You are on page 1of 28

3- Educao alimentar e nutrio aplicada

Objetivo Contribuir para a melhora do estado nutricional das pessoas da comunidade. Objetivos especficos - Promover o conhecimento e valorizao dos alimentos prprios e/u disponveis em nvel local. - Priorizar, em nossa prtica nutricional, o consumo adequado dos alimentos naturais. - Dar ateno especial aos grupos mais vulnerveis: grvidas, lactantes, crianas e idoso/as. Justificativa A alimentao apropriada durante os trs primeiros anos a mais importante, define a estatura e o desenvolvimento mental das crianas. A alimentao durante a gravidez e lactao deve ser rica em protenas, vitaminas e clcio. Isto necessrio para que o feto e a criana se desenvolvam normalmente.

Tcnicas A) Chuva de idias para explorar condies. Recursos e prticas alimentares. B) Uso de fichas nutricionais (como as do exemplo abaixo)

C) Demonstraes prticas com alimentos existentes na comunidade, orientadas valorizao e utilizao adequada. O ideal: uma comida limpa, variada, colorida e, se possvel, natural e crua. No existem frmulas nicas. Estimular a busca de outros recursos alimentares que complementem uma dieta adequada.

60

61

4- Educao ambiental e preveno de doenas transmissveis


Objetivos - Analisar o meio ambiente de cada comunidade segundo a descrio da disponibilidade de moradias, gua e esgoto e propor possibilidades de mudana. - Identificar os riscos de doenas regionais endmicas e emergentes. - Descobrir as formas de prevenir doenas transmissveis segundo a problemtica local, baseada em higiene pessoal, da casa, ambiente, vacinas e segurana biolgica.

Terceiro momento: Os/as participantes devem ser organizados/as nos mesmos grupos para realizar um desenho criativo ou maquete depois de analisar quais seriam as possibilidades de melhorar estas condies na comunidade. Apresentam em plenria ambas as situaes e os/as participantes opinam a exposio de grupos. Finalmente, o/a facilitador/a enfatiza: a gua como recurso natural, indispensvel, suscetvel de ser cuidado, saneamento bsico como medida essencial para segurana do meio ambiente e isolamento de elementos biolgicos potencialmente infecciosos de um indivduo ao outro, que implicam em uma mudana social que depende da participao da comunidade.

Educao ambiental
Metodologia Primeiro momento: Chuva de idias para conceituar meio ambiente. Segundo momento: situao real Os/as participantes devem ser organizados/as em grupos segundo as comunidades presentes e so requisitados a fazer um mapa, maquete ou desenho criativo de sua comunidade em que expressem a disponibilidade de servios bsicos: gua, moradia, saneamento bsico.

62

63

Preveno de doenas transmissveis Metodologia


O/a facilitador/a toma, entre todos os cartes da dinmica de problemas de sade da comunidade, aqueles que representam as doenas transmissveis mais freqentes e os distribui segundo cores aos grupos que as apresentaram inicialmente como problemas de sade local. Os grupos tm 40 minutos para responder o seguinte: - Como se apresenta? - O que vocs crem que os produz? - Que podem fazer para evit-los? - Como a comunidade participa na soluo deste problema de sade? A apresentao de cada grupo ser de 5 minutos e 5 minutos para perguntas ou comentrios dos/as participantes. O/a facilitador/a condensa e compartilha a informao necessria em 15 minutos. Observao: importante que o/a facilitador/a enfatize o papel de cada um/a e todos/as na promoo de uma comunidade saudvel como exerccio de sua cidadania.

Higiene pessoal e do Meio Ambiente


Se for necessrio, o/a facilitador/a deve estimular, atravs de um trabalho de grupos, o aprofundamento nos seguintes temas: Higiene pessoal Higiene da casa Higiene da gua e alimentos Cuidados com o meio ambiente

Discutir os temas durante 30 minutos e apresentlos em forma de psicodrama, identificando situaes adequadas e inadequadas (10 minutos).

64

65

DOENAS RELACIONADAS COM A GUA

DOENAS RELACIONADAS COM AS FEZES


GRUPO DE DOENAS Feco-orais (nobacterianas) FORMAS DE TRANSMISSO Contato de pessoa para pessoa, quando no se tem higiene pessoal e domstica adequada. PRINCIPAIS DOENAS - poliomielite; - hepatite tipo A; - giardase; - disenteria amebiana; - diarria por vrus. - febre tifide; - febre paratifide; - diarrias e disenterias bacterianas, como o clera. FORMAS DE PREVENO - implantar sistema de abastecimento de gua; - melhorar as moradias e as instalaes sanitrias; - promover a educao sanitria. - implantar sistema de abastecimento de gua; - melhorar as moradias e as instalaes sanitrias; - promover a educao sanitria; - implantar sistema adequado de disposio de esgotos. - evitar contato direto da pele com o solo (usar calado)

GRUPO DE DOENAS Transmitidas pela via feco-oral (alimentos contaminados por fezes)

FORMAS DE TRANSMISSO O organismo patognico (agente causador da doena) ingerido

PRINCIPAIS DOENAS - diarrias e disenterias, como o clera e a giardase; - febre tifide e paratifide; - leptospirose; - amebase; - hapatite infecciosa; - ascaridase

Controladas pela limpeza com a gua (associada ao abastecimentos insuficiente de gua) Associadas gua (uma parte do ciclo da vida do agente infeccioso ocorre em animal aqutico)

A falta de gua e a higiene pessoal insuficiente criam condies favorveis para sua disseminao O agente patognico penetra na pele ou ingerido

- infeces na pele e nos olhos, como o tracoma e o tifo relacionado com piolhos e a escabiose - esquistossomose

FORMAS DE PREVENO - proteger e tratar as guas de abastecimentos e evitar o uso de fontes contaminadas; - fornecer gua em quantidade adequada e promover a higiene pessoal, domstica e dos alimentos. - fornecer gua em quantidade adequada e promover a higiene pessoal, domstica. - evitar o contato de pessoas com guas infectadas; - proteger mananciais; - adotar medidas adequadas para disposio de esgotos; - combater o hospedeiro intermedirio. - combater os insetos transmissores; - eliminar condies que possam favorecer criadouros; - evitar o contato com criadouros; - utilizar meios de proteo individual.

