You are on page 1of 6

PLANO DIRETOR, GESTO DOS PEQUENOS MUNICPIOS E PRESERVAO DO PATRIMONIO HISTORICO

Antonio Carlos GAETA1

RESUMO: O artigo destaca as relaes entre planejamento urbano e preservao. Lembra da oportunidade histrica que se abre aos municpios com suas polticas de planejamento e plano diretor, os quais devem reservar espao abrangente para cuidar da memria local.

PALAVRAS-CHAVE: plano diretor gesto municipal pequenos municpios patrimnio histrico-arquitetnico patrimnio cultural

O desafio da autonomia municipal

A Constituio Federal de 1988 garantiu aos municpios a ampliao de autonomia, conquista duramente buscada. Os princpios dessa autonomia esto expressos em diferentes direes de atuao que desafiam a administrao pblica local. Tais princpios constitucionais de 88 foram sementes que, parcimoniosamente, foram se desenvolvendo com a aprovao de leis complementares, as quais tornaram mais precisas as responsabilidades municipais. Uma destas o chamado Estatuto da Cidade. A conquista ampliada da autonomia municipal, por outro lado, se desdobra em presses pela responsabilizao dos municpios. No entanto, o ente federativo local convive com o absurdo da concentrao de recursos na Unio. Na inteno de disciplinar, de regulamentar a ao municipal em reas novas (e antigas tambm), a Unio (bem como os Estados) cria normas e procedimentos minuciosos que, por vezes, congestiona e at assusta a agenda municipal. Um caso notvel so as normas despropositadas do Ministrio das Cidades no que diz respeito participao popular na elaborao dos planos diretores municipais, incluindo a presena do prefeito e a gravao das audincias. Neste caso, e em muitos outros, a Unio comporta-se como o tutor, o padrasto severo diante dos municpios, tolhendo sua liberdade, em nome de supostos bons princpios. As prticas reguladoras da Unio (e dos Estados), as ampliadas regulamentaes dos princpios de autonomia municipal, a crescente responsabilidade dos municpios por reas cada vez mais amplas: tudo conflui para colocar no centro a capacidade dos municpios em elaborar polticas pblicas e geri-las. Estas dependem igualmente da capacidade de ter e reter quadros qualificados. Os municpios precisam de condies para fazer sua reforma gerencial e custe-la. Para isso Braslia precisa deixar de ser a ilha da fantasia, da concentrao de recursos, do desperdcio e da arrogncia.

Professor Assistente Doutor. UNESP Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Cincias e Letras de Araraquara - Departamento de Administrao Pblica. Araraquara SP Brasil. 14800-901 -

gaeta@fclar.unesp.br. Temas de Administrao Pblica, Araraquara, v.3, n.4, 2009

Nessa questo maior insere-se o tema-desafio da preservao do patrimnio histrico local. Na Constituio Federal, no captulo referente aos municpios, no artigo referente s competncias municipais, inciso IX (o ltimo, por sinal), dito que cabe: promover a proteo do patrimnio histrico-cultural local, observada a legislao e ao fiscalizadora federal e estadual. As leis orgnicas municipais (lei maior municipal, uma espcie de constituio municipal) competncia. Assim, em Motuca, pequeno municpio da regio de Araraquara, a Lei Orgnica Municipal (de 30.10.1993) faz vrios apontamentos, tanto no que se refere aos princpios quanto ao que se refere especificamente orientaes para a poltica urbana: reafirmam a

Artigo 8. Competncia comum do Municpio com a Unio e o Estado: III proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notveis e os stios arqueolgicos; IV - impedir a evaso, a destruio e a descaracterizao das obras de arte e de outros bens de valor histrico, artstico ou cultural; ARTIGO. 13 - Cabe Cmara Municipal, com a sano do Prefeito dispor sobre todas as matrias de competncia do Municpio, dispondo especialmente sobre: XVII - assuntos de interesse local, inclusive suplementando a legislao federal e a estadual, notadamente no que diz respeito: b) proteo de documentos, obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural, como os monumentos, as paisagens naturais e os stios arqueolgicos do Municpio; c) evaso, destruio e descaracterizao de obras de arte e outros bens de valor histrico, artstico e cultural do Municpio; ARTIGO. 170 dever do Municpio apoiar, incentivar, valorizar e difundir a arte a cultura, em todas as suas manifestaes, para que alcancem a comunidade, em geral, atravs de: III cooperao com a Unio e o Estado na proteo aos locais e objetos de interesse histrico, artstico e arquitetnico; ARTIGO. 171 Constituem patrimnio municipal os bens de natureza material, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncias identidade, ao e memria dos diferentes grupos formadores da sociedade, nos quais se incluem: I formao de expresso; II as criaes cientificas, artsticas e tecnolgicas; III as obras, objetos, documentos, edificaes e demais espaos destinados s manifestaes artstico-culturais; IV os conjuntos urbanos e stios de valor histrico paisagstico, arqueolgico, paleontolgico, ecolgico e cientfico. ARTIGO. 174 Quando entender necessrio, o Municpio poder recorrer ao CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimnio Histrico, Arqueolgico, artstico e Turstico do Estado de So Paulo) para adoo de medidas capazes de atender s disposies desta Lei Orgnica. ARTIGO. 180 O Municpio estabelecer as diretrizes e normas relativas ao desenvolvimento urbano, levando em conta, fundamentalmente:

