You are on page 1of 13

Faculdade de Medicina Departamento de Anatomia Humana Anatomia Clnica

Tema:

Caso clnico 20

Discentes: 1. Branquinho, Branquinho Joo da Costa 2. Jamisse, Astrilde 3. Mateus, Feliciano Nino 4. Mucandze, Manuel Aniano B. 5. Mugabe, Edson Mauro Alberto Zioto

Docente:

Dr Victria P7 07/11/2006

ndice

Introduo ..................................................................................................... 2
Quadro clnico 20........................................................................................................ 2 Linfonodos Peopliteos ................................................................................................ 3 Linfonodos Inguinais .................................................................................................. 4 Uma observao sobre linfticos ................................................................................ 4

Descrio da regio envolvida ..................................................................... 5


Tringulo Femoral Direito ........................................................................................... 5 Limites ........................................................................................................................ 5 Contedo ..................................................................................................................... 5 Regio do dorso do p................................................................................................... 8 Limites ........................................................................................................................ 8 Contedo ..................................................................................................................... 8

Fundamentao anatmica dos sinais e sintmas...................................... 8


Conduo da dor ......................................................................................................... 9

Procedimento de enfermagem ................................................................... 11


Via endovenosa......................................................................................................... 11 Via oral...................................................................................................................... 11

Bibliografia .................................................................................................. 12

Introduo
Quadro clnico 20
Doente de 65 anos que apresentou-se na consulta de cirurgia com uma ferida traumtica na parte dorsal do p direito desde a 2 dias. Ao exama fsico referiu uma ferida profunda , lacerada de 3 cm de comprimento na parte dorsal do dedo grosso.O mdico aplicou penso e deu analgsico e o doente foi mandado casa. Depois de 2 semanas o doente voltou na consulta , queixando de desenvolvimento de tumorao na regio inguinal direita com febre alta. Ao exame fsico revelou uma tomorao 5 cm , doloroso, consistencia firme e quente no fixo ao plano profundo. O mdico deu antibitico e analgsico para 7 dias e doente ficou normal.( Diagnstico: Linfadenite inguinal direita).

Figura.1

O sistema linftico considerado como parte integral do sistema circulatorio, circulatrio venosa o arterial constitudo por capilares, vasos, coletores linfticos e linfonodos (este ltimo tambm chamado por gnglio ou ndulo). Sua principal funo transportar e absorver lquidos, conhecidos por linfa, promovendo a remoo de protenas, gua e nutrientes dos espaos tissulares e sua devoluo circulao sangnea. Tambm responsvel pela produo de linfcitos, que tem como funo a defesa do organismo. A linfa um lquido incolor com alta concentrao de protenas e grande nmero de leuccitos e linfcitos. Origina-se dos espaos intercelulares e proveniente do metabolismo intracelular, de onde retirada pelos capilares e impulsionada para o sistema linftico (ver fig.1).

Os linfticos so um sistema de drenagem auxiliar no corpo do indivduo e, ao mesmo tempo, uma barreira contra a penetrao de toxinas, bactrias e corpos estranhos na circulao geral. Para que estas finalidades sejam cumpridas os vasos linfticos so numerosos, cobrem grande extenso corprea e possuem, intercalados no seu trajeto, linfonodos, nos quais so produzidos linfcitos e a linfa filtrada. No h como sistematizar os vasos linfticos de um segmento, mas a drenagem linftica tende a seguir a drenagem venosa: os vasos linfticos que drenam os tecidos situados profundamente fscia de revestimento muscular acompanham as veias profundas, e aqueles que drenam a pele e tecidos superficiais acompanham as veias superficiais. No membro inferior esta regra prevalece e, portanto, os linfticos superficiais acompanham as veias safenas, e os profundos as veias profundas.

Linfonodos Peopliteos
Esto situados profundamente fscia. Os vasos linfticos que acompanham a safena parva drenam para os linfonodos popliteos. Deles saem vasos eferentes que acompanham as veias poplitea e femural e vo ter aos linfonodos inguinais profundos.

Linfonodos Inguinais
Apresentam-se em dois grupos, superficial e profundo, separados pela fscia. Os superficiais mais numerosos, dispem-se paralelamente ao ligamento inguinal e ao longo da poro mais superior da safena magna, lembrando a forma de um T. eles recebem a linfa da coxa, ndegas, poro inferior da parede abdominal anterior, tecido superficiais da perna, perneo, extremidade inferior da vagina, superfcie do pnis e escroto ( ou lbios maiores). Dos linfonodos inguinais a linfa passa para os profundos. Estes ltimos so poucos e situam-se nas proximidades da poro proximal da veia femural. Alm de receberem a linfa dos linfonodos inguinais superficiais, eles recolhem a linfa de todos os linfticos profundos da perna. Dos linfonodos inguinais profundos saem vasos eferentes que acompanham a veia ilaca externa para alcanar linfonodos abdominais.

