You are on page 1of 9

AVALIAO DO NDICE DE BALNEABILIDADE EM UMA REA DE LAZER NO MUNICPIO DE JI-PARAN RONDNIA

Sandra F. FRANCENER1; Leonardo R. ANDRADE 2; Joo Paulo P. C. MOREIRA 3; Marcos Leandro A. NUNES 4; Josiane B. GOMES 5; Luiz Ricardo dos SANTOS 6; Thiago Emanuel P. F. NASCIMENTO 7; Llian Carla C. PICCOLO 8; Eni A. D. M. RODRIGUES 9; Wekecley BIANQUI10; Alberto D.WEBLER 11; Gunther BRUCHA12. Resumo O objetivo deste estudo foi analisar o ndice de balneabilidade das guas do rio Urup, utilizadas para recreao no Balnerio Luis Bernardi, atravs da determinao do indicador microbiolgico Escherichia coli (E. coli). Alm disso, foram analisados condies fsico-qumicas do balnerio em questo, entre eles o pH, a temperatura e a turbidez. Para tanto foram estabelecidos trs pontos de coleta ao longo do rio na rea de recreao e as coletas foram realizadas semanalmente no perodo de 15 de junho a 12 de julho de 2010. De acordo com os resultados, os trs pontos de coleta apresentaram pH variando entre 6,84 e 7,37, o que enquadra esse rio segundo esse parmetro pela CONAMA 357 como de classe I, temperatura entre 26 e 28C, o que pode ser aferido s caractersticas climticas da regio Amaznica, e a turbidez entre 13,75 e 18,90, o que tambm enquadra esse rio como de classe I. 80% das amostras apresentaram concentraes de E. Coli abaixo de 800 UFC/100mL, o que enquadra o balnerio, segundo a resoluo CONAMA n. 274, com uma balneabilidade satisfatria. Abstract The aim of this study was to analyze the content of the bathing waters of the river Urup, used for recreation at the Balnerio Luis Bernardi, by determining the microbiological indicator Escherichia coli (E. coli). In addition, we analyzed physical and chemical conditions of the spa in question, including pH, temperature and turbidity. Three collection points were established along this river and weekly collections were carried out from June 15 to July 12, 2010. According to the results, the three sampling sites had pH ranging between 6.84 and 7.37, which falls this river that the second parameter by CONAMA 357 as Class I, temperature between 26 and 28 C, which can be calibrated to the characteristics of the tropical Amazon region, and turbidity between 13.75 and 18.90, which also fits this river as Class I. 80% of the samples had concentrations of E. Coli UFC/100mL below 800, which fits the resort, according to CONAMA No 274, with a bathing satisfactory.

Palavras-Chave - Coliformes totais; Escherichia Coli; Balneabilidade. ________________________


Graduanda em Eng. Ambiental pela Univ. Federal de Rondnia. Rua das Pedras, 336, 76900-722 Ji-Paran. Email: sandraffrancener@hotmail.com Graduando em Eng. Ambiental pela Univ. Federal de Rondnia. Rua Joo dos S. Filho, 58, 76900-140 Ji-Paran. Email: superleofera@hotmail.com 3 Graduando em Eng. Ambiental pela Univ. Federal de Rondnia. Av. 7 de setembro, 1506, 76916-000 P. Mdici. Email: jppcm_4@hotmail.com 4 Graduando em Eng. Ambiental pela Univ. Federal de Rondnia. Av. Guanabara, 795, 76908-207 Ji-Paran. Email: marcosbatarelli@hotmail.com 5 Graduanda em Eng. Ambiental pela Univ. Federal de Rondnia. Rua Rio Amazonas, 351, 76900-726 Ji-Paran. Email: josinha_brito@yahoo.com.br 6 Graduando em Eng. Ambiental pela Univ. Federal de Rondnia. Rua Belm, 1826 -76908.700.Ji-Paran-RO. Email: bmricardo@hotmail.com 7 Graduando em Eng. Ambiental pela Univ. Fed. de Rondnia. Rua Joo dos S. Filho, 58, 76900-140 Ji-Paran. Email: emmanueljipa@hotmail.com 8 Graduanda em Eng. Ambiental pela Univ. Federal de Rondnia. R. Pe. Adolfo Rholl, 1355, 76907-554- Ji-Paran. liliancarlapiccolo@hotmail.com 9 Economista, Ps-Graduada em Eng. Ambiental pela UNIR. Rua So Luis, 2021, 76908-538, Ji-Paran. Email: eniecon@ibest.com.br 10 Graduando em Eng. Ambiental pela Univ. Federal de Rondnia. Rua Rio Amazonas, 351, 76900-726 Ji-Paran. Email: wekbianqui@hotmail.com 11 Graduando em Eng. Ambiental pela Univ. Federal de Rondnia. Rua Rio Amazonas, 351, 76900-726 Ji-Paran. Email: betowebler@ibest.com.br 12 Professor adjunto do Ins. Cincia e Tecnologia da Univ. Federal de Alfenas. Rodovia Jos Aurlio Vilela, 11999, 37715-400 Poos de Caldas/MG. Email: gbrucha@yahoo.com.br
2 1

