuperao:
TE Integrao econmica TE Princpio constitucional e no e no TG - Integrao TG Princpio jurdico

No entanto, na representao dos assuntos de determinados documentos, termos genricos podem tornar-se especficos. Como exemplo, o termo aparentemente amplo Economia especfico quando aplicado a um tratado geral sobre economia. A exaustividade possibilita a representao de um maior nmero de informaes relevantes, aumentando a capacidade de recuperao do sistema.

3 QUALIDADE DA ANLISE E REPRESENTAO DE ASSUNTOS NA RVBI


A qualidade da anlise e representao de assuntos determinada por vrios fatores, ou aspectos, que podem estar relacionados: ao tipo de documento analisado, linguagem documentria adotada, s caractersticas individuais do profissional, ao processo utilizado e/ou ao ambiente.
Fatores ligados ao indexador Conhecimento do assunto Experincia Concentrao Capacidade de leitura e compreenso Fatores ligados ao vocabulrio Especificidade / sintaxe Ambigidade ou impreciso Qualidade do vocabulrio de entradas Qualidade da estrutura Disponibilidade de instrumentos auxiliares afins Fatores ligados ao documento Contedo temtico Complexidade Lngua e linguagem Extenso Apresentao e sumarizao Fatores ligados ao processo Tipo de indexao Regras e instrues Produtividade exigida Exaustividade da indexao Fatores ambientais Calefao / Iluminao / Rudo

Figura 1: Fatores que afetam a qualidade da indexao (LANCASTER, 2004, p. 89)

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

15

Trataremos, aqui, de alguns desses fatores, considerados mais relevantes para a manuteno da qualidade das informaes na RVBI, sendo importante frisar que os fatores que influenciam a qualidade esto, geralmente, interrelacionados, sendo difcil tratar cada um isoladamente, o que poder ser visto a seguir. Em relao aos aspectos pertinentes ao documento podemos acrescentar, ainda: abrangncia, objetivos e o estilo do autor. Este ltimo pode dificultar a compreenso do texto, quando, por exemplo, utilizada uma forma complexa ou prolixa de redao. Os aspectos referentes linguagem documentria podem ser assim resumidos:
[...] a atualidade terminolgica e proximidade linguagem do usurio, a especificidade dos descritores, a flexibilidade combinatria dos termos, a soluo de ambigidades ou imprecises que podem gerar dvidas quanto ao emprego de um determinado descritor, a estruturao hierrquica e associativa do vocabulrio, a disponibilidade de instrumentos auxiliares afins na anlise dos termos a serem criados e/ou atualizados. (VIEIRA, 1996, p. 13).

A linguagem documentria utilizada na RVBI o Vocabulrio Controlado Bsico - VCB. Desenvolvido na dcada de 1980, a partir dos campos de assunto das bases bibliogrficas do Sabi, possui descritores com estruturas hierrquicas semelhantes a um tesauro, com termos genricos, especficos e relacionados, definies, notas explicativas e classificao. Alm dos descritores de assunto, o VCB contm descritores geogrficos e especificadores, que podem ser associados aos descritores (ver item 4.1.4). Para atualizar e reformular o VCB foi formado, em 2002, o Grupo de Estudos do Tesauro da RVBI, com representantes de algumas bibliotecas da Rede e coordenado pela Gerncia da RVBI. O grupo realiza a reviso do vocabulrio visando a criao de tesauro multidisciplinar monolnge (ELABORAO..., 2005). As normas definidas para a elaborao do tesauro so aplicadas na reviso e reestruturao dos descritores existentes, bem como na criao de novas entradas (DIRETRIZES..., 2007). Estreitamente associadas aos aspectos j mencionados, e consideradas como uma das mais importantes na preservao da qualidade das informaes, esto as caractersticas individuais do profissional que trabalha no processamento das informaes, seja ele bibliotecrio ou especialista em qualquer ramo do conhecimento, conhecido tambm como indexador.

16

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

Esse profissional precisa estar sintonizado com os objetivos do trabalho que est realizando e conhecer as necessidades dos usurios. So fundamentais, tambm, sua capacidade de leitura e compreenso, bem como a concentrao. Outras caractersticas do indexador tambm devem ser consideradas: conhecimento, formao acadmica, especializao e experincia, que revertem em grandes benefcios para a qualidade. Exemplificando, profissionais com formao em Direito estaro mais capacitados para o processamento de obras nessa rea, bem como aqueles que, apesar de no terem a formao acadmica, acumularam experincia ao longo dos anos e conhecem a terminologia jurdica. Lancaster (2004, p. 86-87) identifica alguns erros que ocorrem no processo de indexao e que devem ser evitados:
1. o indexador infringe a poltica, especialmente a poltica relativa exaustividade da indexao. 2. o indexador deixa de empregar os elementos do vocabulrio de forma como devem ser utilizados (por exemplo, uma combinao incorreta de cabealho principal/subcabealho). 3. o indexador deixa de utilizar um termo no nvel correto de especificidade. Na maioria dos casos isto significar que o termo selecionado no o mais especfico existente. 4. o indexador emprega um termo evidentemente incorreto, talvez devido falta de conhecimento especializado (por exemplo, combustveis lquidos para foguetes quando o documento trata mesmo de combustveis gasosos). 5. o indexador omite um termo importante.

O indexador, na fase de representao - ou traduo - dos assuntos, no deve sofrer restries pelas caractersticas ou nvel de especificidade do VCB. Alm de conhecer o vocabulrio, ele deve saber como utilizar os recursos disponveis para suprir a falta de um termo especfico para determinado documento, como por exemplo: associar dois ou mais descritores, de forma que o conceito seja encontrado no momento da recuperao, independentemente de sua localizao no registro bibliogrfico (ver, tambm, o item 4.3.1); elaborar notas de contedo (ver item 4.7.2); transcrever trechos relevantes do prprio documento (ver item 4.7.3); elaborar resumos (ver item 4.7.5).

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

17

A avaliao de um sistema de recuperao de informaes deve considerar os resultados alcanados ao final de todos os procedimentos tcnicos efetuados, ou seja, uma base de dados bibliogrficos no pode ser avaliada de forma isolada, mas somente em funo de sua utilidade ao responder a vrias necessidades de informaes (LANCASTER, 2004, p. 135). Fujita (2003, p. 62) afirma que a indexao [...] sob o ponto de vista dos sistemas de informao tambm reconhecida como a parte mais importante, porque condiciona os resultados de uma estratgia de busca. Os profissionais que lidam com a informao devem considerar que a traduo ou representao dos conceitos semelhante tanto na entrada da informao (fase de processamento), como na sada (pesquisa) e, para que as pesquisas nas bases de dados sejam positivas, deve haver uma total correspondncia entre as linguagens utilizadas nessas fases, pois a recuperao automtica funciona por coincidncia de caracteres das palavras e no por busca de conceitos. importante o intercmbio entre os profissionais que trabalham nas reas de descrio e aqueles que atuam nas reas de recuperao e atendimento aos usurios, para o aumento do nvel de qualidade das informaes analisadas e recuperadas. O indexador deve, sempre, se colocar no papel de um leitor e perguntar a si mesmo: Voc procuraria por esses assuntos para encontrar esse tipo de material? ou Voc estaria satisfeito se procurasse material sobre este assunto e encontrasse este documento?. Assim, a qualidade da anlise e representao de assuntos pode ser avaliada em funo de sua capacidade para atender s necessidades dos usurios, considerando os aspectos de cobertura de um assunto, recuperabilidade dos descritores e atualidade dos temas indexados. Aps observar a correlao entre a anlise / representao de assuntos e a recuperao, deve ser verificado se os resultados respondem s seguintes questes: A representao dos assuntos rene o documento com outros documentos similares? A representao dos assuntos define a essncia e o esprito do documento? A representao dos assuntos indica o que especial ou exclusivo sobre o documento?

18

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

In fo rm a o no d o c um e n to

N e c e s s id a d e d o us u rio

T ee x to n te g ro T x to n te g ro ee m m lin g u aa g e m n aa tu ra l lin g u g e m n tu ra l

P a la v ras q u e re p re s e n ta m c o n c e ito s

P ee rg u n ta ee m P rg u n ta m lin g u aa g e m n aa tu ra l lin g u g e m n tu ra l

A n lis e dd e cc o n te d o ee A n lis e e o n te d o ss e le o d oo s cc o n c e ito s e le o d s o n c e ito s

A n lis e dd e cc o n te d o ee A n lis e e o n te d o ss e le o d oo s cc o n c e ito s e le o d s o n c e ito s

T ra d u o d o ss T ra d u o d o ss T ra d u o d o T ra d u o d o P a la v ras q u e re p re s e n ta m cc o n c e ito s p aa ra aa o n c e ito s p ra cc o n c e ito s p aa ra aa o n c e ito s p ra c o n c e ito s lin gg u a g e m d oo c u m e n t ria u a g e m d c u m e n t ria lin gg u a g e m d oo c u m e n t ria lin lin u a g e m d c u m e n t ria
D o cc u m e n to aa rq u iv a d o D o u m e n to rq u iv a d o n aa s b aa s e s dd e d aa d o s n s b ses e d dos

U s o d e u m a s in ta x e d e re c u p e ra o

D o cc u m e n to re cc u p e ra d o D o u m e n to re u p e ra d o d aa s b aa s e s dd e d aa d o s d s b ses e d dos

Figura 1: Indexao e Recuperao (VIEIRA, 1996, p. 11)

Finalmente, existem os fatores ou aspectos ligados ao processo, como: nveis de especificidade e exaustividade da representao dos assuntos, adoo de normas para padronizao e recursos do sistema, que influenciam na definio da poltica de anlise e representao de assuntos.

4 POLTICA DE ANLISE E REPRESENTAO DE ASSUNTOS NA RVBI


Para a definio de uma poltica de anlise e representao de assuntos, devem ser consideradas as seguintes necessidades: perfil da instituio: objetivos, atividades desenvolvidas, tipos de documentos usados e produzidos; perfil do usurio: rea de interesse, nvel educacional, conhecimento de lnguas e produtos que deseja receber; perfil do documento: quanto ao tipo e contedo. A definio dos perfis institucionais da RVBI foi efetivada a partir de levantamento realizado entre as bibliotecas da Rede, no ano de 2004, que incluiu reas de atuao, misso institucional e interesses dos usurios. O Grupo de Estudos do Tesauro da RVBI (ELABORAO..., 2005) consolidou os dados coletados e elaborou o Mapa das reas ncleos e perifricas para a indexao (Anexo 6, item 7.6)2, que norteia a poltica de anlise e representao

Baseado em quadro do Intervoc: vocabulrio controlado do Ministrio do Interior, de 1983.

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

19

de assuntos adotada na Rede, estreitamente relacionada com as atividades fins de seus rgos mantenedores. Estabelecido o perfil temtico da instituio, possvel definir a abrangncia do processo, ou seja, os assuntos constantes das reas ncleos devem ser analisados e representados com maior detalhamento visando, alm da especificidade, uma cobertura maior daqueles temas, alcanando, tambm, a exaustividade. Ao contrrio das reas ncleos, os assuntos das reas perifricas so processados de forma menos exaustiva. O Direito, integrante da rea ncleo do mapa, considerado rea prioritria, tendo em vista sua grande representatividade nos acervos das bibliotecas integrantes da RVBI. Essa especializao foi um dos fatores que levaram a Biblioteca do Senado Federal a assumir a responsabilidade de edio da Bibliografia Brasileira de Direito - BBD, a partir de 19863. Sendo assim, no processamento dos documentos bibliogrficos da rea jurdica, alm da especificidade e exaustividade, outras recomendaes especficas visam uma maior cobertura na recuperao de suas informaes. Alm dos perfis formais, definidos no mapa, preciso acompanhar as constantes mudanas de interesses nos respectivos rgos, que alteram a demanda por informaes. A agilidade e flexibilidade dos profissionais da informao so fundamentais para dar cobertura a assuntos atuais e de alta procura, mesmo que transitrios. O contedo de um documento bibliogrfico deve ser representado da forma mais completa possvel, levando-se em considerao seu nvel de abordagem, que varia de acordo com o tipo documental. Para isso devem ser utilizados: descritores padronizados, redao de resumos e preenchimento de campos complementares, como notas gerais, de contedo, de transcrio etc. O uso de regras e instrues pr-estabelecidas so fatores fundamentais de padronizao e qualidade das informaes bibliogrficas, principalmente quando se trabalha em redes cooperativas. A seguir, so apresentadas as recomendaes a serem observadas pelas bibliotecas cooperantes para a implementao da poltica de anlise e representao de assuntos na RVBI, de forma a alcanar o mximo de eficcia e preciso na recuperao de dados bibliogrficos.

A BBD inclui referncias de materiais bibliogrficos constantes dos acervos das bibliotecas participantes da RVBI: livros, captulos de livros e artigos de peridicos, sobre doutrina do direito brasileiro ou estrangeiro, publicados no Brasil, em portugus ou em outro idioma, e artigos de jornais publicados no Caderno Direito e Justia, do Correio Braziliense.

20

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

4.1

PADRONIZAO DA LINGUAGEM DOCUMENTRIA NA RVBI

A Base de Autoridades um dos principais instrumentos para a padronizao das informaes das bases bibliogrficas da RVBI, seja para utilizao na fase do processamento ou na de recuperao. O contedo da Base de Autoridades classificado de acordo com o tipo de dado, formando sub-bases virtuais: Vocabulrio Controlado Bsico (VCB) descritores de assunto e nomes geogrficos. Especificadores de assunto, forma e cronolgicos (ver item 4.1.4). Autorias Padronizadas (AUTR) nomes pessoais, nomes de entidades, congressos, ttulos uniformes, planos, programas, projetos4. Conforme j mencionado, a indexao parte fundamental para a preciso na recuperao das informaes. Sendo assim, a consulta Base de Autoridades obrigatria e suas entradas padronizadas devem ser adotadas por todos os profissionais envolvidos diretamente no processamento tcnico das informaes, a fim de manter a uniformidade e integridade das bases bibliogrficas. Essa consulta feita por meio de funes programadas para a maioria dos campos e subcampos da base bibliogrfica, de acordo com recursos do sistema integrado de gerenciamento de bibliotecas da RVBI. Quando a funo acionada aparece um ndice alfabtico de entradas de determinado campo/subcampo, que inclui as formas autorizadas e suas respectivas remissivas, estas com a informao NO AUTORIZADA em destaque. O sistema transcreve automaticamente, para o campo/subcampo, a forma autorizada. A sintaxe de indexao construda com o preenchimento dos campos de assunto do formato MARC 21, nos quais os diversos tipos de dados so dispostos de forma lgica para a representao de um assunto. Esse formato aumenta a especificidade e, conseqentemente, possibilita a preciso na recuperao das informaes, conforme ser visto a seguir.

As entradas da sub-base AUTR so padronizadas, em princpio, de acordo com as normas do Cdigo de Catalogao Anglo-Americano (AACR2).

