You are on page 1of 22

Marketing e Comunicao Marketing Mix O marketing mix tem sido uma teoria a ganhar popularidade devido sua simplicidade

e coerncia, porque no sistema de marketing qualquer deciso tomada em qualquer ponto do mix vai afectar imediatamente outros aspectos do prprio mix.

Dedica maior cuidado prpria definio de produto, pois permite-lhe desenvolver conceitos importantes como segmentao, posicionamento e targeting. Vai ser esse mesmo produto que ir condicionar o modelo de distribuio como sistema de entrega de valor, assim como ser comunicado de determinada forma, linguagem, atmosfera e tom, estando estes ltimos directamente relacionados com o seu conceito e posicionamento, a um preo coerente com os restantes elementos.

Paradigma de marketing de Lauterborn

- Produto: entidade fsica capaz de satisfazer necessidades; - Preo: valor monetrio de aquisio de um bem ou servio; - Place: local onde o produto pode ser adquirido;

- Promoo: propagao das virtudes e benefcios da oferta, feita atravs de publicidade ou outras tcnicas promocionais. - Consumidor: centro do processo para quem se deve direccionar toda a actividade de marketing; - Custo: valor que o consumidor estar disposto a pagar em funo do local ou momento; - Convenincia: aspectos que o consumidor valoriza para a aquisio dos bens; - Comunicao: conjunto de tcnicas que convergem para a formao da personalidade de Marca. 1. O papel do produto no marketing-mix: produto ou servio? Actualmente, o marketing tando direccionado para bens de consumo como para servios, pois as aplicaes e noes das duas reas so distintas, mas a complementaridade produto-servio cada vez mais importante, o que faz com que seja complicado pensar em separao entre os dois conceitos a nvel real, apenas conceptual.

As dimenses de produto

Este esquema permite compilar o produto, as suas aplicaes, os benefcios e as vantagens de servio a ele agregados, o nvel de expectativa dos clientes e o seu potencial de declnio futuro/extenso a outros graus de desenvolvimento.

Exemplo: Uma pea de vesturio Servio - Produto Central ou Ncleo de Produto: o que se compra realmente segurana e aceitao; - Produto Bsico: caractersticas introduzidas pelo vesturio, a fim de satisfazer a funo nuclear cobertura corporal, capacidade trmica, entre outros; - Produto Esperado: conjunto de propriedades perspectivadas pelo cliente textura, cor e afins; - Produto Ampliado: atributos preparados para distinguir face concorrncia corte, padro, aplicaes, etc; - Produto Potencial: possvel desenvolvimento do produto em questo de aumentos e transformao futura declnio

para outras reas como perfumes e cosmtica, por exemplo.


2.

Classificao dos Produtos

Os produtos e bens podem classificar-se a partir do seu grau de resistncia ao desgaste provocado pelo seu consumo. Pode-se classificar os produtos em bens: No durveis: aqueles em que o consumo rpido ou at mesmo imediato (por exemplo: pastelarias e restaurantes, onde os bens de consumo so destrudos pelo consumidor no prprio ponto de venda); Durveis: aqueles cuja variedade e extenso muito grande (por exemplo: t-shirts e aparelhagens). Existem outras duas variveis tambm importantes para a classificao dos bens: Risco: Relacionado com a aquisio, com o carcter financeiro directo e com outros tipos de custos como a aprendizagem; Esforo: Pesquisa do cliente sobre a sua aquisio.

