You are on page 1of 80

Metodologia Cientfica

Metodologia Cientfica

CRUZADA MARANATA FACULDADE BATISTA BRASILEIRA


Andrea Brando de Oliveira Kraus
Diretora Geral tila Brando de Oliveira Jnior Diretor Administrativo/Financeiro Marli Wandermurem Diretora Acadmica Coordenadores de Cursos: Ana Suziene Motta Filosofia/Teologia Gerusa Oliveira Pedagogia Jaime Evangelista Oliveira Filho Administrao Lorena Brando Portella - Direito

MATERIAL DIDTICO TICO Produo Acadmica


Coordenadora Geral da Secretaria

Camila Jacobina

Coordenadora do Ncleo EAD

Fernanda Lordelo

Luciana Catarino Bandeira e Ariadenes Oliveira


Autoria

Produo Tcnica
Camila Jacobina
Anlise Tcnica

Edson Neves
Ilustraes

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/98. proibida a reproduo total ou parcial, por quaisquer meios, sem autorizao prvia, por escrito, da Faculdade Batista Brasileira.

SUMRIO
APRESENTAO TEMA 1 Estudando a cincia Contedo 1 A cincia e o conhecimento cientfico Contedo 2 Nveis de conhecimento: Emprico e cientfico Contedo 3 Nveis de conhecimento: filosfico e teolgico Contedo 4 Mtodos cientficos Exerccios TEMA 2 Trabalhos acadmicos Contedo 1 Leitura e Fichamento Contedo 2 Resumo Contedo 3 Resenha Contedo 4 Artigo Exerccios 9 11 14 17

25 29 32 36

TEMA 3 Construindo a pesquisa Contedo 1 Conceito e classificao de pesquisa cientfica 43 Contedo 2 Projeto de pesquisa (Tema, problema, hipteses e objetivos) 46 Contedo 3 Projeto de pesquisa (justificativa, fundamentao terica, metodologia, cronograma e oramento) 52 Contedo 4 tica na pesquisa 54 Exerccios TEMA 4 Normas e apresentao da ABNT Contedo 1 NBR 10520:2002 apresentao de citaes em trabalhos acadmicos 61 Contedo 2 NBR 6023:2002 normalizao de referncias 67 Contedo 3 Apresentao de trabalhos acadmicos: elementos pr-textuais 69 Contedo 4 Apresentao de trabalhos acadmicos: elementos textuais e pstextuais 71 Exerccios Elementos de Interao Estudo de caso REFERNCIAS 75

APRESENTAO

Prezados Alunos,

Estamos dando incio aos nossos estudos da disciplina Metodologia Cientfica. Esta disciplina muito interessante e, com certeza, vai agregar muito em suas formaes profissionais e pessoais. Ela ir tratar da construo de trabalhos cientficos. Vocs iro vislumbrar um mundo novo e passaro a entender muito mais o cenrio acadmico no qual esto sendo inseridos. Encarem esta disciplina como um desafio, como tantos outros que a vida oferece. Todo ser humano capaz de qualquer coisa, quando se dispe a realizar. Acreditem no potencial de vocs e vamos em frente!

Boa Sorte!

Luciana Bandeira e Ariadenes Oliveira

TEMA

ESTUDANDO A CINCIA

TEMA Estudando a Cincia

11

TEMA 1 Estudando a cincia


Metodologia vem de mtodo, de forma, ou seja, o caminho para realizar trabalhos cientficos. Agora que vocs j sabem o que metodologia preciso conhecer tambm o conceito de cincia, uma vez que o nome da disciplina metodologia cientfica. Ser abordado neste tema o conceito de cincia, assim como a sua funo e objetivo. Iremos discutir tambm sobre os diversos nveis de conhecimento, focando principalmente no cientfico. Por fim, sero abordados os diversos mtodos utilizados em pesquisas acadmicas.

Figura 1 Pedagogia & cincia


Fonte: Pedagogia... (2012).