Uma observao sobre linfticos


Ferimentos no membro inferior, particularmente nas pores mais distais, podem resultar num aumento do volume dos linfodos inguinais (hipertrofia). Constitue-se assim o que se denomina ingua. Do mesmo modo, os carcinomas que atingem qualquer parte da extensa rea de drenagem dos linfticos do membro inferior podem enviar metastases aos linfonodos inguinais.

Descrio da regio envolvida


So duas regies envolvidas:

Tringulo Femoral Direito


Limites
Esta regio est limitada superiormente pelo ligamento inguinal, lateralmente pelo msculo Sartrio e pelo msculo Adutor Longo na parte mdia.

Contedo
Plano superficial Pele, fina e mvel, esta provista por plos na sua parte mdia. Est fixa ao ligamento inguinal por lminas fibrosas;

Panculo adiposo, e fscia superficial, claramente diferenciada da fascia Lata e se uni a ela em maior ou menor medida ao longo dos bordos laterais do tringulo;

Tecido celular subcutneo: vasos e nervos superficiais subcutneos, esta lmina delgada na periferia da regio e se engrossa na parte central do tringulo femoral infiltrando-se no tecido adiposo, na qual se situam os linfonodos inguinais superficiais, juntos destes , encontram-se nmeros nervos e vasos superficiais.

Artrias so todas provenientes da artria Femoral, nomeadamente: Artria Epigstrica superficial, Artria Circunflexa Ilaca superficial e as Artria Pudendas externas superior e inferior.

Veias a veia superficial principal da regio a veia Safena magna.

Linfonodos

linfonodos Inguinais superficiais, so cerca de 4 a 20 que esto agrupadas em uma massa triangular includa no Tringulo Femoral, dispostas em uma linha vertical e horizontal intersecciodas na desenbocadura na veoia Safena maior dividindo os linfonodos em quatro grupos. Superomedial, superolateral, inferomedial e inferolateral.

Os linfonodos do grupo superior apresentam normalmente um eixo maior paralelo ao ligamento Inguinal, enquanto que o grupo inferior so alargados de superior a inferior.

Dos Linfonodos superficiais partem vasos eferentes que atravessam a fascia Lata e se dirigem aos linfonodos inguinais profundos e os Linfonodos Inguinais Ilacos externos.

Nervos os nervos superficiais do tringulo Femoral so: o ramo femoral do Genitofemoral, ramos superficiais do nervo cutneo anterior medial do femoral, ramo cutneo anterosuperior do nervo cutneo anterior lateral do femoral.

Fascia Lata cobre toda regio e forma uma bainha para os vasos femorais cuja a disposio determninada por ligamento inguina e msculos do tringulo femoral.

No tringulo femural se encontram quatro msculos dispostos em dois planos um superficial e outro profundo. O plano superficial compreende o msculo sartrio e adutor longo, o plano profundo est formado pelos mculos Ilopsoas e Pectneo.

Plano profundo Compreende os msculos, vasos e nervos profundos.

Artrias Femoral percorre a regio desde a base at o vtice do tringulo femoral sua direco obliqua inferior, medial e posteriorimente. Esta artria est situada lateralmente a veia femoral e anteriorimente ao canal formado por psoas e pectneo na parte lateral da veia e dos vasos femorais.lateralmente est separada do nervo femoral pela bainha do Psoas. A artria femoral d origem a cinco colaterais do tringulo femoral : artria Epigstrica superficial, circunflexa Ilaca superficial, Pudenda externa superior e inferior e Femoral profunda.

Veia femoral situada medialmente a artria, no lado medial desta veia se encontra dois ou trs linfonodos profundo.

Nervo ramo femoral do nervo genito femoral, penetra no tringulo femoral anterior bilateralmente artria Femoral.

Nervo Femoral situa-se na parte medial do msculo iliopsoas.

Figura 2

Regio do dorso do p
Est situada na parte dorsal do esqueleto do p.

Limites
o dorso do p est separado da planta pelos bordos lateral e medial do p.

Contedo
Plano superficial. Pele delgada e muito mvel at a parte medial e grossa lateralmente e nos dedos. Tecido subcutneo laminar e laxo, recorrido por densas redes venosas e linfticos e por numerosos ramos nervosos. Nervos superficias : nervo cutaneo superficial, nervo sural e alguns ramos delgados do sefeno no lado medial do plano. Os nervos digitais dorsais do p inervam a face dorsal do p com excepo do dorso da falangem distal .