Temas de Administrao Pblica, Araraquara, v.3, n.4, 2009

III a criao e manuteno de reas de especial interesse histrico, urbanstico, turstico e de utilizao pblica.

Porm, h uma distncia entre o princpio e a elaborao de polticas prprias, sistemticas. Um longo caminho dever ser percorrido at a efetiva implantao, com o desenvolvimento da gesto, a construo de uma estrutura, de procedimentos, de quadros. Nesse caminho insere-se o plano diretor municipal.

O plano diretor e a preservao do patrimnio histrico de expresso local

Os planos diretores no so obrigatrios para todos os municpios. De acordo com a Constituio Federal (artigo 182, 1.):

Art. 182. A poltica de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Pblico municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e garantir o bem- estar de seus habitantes. 1 - O plano diretor, aprovado pela Cmara Municipal, obrigatrio para cidades com mais de vinte mil habitantes, o instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e de expanso urbana.

O Estado de So Paulo, no entanto, por meio de sua Constituio (artigo 181, 1 ) obriga todos os municpios paulistas:

Artigo 181 - Lei municipal estabelecer, em conformidade com as diretrizes do plano diretor, normas sobre zoneamento, loteamento, parcelamento, uso e ocupao do solo, ndices urbansticos, proteo ambiental e demais limitaes administrativas pertinentes. 1 - Os planos diretores, obrigatrios a todos os Municpios, devero considerar a totalidade de seu territrio municipal.

O plano diretor uma grande oportunidade para qualquer municpio. E no que diz respeito preservao, ele um passo mais concreto e exige parmetros mais definidos a partir do pensar uma poltica para a questo. O plano diretor, de acordo com o Estatuto da Cidade, deve contemplar a preservao:
Art. 2o A poltica urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais: XII proteo, preservao e recuperao do meio ambiente natural e construdo, do patrimnio cultural, histrico, artstico, paisagstico e arqueolgico.

Com o plano diretor, cresce a exigncia legal e pblica para que os municpios desenvolvam uma administrao moderna, com planejamento, acompanhamento, avaliao e medio de resultados. E com o plano diretor a poltica urbana ganha destaque nas exigncias mnimas de Temas de Administrao Pblica, Araraquara, v.3, n.4, 2009

ao municipal, na qual est includa firmemente a preservao (ambiental e cultural). Trata-se de pensar o futuro e preservar. Afirma-se o conceito amplo de desenvolvimento sustentvel, que inclui tambm a identidade e a memria. Os municpios, com a exigncia de um plano diretor, tambm esto sendo sinalizados para que no se esqueam da responsabilidade para com a preservao planejada do patrimnio histrico. A incorporao obrigatria de referncias ao patrimnio cultural nos planos diretores no se esgota no documento. O plano no uma pea morta. A partir dele deve ser direcionado o plano plurianual e os oramentos anuais. Ao lado do documento maior (a lei orgnica municipal), o plano diretor passa a ser referncia essencial para a atuao da Cmara Municipal na anlise dos planos oramentrios. Como o plano diretor expresso do sistema de planejamento administrativo, as questes nele apontadas, os diagnsticos e as propostas, devero se desdobrar em aes: criao de organizaes, de regulamentos, de programas, de contrataes, de sistemas de acompanhamento e avaliao. Os municpios ficam, ento, alertados que este um caminho sem volta. No apenas pela obrigao legal, mas pelos desdobramentos inevitveis da dinmica administrativa. Na questo da preservao consolidadas. um novo patamar para a administrao pblica municipal na rea da preservao cultural. Abre-se uma perspectiva importante para a valorizao cultural dos pequenos municpios. No mais uma ao de vai e vem. No se admite mais o vai e vem como o de inaugurar e, pouco aps, desativar um museu municipal, um centro cultural. As aes no podem se perder na descontinuidade. A ao da moderna administrao pblica, planejada, ultrapassa os limites de desejos menores polticos. As aes devem ultrapassar simulaes polticas depositadas em placas de inaugurao (ou at menos, intencionais) que no prosperam. No podemos esquecer, no entanto, que a capacidade de investimento e de formao de quadros, de construo de polticas e gesto local de patrimnio cultural tm relao com uma insuficincia real. Esta fruto da concentrao de recursos pelos outros entes federativos, alm da incompreenso das aes da Unio e do Estado na defesa do patrimnio cultural local, particularmente dos pequenos municpios. cultural devero ser construdas aes locais administrativas continuadas e

