You are on page 1of 31

Entre caminhos e fronteiras: a gnese do conceito de campo literrio em Pierre Bourdieu e sua recepo no Brasil

Wander Nunes Frota Enio Passiani

Para uma genealogia do conceito de campo literrio Em termos conceituais, a teoria do mundo social de Pierre Bourdieu sempre procurou se fundamentar em constructos ticos e micos advindos da experincia humana, ou melhor, da prxis, toda ela de carter humanista, portanto1. Tudo indica que essa prxis foi levada a se comprometer mais profundamente com teoria literria per se somente a partir do momento em que o socilogo francs idealizou mais a contento o conceito de campo o que j ter acontecido, provavelmente, ainda em meados da dcada de 1960, quando da publicao do ensaio Champ intellectuel et projet crateur na revista Les temps modernes2. Tal momento ficar marcado, c no Brasil, pelos incios da adoo do estruturalismo como teoria de ponta (ou da moda) por parte das nossas ento recm-surgidas faculdades de letras, bem como pelos constrangimentos poltico-sociais aps a decretao do famigerado Ato Institucional n. 5, que iria azedar de vez as relaes sociais e provocar a intensidade malfica dos anos de chumbo. O mais paradoxal disto que, enquanto o estruturalismo ganhava terreno nas letras tupiniquins, l na Europa, as dissenses j pululavam como o caso da tal edio da revista francesa j citada. Desde a prpria idealizao do conceito de habitus como noo mediadora (que, em Bourdieu, surgiu antes do conceito de campo), Bourdieu teria dado um passo bem frente do estruturalismo quando conseguiu
A expresso teoria do mundo social retiramo-la do prprio ttulo de Pinto, Pierre Bourdieu e a teoria do mundo social, assim como dessa mesma obra (pp. 17-36) pode-se concluir que a prxis dessa teoria seria de carter humanista. 2 Traduzido por Rosa Maria Ribeiro da Silva, o ensaio Campo intelectual e projeto criador , de fato, o primeiro texto de Bourdieu publicado no Brasil. Pouillon et al. (orgs.), Problemas do estruturalismo, o livro que contm o ensaio de Bourdieu, foi todo calcado no n. 246, de nov. 1966, da revista Les temps modernes, ento editada pelo filsofo Jean-Paul Sartre. Ver tambm: Pinto, op. cit., pp. 65-89.
1

12

Wander Nunes Frota e Enio Passiani

transcender a oposio entre objetivismo e subjetivismo (que o emperrava sob vrios aspectos) e reconhecer que
a prtica no nem o precipitado mecnico de ditames estruturais nem o resultado da perseguio intencional de objetivos pelos indivduos mas antes o produto de uma relao dialtica entre a situao e o habitus, entendido como um sistema de disposies durveis e transponveis que, integrando todas as experincias passadas, funciona em cada momento como uma matriz de percepes, apreciaes e torna possvel cumprir tarefas infinitamente diferenciadas, graas transferncia analgica de esquemas adquiridos numa prtica anterior3.

Do Brasil de ento, no entanto, no se tem hoje qualquer notcia boa (ou m) sobre a recepo daquele ensaio de Bourdieu, em particular no mundo acadmico das letras tupiniquins. Essas ltimas, que ainda se encontravam tambm sob a inspirao e a influncia direta do New Criticism sobretudo, por exemplo, da explicao de textos do crtico literrio estadunidense Cleanth Brooks (1906-1994). Ainda hoje, em termos de anlise e/ou crtica literria, difcil encontrar alternativas vlidas fora daquele esquema do New Criticism ao longo da graduao em nossas faculdades de letras. A honrosa exceo entre ns representada pela linha sociohistoricista de Antonio Candido e de seus seguidores. Conforme mostraremos adiante, essa linha tem representado uma das nicas alternativas vlidas (como resistncia) quela influncia ao longo dos seus cinquenta e tantos anos de existncia. A propsito disto, o fato de estar atuando no Brasil praticamente desde a dcada de 1950 faz com que, talvez, a linha inaugurada por Candido j esteja mesmo precisando de um upgrade epistemolgico, algo que a sacuda um pouco, retirando pelo menos alguns de seus excessos e redimensionando seus conceitos. Desta forma, tanto o clima poltico-social no Brasil como o nosso mundo acadmico ainda no estavam l muito favorveis mudana de paradigmas tericos, fosse l de que natureza fosse sobretudo se se leva em considerao o carter de subverso do establishment que os textos de Bourdieu (ainda hoje) costumam provocar. claro que, no ensaio citado, Bourdieu considera que o campo em questo , de fato, o campo intelectual mais geral, no qual est incluso o campo de produo cultural da literatura
3

Wacquant, Esclarecendo o habitus, s.d., s.p, citando o prprio Bourdieu no trecho entre aspas simples.

Entre caminhos e fronteiras

13

francesa (apesar de, nessa poca, ainda no ter esse nome). Como tal, no entanto, esse campo intelectual ainda mescla formalmente a literatura a outras formas artsticas eruditas, dentro do que posteriormente Bourdieu batizar de campo de produo restrita para diferenci-lo do campo de produo em larga escala, que mais afeito e infenso, tudo de uma vez s, s pequenas certezas e s enormes incertezas da chamada indstria cultural. Nestes anos 1960, o crtico literrio que poderia aqui no Brasil ter forjado uma aproximao mais explcita que fosse com as ideias expostas no ensaio de Bourdieu era, sem dvida, Antonio Candido. Poderia inclusive ter ido alm e, no seu exlio voluntrio em Paris entre 1964 e 1966, t-lo procurado para trocar ideias talvez sobre o seu prprio conceito de sistema literrio, cuja idealizao surgiu com o seu hoje clssico Formao da literatura brasileira: momentos decisivos, 1750-1880 (1958). Nessa poca, no entanto, Bourdieu no tinha ainda o mesmo prestgio que hoje gozam suas obras relacionadas arte e, mais especificamente, literatura; ou seja, pode-se at admitir o fato de que no era interessante para Candido procur-lo quela altura, mas Candido bem que podia t-lo encontrado par hasard em Paris. Isso, infelizmente, no aconteceu; caso tivesse acontecido teria sido, qui, um momento decisivo para a crtica e tambm para a historiografia da literatura brasileira de feio sociohistrica. Em um dos ensaios inditos de Candido em Literatura e sociedade (1966), Crtica e Sociologia (Tentativa de Esclarecimento), consta uma nica meno a L. L. Schcking, conforme se l no seguinte trecho:
o terceiro [tipo] apenas sociologia, e muito mais coerente, consistindo no estudo da relao entre a obra e o pblico, -- isto , o seu destino, a sua aceitao, a ao recproca de ambos. Exemplo conhecido o ensaio de Lewin (sic) SCHCKING, no Handwrterbuch der Soziologie, de VIERKANDT, Sociologia do gosto literrio, mais tarde posto em volume e traduzido em vrias lnguas. Apesar do renome, no passa de uma indicao das pesquisas a serem feitas neste sentido4.

Ocorre, no entanto, que apesar de elogi-lo como mais coerente, a obra de Schcking ultrapassa uma indicao das pesquisas a serem feitas neste sentido. Schcking , sim, uma fonte privilegiada de como abordar a sociologia da literatura, talvez a que primeiro tenha alinhavado tal eixo
4

Candido, Literatura e sociedade, 1968, p. 11. O primeiro nome do crtico alemo no Lewin, e sim Levin.

14

Wander Nunes Frota e Enio Passiani

temtico ainda nos anos 1920 o que parece ter escapado ao socilogo Antonio Candido, mas no ao seu colega francs, Pierre Bourdieu. Da mesma forma, alis, que tambm parece ter escapado a R. Escarpit, que naquele momento devia ainda estar colhendo as glrias pelo lanamento do livreto Sociologie de la littrature (1958) e envidando esforos acadmicos sobre os quais falaremos mais adiante. A propsito, nesta obra onde encontramos uma nica citao acerca de Schcking, tambm um tanto quanto preconceituosa, para dizer o mnimo, quase como a desmerec-lo, fazendo de si um mero formalista, e bem dizer colocando seus esforos bastante originais no mesmo nvel do captulo IX (Literatura e sociedade) de Teoria da literatura (1949), de R. Wellek & A. Warren:
Les tendances sociologiques se sont donc exprimes au cours du dernier demi-sicle sous la forme de grandes ides directrices plutt que sous celle duns corps de mthode cohrent. Elles sont parfois rejoint les tendences formalistes : sociologie du got avec L. L. Schcking, tude du langage en tant qulement social de la littrature avec R. Wellek5.

Da podermos concluir que tanto Candido quanto Escarpit beneficiaramse de maneira respectiva, cada um a sua maneira, das ideias de Schcking mas isto se deu um tanto sem que fossem dados crditos mais devidos a Schcking, cujo livro jamais foi traduzido para o portugus, o que tampouco deixa de ser sintomtico. Ao contrrio disso, Bourdieu, em seu ensaio de 1966, propunha, atravs do Raymond Williams (1921-1988) de The Long Revolution (1961), que as ideias de Schcking fossem utilizadas mais diretamente, conforme se pode notar na seguinte passagem:
a existncia de um mercado literrio e artstico torna possvel a formao de um corpo de profisses propriamente intelectuais seja com o aparecimento de novos personagens, seja com personagens antigos que recebem novas funes isto , a constituio de um verdadeiro campo intelectual como sistema de relaes que se estabelecem entre os agentes do sistema de produo intelectual6.
5 6

Escarpit, Sociologie de la littrature, p. 11. Bourdieu, Campo intelectual e projeto criador, p. 110.

