You are on page 1of 37

MS WORD 2010

O Microsoft Word um processador de texto produzido pela Microsoft. Foi criado por Richard Brodie para computadores IBM PC com o sistema operacional DOS em 1983. Mais tarde foram criadas verses para o Apple Macintosh (1984), SCO UNIX e Microsoft Windows (1989). Faz parte do conjunto de aplicativos Microsoft Office. O Word tambm roda no Linux, atravs da camada de compatibilidade Wine. Sua funo bsica o processamento de textos, e para isso conta com inmeros recursos altamente profissionais, que vo desde a automatizao de tarefas repetitivas, at a mais alta qualidade em imagens grficas. O MS WORD aproveita todos os recursos do ambiente Windows, o que permite que seja feita uma troca de dados entre aplicativos, como por exemplo, textos do Wordpad e Imagens do Paint (aplicativo do Windows para desenhar). Voc pode utilizar todos os recursos grficos, tanto na tela como na impressora. Enquanto voc digita o texto, tudo o que aparece na tela ser idntico ao que for impresso. Abaixo, alguns recursos que fazem com que o MS Word se torne um Processador de Textos Simples, Eficiente, Produtivo, Organizado, Prtico e Rpido:
Corrigir erros de escrita ou mesmo erros de digitao (palavras repetidas); Navegar pelo texto utilizando o mouse ou as teclas de direo, de rpido e fcil; Fazer pesquisa no texto para localizar e substituir palavras; Corretor ortogrfico, que corrige erros de ortografia e tambm palavras repetidas; Variedades de fontes e tamanhos para qualquer tipo de impresso; Estilos que padronizam certos tipos de impresso; Importao de grficos, Imagens e qualquer outro tipo de objeto; Impresso em qualquer tipo de papel com medidas exatas; WYSIWYG (What you see is what you get - O que voc v o que voc tem) e recurso de pr-visualizao; Fazer clculos simples utilizando uma tabela; Criar uma Mala Direta e imprimir etiquetas; Montar um grfico; Criar pginas simples para a Internet utilizando alguns de seus recursos; Interface de fcil aprendizado.

O MS WORD aproveita todos os recursos do ambiente Windows, o que permite que seja feita uma troca de dados entre aplicativos, como por exemplo, textos do Wordpad e Imagens do Paint (aplicativo do Windows para desenhar). Voc pode utilizar todos os recursos grficos, tanto na tela como na impressora. Enquanto voc digita o texto, tudo o que aparece na tela ser idntico ao que for impresso. Abaixo, alguns recursos que fazem com que o MS Word se torne um Processador de Textos Simples, Eficiente, Produtivo, Organizado, Prtico e Rpido:

Interface

No cabealho de nosso programa temos a barra de ttulos do documento , que como um novo documento apresenta como ttulo Documento1. Na esquerda temos a Barra de acesso rpido, que permite acessar alguns comandos mais rapidamente como salvar, desfazer. Voc pode personalizar essa barra, clicando no menu de contexto (flecha para baixo) direita dela.

Mais a esquerda tem o aba Arquivo.

Atravs dessa aba, podemos criar novos documentos, abrir arquivos existentes, salvar documentos, imprimir, preparar o documento (permite adicionar propriedades ao documento, criptografar, adicionar assinaturas digitais, etc.).

Salvando Arquivos
Salvar consiste em armazenar se documento em forma de arquivo em seu computador, pendrive, ou outro dispositivo de armazenamento. Para salvar seu documento, clique no boto salvar no topo da tela ou tecle CTRL + B. Ser aberta uma tela onde voc poder definir o nome, local e formato do seu arquivo. Voc pode mudar o local do arquivo a ser salvo, pela parte esquerda da janela. No campo nome do arquivo, o Word normalmente preenche com o ttulo do documento, como o documento no possui um ttulo, ele pega os primeiros 255 caracteres e atribui como nome, aconselhvel colocar um nome menor e que se aproxime do contedo de seu texto. Em Tipo a maior mudana, at verso 2003, os documentos eram salvos no formato. DOC, a partir da verso 2010, os documentos so salvos na

verso. DOCX, que no so compatveis com as verses anteriores. Para poder salvar seu documento e manter ele compatvel com verses anteriores do Word, clique na direita dessa opo e mude para Documento do Word 97-2003.

Abrindo um arquivo do Word


Para abrir um arquivo, voc precisa clicar na aba Arquivo. Na esquerda da janela, o boto abrir o segundo abaixo de novo, observe tambm que ele mostra uma relao de documentos recentes, nessa rea sero mostrados os ltimos documentos abertos pelo Word facilitando a abertura. Ao clicar em abrir, ser necessrio localizar o arquivo no local onde o mesmo foi salvo. H tambm a tecla de atalho CTRL + A.

