You are on page 1of 2

Nota!

Para explorar todos os recursos da central eletrnica e obter o correto funcionamento do automatizador, siga atentamente todas as instrues contidas neste manual.

Caractersticas
- Sistema eletrnico microcontrolado. - Acionamento por controle remoto (utilizar receptor compatvel) ou qualquer dispositivo que fornea contato NA (ex: botoeira). - Inversor de frequncia bivolt com alimentao AC 127/220V, dotado de sistema de converso para aplicao em motores trifsicos. - Monitoramento dos movimentos do porto atravs do sistema de Encoder (Fim de Curso Digital).

ATENO! recomendvel que este jumper esteja fechado durante a instalao e durante o primeiro acionamento do automatizador, a fim de evitar danos ao equipamento eltrico. Remova-o somente depois de comprovado o funcionamento do motor.

Primeiro acionamento (memorizao de percurso)


Aps fazer todas as conexes do automatizador na central e na rede AC, deve-se ligar a energia eltrica e acionar o automatizador pressionando o boto + na central ou atravs de qualquer outro comando externo (controle remoto gravado, botoeira, etc.). O porto dever iniciar lentamente um movimento de abertura at encostar-se ao stop de abertura, iniciando em seguida um movimento de fechamento at encostar-se ao stop de fechamento. Se o primeiro movimento for de fechamento, deve-se abrir o jumper F/R e pressionar novamente o boto + ou enviar qualquer outro comando externo para a central. Nota: Sempre, no primeiro acionamento aps um corte de energia eltrica, o automatizador far primeiramente a calibrao do percurso gravado, voltando em seguida ao seu funcionamento normal. Durante o fechamento no perodo de memorizao, somente um comando de fotoclula pode reverter o porto.

Apagar o percurso: Caso necessite memorizar novamente o percurso, pressione e mantenha pressionado simultaneamente os botes + e at acender o led OSC. Em seguida, solte os 2 botes e o percurso estar apagado. Todas as funes do automatizador so programadas atravs da Dip Switch e os valores so ajustados atravs dos botes + para aumentar e para diminuir o valor. Veja na tabela abaixo as posies das chaves da Dip Switch para cada funo. Funo Posio dos dips de programao Descrio

Conexes eltricas
Ver o esquema de ligao no verso deste manual.

Funo lgica do sistema


Proteo contra sobrecorrente
Existe uma proteo contra sobrecorrente na sada para o motor, com a finalidade de proteger o equipamento, caso a corrente na sada ultrapasse o valor permitido. Para o uso da central ligada a dois motores ou se esta estiver com o driver de maior potncia, talvez seja necessrio desligar essa proteo, a fim de evitar desarmes falsos. Para isso, basta cortar (abrir) o jumper J22 (4A/8A) localizado prximo etapa de potncia. Para saber se esta proteo est atuando, deve-se verificar se a central desliga o motor durante o funcionamento. Quando isso acontecer, o led OSC pisca rapidamente por 10 segundos e, durante esse tempo, o motor fica desligado.

VEL

Velocidade do porto tanto para abertura como para fechamento. Vai de 10 em 10Hz, de 80Hz (mnimo) a 150Hz (mximo).

Programao dos parmetros do inversor


A central possui funes que servem para calibrar o automatizador. No funcionamento normal da central, o led OSC permanece piscando de 1 em 1 segundo. Quando uma funo selecionada atravs da Dip Switch de programao, o led OSC pisca rpido por um pequeno intervalo de tempo e depois indica o valor dela: Valor mnimo: OSC piscando de meio em meio segundo. Valores intermedirios: OSC permanece apagado. Valor mximo: OSC permanece aceso. Ao sair da funo, o led OSC pisca rpido por um pequeno intervalo de tempo e depois volta a piscar de 1 em 1 segundo indicando o funcionamento normal da central. ATENO! Quando h um comando de receptor, botoeira ou fotoclula, o led OC permanecer aceso. Para a correta programao das funes do automatizador, siga atentamente os procedimentos a seguir: Seleciona o tempo em que a sada LG (Luz de Garagem) fica acionada aps o fechamento do porto. Vai de 10 em 10 segundos, de 0 (zero) a 240 segundos. Velocidade do porto prximo aos pontos de parada. Vai de 5 em 5Hz, de 15Hz (mnimo) a 30Hz (mximo).