Entre caminhos e fronteiras

15

Neste ensaio, portanto, Bourdieu utiliza, sim, o conceito de campo j devidamente contextualizado s que no o relaciona somente a ficcionistas e poetas como centrais, por exemplo, a outros conceitos-chave de sua sociologia da cultura, tais como mercado de bens simblicos, capital cultural e habitus, todos desenvolvidos anteriormente, durante o surgimento ou, ainda, posteriormente noo de campo at porque Bourdieu certamente devia ter outros interesses mais imediatos naquele momento7. Isto aconteceu dessa maneira porque, nessa altura da elaborao, digamos, mais abrangente do conceito de campo, essas trs ltimas ideias ainda no tinham obviamente sido desenvolvidas da maneira que seriam algum tempo depois. Quer dizer, toda a teoria do mundo social, claro, no brotou de uma vez: certos conceitos precisaram de um tempo de gestao maior do que outros, como o caso do habitus, que anterior ao conceito de campo. Este ltimo s comeou a ser idealizado a partir do contato mais profundo de Bourdieu com as obras de G. Flaubert, no romance, e Ch. Baudelaire, na poesia, ou seja, com o ambiente literrio da Frana em meados do sculo XIX, que ento vivia a grande transio do romantismo para o realismo/naturalismo. Loc Wacquant faz um levantamento do longo percurso histrico das razes do habitus, desde a filosofia aristotlica (passando posteriormente por Toms de Aquino, E. Durkheim, M. Mauss, M. Weber, T. Veblen, E. Husserl, A. Schultz, M. Merleau-Ponty e, finalmente, por N. Elias), e aponta suas origens mais recnditas no pensamento de Bourdieu quando de seus estudos empricos de juventude sobre a antropologia econmica da mudana na sociedade camponesa do seu Barn natal (...) ou nas comunidades cabilas de expresso berbere, na Arglia colonial estudos esses realizados, respectivamente, em 1962 e 1964, esse ltimo com Adbelmalek Sayad8. Mas se isso tudo apenas uma leve impresso que se tem quando se l o texto de 1966 e o comparamos aos trabalhos posteriores, da que nos vem a certeza
Sobre mercado dos bens simblicos, ver a leve meno (a no ser segundo uma lgica especfica, que j seria esse mercado) em: Bourdieu, Campo intelectual e projeto criador, p. 145, e tambm em Bourdieu, O mercado dos bens simblicos, em que foi desenvolvida a meno anterior; sobre capital cultural, ver Bourdieu, Les Trois tats du capital culturel, e sobre habitus, cuja ideia ganhou mais corpo a partir do contato (como tradutor para o francs e autor do posfcio) que Bourdieu teve com Arquitetura gtica e a escolstica (1951), do crtico e historiador da arte alemo E. Panofsky (1892-1968), ver Bourdieu, Campo intelectual e projeto criador, pp. 142-45. 8 Wacquant, Esclarecendo o habitus.
7

16

Wander Nunes Frota e Enio Passiani

de que j est ali, no ensaio de 1966, todo o esqueleto, j com algum tecido conjuntivo com que se sustentar sozinho, do conceito de campo de produo cultural, bem como um pouco do porvir de seus apndices conceituais (sem os quais a noo de campo no funcionaria muito bem), que foram se formando aos poucos para abranger todo o aparato conceitual aplicado hoje indistintamente no mais abrangente escopo das cincias humanas, sociais e tambm das letras. Ainda assim, em Champ intellectuel et projet crateur, Bourdieu se referiu somente cultura e aos intelectuais de seu prprio pas. A princpio, isto de se referir Frana fez com que seus discpulos e seus colaboradores mais imediatos acreditassem, na poca, que talvez a aplicao mais pormenorizada do conceito de campo intelectual se restringisse ao caso francs e, assim, no atingisse o escopo internacional generalizado de utilizao que se lhe d hoje. Ou melhor, o que ento se compreendeu sobre a utilizao do conceito em si era que ele no poderia (ou no deveria) ser aplicado com pelo menos as mesmas nuances poltico-sociais que o conceito tem no caso especfico da Frana, e tambm que relacion-lo s especificidades socioculturais de outros pases, sobretudo os perifricos, como o Brasil, seria de uma incongruncia sem par. No caso brasileiro, dos anos 1970 em diante, surge Sergio Miceli como um dos intrpretes mais privilegiados de Bourdieu no Brasil talvez o maior de todos, pelo menos quando o assunto abordado o trajeto da vida e da carreira de nossos intelectuais literatos9. A certa altura da entrevista que concedeu a Bastos et al. (2006), Miceli informa que muitos dos conceitos que ele [Bourdieu] usava, na poca, inclusive a ideia de campo, eram pouco aplicveis ao Brasil. No havia a rigor aqui um campo intelectual, o qual precisa ter mais adensamento10. claro que as objees no param por a quanto utilizao do conceito de campo em outras realidades socioculturais e, especificamente, no caso brasileiro, at porque, como afirma Miceli em outro instante na mesma entrevista, a elite brasileira no a elite francesa. No d para transpor isso. A vida intelectual e artstica tampouco pode ser igual.
Ver Miceli, Intelectuais brasileira, que, alm de artigos esparsos sobre o mesmo tema, colige dois de seus livros: Poder, sexo e letras na Repblica Velha (estudo clnico dos anatolianos), e Intelectuais e classe dirigente (1920-45). Ver tambm: Miceli, Nacional estrangeiro, que se restringe ao mecenato e aos artistas plsticos do perodo modernista no Brasil ao longo do sc. XX. 10 Bastos et al. (orgs.), Sergio Miceli, p. 231 (grifos nossos).
9

Entre caminhos e fronteiras

17

O material nos obriga a ir em outra direo11. Com efeito, se se considera o grau de prestgio que Bourdieu obteve em termos de recepo de sua obra dentro e fora da Frana e ao longo de sua vida, tem-se, por um lado, em um recorte de carter exclusivamente quantitativo, nmeros bem animadores, mas, por outro lado, nem tanto12. Sem embargo, ao considerar tambm que, em Campo intelectual e projeto criador, Bourdieu procura vincular seu trabalho sociolgico ao de Levin Ludwig Schcking (1878-1964) em Die Soziologie der literarischen Geschmacksbildung (1923), fica clara sua inteno de se aproximar da fonte de uma crtica marxista mais original possvel sem, no entanto, copiar sua originalidade, mas sim visando sempre ir alm dela. Naquele momento, nota-se que, para Bourdieu, a obra de Schcking funciona como um elo perdido (finalmente reencontrado por Bourdieu) que a crtica literria marxista do final dos anos 1930 at a de meados dos anos 1960 havia, no mnimo, deixado de considerar como sua precursora de fato e de direito; como se ela tivesse nascido do nada. claro, referimo-nos aqui aos hoje clssicos desdobramentos tericos do marxismo duro, aqueles que procuram abranger a vastido epistemolgica das letras e das cincias humanas, e no a um dos aspectos, digamos, mais tradicionais do marxismo, que mais ligado porventura s cincias sociais aplicadas, mais propriamente teoria e anlise econmica do capitalismo. O livro de Schcking, que consultamos em ingls (e tambm em espanhol), intitula-se The sociology of literary taste (1966); trata-se, portanto, de verso semelhante utilizada por Bourdieu quando seu ensaio foi publicado na Frana em 1966. Consideramos que essa obra de Schcking, sendo predecessora por ter sido publicada originalmente em 1923, seria mais original, porque mais prxima do paradigma mais original do marxismo vigente, que deve ter inspirado a teoria crtica dos expoentes da Escola de Frankfurt (W. Benjamin, Th. W. Adorno, M. Horkheimer et al.); a crtica literria marxista de G. Lukcs (e posteriormente a de L. Goldmann, um seu seguidor que alargou suas ideias) e tambm a presena da filosofia bem dizer onipresente de
11 12

Id., p. 233. Sobre a recepo por vezes pssima da obra de Bourdieu no ambiente acadmico anglfono, ver, por exemplo, Robbins, French Production and English Reception. Ainda sobre esse assunto, ver tambm a longa introduo de Randal Johnson em Bourdieu, The field of cultural production, pp. 1-25. Em Johnson, A dinmica do campo literrio brasileiro, ver uma adequao bem consistente do conceito de campo -propos do caso brasileiro.

18

Wander Nunes Frota e Enio Passiani

J.-P Sartre, na Frana, entre as dcadas de 1940 e 1960. De fo . rma sutil ou no (como nos casos de R. Barthes e de L. Althusser), tudo isso acabar desaguando na corrente francesa da sociologie de la littrature do final da dcada de 1950 at meados dos anos 197013 com as publicaes do Institut de Littrature et des Techniques Artistiques de Masse ILTAM, em Bordeaux14. Desaguar tambm na corrente inglesa dos cultural studies (R. Hoggart, E. P Thompson, R. Williams, S. Hall et al.) no Centre for Contemporary . Cultural Studies, em Birmingham, no Reino Unido. Em Campo intelectual e projeto criador, Bourdieu se vale das ideias de Schcking, de Raymond Williams (que, como j notamos, haviam sido publicadas h poucos anos), e tambm das de Sartre, de Barthes e de Althusser mas essas ltimas apenas en passant, como se fosse apenas para provar e/ou corroborar sua sade intelectual na poca, os conturbados anos 1960, que marchavam para acontecimentos histricos decisivos na poltica e na cultura de todas as sociedades ocidentais, perifricas ou centrais. Dentro do universo intelectual dos demais estudiosos citados acima e de suas respectivas obras, o ensaio de Bourdieu deve-se, portanto, incluir no carter mais original a que j nos referimos. At segunda ordem, portanto, Schcking o inspirador oficial das ideias de Bourdieu sobre o campo de produo cultural tal como essas ideias sero expostas mais adiante em carter mais definitivo nAs regras da arte: gnese e estrutura do campo literrio15, obra cuja publicao na Frana data de 1992. Sobre essa obra, em especial, o prprio Bourdieu afirma que seu
mtodo de interpretao (...) se inspira na convico de que s o desmonte mpio da fico, de que fala Mallarm, pode intensificar o prazer do amor pela arte, mesmo que se arrisque a comprometer o culto hlderlino-heideggeriano-blanchotiano do sagrado literrio e artstico16.