Entende-se por: Mercadoria descreve bens de larga utilizao e de uso comum e generalizado que no necessitam de marketing e que esto facilmente disponveis em vrios locais a um custo relativamente baixo (p.e.: algodo, acar, farinha); Convenincia bens adquiridos com frequncia no dia-adia e com um custo baixo (p.e.: po, leite); Comparao produtos muito variados para os quais os clientes dominam a sua impulsividade e criam comparaes

entre as diversas opes de escolha (p.e.: peas de vesturio, automveis de mdia gama); Especialidade bens exclusivos de alto nvel que levam o consumidor a dedicar-se muito informao sobre as caractersticas (p.e.: habitao de nvel mais alto, automveis topo de gama) 3. Classificao dos Servios Por serem bastante particulares, os servios dividem-se em: Servios de consumo: prestados directamente ao consumidor, subdividindo-se em: de convenincia: por entidades que o consumidor no encontra diferenas; de escolha: ligados a empresas que possuem preos diferenciados de acordo com certos factores como a qualidade e o tipo de servios prestados; de especialidade: de grande nvel tcnico e especializado. Servios profissionais: tm uma particularidade de prestao, podendo ser prestados ao pblico ou a empresa: de equipamentos: relacionados com instalao, montagem e manuteno de equipamentos; de facilidade: incluem servios financeiros, de seguros, entre outros, para facilitar as aces da empresa; de consultoria: assistem nas tomadas de deciso e abrangem servios de consultoria, pesquisa, estudo e educao. Caractersticas especiais dos servios As caractersticas relacionadas com os servios, que influenciam particularmente a actividade efectuada pelo marketing (podendo-se tornar problemticas), so a:

Intangibilidade: o trabalho por parte da rea do marketing no palpvel nem sentido, portanto esta precisa de ter capacidade para tornar o seu trabalho visvel, a fim de remeter para a qualidade dos seus servios; Inseparabilidade: caracterstica que permite uma maior familiaridade e interaco com o cliente e que, consequentemente faz aumentar o cuidado com a sua satisfao; Variabilidade: devido impossibilidade de haver stocks de servios, a empresa precisa de combater as diferenas prestadas de servio para servio (produzido e entregue), ou seja, manter a uniformidade em termos de qualidade; Perecibilidade: a gesto da empresa tem de conseguir estabelecer equilbrio entre a procura e oferta, pelo mesmo motivo da variabilidade (por exemplo: o lugar vago num avio que no foi ocupado naquele voo , no pode ser guardado para o prximo voo). 2. Gesto do Produto O produto tem de ser adaptado s diferentes fases de um ciclo de vida. Trs conceitos importantes para tal so: Gama: totalidade das linhas de produto e de referncia deste, apresentadas no mercado, como linhas de produtos de limpeza; Linha: conjunto de produtos internamente relacionados, como a pasta e a escova de dentes; Referncia: Doses e embalagens diferenciadas que se podem encontrar numa linha de produto, como gua de 33cl e de 0,5l. Decises de desenvolvimento de gama e de linha

Normalmente as empresas tm de lidar com questes sobre o desenvolvimento da sua oferta actual, devido a presses por parte da concorrncia ou internas, o que as leva a ponderar sobre a: Ampliao da linha de produtos: ou seja, tomar ateno conformidade interna da linha e ao equilbrio na relao Gama/Linha; Ampliao da gama: est relacionada com o modelo de estratgia da empresa, ou seja, esta ltima tem de alcanar os seus objectivos no mbito da sua Misso Empresarial (exemplo: falta de coerncia caso a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas decida investir no ramo da construo hoteleira). Um facto que tem sido actualmente muito criticado, por ser considerado como uma ameaa a chamada extenso de linha, cujo significado reala o facto de as empresas se dedicarem a esticar a ideia original do produto, como por exemplo, a Lipton Ice Tea ter implementado na sua bebida extractos de ch verde, em vez de se manter na ideia original de um sabor s por gama. (1) Hellmans Este conceito pode levar a um comprometimento da fidelidade da marca para os consumidores, debilidade nas relaes comerciais e paralisao da procura, pois quebram a imagem da marca. Decises de marca Marca tida como sendo o nome, termo, smbolo e sinal ou uma combinao de todos estes factores, com o objectivo de reconhecer os produtos e servios de uma organizao, distinguindo-a da concorrncia. Nome de Marca: parte da Marca que proferida; Smbolo da Marca: parte da Marca que reconhecida e no pronunciada, como o logtipo.