Feco-orais (bacterianas)

Contato de pessoa para pessoa, ingesto e contato com alimentos contaminados e contato com fontes de guas contaminadas pelas fezes Ingesto de alimentos contaminados e contato da pele com o solo Ingesto de carne mal cozida de animais infectados

Helmintos transmitidos pelo solo

- ascaridase; - tricurase; - ancilstomiase (amarelo) - tenase; - cisticercose.

Tnias (solitrias na carne de boi e de porco)

Helmintos associados gua

Contato da pele com a gua contaminada.

- esquistossomose

Transmitidas por vetores que se relacionam com a gua

As doenas so propagadas por insetos que nascem na gua ou picam perto dela

- malria; - febre amarela; - dengue; - filariose (elefantase)

Insetos vetores relacionados com as fezes

Procriao de insetos em locais contaminados pelas fezes

- filariose

- construir e manter limpas as instalaes sanitrias; - tratar esgotos antes das disposio no solo; - inspecionar a carne e ter cuidados da sua preparao (cozimento). - construir instalaes sanitrias adequadas; - tratar os esgotos antes do lanamento em cursos dgua; - controlar os caramujos; - evitar contato com gua contaminada. - combater os insetos transmissores; - eliminar condies que possam favorecer criadouros; - evitar contato com criadouros e utilizar meios de proteo individual.

66

67

DOENAS RELACIONADAS COM O LIXO E TRANSMITIDAS POR VETORES

5- Medicina Natural
Objetivos - Aproveitar ao mximo todos os nossos recursos humanos e naturais. - Trocar conhecimentos e experincias nas terapias naturais que esto ao alcance de todos/as. - Resgatar a sabedoria popular no uso das plantas medicinais em funo da utilizao dos recursos disponveis. - Aprender a conservar as plantas curativas em forma de: preparao de microdoses homeopticas, pomadas, tinturas, xaropes, frices e outras formas da Farmcia Galnica. - Organizar caixas de primeiros-socorros naturais e farmcias vivas.

VETORES Ratos

Moscas

FORMAS DE TRANSMISSO - Atravs da mordida, urina e fezes - Atravs da pulga que vive no corpo do rato - Por via mecnica (atravs das asas, patas e corpo) - Atravs das fezes e saliva - Atravs da picada da fmea

PRINCIPAIS DOENAS - Peste bubnica - Tifo murino - Leptospirose Febre tifide Salmonelose Clera Amebase Disenteria Giardase Malria Leishmaniose Febre amarela Dengue Filariose Febre Tifide Clera Giardase Cisticercose Toxoplasmose Triquinelose Tenase Toxoplasmose Histoplamose

Mosquitos

Plantas medicinais
Dinmica: O/a facilitador/a deve organizar grupos para explorar o conhecimento dos/as participantes no uso de plantas medicinais segundo formulrio. Cada grupo escolhe um/a coordenador/a e um/a redator/a. O formulrio contm: o nome da planta medicinal, para que utilizada, que parte da planta se utiliza, como se prepara, como se administra, contra-indicaes e recomendaes. Tempo para o trabalho de grupos: 50 minutos Apresenta-se o trabalho dos grupos em plenria e fazem-se comentrios, esclarecimentos e concluses ao final das apresentaes. Tempo de 30 minutos. O resultado obtido o receiturio da comunidade. 68 69

Baratas

Sunos

- Por via mecnica (atravs das asas, patas e corpo) e pelas fezes - Atravs das fezes

Aves

Diversas formas de preparao e uso das plantas curativas Dinmica: O/a facilitador/a deve organizar grupos e proporcionar material impresso que mostre as formas adequadas de preparao das plantas com diferentes tcnicas. Este material servir como guia para a preparao dos psicodramas, que os grupos apresentaro em plenria. Isto deve permitir a troca de conhecimento, entre os/as participantes, sobre as diferentes formas de preparo e uso das plantas medicinais. Tempo de 1 hora.

REFLEXOLOGIA uma tcnica de trabalho em pares: cada um/a aplica no/a outro/a seguindo as indicaes do/a facilitador/a. Material Mapa dos ps impresso, leo, papel toalha, mesa e msica de fundo. Tempo: 2 horas e meia. MASSAGENS TERAPUTICAS Teoria e prtica: Realizar e explicar as massagens na cabea, rosto, costas e mos. Material impressos, msica.

Preparao de alguns medicamentos naturais Atividade prtica O/a facilitador/a orienta o grupo na elaborao de alguns preparados, a partir das plantas medicinais: Pomadas, cremes Xaropes Tinturas, frices, microdoses homeopticas Sabonetes Tempo estimado 2 horas Para esta prtica, se utilizaro as plantas existentes na comunidade. 70

Tempo: 1 hora Observao: Estas massagens podem ser introduzidas em diferentes momentos do desenvolvimento da oficina.

71

Reflexoterapia Reflexologia Com a apresentao deste tema propomos uma olhada diferente para nossos ps. Alguns dizem que no pensamos neles, porque esto longe demais de nossa cabea, mas sempre estamos nos queixando que doem e poucas vezes damos a ateno que eles merecem. Para nossos ps que praticamos a reflexoterapia ou reflexologia, que pode ser considerada uma das mais antigas formas de se auto curar. Convm que recordemos por exemplo que o homem e a mulher primitivos caminhavam descalos sobre terrenos acidentados, estimulando assim os reflexos de seu corpo que esto situados nos ps. Isto favorecia o equilbrio do sistema circulatrio, ao receber a energia da terra, em um nexo que o fazia integrante do Sistema Ecolgico. A modificao de nosso ambiente, o uso de sapatos inadequados e os terrenos contaminados nos distanciam cada vez daquelas condies ideais para conservar nossa sade. Em compensao perda deste contato, surge a massagem na zona dos ps, considerado como um mtodo antigo, usado na China, na ndia e agora em muitos pases. Hoje em dia considerada como uma terapia da Medicina Alternativa. A massagem nos ps tem um valor relaxante e revitalizante, estimulando os diversos sistemas circulatrios, glandular e nervoso, e pode ser utilizada como meio de diagnstico e tratamento. A atividade muscular natural de cada rgo faz sua parte para que todo canal nervoso se mantenha livre de qualquer obstruo. 72