CONTEDO 1 A CINCIA E O CONHECIMENTO CIENTFICO Podemos definir cincia como qualquer assunto que possa ser estudado pelo homem com a utilizao de mtodo cientfico por meio da observao e dos experimentos. O termo cincia vem do grego e designa conhecer. De forma geral, os gregos definiam a cincia como todo saber criticamente fundamentado. Sendo assim, toda indagao racional fazia parte de um nico saber. Por meio do desenvolvimento de pesquisas cientficas, o homem modifica a realidade e o dia a dia das pessoas, melhorando a qualidade de vida Por exemplo, o avano no campo da medicina j descobriu a cura de uma srie de doenas. Oliveira (1987) acrescenta ainda que, por intermdio da cincia e da tecnologia, temos aparelhos de comunicao, o computador, fibras pticas, meios de transportes complexos, instrumentos cirrgicos de alta preciso, equipamentos na rea de engenharia, energia nuclear, complexos sistemas de produo, avies, controles de

pragas, dentre outros.

12

TEMA Estudando a Cincia

Figura 2 - Evoluo
Fonte: Sampaio (2009).

Como podemos perceber, a evoluo da cincia gera benefcio em todas as reas, no entanto no podemos esquecer que ela encontra-se dentro de um contexto dinmico, sujeito a alteraes e, portanto, no existe a verdade absoluta, pois o que considerado como certo hoje pode ser modificado no futuro. Por exemplo, um tratamento para infeco de garganta, considerado como extremamente eficiente em 1990, em 2015, poder ser descoberto um remdio que, alm de sanar a infeco de forma mais rpida, no gera efeitos colaterais. Vejamos agora o resumo dos principais aspectos que compem o conceito de cincia:

abrange todos os campos do conhecimento humano; trata-se de um estudo, com critrios metodolgicos, das relaes existentes entre causa e efeito de um fenmeno; uma forma de conhecimento sistemtico, ou seja, ordenado logicamente; um conhecimento demonstrvel por meio de pesquisas e testes; qualquer assunto que possa ser estudado pelo homem com a utilizao do mtodo cientfico; por meio dela se descobre e se inventa; todo saber criticamente fundamentado.

Estabelecer a distino das leis que regem as relaes de causa e efeito.

Objetivo da cincia:

Aperfeioamento do conhecimento em todas as reas.

Funo da cincia:

Classificao da cincia

TEMA Estudando a Cincia

13

A cincia pode ser classificada em formais ou factuais. Vejamos os conceitos: Cincias formais ou puras: Estudos das ideias. necessrio passar pela demonstrao. Exemplos: lgica e a matemtica. Cincias factuais: Estudo dos fatos. necessrio passar pela prova da experincia. Exemplos: cincias naturais e cincias sociais.

CONTEDO 2 NVEIS DE CONHECIMENTO: EMPRICO E CIENTFICO


Ser abordado, inicialmente, neste contedo, o nvel de conhecimento emprico e cientfico; no contedo seguinte, os conhecimentos filosfico e teolgico. O conhecimento cientfico no o nico caminho para se alcanar verdade; existem outros meios de se observar o mesmo fenmeno. Para entendermos melhor esta questo, inicialmente, precisaremos compreender o conceito de conhecimento. Conhecer uma relao que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido que nada mais do que o fenmeno observado. Pelo conhecimento, o homem penetra as diversas reas da realidade.

Existem quatro nveis de conhecimento: conhecimento emprico; conhecimento cientfico; conhecimento filosfico; conhecimento teolgico.

