You are on page 1of 5

1- Adicionar Subassembly

O objetivo deste tutorial mostrar como fazer a retirada da camada vegetal no AutoCAD Civil 3D. O desenho que ser utilizado j possui o corredor e suas vistas criadas, ento ser complementado para a retida da camada vegetal. A primeira coisa que devemos fazer criar um assembly com o subassembly Stripping Topsoil, e assim criamos as informaes para a retirada da camada vegetal.
1. Abra o arquivo Desenho 16.dwg. D Zoom no Assembly Av. Brasil 2. Na aba Home, no painel Palettes, selecione Tool Palettes. V para a aba Daylight e procure pelo subassembly StrippingTopsoil. 3. A janela de propriedades se abrir. Iremos definir os dados para essa camada vegetal que teremos. Configure Stripping Depth (espessura da camada vegetal) para 0.2m. 4. Configure Stripping Width (Largura da camada vegetal) para 1m.

Este procedimento importante quando a camada vegetal no est ao longo de todo o assembly. Em nosso caso, iremos definir o alvo da camada, ento, colocaremos a no assembly inteiro.
5. Configure Foreslope como -0.01:1 e Backslope como 0.01:1. 6. Para colocar o subassembly no fim do assembly j criado, preciso colocar o do lado esquedo no lado direito, e vice-versa, pois a camada vegetal ser criada a partir daquele ponto escolhido at onde for definido em direo ao eixo. Figura 1

Figura 1

2- Definir Alvo no corredor


Depois de completa a edio do assembly, iremos deifinir at onde ir a camada vegetal, neste caso, at o eixo do corredor.
7. Na Toolspace, expanda Corridors, clique com o boto direito em Av. Brasil e selecione Properties. 8. Na aba Parameters, iremos definir o alvo. Clique em no item Target da tabela para escolher o alvo. 9. Na janela que se abrir, devemos definir a superfcie base, e at onde ir a camada vegetal. Em Surfaces, defina as duas Existing Surface como Terreno Existente. 10. Em Width or Offset Targets iremos definir os itens Stripping Width (para o lado esquerdo e direito do corredor) na janela que se abrir, selecione Av. Brasil e clique em Add. Se houver algum outro item na lista j adicionado, remova-o. Clique em Ok at voltar a janela de propriedades do corredor.

3- Criar superfcie de Stripping Topsoil e definir Boundary


11. Devemos criar uma superfcie para a camada vegetal que acabamos de definir. Na mesma janela de propiedades do corredor, na aba Surfaces, clique no boto para criar uma superfcie do corredor. Verifique que os dados da superfcie aparecero na tabela. Mude o nome para Av. Brasil CAMADA VEGETAL. 12. Na mesma aba, em Add Data, verifique se em Data Type est escolhido Links, e em Specify Code selecione Stripping e clique em Add. Se o mesmo no aparecer na lista, execute o comando Rebuilt no corredor, que o item aparecer. 13. Na aba Boundaries clique com o boto direito em Av. Brasil CAMADA VEGETAL e selecione Add Automatically Daylight. Clique em OK para fechar a janela.

Como a Sample Line foi criada antes da superfcie da camada vegetal, necessrio adicionar esta superfcie na sample line, para que ela possa ser mostrada na vista em perfil.
14. Para isso, na Toolspace, expanda Alignments > Centerline Alignments > Sample Line Groups e clique com o boto direito em Linhas de Amostragem Av. Brasil e selecione Properties. 15. Na aba Sections, temos todas as superfcies que esto ligadas sample line. Clique em Sample more sources para adicionar a superfcie que acabamos de criar. Selecione a superfcie na tabela Avaiable Sources e clique em Add para adicion-la em Sampled sources. Clique em OK para fechar as janelas.

J possvel verificar nas sees transversais que a linha da camada vegetal foi criada.

4- Editar a lista de materiais


Para que seja possvel calcular o corte da camada vegetal, necessrio ajustarmos a lista de materiais.
16. Na Toolspace, na aba Settings, expanda Quantity takeoff, Quantity Takeoff criteria, clique com o boto direito em CORTE&ATERRO e selecione Edit. 17. Remova o EG da tabela do corte e do attero, pois no utilizaremos o terreno existente nestes clculos e sim o terreno sem a camada vegetal. Selecione EG e clique em

18. Ao lugar destes iremos adicionar a camada vegetal. Para isso, selecione CORTE, e em Define Material verifique se Data type est definido como surface e em Select Surface digite CAMADA VEGETAL e clique em Add. 19. Repita o item 18 para o ATERRO. 20. Iremos adicionar agora o corte da camada vegeral. Clique em Add New Material, e mude o nome para TOP SOIL. 21. Novamente, verifique em Define Material se Data type est definido como surface e em Select surface criaremos duas superfcies: CAMADA VEGETAL e EG. 22. Por fim, ajustaremos o item Condition da tabela para todos os materiais conforme Figura 2.

O aterro tudo que est abaixo do Datum e acima da Camada vegetal.

Figura 2

23. Repare no item Refil Factor, na tabela. Este representa o quanto de material que ser retirado que pode ser utilizado. No caso do TopSoil, a camada vegetal no reutilizada, portanto definiremos o Refil Factor da mesma como 0.00.

5- Compute Materials
24. Para que seja possvel criar uma lista de materiais, ou tabelas, devemos computar os materiais. Em Ribbon, na aba Analyze, no painel Volumes and Materials, clique em Compute Materials. 25. A janela que abrir, pede para que voc selecione o alinhamento e as Sample Lines que sero analizadas, neste caso, Av. Brasil e as Sample Lines, Linhas de amostragem Av. Brasil.

Uma nova janela se abrir. Nesta, iremos apagar a lista de material (1) que est na tabela e adicionar uma nova.

26. Para isso, selecione a lista de material existente e clique em para remover. No canto direito, em baixo, clique em Import another criteria, e selecione CORTE&ATERRO e clique OK. 27. A janela Compute Materials Linhas de amostragem Av. Brasil se abrir, e nela devemos definir as superfcies relacionadas a cada material que definimos anteriormente. Para isso, defina todos os materiais DATUM como Av. Brasil Av. Brasil DATUM; para todos os materiais CAMADA VEGETAL, defina Av. Brasil Av. Brasil CAMADA VEGETAL; e para EG, defina TERRENO EXISTENTE, conforme Figura 3.

Figura 3

28. Clique em OK para fechar todas as janelas.

6- Adicionar Materiais na Vista


Antes de adicionarmos os materiais na vista, devemos definir um estilo para cada material.
29. Para adicionar os materiais na vista de perfil, selecione uma das vistas, clique com o boto direito e clique em Section View Group Properties e na aba Sections, verifique o estilo definido para CORTE, ATERRO e TOPSOIL. Defina estilos para que voc possa visualiza-los na vista. 30. Se for necessrio mudar as cores para que as mesmas no fiquem iguais tanto no corte, aterro e camada vegetal, edite o estilo de cada um, e na aba Display, em View Direction selecione Section e mude as cores. 31. Verifique nas vistas os materiais computados, conforme a Figura 4 e Figura 5

Figura 4

Figura 5

You might also like