Se algum rgo se debilita, funcionar mais lentamente, se est mal, diminui sua atividade muscular normal at o ponto em que as terminaes destes nervos se obstruam e impea, a circulao sobre o caminho de retorno, que abastece novamente de sangue cada rgo em particular. A inteno da natureza que ns caminhemos, flexionemos os ps, inclusive correndo, o que nos ajuda a manter um abastecimento de sangue adequado, facilitando a circulao normal que passa at as terminaes nervosas dos ps. Ao praticar a massagem, a presso do dedo polegar, permite detectar se h formaes cristalinas que produzem dor na zona massageada. Praticando a massagem se dissolve estas formaes, h um aumento da circulao sangnea e uma reduo da tenso nervosa, resultando numa estimulao das foras de auto-cura, que aumenta o fluxo de energia para a pessoa que recebe a massagem. Por que a massagem nos ps? H muitas razes, entre elas porque so plos de energia e constituem uma conexo com a terra. Facilita-se a comunicao pois, ao tocar os ps de uma pessoa, esta se acalma, e h uma influncia positiva como resultado. Tambm um gesto de amizade e confiana, que praticou nosso Senhor Jesus Cristo em seus discpulos. Alm disso, tem um valor preventivo, muitas doenas avanam lentas e ocultas at que estejam bem desenvolvidas. A reflexoterapia no s nos ajuda a renovar clulas enfermas esgotadas, como tambm a melhorar a circulao vital e estimulante atravs de cada clula de nosso corpo, j que a experincia tem comprovado que esta terapia um instrumento que todos/as deveramos conhecer e utilizar. 73

TCNICAS A transcendncia desta terapia que uma pessoa pode detectar uma rea do corpo que est doente massageando o p. Com massagens repetidas pode-se apreciar a melhora nos lugares doloridos representados no p. A posio ideal para aplicar a massagem com a pessoa deitada e o/a massagista sentado/a em posio cmoda. Outros/as preferem sentados/as, o importante que as duas pessoas encontrem sintonia perfeita. Ao comear a massagem, utilizamos cremes ou leo mineral, tocamos os ps da pessoa e massageamos com as duas mos o p para estabelecer a comunicao com todo o corpo da pessoa que ir receber a massagem. O/a massagista deve estar tranqilo/a e com boa disposio.

AUTO-MASSAGEM importante uma posio cmoda, cada um/a encontrar a sua As unhas das mos devem estar curtas Fazer com calma, um momento em que estamos conosco mesmos/as, alegre e relaxante O uso de objetos para massagem como bolas de tnis ou rolos de madeira podem ser teis em alguns casos. Mas nenhum ser de tanto valor como as mos para tratar os pontos, ajudar a alivi-los e dar um verdadeiro bem-estar, j que a massagem transmite energia positiva e revitalizante. Para obter melhores resultados da massagem curativa, faz-se mais presso com o dedo polegar, mas no to forte que cause dor excessiva A freqncia da massagem deve ser adequada necessidade do/a paciente, uma vez ao dia ou mais de uma vez por semana. No pretendemos dizer que a massagem na zona dos ps a soluo de situaes graves, mas sim reconhecemos que favorece a mobilizao das foras curativas, naturais latentes em nosso corpo. A energia vital.

74

75

MAPAS DAS REAS REFLEXAS DOS PS


A quem faz bem a massagem nos ps P DIREITO Crianas Est recomendada desde recm nascidos, nos/as quais devemos fazer com movimentos suaves e por curto tempo. Em crianas maiores ensinar-lhes a auto-massagem, que lhes ajudar a entrar em contato com seu corpo, com respeito e carinho. Adolescentes A massagem ajudar a ter um desenvolvimento harmonioso, evitando massagear as zonas dos ps onde esto representados os rgos genitais, j que nesta etapa, o sistema glandular est mais ativo. Grvidas Massagem suave durante pouco tempo, evitando em mulheres que tm tendncia a abortos. No devem-se estimular a zona dos ps onde esto representados os rgos genitais. Idosos-idosas Uma massagem diria, estimula todo o organismo e, em especial, as glndulas endcrinas debilitadas pelo tempo. Recomendaes Devemos sempre fazer massagem nos dois ps Usar sapatos cmodos, praticar hbitos de higiene, cuidar de nossos ps e trat-los com gratido.

76

77

P ESQUERDO

VISTA DORSAL DOS PS

78

79

VISTA MEDIAL DO P

LEGENDA
1. Crebro 2. Sinus/Ouvido 3. Sinus/Ouvido/Olhos 4. Tmporas 5. Pineal/Hipotlamo 6. Pituitria 7. Pescoo lateral 8. Cervcais (C1 a C7) 9. Ombros/Braos 10. Pescoo/Tubo de Eustquio 11. Pescoo/ Tireide/ Paratireides 12. Brnquios 13. Trax/ Pulmes 14. Corao 15. Esfago 16. Dorsais (T1 a T2) 17. Diafragma 18. Plexo Solar 19. Fgado 20. Vescula Biliar 21. Estmago 22. Bao 23. Suprarenais 24. Pncreas 25. Rins 26. Cintura 27. Ureteres 28. Bexiga 29. Duodeno 30. Intestino Delgado 31. Apndice 32. Vlvula Ileocecal 33. Colon Ascendente 34. Flexo Heptica 35. Colon Transverso 36. Flexo Esplnica 37. Colon Descendente 38. Colon Sigmide 39. Lombares (L1 a L5) 40. Sacro 41. Coccix 42. Nervo Citico 43. Maxilar Superior/ Dentes/Bochecha 44. Maxilar Inferior/ Dentes/Bochecha 45. Pescoo/Garganta/ Tireide 46. Cordas Vocais 47. Ouvido Interno 48. Linftico/Peito 49. Peito/Seios 50. Costas Mdia 51. Vescula Seminal/ Tubos de Falpio 52. Sistema Linftico 53. Nariz 54. Timo 55. Pnis/Vagina 56. tero/Prstata 57. rea Crnica/ Reprodutivos/Reto 58. Pernas/Joelhos/ Quadril 59. Quadril/Citico 60. Ovrio/Testculos