Para entendermos o que significa conhecimento emprico e cientfico, vamos analisar os exemplos descritos por Lakatos e Marconi (2010): a) um campons iletrado, que nunca foi escola, que extremamente desprovido do conhecimento acadmico, tem conhecimento sobre a terra que o seu instrumento de trabalho. Sabe o momento certo da semeadura, a poca da colheita, a necessidade da utilizao de adubos, as providncias a serem tomadas contra ervas daninhas e pragas, conhece tambm qual o tipo de solo adequado para as diferentes culturas. b) existe tambm outra estratgia de se trabalhar no setor agrcola com maquinrio especializado, adubos qumicos, poderosos produtos defensivos contra pragas e questiona-se at a relevncia do controle biolgico dos insetos. Trabalham nesta equipe agrnomos, bilogos e at engenheiros para desenvolver as mquinas e equipamentos utilizados no processo. Observem que existem, nesses exemplos, duas formas distintas de observar o fenmeno

14

TEMA Estudando a Cincia

e de interferir na realidade: a primeira, por meio do conhecimento emprico, tambm conhecido como popular; o segundo, mediante o conhecimento cientfico. Passaremos agora a analisar os conceitos e as particularidades de cada grau de conhecimento descrito nos exemplos citados.

Figura 3 - Agricultura rural


Fonte: Caroline (2011).

Figura 4 - Agricultura e tecnologia


Fonte: CAMBIO... (2012).

2.1 Conhecimento Emprico


O conhecimento emprico, tambm conhecido como vulgar ou popular, o modo espontneo de conhecer, que est presente no dia a dia. o conhecimento do povo, obtido por acaso, aps inmeras tentativas. Pela linguagem, os conhecimentos se transmitem de uma gerao para outra. obtido sem mtodo e por investigao pessoal. No conhecimento emprico, no se conhece a relao de causa e efeito, to necessria para a cincia, ou seja, o porqu do fenmeno, a causa. Ao perguntar a uma pessoa iletrada se o sol nascer no dia seguinte, com certeza resposta ser afirmativa. Esta resposta estar fundamentada em qu? Estar fundamentada na observao, pois todos os dias esta pessoa passa pela experincia do sol nascer ao raiar do dia e se pr ao entardecer. Ela no saber responder o porqu, a causa que gera o fenmeno, ou seja, a relao de causa e efeito. Vejamos agora as principais caractersticas do conhecimento emprico destacadas por Lakatos e Marconi (2010): Superficial: no conhece as causas profundas e verdadeiras que explicam o fenmeno, conforma-se apenas com a aparncia; o mais superficial de todos os nveis de conhecimento. Sensitivo: refere-se vivncia do dia a dia. Subjetivo: o prprio sujeito responsvel por organizar as experincias. Pode ser adquirido por vivncia prpria ou de terceiros (ouvir falar). Assistemtico: adquirido ao acaso, sem a utilizao de mtodos cientficos. Acrtico: no existe crtica devidamente fundamentada que explique a veracidade dos fatos. Verificvel: por meio a observao diria.

TEMA Estudando a Cincia

15

Falvel e inexato: conforma-se apenas com a aparncia do fenmeno. Vejamos agora alguns exemplos de conhecimento emprico: Um remdio natural que foi concebido pela combinao de ervas. Uma pessoa que aprende a concertar carros observando outras.

2.2 Conhecimento Cientfico


De acordo com Lakatos e Marconi (2010), podemos definir o conhecimento cientfico como aquele em que as hiptese e proposies tm sua veracidade ou falsidade conhecida por meio da experimentao. O conhecimento cientfico caracterizado por: a) ir alm do emprico; b) procurar conhecer, alm dos fenmenos, suas causas e leis; c) buscar constantemente explicaes e solues; d) no ser considerado algo pronto.