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

1 INTRODUO De forma atemporal, a humanidade vem usufruindo a gua de forma a satisfazer as suas necessidades dirias, atravs de seu consumo in natura, para a prpria higienizao e para recreao. Apesar de ser uma substncia fundamental para os seres humanos, para Gomes et al. (2002) sua qualidade est se deteriorando com os constantes despejos de efluentes lquidos urbanos, efluentes de reas agricultveis e de outras fontes espordicas. Desta forma, segundo Di Bernardo & Paz (2008) atualmente verifica-se escassez da gua no somente quanto quantidade, mas tambm em relao a sua qualidade. Um dos indicadores importantes a serem estudados o ndice de Balneabilidade, que segundo definio da Companhia Ambiental do Estado de So Paulo (CETESB) e da Agncia Nacional de guas (ANA), a qualidade das guas destinadas recreao de contato primrio, sendo este termo elucidado na Resoluo 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), de 29 de novembro de 2000, como um contato direto do usurio com os corpos dgua como, por exemplo, as atividades de natao, esqui aqutico, mergulho, entre outras. Sendo assim, as condies de balneabilidade so utilizadas tanto em praias litorneas quanto em guas interiores, e sua avaliao primordial, pois assim como enfatiza a j mencionada Resoluo, a sade e o bem estar humano podem ser afetados pelas condies de balneabilidade. Segundo Tocchetto e Pereira (2005) a avaliao dos corpos dgua utilizados para recreao, conforme as determinaes estabelecidas em resoluo especfica, segue critrios objetivos e resume-se na utilizao de indicadores que so monitorados e suas concentraes so acareadas com padres pr-estabelecidos, para identificar condies de balneabilidade em um determinado local. Os corpos dgua poludos e/ou contaminados por guas residurias apresentam um risco potencial de expor os banhistas a doenas de veiculao hdrica, principalmente as gastrenterites. Assim, a balneabilidade intenta refletir a qualidade das guas de recreao sendo de suma importncia a sua avaliao como uma poltica de saneamento. Mediante o exposto, o presente estudo tem como objetivo avaliar o ndice de balneabilidade em uma rea de lazer no municpio de Ji-Paran, Rondnia, determinando se as condies de aproveitamento da gua para recreao so prprias ou no.

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

2 MATERIAIS E MTODOS 2.1 rea de estudo O balnerio Bernardi est localizado as margens do rio Urup (FIGURA 1) a cerca de 5 km do centro do municpio de Ji-paran. A cidade de Ji-Paran possui uma rea de 6.896,78 km2, e conta com uma populao de 115.593 habitantes segundo o IBGE (2010), o que a configura como a segunda maior cidade do estado de Rondnia. Para a SEDAM (2010) o clima da regio classificado como Aw Clima Tropical Chuvoso (sistema de Kppen), com precipitao mdia entre 1.400 e 2500 mm anuais, e a mdia anual da temperatura do ar oscila entre 24 e 26 C. O rio Urup um dos afluentes do rio Machado, que corta a cidade dividindo-a em dois distritos e tem uma grande importncia econmico-cultural e ambiental para a regio. O local frequentado principalmente em fins de semana, onde a populao aproveita os recursos naturais para o lazer.