Foi a, com o lanamento dAs regras da arte, que o conceito de campo de produo cultural, j com todos os seus apndices conceituais, finalmente atingiu uma maturidade crtica mais slida em termos historiogrficos da arte
Escarpit et al., Le Littraire et le social. Segundo Escarpit et al., op. cit., pp. 5-8, o ILTAM, criado em 1965, fora batizado originalmente como Centre de Sociologie des Faits Littraires, isso desde o final da dcada de 1950. 15 Em umas tantas passagens da verso brasileira dessa obra, mesmo editada pela Cia. das Letras, nota-se no ter havido o necessrio rigor com a traduo direta e sobretudo com a reviso. 16 Bourdieu, Esboo de auto-anlise, pp. 129-30.
13 14

Entre caminhos e fronteiras

19

literria de forma especfica e para a histria da arte em geral, que Bourdieu realizou o tal desmonte mpio da fico e comprometeu de vez o tal culto. claro que antes disso temos, entre outros acontecimentos culturais igualmente importantes na rea editorial (para quem estuda a obra de Bourdieu), o incio de circulao das Actes de la recherche en sciences sociales, em 1975, revista acadmica publicada pelo Centre de Sociologie Europene do Collge de France, lanada em Paris pelo prprio Bourdieu, na qual os conceitos de campo e tambm de habitus ganharo perenes evocaes e reelaboraes praticamente a cada nova edio da revista at 2002, ano da morte de Bourdieu e at mesmo aps isso17. Logo em uma das primeiras edies da revista citada, Bourdieu publica o importante ensaio L invention de la vie dartiste18. Foi atravs da expressochave vida de artista presente at mesmo no ttulo desse ensaio em especial, que Bourdieu pde finalmente mergulhar fundo na obra de Flaubert, baseando-se sobretudo em parte de sua correspondncia pessoal selecionada e tambm em uma leitura interna do romance L ducation sentimentale, que, segundo ele, versa sobre a ao e a luta dos personagens do romance para assegurar e manter um bom lugar no campo, ou seja, a busca incessante pela consagrao artstico-literria. Bourdieu conclui que a partir da publicao desse romance em particular, na Paris da metade do sculo XIX (nem antes nem depois), que j estar plenamente elaborado, pintado e em plena atividade legitimadora o campo literrio francs, contemporneo do autor do romance, algo aparentemente mgico como um retrato instantneo. Essa leitura interna do romance de Flaubert passar por uma ligeira reelaborao quando do lanamento de As regras da arte em 1992, ocasio na qual sero feitas pequenas modificaes de fundo no ensaio de 1975. No entanto, nenhuma modificao posterior daquele retrato instantneo alterar o quadro que se forjou a partir daquele momento decisivo (para usar uma expresso to cara a Antonio Candido). Ou seja, as geraes de escritores, editores, agentes etc. continuaro se sucedendo; as agncias e os agentes de consagrao permanecero fazendo seu papel, e as conquistas tecnolgicas que envolvem o processo de edio dos livros continuaro acontecendo. A nica diferena ser talvez o ritmo dos acontecimentos,
Como exemplo disto podemos citar o importante trabalho de Boyer, Pierre Bourdieu et la thorie de la rgulation, que, sua maneira, evoca o conceito, conforme afirma Wacquant, Esclarecendo o habitus. 18 Ver Bourdieu, L invention de la vie dartiste.
17

20

Wander Nunes Frota e Enio Passiani

que ser cada vez mais veloz, e tambm uma conscincia implcita de que a autonomizao per se do campo literrio no mais precisar ser confirmada a cada nova gerao artstica, como costumava acontecer, como se tudo no passasse ou at mesmo fosse alm de uma simples metamorfose. Da vem a importncia do que, para diferenci-lo do estruturalismo mais ortodoxo vigente nos anos 1960, por exemplo, o prprio Bourdieu denominou-o de estruturalismo gentico porque, ao contrrio daquele, este busca entender tanto a gnese das estruturas sociais o campo literrio como a gnese das disposies dos habitus dos agentes envolvidos nessas estruturas19. Portanto, o que percebemos que Bourdieu, sua maneira, descreve o surgimento do campo literrio na Frana como se isso registrasse, de facto, o grave momento em que a arte pela arte sofre um golpe de misericrdia do qual jamais conseguir se recuperar. A criao artstica, embora continuasse existindo, claro, atravs das demandas artsticas dentro de sucessivos movimentos artsticos, torna-se sujeita a realidades e exigncias cada vez mais modernas, incapazes de dar satisfao de suas respectivas aes polticas dentro do campo, passando a serem mais ou menos imperceptveis a olho nu. A partir daquele momento, verdadeiramente histrico, uma nova conscincia estruturante e estruturada, ao mesmo tempo formada por parte dos artistas (escritores) franceses e, to importante quanto, tambm do pblico leitor e, tudo indica, dos demais participantes do jogo em todas as suas possveis variantes. Implicitamente, um pacto foi firmado entre todos eles para que a criao artstico-literria se aproximasse de algo que, historicamente, jamais havia existido antes. Grosso modo, foi desta maneira absolutamente inexorvel que, na Frana, as relaes e inter-relaes mltiplas entre artistas, pblico leitor, editores, agentes literrios etc. passaram a ser automaticamente reinventadas a todo o momento sem correr risco algum de no serem rejeitadas. Alis, ser com a sucesso dessas reinvenes automticas, a partir daqueles acontecimentos no estritamente literrios em meados do sculo XIX (com aquele romance de Flaubert), que o automatismo dessas reinvenes passar a ser visto como natural e, mesmo, banal daquele momento em diante. Tudo aconteceu inexoravelmente, j ao sabor das novas tecnologias que foram sendo automaticamente absorvidas pelos
19

Ver Bourdieu, The field of cultural production, p. 162 (traduo nossa).

Entre caminhos e fronteiras

21

empreendimentos artstico-literrios e isso precisamente que surpreende nesta parte da obra de Bourdieu que traa a noo de campo literrio como uma ferramenta e tanto de anlise (e tambm de historiografia) literria. A recepo brasileira da noo de campo literrio O socilogo italiano Marco Santoro, em artigo publicado recentemente por ocasio do simpsio The International Circulation of Sociological Ideas: The case of Pierre Bourdieu20, nos d a noo da abrangncia do uso da teoria e conceitos de Bourdieu ao redor do globo, que extrapola, e muito, os limites do mundo intelectual e acadmico francs: Leste europeu, pases nrdicos, Japo, China, Amrica Latina, parece no haver limites para a tremenda influncia que Bourdieu vem exercendo nas ltimas trs dcadas, a ponto de ser o pensador social mais citado ao redor do mundo entre 1999 e 2007, totalizando mais de 1600 referncias21. Curioso notar, afirma o citado socilogo, que a despeito da crtica de Bourdieu globalizao e seus efeitos, a extenso da circulao de suas ideias tambm produto ou efeito do mesmo processo de mundializao22. Todavia, o deslocamento das ideias no se realiza sem quaisquer fronteiras e obstculos; ao contrrio, os padres de transferncia do conhecimento e do saber tm variado bastante e produzido caminhos imprevisveis e surpresas interpretativas, produzindo o que Santoro chama de contaminao, hibridizao e creolizao das teorias e conceitos, abrindo novas perspectivas e
offering at the same time a new intellectual toolkit wich could enable local actors (...) to articulate differently their visions and to better grasp their social situation ever beyond (or against) the authors intention, expectation or consciousness (grifos do autor) 23.

Ou seja, qualquer processo de transplantao cultural deve implicar tradues, adaptaes e atualizaes da teoria aliengena em relao ao ambiente nativo a fim de, justamente, vigorar a prpria teoria e renovar
Santoro, Putting Bourdieu in the Global Field, s.p. Id., s.p. 22 Id., s.p. 23 Id., s.p.
20 21