Vejamos agora as principais caractersticas do conhecimento cientfico: Racional: constitudo por elementos bsicos, como hipteses e definies, diferenciando-se das sensaes e imagens. Certo ou provvel: a cincia encontra-se dentro de um contexto dinmico, em constante movimento, no sendo definitiva. Por conta disso, no se pode atribuir cincia a certeza indiscutvel. Obtidos metodologicamente: adquirido mediante regras lgicas e procedimentos tcnicos, ou seja, pelo mtodo cientfico. J o conhecimento emprico diferente, pois adquirido ao acaso, como visto na seo anterior. Sistematizados: sistema de ideias logicamente correlacionadas. Verificveis: necessrio passar pelo exame da experincia (cincias factuais) ou da demonstrao (cincias formais). Claro e preciso: ao contrrio do conhecimento popular, que obscuro, o cientista se esfora ao mximo para ser exato e claro. Comunicvel: deve ser formulado de tal forma que outros investigadores possam verificar seus dados e hipteses. Deve ser considerado como propriedade da humanidade, uma vez que a divulgao do conhecimento a mola propulsora do progresso e da cincia. Acumulativo: novos conhecimentos podem substituir os antigos quando estes se revelarem ultrapassados. Aberto: a cincia prope-se a realizar novas investigaes, sempre que houver a

16

TEMA Estudando a Cincia

necessidade de se esclarecer algum assunto. til: o conhecimento cientfico gera uma srie de benefcios para a humanidade, seja na rea de sade, no avano tecnolgico etc.

Vejamos agora alguns exemplos de conhecimento cientfico: a) os planetas giram em torno do Sol em rbitas elpticas, com o Sol ocupando um de seus focos; b) a descoberta da penicilina; c) construo de aparelhos tecnolgicos que possibilitam a comunicao; d) criao de mquinas e equipamentos que tornam os processos mais produtivos; e) criao de vacinas que previnem doenas.

2.3 Natureza do esprito cientfico


Atitude de um pesquisador que busca solues srias, com mtodos adequados. conquistada com muito esforo. Esprito cientfico se traduz em uma mente crtica, objetiva e racional.

Crtica Criticar julgar, distinguir para melhor avaliar.

Objetiva Implica no rompimento com todas as posies subjetivas, pessoais e sem fundamentos. A objetividade torna o trabalho cientfico impessoal. Eu acho, eu penso ser assim no satisfazem a objetividade do saber.

Racional As nicas razes explicativas de uma questo s podem ser intelectuais e racionais. CONTEDO 3 NVEIS DE CONHECIMENTO: FILOSFICO E TEOLGICO Abordaremos, neste contedo, os dois outros nveis de conhecimento: o filosfico e o teolgico. Comearemos pelo filosfico. Vamos l!

TEMA Estudando a Cincia

17

3.1 Conhecimento Filosfico


Antes de abordarmos as caractersticas que so inerentes ao conhecimento filosfico, vamos entender melhor o que Filosofia. A palavra Filosofia composta por duas outras palavras de origem grega: filos, que significa amor, amizade; e sofia, que significa sabedoria ou conhecimento. Unindo os dois conceitos, o Filsofo seria o amigo da sabedoria, ou seja, no o detentor do saber, e sim uma pessoa que busca o saber continuamente. A filosofia a cincia das primeiras causas e dos primeiros princpios. Ela envolve a integrao das cincias particulares. A sua tarefa fundamental a interpretao. Filosofar interrogar, uma vez que no h solues definidas para grande nmero de questes.

Figura 5 Interrogao
Fonte: Interrogao... (2012).

O conhecimento filosfico caracterizado pelo esforo da razo pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, recorrendo unicamente s luzes da prpria razo humana (LAkATOS; MARCONI 2010). Enquanto as cincias estudam as leis que regem determinados fenmenos, o conhecimento filosfico unifica o conjunto das leis cientificas em leis supremas. O conhecimento filosfico procura conhecer as causas reais e profundas de todas as coisas, ou seja, a origem, ao contrrio das cincias particulares, que se preocupam com as causas prximas. Agora que j entendemos o que significa Filosofia, vamos analisar algumas das principais caractersticas que compem o conhecimento filosfico. Valorativo: o seu ponto de partida consiste em hipteses que no podero ser submetidas observao. De acordo com Lakatos e Marconi (2010, p. 19): [...] as hipteses filosficas baseiam-se na experincia, portanto, este conhecimento emerge da experincia e no da experimentao. No verificvel: os enunciados das hipteses filosficas, ao contrrio do que ocorre no

18

TEMA Estudando a Cincia

campo da cincia, no podem ser confirmados nem refutados. Racional: consiste em um conjunto de enunciados logicamente correlacionados. Sistemtico: suas hipteses e enunciados visam a representao coerente da realidade estudada, em uma tentativa de apreend-la em sua totalidade.