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

21

4.1.1

Campos de assunto e subcampos

No formato MARC 21 os elementos esto dispostos em campos, subdivididos em subcampos. Os campos possuem indicadores, que so caracteres numricos cujos valores so programados internamente para realizar diversas funes no sistema automatizado5. Os campos destinados representao dos assuntos do documento esto presentes na rea 6XX, sendo cada campo destinado a um tipo especfico de informao. Os campos de assunto formatados e utilizados nas bases bibliogrficas da RVBI so: CAMPO TIPO DE INFORMAO 600 610 611 630 650 651 Nome pessoal como assunto ( R )6 Nome de entidade ou norma jurdica (ttulo uniforme de lei) como assunto ( R ) Nome de evento como assunto ( R ) Ttulo uniforme como assunto ( R ) Descritor ou termo (assunto) ( R ) Nome geogrfico como assunto ( R )

Para cada campo existem subcampos pr-determinados para cada tipo de dado, variando seu contedo em funo do campo em que est programado. No entanto, existem subcampos com funes comuns a todos os campos da rea 6XX, e so utilizados para especificar ou detalhar o assunto: SUBCAMPO x z y TIPO DE DADO especificador de assunto ou forma ( R ) - ver item 4.1.4.1 especificador geogrfico ( R ) - ver item 4.1.4.2 especificador cronolgico ( R ) ver item 4.1.4.3

Para detalhamento de campos e subcampos, consultar o manual especfico de descrio bibliogrfica da RVBI e o manual do MARC 21 bibliogrfico online (www.loc.gov/marc/bibliographic/ecbdhome.html). 6 ( R ) = Campo ou subcampo repetitivo.

22

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

Exemplos: Nome pessoal como assunto


600 04 $a Bento $b XVI, $c Papa, $d 1927-.

Entidade como assunto


610 14 $a Brasil. $b Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). 610 24 $a Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Brasil) (INPI).

Norma jurdica (ttulo uniforme de lei) como assunto


610 14 $a Brasil. $t [Constituio (1988)]. 610 14 $a Brasil. $t [Lei n. 7.209, de 11 de julho de 1984].

Evento como assunto


611 24 $a Frum Social Mundial $n (5. : $d 2005 : $c Porto Alegre, RS). 611 24 $a Colquio Internacional de Direito Tributrio $n (7. : $d 2005 : $c So Paulo, SP).

Ttulo uniforme como assunto


630 04 $a Bblia. 630 04 $a Imposto sobre operaes financeiras (IOF). 630 04 $a Imposto sobre circulao de mercadorias e servios (ICMS). 630 04 $a Dreamweaver (programa de computador). 630 04 $a Tratado de Maastricht $d (1992).

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

23

Descritor ou termo (assunto)


650 14 $a Rede de informao. 650 14 $a Eleio presidencial.

Nome geogrfico como assunto


651 _4 $a Gois. 651 _4 $a Ponte Herclio Luz (Florianpolis, SC). 651 _4 $a Parque Nacional do Iguau (PR). 651 _4 $a Floresta da Tijuca (Rio de Janeiro, RJ).

Adiante sero detalhados os campos de assunto que requerem maior cuidado de padronizao no processo de anlise e representao de assuntos na RVBI. 4.1.2 Descritores

Os descritores ou termos, transcritos nos campos 650, so padronizados no Vocabulrio Controlado Bsico (VCB), na Base de Autoridades. Exemplos:
650 14 $a Absolutismo. 650 14 $a Direito administrativo. 650 14 $a Poltica econmica.

A maioria dos descritores do VCB apresentada com uma estrutura semelhante de um tesauro: relaes hierrquicas (TG e TE), associativas ou partitivas (TR) e/ou de equivalncias terminolgicas (USE / NO USE). Alm dessas relaes, muitos descritores apresentam notas explicativas (NE) e definies (DEF.). A nota explicativa utilizada para orientar o uso e aplicao do descritor, enquanto a definio tem o objetivo de delimitar a abrangncia do seu conceito. Essas informaes so, muitas vezes, ferramentas indispensveis correta representao dos assuntos na fase de indexao.

24

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

Cada descritor classificado por cdigo especfico da Classificao Decimal de Dewey (CDD)7 ou da Classificao Decimal de Direito, de Doris de Queiroz Carvalho8. Para efeito de organizao interna, tambm recebe um cdigo mais genrico, selecionado das tabelas mencionadas, permitindo agrupar descritores por reas do conhecimento. Exemplos do VCB:
Direito comparado NE Usar, tambm, como especificador, subordinado a determinados assuntos. Ex.: Direito penal, direito comparado; Processo civil, direito comparado; Direito de greve, direito comparado; Casamento civil, direito comparado. NO USE Legislao comparada TG Direito CDD 340.5 DEF Cincia auxiliar do Direito, que tem o objetivo de comparar (cotejar, confrontar, aproximar) as instituies reguladas pelas legislaes de vrios pases, para conhecer suas respectivas semelhanas, diferenas e relaes.

Projeto de lei de converso NE Usar, tambm, como especificador, subordinado a determinados assuntos. Ex.: Seguro de crdito exportao, projeto de lei de converso, Brasil. NO USE PLV Projeto de lei de converso (PLV) TG Proposio legislativa TR Medida provisria CDD 341.2537 DEF Espcie de proposio que abriga qualquer alterao proposta a texto de medida provisria em apreciao (GLOSSRIO... / Cmara dos Deputados).

Redao oficial NE Em casos especficos, acrescentar o idioma. Ex.: Redao oficial, lngua portuguesa; Redao oficial, lngua inglesa. TG Redao TR Correspondncia oficial TR Documento oficial CDD 469.5

7 8

DEWEY decimal classification and related index. 21. ed. Albany: Forest Press, 1996. 4 v. CARVALHO, Doris de Queiroz. Classificao decimal de direito. 4. ed. Braslia: Presidncia da Repblica, 2002. 172 p.

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

25

Em alguns casos, expressamente permitidos em nota explicativa, possvel formar um novo descritor a partir da associao de dois termos autorizados, sendo fundamental que o indexador leia com ateno essas orientaes. Como exemplo, podemos citar o termo Literatura, que apresenta a seguinte nota explicativa: usar, tambm, ligado a assuntos especficos tratados na literatura. Essa orientao permite a representao de conceitos como Chantagem na literatura, Cincias sociais na literatura e outros semelhantes. Outro exemplo: o termo Analogia (direito) possui a seguinte instruo: usar tambm seguido dos diversos ramos do direito. Ex.: Analogia (direito penal); Analogia (direito tributrio). Sendo assim, para a utilizao correta dos termos do VCB, sua consulta deve se tornar uma prtica obrigatria, sendo terminantemente vetada a utilizao de descritor no autorizado, bem como a associao de descritores sem orientao especfica.

4.1.3

Nomes geogrficos

Os nomes geogrficos so as unidades geogrficas ou expresses que indicam zonas geogrficas, como: pases, estados, municpios; continentes e regies; acidentes geogrficos (rios, montanhas, mares, ilhas, baas, lagos, cabos, desertos, florestas, cavernas, vales etc.); bacias e formaes ocenicas, planetas; geolgicas, cadeias submarinas, correntes

grupos conceituais de pases9, como os pases de blocos econmicos (ex.: Pases da Unio Europia e Pases do Mercosul); alguns tipos de construes, especificamente ambientes artificiais e reas planejadas, incluindo estruturas de engenharia que contenham extenso geogrfica parques, jardins, reservas, fazendas, ranchos, minas canais, estradas, ruas, trilhas, pontes, acampamentos etc.10

10

EL-HOSHY, 2002.
Id.

26

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

Os nomes geogrficos podem ser transcritos como assunto principal no campo 651 subcampo $a, ou como especificador geogrfico (ver item 4.1.4.2) no subcampo $z dos campos de assunto (6XX), aps o descritor ou aps os especificadores, quando houver. O nome geogrfico considerado como assunto principal nos casos de obras que tratem, de uma maneira geral, de aspectos histricos, geogrficos, descritivos e outros assuntos correlatos Exemplos:
651 _4 $a Frana. 651 _4 $a Rio Grande do Norte. 651 _4 $a Paris (Frana). 651 _4 $a Curitiba (PR). 651 _4 $a Rio Tiet (SP). 651 _4 $a Lago Parano (DF). 651 _4 $a Serra dos rgos (RJ). 651 _4 $a Brasil, Regio Centro-Oeste.

4.1.3.1 Padronizao de nomes geogrficos A padronizao de nomes geogrficos na RVBI segue, em princpio, as regras do Captulo 23 do Cdigo de Catalogao Anglo-Americano (AACR2), respeitando-se as especificidades da lngua portuguesa. Quando um nome geogrfico no for encontrado na Base de Autoridades, o indexador deve consultar as seguintes fontes para sua padronizao, nesta ordem de preferncia: 1) Catlogo de Controle de Autoridades Assunto geogrfico, da Biblioteca Nacional - BN (http://catalogos.bn.br). Note-se que, na BN, as entradas de nomes geogrficos so transcritas na ordem invertida, como: Maraj, Ilha de (PA); Sepetiba, Baa de (RJ) etc. No entanto, nas bases da RVBI adotada a forma direta de nome geogrfico: Ilha de Maraj (PA); Baa de Sepetiba (RJ) etc.

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

27

2) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) para nomes de cidades do Brasil (www.ibge.gov.br). 3) A Grande Barsa CD. 4) Library of Congress Authorities (http://authorities.loc.gov/). Se o nome geogrfico no for encontrado nas fontes recomendadas, podero ser consultadas outras fontes, como almanaques, a Internet etc. Paralelamente ao uso da forma encontrada nas fontes pesquisadas, sua padronizao deve ser solicitada na Base de Sugestes (ver item 5). Qualquer dvida sobre a forma correta deve ser direcionada Gerncia da RVBI. As excees de grafias de nomes geogrficos encontram-se registradas na Base de Autoridades. Exemplos:
Pequim (China) NO USE Beijing (China) Nova Iorque (Estados Unidos) NO USE New York (Estados Unidos)

4.1.4

Especificadores

Para aumentar o nvel de especificidade da sintaxe de indexao, os especificadores, conhecidos tradicionalmente como subdivises, devem ser associados aos campos de assunto (6XX). A maioria dos especificadores pode ser associada a qualquer campo de assunto, de acordo com a convenincia e a propriedade da sua aplicao, desde que seja formada uma frase documental lgica e que sejam seguidas as instrues constantes das notas explicativas, quando existirem. As notas explicativas so recomendaes especiais sobre a utilizao de determinados especificadores, pois alguns s podem ser utilizados subordinados a nomes pessoais, enquanto outros devem ser associados a categorias de indivduos ou determinado tema etc. Resumindo, a utilizao dos especificadores deve seguir algumas regras bsicas:

28

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

associar descritores e especificadores na forma mais apropriada, observando a estrutura lgica do conceito a ser representado; observar as recomendaes de uso constantes das notas explicativas (NE); evitar coordenaes redundantes ou incoerentes. 4.1.4.1 Especificadores de assunto e de forma Os especificadores de assunto expressam aes, aspectos, atributos, mtodos e tcnicas. Quando associados aos temas principais dos documentos, particularizam ou especificam o significado dos mesmos. Os especificadores de forma indicam a apresentao do documento, como bibliografia, catlogo e peridico, entre outros. A maior parte dos especificadores de assunto e de forma11 pode ser associada a qualquer tema, e tambm a outros especificadores. Por exemplo, a sintaxe Direito, peridico, Brasil refere-se a uma revista brasileira especializada em Direito; por sua vez, a sintaxe Direito, peridico, histria, Brasil refere-se a um texto que trata da histria dos peridicos brasileiros de Direito. A ordem de citao dos especificadores influencia na representao do conceito. Como exemplo, comparemos duas sintaxes formadas com os mesmos descritores e especificadores, mas com significados diferentes: Ensino de Histria das Artes
Sintaxe de indexao: Artes plsticas, histria, ensino.

Histria do ensino das Artes


Sintaxe de indexao: Artes plsticas, ensino, histria.

Um exemplo representativo do uso incorreto da ordem de citao dos especificadores pode ser visto em seguida: Crtica ao programa espacial brasileiro.
Sintaxe de indexao incorreta: Pesquisa espacial, crtica, programa, Brasil. Sintaxe de indexao correta: Pesquisa espacial, programa, crtica, Brasil.

11

Tradicionalmente conhecidos como subdiviso geral e subdiviso de forma, respectivamente.

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

29

Como visto, possvel utilizar mais de um especificador (subcampo $x), desde que numa ordenao lgica representativa do conceito. Exemplos:
610 14 $a Brasil. $b Supremo Tribunal Federal (STF), $x histria. 610 24 $a Conselho Federal de Educao (Brasil) (CFE), $x poderes e atribuies. 650 14 $a Energia eltrica, $x consumo. 650 14 $a Crdito tributrio, $x parecer, $x anlise. 650 14 $a Legislao trabalhista, $x alterao, $x projeto de lei, $x crtica. 651 651 4 $a Ponte Presidente Costa e Silva (Niteri e Rio de Janeiro, RJ), $x fotografias. 4 $a Rio So Francisco (MG-AL), $x revitalizao, $x projeto.

4.1.4.2 Especificador geogrfico Um nome geogrfico pode ser utilizado como especificador. No MARC 21, a subdiviso geogrfica (subcampo $z) est prevista em quase todos os campos 6XX. No entanto, o indexador deve ter cuidado especial no seu uso:
Em geral pode-se considerar que quando um assunto tratado num documento especificamente de um ponto de vista geogrfico, ou quando o indexador, pela prtica, sabe que o interesse dos usurios por determinado assunto orientado geograficamente, deve utiliz-los. Se, no entanto, o aspecto

30

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

geogrfico de um assunto for meramente acidental para a explanao do autor, e para o assunto em si for irrelevante o ponto de vista geogrfico, deve-se omiti-lo. Em ltima anlise, indexadores devem ter sempre em mente o interesse provvel dos pesquisadores. (LODDO, 1991, p. 20).

Exemplos de nomes geogrficos transcritos como especificadores geogrficos: No campo 600:


600 14 $a Andrade, Mrio, $d 1893-1945, $x cartas, $z So Paulo (SP).

No campo 610 (especificao geogrfica de nomes de entidades de mbito nacional e internacional):


610 24 $a Naes Unidas (ONU), $z frica.

No campo 650:
650 14 $a Desenvolvimento econmico, $z Nepal. 650 14 $a Ensino pblico, $x qualidade, $z Brasil. 650 14 $a Subsdio agrcola, $z Pases em desenvolvimento. 650 14 $a Direito autoral, $z Pases do Mercosul. 650 14 $a Desigualdade de renda, $z Brasil, Regio Sul.

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

31

4.1.4.2.1 Ordem de citao dos nomes geogrficos como especificadores As regras gerais especificadores so: para citao dos nomes geogrficos como

Quando houver mais de um nome geogrfico, at trs nomes - todos devem ser transcritos em subcampos $z do mesmo campo (um nome geogrfico em cada subcampo). No entanto, quando houver mais de trs nomes geogrficos deve-se observar as regras especficas para anlises comparativas e relaes entre unidades geogrficas, constantes em 4.4.5, 4.4.6 e 4.4.7. A ordem de citao deve seguir a ordenao alfabtica, a no ser que um dos nomes geogrficos seja o Brasil, quando deve ser citado no primeiro subcampo $z, seguido dos outros nomes geogrficos em ordem alfabtica. Exemplo:
650 14 $a Relaes exteriores, $z Brasil, $z Argentina, $z Chile.

Se no houver Brasil, seguir a ordem alfabtica dos nomes geogrficos. Exemplo:


650 14 $a Cooperao cultural, $z Canad, $z Estados Unidos, $z Mxico.

4.1.4.3 Especificador cronolgico Uma data ou expresso que representa perodo de tempo utilizada, na indexao, como especificador cronolgico, chamado, tradicionalmente, de subdiviso cronolgica. O especificador cronolgico transcrito no subcampo $y, que pode ser utilizado em quase todos os campos de assunto (6XX)12.

Para detalhamento de campos, subcampos e indicadores, consultar o manual especfico de descrio bibliogrfica da RVBI e o manual do MARC 21 bibliogrfico.