VELFC

Proteo contra curto-circuito


Existe uma proteo contra curto-circuito na sada para o motor, com a finalidade de proteger o equipamento durante a instalao. Para o uso da central ligada a dois motores ou se esta estiver com o driver de maior potncia, talvez seja necessrio desligar essa proteo, a fim de evitar desarmes falsos. Para isso, basta cortar (abrir) o jumper J23 (1MT/2MT) localizado prximo etapa de potncia. Para saber se esta proteo est atuando, deve-se verificar se o motor apresenta dificuldade de movimento durante o funcionamento.
P17634 - Rev. 6

LUZ

Funo

Posio dos dips de programao

Descrio

Funo

Posio dos dips de programao

Descrio O automatizador, por padro, est configurado com a fora no valor mximo. Mas voc pode diminuir caso seja necessrio. Vai de 16 (mximo) e diminui at o valor 0 (zero). Se a fora ficar em um valor muito baixo, o porto no funcionar com a velocidade mxima. Esta funo pode ser aplicada em locais onde seja necessrio inibir a parada, caso seja enviado um comando, durante a abertura do porto. Para desabilitar a parada, pressione o boto e para habilitar novamente a parada, pressione o boto +.

Funo

Posio dos dips de programao

Descrio

Funo Como alterar a tenso de sada do motor de 127V para 220V. Obs: O valor padro 127V, que corresponde aos motores com os trs fios pretos. Para usar nos motores com trs fios amarelos (220V), deve-se alterar o valor desta funo se for necessrio.

Posio dos dips de programao

Descrio

FCA

Aumenta ou diminui a distncia em que o porto comea a desacelerar na abertura.

Embreagem eletrnica (antiesmagamento)

Habilitar fotoclula seguidora

Permite temporizar o fechamento automtico do porto aps a habilitao da fotoclula. Vai de 1 em 1 segundo, de 0 (zero) a 10 segundos.

FCF

Aumenta ou diminui a distncia em que o porto comea a desacelerar no fechamento. Desabilitar parada durante a abertura do porto

Folga entre o porto e o batente

Permite ajustar uma folga entre o porto e o batente, quando o automatizador finaliza o movimento de abertura ou fechamento, fazendo com que o porto fique mais prximo ou menos prximo do batente. Vai de 1 em 1, de 0 (zero) a 10 (mximo). Caso seja necessrio, pode-se diminuir a fora do motor durante a memorizao, por exemplo, para evitar a quebra da cremalheira. Pode-se tambm aumentar caso seja necessrio. Vai de 1 em 1, de 0 (zero) a 13 (treze).

Essa alterao ser necessria somente se o automatizador necessitar trabalhar abaixo de 120Hz. Caso contrrio, no haver diferena no desempenho do motor. O boto muda para 220V (led OSC fica piscando) e o boto + para 127V (led OSC fica aceso).

SA

Permite programar o fechamento em semiautomtico ou automtico. Vai de 2 em 2 segundos, de 0 (zero) a 240 segundos. Quando o valor 0 (zero) selecionado, o porto torna-se semi-automtico.

Fora do motor durante a memorizao (disponvel somente nos modelos 2500)

ATENO! Para sair do modo de programao e voltar ao funcionamento normal do automatizador, as chaves da Dip Switch devero estar todas na posio OFF. Aplicar os valores de fbrica: Caso seja necessrio resetar toda a programao e voltar aos valores de fbrica, pressione e mantenha pressionado simultaneamente os botes + e at que o led OSC comece a piscar rapidamente. Em seguida, solte os 2 botes e o percurso estar apagado e os valores de fbrica estaro carregados novamente.

Sistema de antiesmagamento
O recurso de antiesmagamento permite detectar a presena de obstculos no percurso do porto. No ciclo de operao normal, se detectado um obstculo, o sistema tomar as seguintes atitudes: a) No fechamento: o porto ser acionado no sentido de abertura. b) Na abertura: o motor ser desligado e espera receber algum comando para iniciar o fechamento. No ciclo de memorizao, o recurso de antiesmagamento tem apenas a funo de reconhecer os fins de curso de abertura e fechamento, ou seja, o ponto do percurso onde foi detectado um obstculo ser interpretado como fim de curso. ATENO! Devido a alta velocidade do automatizador, recomendvel a utilizao de fotoclulas de forma a evitar o choque do porto com o automvel do usurio, caso o mesmo permanea nas proximidades do percurso.