Figura 1 Pontos de coleta, balnerio Bernardi.

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

2.2 Coleta de amostras As coletas foram realizadas s segundas feiras de cada semana, durante cinco semanas no perodo de 14 de junho a 12 de julho de 2010, em trs pontos do balnerio (FIGURA 1) a uma profundidade de 30 cm, no sentindo contrrio corrente. As amostras foram transportadas sob refrigerao at o Laboratrio de Limnologia Ambiental do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Rondnia UNIR, campus de Ji-Paran onde as anlises foram desenvolvidas. Os parmetros temperatura e pH foram determinados in loco por meio do pHmetro. 2.3 Anlises Laboratoriais As anlises microbiolgicas foram realizadas pelo mtodo das membranas filtrantes (marca Sartorius). O mtodo consiste em passar um volume dgua com auxlio de uma bomba a vcuo por uma membrana com porosidade de 0,45 m e dimetro de 0,47 mm que retm os microrganismos presentes na gua. Aps a filtrao, esta membrana foi colocada em um meio de cultura seletivo, Chromocult Coliformes Agar (CCA) preparado conforme especificaes do fabricante e permite a deteco simultnea de Escherichia coli (E. coli) e coliformes totais. As membranas sobre meio de cultura foram, posteriormente, encubadas a uma temperatura de 35 2 C por 24 2hrs. Transcorrido o perodo de encubao foram contadas como E. Coli as colnias de tonalidade azul escuro a violeta. J os coliformes totais so as colnias de colorao salmo e /ou vermelho escuro, alm das azul-violeta (E. Coli). Quanto ao parmetro turbidez, este foi medido no turbidmetro de bancada porttil marca Hach, modelo 2100P. 3 RESULTADOS E DISCUSSO As caractersticas encontradas para o os parmetros fsicos do rio Urup esto apresentadas na Figura 2, onde a temperatura situou entre 26 e 28C. Rasera (2005) encontrou valores semelhantes ao efetuar medidas no mesmo rio, o que pode ser aferido s caractersticas climticas da regio Amaznica. A Resoluo CONAMA 357 de 17 de maro de 2005, apresenta as diretrizes ambientais para a classificao dos corpos de gua, conforme a qualidade requerida para os seus usos preponderantes. Segundo a j referida resoluo, os corpos dgua enquadrados nas classes I e II podem ser destinados recreao de contato primrio, dependendo das condies e padres de
XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos
4

qualidade da gua, entre eles, os parmetros como Turbidez e potencial Hidrogeninico (pH) sendo que o mesmo deve estar na faixa de 6 a 9.
20 Turbidez (UT) 18 16 14 12
6,4 1 2 3 Semanas 4 5

7,6 7,2 pH 6,8

29 27 25 1 2 3 Semanas Turbidez Temperatura 4 5

Figura 2 Resultados Fsico-qumicos obtidos nas anlises da gua do Rio Urup, Ji-Paran/RO.