VSTA LATERAL DO P

80

81

6- Compartilhando nossas experincias


Objetivo Proporcionar aos/s participantes a oportunidade de compartilhar suas experincias, seus trabalhos, etc... Ateno: para desenvolver esta atividade, necessrio orientar os/as participantes na hora do convite, a trazerem oficina materiais, fotos, artesanatos ou outros elementos relacionados com seu trabalho e experincia. Tcnica 1: Os/as participantes que querem expor, devem organizar-se de acordo com a semelhana de temas. Escolhem um lugar onde vo expor suas fotos, desenhos, informaes, artesanatos, etc... ser a casa deles/as, que recebe um identificao (cor ou nmero) Os/as participantes so organizados/as em grupos de acordo com o nmero de casa para visitar. Cada grupo visita uma casa durante um tempo determinado. Os/as donos/as da casa respondem perguntas, do explicaes, etc... Quando o/a facilitador/a fizer um som, todos mudam de casa. A ordem das visitas deve ser estabelecida previamente, pra que todos/as visitem as casas. Tempo: 2 horas- 1h20 para as visitas e 40 minutos para a reflexo em plenria. Tcnica 2 Os/as participantes que queiram compartir suas experincias se inscrevem com o/a facilitador/a e recebem um nmero. A ordem das apresentaes se estabelece por sorteio. Cada exposio se realiza em 5 minutos. A cada trs apresentaes, todos/as cantam uma msica ou fazem um exerccio breve para evitar o cansao. Ao terminar as exposies, fazem-se perguntas, observaes, etc... Tempo: 2 horas - 1h20 para apresentao e 40 minutos para discusso em plenria.

82

83

4 MOMENTO:
Observaes gerais: Segundo o princpio de equidade, sempre devem estar presentes a sade da mulher e da criana. A incluso de outros temas no mdulo depender da durao da oficina (quer seja de motivao ou de aprofundamento) e as necessidades dos/as participantes obtidas na dinmica inicial. Os/as facilitadores/as devem ter material didtico de apoio e fazer uso contnuo de sua criatividade para manter o interesse do grupo em apropriar-se de seus conhecimentos e habilidades. Ao finalizar cada parte, o/a facilitador/a motivar para a temtica seguinte, de forma que se evidencie a coeso e continuidade do processo. Ao finalizar o momento 3, os/as participantes recebero uma orientao para a coleta de plantas medicinais. Esta ser acompanhada de uma folha impressa contendo: -nome da planta -uso -nome da pessoa que a colhe isto servir para a devocional do dia.

O PLANO DE AO
Objetivos
- Que as pessoas ao finalizar o mdulo estejam em condies de organizar e planejar seu trabalho e aproveitar da melhor maneira seus recursos, tempo e esforo. - Construir uma atitude positiva para a elaborao do Plano de Ao - Proporcionar uma ferramenta que permita elaborar o Plano, de modo que possa ser visvel e que permita retomar e medir os resultados alcanados. - Desenvolver dinmicas participativas para impulsionar processos de planejamento, monitoramento e avaliao.

84

85

Vamos considerar nosso plano de ao como um plano de viagem: - De onde partimos? - Onde queremos chegar? - O que vamos fazer para sair de onde partimos e chegar ao nosso destino? - Por quais estaes devemos passar para chegar ao destino?

Dinmica 2 Definimos nossa misso Cada grupo participa na anlise dos principais motivos, caractersticas do trabalho e capacidades que tenham sido desenvolvidas. Tudo que os/as leva a trabalhar na Sade Integral de sua comunidade. Isto nos ajuda a expressar que somos uma organizao, que servios devemos e queremos prestar, a quem, etc... Esta ser nossa misso. Compartilham-se as idias em plenria com os outros grupos. Logo se nomeia uma comisso para escrever a Misso

Dinmica 1 Construmos nossa viso O/a facilitador/a deve organizar os participantes em grupos homogneos que provenham da mesma regio ou que trabalhem com projetos semelhantes. Motiv-los/as para que tratem de imaginar como gostariam de ver sua comunidade daqui a 10 ou 15 anos. Primeiro cada grupo deve pensar individualmente (podem fechar os olhos) e depois compartir no grupo pequeno. Todos os grupos compartilham suas idias em plenria e tratam de chegar a uma viso de futuro compartilhada. Logo se nomeia uma comisso para escrever um pargrafo sobre esta viso.

86

87

O que um problema?

Nossa misso
o propsito mais importante que temos, nossa razo de ser. Expressa para que serve nossa organizao, que coisas fazemos, que coisas fazemos melhor. Tambm ajuda a entender com quem trabalhamos, a quem servimos. Um problema no a falta de algo, mas uma situao que nos afeta negativamente. No consideramos que um problema um mal que no tem soluo. Nossos problemas podem ser um desafio que deve ser superado por nosso esforo. Um problema ou um fracasso uma nova oportunidade em nossa luta pela vida e o desenvolvimento. Conhecendo a nossa comunidade J sabemos at onde queremos ir e porqu. Agora devemos conhecer em detalhe os problemas, obstculos e possibilidades de nossa comunidade. Quer dizer, fazer um diagnstico. Vemos no s os problemas, mas tambm os recursos que temos, medimos nossa fora. Formamos uma opinio coletiva sobre as possveis alternativas para planejar o futuro. Por exemplo, a falta de um posto mdico no um problema real, o problema que ficamos doentes e no sabemos como curar-nos. Ter um posto mdico pode ser uma alternativa de soluo, mas no a nica.

Dinmica 3 Identificamos nossos problemas de sade bom desenhar o Plano ou Mapa de nossa comunidade Analisamos nossa vida: as pessoas, as relaes, as casas, as terras, a gua para tomar e regar plantas, trabalho, a produo, tudo relacionado sade de modo integral. Tambm podemos fazer outros tipos de desenhos, perguntar aos/s que conhecem mais que ns, aos/s mais velhos/as, aos/s lderes e revisar os documentos de nossa comunidade.

88

89

Anlise de problemas Dinmica 4 Assinalamos as prioridades Em Plenria, cada grupo explica como v os principais problemas, os que ocasionam outros males e doenas, os que afetam a maior quantidade de pessoas. Analisa-se quais so os problemas e desafios mais urgentes de nossa comunidade. Discute-se em Plenria para chegar a um acordo sobre as prioridades considerando alguns critrios bsicos: Quando decidimos que problema enfrentar, o analisamos melhor. Nosso problema principal como um tronco de rvore. Como do tronco nascem os ramos, nosso problema tem conseqncias, quer dizer, ocasiona outros problemas secundrios. O tronco no vive por si mesmo, tem razes que o alimentam: estas so as causas do problema. Para solucionar o problema, temos que tratar as razes.

