You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUO MECNICA

Ensaio de Dureza

Disciplina: Laboratrio de Materiais Professor: Leandro D. Tagliari Acadmicos: Henrique Eckert Joni R. Stumm Jos Luis Trichez Jamichel Toniolo Paulo Vicari Rafael Rutkoski Tiago Luis Pilger

Passo Fundo, Abril de 2012.

Ensaio de Dureza
No dia 17/03/12, no Laboratrio de Ensaio de Materiais da UPF, foi realizado Ensaio de dureza onde procurou-se verificar o efeito da velocidade de resfriamento sobre a transformao da austenita em materiais temperados. Amostras dos aos ABNT 1020, 1045 e 1070 foram aquecidas at a austenitizao e submetidas a resfriamento em gua, salmoura, leo e ar. Os efeitos sobre a microestrutura das amostras sero avaliados atravs da dureza superficial, realizando-se trs medies de dureza em cada amostra, usando para isso um medidor de dureza que usa a escala Rockwell B e C.

Procedimento Adotado 1- Separar as amostras na condio como fornecido dos trs tipos de aos; 2 - Aquecer as amostras dos aos ABNT 1020, 1045 e 1070 at a temperatura de 850C; 3 - Manter as amostras no aquecimento por aproximadamente 15 minutos; 4 - Retirar uma amostra de cada ao e resfri-lo rapidamente em gua; 5 - Retirar uma amostra de cada ao e resfri-lo rapidamente em salmoura; 6 - Retirar uma amostra de cada ao e resfri-lo rapidamente em leo; 7 - Retirar uma amostra de cada ao e deix-los esfriar lentamente ao ar; 8 - Verificar a dureza Rockwell de todas as amostras; 9 - Deixar as amostras no laboratrio para futura anlise metalogrfica.

RESULTADO Composio Qumica dos Aos Mangans (Mn) 0,30 0,60 0,60 0,90 0,75

Ao ABNT 1020 1045 1070

Carbono (C) 0,20 0,40 0,50 0,70

Enxofre (S) -

Fsforo (P) -

Tabela de Durezas Medidas nas Amostras Ao ABNT 1020 1045 1070 Fornecimento (HRB) 61-61-62 78-79-80 89-90-89 Ar 75 HRB 96 HRB 92 HRB leo 88 HRB 27 HRC 35 HRC Salmoura 43 HRC 61 HRC 67 HRC gua 45 HRC 61 HRC 62 HRC

Para as medidas de dureza HRB foi aplicada uma carga de 100 kgf e com o de ponteira de esfera e, para as medidas de dureza HRC aplicou-se uma carga de 150 kgf usando uma ponteira de diamante. Anlise dos Valores de Dureza Medidos Nas amostras de ao ABNT 1020, 1045 e 1070 resfriados lentamente ao ar, observouse que a dureza medida nas amostras se mostrou um pouco superior a dureza de fornecimento de cada material. Isto acontece porque o material no estado de fornecimento (recozido) tem estruturas pouco homogneas e com tamanho de gro grosseiro que, quando levados a temperatura de austenitizao seguindo por um resfriamento lento ao ar (normalizao) acabam por terem suas estruturas alteradas, formando nos aos hipoeutetdes (1020 e 1045) uma estrutura de perlita fina e ferrita, e nos aos hipereutetides (1070) forma-se uma estrutura de perlita fina e cementita. Este rearranjo micro estrutural que ocorre na normalizao fez com que as amostras resfriadas ao ar, adquirissem uma estrutura mais homognea e refinada melhorando sua resistncia, tenacidade e consequentemente, fazendo com se obtivessem um pequeno acrscimo em sua dureza.

Para as amostras de ao que foram resfriadas em leo, observa-se que todas obtiveram uma dureza superior quela de material no estado de fornecimento e, tambm obtiveram dureza superior quelas amostras resfriadas lentamente ao ar. A amostra de ao ABNT 1020 resfriada em leo apesar de ter sua dureza elevada em relao ao estado inicial, no obteve estrutura martenstica e portanto, no consegue-se um valor de dureza muito elevado, fato este que se deve ao fato de o leo ser um meio de resfriamento mais lento e, tambm, devido ao fato de que o ao 1020 tem um percentual de carbono muito baixo e, que por no existir um meio de resfriamento suficientemente rpido para a obteno da martensita em aos de baixo carbono. Para as amostras de aos ABNT 1045 e ABNT 1070, verificou-se um aumento mais expressivo de dureza no resfriamento em leo do que o observado para o ao ABNT 1020. Este fato se deve, principalmente ao maior percentual de carbono presente nesses dois tipos de aos. Porm, no resfriamento em leo, somente a superfcie passou parcialmente a ter a estrutura martenstica, desejada nos aos temperados, ao passo que o ncleo permanece dctil. A amostra de ao ABNT 1020 resfriada em salmoura obteve uma dureza um pouco inferior do que a amostra do mesmo material resfriada em gua, no entanto as duas durezas obtidas foram significativamente superiores quelas conseguidas nos resfriamentos ao ar e em leo, isto devido ao fato de o resfriamento nesses dois meios ser mais brusco, principalmente em gua, onde se obteve a maior dureza. Para as amostras de ao ABNT 1045 e ABNT 1070, tambm resfriadas em salmoura e em gua, os resultados obtidos no resfriamento em salmoura foram foram bastante prximos daqueles que se conseguiu em gua. Para o ao 1045 obteve-se o mesmo valor de dureza para as duas formas de resfriamento. No caso do resfriamento do ao 1070, observou-se que no resfriamento em salmoura produziu-se uma dureza mais elevada do que no resfriamento em gua, quando se esperava o contrrio. As maiores durezas conseguidas nos resfriamentos com salmoura e com gua (meios mais drsticos), se devem ao fato de que a superfcie esfriou com velocidade superior velocidade crtica de esfriamento, ou seja, a superfcie adquiriu inteiramente a estrutura martenstica e, portanto, a mxima dureza. No resfriamento muito rpido, em gua, no h transformao da austenita em produto lamelar, mas simplesmente passagem a martensita, assim, os aos resfriados mais rapidamente so os mais duros.

CONCLUSO

Atravs do experimento de ensaio de dureza realizado, possvel ver na prtica os efeitos da velocidade de resfriamento sobre diferentes materiais no tratamento trmico de tmpera, no que diz respeito dureza que pode obter em um ao. Com velocidades maiores que a velocidade crtica de resfriamento, s se verifica a formao de martensita, que a estrutura que se busca nos tratamentos trmicos de tmpera, ao passo que utilizando velocidades de resfriamento mais brandas, se obtm valores de dureza mais baixos como no caso do resfriamento em leo ou, simplesmente se consegue uma normalizao da estrutura como no caso do resfriamento ao ar que pouco altera os valores de dureza dos materiais que foram ensaiados. Em resumo, se for alterado o meio de resfriamento de uma pea no processo de tmpera possvel obter microestruturas diferentes e, consequentemente, durezas tambm diferentes para um mesmo tipo de material, o que de grande valia e importncia na rea da indstria, visto que, entendendo e utilizando corretamente estes conceitos se torna possvel a fabricao de peas mais leves e mais resistentes em substituio a peas que antes teriam de ter grandes dimenses e elevado peso, para suportarem os esforos a que seriam submetidas.

You might also like