O desafio dos pequenos municpios

Os pequenos municpios do Estado de So Paulo no podem se sentir desobrigados do plano diretor. Alm de ser importante para o desenvolvimento de uma administrao moderna, que contemple o planejamento, bastante importante para o desenvolvimento dos aspectos culturais da poltica urbana. Na regio de Araraquara h muitos pequenos municpios com uma histria secular cuja memria vem se perdendo. H uma memria e um patrimnio ameaado. A herana deixada pela imigrao (e mesmo anterior), o patrimnio ferrovirio, o patrimnio paisagstico das praas e Temas de Administrao Pblica, Araraquara, v.3, n.4, 2009

jardins, o casario, as igrejas, so tantas marcas que precisam ser preservadas, lembradas, utilizadas na construo do futuro desses municpios. Entre os desafios esto: o desafio do marco legal, da governana, o da preservao e resgate, da gesto. O desafio do marco legal levar adiante as determinaes constitucionais de

responsabilidade municipal para com a preservao cultural. O captulo sobre poltica urbana tambm foi disciplinado com o Estatuto da Cidade. Lembremos tambm que no prprio mbito interno legal municipal a lei orgnica impe responsabilidades na rea de preservao. O municpio que resolutamente quiser enfrentar a questo dever avanar com sua legislao. Pode ser por meio do Plano Diretor. Alm deste, e mesmo se no houver este, o municpio deve criar legislao especfica como a regulamentao de tombamento e a constituio de conselhos de defesa do patrimnio cultural locais. Deve criar incentivos preservao local, como os fiscais. O desafio da governana tem em vista que no basta a administrao pblica municipal, o poder poltico municipal, apoiarem a preservao cultural. A populao deve estar junta na inteno e ao. preciso construir o apoio local, no apenas com os instrumentos legais de participao (como os conselhos). preciso estruturar prticas organizadas de adeso, como os centros de memria oral, aes de educao formal, museus municipais e centros de cultura. O desafio da preservao e resgate envolve revelar e construir a identidade, a valorizao da memria, com aes concretas e continuadas. Trata-se de ter uma prtica contnua na rea. O desafio de gesto envolve construir uma cultura administrativa em paralelo com a construo de uma cultura local de valorizao do patrimnio histrico, do patrimnio arquitetnico, do patrimnio cultural local. Ao mesmo tempo necessrio desenvolver esta cultura administrativa com os padres da administrao gerencial que envolve planejamento, qualidade, monitoramento, sistema de avaliao e estmulo, delegao, defesa de metas, entre outras medidas.

GAETA, Antonio Carlos. Master plan, management of small cities and preservation of historic heritage. Temas de Administrao Pblica, v.3, n.4, 2009. ABSTRACT: The article discusses the relationship between urban planning and preservation. Remember the historic opportunity that is open to municipalities with their planning policies and master plan, which should set aside ample space to take care of local memory. KEYWORDS: master plan - municipal management - small towns - historical and architectural heritage - cultural heritage RESUME: L'article analyse la relation entre la planification urbaine et la prservation. Faits saillants de l'occasion historique qui est offerte aux municipalits avec leurs politiques d'amnagement et le plan directeur, qui doivent rserver l'espace suffisant pour prendre soin de la mmoire locale. MOTS-CLES: plan directeur - Gestion municipale - les petites villes - le patrimoine historique et architectural - le patrimoine culturel

Temas de Administrao Pblica, Araraquara, v.3, n.4, 2009

REFERNCIAS BRASIL. Constituio Federal de 1988. BRASIL. Lei 10.251, de 10.07.01 (Estatuto da Cidade) MOTUCA. Lei Orgnica Municipal, de 30 de outubro de 1993. Disponvel no site da Cmara Municipal de Motuca: http://www.camaramotuca.sp.gov.br/legislacao/lei_organica_motuca.pdf SO PAULO. Constituio do Estado de So Paulo de 1989.

Temas de Administrao Pblica, Araraquara, v.3, n.4, 2009

You might also like