22

Wander Nunes Frota e Enio Passiani

sua fora explicativa e crtica. Nesse sentido, Pierre Bourdieu, apesar das preocupaes que tinha em relao recepo de sua obra24, era um entusiasta defensor do dilogo transnacional como meio de perfurar o discurso imperialista hegemnico25. Fica claro, portanto, que embora marcado por certa frenchness, o que inevitvel, o trabalho de Pierre Bourdieu no se viu e ainda no se v por ela limitado, encarcerado. Na verdade, a recepo de sua obra, at o momento, tratou de diminuir em algum grau ou at abolir os traos da tal frenchness. A apropriao de Pierre Bourdieu na Amrica Latina de modo geral, exceo feita ao Brasil, foi mais tmida, porm continuou se dando de modo crtico e criativo pelas mos, por exemplo, de Manuel Castells no Chile; Beatriz Sarlo, Carlos Altamirano e Nstor Garcia Canclini, na Argentina; este ltimo ainda o responsvel por espalhar o pensamento de Bourdieu no Mxico26. O caso brasileiro, ao contrrio, destoa um pouco do resto do continente. Num levantamento feito pelo socilogo argentino Denis Baranger, podemos constatar que, entre 1975 e 1998, aparecem nas pginas das Actes de la recherche en sciences sociales peridico criado e dirigido por Bourdieu at sua morte, em 23 de janeiro de 2002, e veculo importante de suas ideias 16 artigos cujo tema o Brasil, e, no mesmo perodo, 10 autores brasileiros publicam na revista. De 1999 a 2007, no entanto, h uma queda acentuada da presena brasileira, tanto em relao aos autores quanto ao tema, para apenas um artigo em cada quesito; ao passo que a presena argentina cresce um pouco, com 5 publicaes que tm a problemtica do pas como tema e 5 so autores que l constam27. De todo modo, a presena brasileira, apesar da queda, continua sendo a maior entre os pases latino-americanos. Porm, mais do que quantitativamente, a presena de Bourdieu no Brasil se faz qualitativamente, servindo de importante referncia e condutor tericometodolgico, principalmente em suas sociologias ditas particulares, como a da cultura e da educao28.
Tanto que Bourdieu, ao longo de sua carreira, foi moldando e organizando um grupo de pesquisadores, um centro de pesquisas prprio, uma revista e uma casa editorial que se tornaram, sem sombra de dvida, responsveis pela constituio, consolidao, prosseguimento e, por conseguinte, uma certa proteo de sua obra, projetos e ideias. A respeito, consultar: Robbins, French Production and English Reception, s.p. 25 Cf. Santoro, op. cit.; Bourdieu e Wacquant, Las argucias de la razn imperialista. 26 Baranger, The reception of Bourdieu in Latin America and Argentina, s.p. 27 Ver Baranger, op. cit., s.p. 28 Sobre a recepo e o uso de Pierre Bourdieu nos estudos educacionais, consultar: Catani, Catani e Pereira, Pierre Bourdieu: as leituras de sua obra no campo educacional brasileiro.
24

Entre caminhos e fronteiras

23

Para o caso que mais nos interessa aqui, a importao e a utilizao da noo de campo literrio nas pesquisas sobre literatura realizadas no Brasil, obrigatrio destacar a figura do socilogo e professor da Universidade de So Paulo, o carioca Sergio Miceli. Primeiro brasileiro, e latino-americano, a publicar nas Actes e a fazer doutorado na Frana sob orientao do prprio Pierre Bourdieu, Miceli foi quem nos introduziu a noo de campo literrio e quem nos mostrou toda sua potncia explicativa29. Ainda na Frana, em 1976, como exigncia do doutoramento, Miceli escreveu e publicou nas Actes o artigo Poder, sexo e letras na Repblica Velha transformado em livro pela editora Perspectiva j no ano seguinte, 1977. Dois anos depois Miceli publicava, pela Difel, Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920 1945), resultado final de sua tese defendida no Brasil e na Frana em 1978. Mas, mesmo antes, Miceli j havia tomado contato com a obra de Bourdieu: ele nos informa30 que no final de sua graduao lera Campo intelectual e projeto criador (ver a nota 2 deste trabalho) na revista Les temps modernes, texto que provocou forte impacto em Miceli, como ele mesmo atesta31, e que se tornou uma espcie de referncia permanente32 para a anlise da cultura que pouco mais tarde iniciaria; e logo em 1972, devido ao espao ocupado na comisso editorial da mesma editora Perspectiva, selecionou, organizou e escreveu a introduo para a coletnea de artigos reunidos no volume A economia das trocas simblicas. Antigo frequentador da obra de Bourdieu, que remete ao final dos anos 1960 e comeos dos 1970, , ao nosso ver, com Intelectuais e classe dirigente no Brasil, de 1979, que Miceli d um tratamento bem acabado e original proposta bourdieusiana, incorporando algumas de suas categorias e, principalmente, sua visada sociolgica, adaptando-as anlise do contexto na importante mencionar que outros socilogos brasileiros tm Bourdieu como referncia importante; entre eles destacamos Jos Carlos Durand, autor de Arte, privilgio e distino, importante estudo sobre a constituio do campo das artes plsticas e da arquitetura no Brasil; e Renato Ortiz, organizador da seminal coletnea de textos de Bourdieu publicada pela Editora tica em 1983 (ver referncia completa na bibliografia deste trabalho). No entanto, nenhum deles utilizou o modelo bourdieusiano para a anlise exclusiva da literatura nacional como fez Miceli, por isso, a fim de cumprir os intentos deste ensaio, concentramo-nos neste ltimo. 30 Ver Bastos et al. (orgs.), Sergio Miceli, p. 227. 31 Id., ibid. 32 Pelo visto, o referido artigo serviu quase como uma espcie de carto de visitas de Bourdieu, apresentando-o a outros campos intelectuais o texto foi publicado no Mxico em 1967, no Brasil em 1968 e na Gr-Bretanha em 1971 , alm do francs, provocando algum impacto por onde passou. A respeito disto, Ver Robbins, French Production and English Reception; e Baranger, The reception of Bourdieu in Latin America and Argentina.
29

24

Wander Nunes Frota e Enio Passiani

cional, muito mais do que ocorre em Poder, sexo e letras na Repblica Velha, este parcialmente incorporado quele. Embora o autor afirme que quela altura a influncia de Raymond Williams e Fritz Ringer eram at maiores que a de Bourdieu, chegando inclusive a dizer que a palavra campo sequer aparece em Intelectuais33, no podemos esquecer que: primeiro, Miceli j havia entrado em contato com algumas teses centrais Bourdieu por meio do texto Campo intelectual e projeto criador, que lhe influenciaram profunda e permanentemente, como ele mesmo admite; segundo, o artigo de 1976 e a tese de 1978, tornada livro no ano seguinte, foram em boa medida o produto do estgio realizado na Frana sob superviso do prprio Bourdieu, outro fato confirmado por Miceli; o que nos leva a concluir que a presena do socilogo francs nos primeiros trabalhos de Miceli maior do que ele aceita. E tal influncia confirmada quando observamos a ossatura da obra de 1978/1979, toda ela impregnada de argumentos de base bourdieusiana. Vejamos: a preocupao central de Miceli, tal como ocorre com Bourdieu (s que voltado, obviamente, para o caso francs), com a constituio de uma vida intelectual no Brasil, ponto de chegada de sua pesquisa sobre os literatos nacionais no perodo entre 1920 e 1945, e seus desdobramentos, como a sociabilidade que se constri entre eles, das redes de amizade, intrigas e disputas que esses intelectuais estabelecem nas disputas por certos bens simblicos; ou ainda quando observamos o esforo de Miceli em desvendar as condies sociais objetivas necessrias para o desempenho do trabalho intelectual, como a expanso do mercado do livro e a profissionalizao do trabalho intelectual, particularmente o literrio, e o engate, que preocupa Bourdieu e Miceli, entre o campo do poder e o campo da produo simblica que deriva justamente de tais condies. A abordagem da atividade intelectual e literria sob o ponto de vista sociolgico e delineada nos termos acima expostos j estava indicada no artigo da Les temps modernes e em alguns textos do volume que Miceli organizou para a editora Perspectiva em 1972. Miceli, nos seus primeiros estudos sociolgicos sobre a literatura nacional, vai indagando sobre as possibilidades da estruturao de um campo literrio
As afirmaes de Miceli esto em: Bastos et al. (orgs.), Sergio Miceli, p. 231. Quanto presena da palavra campo em Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920-45), devemos revelar que o autor se equivoca, pois ela aparece em vrios momentos, como s pp. 192 e 196, por exemplo.
33

Entre caminhos e fronteiras

25

num pas perifrico e dependente como o Brasil, com caractersticas prprias e idiossincrasias sociais exclusivas34. A perspectiva sociolgica de Miceli original porque mostra a possibilidade de um campo da produo simblica relativamente autnomo e da atividade criativa c entre ns, sem descuidar da anlise e interpretao das particularidades desse campo, como: 1) certa dependncia em relao ao Estado, que, curiosamente, no ameaava sua autonomia relativa, visvel na distino que o autor faz entre funcionrioescritor e escritor-funcionrio, este ciente da independncia dos critrios de validao esttica frente outras instncias sociais35; e 2) a localizao dos intelectuais no sistema poltico-partidrio de So Paulo e o trfico de influncias que da podia derivar, favorecendo alguns e prejudicando outros, numa verdadeira concorrncia intelectual por favores e prebendas. Paradoxalmente, pois, Miceli demonstra que a autonomia relativa do campo intelectual brasileiro dependia do mecenato estatal, primordialmente nos anos Vargas, ou seja, os escritores-funcionrios, por serem funcionrios pblicos garantiam a satisfao das necessidades objetivas, permitindo-lhes desenvolver, esteticamente inclusive, a atividade literria. Nesses casos, o posicionamento poltico vinha configurado estilisticamente, como que disfarado sob a forma literria, o que os livrava da censura estatal36. Portanto, Miceli no apenas o responsvel pela introduo da sociologia da literatura de Pierre Bourdieu no Brasil, no se limitando a repetir os conselhos, conceitos e mtodos do antigo orientador, mas ele mesmo o iniciador de uma sociologia da literatura pioneira no pas, devido abordagem inovadora do modernismo nacional, comprometida com a dessacralizao da vida intelectual e da recusa de louvao dos biografados 37, preocupada em interpretar e esclarecer como e por qu o sistema de relaes sociais constitutivo do significado, e como os constrangimentos sociais e polticos e as teias de sociabilidade sustentam as condies de produo e recepo dos bens simblicos. O desencantamento dos modernistas promovido por Miceli ao revelar que a origem social e familiar, bem como o compadrio poltico e os pertencimentos ideolgicos, so importantes elementos definidores do trabalho e da vida intelectuais, provoca visvel desconforto no prefaciador
Coincidentemente, no mesmo ano de 1979, Carlos Altamirano e Beatriz Sarlo descreviam o campo literrio argentino como um campo dependente. Ver Ba ranger, op. cit., p. 8. 35 Miceli, Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920-45), pp. 178 e ss. 36 Podemos citar Carlos Drummond de Andrade quase como um tipo ideal do escritor-funcionrio. 37 Ver Arruda, Pensamento brasileiro e sociologia da cultura: questes de interpretao, p. 112.
34