No rio Urup (Balnerio Luis Bernardi) os trs pontos de coleta apresentaram pH variando entre 6,84 e 7,37 (FIGURA 2), enquadrando esse rio, segundo CONAMA 357, como de classe I. Rasera (2005) quando efetuou medidas nesse mesmo rio, obteve valores de pH entre 6,4 e 7,5, valores de pH similares aos encontrados no perodo monitorado. O mesmo autor esclarece que na poca seca (poca de realizao de coletas para o presente estudo) os valores tendem a ser mais prximos a neutralidade do que na estao chuvosa. Confirmando o exposto pelo o autor anterior, Dalmagro et al. (2007) obtiveram o mesmo em rios na bacia Amaznica. Ambos observaram uma sazonalidade dos valores encontrados de pH, atribuindo essa variao ao fato de a chuva proporcionar maiores concentraes dos ons H+. Uma das possveis explicaes para guas mais cidas no perodo chuvoso esclarecido por Bonilla (2005) que observou valores entre 5,6 e 6 para o pH da precipitao sobre florestas em microbacias no Estado de Rondnia e entre 6,2 e 6,4 para os valores encontrados em igarap na mesma regio, sendo assim, chuvas levemente cidas podem estar a influenciar o pH dos cursos dgua da regio. Os valores de turbidez variaram entre 13,75 e 18,90 (FIGURA 2) enquadrando esse rio na Classe I, conforme a resoluo 357 do CONAMA que estabelece um limite de at 40 NTU. Apesar deste parmetro no ser estabelecido na Resoluo 274 do CONAMA, que regulamenta as condies de balneabilidade, este foi quantificado uma vez que representa o material suspenso que impedir a entrada de radiao no corpo dgua e poder causar problemas para vida aqutica. E tambm por representar carter esttico o qual pode coligir com a vontade de no recrear em tal rio. A Resoluo CONAMA 274, de 29 de novembro de 2000, classifica a gua em prpria e imprpria para recreao de contato primrio. A Tabela 1 apresenta os parmetros e as faixas consideradas pela mesma como prpria para a atividade, desde que os valores apresentados sejam inferiores em pelo menos 80% das amostras.
XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos
5

Temperatura ( C)

31

Tabela 1 Valores e classificao dos rios quanto balneabilidade segundo a Resoluo CONAMA 274 de novembro de 2000.

Balneabilidade Excelente Muito Boa Satisfatria

Coliformes fecais (termotolerantes)100 ml <250 <500 <1000

E. Coli/100 ml <200 <400 <800

Enterococos/100ml <25 <50 <100

A Figura 3 apresenta os resultados para os parmetros de Coliformes fecais e Escherichia Coli (E. Coli) obtidos nas cinco semanas de monitoramento. Considerando que 80% das amostras devem ser inferiores aos valores estabelecidos pela Resoluo 274 do CONAMA para que seja possvel a inferncia do ndice de balneabilidade, observa-se que quanto presena de E. Coli o ndice de balneabilidade satisfatrio. Na Figura 4, nota-se a variao da concentrao de E. Coli nas cinco semanas monitoras, sendo que se destaca a segunda semana de coleta em que a concentrao de E. coli esteve bem acima da mdia. Referente aos coliformes fecais, a Resoluo CONAMA 274 no faz meno sobre a sua densidade em guas de recreao. Para Di Bernardo & Paz (2008) a sua utilizao como referncia de poluio nas guas limitada, pois sua presena no necessariamente determina contaminao fecal.

E. Coli (UFC/100 mL)

1000 800 600 400 200 1 2 3 Semanas E. coli Colif. Totais 4 5

20000 16000 12000 8000 4000 Colif. Totais (UFC/100 mL)

Figura 3 resultados dos parmetros Coliformes fecais e Escherichia Coli obtidos nas cinco semanas de monitoramento no Balnerio Luis Bernardi, Rio Urup, Ji-Paran/RO.

A sazonalidade pode ter influncia nas concentraes de E. coli. Morais et al. (2009) evidenciam em seus estudos no Rio Cabea, da bacia do rio Corumbata/SP, a influencia da sazonalidade. Tais autores encontraram diferenas em valores de E. Coli na estao seca para a chuvosa atribuindo essa alterao ao carreamento de sedimentos proporcionado pela ausncia das
XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos
6

barreiras naturais propiciadas pela mata ciliar. Desta forma, as torrentes podem ser um fator que influencia nas densidades de microrganismo em corpos dgua, uma vez que os sedimentos carreados podem conter material fecal de animais de sangue quente.

1000 E. coli (UFC/100 mL) 800 600 400 200 0 1 2 3 Semanas 4

Mdia

Figura 4 Concentrao de E. Coli em cada coleta.