ZOOM
Voc pode mudar o zoom usando a parte inferior da janela ou pressionando o CTRL usando o scroll do mouse

Visualizao do Documento
Anterior ao controle de zoom temos os botes que alteram o modo de visualizao de seu documento , que podem tambm ser acessados pela aba Exibio.

Os cinco primeiros botes so os mesmos que temos em miniaturas no rodap. Layout de Impresso: Formato atual de seu documento o formato de como seu documento ficar na folha impressa. Leitura em Tela Inteira: Ele oculta as barras de seu documento, facilitando a leitura em tela, observe que no rodap do documento direita, ele possui uma flecha apontado para a prxima pgina. Para sair desse modo de visualizao, clique no boto fechar no topo direita da tela. Layout da Web: Aproxima seu texto de uma visualizao na Internet, esse formato existe, pois muitos usurios postam textos produzidos no Word em sites e blogs na Internet.

Estrutura de Tpicos: Permite visualizar seu documento em tpicos, o formato ter melhor compreenso quando trabalharmos com marcadores. Rascunho: o formato bruto, permite aplicar diversos recursos de produo de texto, porm no visualiza como impresso nem outro tipo de meio.

Movendo-se pelo texto usando o teclado


Teclas direcionais (setas) para mover o cursor linha por linha ou letra por letra Ctrl+Teclas direcionais (esquerda e direita) para mover o cursor palavra por palavra Ctrl+Teclas direcionais (p/cima e p/baixo) para mover o cursor pargrafo por pargrafo HOME move o cursor para o incio da linha atual END move o cursor para o fim da linha atual Ctrl+HOME move o cursor para o incio do texto Ctrl+END move o cursor para o fim do texto Page UP Move o cursor tela a tela para cima

Page DOWN Move o cursor tela a tela para baixo Selecionando Textos
Embora seja um processo simples, a seleo de textos indispensvel para ganho de tempo na edio de seu texto. Atravs da seleo de texto podemos mudar a cor, tamanho e tipo de fonte, etc.

Selecionando pelo Mouse


Ao posicionar o mouse mais a esquerda do texto (Na parte cinza ao lado da pagina).

o Ao dar um clique ele seleciona toda a linha o Ao dar um duplo clique ele seleciona todo o pargrafo. o Ao dar um triplo clique seleciona todo o texto Com o cursor no meio de uma palavra: o Ao dar um clique o cursor se posiciona onde foi clicado o Ao dar um duplo clique, ele seleciona toda a palavra. o Ao dar um triplo clique ele seleciona todo o pargrafo Podemos tambm clicar, manter o mouse pressionado e arrastar at onde se deseja selecionar. O problema que se o mouse for solto antes do desejado, preciso reiniciar o processo, ou pressionar a tecla SHIFT no teclado e clicar ao final da seleo desejada. Podemos tambm clicar onde comea a seleo, pressionar a tecla SHIFT e clicar onde termina a seleo. possvel selecionar palavras alternadas. Selecione a primeira palavra, pressione CTRL e v selecionando as partes do texto que deseja modificar.

Selecionando pelo Teclado


Ctrl+T seleciona todo o texto SHIFT+ Tecla Direcionai <- e -> seleciona de letra em letra. SHIFT+ Tecla Direcionai seleciona de linha em linha.

SHIFT+ CTRL + Tecla Direcionai <- e -> seleciona de palavra em palavra. SHIFT+ CTRL + Tecla Direcionai SHIFT+ END seleciona at o final da linha. SHIFT+ HOME seleciona at o comeo da linha. SHIFT + CTRL + END seleciona at o final do texto. SHIFT+ CTRL + HOME seleciona at o comeo do texto. seleciona paragrafo em paragrafo.

Alguns comandos do word

Novo(Ctrl+O): Cria um documento novo. Abrir(Ctrl+A): Abre um documento existente; Fechar(Ctrl+F4): Fecha o documento ativo; Salvar(Ctrl+B): Grava as alteraes em um documento existente; Salvar Como(F12) Imprimir(Ctrl+P): Abre a caixa de dilogo Imprimir.