3.2 Conhecimento Teolgico


O conhecimento teolgico adquirido mediante a aceitao de uma revelao divina, respaldado pela f; no pode ser provado cientificamente e nem admite crtica. Outra caracterstica importante a ausncia de mtodo. As verdades de que trata o conhecimento teolgico so infalveis ou indiscutveis. So adquiridas por meio da crena na existncia de um ser superior. Vejamos agora alguns exemplos de conhecimento teolgico: Escrituras Sagradas, tais como a Bblia, o Alcoro, a Sagrada Tradio, que renem decises de Conclios e Snodos, as Encclicas Papais etc. Tambm podem ser includos como conhecimentos teolgicos os ensinamentos dos telogos e mestres da Igreja.

Figura 6 - F
Fonte: F (2012).

TEMA Estudando a Cincia

19

Como podemos concluir, so quatro os nveis de conhecimento, cada um com suas especificidades e funes: emprico, cientfico, filosfico e teolgico.

O emprico o mais superficial, observando apenas o efeito do fenmeno sem se preocupar com a causa. O cientfico mais profundo do que o emprico, pelo fato de estabelecer a relao de causa e efeito, ou seja, a explicao do fenmeno. O filosfico mais profundo que o cientfico por no se satisfazer apenas com as causas prximas e preocupar-se com as causas reais e profundas de todas as coisas, ou seja, a origem. O teolgico aceito nica e exclusivamente pela f.

CONTEDO 4 MTODOS CIENTFICOS Neste contedo ser abordado o conceito e os principais tipos de mtodo cientfico. Este assunto de extrema importncia, uma vez que no existe cincia sem o emprego de mtodo cientfico. Vocs lembram quando estvamos estudando o conhecimento cientfico, que uma das principais caractersticas era exatamente a necessidade de critrios metodolgicos? Ento, vamos conhecer um pouco deste interessante assunto agora. Vamos, inicialmente, analisar o conceito de mtodo cientfico. Em um segundo momento, conheceremos os principais mtodos e as suas mais relevantes caractersticas. De acordo com Gil (2010), a investigao cientfica depende de um conjunto de procedimentos intelectuais e tcnicos para que seus objetivos sejam atingidos: os mtodos cientficos. Mtodo cientfico o conjunto de processos ou operaes mentais que se devem empregar na pesquisa. a linha de raciocnio adotada no processo de investigao. O mtodo a estratgia que o pesquisador ir adotar, ou seja, a base lgica da investigao.

20

TEMA Estudando a Cincia

O mtodo utilizado em uma pesquisa tem que estar de acordo com a natureza do que se pretende investigar. Os principais mtodos de abordagem so os seguintes:

a) b) c) d) e)

indutivo; dedutivo; hipottico-dedutivo; dialtico; fenomenolgico.

Vamos agora conhecer cada um desses mtodos. Vamos l! a) mtodo indutivo Mtodo proposto pelos empiristas Bacon, Hobbes, Locke e Hume. No raciocnio indutivo, a generalizao deriva de observaes de casos da realidade concreta. As constataes particulares levam elaborao de generalizaes, ou seja, um processo mental, em que se parte de dados particulares para chegar a uma concluso geral que no est explcita nas partes examinadas. Podemos, desta forma, afirmar que, no mtodo indutivo, o objetivo dos argumentos levar a concluses mais amplas do que os contedos das premissas nas quais o pesquisador se baseou. Desta forma, as concluses geradas pelo emprego do mtodo indutivo so PROVAVELMENTE verdadeiras. Vejamos um exemplo esclarecedor sobre o mtodo indutivo. Exemplo 1 Pedro mortal. Jos mortal. Srgio mortal. Ora, Pedro, Jos... e Srgio so homens. Logo, (todos) os homens so mortais. Exemplo 2 A zebra 1 listrada. A zebra 2 listrada. A zebra 3 listrada. Logo, toda zebra listrada. Percebam que este mtodo parte da premissa menor para a maior, ou seja, do especfico para o geral. O mtodo indutivo se operacionaliza em trs etapas: Primeira etapa: observao dos fenmenos.