12

32

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

Exemplos:
610 24 $a Academia Imperial de Belas Artes (Brasil), $x histria, $y 1854-1857. 610 14 $a Mxico. $b Suprema Corte de Justicia, $x histria, $y 1877-1882. 650 14 $a Censo demogrfico, $z So Paulo (Estado), $y 2000. 650 14 $a Campanha eleitoral, $z Brasil, $y 2006. 650 14 $a Meio ambiente, $x investimento, $z Brasil, $y 1998-2001. 650 14 $a Economia regional, $z Brasil, $y 1997-1998. 650 14 $a Eleio, $x histria, $y Antigidade. 13

Exceo observada quando a data entre parnteses j faz parte de perodo histrico como qualificador14, na forma padronizada existente na Base de Autoridades. Exemplos:
650 14 $a Histria econmica, $z Brasil, $y Perodo Colonial (15001822).

Perodo histrico transcrito em letras maisculas. Qualificador: utilizado para especificar termos e/ou diferenciar homnimos, includo entre parnteses aps os termos.
14

13

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

33

Deve-se observar, tambm, que alguns descritores do VCB, geralmente da rea de Histria, j contm datas associadas, como qualificadores e, nesses casos, no necessrio o uso de outros especificadores cronolgicos. Exemplos:
650 14 $a Guerra Mundial (1939-1945). 650 14 $a Retirada da Laguna (1867). 650 14 $a Revoluo Praieira (1848-1849).

Nos casos de alteraes de normas jurdicas, cujo ttulo uniforme indexado no campo de assunto 610, o ano da alterao transcrito no subcampo $y. No exemplo abaixo, o ano 1940 faz parte do ttulo uniforme da lei, e a alterao, ocorrida em 1984, est especificada nos subcampos $x e $y. Exemplo:
Alterao, de 1984, do Cdigo penal brasileiro de 1940. 610 14 $a Brasil. $t [Cdigo penal (1940)], $x alterao, $y 1984.

Nos demais captulos deste manual constam outros exemplos com datas nos campos de indexao. Ver, tambm, o item 4.5.1, que trata especificamente de norma jurdica (ttulo uniforme de lei) como assunto. 4.1.4.4 Outros especificadores Alguns termos do VCB so utilizados, tambm, como especificadores, e dois tipos diferentes de situaes se apresentam: Entradas simultneas na base VCB e na base ESPECIFICADOR Nesses casos, notas explicativas orientam sua adequada aplicao. Exemplos:

34

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

- Base VCB: Descriminalizao NE Usar, tambm, como especificador, subordinado a determinados assuntos. Ex.: Incesto, descriminalizao. Mandato eletivo NE Usar, tambm, como especificador, subordinado a cargos. Ex.: Senador, mandato eletivo. - Base ESPECIFICADOR: descriminalizao NE Usar subordinado descriminalizao.

determinados

assuntos.

Ex.:

Incesto,

mandato eletivo NE Usar subordinado a cargos. Ex.: Senador, mandato eletivo.

Entrada nica na base VCB Algumas entradas da base VCB tambm so usadas como especificadores, mas no constam numa base especfica15. Neste caso encontram-se os nomes geogrficos (ver 4.1.4.2) e os idiomas (ver 4.4.8). As instrues para utilizao de idiomas como especificadores constam em notas explicativas de alguns descritores e especificadores, e devem ser observadas pelo indexador. Exemplos:
Enciclopdia NE Acrescentar o idioma. Ex.: Enciclopdia, lngua portuguesa. Para enciclopdias nacionais, usar, tambm, seguido do especificador geogrfico. dicionrio NE Para dicionrios bilnges, informar os idiomas especficos. Ex.: Lngua francesa, lngua portuguesa, dicionrio. NE Para dicionrios tcnicos bilnges, usar da seguinte forma: Engenharia, dicionrio, lngua alem, lngua inglesa.

4.1.4.5 Ordenao lgica de especificadores Atualmente, nas bases bibliogrficas da RVBI, a visualizao dos subcampos dos campos de assunto segue uma ordem pr-programada.

15

O projeto de reestruturao do VCB prev o remanejamento de alguns descritores para bases auxiliares especficas: nomes geogrficos, profisses e cargos, doenas, povos e idiomas.

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

35

Sendo assim, a construo da sintaxe de indexao nos campos de assunto (6XX) deve seguir o seguinte formato:
Assunto (subcampo $a) Especificador de assunto e/ou forma (subcampo $x) Especificador geogrfico (subcampo $z) Especificador cronolgico (subcampo $y)

Exemplos:
650 14 $a Biblioteconomia, $x organizaes, $x cadastro.

Visualizao do documento no mdulo de pesquisa:


Biblioteconomia, organizaes, cadastro. 650 14 $a Execuo (processo civil), $x alterao, $x projeto de lei, $z Brasil, $y 2004. Visualizao do documento no mdulo de pesquisa: Execuo (processo civil), alterao, projeto de lei, Brasil, 2004.

4.2

FONTES PARA DOCUMENTO

IDENTIFICAO

DE

ASSUNTOS

DO

A identificao dos assuntos de um documento no depende da leitura completa do seu texto, mas necessria a anlise minuciosa de algumas de suas partes, especialmente aquelas que apresentam maior probabilidade de fornecer informaes mais precisas, como o ttulo, o resumo, uma sinopse e a concluso. Outras fontes podem auxiliar e complementar a identificao dos assuntos, como: sumrio, ttulos das sees, legendas de ilustraes ou tabelas, introduo, prefcio, palavras ou grupos de palavras grifadas (LANCASTER, 2004, p. 24). A fonte identificada em primeiro lugar o ttulo da obra. Geralmente, o ttulo de uma obra especializada contm termos que expressam o assunto de forma objetiva:
H casos, porm, em que se destinam mais a atrair a ateno do leitor do que a indicar o assunto. Outras vezes, os autores

36

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

pressupem que o leitor tenha conhecimento do assunto, o qual indicam indiretamente, por aluses, deixando-o subentendido. (VIEIRA, 1996, p. 19-20).

A anlise cuidadosa para confirmao dos assuntos fundamental quando a obra utiliza ttulos imaginrios ou fantsticos, vagos e imprecisos, prolixos ou arcaicos (VIEIRA, 1996, p. 20), figuras de linguagem etc. Se o indexador se guiar apenas pelo ttulo da obra, poder cometer erro primrio na representao do assunto do documento como, por exemplo, um texto intitulado O remdio funciona poder ser indexado com o descritor Medicamento. Exemplos:
100 1 $a Sardenberg, Carlos Alberto. 245 12 $a O remdio funciona / $c Carlos Alberto Sardenberg. 591 __ $a "Apesar das crticas ao Banco Central, os dados mostram que a poltica de juros altos tem conseguido controlar a inflao". 650 14 $a Taxa de juros, $z Brasil. 650 4 $a Inflao, $z Brasil.

100 1 $a Marini, Eduardo. 245 10 $a Navegar preciso / $c Eduardo Marini. 650 14 $a Incluso digital, $z Brasil. 650 4 $a Informtica, $x aspectos sociais, $z Brasil. 650 4 $a Rede de computador, $x investimento, $z Brasil. 650 4 $a Cidadania, $z Brasil.

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

37

100 1 $a Sol, Robert. 245 10 $a Egito : $b um olhar amoroso / $c Robert Sol. -651 4 $a Egito, $x histria, $x dicionrio, $x lngua portuguesa.

Se, aps anlise de todas as fontes do prprio texto, ainda existirem dvidas quanto ao contedo, recomenda-se consultar obras de referncia, como manuais especializados e repertrios bibliogrficos e enciclopdicos (VIEIRA, 1996, p. 20).

4.3

NVEL DE ANLISE DOS DOCUMENTOS

Na RVBI o nvel de anlise dos documentos est relacionado, em primeiro lugar, aos interesses temticos das instituies participantes, representados no Mapa das reas ncleos e perifricas (Anexo 6, item 7.6). Em segundo lugar, existem os fatores inerentes ao tipo de material (livro, peridico, recurso eletrnico etc.), relevncia de seu tema e tambm forma como seu contedo est apresentado. 4.3.1 Assunto principal e assuntos secundrios nos campos de assunto

O assunto principal do documento deve estar descrito no primeiro campo de assunto e os assuntos complementares ou secundrios em campos subseqentes16. Se, no mesmo documento, so tratados dois ou mais temas diferentes, cada assunto deve ser representado em campo especfico. Exemplo:
650 14 $a Atentado terrorista, $z Madri (Espanha), $y 2005. 650 4 $a Imigrao, $z Marrocos, $z Espanha. 650 4 $a Muulmanos, $z Europa.

16

Neste caso, o assunto principal do documento recebe como primeiro indicador o valor 1 e os assuntos secundrios recebem o valor branco.

38

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

Igualmente, se, em um documento, o mesmo assunto tratado sob mais de um aspecto ou relacionado a diversos locais, cada assunto deve ser representado em campo prprio. Exemplo:
650 14 $a Toxicomania, $x aspectos polticos, $z Brasil. 650 4 $a Toxicomania, $x aspectos jurdicos, $z Brasil. 650 4 $a Toxicomania, $x aspectos morais, $z Brasil.

4.3.2

Analticas de livros: coletneas e miscelneas

As analticas so descries individuais de captulos, volumes ou partes de uma obra. Na RVBI as analticas de livros so adotadas para obras que apresentem: vrios autores e vrios assuntos distintos; vrios autores e um tema; um autor e vrios trabalhos distintos. Exemplo de Analtica parcial: Obra no todo:
245 00 $a Famlia e jurisdio / $c coordenadores: Eliene Ferreira Bastos, Asiel Henrique de Sousa ; autores Ana Maria Gonalvez Louzada ... [et al.]. -$a Analtica parcial.17 500 650 14 $a Direito de famlia, $x coletnea.

Analtica:
100 1 $a Santos, Francisco Cludio de Almeida. 245 12 $a O pacto antenupcial e a autonomia privada. 650 14 $a Pacto antenupcial, $x aspectos jurdicos, $z Brasil. 650 4 $a Casamento, $x aspectos jurdicos,

Analtica parcial: nota padronizada, na descrio da obra completa, quando alguns captulos selecionados so analisados.

17

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

39

LKR

$z Brasil. $a ANA $l SEN01 $b 000746620 $n Famlia e jurisdio $j Belo Horizonte : Del Rey, 2006. p. 183-209 $x BBD 2006

Exemplo de Analtica total: Obra no todo:


245 00 $a Soberania : $b antigos e novos paradigmas / $c coordenao Sidney Guerra e Roberto Luiz Silva ; Adrian Sgarbi ... [et al.]. -$a Analtica total.18 500 650 14 $a Soberania, $x coletnea.

Analtica:
100 1 $a Seitenfus, Ricardo. 245 10 $a Soberania e interveno : $b o embate da ordem internacional contempornea / $c Ricardo Seitenfus. -650 14 $a Soberania. 650 4 $a Interveno estrangeira. 650 4 $a Organizao internacional. 650 4 $a Princpio da no-interveno. $a ANA LKR $l SEN01 $b 000706557 $n Soberania : antigos e novos paradigmas $j Rio de Janeiro : Freitas Bastos, 2004. p. 282-309

A elaborao de analticas faz parte da poltica de anlise e representao de assuntos da RVBI. Porm, em determinadas circunstncias, facultada sua substituio por nota de contedo, sendo a catalogao feita em um nico registro bibliogrfico na base de dados (ver tambm o item 4.7.2). Nesse caso, todos os captulos, partes ou volumes da obra devero ser representados por descritores, exaustivamente, nos campos de indexao (650).

18

Analtica total: nota padronizada, na descrio da obra completa, quando todos os captulos so analisados.

40

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

Exemplo: Nota de Contedo:


$a Soberania e interveno : o embate da ordem internacional contempornea / Ricardo Seitenfus -- Soberania e reforma tributria no Brasil / Maria de Ftima Ribeiro. 650 14 $a Soberania, $x coletnea. 650 4 $a Globalizao da economia. 650 4 $a Reforma tributria, $z Brasil. 505 2

4.3.3

Revistas no todo

Um fascculo de revista sobre um nico tema, com vrios artigos de diferentes autores ou vrias partes, pode ser tratado como Revista no todo. Neste caso, deve ser feito um nico registro bibliogrfico, indexado exaustivamente, com todos os assuntos de cada um dos artigos ou partes do documento. Se for necessrio, fazer nota de contedo (campo 505), principalmente em caso de autoria coletiva. Exemplo:
245 00 $a Euclides da Cunha. 600 14 $a Cunha, Euclides da, $d 1866-1909, $x biografia. 600 14 $a Cunha, Euclides da, $d 1866-1909, $x crtica e interpretao. 600 14 $a Conselheiro, Antonio, $d 1828-1897. 650 14 $a Literatura, $x histria e crtica, $z Brasil. $a Revista no todo BAS $a ANA LKR $l SEN01 $b 000552785 $n Cadernos de literatura brasileira $i 13/14 $d dez. $y 2002 $k 5-411

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

41

245 00 $a Capitalismo : $b ciclos e crises atuais. 505 0 $a Globalizao e capitalismo : processo poltico e relaes internacionais / Tullop Vigevani -- Internacionalizao do capital : uma fase perversa / Joo Machado -- Reformas liberais na Amrica Latina : efeitos polticos / Bolvar Lamounier -- Nem catstrofe, nem despertar dos mgicos / Gilson Schwartz -- Globalizao : a sia e o desenvolvimento brasileiro / Paulo Yokota -- Abertura financeira, desregulamentao, crises bancrias : comentrios ps-crise asitica / Carlos Eduardo Carvalho -- Os pases ps-socialistas : qual capitalismo? / Lenina Porgeranz -- O Brasil no leito de procusto / Lus Antnio Paulino -- O novo ciclo de endividamento externo brasileiro / Alkimar R. Moura. 610 24 $a Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio (GATT). 610 24 $a Organizao Mundial do Comrcio (OMC). 650 14 $a Capitalismo. 650 4 $a Relaes internacionais. 650 4 $a Globalizao da economia. 650 4 $a Reforma econmica, $x aspectos polticos, $z Amrica Latina. 650 4 $a Democratizao, $z Amrica Latina. 650 4 $a Interveno do Estado na economia. 650 4 $a Economia de mercado. 650 4 $a Interveno do Estado na economia. 650 4 $a Desenvolvimento econmico, $z sia. 650 4 $a Sistema bancrio, $z Brasil. 650 4 $a Crise econmica, $z Amrica Latina. 650 4 $a Nova ordem econmica internacional. 650 4 $a Dvida externa, $z Brasil. $a Revista no todo BAS $a ANA LKR $l SEN01 $b 000436800 $n So Paulo em perspectiva $v 12 $i 3 $d jul./set. $y 1998 $k 3-96

42

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

4.4
4.4.1

REGRAS ESPECFICAS
Biografias

Para biografias ou autobiografias, registrar o nome padronizado19 do biografado no campo 600 (assunto nome pessoal) Nos campos 650 (assunto), registrar, sempre que possvel, um descritor correspondente categoria da pessoa biografada, como profisso, atividade intelectual etc. Muitas vezes, o biografado destacou-se em vrias reas de atividade. Para garantir a recuperao, recomendado incluir aquelas mais relevantes. Exemplos:
100 1 245 10 600 14 650 14 650 4 $a Alves, Rubem, $d 1933-. $a Se eu pudesse viver minha vida novamente / $c Rubem Alves. -$a Alves, Rubem, $d 1933-, $x autobiografia. $a Escritor, $x autobiografia, $z Brasil. $a Crnica, $z Brasil. $a Viana Filho, Luiz, $d 1908-1990. $a A vida de Rui Barbosa / $c Luiz Viana Filho. -$a Barbosa, Ruy, $d 1849-1923, $x biografia. $a Poltico, $x biografia, $z Brasil. $a Escritor, $x biografia, $z Brasil. $a Jurista, $x biografia, $z Brasil.