26

Wander Nunes Frota e Enio Passiani

de Intelectuais e classe dirigente, Antonio Candido38, ele prprio amigo ntimo ou, no mnimo, conhecedor de muitas das personalidades analisadas na obra. Tal fato s revela a justeza do modelo de investigao adotado por Miceli, porque a reao contrariada de Candido s ajuda a mostrar que as afinidades e laos de amizade modelam o sentido das coisas, as opinies e os sentimentos sobre aqueles que pertencem a um mesmo grupo. No caso, Antonio Candido como demonstrou Helosa Pontes39 defendia no apenas amigos, mas os princpios estticos e ideolgicos do grupo do qual, em certo sentido, era herdeiro: os modernistas de So Paulo, particularmente aquele que tinha Oswald e Mrio de Andrade como lderes. Os resultados da pesquisa de Miceli vo de encontro interpretao de Luciano Martins. Segundo ele, o campo cultural brasileiro nas primeiras dcadas do sculo XX no configurava um campo no sentido formulado por Bourdieu, pois encontrava-se ainda em aberto, por estruturar-se; uma estruturao que pode obedecer a uma outra lgica 40, mas a intelligentsia que se constitui no Brasil, no incio dos anos 1920, fracassa no momento de estruturar um campo cultural 41, pois prescindia de instituies prprias e sentia a constante interveno do Estado, principalmente sobre as universidades, j nos anos 1930. As observaes de Martins, acreditamos, esto parcialmente corretas, particularmente aquelas referentes ausncia de instituies acadmicas plenamente constitudas e livres da ao estatal; todavia o autor desconsidera outras importantes instncias de classificao e legitimao literrias e artsticas, como a imprensa, o mercado dos livros, as revistas culturais, os sales e academias literrias42. E aquilo que problema para Martins, condio para Miceli para a constituio de um campo cultural, particularmente literrio, no Brasil, a saber, a dependncia em relao ao Estado. Ao que parece, Martins tentava encontrar no ambiente brasileiro um campo intelectual semelhante quele estudado por Bourdieu no contexto francs, o que certamente no encontrou. Miceli, ao contrrio, tentava descobrir os traos e contornos peculiares do campo cultural brasileiro, pois desde cedo percebeu que, de acordo com a feliz formulao
Candido apud Miceli, Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920-45), pp. ix-xiii. Ver Pontes, Destinos mistos. 40 Ver Martins, A gnese de uma intelligentsia, p. 79. 41 Id., p. 85. 42 Pesquisas recentes comprovam a importncia dessas outras instncias de consagrao e mesmo de sociabilidade.
38 39

Entre caminhos e fronteiras

27

da professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, a prpria noo de campo envolve permanente construo, ela aberta para cada situao 43. O caminho inaugurado por Miceli, num certo sentido, foi posteriormente seguido por Passiani em seu trabalho sobre a importncia de Monteiro Lobato na formao de um campo literrio paulista e, qui, nacional44. O autor procura demonstrar que entre o final dos anos 1910 e meados da dcada de 1920, ia se delineando de modo mais claro um campo literrio na cidade de So Paulo, com regras prprias formuladas por agentes e agncias sociais especficas. No processo de construo de sua autonomia, tambm os conflitos por bens simblicos comeam a aparecer e se aprofundar, colocando em polos opostos Monteiro Lobato e seus aliados de um lado, e os bares modernistas, liderados por Mrio de Andrade, de outro. Os grupos rivalizavam porque disputavam a prerrogativa de classificar obras e autores, privilgio que concederia ao seu detentor a posio hegemnica no interior do campo. Segundo formulao de Passiani, num primeiro momento Lobato leva vantagem sobre os modernistas em razo de seu sucesso como escritor, crtico e editor, faces de um mesmo projeto literrio que lhe rendiam lucros simblicos suficientes (prestgio, fama, reconhecimento, legitimidade etc.) para galgar o posto mximo do ambiente literrio paulista do perodo; j num segundo momento, com a crise de sua editora, com o fracasso de pblico e crtica de seu nico romance, O presidente negro (1926), fora da direo do principal peridico cultural do perodo, a Revista do Brasil, Lobato deixava de contar com as armas que vinha utilizando no embate contra o grupo de Mrio de Andrade e comeava a perder terreno no solo literrio at soobrar e migrar definitivamente para o campo da literatura infantil. Todas aquelas rusgas, alianas e discrdias, distanciamentos e aproximaes (estticas, polticas e afetivas) revelavam um contexto, aponta Passiani, particularmente peculiar, interessante e frtil porque
nele comea a se desenhar com maior nitidez os contornos de um campo literrio dotado de uma autonomia at aquele momento indita. As instituies autenticamente literrias, a interao social dos intelectuais, a formao de um tecido mais consciente de relaes, profissionalizao do escritor, a ampliao do sistema de produo simblica, a conquista de um pblico prprio, tudo isso contribui para a
43 44

Ver Bastos et al. (org.), Maria Arminda do Nascimento Arruda, p. 366. Ver Passiani, Na trilha do Jeca.

28

Wander Nunes Frota e Enio Passiani estruturao de um campo mais autnomo, com seus princpios e regras formulados por agentes e agncias sociais internas, capazes de responder a partir de critrios estticos s exigncias exteriores ao campo45.

A recepo de uma obra, cientfica ou literria, objeto de formas variadas de leitura e apropriao, produzindo efeitos diversos, como a contaminao, hibridizao e creolizao citadas por Santoro, mas, vez ou outra, desaguando tambm em algum tipo de equvoco, como acontece, ao nosso ver, com a crtica de Maurcio Vieira Martins noo de campo literrio de Bourdieu46. H um desprezo da teoria de Pierre Bourdieu, de acordo com Martins, pela singularidade do fenmeno esttico, desconsiderando, assim, que o texto literrio carrega um excesso de significao que transcende o momento histrico em que foi produzido, ou seja, Bourdieu e a noo de campo literrio teriam pouco a dizer sobre a perenidade das obras literrias, pois no reconhece e no d conta da dimenso universal e atemporal que uma obra pode assumir47, subsumindo, ao fim e ao cabo, o texto ao contexto. Para tentar provar a insuficincia da interpretao sociolgica de Bourdieu, o autor cita as vrias encenaes de Shakespeare que inundaram a cidade do Rio de Janeiro, em 2004, como exemplo emprico de uma obra que transcende o tempo e as fronteiras espaciais. Ora, o argumento de Martins, num esforo de produzir uma leitura crtica de Bourdieu, , para ns, ingnua, pois o autor quem desconsidera procedimentos metodolgicos e informaes conceituais bsicas de qualquer sociologia da literatura. Em primeiro lugar, podemos contra-argumentar que a escolha por um dramaturgo-escritor da envergadura de Shakespeare e no por um autor local ou regional menos conhecido e reconhecido, tido como menor ou menos importante, s legitima os procedimentos que so sociais, no esqueamos de canonizao das instituies literrias reconhecidas e consagradas, como o sistema universitrio e academias literrias. Segundo, nenhuma obra literria ou artstica atemporal, como acredita Martins, que parece esquecer que se uma obra resiste ao tempo, no passa inclume por ele, pois est sujeita a apropriaes e leituras as mais diversas. A rigor, a perenidade de uma obra depende das formas diversas de recepo, depende
Id., p. 254. Ver Martins, Bourdieu e o fenmeno esttico. 47 A propsito das crticas, ver Martins, op. cit., pp. 64-9.
45 46

Entre caminhos e fronteiras

29

do preenchimento e satisfao do horizonte de expectativas do leitor48, que muda histrica e socialmente. Noutros termos, seja qual for a sociologia da literatura da qual se est tratando, no permitido desconsiderar as condies sociais de sua produo e de sua recepo, que acabam por defini-la. Por fim, nem Martins nem qualquer Esttica da Recepo e do Efeito se perguntam quem , concretamente, o leitor da obra, um leigo ou um profissional, algum possuidor de privilegiado ou escasso capital cultural que a teoria dos campos de Pierre Bourdieu permite fazer. No caso citado por Martins, quem so, de fato, os encenadores das peas de Shakespeare, os diretores, os atores, os responsveis pela adaptao do texto, quais suas posies e trajetrias sociais, se fazem parte do mainstream ou de um teatro alternativo, escapando a oportunidade de compreender sociologicamente o qu orientou as escolhas sobre a transformao do texto original para a lngua local, as escolhas sobre encenao, montagem do palco, iluminao, figurino etc., enfim, como j dissemos, as condies sociais nas quais se d a recepo de Shakespeare, ou qualquer outro, responsveis por sua contnua atualizao e sobrevivncia, e revelando algo sobre aqueles agentes sociais que se apropriam de uma determinada obra. A crtica de Martins, na verdade, no nova. No contexto francs, desde o incio dos anos 1970, alguns j apontavam que a sociologia da educao de Bourdieu e Passeron49 enfatizava exageradamente a reproduo da dominao e da violncia simblicas realizadas pelo sistema escolar, deixando pouco espao para a manifestao das singularidades dos sujeitos sociais, que podiam tambm agir crtica e criativamente, e no apenas de forma passiva, como sugeriam os autores50. No campo especificamente literrio, Bernard Lahire no ambiente intelectual francs um dos principais e, ao nosso ver, mais capazes crticos de Bourdieu quem vai defender a tese da singularidade do escritor, que se manifesta justamente a partir da pluralidade de atividades e pertencimentos a vrios campos profissionais concomitantemente, configurando o que Corcuff chama de singularidade plural51. Para Lahire, a noo de jogo mais eficaz que a de campo literrio para abarcar a complexa relao entre singularidade e determinao social, dado que a
A respeito, consultar: Jauss, A histria da literatura como provocao teoria literria. Ver Bourdieu e Passeron, Los herederos. 50 Acerca da crtica abordagem reprodutivista de Bourdieu e Passeron, consultar, entre outros: Snyders, Escola, classe e luta de classes; e Lahire, La condition littraire. 51 Ver Corcuff, Bourdieu autrement, p. 86.
48 49

