You are on page 1of 4

Fundamento Mormonismo O mormonismo conhecido como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos dias.

. 1) Fundador: Joseph Smith Jr. Nasceu em 23 de Dezembro de 1805, em Sharon, estado de Vermont, EUA. Morreu em 27 de Junho de 1844, no crcere de Carthage, Illinois. Foi transferido com sua famlia para Nova Iorque aos 14 anos de idade. Seus adeptos alegam que numa viso, em 1820, Joseph Smith viu o pai e seu filho Jesus Cristo. Perguntou-lhes qual a religio verdadeira. A resposta divina que todas as igrejas haviam apostatado e seus credos eram que as igrejas eram uma abominao. 2) Viso das placas de ouro H outra verso de que essa viso aconteceu em 1823, quando Joseph Smith estava com 17 anos. Essa verso alega que ele recebeu um estanho anjo chamado Moroni, que lhe revelou a existncia de um livro, com escrita em placa de ouro, no monte Cumorra, nas proximidades de Palmyra, Nova Iorque, que traduzido formou o livro de Mrmon (Prola de Grande Valor 2: 29) Em 1829 juntamente com Oliver Cowdery, recebeu uma viso de Joo Batista, que vinha sobre uma nuvem e impunha a mo sobre Joseph Smith, conferindo-lhe o sacerdcio de Aro. Joseph Smith afirma ter recebido tambm a visita de Pedro, Tiago e Joo, que lhe conferiram o sacerdcio de Melquisedeque, atravs de imposio de mos. Um apstolo mrmon chamado David Mackay, afirmou: A apario do Pai e do Filho a Joseph Smith o fundamento desta igreja. 3) Origem da igreja de Mrmon Igreja fundada no dia 06 de abril de 1830, no mesmo ano em que foi publicada a primeira edio do Livro e Mrmon. Dizem os mrmons que somente eles tm autoridade para impor as mos e transmitir o Dom do Esprito Santo, porque somente eles receberam o sacerdcio de Aro e de Melquisedeque. Os mrmons costumam citar 2 Cor 13: 1, onde Paulo d importncia confisso de duas ou trs testemunhas para confirmar toda a palavra. Doutrinas Mormonistas 1) Deus a) Deuses mormonistas. Eles tm deuses para todo gosto. Trindade para o trabalho de proselitismo com os crentes, livro de Mrmon ( 2 Nfi 31: 21, Alma 11:44). Defendem o politesmo, em Prola de Grande Valor, dizendo que Pai Filho e Esprito Santo so trs Deuses (Abrao 4:1) O Filho pai, no livro de Mrmon ( Mosiah 7:27; ter 3:14). Deus o pai, tem o corpo de carne e ossos (Doutrinas e convnios 130:22). Mas a Bblia diz em Joo 4:24, que Deus Esprito e em Lucas 24:39, lemos que o esprito no tem carne nem ossos. Pelos profetas mrmons, ainda lemos em sua literatura Como o homem , Deus foi; como Deus , o homem poder vir a ser (regras da F, p. 389 ) b) Refutao Bblica. A Bblia diz que existe um s Deus verdadeiro e que ele um em trs pessoas distintas ( Dt 6:4; Mt 28:19; Jo 17:3). Deus infinito (I Rs 8:27) e Onipotente ( Is 40:12-15). Alm dele no h Deus (Is 43:10;44:6,8).

2) O Senhor Jesus Cristo O Jesus dos mrmons no o mesmo da Bblia, outro Jesus (II Cor. 11: 4). a) O Jesus do mormonismo. Pregam um Jesus polgamo. Afirma-se que a nica diferena entre Jesus e ns que ele primognito. Em Prola de Grande Valor afirma-se que Jesus irmo de satans ( Moiss 4: 1-4). Dizem que Jesus e satans apresentaram ambos, um plano de redeno e que o plano de satans foi rejeitado e de Jesus aceito. Por essa razo, satans rebelou-se e os que o acompanharam so os que formaram a raa negra. Nega o nascimento virginal de Jesus, ele procurar mostrar no livro de mrmon onde diz que Jesus filho de Deus, para provar que voc est enganado. b) O Jesus da Bblia. o criador de todas as coisas, inclusive do mundo espiritual (Jo 1: 3; Cl 1: 16 17). Foi gerado pelo Esprito Santo (Mt 1: 18, 20; Lc 1: 34, 35). A bblia nada fala sobre a doutrina blasfema da poligamia de Jesus. 3. Salvao Pregam que no h salvao sem Jesus, sem Joseph Smith e sem a igreja mrmon. Ignoram Efsios 2:8,9 e Romanos 3: 28, onde salvao no depende absolutamente das obras. Condies para a salvao. A salvao depende da f em Jesus e tambm em Joseph Smith. Dizem que h pecado que o sangue de Jesus no pode purificar. O pecador mesmo deve ser degolado e o seu sangue deve ser derramado sobre sua prpria cabea. A bblia diz que O sangue de Jesus Cristo, seu Filho nos purifica de todo o pecado ( I Jo 1: 7). Em Atos 17: 30 lemos: mas Deus, no tendo em conta os tempos da ignorncia, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar que se arrependam. James Talmage diz: a doutrina da justificao pela f perniciosa. Exatamente o contrrio do que a bblia ensina. Na obra, Jornal de Discursos Vol. 3, p.289 lemos: Joseph Smith estar de novo na terra dando planos e convocando seus irmos para serem batizados. ORGANIZAO 1. Templo Os mrmons intencionam estabelecer um tempo em cada pas. A sede est em Salt Lake, capital do Estado de Utah, EUA. Nela se realizam os rituais secretos: batismo pelo os mortos, batismo por procurao; por isso se preocupam com genealogias, prtica pag (I Co. 15: 39); e casamento para a eternidade; o casal se compromete a no contrair novas npcias em caso de viuvez, para se encontrarem no cu. Jesus, porm, disse que casamento coisa deste mundo e no para o vindouro ( Lc 20: 3436) 2. Presidncias.