100 1 245 12 600 14 650 14 650 650 4 4

19

De acordo com o Captulo 22 do AACR2.

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

43

4.4.2

Entrevistas

Os assuntos abordados em uma entrevista devem ser representados na rea 6XX. Para atender buscas especficas, sempre que possvel, a categoria/profisso do entrevistado tambm deve ser representada, associada ao especificador entrevista. Se for relevante, pode ser acrescentado, tambm, um especificador geogrfico, referente nacionalidade do entrevistado. Exemplos:
100 1 $a Forbes, Kristin. 245 12 $a A receita para crescer? : $b reformas / $c Kristin Forbes ; entrevista [a] Guilherme Evelin. 650 14 $a Anlise econmica, $z Brasil. 650 4 $a Reforma econmica, $z Brasil. 650 4 $a Crescimento econmico, $z Brasil. 650 4 $a Economista, $x entrevista, $z Estados Unidos.

100 1 $a Lopes, Carlos. 245 10 $a Otimismo diplomtico / $c Carlos Lopes ; entrevista a Rodrigo Martins. 610 24 $a Naes Unidas (ONU). 610 24 $a Naes Unidas (ONU). $b Conselho de Segurana. 650 14 $a Segurana coletiva. 650 4 $a Economia internacional. 650 4 $a Interveno militar, $z Estados Unidos, $z Iraque. 650 4 $a Economista, $x entrevista.

44

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

4.4.3

Nomes de entidades

Quando o assunto do documento for uma entidade, registrar seu nome padronizado no campo de assunto 610 e, quando necessrio, registrar o descritor correspondente no campo de assunto 650. Exemplo:
100 1 $a Martins, Bruno S Freire. 245 12 $a O regime prprio de previdncia social e os cargos comissionados / $c Bruno S Freire Martins. 610 24 $a Instituto Nacional do Seguro Social (Brasil) (INSS). 650 14 $a Cargo de confiana, $z Brasil. 650 4 $a Cargo efetivo, $z Brasil. 650 4 $a Previdncia social, $x regulamento, $z Brasil.

Deve-se evitar a redundncia ou repetio de conceitos nos campos de assunto (6XX). No exemplo abaixo, o nome da entidade, transcrito no campo de assunto 610, suficiente para a recuperao da informao, no sendo necessrio o preenchimento do campo 650 com o descritor tribunal de contas. Exemplo:
100 1 $a Zymler, Benjamin. 245 12 $a A atuao do Tribunal de Contas da Unio no controle das obras pblicas / $c Benjamin Zymler. 610 14 $a Brasil. $b Tribunal de Contas da Unio (TCU), $x poderes e atribuies. 650 14 $a Obras pblicas, $x fiscalizao, $z Brasil. 650 4 $a Controle externo, $z Brasil.

Os nomes de entidades, de acordo com o AACR220, devem ser transcritos na lngua do seu pas de origem. Para recuperao de entidades em lngua estrangeira necessrio incluir, tambm, o assunto referente ao tipo de instituio no campo 650.

20

AACR2 regras 24.1A e 24.3A.

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

45

Exemplo:
100 1 $a Laver, Michael. 245 14 $a The role and future of the upper house in Ireland / $c Michael Laver. 610 14 $a Irlanda. $b Oireachtas. $b Seanad. 650 14 $a Senado, $z Irlanda.

4.4.4

Nomes de tratados, ttulos uniformes

Quando o assunto do documento for um tratado ou ttulo uniforme, registrar o nome padronizado no campo de assunto 630 e, quando necessrio, registrar o descritor correspondente no campo de assunto 650. Exemplos:
100 1 $a Barcellos, Milton Lucdio Leo. 245 12 $a O sistema internacional de patentes / $c Milton Lucdio Leo Barcellos. 630 04 $a Conveno da Unio de Paris para a Proteo da Propriedade Industrial $d (1883). 650 14 $a Propriedade industrial, $x proteo, $x tratado. 100 1 $a Chouraqui, Andr. 245 10 $a Histria do judasmo / $c por Andr Chouraqui ; traduo de Marly Czaczkes Chaves. -630 04 $a Talmude. 650 14 $a Judasmo, $x histria.

Quando o documento for o prprio texto do tratado ou outra obra que tenha entrada pelo ttulo uniforme (campo 130) e no constar, na obra, nenhum comentrio ou notas, o ttulo uniforme no deve ser representado como assunto (campo 630). Exemplo:
$a Bblia. $l Portugus. 245 10 $a Bblia sagrada. -650 14 $a Livros sagrados. 130 0

46

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

No entanto, quando, alm do texto do documento, a obra tiver comentrios, notas, histricos etc., o ttulo uniforme tambm pode ser representado como assunto (campo 630). Exemplo:
130 0 245 10 630 04 630 04 $a Tratado da Antrtica $d (1959). $a Tratado da Antrtica e Protocolo de Madri. -$a Tratado da Antrtica $d (1959), $x histria. $a Tratado da Antrtica $d (1959). $k Protocolos etc., $d 1991 out. 4. $a Proteo ambiental, $x tratado. $a Pesquisa cientfica, $x tratado. $a Antrtica, $x proteo, $x tratado. $a Tratado da Antrtica $d (1959). $k Protocolos etc., $d 1991 out. 4.

650 14 650 651 4 4

730 0

4.4.5

Anlises comparativas

Para documentos que fazem anlises comparativas sobre determinado tema usar o especificador anlise comparativa sob o assunto principal. O especificador anlise comparativa no deve ser usado para anlises de aspectos jurdicos de determinados assuntos, para as quais deve ser usado o especificador direito comparado (ver item 4.4.6). Anlises comparativas entre at trs pases indicar todos no mesmo campo, sendo cada pas em um subcampo; a ordem de precedncia dos nomes geogrficos como especificadores seguem as regras gerais descritas em 4.1.4.2.1.

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

47

Exemplo de comparao entre trs pases:


650 14 $a Assistncia previdenciria, $x anlise comparativa, $z Brasil, $z Espanha, $z Estados Unidos.

Anlises comparativas entre mais de trs pases no campo 650 usar o especificador anlise comparativa aps o descritor principal; acrescentar, no campo Resumo (520)21, redao padronizada relacionando os nomes dos pases (ou continentes, ou regies) mencionados no texto.

A redao deve preservar a mesma forma dos termos (descritores e especificadores geogrficos) utilizados nos campos de assunto, para que os dois campos possam ser recuperados de maneira uniforme. Exemplo de comparao com mais de trs pases:
520 0 $a Anlise comparativa sobre delegao de poder e parlamentarismo nos seguintes pases: ustria, Blgica, Dinamarca, Finlndia, Frana, Alemanha, Grcia, Islndia, Itlia, Luxemburgo, Pases Baixos, Noruega, Portugal, Espanha, Sucia, Reino Unido. 650 14 $a Delegao de poder, $x anlise comparativa. 650 4 $a Parlamentarismo, $x anlise comparativa.

4.4.6

Direito comparado

Quando determinado assunto for enfocado sob o ponto de vista jurdico em vrios pases, usar o especificador de assunto direito comparado aps o descritor principal. Para outros tipos de estudos comparados, que no abordam aspectos jurdicos, usar o especificador anlise comparativa (ver item 4.4.5). Para a ordem de precedncia dos nomes geogrficos especificadores, seguir as regras gerais descritas em 4.1.4.2.1. como

21

Neste caso, o primeiro indicador do campo 0.

48

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

Exemplos de direito comparado entre at trs pases:


650 14 $a Cigarro, $x controle, $x direito comparado, $z Canad, $z Estados Unidos, $z Europa. 650 14 $a Federalismo, $x direito comparado, $z Brasil, $z Estados Unidos. 650 14 $a Direito urbano, $x direito comparado, $z Brasil, $z Portugal.

Para direito comparado entre mais de trs pases, o indexador dever preencher o campo Resumo (520), com redao padronizada, relacionando os pases, continentes ou regies abordados no documento. Exemplos de direito comparado com mais de trs pases:
520 0 $a Estudo comparado sobre o tratamento dado unio estvel no Direito dos seguintes pases: Hungria, Unio Sovitica, Tchecoslovquia, Romnia, Iugoslvia, Eslovnia, Bsnia-Herzegovina, Crocia, Srvia, Macednia, Montenegro, Voivodina, Polnia, Turquia, China, Japo, Israel, frica, Arglia, Marrocos, Tunsia, Austrlia, Senegal, Zimbabwe, Nova Zelndia, Estados Unidos, Canad, Argentina, Mxico, Cuba. 650 14 $a Unio estvel, $x direito comparado.

520 0

$a Estudo comparado sobre o tratamento dado ao monitoramento de emails no Direito do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e em outros pases da Europa. 650 14 $a Correio eletrnico, $x controle, $x direito comparado.

Anteriormente o VCB permitia a adjetivao dos ramos do Direito como, por exemplo, Direito ambiental comparado. No entanto, essa instruo provocava dvidas no indexador e a criao de uma srie de combinaes com descritores que, apesar de conterem a palavra Direito, no so ramos do Direito.

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

49

Sendo assim, com o objetivo de evitar o uso incorreto da adjetivao e uniformizar a linguagem de indexao, todos os descritores referentes aos ramos do Direito tambm podero ser seguidos do especificador direito comparado22. Exemplo de direito comparado entre at trs pases:
650 14 $a Direito penal, $x direito comparado, $z Brasil, $z Espanha.

Exemplo de direito comparado com mais de trs pases:


520 0 $a Estudo comparado de Direito tributrio nos seguintes pases: Brasil, Estados Unidos, Canad, Chile, Uruguai, Barbados, Panam, Bahamas, Vanuatu, Itlia, Portugal, China, Japo, ndia, Ir, Lbano e Arbia Saudita, e nos parasos fiscais. 650 14 $a Direito tributrio, $x direito comparado.

Cabe observar que, alm do especificador, o descritor Direito comparado consta do VCB, e pode ser utilizado no campo 650 como assunto. Exemplos:
100 1 $a Caudeas, Alessandro. 245 10 $a Direito comparado entre a norma e a cultura : $b a contribuio de Anna Maria Villela no Instituto Rio Branco / $c Alessandro Caudeas. 650 14 $a Direito comparado. 100 1 $a Mendona, Fabiano Andr de Souza. 245 10 $a Direito comparado : $b objeto do direito / $c Fabiano Andr de Souza Mendona. 650 14 $a Direito comparado. 100 1 $a Dias, Daniella S. 245 10 $a Direito comparado : $b cincia ou tcnica? / $c Daniella S. Dias. 650 14 $a Direito comparado.

22

Comunicado SEGER 11/2005, de 24/08/2005.

50

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

4.4.7

Relaes entre unidades geogrficas e polticas

4.4.7.1 Relaes de reciprocidade Para indicar relaes de reciprocidade entre certas unidades geogrficas ou polticas, como o caso de relaes exteriores ou relaes econmicas, transcrever as unidades geogrficas conforme recomendado no item 4.1.4.2.1. Exemplos com Brasil:
650 14 $a Relaes econmicas, $z Brasil, $z Mxico. 650 14 $a Comrcio exterior, $z Brasil, $z Estados Unidos, $z Japo.

Para os demais pases segue-se a ordem alfabtica. Exemplos:


650 14 $a Relaes exteriores, $z Arbia Saudita, $z Estados Unidos. 650 14 $a Relaes econmicas, $z China, $z Mxico.

Exemplo com mais de trs pases:


520 2 $a Comrcio exterior entre Brasil, Japo, Mxico e Chile. 650 14 $a Comrcio exterior.

4.4.7.2 Outros tipos de relaes entre unidades geogrficas ou polticas Em outros tipos de relaes entre unidades geogrficas ou polticas devese observar a ordem lgica e no a ordem alfabtica dentro do mesmo campo.

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

51

Como regra geral, a ordem para a citao das unidades geogrficas nos subcampos para especificador geogrfico ser a seguinte: a unidade que exerce uma ao citada no primeiro subcampo e a unidade que recebe ou sofre a ao citada no segundo subcampo. Exemplos:
Evaso de cientistas e pesquisadores do Brasil para o Canad. 650 14 $a Evaso de crebros, $z Brasil, $z Canad. Assistncia militar do Brasil ao Haiti. 650 14 $a Assistncia militar, $z Brasil, $z Haiti. Assistncia econmica dos Estados Unidos ao Uruguai. 650 14 $a Assistncia econmica, $z Estados Unidos, $z Uruguai. Imigrao de japoneses para o estado de So Paulo. 650 14 $a Imigrao, $z Japo, $z So Paulo (Estado). Refugiado do Afeganisto na Austrlia. 650 14 $a Refugiado, $z Afeganisto, $z Austrlia.

Alm da ordem lgica, deve-se observar tambm a necessidade de mais campos de assuntos, de forma a contemplar todas as relaes abrangidas pelo documento. Exemplos:

52

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

Transferncia de tecnologia dos Estados Unidos e da Frana para o Brasil. 100 1 $a Simas Filho, Mario. 245 10 $a Questo de soberania / $c Mario Simas Filho. 650 14 $a Indstria blica, $z Brasil. 650 4 $a Transferncia de tecnologia, $z Estados Unidos, $z Brasil. 650 4 $a Transferncia de tecnologia, $z Frana, $z Brasil. Exportao de avies brasileiros para a Venezuela. 100 1 $a Studart, Hugo. 245 12 $a O pouso forado da Embraer / $c Hugo Studart. 610 24 $a Empresa Brasileira de Aeronutica (Embraer). 650 14 $a Avio, $x exportao, $z Brasil, $z Venezuela. 650 4 $a Avio, $x importao, $z Venezuela, $z Brasil.

4.4.8

Dicionrios

4.4.8.1 Dicionrios gerais Acrescentar, nos campos de assunto, o idioma do dicionrio. Quando se tratar de dicionrios bilnges, referenciar as duas lnguas, preenchendo dois campos 650. Exemplo:
100 1 $a Rnai, Paulo. 245 10 $a Dicionrio francs - portugus, portugus - francs / $c Paulo Rnai. -650 14 $a Lngua francesa, $x lngua portuguesa, $x dicionrio. 650 4 $a Lngua portuguesa, $x lngua francesa, $x dicionrio.

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

53

Para dicionrio com mais de dois idiomas, registrar como assunto principal o descritor "Dicionrio poliglota", acrescentando-se no campo de notas 546 as vrias lnguas do documento. A redao da nota deve preservar a mesma forma dos termos utilizados nos campos de assunto, para que os dois campos possam ser recuperados de maneira uniforme. Exemplo:
245 00 $a Dicionrio 6 lnguas : $b portugus, ingls, francs, alemo, espanhol, italiano. $a Dicionrio em lngua portuguesa, lngua inglesa, lngua francesa, 546 lngua alem, lngua espanhola e lngua italiana. 650 14 $a Dicionrio poliglota.

4.4.8.2 Dicionrios especializados Para dicionrios especializados, o assunto principal representado pelo descritor correspondente rea de especializao. Associar os especificadores dicionrio ou dicionrio poliglota e o(s) idioma(s). Exemplos:
100 1 $a Lambert, Denis-clair. 245 10 $a Dictionnaire franais - anglais de l'conomie monetaire : $b initiation ecnomique / $c Denis-clair Lambert. -650 14 $a Economia, $x dicionrio, $x lngua francesa, $x lngua inglesa. 650 4 $a Economia, $x dicionrio, $x lngua inglesa, $x lngua francesa. 245 00 $a Dicionrio enciclopdico da Bblia / $c redator: A. Van Den Born ; colaboradores: D. S. Attema ... [et al.]. -630 04 $a Bblia, $x dicionrio, $x lngua portuguesa.