30

Wander Nunes Frota e Enio Passiani

segunda colocaria o acento sobre as determinaes e constries sociais, esquecendo-se das particularidades dos agentes, de sua vida dupla52, que se desenvolve e se desdobra por outros campos cuja presena pode ser mais duradoura ou transitria, definindo o agente ora como produtor, ora como consumidor de bens simblicos, e at sua passagem por no-campos53:
considrer la situation de cumul des activits que vivent le plus frquemment les crivains partir de la question de la diffrenciation des sphres dactivit, de la participation alterne des types dactivits parallles, partir aussi de la question des effets de cette double participation-appartenance sur la manire dont sorganisent et se vivent les va-et-vient incessants dun domaine dactivits lautre, on passe de la question banale du second mtier une question sociologique majeure sur la double vie des crivains54.

A crtica de Lahire no tem a pretenso de descartar a teoria de Bourdieu completamente, mas, ao contrrio, representa uma daquelas leituras revigorantes do autor com quem se dialoga, debatendo-o e atualizando ou descartando, quando necessrio, seus modelos interpretativos. Rigorosamente, Lahire segue risca um conselho do prprio Bourdieu quando perguntado se era um marxista. Sua resposta: em termos de produo e acumulao do conhecimento, o mais interessante usar Marx contra Marx, Weber contra Weber, Durkheim e Marx contra Weber, e assim sucessivamente55. Lahire nada mais faz do que utilizar Bourdieu contra Bourdieu, tentando resolver uma tenso presente em todo projeto intelectual bourdieusiano56, a relao indivduo-sociedade que o autor trabalhou por meio da noo de habitus, regras, valores, padres de comportamento, disposies e tomadas de posio durveis e transmissveis incorporados ao longo do processo de socializao do agente, pertencente a classes sociais, fraes de classe, grupos e campos distintos. V-se, por a, que a ideia de singularidade do agente no est completamente ausente do pensamento de Bourdieu. O j citado Phillipe Corcuff nos alerta que Flaubert, presena-chave na formao do campo literrio francs
Ver Lahire, op. cit., particularmente o captulo 1. Ver id., Reproduo ou prolongamentos crticos?, pp. 50-2. 54 Ver id., p. 19. 55 Ver Bourdieu, Coisas ditas, p. 65. 56 Corcuff afirma que Lahire s chegou noo de singularidade plural graas a Bourdieu e contra ele. Ver Corcuff, op. cit., p. 86.
52 53

Entre caminhos e fronteiras

31

em meados do XIX, representava para Bourdieu uma singularidade literria, que manifestou todos os seus recursos estticos, mobilizou toda a sua potncia criativa justamente porque sofreu certos constrangimentos sociais, porque passou por um determinado processo de socializao e adquiriu certo habitus, isto , condies sociais muito especficas permitiram que manifestasse toda sua originalidade radical57. Numa de suas ltimas entrevistas concedidas antes de sua morte, Bourdieu retoma uma crtica comum feita ao seu trabalho um suposto determinismo (sociolgico) que o habilitaria apenas a reconhecer os processos de reproduo do mundo social, e, num certo sentido, cegando-o para as mudanas e as possibilidades de mudana para esclarecer que suas pesquisas pretendiam explicar certos mecanismos objetivos de dominao para justamente, ao se descrev-los, abrir espao para a transformao daquelas relaes sociais que os reproduzem58. Particularmente em relao aos campos educacional e literrio, procura esclarecer o autor:
o mundo da cultura est repleto de nichos. Ainda existem editores de vanguarda que publicam livros com tiragem reduzida e conseguem se virar, mesmo que se autoexplorem um pouquinho. Por estranho que parea, acho que o futuro est nessa lgica do nicho. Na medida em que algo no deveria ser dito encontra uma forma de ser dito, isso importante: haver sempre algum que vai escutar, e isso poder ressurgir dez anos depois. Parte importante do que se escreve no teria sentido caso no acreditssemos nisso. Existe uma margem de liberdade real, realista, que tem a ver com isso. (...) Ento preciso lutar para que o mercado no destrua todos os nichos e para que haja espao para mercados interiores. O sistema escolar continua sendo um dos nichos possveis, apesar da concorrncia do privado: ele oferece a dedicao, pessoas que acreditam, alm de recursos, certamente no muito grandes, mas que permitem que se faam coisas59.

A nosso ver, aquelas leituras que acusam Bourdieu de determinista e que o reduzem a um terico da reproduo esto bastante ligadas a um equivocado entendimento da noo de estrutura presente em sua obra. A estrutura, em e para Bourdieu, sempre estruturante e no estruturada, ou seja, est sempre se construindo e reconstruindo, encontra-se em movimento
Id., p. 60. Ver Loyola, Pierre Bourdieu entrevistado por Maria Andra Loyola. 59 Id., p. 47.
57 58

32

Wander Nunes Frota e Enio Passiani

perptuo, como se fosse uma espcie de estrutura aberta, e no fechada histria, completa e definitivamente acabada, pronta, cujo ncleo se apresenta praticamente imutvel, como supe a noo de estrutura estruturada. Para Bourdieu, a estrutura apresenta fissuras, rachaduras, por entre as quais atuam, com certa liberdade, os agentes, por onde se infiltra a histria, e por isso mesmo a estrutura se modifica. Mesmo sendo a liberdade dos agentes relativa e jamais plena, sem limites ela suficiente para estes ajam em seu interior, exeram sua criatividade e potenciais at a transformao da prpria estrutura. A estrutura, portanto, por mais que faa sombra sobre os indivduos, no consegue inibi-los ou control-los completamente. E por meio das noes de campo e habitus que Bourdieu vai tentar dar conta dessa dialtica que se estabelece entre indivduo e sociedade. Na verdade, o socilogo francs procura uma alternativa falsa dicotomia indivduo versus sociedade, e insiste na necessidade de se buscar no campo as condies sociais de atuao do sujeito. Noutros termos, as regras da arte, tomando o campo artstico como ilustrao, no inibem a prtica criativa do agente, mas ela se realiza justamente porque o agente foi capaz de internaliz-las, configurando seu habitus. possvel ilustrar o argumento a partir da seguinte imagem: tomemos um pianista que tem sua frente o teclado do piano, composto por um nmero limitado de teclas. Tal limitao estrutural obriga o agente a obedecer a certas regras para a execuo e inclusive para a composio, sem, contudo, ameaar sua capacidade de inventar; acontece at mesmo o oposto, isto , a criatividade do pianista-compositor se realiza em funo do instrumento, das limitaes e possibilidades que ele oferece. Algum poderia objetar que a criatividade do agente, contudo, encontra-se prisioneira dos limites, inclusive fsicos, impostos pela estrutura (no caso, as teclas do piano). Ironicamente, se essa a crtica direcionada a Bourdieu, ela que veste a capa do determinismo, porque nega, logo de sada, que a criatividade do agente, exercida e praticada naquela quantidade determinada de teclas, no capaz de descobrir, no seu prprio exerccio, novos tons ou semitons que exigem a inveno de mais uma ou algumas novas teclas. Deve focar claro que estrutura que para muitos, hoje, soa como ofensa ou xingamento no sinnimo de imobilismo, paralisia, engessamento; a estrutura, por mais fora que possa ter, no capaz de subsumir o agente, de faz-lo diluir-se em seu interior. Por conseguinte, o habitus que o agente incorpora em determinados campos, ao

Entre caminhos e fronteiras

33

longo de sua socializao que acontece ao longo de toda sua vida no o prepara apenas para reproduzir e seguir suas regras, mas o torna apto tambm a realizar mudanas. De acordo com Bourdieu, o habitus apresenta sempre uma capacidade criadora que possibilita o agente oferecer respostas e sadas a situaes absolutamente imprevisveis, imponderveis:
em O sentido prtico, o habitus denominado arte de inventar: arte, quer dizer, prtica pura sem teoria, mimeses capaz de fazer coisas novas com o velho. Os esquemas (schmes) de apreciao e de ao so o que constitui a situao em problema e estabelecem al mesmo tempo sua resposta. O habitus produz assim uma certa liberdade frente ao presente, porque carrega o passado como capital acumulado e permite antecipar uma potencialidade inscrita no presente contando com aquele para torn-la efetiva60.

