You are on page 1of 3

PROPOSTA PARA ELABORAO DE PROJETO DE PESQUISA A SER AVALIADA/DISCUTIDA PELOS MEMBROS DA COMISSO DE PSGRADUAO EM ENGENHARIA ELTRICA DA UFG.

ROTEIRO PARA A ELABORAO DO PROJETO DE PESQUISA


A preparao de um projeto de pesquisa divide-se em trs fases: a conceitualizao da questo estudada, a escolha de uma estratgia de pesquisa e a sua planificao operacional. Tem como objetivos: organizar as idias sob a forma de um documento estruturado e convencer o colegiado do curso/rgo da importncia do projeto. Portanto, transformar uma idia inicial num verdadeiro plano de ao que respeite as diferentes fases do processo de pesquisa. O projeto o documento explicitador das aes a serem desenvolvidas ao longo do processo da pesquisa.

Prof. Wesley Pacheco Calixto, Dr.

TTULO
Expresso que deve traduzir o projeto de forma sinttica deve mostrar a finalidade e o contedo do projeto. (Em torno de 15 palavras)

INTRODUO
TEMA: sobre o que discorrer o Projeto. (Em torno de 0,5 pgina) HISTRICO: Contextualizao da situao e histrico da pesquisa. (Em torno de 0,5 pgina) PROBLEMA: a questo chave que deve ser diagnosticada e resolvida, para a qual o projeto apresentar solues de melhoria ou correes. (Em torno de 0,5 pgina) JUSTIFICATIVA: So os motivos que levam a desenvolver o Projeto. Neste campo devero ser relatadas as razes da escolha pelo aluno do projeto em questo, bem como a informao sobre qual ou quais modificaes e benefcios espera-se que o projeto traga para a comunidade cientfica. Objetivos Gerais: onde se quer chegar com o Projeto. Descrever com clareza e de forma sucinta o que se pretende alcanar com o projeto. Identificao de uma situao de fcil visualizao que se deseja alcanar com a interveno do projeto. A concepo do objetivo deve ser clara e bem definida. Objetivos Especficos: Descrever na forma de tpicos cada um dos objetivos especficos que ajudaro a alcanar o objetivo geral. O texto deve evitar verbos com sentido vago como: apoiar, colaborar, fortalecer, contribuir, preferindo a utilizao de verbos concretos como: definir, formular, desenvolver, produzir, etc. METODOLOGIA: Descrio do mtodo utilizado no Projeto. Descrever a maneira como as atividades sero implementadas, incluindo os principais procedimentos, as tcnicas e os instrumentos a serem empregados. Destaque outros aspectos metodolgicos importantes, como a forma de atrao e integrao das reas do conhecimento; as abordagens tericas (quais sero as teorias utilizadas), execuo das atividades; a natureza, os mecanismos utilizados para juno das teorias e outros. preciso que se descreva com preciso de que maneira o projeto ser desenvolvido.

FUNDAMENTAO TERICA
Prof. Wesley Pacheco Calixto, Dr. 2

Nesta parte dever ser realizada a reviso da base conceitual, abordando a teria dos assuntos relacionados com o tema. So consultados e referenciados livros, peridicos, artigos, site, etc. Assim voc demonstrar que est por dentro do que est sendo feito em relao ao seu tema, o que j foi experimentado e at publicado. Voc no estar partindo do zero e ter uma base confivel para desenvolver seu conhecimento a partir de conhecimento slido.

CONCLUSES E CONSIDERAES FINAIS


Aqui so apresentadas as concluses e as consideraes finais do aluno com relao ao projeto. Seu aprendizado o que est proposto no projeto, sua experincia no tema do projeto e o que pretende aprender com o projeto.

BIBLIOGRAFIA
Citar todas as referncias bibliogrficas e sites utilizados no Projeto.

Prof. Wesley Pacheco Calixto, Dr.

You might also like