54

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

245 00 $a Pequeno dicionrio jurdico / $c Antonio De Paulo, editor. -650 14 $a Direito, $x dicionrio, $x lngua portuguesa. 100 1 $a Lacerda, Roberto Cortes de. 245 10 $a Dicionrio de provrbios : $b francs, portugus, ingls / $c Roberto Cortes de Lacerda, Helena da Rosa Cortes de Lacerda, Estela dos Santos Abreu ; provrbios franceses definidos por Didier Lamaison. -$a Dicionrio em lngua francesa, lngua portuguesa e lngua inglesa. 546 650 14 $a Provrbio, $x dicionrio poliglota.

Para dicionrio com tema especfico relativo a um determinado local, indicar, tambm, o nome geogrfico como especificador. Exemplo:
245 00 $a Dicionrio do Renascimento italiano / $c organizado por J. R. Hale ; traduo: lvaro Cabral. -650 14 $a Renascena, $x dicionrio, $x lngua portuguesa, $z Itlia. 650 4 $a Arte renascentista, $x dicionrio, $x lngua portuguesa, $z Itlia.

Para dicionrio geogrfico ou histrico de um determinado local, usar o campo Nome geogrfico (651). Exemplos:
245 00 $a Vocabulrio geogrfico do estado de So Paulo : $b contribuio para o dicionrio geogrfico brasileiro. -651 4 $a So Paulo (Estado), $x geografia, $x dicionrio, $x lngua portuguesa.

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

55

100 1 $a Melo, Osvaldo Ferreira de. 245 10 $a Glossrio de instituies vigentes no Brasil-Colnia e Brasil-Imprio / $c Osvaldo Ferreira de Melo. -651 4 $a Brasil, $x histria, $x dicionrio, $x lngua portuguesa, $y Perodo Colonial (1500-1822). 651 4 $a Brasil, $x histria, $x dicionrio, $x lngua portuguesa, $y Imprio (1822-1889).

4.5
4.5.1

PADRONIZAO PARA TRATAMENTO DE NORMAS JURDICAS


Norma jurdica / lei como assunto23

O nome padronizado da norma jurdica / lei como assunto transcrito em forma de ttulo uniforme de lei no campo de assunto 610, de acordo com a subbase AUTR24. Exemplos:
100 1 245 10 610 14 610 14 650 14 650 4 $a Jesus, Damsio E. de $q (Damsio Evangelista de), $d 1935-. $a Lei antitxicos anotada : $b comentrios s leis n. 6.368/76 e 10.409/2002 / $c Damsio E. de Jesus. -$a Brasil. $t [Lei antitxico (1976)]. $a Brasil. $t [Lei antidrogas (2002)]. $a Entorpecente, $x legislao, $z Brasil. $a Toxicomania, $x legislao, $z Brasil.

Os exemplos no apresentam todos os campos do MARC 21, pois foi dada nfase nos campos de assunto 6XX. Para entradas secundrias ver o item 4.5.3. 24 Para detalhamento de campos, subcampos e indicadores, consultar o manual especfico de descrio bibliogrfica da RVBI e o manual do MARC 21 bibliogrfico.

23

56

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

100 1 $a Anglico, Amrico Izidoro. 245 10 $a Condomnio no novo cdigo civil / $c Amrico Isidoro Anglico. -610 14 $a Brasil. $t [Lei do condomnio (1964)]. 650 14 $a Condomnio, $x legislao, $z Brasil.

4.5.1.1 Cdigos Quando um cdigo for o assunto de um documento, adotar os critrios especficos da RVBI para evitar redundncia de informaes nos campos de assunto - 6XX do MARC 21: Cdigos do Brasil ou pases de lngua portuguesa: - campo 610 - indexar com a forma padronizada na sub-base AUTR; - campo 650 - no deve ser usado, neste campo, a sintaxe referente ao cdigo existente no VCB (cdigo civil, cdigo penal etc.), seguido do especificador geogrfico Brasil, cujo conceito j est transcrito no campo 61025; - campo 650 - indexar, tambm, com descritores correspondentes a outros assuntos especficos tratados na obra. Exemplos:
$a Santos, Cezar, $d 1940-. 245 12 $a O novo cdigo civil : $b avanos e recuos / $c Cezar Santos. 610 14 $a Brasil. $t [Cdigo civil (2002)]. 650 14 $a Direito civil, $x legislao, $z Brasil. 100 1

Essa sintaxe era utilizada no sistema Sabi, que no possua campo especfico de assunto para ttulo uniforme de lei.

25

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

57

100 1 $a Coelho, Fbio Ulhoa. 245 10 $a Cdigo comercial e legislao complementar anotados / $c Fbio Ulhoa Coelho. -610 14 $a Brasil. $t [Cdigo comercial (1850)]. 650 14 $a Direito comercial, $x legislao, $z Brasil.

100 1 $a Nery Jnior, Nelson. 245 10 $a Cdigo de processo civil comentado e legislao extravagante : $b atualizado at 1 de maro de 2006 / $c Nelson Nery Junior, Rosa Maria de Andrade Nery. -610 14 $a Brasil. $t [Cdigo de processo civil (1973)]. 650 14 $a Processo civil, $x legislao, $z Brasil.

Aspectos especficos da abordagem podem ser especificados, como quando um texto apresenta a histria de um cdigo, que pode ser recuperada na indexao. Exemplo:
100 1 $a Dotti, Ren Ariel. 245 12 $a A prescrio pela pena presumida / $c Ren Ariel Dotti. 610 14 $a Brasil. $t [Cdigo penal (1940], $x alterao, $y 1984. 610 14 $a Brasil. $t [Cdigo penal (1940], $x histria. 650 14 $a Prescrio da pena, $z Brasil. 650 4 $a Legislao penal, $z Brasil.

58

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

Cdigos de outros pases, com idioma diferente da lngua portuguesa: - campo 610 - indexar com a forma padronizada na sub-base AUTR26, na lngua do pas; - campo 650 - usar o descritor especfico para o cdigo existente no VCB (cdigo civil, cdigo penal etc.), para permitir a recuperao do cdigo em lngua portuguesa; - campo 650 - indexar, tambm, com descritores correspondentes a outros assuntos especficos tratados na obra. Exemplos:
100 1 $a Clarizia, Renato. 245 13 $a La cessione del contratto : $b [artt. 1406-1410] / $c Renato Clarizia. -610 14 $a Itlia. $t [Codice civile]. 650 14 $a Cesso contratual, $z Itlia. 650 4 $a Cdigo civil, $z Itlia.

100 1 $a Fasching, Hans W. 245 12 $a O desenvolvimento do cdigo de processo civil austraco nos ltimos 75 anos / $c Hans W. Fasching. 610 14 $a ustria. $t [Zivilprozessordnung]. 650 14 $a Cdigo de processo civil, $z ustria. 650 4 $a Processo civil, $x histria, $z ustria, $y 1895-197-.

26

Ver AACR2 regra 25.15A2.

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

59

4.5.1.2 Constituies Quando o assunto principal de um documento for a Constituio de um pas ou estado, adotado critrio semelhante ao indicado para os cdigos, para evitar redundncia de informaes nos campos de assunto - 6XX do MARC 21: Constituies do Brasil ou pases de lngua portuguesa: - campo 610 - indexar com a forma padronizada na sub-base AUTR; - campo 650 - no deve ser usado, neste campo, a sintaxe Constituio, Brasil , cujo conceito j est transcrito no campo 610; - campo 650 - indexar, tambm, com descritores correspondentes a outros assuntos especficos tratados na obra. Exemplos:
100 1 $a Pinto, Luiz Vicente de Vargas. 245 10 $a Constituio federal : $b anotada e comentada / $c Luiz Vicente de Vargas Pinto. -610 14 $a Brasil. $t [Constituio (1988)]. 610 14 $a Brasil. $t [Constituio (1988)], $x histria. 650 14 $a Direito constitucional, $z Brasil. 100 1 $a Machado, Hermano Augusto. 245 10 $a Consideraes sobre a convenincia da reforma da lei estadual sobre terras devolutas / $c Hermano Augusto Machado. 610 14 $a Bahia. $t [Constituio (1989)]. 650 14 $a Terra devoluta, $x legislao, $x alterao, $z Bahia. 650 4 $a Constituio estadual, $z Bahia.

60

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

Constituies de outros pases, com idioma diferente da lngua portuguesa: - campo 610 - indexar com a forma padronizada na sub-base AUTR, na lngua do pas; - campo 650 - usar o descritor especfico existente no VCB, para permitir a recuperao da Constituio em lngua portuguesa; - campo 650 - indexar, tambm, com descritores correspondentes a outros assuntos especficos tratados na obra. Exemplos:
100 1 $a Baracho, Jos Alfredo de Oliveira. 245 12 $a A reviso da constituio francesa de 1958 : $b a permanente procura de uma constituio modelar / $c Jos Alfredo de Oliveira Baracho. 610 14 $a Frana. $t [Constitution (1958)]. 650 14 $a Reviso constitucional, $z Frana. 650 4 $a Constituio, $x histria, $z Frana. 650 4 $a Direito constitucional, $z Frana. 100 1 $a Ruggeri, Antonio. 245 10 $a Lineamenti di giustizia costituzionale / $c Antonio Ruggeri, Antonino Spadaro. -610 14 $a Itlia. $t [Costituzione (1947)]. 650 14 $a Direito constitucional, $x direito comparado. 650 4 $a Direito constitucional, $z Itlia. 650 4 $a Constituio, $z Itlia. 650 4 $a Tribunal constitucional, $z Itlia.

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

61

100 1 $a Anschuetz, Gerhard. 245 14 $a Die verfassung des deutschen reichs : $b vom ii august 1919. ein kommentar fur wissenschaft und praxis / $c Gerhard Anschuetz. -610 14 $a Alemanha. $t [Verfassung (1919)]. 650 14 $a Constituio, $z Alemanha. 650 4 $a Direito constitucional, $z Alemanha.

4.5.2

Norma jurdica / lei como entrada principal

Para obras que contm o texto integral de uma norma, sem comentrios, anotaes ou estudos: dar entrada principal pela jurisdio/ttulo uniforme da norma; no campo 650 usar o descritor referente ao assunto/tema da norma jurdica, associado ao especificador de forma: assunto, especificador

legislao, especificador geogrfico27.

Exemplos:
110 1 $a Brasil. 240 10 $a [Constituio (1988)]. 245 10 $a Constituio da Repblica Federativa do Brasil : $b texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alteraes adotadas pelas Emendas constitucionais ns 1/92 a 52/2006 e pelas Emendas constitucionais de reviso ns 1 a 6/94. -650 14 $a Direito constitucional, $x legislao, $z Brasil. 650 4 $a Emenda constitucional, $z Brasil. 110 1 $a Brasil. 240 10 $a [Estatuto do idoso (2003)]. 245 10 $a Estatuto do idoso : $b dispositivos constitucionais pertinentes, lei n. 10.741, de 1 de outubro de 2003, normas correlatas, ndice temtico. -650 14 $a Idoso, $x legislao, $z Brasil. 650 4 $a Assistncia velhice, $x legislao, $z Brasil.

27

Nestes casos no deve ser usado o ttulo uniforme como assunto (campo 610).

62

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

110 240 245 650 650 650 650

1 10 12 14

$a Brasil. $a [Lei de falncias (2005)]. $a A lei de recuperao de empresas e falncia. -$a Direito falimentar, $x legislao, $z Brasil. 4 $a Falncia, $x legislao, $z Brasil. 4 $a Processo falimentar, $x legislao, $z Brasil. 4 $a Recuperao de empresa, $x legislao, $z Brasil.

4.5.3

Norma jurdica / lei como entrada secundria

Nos seguintes casos necessria a incluso de entrada secundria para ttulo uniforme de leis, no campo 710: documento / obra que transcreve parte (s) da lei; documento / obra que transcreve o texto completo da lei; coletneas de leis. Em todos os casos, o campo 710 deve ser preenchido de acordo com a forma padronizada na sub-base AUTR. Exemplos:
100 1 $a Penteado, A. A. de Barros. 245 12 $a A legislao mineira do Brasil / $c A.A. de Barros Penteado. -610 14 $a Brasil. $t [Cdigo de minas (1940)]. 650 14 $a Direito de minas, $x histria, $z Brasil. 650 4 $a Minerao, $x legislao, $z Brasil. 710 1 $a Brasil. $t [Cdigo de minas (1940)].

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

63

110 1 $a Brasil. 240 10 $a [Leis etc.] 245 10 $a Vade mecum acadmico de direito / $c Anne Joyce Angher, organizao. -650 14 $a Legislao, $x coletnea, $z Brasil. 650 4 $a Direito civil, $x legislao, $z Brasil. 650 4 $a Direito penal, $x legislao, $z Brasil. 650 4 $a Direito ambiental, $x legislao, $z Brasil. 650 4 $a Direito administrativo, $x legislao, $z Brasil. 650 4 $a Direito previdencirio, $x legislao, $z Brasil. 710 1 $a Brasil. $t [Constituio (1988)]. 710 1 $a Brasil. $t [Cdigo civil (2002)]. 710 1 $a Brasil. $t [Cdigo de processo civil (1973)]. 710 1 $a Brasil. $t [Cdigo penal (1940)], $x alterao, $y 1984. 710 1 $a Brasil. $t [Cdigo de processo penal (1941)]. 710 1 $a Brasil. $t [Cdigo comercial (1850)]. 710 1 $a Brasil. $t [Cdigo tributrio nacional (1966)]. 710 1 $a Brasil. $t [Consolidao das leis do trabalho (CLT) (1943)]. 710 1 $a Brasil. $t [Cdigo florestal (1965)]. 710 1 $a Brasil. $t [Cdigo de trnsito brasileiro (1997)].

64

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

4.6

INDICAO NUMRICA DE NORMA JURDICA, MATRIA LEGISLATIVA OU JURISPRUDNCIA

Deve-se considerar a necessidade de indicao de nmero de norma jurdica, matria legislativa ou jurisprudncia no registro bibliogrfico, permitindo o acesso rpido ao seu texto completo, quando a mesma objeto de anlise no texto e, por isso, escolhida como ponto de acesso na recuperao da informao. recomendvel o preenchimento dos campos de indicao numrica apenas quando a norma jurdica, matria legislativa ou jurisprudncia for considerada relevante e a descrio no registro bibliogrfico atender a uma das seguintes condies: - se a norma jurdica for escolhida como ponto de acesso, ou seja, se a entrada padronizada constar no campo 610 como assunto, ou no campo 710 como entrada secundria; - se o assunto da matria legislativa ou da jurisprudncia constar no campo 650; - se o documento transcrever partes significativas da norma, matria ou jurisprudncia. 4.6.1 Indicao numrica com link (campo 856)

O campo 856 permite o acesso eletrnico a qualquer informao disponvel na Internet. A RVBI utiliza, para os casos a seguir, os seguintes subcampos: Subcampo $u URI Uniform Resource Identifier (transcreve o endereo eletrnico e no aparece para o usurio). Subcampo $y Texto de link. O contedo do subcampo $y indexado, permitindo a recuperao no mdulo de pesquisa. 4.6.1.1 Link para texto completo de norma jurdica federal da base NJUR abordado, aqui, o link especfico para o texto completo da norma jurdica / legislao da base de dados NJUR, do Senado Federal.