Conforme Martinez, da quantidade e profundidade do capital incorporado no campo seja ele qual for, religioso, poltico, literrio etc. depende a capacidade do agente para produzir uma resposta eficaz para determinada circunstncia, resposta que pode ser regrada, aceitvel para um campo em particular, ou indita, que pode at mesmo abalar as regras constitudas que, diga-se de passagem, constitui um dos princpios do jogo de disputas e lutas que caracteriza o campo. Se a ruptura das regras prevista pelas prprias regras, pode-se dizer, ento, que faz parte desse jogo a ruptura regrada das regras, possvel apenas por aqueles agentes possudos profundamente pelo modus operandi da instituio ou campo do qual faz parte61. sutil a formulao de Bourdieu: s possui liberdade de ao, ou melhor, elevado grau de liberdade de ao, aquele agente que assimilou profunda e devidamente as regras daquele campo/instituio (o habitus ou o capital institucional), aquele que as conhece e as reconhece. Voltamos, assim, maneira como Bourdieu pretende resolver a dialtica indivduo x sociedade/estrutura, e noo aberta de estrutura com a qual Bourdieu opera, que prev e aceita, ao contrrio do que pregam muitos de seus crticos, a mudana social. No Brasil, quem atualmente preocupa-se com a articulao entre campo literrio e singularidade literria a sociloga e professora da Universidade Federal do Cear Andra Borges Leo, que, junto dos autores deste ensaio,
60 61

Ver Martinez, Pierre Bourdieu, p. 228 (traduo nossa). Id., p. 229.

34

Wander Nunes Frota e Enio Passiani

participou da organizao do simpsio Prticas literrias como jogos de poder: a contribuio da sociologia da literatura de Bourdieu e sua crtica, por ocasio do ltimo congresso da ABRALIC (Associao Brasileira de Literatura Comparada), ocorrida entre 13 e 17 de julho de 2008, na Universidade de So Paulo. No texto apresentado, Andra Leo procura desatar o n a partir da aproximao das formulaes de Bourdieu e Nathalie Heinich, antiga aluna daquele, procurando situar o leitor e o escritor enquanto sujeitos histricos que expressam sua singularidade face estrutura do campo literrio62. No mesmo simpsio, destacamos tambm o trabalho de Michele Asmar Fanini, doutoranda em sociologia na USP que investiga, , a partir do estudo do caso de Jlia Lopes de Almeida, a singular presena feminina na Academia Brasileira de Letras, instituio que utilizou (e talvez ainda utilize, em menor grau) a dominao masculina como ferramenta de canonizao literria63. Procuramos argumentar que os casos aqui abordados mostram que, embora a sociologia da literatura de Pierre Bourdieu e sua importante noo de campo literrio tenham encontrado ainda uma recepo tmida e adiante tentaremos explicar por que no Brasil, sua apropriao, de modo geral, revelou-se bastante profcua, uma vez que no se limitou a utiliz-la como uma espcie de receita que explicaria e solucionaria todos os problemas e questes que envolvem a formao do campo literrio nacional, mas revelou novas e outras possibilidades e alargou o seu poder explicativo ao coloc-la diante de uma outra realidade scio-histrica, testando-a incessantemente e renovando-a sempre, a ponto de se criar, a partir dela, uma sociologia da literatura muito prpria e autntica, como fez Sergio Miceli. Consideraes finais Se as sociologias da cultura e da educao de Bourdieu continuam sendo debatidas, criticadas, aplicadas, refutadas etc., no Brasil, comprovando sua relevncia e aceitao (crtica ou passiva), o mesmo no acontece, pelo menos nos dias que correm, com sua sociologia da literatura. Para ilustrarmos a afirmao, citamos dois fatos recentes: o acima citado simpsio que os autores deste trabalho, junto com a professora Andra Leo, organizaram por ocasio do ltimo congresso da ABRALIC, que contou com apenas dez participantes
62 63

Ver Leo, Como fazer uma sociologia da singularidade?. Ver Fanini, Jlia Lopes de Almeida.

Entre caminhos e fronteiras

35

efetivos; e a recente publicao da coletnea de artigos enfeixada no livro Escrita e sociedade, pela Editora da Universidade Catlica de Gois, que dos seus dez artigos traz Bourdieu citado na bibliografia de apenas dois deles, e, ainda assim, apenas um e mesmo livro (As regras da arte) em cada uma delas. Dados os limites e as intenes do presente texto, oferecemos trs hipteses que no so excludentes e podem ser complementares que possivelmente explicam a ausncia de Pierre Bourdieu nas pesquisas de sociologia da literatura stricto sensu nas anlises sociolgicas da literatura64: em primeiro lugar, a forte e importante presena de Florestan Fernandes na formao da sociologia em So Paulo, particularmente, mas talvez tambm no Brasil em geral. Como se sabe, Florestan tinha como projeto de pesquisa entender, em termos sociolgicos, o processo de modernizao da sociedade brasileira a partir, primordialmente, do processo de formao das classes sociais e sua relao com nossa histria racial, fortemente marcada, ainda no presente, por nosso passado colonial e escravocrata. Nesse sentido, as questes relativas sociologia da cultura eram relegadas a um segundo plano, ou dependendo do tema que se pretendia estudar, a plano algum. ilustrativo o dilogo reproduzido por Miceli entre ele prprio e Florestan: quando perguntado qual seu objeto de estudo, Miceli afirmou que se interessava pelo tropicalismo, ao que Florestan retrucou: (...) tropicalismo nem pensar, no objeto por enquanto65. Em segundo lugar, a presena e a influncia de Antonio Candido na modulao de uma teoria e crtica literrias no mundo acadmico nacional, que extrapola os limites do ambiente paulista. Nossos departamentos literrios, quando no se dobram s abordagens formalistas, muitas vezes se rendem perspectiva histrico-sociolgica de Candido e ao seu conceito de sistema literrio que, j afirmamos, merece uma reviso. O conceito de Candido assume um desenho triangular, em que cada vrtice representa o escritor, a obra e o pblico, mas entre os vrtices h como que um vazio, como se no houvesse outras instituies e agentes sociais em jogo, numa relao tensa e conflituosa, como os agentes literrios, os editores e suas editoras, as academias e sales literrios, as universidades, os livreiros etc., todos envolvidos em disputas e rusgas, defendendo intePara a diferenciao entre sociologia da literatura e anlise sociolgica da literatura, Ver Lima, A anlise sociolgica da literatura. 65 Ver Bastos et al. (orgs.), Sergio Miceli, p. 224.
64

36

Wander Nunes Frota e Enio Passiani

resses prprios e de seus pares. Como qualquer noo de sistema, a de Candido manifesta uma autossuficincia, um mecanismo de alimentao prprio que desconsidera elementos sociais a ele externos. Curiosamente, Candido incorpora o social no sistema por meio da ideia de pblico, para depois expuls-lo. Em terceiro lugar, conforme explica Candido em Literatura e sociedade, coube aos literatos a misso de pensar os problemas do pas e at propor sua soluo j que por muito tempo no houve no pas cincias sociais oficialmente institudas. Posteriormente, com a institucionalizao mais regular das cincias sociais, a crtica literria, que funcionava tambm como uma crtica da sociedade e da cultura, se viu ameaada de perder certo espao, um certo lugar a partir do qual produzia o seu discurso. Logo, possvel supor que a partir de certo momento, comeou a haver uma espcie de disputa entre as disciplinas, entre os departamentos especficos, entre os intelectuais pela explicao mais legtima da sociedade brasileira. Acrescente-se que a explicao oferecida por Candido e sua escola constituem uma herana de certo modernismo paulistano, ou seja, v e analisa o pas a partir dos princpios modernistas, que Miceli tratou de dessacralizar e desancar, acirrando talvez a disputa entre as duas vertentes: uma de inspirao histrica e modernista, outra apoiada na sociologia dos campos intelectuais de Bourdieu, sendo que a primeira, por enquanto, parece levar vantagem sobre a segunda, por razes tambm sociologicamente explicveis, por exemplo, os laos de amizade, afetividade e afinidades de toda ordem que podem (e vo) funcionar como escudo contra explicaes divergentes. As trs hipteses descritas acima tm o intuito de oferecer algumas alternativas para compreender por que razo a noo de campo literrio de Bourdieu encontra ainda alguma resistncia quanto a sua utilizao nas pesquisas sobre literatura realizadas no sistema universitrio nacional, seja nos cursos de Letras, Sociologia, Antropologia, Histria ou outro qualquer, mas tambm acalorar o debate, lanar provocaes ao status quo acadmico a fim de contribuir, modestamente, para a manifestao de novas singularidades em nosso campo intelectual.

Entre caminhos e fronteiras

37

Referncias bibliogrficas ArrudA, M. A. N. Pensamento brasileiro e sociologia da cultura: questes de interpretao. Tempo Social, v. 16, n. 4. So Paulo, jun. 2004, pp. 107-8. BArAnger, D. The reception of Bourdieu in Latin America and Argentina. Sociologica: Italian Journal of Sociology On-Line, n. 2. Bolonha, 2008. Disponvel em: <http://www.sociologica.molino.it/journal/articlefulltext/ index/Article/Journal:ARTICLE:248>. Acesso em: 10 jan. 2009. BAstos, E. R. et al. (orgs.). Sergio Miceli, em ______. Conversas com socilogos brasileiros. So Paulo: Editora 34, 2006. pp. 219-50. _______. Maria Arminda do Nascimento Arruda, em ______. Conversas com socilogos brasileiros. So Paulo: Editora 34, 2006. pp. 353-74. Bourdieu, P As regras da arte: gnese e estrutura do campo literrio. Trad. De . M. L. Machado. 1. reimp. So Paulo: Cia. das Letras, 1996. _______. Campo intelectual e projeto criador, em Pouillon, J. et al. (orgs.). Problemas do estruturalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. pp. 105-45. ______. Condio de classe e posio de classe, em ______. A economia das trocas simblicas. Introduo, organizao e seleo de S. Miceli. 6. ed. 1. reimpr. So Paulo: Perspectiva, 2007. pp. 3-25. (Estudos, 20). _______. Esboo de auto-anlise. Trad., introduo, cronologia e notas de S. Miceli. So Paulo: Cia. das Letras, 2005. _______. L invention de la vie dartiste. Actes de la recherche en sciences sociales, n. 2, v. 1, pp. 67-93. Paris, 1975. _______. Les trois tats du capital culturel. Actes de la recherche en sciences sociales, n. 1, v. 30, pp. 3-6. Paris, 1979. _______. O mercado dos bens simblicos, em _______. A economia das trocas simblicas. Introduo, organizao e seleo de S. Miceli. 6. ed. 1. reimpr. So Paulo: Perspectiva, 2007. pp. 99-181. (Estudos, 20). _______. The field of cultural production: essays on art and literature. Introduo e organizao de R. Johnson. Nova York: Columbia UP 1993. , _______. Coisas ditas. So Paulo: Brasiliense, 2004. Bourdieu, P e PAsseron, J.-C. A reproduo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, . 1992. _______. Los herederos: os estudiantes y la cultura. Buenos Aires: Siglo Veinteuno, 2006. Bourdieu, P e WAcquAnt, L. Las argucias de la razn imperialista. Buenos . Aires: Paidos, 2001.

