You are on page 1of 2

Educao Bancria como Libertar-se Objetivos

O objetivo geral deste trabalho fazer uma anlise sobre a educao bancria, seus efeitos sobre a formao dos alunos e os mtodos para sua extino.

Desenvolvimento
A educao, em nossas vidas, se apresenta a partir da insero no mundo e, inicia se com a famlia. Ela a responsvel pela transmisso de valores, costumes e regras. Cabe ao professor ser o agente do processo educacional na escola. Cabe ao professor ser a alma de qualquer instituio de ensino e ainda, toda a responsabilidade de como transmitir esses conhecimentos. Agora, quando lanamos um olhar sobre as relaes educador-educando enxergamos cada vez mais uma relao de narrao de contedos. como diz Paulo Freire 1; (...) encher os educandos dos contedos de sua narrao. a concepo bancria da educao. Neste tipo de transmisso de conhecimento, os contedos so transmitidos aos alunos como depsitos do saber de seu mestre. Aqui se apresenta um tipo de professor que se julga o detentor do saber e cabe aos alunos absorv-los sem question-los. Posso dizer que em alguns momentos eu me senti um professor bancrio. Segundo Paulo Freire1 se o educador o que sabe, se os educandos so os que no sabem, cabe quele dar, entregar, levar, transmitir os seus saber aos segundos. Saber que deixa de ser de experincia feita para ser de experincia narrada ou transmitida. Com isso, este professor que deveria ter papel transformador acaba por impor uma passividade em seus alunos, que resulta numa ingenuidade e no a crtica, que o papel primordial do professor. No bem da verdade, o que os opressores querem justamente que esses oprimidos no pensem, para que eles (os opressores) tenham um melhor domnio sobre os oprimidos. Hoje, eu entendo o que Paulo Freire quer dizer, visto que, atravs de meus professores tornei-me mais reflexivo e dentro da sala de aula mudei toda uma concepo de transmisso dos contedos. Hoje busco no dilogo minha base para a transformao. A busca para o dilogo nos remete a busca de duas peas fundamentais da libertao: a ao e reflexo. So dois lados de uma moeda que no tem como separar. Temos que levar cada uma delas aos nossos alunos, ou seja, buscar um agir em prol de uma reflexo e vice-versa. Se uma no alcana seu objetivo a outra tambm, falha. esse aluno que temos que preparar. Paulo Freire1 est convicto que atravs da palavra, do dilogo, que chegaremos ao objetivo final, ou seja, a existir humanamente, a pronunciar o mundo e modific-lo. Nunca acatar o silncio. Freire1 nos diz, ainda, que o dilogo o encontro dos homens mediatizados pelo mundo, para pronunci-lo, no se esgotando, portanto, na relao eu-tu e, nada disto possvel se no

estiver sob as asas do amor, pois, o amor tambm dilogo. No posso dialogar se no vejo a ignorncia como o motor propulsor de tudo. Se a vejo sempre no outro e no em mim. Eu tive a coragem de enxerg-la em mim, transformando-me a cada dia mais, buscando uma pergunta sempre em que vou dialogar com eles, em qual contedo vou basear, para que se possa passar de vez uma borracha nesta educao bancria.

Concluso
Pode-se concluir que a educao bancria um tipo de transmisso de conhecimento onde o professor quem possui a informao e esta jogada para o aluno que precisa apenas absorv-la. O professor que deveria ter papel transformador apenas age em prol da passividade deste aluno. Como soluo deste entrave, deve ser buscado o dilogo sob os contedos programticos, discutindo-os com os alunos para que se obtenha como resultado final uma ao-reflexo destes.

Fonte de consulta
1. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 3a ed. So Paulo: Ed. Paz e Terra Ltda, 2011. Cap. 1.

You might also like