Esquema de ligao
Conector para fotoclulas e botoeira
ATENAO! Antes da conexo dos acessrios (fotoclula, trava eletromagntica e/ou luz de garagem/sinaleira), recomendvel efetuar um teste geral de funcionamento da mquina. Para isto, basta pressionar o boto + para acionar um comando de abertura. Conexo das fotoclulas: Deve-se instalar as fotoclulas posicionadas a uma altura de cerca de 50cm do piso (ou conforme recomendaes do fabricante), de modo que o transmissor e o detector fiquem alinhados um em relao ao outro. A central reconhece um comando de fotoclula quando o borne FOT for conectado ao GND, ou seja, um pulso para GND. Conexo da botoeira: A central reconhece um comando de botoeira quando o borne BOT for conectado ao GND, ou seja, um pulso para GND. Nota: O Controlador Lgico fornece 15 VDC (corrente mxima total de 120 mA) para a alimentao de fotoclulas e receptores E NO POSSUI PROTEO PARA SOBRECORRENTE. Caso os equipamentos necessitem de maior tenso ou corrente, ser necessrio o uso de uma fonte de alimentao auxiliar.

Conector da rede AC

Teste do encoder
Para testar o encoder do automatizador, estando o cabo devidamente conectado na central, verifique se os leds ENCA e ENCB esto piscando quando o automatizador movimentado. Cada led corresponde a um sensor, por exemplo, o led ENCA corresponde ao sensor A dentro do motorredutor.

A entrada da rede AC da central controladora deve ser efetuada atravs dos bornes R e S. ATENO! O automatizador alimentado com 127V ou 220V monofsico, a frequncia ser conforme a especificada na compra, que poder ser de 60Hz ou 50Hz.

Sinalizao de eventos e falhas


A funo principal do led OSC indicar que o microcontrolador da placa est operacional (o mesmo pisca, com frequncia fixa [~1Hz], desde que a alimentao esteja ligada). O led BUS indica que existe carga nos capacitores do barramento DC. ATENO! No se deve tocar na regio de potncia (regio dos capacitores) da placa enquanto o led BUS estiver aceso mesmo depois do inversor ser desligado da rede eltrica. O led FCA aceso sinaliza que o porto se encontra na regio de fim de curso aberto, ou seja, prximo ao "stop" de abertura. O led FCF aceso sinaliza que o porto se encontra na regio de fim de curso fechado, ou seja, prximo ao "stop" de fechamento.

Conector do receptor (RX)


Basta conectar um receptor avulso neste conector para operar o automatizador com controle remoto. Para gravar o controle remoto, consulte o manual do receptor.

Possveis falhas
Falha Causa Soluo

Conector para luz de garagem (LG)


Caso seja feita a opo pelo uso de Luz de Garagem, deve-se conectar o "Mdulo Opcional Rel" neste conector. A operao da luz de garagem sempre estar habilitada.

O porto no corresponde ao percurso do local instalado (freia antes do stop de fechamento ou bate no fechamento).

1. Pressionar e manter pressionado, 1. Existe um simultaneamente, os percurso gravado botes + e at que o led diferente do OSC acenda. Em seguida, percurso do local memorizar novo percurso. instalado. 2. Faa o realinhamento 2. A cremalheira pula (desacopla) da cremalheira com a e da engrenagem de engrenagemode trao trao, provocando reprograme eespao do a velocidade falha de percurso. fim de curso peso do adequada ao porto. Ver o tpico sobre Memorizao de percurso. 1. Substituir encoder dentro do motorredutor. 2. Verificar resitncia do estator. 3. Remover o jumper J22 (4A/8A) para ajustar o sensor de corrente de acordo com o equipamento (industrial ou dois motores em paralelo).

Conector para trava eletromagntica (TRAVA)


Caso seja feita a opo pelo uso da Trava Eletromagntica, deve-se conectar o "Mdulo Opcional Rel" neste conector. A operao da trava eletromagntica sempre estar habilitada.

O porto permanece aberto A memorizao e quando recebe foi realizada comandos para erroneamente. abrir ele fecha. 1. Falha no encoder ou percurso do porto est pequeno demais. 2. Sensor de corrente atuando.

Led OSC piscando rapidamente e o motor desliga.

Conector do Encoder (ENC)


utilizado para a conexo, atravs de um cabo apropriado, entre o motor e a central controladora. Dentro da caixa de reduo do automatizador, h sensores que tm a funo de fornecer informaes de: sentido de deslocamento e posio do porto durante a operao. Tais informaes so essenciais para o funcionamento adequado do automatizador.

Conector do motor

O motor deve ser ligado neste conector, no sendo necessrio obedecer a sequncia de cores.

You might also like