As marcas so bastante importantes para as organizaes, pois estas dependem das primeiras para obter lucro e terem desenvolvimento. Sendo assim, essas organizaes registam as suas marcas para obterem direitos de exclusividade na reproduo, publicao e venda destas, atravs de proteco legal e direitos autorais (exemplo: a Microsoft com a sua Marca Windows) Existem diferentes polticas de Marca praticadas por diversas empresas, no mbito da estratgia organizacional: Marca Institucional: d valor razo social da empresa como designao da marca mas no comparece na sua oferta, como por exemplo, a Lactogal, que comercializa produtos como a Leite Mimosa, Iogurtes Adagio, Ice Tea, Pleno e Manteiga Agros; Marca Individual: aplicao que as empresas efectuam, com a finalidade de no ligarem o seu nome a determinados bens. Est a cair em desbito desde finais do sc. XX. Exemplo: Practer & Gambler, associada a marcas como a Pantene, a Gillette, Tide, Ariel, Oral-B, Wella e Pringles; Marca Individual por Linha/Famlia: assume a mesma funo da Marca Individual mas utiliza designaes que agrupam um conjunto de produtos da mesma linha ou famlia, como por exemplo, a Unilever que vende produtos alimentcios, de higiene e de limpeza. Entre eles est a Ol, Becel, Calv, Tulicreme, Axe, Rexona, Cif e Skip. (Curiosidade: pertence ao grupo Jernimo Martins) Marca Individual de Produto: uso de designao empresarial para assegurar de forma positiva a venda dos produtos. Exemplo: a Nestl com o Nesquick, Nestum, Chocapik, entre outros.

O dilema de desenvolvimento de um produto novo Existem empresas que nem sempre se preocupam em actualizar a sua linha de produtos e no esto atentas evoluo do mercado, o que provoca uma perda de posio destas em relao ao que tinham atingido no passado. Como tal, as primeiras precisam de adaptar estratgias para desenvolverem um produto novo, nunca devendo ultrapass-las para alm do que est estipulado, sob pena de perda de tempo e de falhas inesperadas. Gerao de Ideias: A organizao deve-se focar em procurar e registar novas ideias e conceitos, recorrendo a um conjunto de prticas de criatividade e inovao, que estimularo a explorao desses mesmos conceitos, com um maior cuidado para a quantidade destes e no da qualidade. A expresso-chave desta fase ter ideias, ou seja, sem criatividade, no h avano. As ideias provm da interaco entre as pessoas de uma empresa, devendo-se formar grupos internos que estejam encarregues de as ter, conforme decorrer a investigao de informaes de mercado, dos clientes, fornecedores e da rede comercial. Seleco de Ideias: Anlise crtica autenticidade das ideias propostas, com a finalidade de eleger os conceitos mais preponderantes ou mais viveis de continuar. Muitas empresas seguem-se por normas demasiado prudentes, sendo que as menos ousadas utilizam critrios

mais arrojados, o que faz com que a renovao de um produto seja uma experincia mais incremental do que inovadora. Desenvolvimento e teste do conceito: Consiste na realizao de testes iniciais junto dos diversos consumidores para melhorar os critrios seleccionados e compreender a aceitao e primeiras impresses do pblico em relao a uma provvel oferta com um possvel preo futuro, assim como tambm procede a uma anlise da capacidade, dimensionando quantitativamente o mercado e efectuando clculos e simulaes de hipteses de desenvolvimento e introduo neste. Vai-se testar assim a relao, o crdito, o grau de necessidade e de lacuna, o custo percebido e a inteno, oportunidade e frequncia de compra presentes nos conceitos obtidos. Gesto do processo de desenvolvimento: Desenvolvimento fsico de modelos do produto, sujeitos a testes e estudos de mercado que contm questes como o sabor, a embalagem, o desempenho e a aceitao. Essa verificao efectuada a nvel nacional, podendo provocar modificaes na constituio, designao ou atributos do produto. Teste de mercado: Prova ao vivo ou simulao de um lanamento nacional, numa determinada regio local que representa a veracidade nacional, recorrendo a meios de comunicao e redes de distribuio tambm locais. O objectivo averiguar informaes sobre o comportamento da oferta proposta, fora de um contexto onde esta havia sido trabalhada. (Nota: Este mtodo no muito eficiente em Portugal, devido baixa dimenso nacional, aplicandose mais a pases como o Brasil e EUA). Comercializao: Fixao de pressupostos da futura comercializao da oferta:

Quando entrar primeiro, ao mesmo tempo ou depois da concorrncia; Onde lanar o produto a nvel nacional mas apenas nas grandes cidades da zona litoral; Para quem para os clientes/mercado-alvo de classe alta e mdia alta; Como estabelecer uma poltica de preos e pontos de venda-. 2. O conceito de ciclo de vida de um produto Criado em 1965 por Theodore Levitt, o ciclo de vida de um produto resume-se a quatro aspectos bastante importantes:

Os produtos tm uma vida limitada as propostas de valor no so eternas, ou seja, estas sero tidas em conta apenas enquanto saciarem as necessidades e desejos de consumo. Como as particularidades humanas progridem, essas propostas inicialmente feitas iro modificar-se; As vendas desses produtos passam por fases distintas, colocando, cada uma delas, desafios diferentes a venda dos produtos tm diversos perodos de crescimento, alguns mais rpidos do que outros e que esto dependentes de determinados factores que podem no ter repetio, enquanto o produto subsistir; Os resultados financeiros do produto crescem e diminuem em diferentes fases do seu ciclo de vida porque o produto ser muitas vezes afectado por caractersticas do ambiente de tarefa da empresa; Os produtos exigem estratgias de marketing, financeiras, de produo, de aprovisionamentos e de pessoal, diferenciadas ao longo das diversas fases do seu ciclo de vida- pois tm uma conduta e desempenho diferentes nesses perodos.

O ciclo de vida do produto e as suas fases Introduo: Fase em que o perodo lanado para o mercado. D-se um baixo crescimento das vendas, no existe lucro e em partes dos casos, concorrncia; Crescimento: Perodo de aceitao rpida do produto no mercado, progressiva melhoria de lucros, impulso de vendas robusto e aparecimento dos primeiros concorrentes; (Desenvolvimento): Inclui todos os estudos e investimentos de I&D com tendncia para o princpio da nova oferta; Maturidade: Caracteriza-se pela desacelerao do desenvolvimento das vendas, pela estabilizao de lucros e pela maturidade crescente (caso haja pequenos ou diminudos crescimentos) ou decrescente (caso ocorra reduzidas retraimentos); (Saturao): Estabelecimento do declnio; Declnio: Etapa em que se verifica um decrscimo de vendas e lucros, sendo necessrio um marketeer ter bastante ateno s guerras de preo ou indicadores de saturao do mercado. O nico remdio para uma organizao conseguir preservar a sua oferta investir na reconstruo, porque se cair em declnio, no ter salvao possvel. Exemplo: a BMW pratica estas polticas h muito tempo nas suas linhas, tendo sucessivos face lift nas suas linhas, como a srie 3 que tem quase 30 anos. So modelos completamente distintos dos seus antecessores, mas esse facto comprova que a empresa nunca deixou que houvesse decadncia nessa seco. Digitalizar (1) Digitalizar (2)