Sair (Alt+F4): Sai do Word. Desfazer(Ctrl+Z): Desfaz as alteraes no documento; Refazer(Ctrl+R): Refaz as alteraes que foram desfeitas. Recortar(Ctrl+X): Recorta o contedo selecionado e o envia para rea de Transferncia; Copiar(Ctrl+C): Copia o contedo selecionado e envia a cpia para rea de Transferncia; Colar(Ctrl+V): Insere o contedo da rea de Transferncia no local onde estiver o cursor; Localizar (Ctrl+L): Localize partes de um texto; Substituir (Ctrl+U): Substitui partes de um texto; Ir Para (F5 ou Ctrl+Y): Vai para Pgina, Seo, Linha, Indicador, Comentrio, Tabela, Campo, Elemento Grfico, Equao, Objeto, Ttulo, Nota de Rodap e Nota de Fim; Selecionar (Ctrl+T): Seleciona todo o documento;

Localizar e Substituir
Ao final da aba Inicio temos o grupo edio, dentro dela temos a opo Localizar e a opo Substituir. Clique na opo Substituir.

A janela que se abre possui trs guias, localizar, Substituir e Ir para. A guia substituir que estamos vendo, permite substituir em seu documento uma palavra por outra. A substituio pode ser feita uma a uma, clicando em substituir, ou pode ser todas de uma nica vez clicando-se no boto Substituir Tudo.

Formatao de texto
Um dos maiores recursos de uma edio de texto a possibilidade de se formatar o texto. No Office 2010 a aba responsvel pela formatao a Inicio e os grupo Fonte, Pargrafo e Estilo.

Formatao de Fonte
A formatao de fonte diz respeito ao tipo de letra, tamanho de letra, cor, espaamento entre caracteres, etc., para formatar uma palavra, basta apenas clicar sobre ela, para duas ou mais necessrio selecionar o texto, se quiser formatar somente uma letra tambm necessrio selecionar a letra. No grupo Fonte, temos visvel o tipo de letra, tamanho, botes de aumentar fonte e diminuir fonte, limpar formatao, negrito, itlico, sublinhado, observe que ao lado de sublinhado temos uma seta apontando para baixo, ao clicar nessa seta, possvel escolher tipo e cor de linha.

Ao lado do boto de sublinhado temos o boto Tachado que coloca um risco no meio da palavra, boto subscrito e sobrescrito e o boto Maisculas e Minsculas (Em laranja na imagem abaixo).

O boto mostrado na foto abaixo permite alterar a colocao de letras maisculas e minsculas em seu texto. Aps esse boto temos o de realce que permite colocar uma cor de fundo para realar o texto e o boto de cor do texto.

Outro modo que temos de mudar a fonte pressionando a tecla CTRL + D: ao fazer isso ser aberta a janela Fonte.

Na janela fonte temos a aba Avanado.

Nesta aba podemos definir a escala da fonte, o espaamento entre os caracteres que pode ser condensado ou comprimido, a posio referente ao sobrescrito e subscrito, permitindo que se faa algo como: X23. Kerning: o acerto entre o espao dentro das palavras, pois algumas vezes acontece de as letras ficaram com espaamento entre elas de forma diferente. Uma ferramenta interessante do Word a ferramenta pincel, pois com ela voc pode copiar toda a formatao de um texto e aplicar em outro.

Formatao de pargrafos
A principal regra da formatao de pargrafos que independente de onde estiver o cursor a formatao ser aplicada em todo o pargrafo, tendo ele uma linha ou mais. Quando se trata de dois ou mais pargrafos ser necessrio selecionar os pargrafos a serem formatados. A formatao de pargrafos pode ser localizada na aba Inicio, e os recuos tambm na aba Layout da Pgina.

No grupo da Guia Inicio, temos as opes de marcadores (bullets e numerao e listas de vrios nveis), diminuir e aumentar recuo, classificao e boto Mostrar Tudo. Na segunda linha temos os botes de alinhamentos: esquerda, centralizado, direita e justificado e espaamento entre linhas, observe que o espaamento entre linhas possui uma seta para baixo, permitindo que se possa definir qual o espaamento a ser utilizado.

Cor do Preenchimento do Pargrafo e Bordas no pargrafo.

Ao clicar na Faixa do grupo Pargrafos,

Ser aberta a janela de Formatao de Pargrafos.

As opes disponveis so praticamente as mesmas disponveis pelo grupo. Veja um exemplo do texto sem formatao de Pargrafo e um com aplicao de recuo da primeira linha de 1 cm, espaamento de 1,5 e espaamento de 6pt Depois, no espaamento entre pargrafos. O Microsoft Office uma sute de aplicativos para escritrio que contm programas como processador de texto, planilha de clculo, banco de dados, apresentao grfica e gerenciador de tarefas, e-mails e contatos. A sute vem acrescentado com o tempo cada vez mais funcionalidades. Ela vendida em vrias verses, de acordo com a quantidade de programas incorporados e com o perfil de usurios ou empresas. O Microsoft Office uma sute de aplicativos para escritrio que contm programas como processador de texto, planilha de clculo, banco de dados, apresentao grfica e gerenciador de tarefas, e-mails e contatos. A sute vem acrescentado com o tempo cada vez mais funcionalidades. Ela vendida em vrias verses, de acordo com a quantidade de programas incorporados e com o perfil de usurios ou empresas.