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

65

Para manter a uniformidade com a base NJUR as indicaes para cada tipo de norma jurdica (abreviaturas utilizadas, quantidade de caracteres e dgitos) correspondem ao padro utilizado naquela base28. O formato padro para abreviaturas de normas jurdicas, artigos, pargrafos, incisos e alneas, bem como quantidade de caracteres e dgitos so:
LEI-000000 - seis dgitos ART 00000 - cinco dgitos PAR 00 - dois dgitos INC 00 - dois dgitos ALN 0 - 1 caracter

Para artigos ou pargrafos que contenham nmeros e letras, utilizar a letra aps o nmero, separado por trao simples. Formato adotado no campo 856, para as normas jurdicas federais, nas bases da RVBI: Subcampo $u: expresso javascript:njur seguida do cdigo-nmero da lei (entre parnteses, aspas simples e hfen entre a abreviatura da lei e seu nmero). Subcampo $y: o tipo da norma abreviado (trs dgitos), seguido de hfen e o nmero da norma com seis dgitos e ano de sua promulgao (entre parnteses), seguido de seus artigos, pargrafos, incisos e alneas, quando houver. Exemplo:
856 2 $u javascript:njur(LEI-011098) $y LEI-011098 (2005).

Nos casos de constituies no necessrio colocar o ano entre parnteses, pois o formato adotado j contm o ano de promulgao. Exemplo:
856 2 $u javascript:njur(CON-001988) $y CON-001988.

Para citao de vrias normas, criar tantos campos quantos forem necessrios, ou seja, um campo para cada norma.

Para utilizao de abreviaturas de normas jurdicas, consultar o Anexo 1 (item 7.1) deste Manual, e tambm a base de dados NJUR, por meio do Sicon www.senado.gov.br. Para abreviaturas de tipos de normas no constantes nas fontes recomendadas, consultar a Gerncia da RVBI.

28

66

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

Exemplos:
856 856 856 2 $u javascript:njur(DEL-005612) $y DEL-005612 (2005). 2 $u javascript:njur(DEC-005586) $y DEC-005586 (2005). 2 $u javascript:njur(EMC-000041) $y EMC-000041 (2003).

No caso de existirem vrios artigos de uma mesma norma a serem citados, estes devero estar seguidos um do outro em ordem crescente separados por vrgula. A indicao de pargrafos, incisos e alneas de um artigo vm em seguida sua indicao. Exemplos:
856 856 856 856 856 2 $u javascript:njur(LEI-010406) $y LEI-010406 (2002) ART 00955, ART 00958, ART 00964, ART 00965. 2 $u javascript:njur(LEI-005869) $y LEI-005869 (1973) ART 00330, ART 00515 PAR 02. 2 $u javascript:njur(LEI-010358) $y LEI-010358 (2001) ART 00014 INC 05. 2 $u javascript:njur(LEI-006368) $y LEI-006368 (1976) ART 00012 PAR 02 INC 03. 2 $u javascript:njur(LEI-008078) $y LEI-008078 (1990) ART 00004, ART 00005, ART 00006 INC 05, ART 00051. 2 $u javascript:njur(LEI-010406) $y LEI-010406 (2002) ART 01572, ART 01638 INC 01 INC 02 INC 03. 2 $u javascript:njur(CON-001988) $y CON-001988 ART 00098, ART 00102 PAR 02, ART 00108 PAR 01 ALN a, ALN c, ALN d, ART 00109 PAR 04, PAR 05, PAR 05-A, PAR 06, PAR 07, PAR 09, PAR 10, PAR 11.

856 856

Aps a incluso do campo 856 necessrio confirmar o funcionamento do link com a sintaxe digitada, por meio da funo de ajuda especfica existente no mdulo de catalogao (CTRL O).

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

67

4.6.1.2 Link para texto completo de outras normas jurdicas O campo 856 tambm pode ser usado para fazer link com outros tipos de normas (resolues, portarias etc.) que no constam da base NJUR, mas que so encontradas em outras bases de dados. O endereo eletrnico informado no campo 856 deve estar sempre atualizado, pois caso haja alterao de endereo a indicao apresentada ficar incorreta e, conseqentemente, a integridade do documento da base bibliogrfica da RVBI ficar prejudicada. Portanto, para decidir pela indicao de link, o indexador deve levar em considerao a confiabilidade da instituio responsvel pelo site, bem como sua prpria disponibilidade em revisar periodicamente os links informados na base para verificar se ainda esto vlidos. Caso essas condies no possam ser atendidas recomendvel o uso do campo 594 (ver item 4.6.2). Formato adotado: Subcampo $u: endereo eletrnico do site na Internet. Subcampo $y: padro utilizado para o campo 856 sigla da norma seguida de hfen e seu nmero com seis caracteres e do ano da promulgao (entre parnteses). Em seguida deve ser includo: - nome da instituio por extenso ou sigla (apenas quando formar palavra. ex.: Ibama, Petrobras, Bacen); ou - sigla do estado (entre parnteses) para norma jurdica estadual; ou - nome do municpio seguido da sigla do estado (entre parnteses) para norma jurdica municipal. Exemplos:
856 42 $u http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Po rtarias/2002/Ministerioda Fazenda /portmf103.htm $y PRT-000103 (2002) Ministrio da Fazenda. 856 42 $u http://www5.bcb.gov.br/normativos/detalhamento correio.asp?N= 096183464&C=002309&ASS=RESOLUCAO+2.309 $y RES-002309 (1996) Bacen.

68

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

4.6.1.3 Link para texto completo de matria legislativa O campo 856 tambm pode ser utilizado para fazer link com texto integral de matrias em tramitao no Legislativo, quando a informao for relevante, ou seja, se o documento que est sendo indexado faz anlise representativa e/ou transcreve trecho da matria legislativa. Visando manter a uniformidade, as indicaes devem utilizar as mesmas siglas e quantidade de caracteres usados nas bases com que se deseja fazer o link, sendo recomendada a consulta lista de abreviaturas de cada site citado (Anexo 2, item 7.2). Formato adotado: Subcampo $u: endereo eletrnico do site na Internet. Subcampo $y: o tipo da matria (abreviatura), seguido de hfen e o nmero da matria (mesma quantidade de dgitos constante na base de origem), ano da apresentao da matria (entre parnteses). Exemplos:
856 42 $u http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Materia/detalhes.asp?p_cod_ mate=58394 $y PLS-00222 (2003). 856 42 $u http://www.camara.gov.br/sileg/integras/365037.pdf $y PL-6413 (2005).

4.6.1.4 Link para texto completo de jurisprudncia O campo 856 tambm pode ser utilizado para fazer link com texto integral de jurisprudncia, quando a informao for relevante, ou seja, se o documento que est sendo indexado faz anlise representativa e/ou transcreve trecho da jurisprudncia. Visando manter a uniformidade, as indicaes devem utilizar as mesmas siglas e quantidade de caracteres usados nas bases com que se deseja fazer o link, sendo recomendada a consulta lista de abreviaturas de cada site citado (ver Anexos 3 a 5 - itens 7.3 a 7.5).

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

69

Formato adotado: Subcampo $u: endereo eletrnico do site na Internet. Subcampo $y: o tipo da jurisprudncia (abreviatura adotada pelo tribunal de origem), mesmo nmero de dgitos e abreviatura do estado, se for o caso, seguido do ano (entre parnteses) e sigla do tribunal. Exemplos:
856 42 $u http://www.trt02.gov.br/geral/tribunal2/TST/Re sol/Res_138_05.html $y RES-138 (2005) TST. 856 42 $u http://www.stf.gov.br/jurisprudencia/IT/frame.a sp?PROCESSO=1178& CLASSE=AR&cod_classe=37&ORIGEM=IT&RECURSO=0&TIP_JU LGAMENTO=M&EMENTA=1839 $y AR-1178 (1995) STF.

4.6.1.5 Link para sites institucionais As formas de utilizao do campo 856 citadas at o momento so recomendadas apenas quando: - o endereo eletrnico citado no subcampo $u remete diretamente pgina do texto completo do documento que aparece no subcampo $z; - atende s condies indicadas no item 4.6. H documentos que no atendem s recomendaes acima, mas seu texto cita algumas normas ou jurisprudncias de forma breve e o indexador considera importante o registro da informao. Nestes casos recomendada a redao de nota no campo 500, citando todas as normas ou jurisprudncias, e o preenchimento de apenas 1(um) campo 856: Subcampo $u: endereo eletrnico do site de pesquisa na Internet. Subcampo $y: redao de nota (padronizada) sobre o site de pesquisa.

70

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

Exemplo:
520 2 $a Cita os seguintes julgados de Ministros do STJ: Embargos de Divergncia em RESP 162.608-SP / Min. Slvio de Figueiredo; RESP 5.735-PR / Min. Waldemar Zveiter; RESP 118.908-DF / Min. Jos Delgado; Agravo Regimento em Agravo de Instrumento 67.596SP / Min. Slvio de Figueiredo; AI 95.597-GO / Min. Antnio de Pdua Ribeiro. 856 42 $u http://www.stj.gov.br/webstj/Processo/stjimagem/frame.asp?browser= true $y Site de pesquisa de jurisprudncia do STJ.

4.6.2

Indicao numrica de norma jurdica sem link (campo 594)

O campo 594 utilizado especificamente para a citao de normas estaduais, municipais e institucionais quando uma das situaes abaixo estiver presente: - quando o texto integral no estiver disponvel na Internet; - quando no for possvel identificar o endereo eletrnico; - quando for impossvel verificar a confiabilidade do administrador do site; - quando o endereo eletrnico no puder ser conferido periodicamente. Para manter a padronizao da descrio, citar a norma jurdica de acordo com o formato padro utilizado no campo 856 siglas e quantidades de caracteres, com o ano de promulgao (entre parnteses), seguido de: - sigla do estado (entre parnteses);
ou

- nome do municpio com a sigla do estado (entre parnteses);


ou

- nome da instituio por extenso ou sigla (apenas quando formar palavra, ex.: Ibama, Petrobras, Bacen etc.). O campo 594 repetitivo. Para citao de vrias normas, criar tantos campos quantos forem necessrios, ou seja, um campo para cada norma. Exemplos:
594 $a LCP-000893 (2001) (SP)29.

Esta Lei complementar do estado de So Paulo exemplifica a escolha do campo 594, no lugar do campo 856: em outubro de 2005 a LCP-000893, que institui o Regulamento Disciplinar da Polcia Militar de So Paulo, podia ser encontrada no endereo: www.legislacao.sp.gov.br/dg280202.nsf/0/73ea4c8 59ebf4f7e03256d28006d708d/$FILE/893.doc. Atualmente esse link no encontra o texto da LCP, sendo necessrio acessar o site http://www.legislacao.sp.gov.br/legislacao/index.htm, e escolher no menu as

29

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

71

594 594 594 594

$a LEI-000287 (1979) (RJ). $a LEI-008383 (1976) So Paulo (SP). $a PRT-000160 (2004) Ministrio do Trabalho. $a PRT-000257 (1999) Conama.

4.7

COMPLEMENTAO DA INDEXAO

Outros campos do formato MARC 21 complementam a representao padronizada de assuntos dos campos 6XX, pois esto programados, no sistema automatizado da RVBI, para que todas as palavras constantes do seu contedo sejam indexadas e, assim, possam ser recuperadas no momento da pesquisa. A seguir, seguem instrues para o preenchimento dos seguintes campos: Nota geral (500), Nota de contedo (505), Nota de transcrio (591), Nota de ponto de vista (592) e Resumo (520). 4.7.1 Nota geral (campo 500)

O campo Nota geral, entre suas funes, pode auxiliar na recuperao, com informaes complementares sobre o documento. utilizado quando determinado tipo de informao no possui campo especfico no formato MARC 21, e que, por suas caractersticas, no justificam a utilizao de um descritor padronizado. Exemplos:
100 1 $a Martins, Ivan. 245 10 $a Crescimento inadivel / $c Ivan Martins. $a Inclui quadro com opinio dos seguintes especialistas: Luiz Furlan, 500 Paulo Guedes e Gustavo Franco. 650 14 $a Condies econmicas, $z Brasil.

opes disponveis, sem que haja mudana do endereo. Nesses casos recomendado o uso do campo 594.

72

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

100 1 $a Gaetani, Francisco. 245 10 $a Generalismo vs especializao : $b o perfil do profissional requerido pela administrao pblica / $c Francisco Gaetani. 500 $a Palestra proferida no 1 Seminrio Desafios da Administrao Pblica, Braslia, 2004. $a Debate realizado com Alex Canuto de S Cunha, Tito Froes O. Junior 500 e Tiago Grossi. 650 14 $a Servidor pblico, $x formao profissional, $z Brasil. $a Qualificao profissional, 650 $z Brasil.

4.7.2

Nota de contedo (campo 505)

A nota de contedo contm os ttulos dos volumes ou das partes de um documento, como os captulos de um livro ou partes de um artigo. O campo 505 possui trs nveis de preenchimento, identificados pelo primeiro indicador do campo: completo (0), incompleto (1) ou parcial (2)30. Exemplo:
100 1 $a Silva, Guilherme Amorim Campos da. 245 10 $a Direito ao desenvolvimento / $c Guilherme Amorim Campos da Silva. -505 2 $a A evoluo dos povos e a constitucionalizao dos direitos humanos - Direito fundamental ao desenvolvimento econmico nacional -Regime constitucional das polticas pblicas -- Estruturao, implementao, limites e controle das polticas pblicas. 650 14 $a Direitos e garantias individuais, $z Brasil.

4.7.3

Nota de transcrio (campo 591)

A nota de transcrio um campo local, criado pela RVBI para atender necessidades especficas de suas bases bibliogrficas. utilizada para complementar a indexao, por meio da transcrio (entre aspas) de trechos significativos do prprio texto, que contenham conceitos ou termos que podero auxiliar na recuperao da informao.

Para detalhamento de campos, subcampos e indicadores, consultar o manual especfico de descrio bibliogrfica da RVBI e o manual do MARC 21 bibliogrfico.

30

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

73

Exemplos:
100 1 $a Beckestein, Aline. 245 10 $a Crateras da cobia / $c Aline Beckestein. 591 $a Jornalista escreve livro-denncia sobre a proliferao de crateras derivadas da minerao na divisa entre Minas Gerais e Gois". 610 24 $a Companhia Mineira de Metais (CMM). 650 14 $a Minerao, $x efeito ecolgico, $z Vazante (MG). 100 1 $a Carelli, Gabriela. 245 10 $a Ele prega no deserto / $c Gabriela Carelli. -$a "O presidente da Bovespa vai porta da fbrica para salvar o 591 mercado de aes". 650 14 $a Mercado de capitais, $x custo, $z Brasil. 650 4 $a Investidor, $x comportamento, $z Brasil.

4.7.4

Nota de ponto de vista (campo 592)

A nota de "Ponto de Vista", inserida no campo 592, elaborada sempre que um texto contiver a posio do(s) autor(es) sobre determinado tema. Esta nota torna-se especialmente til para documentos de opinio, e deve ser redigida de forma padronizada, indicando se o autor favorvel, desfavorvel ou neutro ao tema. Exemplos: - Documento com 1(um) autor
592 $a A autora Marilena Chaui favorvel ao tema.