TEMA Estudando a Cincia

21

Segunda etapa: descoberta da relao entre eles. Terceira etapa: generalizao da relao. b) mtodo dedutivo Mtodo proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz, que pressupem que s a razo capaz de levar ao conhecimento verdadeiro. O raciocnio dedutivo tem o objetivo de explicar o contedo das premissas. Por intermdio de uma lgica descendente, de anlise do geral para o particular, chega-se a uma concluso. Vejamos agora um exemplo esclarecedor do mtodo dedutivo: Toda mulher produz o hormnio estrgeno ......................................(premissa maior) Joana mulher ................................................................................(premissa menor) Logo, Joana produz o hormnio estrgeno. .............................................(concluso) possvel observar, na lgica do mtodo dedutivo, que a necessidade de explicao no reside nas premissas, mas, ao contrrio, na relao entre premissas e concluso gerada (LAkATOS; MARCONI, 2010). c) mtodo hipottico-dedutivo Proposto por Popper consiste na adoo da seguinte linha de raciocnio: Conhecimentos sobre determinado assunto so insuficientes para a explicao de um fenmeno.

Surge a lacuna, contradio ou problema.

Para tentar explicar as dificuldades expressas no problema, so formuladas conjecturas ou hipteses.

Das hipteses formuladas, deduzem-se consequncias que devero ser testadas ou falseadas.

Falsear significa tornar falsas as consequncias deduzidas das hipteses

22

TEMA Estudando a Cincia

Enquanto no mtodo dedutivo se procura a todo custo confirmar a hiptese, no mtodo hipottico-dedutivo, ao contrrio, procuram-se evidncias empricas para derrub-la.

d) mtodo dialtico
Fundamenta-se na dialtica proposta por Hegel, na qual as contradies se transcendem, dando origem a novas contradies que passam a requerer soluo. um mtodo de interpretao dinmica e totalizante da realidade. Considera que os fatos no podem ser considerados fora de um contexto social, poltico, econmico etc. Empregado em pesquisa qualitativa (GIL, 2010). Vejamos agora as principais leis da dialtica descritas por Lakatos e Marconi (2010): ao recproca, ou seja, tudo se relaciona; mudana dialtica, ou seja, tudo se transforma; passagem da quantidade para a qualidade; interpretao dos contrrios. e) mtodo fenomenolgico Preconizado por Husserl, o mtodo fenomenolgico preocupa-se com a descrio direta da experincia tal como ela . A realidade construda socialmente, portanto, ela no nica. Tratase de descrever, compreender e interpretar os fenmenos que se apresentam percepo. Prope-se a extino da separao entre sujeito e objeto. O mtodo fenomenolgico caracteriza-se pela nfase no mundo da vida cotidiana. O sujeito/ator reconhecidamente importante no processo de construo do conhecimento.

Aprendendo Mais!
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/reflexoes-a-respeito-da-fenomenologia-e-dometodo-fenomenologico/40562/#ixzz1wd7GfLlV .

TEMA Estudando a Cincia

23

Agora vamos exercitar o que aprendemos, vamos l!

Figura 7 - Professor.
Fonte: PROFESSOR... (2012).

EXERCCIOS
1) Construa um conceito de cincia e destaque as principais caractersticas do esprito cientfico. 2) Descreva os nveis de conhecimento existentes com exemplos prticos. 3) Explique por que no se pode considerar o conhecimento cientfico como verdade absoluta. 4) Explique a linha de raciocnios dos mtodos indutivo e dedutivo. 5) Explique por que o nvel de conhecimento filosfico considerado mais profundo que o cientfico.