Critrio s

Problem a 1

Pro blem a 2

Problem a 3

O que possvel fazer segu ndo Dinmica 5 os princpio s de A PS A rvore O s recursos hu m a nos de problemas Os recu rsos m ateria is disponv eis Primeiro desenhamos uma rvore em A m otivao da com un ida de Q u antida deEscrevemos nosso as de pesso problema principal afetadas pelo pro blem a

um cartaz. no tronco.

Logo escrevemos nos ramos, as conseqncias que este problema ocasiona. Finalmente, nas razes escrevemos quais so as causas deste problema. Isto nos ajuda a ver o que devemos fazer para solucionar o problema. 90 91

Guardamos tudo:
O grupo conserva sua viso. Como fazer? O Mapa da Comunidade.

O Plano de Ao (2)
Atividades, metodologia Recursos humanos, capacidades, possibilidades Recursos materiais

Quem vai fazer? Tambm o diagnstico da problemtica. A rvore de prioridades. Elabora sua Misso. Seguimos escrevendo. Esta uma das formas pelas quais podemos fazer nossa Histria. Com que vo fazer? Com o que vai ser custeado?

Recursos financeiros

O que O Plano de Ao (1)


Formular um Plano sobre algo que se quer realizar, responder as perguntas seguintes: O que se quer fazer? Por que se quer fazer? Para que se quer fazer? Quanto se quer fazer? Onde se quer fazer? Quando se quer fazer? Natureza do projeto
Fundamentao: diagnstico, viso futura, misso

Por qu?

- Depende de nossa viso futura, do que sonhamos - De nossos valores e crenas De nossas capacidades - De nossa misso ou propsito

- Depende de qual a situao real - De quais so os p r o b l e m a s identificados - Do diagnstico da realidade - Do contexto em que nos movemos 93

Objetivos Metas Localizao fsica Localizao no tempo 92

Para qu? Objetivos Como? Atividades


Todos s grupos sabem aonde vo em seus trabalhos com sade integral. Mas devemos ter claro e definido o para qu, ou seja, nosso objetivo. preciso indicar as situaes que queremos alcanar. O objetivo deve refletir mudanas e deve ser possvel de alcanar. No a mesma coisa dizer: vou melhorar a sade de todos/as e dizer: vamos instalar gua potvel antes do dia 30 de junho, para que 1000 pessoas possam saciar sua sede sem perigo para sua sade. Uma forma simples de visualizar o Plano de Ao pode ser usando o quadro seguinte:

O Onde Quem Como Com Para Com que qu quem quando resultados

As atividades devem estar relacionadas com cada objetivo, ou seja, tero uma ordem determinada. Devem estar baseadas em uma distribuio de funes, definindo quem o/a responsvel por cada atividade. Estabelece-se tambm um tempo em que se realizaro. Todos/as devem estar a par das atividades. melhor anotlas em um quadro ou usar cronogramas.

Quanto? As metas
So os resultados concretos que se devem obter para alcanar os objetivos. As metas devem ser alcanveis e mensurveis, no podem refletir somente boas intenes. Devem ser realizadas em um tempo determinado. Ao exemplo anterior, devemos adicionar: vamos instalar cinco sistemas de gua nas comunidades: A, B e C, para abastecer a 200 habitantes, atravs de 5 chaves de uso pblico, em um tempo de 3 meses a partir do dia 5 de maio deste ano. 94

Como? Metodologia
Temos que esclarecer nossa relao com a comunidade. Estabelecer as formas de trabalho que vamos empregar. Identificar os materiais educativos que vamos utilizar.

95

Quem? Recursos Humanos


Deve-se fazer uma seleo das pessoas que trabalharo no projeto, de acordo com suas experincias e compromisso. Deve-se delegar a cada pessoa funes ou tarefas claras, segundo um regulamento com o qual todos/as estejam de acordo. Deve-se prever um treinamento, orientao e capacitao de todos/as que participam no projeto. No descuidar das relaes humanas e desenvolvimento pessoal. O pessoal que trabalha em tempo integral deve ser pago.

O oramento
Para fazer o oramento, analisa-se cada um dos recursos necessrios e seu valor. Deve-se calcular tambm o custo do trabalho e dos recursos prprios. O oramento deve levar em conta imprevistos (maternidade, acidentes, doenas, frias, festas). Deve-se equilibrar os gastos de pessoal com as obras a realizar. O clculo deve ser feito de uma maneira participativa. Deve-se escolher um sistema de registro simples que todos/ as possam entender.

Organizando-nos para a execuo Com o que vamos trabalhar?


Agora que j sabemos tudo o que queremos fazer, temos que determinar quais recursos necessitamos. Recursos materiais: - Bens - Produtos - Materiais locais Recursos financeiros: - Dinheiro - Crditos - Doaes, etc... - Primeiramente o grupo ou comunidade decide claramente como trabalhar para sua sade integral. - Delegam-se responsabilidades concretas, segundo a capacidade de cada um/a. - Quem administrar os recursos. - Quem escrever as decises no livro de ata. - Onde, quando e com que freqncia se reuniro. - Como cuidaro do andamento do plano e quem e quando far as avaliaes. - Decide-se quem formar o grupo, sem discriminar ningum que se interesse em participar. - Define-se como fazer o registro de atividades e dados do projeto. - Estabelece-se uma agenda de reunies para dar as informaes sobre cada etapa do processo e planejar a seguinte. 97

Temos que analisar tambm: Que recursos j temos. Onde encontrar os recursos que faltam. Deve-se fazer um oramento e seu gerenciamento deve ser transparente. 96

Avaliao
Avaliar parar no caminho para analisar e refletir sobre o que temos feito. Isto nos servir para tomar decises sobre o futuro de nosso plano. Temos que esclarecer o que nos interessa descobrir. Pode ser: os resultados alcanados, o sucesso de alguns objetivos ou temas importantes, os fracassos tambm. Definimos com que instrumentos e em que forma vamos faz-la. Determinamos quem participar e se necessitamos de apoio de outras pessoas. No nos esqueamos de avaliar como se utilizaram os recursos, como foi nossa organizao e as relaes entre ns.

O seguimento e a avaliao nos permitem: Refletir sobre a prtica. Desenvolver a responsabilidade coletiva. Ver at onde se dirige nossa organizao. Orientar melhor nossas aes.