Marcadores e Numerao
Os marcadores e numerao fazem parte do grupo pargrafos, mas devido a sua importncia, merecem um destaque. Existem dois tipos de marcadores: Smbolos e Numerao.

A opo vrios nveis utilizada quando nosso texto tenha nveis de marcao como, por exemplo, contratos e peties. Os marcadores do tipo Smbolos como o nome j diz permite adicionar smbolos a frente de seus pargrafos. Word Edio de Texto Excel Planilha

Se precisarmos criar nveis nos marcadores, basta clicar antes do inicio da primeira palavra do pargrafo e pressionar a tecla TAB no teclado. 1. Microsoft Office a. Word i. Edio de Texto b. Excel i. Planilha

Configurao de Documentos
No Word 2010 a aba que permite configurar sua pgina a aba Layout da Pgina.

Margens

Para personalizar as margens basta pressionar o boto margens. H varias opes disponveis e para configurar usando a medida que desejar basta clicar na opo Margens personalizadas.

Ao personalizar as margens, possvel alterar as margens superior, esquerda, inferior e direita, definir a orientao da pgina, se retrato ou paisagem, configurar a fora de vrias pginas, como normal, livro, espelho.

Ainda nessa mesma janela temos a guia Papel.

Nesta guia podemos definir o tipo de papel e a fonte de alimentao do papel.

Colunas
Podemos criar colunas no texto usando o boto colunas na guia Layout da Pagina.

Ao clicarmos na opo mais Colunas..., possvel personalizar as suas colunas, por exemplo, voc pode colocar um nmero maior de colunas, adicionar linha entre as colunas, definir a largura e o espaamento entre as colunas. Observe que se voc pretende utilizar larguras de colunas diferentes preciso desmarcar a opo Colunas de mesma largura. Atente tambm que se precisarem adicionar colunas a somente uma parte do texto, ser preciso primeiro selecionar esse texto.

Plano de Fundo da Pgina


Podemos adicionar as pginas do documento, marcas dgua, cores e bordas. O grupo Plano de Fundo da Pgina possui trs botes para modificar o documento.

Ao clicar no boto Marca dgua o Word ir apresentar alguns modelos, mais abaixo temos o item Personalizar Marca Dgua. Se clicarmos neste boto ser aberta a janela abaixo.

Nesta janela podemos definir uma imagem como marca dgua, basta clicar em Selecionar Imagem, escolher a imagem e depois definir a dimenso e se a imagem ficar mais fraca (desbotar) e clicar em OK. Como tambm possvel definir um texto como marca dgua.

O boto Cor da pagina permite colocar uma cor de fundo em seu texto, disponibilizando desde cores simples at cores personalizadas quando clicarmos na opo Efeitos de preenchimento....

Bordas e Sombreamento
Podemos colocar bordas e sombreamentos em nosso texto. Podem ser bordas simples aplicadas a textos e pargrafos. Selecione o texto ou o pargrafo a ser aplicado borda e ao clicar no boto de bordas do grupo Pargrafo, voc pode escolher uma borda pr-definida ou ento clicar na ltima opo Bordas e Sombreamento.

A guia Bordas permite criar bordas em volta do texto selecionado, a opo aplicar a permite escolher se a borda ficar em volta de cada linha ou em volta do paragrafo todo. A guia Borda da Pgina permite criar bordas em volta de toda a pgina. Existe tambm a opo Linha horizontal que permite escolher uma imagem que ficar como uma linha. A Guia Sombreamento permite atribuir um preenchimento de fundo ao texto selecionado.

Voc pode escolher uma cor base, e depois aplicar uma textura junto dessa cor.

Cabealho e Rodap
O Word sempre reserva uma parte das margens para o cabealho e rodap. Para acessar as opes de cabealho e rodap, clique na aba Inserir, Grupo Cabealho e Rodap.

Ele composto de trs opes Cabealho, Rodap e Nmero de Pgina. Ao clicar em Cabealho o Word disponibiliza algumas opes de caixas para que voc possa digitar seu texto. Ao clicar em Editar Cabealho o Word edita a rea de cabealho e a barra superior passa a ter comandos para alterao do cabealho. A rea do cabealho exibida em um retngulo pontilhado, o restante do documento fica em segundo plano. Tudo o que for inserido no cabealho ser mostrado em todas as pginas, com exceo se voc definiu sees diferentes nas pginas. Para aplicar nmeros de pginas automaticamente em seu cabealho basta clicar em Nmeros de Pgina, apenas tome o cuidado de escolher Inicio da Pgina se optar por Fim da Pgina ele aplicar o nmero da pgina no rodap.