Fundamentao anatmica dos sinais e sintmas


Tumorao na regio inguinal direita com febre alta, gnglios palpveis, dolorosos e quentes no fixos ao plano profundo: devido a intensa reaco imunolgica dos linfnodos inguinais a infeco h um aumento de tamanho do rgo devido ao aumento do nmero de clulas e consequente disteno da cpsula. Esta que por sua vs tem uma inervao sensitiva proveniente do plexo lombar, responsvel pela transmio da dor. A febre alta devido a resposta do organismo contra as toxinas libertadas pelos microorganismos infectantes. O calor devido a elevada circulao sangunea no local.

Conduo da dor
O Plexo Lombar O plexo lombar, localizado no interior do msculo psoas, a poro superior do plexo lombo-sacral. geralmente formado pelas divises anteriores dos trs primeiros nervos lombares e parte do quarto, e em 50% dos casos ele recebe uma contribuio do ltimo nervo torcico. Os nervos L1, L2 e L4 dividem-se em superior e inferior. O ramo superior de L1 forma os nervos lio-hipogstrico e lio-inguinal. O ramo inferior de L1 une-se ao ramo superior de L2 para formar o nervo gnito-femoral. O ramo inferior de L4 une-se a L5 para formar o tronco lombo-sacral. O ramo inferior de L2, todos de L3 e o ramo superior de L4 dividem-se, cada um deles, em diviso anterior, menor, e diviso posterior. As trs divises anteriores unem-se para formar o nervo obturatrio. As trs divises posteriores unem-se para formar o nervo femoural, e as duas superiores fornecem ramos que formam o nervo cutneo lateral da coxa. Os ramos motores colaterais inervam o msculo quadrado lombar e intertransversais a partir de L1 e L4, e o msculo psoas a partir de L2 e L3. Distribuio dos ramos terminais O nervo lio-hipogstrrico (T12, L1) passa lateralmente em torno da crista ilaca entre os msculos transverso e oblquo interno e divide-se em um ramos ilaco (lateral) que se dirige pele da parte lateral superior da coxa e num ramo hipogstrico (anterior) que desce anteriormente para a pele que recobre a snfise. O nervo lio-inguinal (L1) segue um curso ligeiramente inferior ao lio-hipogstrico, com o qual pode se comunicar, e distribudo pele da parte medial superior da coxa e raiz do pnis e escroto ou monte pbico e lbio maior. O nervo gnito-femoral (L1, L2) emerge da superfcie anterior do

msculo psoas, caminha obliquamente para baixo sobre a superfcie deste msculo e divide-se em ramo genital, em direo ao msculo cremaster suprindo a pele do escroto ou lbios vaginais, e ramo femoral, para a pele da parte supeior mdia da coxa. O nervo cutneo lateral da coxa passa obliquamente cruzando o msculo ilaco e sob o ligamento de Poupart para se dividir em vrios ramos distribudos pele do lado antero-lateral da coxa. O tronco lombo-sacral (L4, L5) desce para a pelve, onde entra na formao do plexo sacral. Sendo assim a dor e conduzida principalmente pelos ramos do plexo lombar at a medula espinhal e ascende pelos tratos sensitivos at oa sistema nervoso central.

10

Procedimento de enfermagem
O mdico receitou um antibitico e um analgsico. H duas vias possveis para a administrao do medicamento:

Via endovenosa
A partir da veia cubital mdia Veia cubital mdia direita axilar direita veia cava superior veia baslica veia braquial direita veia

veia subclvia direita corao (trio direito)

tronco venoso braqueoceflico direito

Via oral
Trajecto gastrintestinal desde a boca at sua absoro nos intestinos: Veias mesentricas heptica veia porta sistema porta no fgado e, sai pela veia corao ( trio direito)

veia cava inferior

Tanto a via oral como a endovenosa, aps a sua chegada no trio direito seguem o mesmo trajecto: trio direito ventriculo direito tronco arterial pulmonar trio esquerdo artria ilaca comum pulmes ventrculo

volta ao corao pelas veias pulmonares esquerdo aorta torcica e abdomilal

artria ilaca externa direita

ramos da artria Femoral (artria Epigstrica

superficial, circunflexa Ilaca superficial, Pudenda externa superior e inferior e Femoral profunda.) linfonodos Inguinais, os antibiticos combater a infeco e os

analgsicos para diminuir a dor.

11

Bibliografia
1. Rouviere H. Anatomia Humana. Cabeza y Cuello - Tomo III. editora Masson. 2005. pag 73-88 2. www.hcnet.usp.br/otorrino/sem30.doc. 6/11/2006, 18:00 horas 3. www.otorrinoweb.com/_izquie/temas/79.1glsalv/anatomia_submaxilar_3.htm. 4/11/2006, 19:33 horas

12

You might also like