Exerccio de avaliao Como um exerccio, avalia-se a Oficina. Desenha-se em uma folha grande crculos concntricos de tiro ao alvo. Definemse setores, com linhas transversais. Cada setor tem um significado. A proximidade do branco define o quanto a oficina alcanou o objetivo. Podem-se avaliar: a temtica, o modo de ensinar, o local, a comida, a viagem, etc.. os grupos opinam atirando seus dardos ao alvo.

Seguimento e avaliao implicam: Registrar os dados. Compartilhar a informao. Analisar a situao. Tomar medidas, de curto ou mdio prazo.

99

100

SUGESTES PARA CELEBRAES LITRGICAS

Todas as sugestes que apresentamos aqui so orientaes para as celebraes matinais, cujo objetivo ser compartilhar a vida e as experincias dos/as participantes em um clima de orao. Para cada temtica, h o convite para reflexo a partir de nossa prpria realidade. Nosso desejo que sejam momentos de participao e vivncias que nos inspirem a seguir em nosso caminhar. Apresentamos alguns textos que podem ser usados, os quais esto em concordncia com os temas desenvolvidos nos mdulos. No entanto, importante enfatizar que os grupos podero criar suas prprias celebraes de acordo com a realidade e o momento que estejam vivendo. Nossa proposta que as celebraes sejam participativas, buscando integrar os/as participantes com canes, oraes, preparao, arrumao do lugar da liturgia, leituras bblicas, dramatizaes, etc... Durante os dias que estivermos juntos, o carinho, o calor do ambiente, o companheirismo, sero muito importantes. Aprendemos que o toque, a carcia, um instrumento de vital importncia. Sugerimos que, a medida em que vamos crescendo e nos conhecendo como comunidade, ao final de cada celebrao se motive uma dinmica em que as pessoas possam se abraar. No incio pode ser difcil, sabemos que temos que respeitar cada cultura, mas com pacincia e amor podemos desfrutar destes lindos momentos.

101

102

Recepo Sal e luz


Propomos esta celebrao para a recepo dos/as participantes no primeiro dia o seminrio. Como se trata de seminrios dados em diferentes locais e lugares geogrficos, solicitamos que, na medida do possvel: - o ambiente das celebraes possa ser agradvel, arejado, iluminado e as cadeiras, se possvel, estejam em crculo; - aproveitar todos os espaos que o lugar proporcione, estar ao ar livre, fazer caminhadas, etc...; - ter flores ou arranjos florais naturais do prprio lugar, instrumentos musicais regionais,artesanatos, telas, pinturas e artigos coloridos, velas, incenso, aroma, smbolos e bblia; - preparar um pequeno cancioneiro com a letra das canes mais conhecidas na regio; - colocar msica ambiente suave; - ter equipamento para reproduzir CD, K-7, televisor, vdeo, projetores para transparncias. Microfone quando necessrio. Cano de acolhida Neste primeiro momento podemos apresentar a proposta do seminrio, a importncia de estar juntos/as e convidar as pessoas a participarem da celebrao. Material necessrio: sal, lcool, fsforo, 2 vasilhas pequenas e uma grande, que seja resistente ao calor. Desenvolvimento: Colocar sal nas duas vasilhas pequenas, pass-las de mo em mo e pedir para cada participante provar uma pitada de sal. Em silncio cada um/a deve pensar qual a importncia do sal em nossa vida, logo podemos compartir com o grupo nossos pensamentos. Colocar o sal e o lcool na vasilha grande e atear fogo. Passar esta vasilha com fogo de mo em mo, pensando na importncia da luz (representada pelo fogo) em nossas vidas. Compartilhar estes pensamentos com o grupo. Leitura bblica: Mateus 5:13-16. Para refletir: qual a relao entre o que temos compartilhado nestes momentos com o incio de nosso encontro que j comeamos a vivenciar. Destacar que cada pessoa muito importante, tem tempero que d sabor vida e luz prpria que a ilumina. Todos/as somos importantes e temos algo pra contribuir. Momentos de orao 103 Msica de compromisso 104

Motivao

Crescimento pessoal

Caminhada (peregrinao)
Comear a celebrao num lugar para terminar em outro que pode ser a sala de reunies. Cano de acolhida Vamos refletir sobre nossa vida, nosso trabalho, nosso caminhar. O que temos encontrado, visto e vivido neste caminhar ao longo de nossas vidas? Material necessrio: smbolos que podem refletir ou representar diversas situaes do nosso viver dirio, tanto situaes positivas como negativas. Por exemplo, galhos secos, espinhos, plantas verdes, ptalas de flores, etc... Letra da Cano da caminhada. Desenvolvimento: preparar o caminho colocando os smbolos no cho. Faremos uma pequena caminhada at o local onde terminaremos a celebrao. Durante o percurso faremos duas ou trs paradas nos lugares onde foram colocados os smbolos. Refletir e compartir como esta realidade se manifesta em nossa comunidade. Nos motiva a fazer nosso trabalho? medida que passamos de uma parada para outra podemos sugerir que, algum, se sentir vontade, leve algum smbolo para colocar no centro da sala. Leitura bblica: Salmo 143:8. Deus continua sempre com seu povo e nos ensina como devemos andar. Compartilhar essas experincias. Momento de orao Cano 105

Eu sou valioso/a, eu sou importante


Cano de acolhida Vamos refletir sobre a criao, a natureza, os seres humanos mulheres e homens. Material necessrio: na medida do possvel um lugar ao ar livre ou um espao aberto onde possamos contemplar a criao. Colocar uma msica de fundo, suave. Desenvolvimento: para comear, convidar as pessoas a fecharem os olhos e imaginar que tudo est sem cor e vazio. Lentamente vamos abrindo os olhos e olhamos toda a natureza que nos rodeia, at o ponto mais longe que podemos alcanar, apreciando, percebendo as cores, as formas, as luzes, os brilhos, etc... respiramos profundamente e desfrutamos. Depois, como parte desta criao, estamos tambm ns, vemos e tocamos cada parte de nosso corpo, nossas caractersticas fsicas, nossa forma de ser, fomos criados imagem e semelhana de Deus. Dar um momento para desfrutar este momento. Leitura bblica: Gnesis 1:27- Como seria se Deus olhasse pra mim hoje? Como ele me veria? Momento de orao: perdo e gratido Cano

106

Trabalho em equipe

Estratgias de Ateno Primria de Sade (APS) (introduo)