Data e Hora
O Word Permite que voc possa adicionar um campo de Data e Hora em seu texto, dentro da aba Inserir, no grupo Texto, temos o boto Data e Hora. Basta escolher o formato a ser aplicado e clicar em OK. Se precisar que esse campo sempre atualize data, marque a opo Atualizar automaticamente.

Inserindo Elementos Grficos


O Word permite que se insira em seus documentos arquivos grficos como Imagem, Clip-art, Formas, etc., as opes de insero esto disponveis na aba Inserir.

Imagens
O primeiro elemento grfico que temos o elemento Imagem. Para inserir uma imagem clique no boto com o mesmo nome no grupo Ilustraes na aba Inserir. Ao inserir a imagem possvel observar que a mesma enquanto selecionada possui uma caixa pontilhadas em sua volta, para mover a imagem de local, basta clicar sobre ela e arrastar para o local desejado, se precisar redimensionar a imagem, basta clicar em um dos pequenos quadrados em suas extremidades, que so chamados por Alas de redimensionamento. Para sair da seleo da imagem, basta apenas clicar em qualquer outra parte do texto. Ao clicar sobre a imagem, a barra superior mostra as configuraes de manipulao da imagem a Guia Formatar.

O primeiro grupo o Ajustar, dentre as opes temos Brilho e Contraste, que permite clarear ou escurecer a imagem e adicionar ou remover o contraste. Podemos recolorir a imagem.

No boto Efeitos de Sombra, voc poder escolher algumas posies de sombra (Projetada, Perspectiva) e cor da sombra. Ao lado deste boto possvel definir a posio da sombra e no meio a opo de ativar e desativar a sombra.

No grupo Organizar possvel definir a posio da imagem em relao ao texto.

O primeiro dos botes a Posio, ela permite definir em qual posio a imagem dever ficar em relao ao texto.

Ao clicar na opo Quebra de Texto automtica abre-se a janela abaixo. Que permite mudar o modo com o qual as imagens se comportam com o texto.

O ltimo grupo referente s dimenses da imagem.

Neste grupo voc pode cortar a sua imagem, ou redimensionar a imagem definindo Largura e Altura. Em estilos de imagem podemos definir bordas e sombreamentos para a imagem.

Podemos aplicar tambm os Efeitos de Imagem

Clip Art

Clip-Art so imagens, porm so imagens que fazem parte do pacote Office. Para inserir um clipart, basta pela aba Inserir, clicar na opo Clip-Art. Na direita da tela abre-se a opo de consulta.

Formas
Podemos tambm adicionar formas ao nosso contedo do texto.

Para desenhar uma forma, o processo simples, basta clicar na forma desejada e arrastar o mouse na tela para definir as suas dimenses. Ao desenhar a sua forma a barra passa a ter as propriedade para modificar a forma.

O primeiro grupo chama-se Inserir Forma, ele possui a ferramenta de Inserir uma forma. Ao lado temos a ferramenta Editar Forma essa ferramenta permite trabalhar os ns da forma Algumas formas bloqueiam a utilizao dessa ferramenta. Abaixo dela temos a ferramenta de caixa de texto, que permite adicionar uma caixa de texto ao seu documento. Estando com uma forma fechada, podemos transformar essa forma em uma caixa de texto. Ao lado temos o Grupo Estilos de Forma.

Os primeiros botes permitem aplicar um estilo a sua forma.

Ainda nesse grupo temos a opo de trabalharmos as cores, contorno e alterar a forma.

Aps o grupo Estilos de Forma temos o grupo sombra e aps ele o grupo Efeitos 3D.

Podemos aplicar efeitos tridimensionais em nossas formas. Alm de aplicar os efeitos podemos mudar a cor do 3D, alterar a profundidade, a direo, luminosidade e superfcie. As demais opes da Forma so idnticas as das imagens.

WordArt
Para finalizarmos o trabalho com elementos grficos temo os WordArt que j um velho conhecido da sute Office. No grupo Texto da aba Inserir temos o boto de WorArt.

Selecione um formato de WordArt e clique sobre ele. Aps o click ser criada uma caixa de texto permitindo que voc escreva a frase desejada, para sair dessa caixa de texto basta clicar em outra parte do documento. Ser mostrada a barra Formatar quando estiver usando o recurso WordArt.