A partir da anlise da figura, verifica-se que a aplicao de uma poltica de prolongamento (no decorrer da fase de maturidade) pode ser um tributo positivo para gerar novos impulsos de venda e recriar o ciclo de vida do produto completo. O maior interesse de um marketeer estender o mais possvel a fase de maturidade, pois onde os lucros so melhores, como comprova a seguinte figura. Digitalizar (3) Caractersticas e polticas a seguir em cada fase principal do ciclo de vida do produto Introduo As vendas tm um crescimento lento: a capacidade produtiva raramente atinge o seu mximo pois ocorrem atrasos na sua expanso e ainda problemas tcnicos, ou seja, o produto nem sempre se encontra disponvel devido a uma quebra ou deficincia de fabrico combinada com a estagnao e desconhecimento inicial dos consumidores que no esto totalmente acostumados oferta; Os lucros so negativos ou bastante reduzidos: fase que demonstra um alto investimento publicitrio e de distribuio garantida nos pontos de venda, propagando informao dos potenciais consumidores e a inferncia ao ensaio do produto; Poucos concorrentes, ou actuando apenas em verses bsicas: reflecte uma regra importantssima do marketing ser o primeiro a chegar ao mercado que far com que a organizao tenha margem de manobra necessria para trabalhar a sua posio no mercado; Os preos tendem a ser elevados: etapa da vida de um produto em que os preos aumentam, consequncia do aumento dos custos de desenvolvimento por amortizar e dos problemas tecnolgicos na produo que no

possibilitam a reduo dos investimentos produtivos. relevante encontrar elevadas margens de suporte dos investimentos de comunicao e de fortalecimento e ampliao da distribuio. Crescimento Assiste-se a um rpido crescimento das vendas: proveniente dos investimentos efectuados no perodo da introduo e pequena melhoria da perspectiva produtiva; A concorrncia entra no mercado com novas caractersticas: podendo mesmo ajudar no crescimento do produto, quanto maior for a primeira. Se a organizao estiver frente de todos os seus opositores, fortemente provvel que nunca perca essa liderana se no cometer erros que a venham a comprometer; Assiste-se ao alargamento da distribuio: graas s dificuldades iniciais terem sido ultrapassadas, as encomendas comeam a aumentar pois a proposta apresentada favorece os esforos da demonstrao aos retalhistas. Torna-se mais fcil explorar novos pontos de venda noutras regies. Os preos mantm-se ou decrescem ligeiramente: quanto mais elevada for a quantidade produzida, mais reduzidos vo ser os custos por unidade, o que levar ao decrscimo do preo do produto e ainda a uma maior procura por parte dos consumidores. Os nveis promocionais mantm-se altos: fortalecendo a posio da oferta; Os lucros tendem a aumentar e a taxa de crescimento pode comear a diminuir: inicialmente fcil um produto crescer quando provm de uma base pequena, mas tende a ficar, ao longo do tempo, numa performance mais simples devido a j ter atingido o seu potencial e ao aumento de ofertas de mercado. Por outro lado, os lucros aumentam

devido ao maior nmero de compras por parte dos consumidores; Polticas de mercado: provocam melhorias de qualidade do produto, com novos atributos e aperfeioamento do estilo ou ao progresso de novos modelos e produtos especiais. importante ainda a entrada em novos segmentos de mercado e canais de distribuio, assim como passar de um gnero de publicidade de renome para publicidade de firmeza e aquisio. Maturidade Na chamada maturidade crescente: comea a existir uma diminuio ligeira da taxa do crescimento; Na maturidade instvel: no ocorre um crescimento de vendas; Se a maturidade se revelar decadente: diminui o nvel absoluto de vendas; Polticas de Mercado: adopo de estratgias que transformam e alteram o marketing-mix, levando a uma ponderao sobre preo, distribuio, publicidade, promoes, venda pessoal e servios. Declnio Polticas de Mercado: uma organizao tem de ser capaz de reconhecer que o seu produto est a chegar a um fim, mas antes de tomar uma deciso derradeira de afastamento do mercado, esta tem de, primeiro que tudo, identificar as fraquezas dos produtos, focar-se no Sistema de Informaes e determinar as estratgias mais adequadas ao momento.