Sendo assim, no perodo monitorado a gua apresentou condies satisfatrias para balneabilidade, uma vez que 80% das amostras apresentaram concentraes de E. Coli abaixo de 800 UFC/100mL. E as condies fsico-qumicas estudadas como pH no apresentam efeitos nocivos para a pele. 4 CONSIDERAES FINAIS O Rio Urup apresentou caracterstica de classe I, considerando somente os parmetros pH e turbidez. No entanto, para tal classificao deve-se incluir outros padres de qualidade da gua enfatizados na Resoluo 357 e no contemplados nesse estudo. Os resultados do monitoramento no balnerio Luis Bernardi expressam ser satisfatria a condio da gua destinada recreao de contato primrio, j que 80% do conjunto de amostra apresentam valores de E. Coli inferiores a 800 UFC/100mL. Todavia, considerando a ocorrncia da sazonalidade na regio e sua influncia nas caractersticas hidroqumica e bacteriolgica, assim como, outros estudos no mesmo rio e em rios da regio demonstram, ainda no possvel assegurar o ndice de balneabilidade do balnerio em questo. Isto porque, mesmo apresentando balneabilidade satisfatria na estao seca, o resultado poder ser diferente na estao chuvosa, considerando que nessa poca h ocorrncia de enxurradas carreando matria orgnica, o que influencia em vrios parmetros analisados, principalmente nas concentraes de E. Coli. Sendo
XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos
7

assim, sugere-se um novo estudo no perodo chuvoso para comparar as diferenas entre os estudos, e melhor caracterizar a balneabilidade do mesmo. BIBLIOGRAFIA ANA Agncia Nacional de guas. (2011). <http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx> Acesso em 14 jun. 2011. Disponvel em:

BONILLA, A. L. C. (2005). Balano de nitrognio em microbacias pareadas (floresta vs pastagem) no estado de Rondnia. 2005. 69 f. Dissertao (Mestrado em Ecologia de Agroecossistemas) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de So Paulo, Piracicaba. BRASIL (2000). Decreto Lei n 274, de 29 de novembro de 2000. Estabelece instrumentos para avaliar a balneabilidade, de forma a assegurar as condies necessrias recreao de contato primrio. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 08 de janeiro de 2001, Seo 1. BRASIL (2005). Decreto Lei n 357, de 17 de abril de 2005. Dispe sobre a classificao dos corpos de gua e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condies e padres de lanamento de efluentes, e d outras providncias. Dirio Oficial da Unio, Braslia, n. 53, p. 58, 18 mar. 2005, Seo 1. CETESB - Companhia Ambiental do Estado de So Paulo. (2011). Disponvel em: <http://www.cetesb.sp.gov.br/> Acesso em 14 jun. 2011. DALMAGRO, H. J; et. al. (2007). Dinmica do Cabono Inorgnico Dissolvido nos Rios Teles Pires e Cristalino na Bacia Amaznica. Cincia e Natura, v. 29, pp. 115-127. DI BERNARDO, L.; PAZ, L. P. S.(2008). Seleo de tecnologias de tratamento de gua. Editora LDIBE LTDA, So Carlos - SP. GOMES, A. H.; et. al. (2002). Pesquisa de Cryptosporidium sp me guas e fontes naturais e comparao com anlises bacteriolgicas. Rev. Inst. Adolfo Lutz, 61(2), pp. 59-63. IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. (2010). Censo 2010. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/RO2010.pdf> Acesso em: 14 jun. 2011. MORAIS, E. B. ; TAUK-TORNISIELO, S. M. ; VENTORINI, S. E. (2009). Qualidade microbiolgica das guas do rio Cabea - um afluente na bacia do rio Corumbata SP in Anais do VI Congresso de Meio Ambiente da AUGM, So Carlos, 2009, 5. RASERA, M. F. F. L. (2005). O papel das emisses de CO2 para a atmosfera, em rios da bacia do Ji-Paran (RO), no ciclo regional do carbono. 2005. 85 f. Dissertao (Mestrado em Qumica na Agricultura e no Ambiente) - Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Universidade de So Paulo, Piracicaba. SEDAM - Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental.(2010). Climatologia. Disponvel em: <http://www.sedam.ro.gov.br>. Acesso em: 07 out. 2010
XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos
8

TOCCHETTO, M. R. L.; PEREIRA, L. C. (2005). Balneabilidade e riscos sade humana e ambiental. Rev. Agronline, So Paulo.

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

You might also like