O primeiro grupo o Texto, nesse grupo podemos editar o texto digitado e definir seu espaamento e alinhamentos. No grupo Estilos de WordArt pode-se mudar a forma do WordArt, depois temos os grupos de Sombra, Efeitos 3D, Organizar e Tamanho.

Tabelas
As tabelas so com certeza um dos elementos mais importantes para colocar dados em seu documento. Use tabelas para organizar informaes e criar formas de pginas interessantes e disponibilizar seus dados. Para inserir uma tabela, na aba Inserir clique no boto Tabela.

Ao clicar no boto de Tabela, voc pode definir a quantidade de linhas e colunas, pode clicar no item Inserir Tabela ou Desenhar a Tabela, Inserir uma planilha do Excel ou usar uma Tabela Rpida que nada mais so do que tabelas prontas onde ser somente necessrio alterar o contedo. Na opo Inserir tabela temos como escolher de uma maneira mais cmoda a quantidade de linhas e colunas assim como as configuraes quanto a largura das clulas.

Ferramentas de Tabela.

Atravs do grupo Opes de Estilo de Tabela possvel definir clulas de cabealho. O grupo Estilos de Tabela permite aplicar uma formatao a sua tabela e o grupo Desenhar Bordas permite definir o estilo, espessura e cor da linha. O boto Desenhar Tabela transforma seu cursor em um lpis para desenhar as clulas de sua tabela, e o boto Borracha apaga as linhas da tabela. Para mudar a cor das clulas da tabela basta clicar na opo Sombreamento. Para mudar as bordas da sua tabela basta clicar na caixa ao lado direito de Sombreamento e escolher o traado, abaixo dessa opo voc pode escolher a cor do trao. Quando tiver clicado nessa opo o cursor do mouse se tornar um lpis permitindo que voc desenhe as bordas que ficaro com a formatao desejada.

Voc pode observar tambm que ao estar com alguma clula da tabela com o cursor o Word acrescenta mais uma aba ao final, chamada Layout, clique sobre essa ABA.

Nessa aba existem muitas ferramentas indispensveis como por exemplo o boto excluir, as opo de insero de colunas e linhas, o boto Mesclar clulas e a opo direo do texto A opo Mesclar clulas lhe permite unir clulas ou colunas como no exemplo abaixo.

A opo dividir clulas permite dividir uma clula. Ao clicar nessa opo ser mostrada uma janela onde voc deve definir em quantas linhas e colunas a clula ser dividida.

A opo dividir tabela insere um pargrafo acima da clula que o cursor est, dividindo a tabela. O grupo Tamanho da Clula permite definir a largura e altura da clula. A opo AutoAjuste tem a funo de ajustar sua clula de acordo com o contedo dentro dela.

O grupo Alinhamento permite definir o alinhamento do contedo da tabela. O boto Direo do Texto permite mudar a direo de seu texto. A opo Margens da Clula, permite alterar as margens das clulas como vimos anteriormente.

ABA Reviso
A aba reviso apresenta recursos para: correo, proteo e para criao de comentrios em seu documento.

O primeiro grupo Reviso de Texto tem como principal boto o de ortografia e Gramtica, clique sobre ele essa opo tambm pode ser alcanada pela tecla F7.

O objetivo desta ferramenta e verificar todo o seu documento em busca de erros. Os de ortografia ele marca em vermelho e os de gramtica em verde. importante lembrar que o fato dele marcar com cores para verificao na impresso sair com as cores normais. Ao encontrar uma palavra considerada pelo Word como errada voc pode: Ignorar uma vez: Ignora a palavra somente nessa parte do texto. Ignorar Todas: Ignora a palavra quando ela aparecer em qualquer parte do texto. Adicionar ao dicionrio: Adiciona a palavra ao dicionrio do Word, ou seja, mesmo que ela aparea em outro texto ela no ser grafada como errada. Esta opo deve ser utilizada quando palavras que existam, mas que ainda no faam parte do Word. Alterar: Altera a palavra. Voc pode alter-la por uma palavra que tenha aparecido na caixa de sugestes, ou se voc a corrigiu no quadro superior. Alterar Todas: Faz a alterao em todas as palavras que estejam da mesma forma no texto.

Impresso
Para imprimir seu documento o processo muito simples basta usar o comando CTRL + P. Ser aberta a guia arquivo.

Clicando na opo impressora voc poder escolher entre as impressoras instaladas no seu computador. Na opo Pginas voc poder escolher o nmero das paginas que sero impressas.