- Documentos com 2(dois) ou mais autores $a O autor Elias Murad favorvel ao tema. 592 $a O autor Celso Ribeiro Bastos desfavorvel ao tema. 592 $a O autor Alberto Corazza neutro ao tema. 592

74

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

4.7.5

Resumo (campo 520)

O resumo um texto elaborado para representar o contedo de um documento de forma concisa e objetiva. Lancaster (2004, p. 111), no captulo sobre redao de resumo de sua obra, indica que as caractersticas principais de um bom resumo so a brevidade, exatido e clareza. Existem normas especficas que estabelecem critrios para redao e apresentao de resumos, como tipos, contedo, tamanho, formato, linguagem, adequao para cada tipo de documento etc. e alguns centros de documentao ou servios de informao possuem suas prprias diretrizes. No Brasil existe a Norma Brasileira 6028 (2003) e, em mbito mais restrito, a Red Panamericana de Informacin en Salud Ambiental Repidisca, adota critrios especficos na poltica de elaborao de resumos para todos os documentos de sua base de dados (CENTRO..., 2004). Nas bases bibliogrficas da RVBI, o resumo tem o objetivo de complementar a indexao, ou seja, quando os descritores usados na indexao no forem suficientes para descrever os assuntos de forma completa ou precisa, necessria a elaborao de Resumo no campo 520, de forma a auxiliar a recuperao das informaes, ou seja, seguindo orientao de Lancaster (2004, p. 114), o resumo algo utilitrio e no precisa ser uma obra de arte. Sendo assim, a extenso do resumo, nas bases da RVBI, variar de acordo com o tipo de documento que est sendo analisado e com as necessidades de recuperao do seu contedo. Algumas recomendaes bsicas (CENTRO..., 2004) devem ser seguidas na redao do resumo: - evitar as palavras do ttulo e da indexao para possibilitar outros pontos de acesso; - utilizar a terminologia tcnica do autor em oraes simples, que constituam um todo coerente, compreensvel por si mesmo e, ao mesmo tempo, evitando-se as palavras do ttulo e da indexao, para possibilitar outros pontos de acesso; - dar preferncia ao uso de verbos na voz ativa e ao uso da terceira pessoa, evitando-se o emprego de expresses como: Este artigo tem por objetivo discutir..., preferindo inici-lo com o uso de verbos no presente: Discute o uso de energia solar...; - no interpretar ou qualificar e nem fazer nenhum tipo de crtica pessoal ao documento; - no incluir informaes ou afirmaes que no constem no documento original.

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

75

A seguir encontra-se uma seleo de palavras recomendadas para a elaborao de resumos (CENTRO... 2004) :
Aborda Afirma Alerta Amplia Analisa Apresenta Assinala Avalia Comenta Compreen de Conclui Contm Define Delimita Demonstra Descreve Desenvolv e Destaca Detalha Determina Diferencia Distingue Elabora Enfatiza Engloba Enumera Estima Explica Identifica Inclui Expe Indica Informa Observa Prope Questiona Refere a Ressalta Resume Revisa Seleciona Sintetiza Sugere Trata

Exemplos31:
100 1 $a Fernndez Arroyo, Diego P. 245 14 $a Los dilemas del Estado frente al arbitraje comercial internacional / $c Diego P. Fernndez Arroyo. $a Trata do papel do Estado frente arbitragem comercial internacional, 520 tanto como agente regulador e fiscalizador, quanto como parte. Analisa, entre outros, a anti-suit injunctions, as medidas cautelares e o "amicus curiae". 650 14 $a Arbitragem comercial internacional. 650 4 $a Sentena arbitral. 650 4 $a Poderes do Estado. 100 1 $a Carvalho, Luis Gustavo Grandinetti Castanho de. 245 10 $a Direito privacidade / $c Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho. 520 __ $a Analisa a questo da privacidade e discute os poderes do Ministrio Pblico e das Comisses Parlamentares de Inqurito (CPI) na quebra do sigilo de dados, bancrio, telefnico, fiscal e eleitoral. 650 14 $a Direito intimidade, $z Brasil. 650 4 $a Escuta clandestina, $z Brasil. 650 4 $a Interceptao telefnica, $z Brasil.

Para detalhamentos de tipos de resumos e seus respectivos indicadores, ver o manual especfico de descrio bibliogrfica da RVBI.

31

76

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

5 SOLICITAO DE NOVOS DESCRITORES


As solicitaes para criao de novos descritores, feitas pelos indexadores da RVBI, so registradas na Base de Sugestes (SEN12) e selecionadas pela Gerncia da RVBI para estudos. Um termo sugerido na Base de Sugestes selecionado para anlise quando contm informaes que auxiliem seu estudo. No mnimo, necessrio que o responsvel pela sugesto indique o nmero de sistema do documento bibliogrfico (livro, artigo etc.) em que o termo aparece, indicao do contexto e uma justificativa resumida. Outros subsdios so importantes, como: identificao do indexador e data de solicitao; definio - muitas vezes o prprio documento que est sendo catalogado contm uma definio; proposta de estruturao do termo - termos genricos, especficos, relacionados e equivalentes (sinnimos); fontes j consultadas (dicionrios, enciclopdias, tesauros etc.), precedidas de informao sobre o resultado da pesquisa. Exemplos:
Pesq. positiva: FGV, Eurovoc, Unesco. Pesq. negativa: Intervoc, Dic. jurdico Naufel.

A indicao de "pesquisa negativa" importante para evitar duplicidade de trabalho.

O manual de elaborao do tesauro da RVBI (DIRETRIZES..., 2007) contm uma bibliografia/webliografia de tesauros e glossrios de vrias reas, bem como a indicao de outras fontes especficas onde podem ser pesquisados outros termos, como nomes geogrficos, profisses, doenas etc. Para detalhamento dos campos disponveis na Base de Sugestes, consultar o manual: SEN12 Base de sugestes de Autoridades: instrues para preenchimento de planilhas no Mdulo Catalogao (BRASIL, 2005).

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

77

6 BIBLIOGRAFIA
AACR2: Cdigo de Catalogao Anglo-Americano. 2. ed., rev. 2002. So Paulo: FEBAB: Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 2004. 1 v. (vrias paginaes). ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (ABNT). Informao e documentao: resumo: apresentao: NBR 6028. Rio de Janeiro, 2003. 2 p. ELABORAO do tesauro da Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional RVBI. Braslia, 2005. 15 p. Apresentado pelo Grupo de Estudo do Tesauro da RVBI, no XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao (CBBD), 17-22 jul. 2005, Curitiba. BRASIL. Congresso Nacional. Senado Federal. Secretaria de Biblioteca. Servio de Gerncia da RVBI. SEN12: base de sugestes de Autoridades: instrues para preenchimento de planilhas no Mdulo Catalogao. Braslia, 2005. 18 p. BRASIL. Ministrio do Interior. Coordenadoria de Documentao. Metodologia de construo do Intervoc: vocabulrio controlado do Ministrio do Interior. Braslia, 1983. 102 p. CENTRO PANAMERICANO DE INGINIERA SANITARIA Y CIENCIAS DEL AMBIENTE (CEPIS). Manual de la base de datos bibliogrfica en salud ambiental. Lima, mayo 2004. 169 p. Disponvel em: <http://www.cepis.opsoms.org/bvsair/e/manuales/bibliogra/bibliogra.pdf>. Acesso em: 25 maio 2005. DESCRIO bibliogrfica: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional - RVBI. Verso preliminar. Braslia: Senado Federal, Secretaria de Biblioteca, 2007. 170 p. DIRETRIZES para construo do tesauro da Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional - RVBI. Brasilia: Senado Federal, Secretaria de Biblioteca, 2007. 76 p. (Edies da Biblioteca do Senado Federal; v. 1). EL-HOSHY, Lynn. Cabealhos e subdivises geogrficas, LCSH. Traduo Mirian Carani. In: WORKSHOP LCSH CABEALHOS DE ASSUNTO DA BIBLIOTECA DO CONGRESSO AMERICANO, 2002, So Paulo, Rio de Janeiro, Braslia. Workshop LCSH cabealhos de assunto da Biblioteca do Congresso Americano. [Braslia]: Embaixada dos Estados Unidos da Amrica, 2002. p. 1-29. Apresentado por Carlos J. Olave.

78

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

FUJITA, Maringela Spotti Lopes. A identificao de conceitos no processo de anlise de assunto para indexao. Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao, Campinas, v. 1, n. 1, p. 60-90, jul./dez. 2003. Disponvel em: <http://eprints.rclis.org/archive/00003723/02/Fujita.pdf>. Acesso em: 1 mar. 2007. _____. A leitura documentria na perspectiva de suas variveis: leitor-textocontexto. DataGramaZero: revista de cincia da informao, v. 5, n. 4, ago. 2004. Disponvel em: <http://www.dgzero.org/ago04/Art_01.htm>. Acesso em: 1 mar. 2007. KOBASHI, Nair Yumiko. Anlise documentria e representao da informao. Informare: cadernos do Programa de Ps-graduao em Cincia da Informao, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 5-27, jul./dez. 1996. LANCASTER, F. W. Indexao e resumos: teoria e prtica. 2. ed. Trad. de Antonio Agenor Briquet de Lemos. Braslia: Briquet de Lemos, 2004. 452 p. LIBRARY OF CONGRESS. Cataloging Policy and Support Office. Subject cataloging manual: subject headings. 5. ed. Washington: Cataloging Distribution Service, Library of Congress, 1996-. 4 v. LODDO, Maria Eliza Nogueira. Vocabulrio controlado bsico: regras, convenes e instrues para sua utilizao. Braslia: Senado Federal, Subsecretaria de Biblioteca, 1991. 52 p. MARC 21 concise format for bibliographical data. Washington : Library of Congress, Network Development and MARCS Standards Office, 2004. Disponvel em: <http://www.loc.gov/marc/bibliographic/ecbdhome.html>. Acesso em: 13 abr. 2005. OLIVEIRA, Elaine Ricevich de; JAEGGER, Maria de Ftima. Gerenciamento da Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI. Braslia, 2005. 15 p. Apresentado no XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao (CBBD), 17-22 jul. 2005, Curitiba. VIEIRA, Simone Bastos. Rede Sabi: diretrizes de indexao. Braslia: Senado Federal, Subsecretaria de Biblioteca,1996. 57 p.

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

79

7 ANEXOS
7.1 ANEXO 1: ABREVIATURAS DE NORMAS JURDICAS NA BASE DE DADOS NJUR (SICON)
ACD ACO ATA AAD AAT ACP ATC ACV AMA AMC AMD AMS ADT ADC ADN ATD ACR ATO AML APD ASF APS ATS AVP AVT ATH AIT ATI ANT ATR AUT AVS AVC AVE AVN CCI CDL CRT ACRDO ACORDO ATA ATO ADICIONAL ATO ADMINISTRATIVO ATO COMPLEMENTAR ATO CONJUNTO ATO CONVOCATRIO ATO DA MESA DA ASSEMBLIA CONSTITUINTE ATO DA MESA DIRETORA CONGRESSO ATO DA MESA DIRETORA DA CLDF ATO DA MESA DO SENADO FEDERAL ATO DAS DISPOSIES CONSTITUCIONAIS TRANSITRIAS ATO DECLARATRIO ATO DECLARATRIO NORMATIVO ATO DELIBERATIVO ATO DO COMANDO SUPREMO DA REVOLUO ATO DO DIRETOR GERAL ATO DO MRITO LEGISLATIVO CLDF ATO DO PRESIDENTE DA CLDF ATO DO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL ATO DO PRIMEIRO SECRETRIO ATO DO TERCEIRO SECRETRIO DA ATO DO VICE-PRESIDENTE ATO DO VICE-PRESIDENTE DA CLDF ATO HOMOLOGATRIO ATO INSTITUCIONAL ATO INTERNACIONAL ATO NORMATIVO ATO REGIMENTAL AUTORIZAO AVISO AVISO CIRCULAR AVISO ESTRUTURAL AVISO NORMATIVO CARTA CIRCULAR CARTA DE LEI CARTA DE RATIFICAO

80

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

CAI CTP CRE CSS CIR CSV COM CON CTO CTS CVC CNV DCO DNT DCM DEC DFE DCH DEI DLN DLG DCL DFN DER DSN DEL DLB DSP DRN EDT EMD EML EMC EMR EST EXM IND INS ISV ISE INT INC LCP LCA LCD

CARTA IMPERIAL CARTA PATENTE CARTA RGIA CESSO CIRCULAR COMUNICAO DE SERVIO COMUNICADO CONSTITUIO FEDERAL CONTRATO CONTRATO SOCIAL CONVENO CONVNIO DECISO DECISO NORMATIVA DECRETO DO CONSELHO DE MINISTROS DECRETO EXECUTIVO DECRETO EXECUTIVO DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL DECRETO HONORFICO DECRETO IMPERIAL DECRETO LEGIS. DO CONGRESSO NACIONAL DECRETO LEGISLATIVO DECRETO LEGISLATIVO DA CLDF DECRETO NORMATIVO DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL DECRETO RESERVADO DECRETO SEM NMERO DECRETO-LEI DELIBERAO DESPACHO DIRETRIZ NORMATIVA EDITAL EMENDA EMENDA A LEI ORGNICA EMENDA CONSTITUCIONAL EMENDA CONSTITUCIONAL DO CONGRESSO ESTATUTO EXPOSIO DE MOTIVOS INDICAO INSTRUO INSTRUO DE SERVIO INSTRUO ESPECIAL INSTRUO NORMATIVA INSTRUMENTO DA CONSTITUIO LEI COMPLEMENTAR LEI COMPLEMENTAR DE ATO ADICIONAL LEI COMPLEMENTAR DO DISTRITO FEDERAL

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

81

LCT LDL LDF LEI LOR MAN MPV MSG NBR NEX NOB NTE NTA OFI OFC ORD ODN ORN ONI PRC PCJ PNT PAP PTR PRT POC PRI PRN PRS PNR PRO PRL PJB POR PTL PRV QTD RCA REC RGM RGI RAC REG REL REQ

LEI CONSTITUCIONAL LEI DELEGADA LEI DO DISTRITO FEDERAL LEI ORDINRIA LEI ORGNICA DO DISTRITO FEDERAL MANIFESTO MEDIDA PROVISRIA MENSAGEM NORMA BRASILEIRA NORMA DE EXECUO NORMA OPERACIONAL BSICA NORMA TECNICA NOTA OFCIO OFCIO CIRCULAR ORDEM DO DIA ORDENAO ORIENTAO NORMATIVA ORIENTAO NORMATIVA INTERNA PARECER PARECER DA CONSULTORIA JURDICA PARECER NORMATIVO PLANO DE APLICAO PLANO DE TRABALHO PORTARIA PORTARIA CONJUNTA PORTARIA INTERMINISTERIAL PORTARIA NORMATIVA PORTARIA SUPER PROCEDIMENTO NORMATIVO PROCESSO PROCLAMAO PROJETO DE NORMA BRASILEIRA PROPOSTA ORAMENTRIA PROTOCOLO PROVISO QUADRO DE DETALHAMENTO RECLAMAO RECOMENDAO REGIMENTO REGIMENTO INTERNO REGIMENTO INTERNO DA ASSEMBLIA CONSTITUINTE REGULAMENTO RELATRIO REQUERIMENTO

82

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

RQL RSC RES RAD RCD RCL RRC RCP RBC RCN RSF RTE RIN REN RSP TRA TAC TAD TAV TRJ TCP TRD TPO TRP TRC TRR

REQUERIMENTO DA CMARA LEGISLATIVA RESCISO RESOLUO RESOLUO ADMINISTRATIVA RESOLUO DA CMARA DOS DEPUTADOS RESOLUO DA CAMARA LEGISLATIVA RESOLUO DA REVISO CONSTITUCIONAL RESOLUO DE CPI DA CLDF RESOLUO DO BANCO CENTRAL RESOLUO DO CONGRESSO NACIONAL RESOLUO DO SENADO FEDERAL RESOLUO DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUO INTERGOVERNAMENTAL RESOLUO NORMATIVA RESPOSTA TERMO ADITIVO TERMO ADITIVO AO ACORDO TERMO ADITIVO AO CONTRATO TERMO ADITIVO AO CONVNIO TERMO DE AJUSTE TERMO DE COOPERAO TERMO DE DISTRATO TERMO DE POSSE DA MESA DIRETOR TERMO DE PRORROGAO TERMO DE RERRATIFICAO AO CONSELHO TERMO DE RESCISO