A utopia da sade integral responsabilidade de cada um/a de ns. Cano de acolhida Incio de um novo mdulo. Chegamos aqui, vamos continuar com uma aprendizagem baseada em vivncias e experincias. Coisas novas, tempo de esperana, de realizar e concretizar sonhos. Material necessrio: fotos, recortes de jornais com noticias e informaes sobre aes comunitrias a favor da vida. Desenvolvimento: Convidamos as pessoas a compartilharem situaes concretas de aes que promovam a sade e a vida em suas comunidades. Escutar e refletir. Cremos que somos suficientes? Qual o nosso sonho, a nossa utopia? Leitura bblica: Isaas 65: 17-25- o sonho de Isaas se faz presente hoje, o vemos atravs de nosso trabalho, do que estamos realizando, mas necessrio fazer muito mais. Estamos iniciando um novo mdulo onde vamos aprofundar o que j sabemos e conhecemos e vamos aprender coisas novas, para que nosso sonho de vida abundante para todos/ as seja uma realidade. Momento de orao: nos reunimos todo/as em uma grande roda, nos abraamos e colocamos diante de Deus nossos desafios. Cano: de compromisso e esperana. 107 108

Amor e o compromisso nos unem


Cano de acolhida Vamos continuar refletindo sobre a criao, a natureza, os seres humanos mulheres e homens. Material necessrio: msica suave. Desenvolvimento: Convidamos os/as participantes a poremse de p, em crculo, e comeamos a fazer uma pequena caminhada, em silncio. No usaremos a comunicao verbal. No espao em que estamos vamos contemplar a natureza que nos rodeia, respirando profundamente e desfrutando este momento. Agora, e de uma maneira muito especial, vamos olhar as pessoas que esto conosco, sua maneira de ser, suas caractersticas fsicas, todo/as fomos criados imagem e semelhana de um Deus. Com nosso olhar, vamos procurar uma pessoa com a qual gostaramos de estar alguns momentos sem falar, s olhando-a. Quando a encontrarmos, pensemos: como seria o olhar de Deus para esta pessoa? O que Ele gostaria de transmitir a ela? Desfrutar este momento. Leitura bblica: 1 Joo 4: 20-21 Momento de orao: nos reunimos todo/as em uma grande roda, nos abraamos e com os olhos abertos oramos o Pai Nosso. Cano: de amizade, fraternidade, unidade.

Estratgias de APS - Gnero

Estratgias APS - Nutrio


Por que gastais o dinheiro naquilo que no po? E o produto do vosso trabalho naquilo que no pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que bom, e a vossa alma se deleite com a gordura Isaas 55:2
Cano de acolhida Refletir sobre o valor nutritivo dos alimentos, resgatando a cultura de cada pas e utilizando os recursos que estejam nossa disposio. Material necessrio: Alimentos- frutos da terra, pano de cores para o altar, uma cesta para colocar os alimentos. Desenvolvimento: Convidar algumas pessoas para dramatizar o texto bblico. Leitura bblica: Deuteronmio 28:1-11. refletir sobre o que sentimos quando lemos este texto. Qual a vontade de Deus para seu povo? Ela diferente hoje? Por qu? Podemos sentir a presena de Deus na histria, ontem e hoje resguardando e restaurando a vida? Momento de orao: Convidar as pessoas que sintam desejo em seu corao de testificar em pequenas frases, um momento no qual sentiu a presena de Deus cuidando de sua vida ou de sua comunidade. Depois de cada testemunho cantamos Aleluia, ou repetimos juntos: te damos graas Senhor. Cano: confiana da presena de Deus com a gente.

Maria, Maria, uma mulher que merece viver e amar como outra qualquer do planeta.
Cano de acolhida Material necessrio: artefatos coloridos, almofadas, cartes com palavras de situaes de violncia contra a mulher (abuso sexual, desemprego, analfabetismo, discriminao, excluso, etc..) um grupo de pessoas para fazer uma pequena dramatizao do texto de Lucas 13: 10-13. Preparar alguns minutos antes da celebrao uma mulher com uma corcunda. No pano que cobre a corcunda, estaro pregados os cartes com essas situaes dolorosas escritas. Desenvolvimento: Uma pessoa l o texto bblico pausadamente enquanto a mulher com a corcunda vai entrando. Outra pessoa representa Jesus, que pergunta mulher: O que voc tem, qual seu problema? Ela conta seu problema: Estou sentindo muita dor, um peso, muito cansao... Jesus ento tira o pano que cobre a corcunda, onde esto as palavras que representam toda a opresso dessa mulher. Jesus convida mulheres e homens que esto presentes ali para tirar os cartes que esto na corcunda e a l-los em voz alta. A medida em que as pessoas vo tirando os cartes, a mulher vai se levantando, quando ela se sente livre desse peso, grita: Estou curada! Estou me sentindo livre! Leitura bblica: Lucas 13:10-13- refletir se temos visto situaes similares em nossas comunidades. Convidar as pessoas a compartilhar suas experincias. Momento de orao: orao de penitncia (confisso de pecado) por nossas atitudes que, muitas vezes, reforam, promovem, legitimam, sustentam esta realidade. Pedir perdo a Deus, que nos ajude a mudar e a transformar nossas vidas. Cano: de libertao. 109

110

Estratgias APS- Sade da criana

Estratgias APS- Sade das mulheres

qualquer que no receber o reino de Deus como menino, no entrar nele


Lucas 18:17
Cano de acolhida, canes infantis Refletir sobre a situao em que vivem nossas crianas: nutrio, lazer, violncia, desenvolvimento psicolgico, direitos da criana. Material necessrio: brinquedos, canes infantis, doces, papis coloridos, bales, bolas. Arrumar o ambiente de forma muito alegre e divertida. Desenvolvimento: Convidar as pessoas a compartilhar coisas de sua infncia, o que lembrarem: brinquedos, brincadeiras, canes, rodas infantis. Refletir como est a situao de nossas crianas hoje, que estamos vendo, vivendo, sentindo, como podemos atuar para que a situao mude. Leitura bblica: Marcos 10: 13-15. Qual foi a atitude dos discpulos, o que sentiram as crianas, qual foi a atitude de Jesus, qual tem sido nossa atitude? Momento de orao: em pequenos grupos de at 4 pessoas oramos pedindo a Deus que perdoe nossa omisso e nos faa compreender cada dia qual a verdadeira misso para seu povo. Cada grupo dever preparar uma pequena frase de compromisso a favor das crianas. Canes infantis, brincar com os bales, em um momento de companheirismo. 111