Letra Capitular
Esse recurso consiste em a primeira letra da frase ser maior que as outras, ocupando varias linhas esse um efeito muito usado em revistas e jornais. Segue abaixo um exemplo.

degrau de uma escada no serve simplesmente para que algum permanea em cima dele. Destina-se a sustentar o p de um homem pelo tempo suficiente para que ele coloque o outro um pouco mais alto. Thomas Huxley.

Para usar esse efeito basta clicar na Guia Inserir depois em Letra capitular.

ABNT
Fundada em 1940, a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) o rgo responsvel pela normalizao tcnica no pas, fornecendo a base necessria ao desenvolvimento tecnolgico brasileiro. uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como nico Foro Nacional de Normalizao atravs da Resoluo n. 07 do CONMETRO, de 24.08.1992. membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comisso Panamericana de Normas Tcnicas) e da AMN (Associao Mercosul de Normalizao). A ABNT a representante oficial no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Eletrotechnical Comission); e das entidades de normalizao regional COPANT (Comisso Panamericana de Normas Tcnicas) e a AMN (Associao Mercosul de Normalizao).

A norma NBR 14724


Esta compreende os seguintes elementos: 1. 2. 3. pr-textuais. elementos textuais elementos ps-textuais

Que aparecem no texto na seguinte ordem: PR-TEXTUAIS Capa (obrigatrio) Folha de rosto (obrigatrio) Errata (opcional) Folha de aprovao (obrigatrio) Dedicatria (opcional) Agradecimentos (opcional) Epgrafe (opcional) Resumo em lngua verncula (obrigatrio) Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio) Sumrio (obrigatrio) Lista de ilustraes (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de smbolos (opcional) TEXTUAIS Introduo Desenvolvimento Concluso PS-TEXTUAIS Referncias (obrigatrio) Apndice (opcional) Anexo (opcional) Glossrio (opcional)

Pgina
Segundo a NBR 14724 o texto deve estar impresso em papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), no anverso da folha (frente), exceto a folha de rosto, no qual no verso poder conter a constar da ficha catalogrfica. As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2,0 cm

Pargrafo
O Pargrafo um recurso muito importante em um texto, pois este nos trs visualmente a informao de onde inicia e onde termina uma ideia. A maioria das pessoas sabe da importncia de se utilizar o pargrafo em um texto, porem so poucos os que utilizam a forma correta de se configurar os pargrafos. No sabendo utilizar a configurao muitos adotam padres como, por exemplo: 5 espaos no incio de um pargrafo, ou digitam todo o pargrafo e retornam ao inicio deste e pressiona a tecla TAB. Trabalhando desta forma posteriormente o trabalho poder apresentar alguns problemas como o de alinhamento de texto. A ABNT pede para que os trabalhos sejam formatados seguindo um padro, os textos devem ser justificados, todo texto deve ser digitado com espaamento entre linhas de 1,5 e com recuo na primeira linha de 1,25.

Fontes
Recomenda-se o uso do tipo Times New Roman ou Arial. Quanto ao tamanho da fonte normalmente o recomendado : Tamanho da fonte: 14-ttulos 14-subttulos 12-texto

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS
Capa
Segundo a NBR 14724, a elaborao de capa obrigatria, para proteo externa e sobre o qual se imprimem informaes que ajudam na identificao e utilizao do trabalho. muito comum encontrar vrios tipos de capas, no a uma conveno, podem ser considerados corretos pela ABNT desde que contendo o mnimo das informaes exigidas, devendo prevalecer o que a instituio de ensino adotar como padro. Deve constar a instituio, ttulo do trabalho, local e data, dispostos a critrio do autor. A incluso de outros elementos opcional. Nome da Instituio - centralizado, caixa alta, com tipo de letra proporcional ao tamanho do nome; Ttulo - centralizado, caixa alta, com tipo de letra proporcional ao tamanho do ttulo; Subttulo , se houver - caixa baixa; Autor - centralizado, caixa alta, com tipo de letra proporcional ao tamanho do nome e tamanho do ttulo; Nm ero de volum es (se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificao do respectivo volume); Local (cidade) Local da instituio onde deve ser apresentado; centralizado, caixa alta; Ano do depsito (entrega). - centralizado - sob o local.

Folha de rosto (Anverso)


As normas NBR 10524 e NBR 14724 definem os procedimentos para elaborao da folha de rosto. Ela segue o formato da capa, com a incluso da n a t u r e z a , do objetivo e do o r i e n t a d o r do trabalho. Os elementos devem figurar na seguinte ordem: Nome do autor: Responsvel intelectual do trabalho;

Ttulo principal do trabalho: Deve ser claro e preciso, identificando o seu contedo e possibilitando a indexao e recuperao da informao; Subttulo: se houver, deve ser evidenciada sua subordinao ao ttulo principal, precedido de dois pontos (:); Nmero de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especificao do respectivo volume); Natureza (tese, dissertao e outros) e objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituio a que submetido; rea de concentrao; Nome do orientador e, se houver, do co-orientador; Local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado; Ano de depsito (entrega).