TEMA

TRABALHOS ACADMICOS

TEMA Trabalhos Acadmicos

27

TEMA 2 Trabalhos acadmicos


Neste tema, abordaremos alguns trabalhos acadmicos. Iremos estudar o conceito e a forma de elaborar os fichamentos, resumos, resenhas e artigos. Estes assuntos so importantes, uma vez que fazem parte do dia a dia do Aluno do ensino superior. Sendo assim, vamos todos prestar bastante ateno!

Figura 8 - Ateno
Fonte: Ateno (2012).

CONTEDO 1 LEITURA E FICHAMENTO


Neste contedo, abordaremos o primeiro dos trabalhos acadmicos: o fichamento. No entanto, antes de iniciarmos a discusso desse assunto, vamos estudar um pouco sobre a leitura e suas estratgias. Afinal, antes de escrever qualquer trabalho acadmico, necessrio, inicialmente, ler e entender o texto. Vamos l! 1.1 Leituras e suas tcnicas Saber ler e interpretar um texto fundamental; o ponto inicial para a execuo de qualquer trabalho acadmico. Segundo Medeiros (2009), existem quatro nveis de leitura: Nvel 1. Leitura elementar: leitura de base ou inicial, apenas para reconhecimento do texto. Nvel 2. Leitura inspecional: utiliza-se maior tempo para que seja possvel fazer uma anlise mais apurada do texto. Nvel 3. Leitura analtica: minuciosa, completa e tem em vista o entendimento. Nvel 4. Leitura sintpica: comparativa, para quem l vrios livros j adquiriu a habilidade de correlacion-los.

28

TEMA Trabalhos Acadmicos

Os quatro nveis de leitura citados no so cumulativos. O leitor habilidoso transita com desenvoltura pelos quatro nveis.

Figura 9 - Subir escada


Fonte: SUBIR... (2012).

Vejam agora algumas tcnicas de leitura! Elas podem facilitar o processo. Viso geral dos captulos O leitor verificar a estrutura do captulo, os ttulos e subttulos. O objetivo encontrar resposta para as seguintes questes: 1. Qual o assunto do captulo? 2. Qual a ordem das ideias expostas? Questionamento despertado pelo texto Nesse estgio, faz-se levantamento de perguntas, sem a preocupao de respond-las. Deve-se comear a transformar ttulos e subttulos em questes. Por exemplo: Tcnicas de leituras Quais so as tcnicas de leitura? O objetivo principal desta estratgia desenvolver a capacidade de interrogar. Estudo do vocabulrio a hora de estudar o vocabulrio do texto. O leitor no dever consultar o dicionrio logo no primeiro momento, porm dever fazer esforo para compreender a palavra dento do contexto. Aps esta tentativa, em um segundo momento, buscar a palavra no dicionrio. Linguagem no verbal Refere-se a observar, atentamente, todas as informaes apresentadas por ilustraes (fotos, mapas, quadros, grficos, tabelas etc.). Estas figuras podem trazer muitas informaes a respeito do assunto abordado.

TEMA Trabalhos Acadmicos

29

Essncia do texto Passando pelos passos citados, o leitor estar apto a buscar o contedo profundo de um texto. nesta etapa que dever sublinhar as informaes mais importantes. Recomenda-se cuidado para no sublinhar informaes desnecessrias. Neste momento, o leitor dever conseguir:

a) identificar a ideia principal; b) conhecer os argumentos do autor; c) avaliar as ideias expostas.


Resumo do texto Foco nas ideias principais do texto. Lembrando-se de que resumo no cpia das ideias principais do texto, mas sim a recriao do texto original. Abordaremos este assunto no prximo contedo. Avaliao O objetivo deste tpico salientar a essencialidade de o leitor desenvolver capacidade crtica. Lembram as perguntas elaboradas no item questionamento despertado pelo texto? Ento, agora a hora de respond-las, avaliando se alguma permanece sem resposta. Bom, agora que vocs j aprenderam a desenvolver uma boa leitura, vamos passar para o prximo tpico. Aprender a elaborar fichamentos! 1.2 Fichamento O fichamento uma ferramenta muito utilizada entre os pesquisadores. Diante de uma pesquisa de grau elevado, preciso ter flego e organizao na estruturao das informaes pesquisadas, para que elas no se percam ao longo do caminho. O armazenamento dessas informaes pode ser realizado em um arquivo de fichas, conforme modelo apresentado a seguir.