E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem nimo, filha, a tua f te salvou. E imediatamente a mulher ficou s Mateus 9:22
Cano de acolhida Refletir sobre a situao em que vivem as mulheres em nossa sociedade, em nossas comunidades e no mundo. Material necessrio: cartolinas, lpis, marcadores, fotos de mulheres em diversas situaes de vida ou de morte. Desenvolvimento: Organizar os/as participantes em grupos, se possvel da mesma comunidade ou das localidades prximas. Escrever nas cartolinas 4 perguntas: 1) quais so os problemas relacionados com sade da mulher que vemos em nossas comunidades? 2) o que fazem essas mulheres quando ficam doentes, onde vo, quem procuram? 3) quais so os sinais de mudana que podemos identificar? 4) como ou em que nossa f tem ajudado no processo? Leitura bblica: Lucas 8: 43-48. Refletir sobre a situao da mulher a que se refere o texto: diferente de hoje? O que ser que ela fez em todos estes anos de espera? Momento de orao: Solicitar que os/as participantes do grupo preparem uma orao: 1) intercedendo pela vida de tantas mulheres que sofrem 2) agradecendo pelo trabalho que j estamos realizando 3) pelo dom da vida e pela oportunidade de estar aprendendo cada dia mais para praticar nossa f atravs de nossas atitudes em favor da vida, do amor e da paz. Cano de compromisso. 112

Estratgias APS - Plantas medicinais

Senhor, quo variadas so as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia est a terra das tuas riquezas Salmo 104:24
Cano de acolhida Resgatar a importncia, o valor e o conhecimento que cada pessoa tem das plantas, na histria de nossas vidas, desde nossa infncia at hoje. Material necessrio: Arrumar o ambiente com galhos, folhas, flores, razes, panos coloridos. Solicitar no dia anterior que cada participante, antes de vir celebrao, recolha, no lugar onde estamos, uma planta que conhea para o momento do ofertrio. Preparar um ch com alguma planta, de preferncia sem acar, para servir no final. Desenvolvimento: Intercalar os textos bblicos sugeridos abaixo, com a oferta de cada pessoa (devemos trazer ao altar nossa planta, dizer o nome e para que serve). Refletir juntos/as sobre a preocupao de Deus ao cri-las de forma que podemos us-las em nosso benefcio. Refletir tambm sobre nosso comportamento com relao natureza, os conhecimentos que resgatamos, que existem em nossas comunidades e a importncia de compartilh-los. Leitura bblica: Gnesis 1:11-13; xodo 15:22-27; Apocalipse 22:2; Eclesiastes 38. Que doenas, no s do corpo mas tambm da sociedade, da alma, de nossa vidas, essas plantas nos ajudam a curar? Momento de orao: Servir o ch e organizar-nos de dois em dois, para conversar e para orar agradecendo a Deus por toda a diversidade de sua criao. 113 Cano de gratido.

Plano de Ao Deus chama a gente prum momento novo, de caminhar junto com seu povo, hora de transformar o que no d mais, sozinho isolado ningum capaz.
Cano de acolhida Refletir sobre nosso caminhar at agora, tudo o que aprendemos, como levar esta boa nova para nossas comunidades. Vamos continuar trabalhando juntos/as para descobrir. Material necessrio: Flores, velas, panos, resgatar (ou trazer) smbolos usados os dias anteriores. Ordenar tudo no centro da sala. Convidar 3 pessoas para apresentar o tema, para facilitar a reflexo. Desenvolvimento: A primeira pessoa convidada compartir uma meditao a partir da realidade do povo de Deus, o que estava acontecendo na sada do Egito, as lutas, as preocupaes de Moiss e o que seria necessrio para mudar a situao. As outras duas pessoas, em um determinado momento, contextualizaro o dilogo de Moiss e seu sogro. Leitura bblica: xodo 18:13-27- O que este texto quer nos dizer? Qual a atitude de Jetro? E a de Moiss? A que concluso chegamos? Momento de orao: Organizamo-nos em pequenos grupos em crculo para orar, pedindo a Deus que continue conosco sempre. Cano: comunidade, temos que estar juntos/as.

114

BIBLIOGRAFIA - Andreola, Balduino A - Dinmica de Grupo - Editora Vozes - Petrpolis 2002. - Berkenbrock Volney J. - Dinmicas para Encontros de Grupo - Editora Vozes - Petropolis 2004. - Campana Eduardo, Munoz Mirtha, Proao Carmen Varn y Mujer los Cre - Educacin Sexual y Reprodutiva CLAI - 2003 - Quito, Ecuador. - Chehaybar Edith y Kuri - Tcnicas para el aprendizage grupal - Universidad Autnoma de Mexico - Mexico 1996. - Erede C.B.- Masaje Zonal en los pies, Barcelona, Espanha II Trad. Juan Carlos Gewtile, 1982. - Gonalves Ana Maria e Perpetuo Susan Chiode Dinmica de grupos na formao de lideranas - DP&A Editora - 1999 - RJ. - Londono Alejandro, S.J. - 112 Dinmicas - IndoAmerican Press Service - Casa de La Juventud - Santafe de Bogota - Colombia - 1997. - Mdicos Descalzos- Reflexoterapia - Cuernavaca, Mexico, 1995. - Milito Albigenor & Rose Milito - S.O.S. Dinmica de Grupo - Editora Qualytmark - Rio de Janeiro 2003.

EXPEDIENTE Realizao:
Conselho de Igrejas Evanglicas Metodistas da Amrica Latina e Caribe

Apoio: Coordenao:
Eluzinete Pereira Garcia luzgarcia@uol.com.br GBGM - Junta de Ministrios Globais da Igreja Metodista Unida EUA /UMCOR

Elaborao do material:
Equipe Itinerante de facilitadores e facilitadoras Argentina Humberto Martin Shikiya Martha Weiss Bolvia Jimmy Zalles Mirela Armand Ugon Nora Quiroga Boots Brasil Alexandre Ribeiro Botelho Eluzinete Pereira Garcia Lucia Leiga de Oliveira Marcia Rovena de Oliveira Cuba Ana Margarita Mayor Guyana Maria Diaz James Mike James Honduras Haydee Madrid de Bueso Uruguay Richard Milln

Traduo e reviso: Ana Clara Oliveira Santos Projeto Grafico e Editorao eletrnica: Ana Clara Oliveira Santos

115

You might also like