Folha de aprovao
Elemento obrigatrio, que dever conter: Autor Ttulo, por extenso. Subttulo (se houver). Local e data de aprovao. Nome Assinatura. Instituio dos membros componentes da banca examinadora.

Sumrio
O uso de sumrio obrigatrio segundo a NBR 14724, ele a indicao do contedo do documento, refletindo suas divises ou sees, na mesma ordem e grafia em que aparecem no texto. Este serve para ajud-los a encontrar a seo ou a pgina inicial dos tpicos. Usa-se o termo sumrio e no as palavras ndice ou listas , para designar esta parte. Deve indicar o nmero correspondente aos captulos e suas divises, o ttulo de cada parte e respectiva paginao.

Paginao
Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas no numeradas. A numerao colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arbicos, no canto superior direito da folha, a 2cm da borda superior, ficando o ltimo algarismo a 2 cm da borda direita da folha.

Referncias bibliogrficas
As referncias, de acordo com as normas da ABNT (2002, p.2) so "o conjunto de elementos que permitem a identificao, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de material", utilizados como fonte de consulta e citados nos trabalhos elaborados. A referncia constituda de:

Elementos essenciais: so as informaes indispensveis identificao do documento, tais como autor(es), ttulo, subttulo, edio, local, editora e data de publicao; Elementos complementares: so os opcionais que podem ser acrescentados aos essenciais para melhor caracterizar as publicaes referenciadas, tais como: organizador, volumes, srie editorial ou coleo, etc. Alguns elementos complementares, em determinadas situaes, podem se tornar essenciais, o caso do n da edio (edio revista ou ampliada). Os elementos de uma referencia so retirados do prprio documento utilizado e devem ser apresentados em uma sequncia padronizada, conforme veremos nos exemplos a seguir. As referncias so alinhadas esquerda, com espao entrelinhas simples e separadas entre si por espao duplo.

O recurso usado para destacar o ttulo - negrito, itlico ou sublinhado deve ser uniforme em todas as referncias de um mesmo modelo. As referncias podem aparecer no rodap, no fim do texto ou do captulo, em lista de referncia ou antecedendo resumos e resenhas. As referncias constantes em uma lista padronizada devem obedecer sempre aos mesmos princpios; ao optar pela utilizao de elementos complementares, estes devem ser includos em todas as referncias daquela lista. Exemplo 1: Pessoa fsica at trs autores menciona-se o nome de todos eles. DANNA, Marilda Fernandes; MATOS, Maria Amlia. Ensinando observao . So Paulo, IDICON, 1996.MTTAR NETO, Joo Augusto. Metodologia cientfica na era da informtica. So Paulo: Saraiva, 2002. Exemplo 2: Volume ou fascculo de uma revista BRAVO. So Paulo: D'vila, n.47, ago. 2001.MARIE E CAIRE. So Paulo: Globo, n.145, abril 2003.

Citaes
Em um trabalho cientfico devemos ter sempre a preocupao de fazer referncias precisas s ideias, frases ou concluses de outros autores, isto , citar a fonte (livro, revista e todo tipo de material produzido grfica ou eletronicamente) de onde so extrados esses dados. As citaes podem ser: Diretas, quando se referem transcrio literal de uma parte do texto de um autor, conservando-se a grafia, pontuao, idioma, etc., devem ser registradas no texto entre aspas; Indiretas, quando so redigidas pelo(s) autor (ES) do trabalho a partir das ideias e contribuies de outro autor, portanto, consiste na reproduo do contedo e/ou ideia do documento original; devem ser indicadas no texto com a expresso: conforme... (sobrenome do autor). As citaes fundamentam e melhoram a qualidade cientfica do trabalho, portanto, elas tm a funo de oferecer ao leitor condies de comprovar a fonte das quais foram extradas as ideias, frases ou concluses, possibilitando-lhe ainda aprofundar o tema/assunto em discusso. Tm ainda como funo, acrescentar indicaes bibliogrficas de reforo ao texto. As citaes longas com mais de 3 linhas, devero ser apresentadas em negrito, separadas do texto por um espao. O trecho transcrito feito em espao simples de entrelinhas, fonte tamanho 10, com recuo de 4 cm da margem esquerda. Ao final da transcrio, faz-se a citao.

You might also like