You are on page 1of 3

PROPOSTA DE REDAO Com base nos textos abaixo, redija uma dissertao-argumentativa sobre o tema: BULLYING E CYBERBULLYING: PROBLEMA

FAMILIAR OU DA JUSTIA BRASILEIRA?


PROJETO DE LEI N 6.481/09 DE DE 2009 O CONGRESSO NACIONAL DECRETA: Art. 1 Essa Lei dispe sobre a incluso de medidas de conscientizao, preveno, diagnose e combate ao "bullying" escolar no projeto pedaggico elaborado pelas escolas pblicas e privadas de educao bsica no pas. Art. 2 As escolas pblicas e privadas da educao bsica no pas devero incluir em seu projeto pedaggico medidas de conscientizao, preveno, diagnose e combate ao bullying" escolar. Art. 3 Entende-se por "bullying" a prtica de atos de violncia fsica ou psicolgica, de modo intencional e repetitivo, exercida por indivduo ou grupos de indivduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de constranger, intimidar, agredir, causar dor, angstia ou humilhao vtima, tais como: I promover a excluso de aluno do grupo social; II injuriar, difamar ou caluniar; III subtrair coisa alheia para humilhar; IV perseguir; V discriminar; VI amedrontar; VII destroar pertences; VIII instigar ou praticar atos violentos, inclusive utilizando-se de meios tecnolgicos e ambientes virtuais. Art. 4 Constituem objetivos a serem atingidos: I Conscientizar a comunidade escolar sobre o conceito de bullying, sua abrangncia e a necessidade de medidas de preveno, diagnose e combate; II- prevenir, diagnosticar e combater a prtica do "bullying" nas escolas; III - capacitar docentes, equipe pedaggica e servidores da escola para a implementao das aes de discusso, preveno, orientao e soluo do problema; IV - orientar os envolvidos em situao de "bullying", visando recuperao da auto-estima, do desenvolvimento psicossocial e da convivncia harmnica no ambiente escolar e social; V - envolver a famlia no processo de construo da cultura de paz nas unidades escolares e perante a sociedade. Art. 5 Regulamentao do Ministrio da Educao estabelecer as aes a serem desenvolvidas, como palestras, debates, distribuio de cartilhas de orientao aos pais, alunos, professores, servidores, entre outras iniciativas. Art. 6 O Ministrio da Educao poder elaborar polticas de conscientizao, preveno, diagnose e combate ao "bullying" para as unidades escolares, bem como o seu constante acompanhamento, respeitando as medidas protetivas estabelecidas no Estatuto da Criana e do Adolescente.

Art. 7 Esta lei entra em vigor na data da sua publicao. Sala das Sesses, em de de 2009. JUSTIFICATIVA A sociedade brasileira vem sendo surpreendida com notcias cada vez mais freqentes sobre a prtica de bullying nas unidades escolares de vrias partes do pas. Notcias de jornais, relatos de alunos e at imagens na internet nos mostram uma realidade violenta ocorrida nas escolas pblicas e privadas. Bullying uma palavra em ingls que no tem traduo literal para o portugus, mas que significa comportamento agressivo entre estudantes, violncia fsica e psicolgica. Acima, definimos bullying como a prtica de atos de violncia fsica ou psicolgica, de modo intencional e repetitivo, exercida por indivduo ou grupos de indivduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de constranger, intimidar, agredir, causar dor, angstia ou humilhao vtima. A prtica, aparentemente oculta e silenciosa, freqente e corriqueira nas instituies de ensino, e muitas vezes reputada como natural, como de menor gravidade, apesar dos danos fsicos e psicolgicos que, a cada dia, sofrem vrios estudantes vtimas desde tipo de violncia. A ausncia de imperativo legal para orientao e combate a tal violncia termina por facilitar a proliferao do bullying, tratado de forma irnica e como brincadeira pelos prprios estudantes. Por tal motivo, vrios educadores renomados em Pernambuco e no pas, entre eles o Professor Incio Feitosa, vm defendendo uma regulamentao legal da matria, com a incluso de medidas de conscientizao, preveno, diagnose e combate ao "bullying" escolar no projeto pedaggico elaborado pelas escolas pblicas e privadas de educao bsica no pas, visando diminuir atravs de atividades preventivas a prtica violenta que aqui visamos combater. Pela altssima indagao da matria e entendendo a relevncia do assunto, solicito o apoio do meus Pares para apreciao e aprovao do Projeto de Lei agora apresentado. Sala das Sesses, em de de 2009 Mauricio Rands (Deputado Federal PT/PE)"

You might also like