38

Wander Nunes Frota e Enio Passiani

Boyer, R. Pierre Bourdieu et la thorie de la rgulation. Actes de la recherche en sciences sociales, n. 150, pp. 65-78. Paris, fev. 2004. Britto, C. C. e sAntos, R. (orgs.). Escrita e sociedade: estudos de sociologia da literatura. Goinia: EdUCG, 2008. cAndido, A. Formao da literatura brasileira: momentos decisivos, 1750-1880. 10. ed. rev. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006. _______. Literatura e sociedade: estudos de teoria e histria literria. 2. ed. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1968. ______. Prefcio, em Miceli, S. Intelectuais e classe dirigente no Brasil (192045). So Paulo: Difel, 1979. pp. ix-xiii. cAtAni, A. M.; cAtAni, D. B. e PereirA, G. R. M. Pierre Bourdieu: as leituras de sua obra no campo educacional brasileiro, em turA, M. L. R. (org.). Sociologia para educadores. Rio de Janeiro: Quartet, 2001. corcuff, P Bourdieu autrement. Paris: Textuel, 2003. . durAnd, J. C. Arte, privilgio e distino. So Paulo: Perspectiva, 1989. eAgleton, T. De Adorno a Bourdieu, em _______. Ideologia: uma introduo. Trad. de L. C. Borges e S. Vieira. 2. reimp. So Paulo: EdUNESP; Boitempo, 1997. pp. 115-42. escArPit, R. Sociologie de la littrature. 4. ed. rev. Paris: P .U.F., 1968. (Que Sais-Je?, 777). ______ (org.) et al. Le Littraire et le social: lments pour une sociologie de la littrature. Paris: Flammarion, 1970. (Science de lHomme, 19). fAnini, M. A. Jlia Lopes de Almeida: entre o salo e a ante-sala. Disponvel em: <http://www.abralic.org.br/cong2008/AnaisOnline/index. html>. Acesso em 23 dez. 2008. JAuss, H.R. A esttica da recepo: colocaes gerais, em LIMA, L.C. (Org.). A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. _______. A histria da literatura como provocao teoria literria. So Paulo: tica, 1994. Johnson, R. A dinmica do campo literrio brasileiro. Revista USP, So Paulo, n. 26, p. 164-181, jun.-jul. 1995. lAhire, B. Reproduo ou prolongamentos crticos?. Educao & sociedade, ano 23, n. 78, Pp. 37-55. Campinas, abr. 2002. _______. Sucesso escolar nos meios populares. So Paulo: tica, 2004. _______. La condition littraire: la double vie des crivains. Paris: La Dcouverte, 2006. leo, A. B. Como fazer uma sociologia da singularidade? O escritor e o leitor face teoria bourdieusiana da literatura. Disponvel em: <http://

Entre caminhos e fronteiras

39

www.abralic.org.br/ cong2008/Anais Online/index.html>. Acesso em: 23 dez. 2008. liMA, L. C. A anlise sociolgica da literatura, em _______ (org.). A teoria da literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. loyolA, M. A. (org.). Pierre Bourdieu entrevistado por Maria Andra Loyola. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002. MArtinez, A.T. Pierre Bourdieu: razones y lecciones de una prctica sociolgica. Buenos Aires: Manantial, 2007. MArtins, L. A gnese de uma intelligentsia: os intelectuais e a poltica no Brasil 1920 a 1940. Revista brasileira de cincias sociais, v. 2, n. 4, pp. 65-87. Bauru, jun. 1987. MArtins, M. V. Bourdieu e o fenmeno esttico: ganhos e limites de seu conceito de campo literrio. Revista brasileira de cincias sociais, v. 19, n. 56, pp. 63-74. Bauru, out. 2004. Miceli, S. Nacional estrangeiro: histria cultural e social do modernismo artstico em So Paulo. So Paulo: Cia. das Letras, 2003. _______. Intelectuais brasileira. So Paulo: Cia. das Letras, 2001. _______. Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920-45). So Paulo: Difel, 1979. Pontes, H. Destinos mistos. So Paulo: Cia. das Letras, 1998. ortiz, R. (org.). Pierre Bourdieu. Introduo de R. Ortiz; Trad. de P Montero . e A. Auzmendi. 2. ed. So Paulo: tica, 1994. (Grandes Cientistas Sociais, 39). PAssiAni, E. Na trilha do Jeca: Monteiro Lobato, o pblico leitor e a formao do campo literrio no Brasil. Sociologias, n. 7, ano 4. Porto Alegre, jan.-jun. 2002. _______. Na trilha do Jeca: Monteiro Lobato e a formao do campo literrio no Brasil. Bauru: EdUSC, 2003. Pinto, L. Pierre Bourdieu e a teoria do mundo social. Trad. de L. A. Monjardim. Rio de Janeiro: FGV, 2000. roBBins, D. French Production and English Reception: The International Transfer of the Work of Pierre Bourdieu. Sociologica: Italian Journal of Sociology On-Line, Bolonha, n. 2. Bolonha, 2008, Disponvel em: <http://www.sociologica.mulino.it/journal/ articlefulltext/index/Article/ Journal:ARTICLE:248>. Acesso em: 9 jan. 2009. sAntoro, M. Putting Bourdieu in the Global Field. Sociologica: Italian Journal of Sociology On-Line, n. 2. Bolonha, 2008, p. 1-2. Disponvel em:

40

Wander Nunes Frota e Enio Passiani

<http://www. sociologica.molino.it/journal/articlefulltext/index/Article/ Journal:ARTICLE:248>. Acesso em: 10 jan. 2009. schcking, L. L. The sociology of literary taste. Trad. de B. Battershaw. Chicago: University of Chicago Press, 1966. _______. El gusto literario. Trad. de M. Frenk Alatorre. Cidade do Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1950. (Breviarios, 24). snyders, G. Escola, classe e luta de classes. So Paulo: Centauro, 2005. WAcquAnt, L. Esclarecer o habitus. Comunicao. Trad. de J. M. Pinto e V. B. Pereira. Disponvel em: <http://sociology.berkeley.edu/faculty/ wacquant/wacquant_pdf/ESCLA RECEROHABITUS.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2006.
Recebido em janeiro de 2009. Aprovado para publicao em maio de 2009.

resumo/abstract
Entre caminhos e fronteiras: a gnese do conceito de campo literrio em Pierre Bourdieu e sua recepo no Brasil Wander Nunes Frota e Enio Passiani Este ensaio percorre dois caminhos que a certa altura se cruzam. O primeiro caminho delineia a gnese do conceito de campo literrio, de Bourdieu, que tributria, em boa medida, das teorizaes de L. L. Schcking. Pelo menos entre os intelectuais brasileiros, esta herana tem sido, at agora, pouco reconhecida. O segundo caminho discute a recepo dos trabalhos de Bourdieu no mundo acadmico brasileiro e aponta o deslocamento do conceito de campo do seu ambiente originrio. Quando atravessa fronteiras nacionais no processo de circulao mundial das ideias, o conceito de campo exige novas leituras algumas mais, outras menos pertinentes em um esforo contnuo de atualizao e adaptao do conceito a novas e diferentes circunstncias scio-histricas a fim de garantir seu melhor rendimento analtico. Palavras-chave: campo literrio, Pierre Bourdieu, recepo, intelectuais brasileiros Between borders and roads: the genesis of the concept of literary field in Pierre Bourdieu ans its reception in Brazil This paper explores two ways that cross each other at a certain point. The first one delineates the genesis of Bourdieus concept of literary field, which is, in a good measure, tributary to

Entre caminhos e fronteiras L.L. Schckings theorizations. Until now, this inheritance has had little recognition at least among Brazilian intellectuals. The second way discusses the reception of Bourdieus works in the Brazilian academic world and points out the transfer of the concept from its original environment. When the concept crosses national borders in the worldwide process of circulation of ideas, it asks for new readings some more, others less pertinent in a continuous effort of updating and adapting the concept to new and different socio-historical circumstances in order to assure its best analytical efficiency. Keywords: literary field, Pierre Bourdieu, reception, Brazilian intellectuals

41

Enio Passiani e Wander Nunes Frota Entre caminhos e fronteiras: a gnese do conceito de campo literrio em Pierre Bourdieu e sua recepo no Brasil. Estudos de Literatura Brasileira Contempornea, n. 34. Braslia, julho-dezembro de 2009, pp. 11-41.

You might also like