O mormonismo jacta-se ao declarar que a nica igreja a ter profetas e apstolos. A bblia destri a pretenso deles, porque profetas e apstolos, embora apaream em Efsios 4: 11. Sendo Jesus a pedra angular (Ef. 2: 20). 3. Batismo pelos mortos. Atravs do batismo pelos mortos, eles crem que a pessoa que morreu na ignorncia passa do estado de suplcio para o reino dos cus. Para justificar este batismo, usam I Corntios 15: 29: Doutra maneira, que faro os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos no ressuscitam? Por que se batizam ento pelos mortos?. Paulo no estava defendendo a doutrina de batismo pelos mortos, o seu assunto era a ressurreio dos mortos. 4. Casamento para a eternidade. Lucas 20: 34-36 define a questo quanto ao seu aspecto futuro. Os mrmons assumem o compromisso de no assumirem novo casamento, em caso de viuvez, pois crem que continuaro casados na eternidade. Mas Romanos 7:1-4 mostra que a morte o fim do casamento. FONTE DE AUTORIDADE NO MORMONISMO 1. O livro de Mrmon Sua primeira edio data de 1833, mesmo em que o movimento foi fundado. O mormonismo considera o livro de mrmon acima da Bblia. Fazem restries para se crer na Bblia; entretanto, para o livro de mrmon, nenhuma restrio se apresenta. Chamam de nscios os que procuram a Bblia (2 Nfi 29: 6, 9, 10). 2. Prola de Grande Valor Publicado em 1902 por James E. Talmage; traduzido para o portugus em 1952. As primeiras edies diziam que em 1823 um estranho anjo chamado Morni apareceu a Joseph Smith. Em 1967 esses papiros foram encontrados, e as autoridades da igreja diziam que esses papiros foram os que Joseph Smith usou para traduzir para o ingls. Obra desmascarada. Em 1967 foi encontrado um manuscrito que, segundo eles, era o do livro de Abrao, que Joseph Smith usou para traduzir milagrosamente dos hierglifos egpcios para o ingls. O bispo mrmon F. S. Spalding enviou cpias para as universidades de Oxford, Londres, Berlim, Munique, Pensilvnia, Museu Metropolitano de Arte de Nova Iorque. Todos esses eruditos, a uma, afirmaram que o fac-smile trata de um embalsamento e que a traduo de Joseph Smith falsa. 3. Historias no comprovada O livro de mrmon um registro que nunca pde ser confirmado nem pela Histria nem pela Arqueologia. Diz que Jesus, depois da sua ressurreio esteve na Amrica do Norte por volta do ano 400, pregou o Evangelho e batizou muita gente. 4. A origem do livro de Mrmon

1. Se a lngua era desconhecida, como o Dr. Charlles Anthon conseguiu ler sem o Urin e o Tumim? 2. Por que continha caracteres caldeus assrios e arbios, visto que as placas haviam sido escritas apenas em egpcio reformado? 3. Nessas placas h trechos da traduo bblica da King James para o ingls de 1611. Moroni teria enterrado essas placas em 421. Como explicar a traduo do texto King James de 1200 anos depois? 5. Livro de Mrmon com relao Bblia O livro de mrmon, de 1830 at agora, sofreu 3913 mudanas. No entanto, nunca aconteceu isto com a Bblia. As descobertas do Mar Morto comprovam isto. 5. Autenticidade da Bblia Interessante observar que existem atualmente mais de 5.000 manuscritos gregos, s do Novo Testamento, espalhados pelos museus e mosteiros em toda a Europa, datados do sculo II d.C., e cerca de 19.000 manuscritos em outras lnguas. As descobertas dos rolos do Mar Morto comprovam a autenticidade do Velho Testamento. Os mrmons, porm, no podem dizer o mesmo do seu livro de mrmon que no completou ainda 180 anos. A primeira edio foi publicada em 1830, e j est com 3913 mudanas. O livro de mrmon faz citao de alimentos, animais e metais que no existiam na Amrica antes de 1492. H erros elementares, como dizer que Jesus nascera em Jerusalm, quando se sabe que foi em Belm. Pode esse livro to cheio de erros pretender estar acima da Bblia?

FONTE: Ministrio IDE

You might also like