Principais crticas ao conceito de ciclo de vida Apesar de conseguir muitos partidrios, esta teoria tambm tem os seus crticos. As suas principais contestaes so: Os padres do ciclo de vida so muito variados: no so uniformes entre si e variam de sector para sector, de produto para produto e, normalmente, de empresa para empresa; Os estdios no apresentam duraes previsveis: ou seja, nunca se pode dar por garantido que uma fase durar x, y ou z meses, dias ou anos; Dificilmente possvel definir em que estdio do ciclo de vida o produto se encontra: uma empresa pode-se encontrar numa etapa de maturidade, enquanto outra pode estar na fase do crescimento; O padro do ciclo de vida mais utilizado como um artifcio estratgico do que como um rumo que, inevitavelmente, as vendas tm que seguir: dando o caso do ramo automobilstico com a sua durabilidade de ofertas. (Exemplo: Audi e BMW, com o modelo A4 e Srie 3, respectivamente, que aparentam ainda ter muito para dar no mercado) 2. O papel do preo no marketing-mix O preo de um produto, bem ou servio a forma como determinado fabricante ou prestador de servios procura readquirir parte do valor entregue ao consumidor, sob a forma de rendimento. Na rea do marketing tambm essencial a noo de custo de posse, associada ao preo. Vejamos um exemplo: Quando um cliente compra um electrodomstico, o custo de posse constitudo pelo preo pago no acto da aquisio e ainda pelo valor relacionado

com o tempo despendido na aprendizagem do trabalho com o aparelho, a instalao, as reparaes e a assistncia.

Preo e produto O preo que o mercado est disposto a pagar por um produto vai afectar o grau de despesa da sua produo. Com base nisto, a empresa necessita de questionar o consumidor para provar a validade deste, as barreiras existentes em volta do preo e efectuar um cuidado estudo de conceitos: - Preo cap: preo mximo que o consumidor est disposto a pagar por um determinado conceito; - Preo floor: preo mnimo abaixo do qual o consumidor no compra assim como no acredita que d credibilidade ao conceito proposto. O preo vai ser funo do estdio do ciclo de vida em que o produto de encontra: no princpio, a empresa ir atravessar uma fase de ineficincia inicial do seu produto quando o lana para o mercado assim como ter de avaliar os ajustes indispensveis de adoptar na sua linha de fabrico quando comea a produzir esse mesmo produto. Mas ao longo do tempo, ao desenvolver a sua produo e o mercado, as quantidades produzidas da sua oferta iro aumentar, a par da reduo do preo unitrio da ltima, que atrair um leque novo e diverso de clientes que querero adquirir o bem; O preo dever estar ligado posio que o produto ocupa na linha de produtos da empresa: um produto de gama mais alta ir apresentar um valor mais acrescido em relao aos bens constituintes da linha de gama mais baixa, que praticaro preos mais acessveis, com a finalidade de incentivar a procura (acesso marca);

O preo tem uma influncia to grande sobre a percepo que o mercado tem do produto quanto as reais caractersticas deste: muitas vezes o factor preo que permite ao cliente diferenciar as diversas ofertas propostas e presentes no mercado, que de outra maneira seriam dificilmente identificveis.

2. Preo e comunicao Determinados produtos so apresentados ao consumidor e ao mercado, baseando-se no seu preo elevado. (Exemplo: A marca Jean Patou com o seu perfume Joy, qual aclamavam tratar-se do perfume mais caro do mundo, na poca). Mas mais usualmente, as organizaes comunicam e divulgam o seu produto a partir do baixo preo, o que no significa que este no tivesse qualidade, pois hoje em dia um requisito quase fundamental para se estar presente no mercado. 3. Preo e distribuio A distribuio de um produto est directamente relacionado com o seu preo, pois os custos que advm do primeiro iro influenciar sempre o segundo. Por exemplo, uma organizao ao escolher distribuir o seu bem por uma grande superfcie, ir ter um maior nvel de custos de referenciao em relao s mdias superfcies, mas ficarlhe- muito mais em conta em relao aos encargos logsticos. Torna-se ainda importante a opo de determinado canal de distribuio, pois este vai-se reflectir na percepo que o cliente possui sobre o preo. Outro exemplo uma empresa

preferir a comercializao dos seus produtos numa cadeia gourmet, pois iro arriscar numa diminuio do volume de vendas mas tambm num aumento das margens de comercializao. Exemplo Real: H alguns anos, a Timex perdeu mercado para a relojoaria japonesa, o que a levou a adoptar uma estratgia diferente, pela qual ficou conhecida, o low-cost em relgios. Ou seja, esta empresa disponibilizou os seus produtos nas grandes superfcies a preos abaixo dos que praticava, em vez de recorrer como habitualmente, a relojoarias e ourivesarias, aproveitando assim os reduzidos custo de produo da sua oferta.