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

83

7.2

ANEXO 2: ABREVIATURAS DE MATRIAS EM TRAMITAO NO CONGRESSO NACIONAL


ATC ATN ATS AV AVN AVS CCC CCN CON COP DAS DCR DEN DIV DVN ECD ESC GTJ INS MCN MOS MPV MSC MSF MSG OF OF OFJ OFN OFS PAC PCE PDC PDH PDN PDR PDS PEC PET PFS PL ATO CONVOCATRIO ATO CONJUNTO DOS PRESIDENTES DO SENADO E DA CMARA ATO DO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL AVISO AVISO (CN) AVISO CONSULTA DO CONSELHO DE COMUNICAO SOCIAL CONSULTA DO CONGRESSO NACIONAL CONSULTA (SF) CORREGEDORIA PARLAMENTAR (SF) DENNCIA DA COMISSO DE ASSUNTOS SOCIAIS DIVERSOS COMISSO REPRESENTATIVA DENNCIA DIVERSOS DIVERSOS (CN) EMENDA(S) DA CMARA DOS DEPUTADOS AO PROJETO DE LEI DO SENADO ESTUDO DO CONSELHO DE COMUNICAO SOCIAL GRUPO DE TRABALHO INDICAO MENSAGEM (CN) MOO DE SENADO FEDERAL MEDIDA PROVISRIA MENSAGEM (CD) MENSAGEM (SF) MENSAGEM OFCIO SF (INTERNO) OFCIO (EXTERNO) OFCIO DA COMISSO DE CONSTITUIO, JUSTIA E CIDADANIA OFCIO (CN) OFCIO S PARECER DO CONSELHO DE COMUNICAO SOCIAL PETIO DO CONSELHO DE TICA E DECORO PARLAMENTAR (SF) PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO (CD) PETIO DA COMISSO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAO PARTICIPATIVA PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO (CN) PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO (CR CN) PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO (SF) PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUIO PETIO (SF) PROPOSTA DE FISCALIZAO E CONTROLE PROJETO DE LEI (CD)

84

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

PLC PLN PLP PLS PLV POR PRN PRS P.S PTN QCN QED QSF RAE RAI RAS R.C RCE RCJ RCS RDH RED REN REP RMA RQE RQI RQJ RQM RQN RQR RQS RRC RRE R.S RSJ SCD SIN SOL SUG VET

PROJETO DE LEI DA CMARA PROJETO DE LEI DO CONGRESSO NACIONAL PROJETO LEI COMPLEMENTAR (CD) PROJETO DE LEI DO SENADO PROJETO DE LEI DE CONVERSO (CN) PORTARIA PROJETO DE RESOLUO (CN) PROJETO DE RESOLUO DO SENADO PARECER (SF) PETIO (CN) QUESTO DE ORDEM DO CONGRESSO NACIONAL QUESTO DE ORDEM DO CONSELHO DE TICA QUESTO DE ORDEM DO SENADO FEDERAL REPRESENTAO DA COMISSO DE ASSUNTOS ECONMICOS REQUERIMENTO DA COMISSO DE ATIVIDADES DE INTELIGNCIA REQUERIMENTO DA COMISSO DE ASSUNTOS SOCIAIS RECURSO (CONGRESSO NACIONAL) REQUERIMENTO DA COMISSO DE EDUCAO REPRESENTAO COMISSO CONSTITUIO E JUSTIA REQUERIMENTO DO CONSELHO DE COMUNICAO SOCIAL REQUERIMENTO COMISSO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAO REQUERIMENTO DO CONSELHO DE TICA E DECORO PARLAMENTAR RENNCIA REPRESENTAO REQUERIMENTO DA CMA REQUERIMENTO DA COMISSO DE ASSUNTOS ECONMICOS REQUERIMENTO DA COMISSO DE SERVIOS DE INFRAESTRUTURA REQUERIMENTO DA COMISSO DE CONSTITUIO, JUSTIA E CIDADANIA REQUERIMENTO DA MESA DO SENADO REQUERIMENTO (CN) REQUERIMENTO DA COMISSO REPRESENTATIVA REQUERIMENTO RECOMENDAO DO CONSELHO DE COMUNICAO SOCIAL REQUERIMENTO DA COMISSO DE RELAES EXTERIORES E DEFESA RECURSO (SF) REQUERIMENTO DA SUBCOMISSO DO JUDICIRIO CCJ SUBSTITUTIVO DA CMARA DOS DEPUTADOS AO PROJETO DE LEI DO SENADO SINDICNCIA SOLENIDADE DE ENTREGA DAS PROPOSTAS DE REFORMAS CONSTITUCIONAIS SUGESTO VETO

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

85

7.3

ANEXO 3: ABREVIATURAS DO STJ


Nomenclatura do Superior Tribunal de Justia32
Apn AR AIA Ag Ag/RE Ag/RMS AO PENAL AO RESCISRIA AO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA AGRAVO DE INSTRUMENTO AGRAVO DE INSTRUMENTO PARA O STF AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE MANDADO DE SEGURANA Ag/RHC AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE HABEAS CORPUS AC APELAO CVEL CR CARTA ROGATRIA Com COMUNICAO CAt CONFLITO DE ATRIBUIO CC CONFLITO DE COMPETNCIA EREsp EMBARGOS DE DIVERGNCIA EM RECURSO ESPECIAL EAg EMBARGOS EM AGRAVO DE INSTRUMENTO EmbExeAR EMBARGOS EXECUO EM AO RESCISRIA EmbExeMC EMBARGOS EXECUO EM MEDIDA CAUTELAR EmbExeMS EMBARGOS EXECUO EM MANDADO DE SEGURANA EAR EMBARGOS INFRINGENTES EM AO RESCISRIA EAC EMBARGOS INFRINGENTES EM APELAO CVEL ExVerd EXCEO DA VERDADE ExImp EXCEO DE IMPEDIMENTO ExSusp EXCEO DE SUSPEIO ExeAR EXECUO EM AO RESCISRIA ExeMC EXECUO EM MEDIDA CAUTELAR ExeMS EXECUO EM MANDADO DE SEGURANA ExeSE EXECUO EM SENTENA ESTRANGEIRA ExeSEC EXECUO EM SENTENA ESTRANGEIRA CONTESTADA HC HABEAS CORPUS HD HABEAS DATA IDC INCIDENTE DE DESLOCAMENTO DE COMPETNCIA Inq INQURITO IJ INTERPELAO JUDICIAL IF INTERVENO FEDERAL MI MANDADO DE INJUNO

32

Fornecida pela Biblioteca do STJ.

86

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

MS MC Pet Prc Rcl REsp RMS RHC RO Rp RPV RvCr SE SEC SD SUM SLS SS

MANDADO DE SEGURANA MEDIDA CAUTELAR PETIO PRECATRIO RECLAMAO RECURSO ESPECIAL RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA RECURSO ORDINRIO EM HABEAS CORPUS RECURSO ORDINRIO REPRESENTAO REQUISIO DE PEQUENO VALOR REVISO CRIMINAL SENTENA ESTRANGEIRA SENTENA ESTRANGEIRA CONTESTADA SINDICNCIA SMULA SUSPENSO DE LIMINAR E DE SENTENA SUSPENSO DE SEGURANA

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

87

7.4

ANEXO 4: ABREVIATURAS DO STF


Nomenclatura do Supremo Tribunal Federal 33
AC ACi ACL ACO ACr AD ADC ADI ADPF AE AGP AGR AI AO AOE AOR AP APL AR ARg ARv AS ARg CA CC CJ Cm CP CR CT Den EL EP ER ES EV Ext HC HD IA AO CAUTELAR APELAO CVEL APELAO COMERCIAL AO CVEL ORIGINRIA APELAO CRIMINAL AO DECLARATRIA AO DECLARATRIA DE CONSTITUCIONALIDADE AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE ARGIO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL AO ESPECIAL AGRAVO DE PETIO AGRAVO AGRAVO DE INSTRUMENTO AO ORIGINRIA AO ORIGINRIA ESPECIAL AO CVEL ORIGINRIA AO PENAL APELAO AO RESCISRIA AO REGRESSIVA ARGUIO DE RELEVNCIA ARGIO DE SUSPEIO ATO REGULAMENTAR CONFLITO DE ATRIBUIES CONFLITO DE COMPETNCIA CONFLITO DE JURISDIO COMUNICAO CARTA PRECATRIA CARTA ROGATRIA CARTA TESTEMUNHVEL DENNCIA EXCEO DE LITISPENDNCIA EXECUO PENAL EMBARGOS REMETIDOS EXCEO DE SUSPEIO EXCEO DA VERDADE EXTRADIO HABEAS CORPUS HABEAS DATA INQURITO ADMINISTRATIVO

33

Fornecida pela Biblioteca do STF.

88

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

IF InF Inq Int IP IPE INr LS MI MS Not OACO PA Pav PC Pet PETA PETAV PRT PPE PRESP PtJ QC RAL RC Rcl RCLAN RCR RE REL RHC RHD RLS RMI RMS RGS RNE Rp RR RES RTC RTCO RTCR RvC RVCR

INTERVENO FEDERAL INCIDENTE DE FALSIDADE INQURITO INTERPELAO INQURITO POLICIAL INQURITO POLICIAL ESPECIAL INSTRUO NORMATIVA LIQUIDAO DE SENTENA MANDADO DE INJUNO MANDADO DE SEGURANA NOTIFICAO OPOSIO EM AO CIVIL ORIGINRIA PROCESSO ADMINISTRATIVO PEDIDO DE AVOCAO PROCESSO CRIME PETIO PETIO AVULSA PETIO AVULSA PORTARIA PRISO PREVENTIVA PARA EXTRADIO PROCESSO DE RESPONSABILIDADE PROTESTO JUDICIAL QUEIXA-CRIME RECURSO DE APREENSO DE LIVRO RECURSO CRIME RECLAMAO RECLAMAO DE ANTIGUIDADE RECURSO ORDINRIO CRI-MINAL RECURSO EXTRAORDINRIO RECURSO ELEITORAL RECURSO ORDINRIO EM HABEAS CORPUS RECURSO ORDINRIO EM HABEAS DATA RECURSO DE LIQUIDAO DE SENTENA RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE INJUNO RECURSO ORD. EM MANDADO DE SEGURANA REGULAMENTO DA SECRETARIA RETIFICAO DE NOME DE ESTRANGEIRO REPRESENTAO RECURSO DE REVISTA RESOLUO REVISTA CVEL REVISTA COMERCIAL REVISTA CRIME REVISO CRIMINAL REVISO CRIME

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

89

SA SD SE SEC SL SS STA

SENTENA ARBITRAL SUSPENSO DE DIREITOS SENTENA ESTRANGEIRA SENTENA ESTRANGEIRA CONTESTADA SUSPENSO LIMINAR SUSPENSO DE SEGURANA SUSPENSO DE TUTELA ANTECIPADA

90

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

91

7.5

ANEXO 5: ABREVIATURAS DO TST

NOMENCLATURA PADRONIZADA DE PROCESSOS NA JUSTIA DO TRABALHO34

AA AC ACP ACCS ACHP ACPG ACUMP AEX AEXTAC AEXTCP AEXF AIND AINDAT APC ARI ARS AD ADIV AM APO AR A AI AIAP AIRR AIRMA AIRE AIRO AP AG AGPET APEN AINC CO CS CP

AO ANULATRIA AO CAUTELAR AO CIVIL PBLICA AO DE COBRANA DE CONTRIBUIO SINDICAL AO DE COBRANA DE HONORRIOS PROFISSIONAIS AO DE CONSIGNAO EM PAGAMENTO AO DE CUMPRIMENTO AO DE EXECUO AO DE EXECUO DE TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA FIRMADO PELO MPT AO DE EXECUO DE TERMO DE CONCILIAO DA COMISSO DE CONCILIAO PRVIA AO DE EXECUO FISCAL AO DE INDENIZAO AO DE INDENIZAO POR ACIDENTE DE TRABALHO AO DE PRESTAO DE CONTAS AO DE REPETIO DE INDBITO AO DE REPRESENTAO SINDICAL AO DECLARATRIA AO DIVERSA AO MONITRIA AO POSSESSRIA AO RESCISRIA AGRAVO AGRAVO DE INSTRUMENTO AGRAVO DE INSTRUMENTO EM AGRAVO DE PETIO AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO EM MATRIA ADMINISTRATIVA AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO EXTRAORDINRIO AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO ORDINRIO AGRAVO DE PETIO AGRAVO REGIMENTAL AGRAVO REGIMENTAL EM PETIO APLICAO DE PENALIDADE ARGIO DE INCONSTITUCIONALIDADE CARTA DE ORDEM CARTA DE SENTENA CARTA PRECATRIA

34

Fornecida pela Biblioteca do TST.

92

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

CPEX CR CC CPJ DC ES E ED ET EI EXIMP EXINC EXSUSP HC HD IVC IF IUJ IAFG IT JJ MS MA PP PRVC PREC PAD PJ R RC RT RA RM RR RMA RE RO RXOF RXOF e AP RXOF e RO RP RPV RAUT SL SS

CARTA PRECATRIA EXECUTRIA CARTA ROGATRIA CONFLITO DE COMPETNCIA CONTRAPROTESTO JUDICIAL DISSDIO COLETIVO EFEITO SUSPENSIVO EMBARGOS EMBARGOS DE DECLARAO EMBARGOS DE TERCEIRO EMBARGOS INFRINGENTES EXCEO DE IMPEDIMENTO EXCEO DE INCOMPETNCIA EXCEO DE SUSPEIO HABEAS CORPUS HABEAS DATA IMPUGNAO AO VALOR DA CAUSA INCIDENTE DE FALSIDADE INCIDENTE DE UNIFORMIZAO DE JURISPRUDNCIA INQURITO PARA APURAO DE FALTA GRAVE INTERVENO DE TERCEIROS JUSTIFICAO JUDICIAL MANDADO DE SEGURANA MATRIA ADMINISTRATIVA PEDIDO DE PROVIDNCIA PEDIDO DE REVISO DO VALOR DA CAUSA PRECATRIO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR PROTESTO JUDICIAL RECLAMAO RECLAMAO CORREICIONAL RECLAMAO TRABALHISTA RECURSO ADMINISTRATIVO RECURSO DE MULTA RECURSO DE REVISTA RECURSO EM MATRIA ADMINISTRATIVA RECURSO EXTRAORDINRIO RECURSO ORDINRIO REMESSA DE OFCIO REMESSA DE OFCIO E AGRAVO DE PETIO REMESSA DE OFCIO E RECURSO ORDINRIO REPRESENTAO REQUISIO DE PEQUENO VALOR RESTAURAO DE AUTOS SUSPENSO DE LIMINAR SUSPENSO DE SEGURANA

Anlise e representao de assuntos: diretrizes para a Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI

93

7.6

ANEXO 6: MAPA DE REAS DE ASSUNTO PARA INDEXAO35

Elaborado pelo Grupo de Estudo do Tesauro da RVBI (2003-2004), tendo como modelo o quadro constante do Intervoc: vocabulrio controlado do Ministrio do Interior, de 1983, p. 13.

35

You might also like