4. Preo e rentabilidade O preo de um determinado bem tambm est relacionado com o equilbrio quantidades vendidas/nvel de custos de produtividade (normalmente difcil de alcanar). Se o preo for muito alto, as quantidades vendidas sero menores e o volume de produo efectuado pode no cobrir os custos fixos e os investimentos feitos. Por outro lado, se o preo for muito baixo, as quantidades vendidas sero maiores mas podem no cobrir os custos variveis.~ 5. A poltica de preo Para a determinao de um preo a apresentar, subsistem algumas variveis, s quais se tem de ter ateno: Digitalizar (4) Custos: Variveis e fixos, ambos so necessrios para a determinao de um preo. Certas empresas, devido acumulao de custos variveis como matria-prima e

energia, so obrigadas a adiar certas produes, pois em vez de praticarem valores unitrios mais baixos para um aumento da quantidade, estes acabam sempre por disparar; Procura: necessrio que tenha um grau, intensidade e frequncia bem definidas para viabilizar o produto, funo de um gestor de marketing, que tem de procurar mante-la uniforme e estvel. Caso esta varivel seja muito irregular, trar dificuldades ao nvel da previso e produo em tempo til de ser satisfeita. Regulamentaes Legais: Podem criar problemas livre prtica de determinado tipo de preos, caso no sejam respeitadas;

Concorrncia: Repartem o mercado com a nossa empresa e procuram sempre bandas e nveis de preos mais benficos para espicaar a procura a favor deles. importante uma anlise de mercado para avaliar os feedbacks e circulaes dos nossos concorrentes principais, para antecipar tendncias ou mexidas de preo que venham a ter influncia no fluxo normal do mercado; Expectativas do Canal de distribuio/venda: Condicionam os preos de um determinado bem, pois uma cadeia que pratique preos muito baixos vai dar cabo de parte da nossa margem; tica: Existem certos estratagemas que so ilegais e eticamente recusveis mas que se aplicam no nosso pas para uma possvel melhoria das margens (dumbing por exemplo). (Curiosidade: somos tambm um dos pases que mais deve aos fornecedores, por nos financiarmos com quem nos presta servio).

6. Polticas de preo a adoptar Estabelecimento inicial de um preo; Forte ameaa da concorrncia; Retorno sobre os investimentos mais rpido quanto possvel; Quando a lucratividade e o alcance da quota de mercado se puderem realizar com alguma flexibilidade; Adaptao concorrncia; Subordinao do preo diferenciao do produto.

Estratgias de preo

Preo por segmento: fixado a grupos distintos de consumidores (Exemplo: bilhetes de cinema mais baratos para estudantes ou portadores de Carto Jovem); Desconto por utilizao: reduo progressiva do preo paralelamente com a assiduidade com que o cliente adquire o produto;

Preos sazonais: estabelecidos em pocas ou horrios de baixa transaco; Desconto por volume: descontos graduais em compensao a volumes crescentes, o que faz com que o consumidor se comprometa com a empresa e receba encomendas mais frequentes; Preo combinado: preo de uma oferta composta inferior soma dos itens (Exemplo: McDonalds) Reduo de preos de tabela: consequncia do poder de negociao do cliente, do seu comportamento e do conhecimento dos produtos e preos praticados pela concorrncia;

Prazo de pagamento: alargamento do prazo de pagamento, causado pela dificuldade por parte do consumidor em comprar o bem.

You might also like