Medeiros (2004, p.116).

30

TEMA Trabalhos Acadmicos

Com a evoluo tecnolgica, a forma mais atual de armazenar essas informaes em arquivos eletrnicos, no computador.

Os arquivos eletrnicos possuem diversas vantagens, entre elas: a) no existe limites de linhas, como nos fichamentos de papel; b) pode-se copiar informaes de uma arquivo para outro de forma rpida; c) utiliza ferramentas que possibilitam ao computador localizar expresses-chave

Figura 10 Computador
Fonte: Computador (2012).

Existem trs principais modalidades de fichamento, quais sejam: Fichamento de transcrio Consiste na reproduo fiel de texto do autor citado, ou seja, um fichamento de citao direta. Abordaremos o assunto citao no quarto tema deste mdulo. Fichamento de resumo Este tipo de fichamento consiste em reduzir o texto em suas ideias principais, ou seja, a compreenso do texto e a elaborao de um novo, sem expor comentrios e sendo totalmente fiel ideia do texto original. A diferena entre o fichamento de resumo e o resumo propriamente dito que o primeiro um texto mais compacto e seletivo do que o segundo. Fichamento de comentrio

TEMA Trabalhos Acadmicos

31

No fichamento de comentrio, feita uma apreciao da obra lida. Deve-se destacar se existem pontos fortes e fracos na argumentao do autor, se as concluses so satisfatrias, a quem a obra indicada etc. Enfim, agora que vocs j sabem o que e como se faz um fichamento, podemos passar para o assunto resumo, prximo contedo a ser abordado neste tema.

CONTEDO 2 RESUMO
Neste contedo, vocs iro aprender a fazer resumos acadmicos. Este aprendizado extremamente importante, uma vez que uma atividade muito solicitada e uma ferramenta de estudo muito valiosa. Podemos definir resumo como uma apresentao sucinta e compacta dos pontos mais importantes de um texto. Os resumos devem ser elaborados de acordo com a NBR 6028:1990, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), que define as regras para a sua redao e apresentao.

Aprendendo Mais!
A Associao Brasileira de normas tcnicas (ABNT) o rgo responsvel pela normalizao tcnica no pas e uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como objetivo fornecer a base necessria para o desenvolvimento tecnolgico brasileiro.

O que normalizao? a atividade que estabelece a utilizao comum e com o objetivo de alcanar um grau timo de ordem em um determinado contexto. A normalizao no est presente apenas na uniformizao da publicao de trabalhos acadmicos, ela encontra-se tambm na fabricao de produtos, na transferncia de tecnologia, na melhoria da qualidade de vida por meio de normas relativas sade, segurana e preservao do meio ambiente. Vejamos agora alguns pontos que nos ajudam a entender melhor o conceito de resumo: a apresentao sinttica e seletiva das ideias de um texto:

o procedimento de reduzir um texto sem destruir-lhe o contedo; ressalta a progresso e articulao das ideias; devem aparecer as principais ideias do autor.

32

TEMA Trabalhos Acadmicos

O resumo extremamente importante no meio acadmico, pois abrevia o tempo dos pesquisadores; transmite a informao para que o leitor decida se ir consultar o texto completo ou no. Desta forma, podemos afirmar que a leitura do resumo deve permitir:

conhecimento do documento; determinar se preciso ler o documento na ntegra.

De acordo com Medeiros (2009), um resumo deve destacar, quanto ao contedo, quatro itens bsicos:

assunto do texto; objetivo do texto; articulao das ideias; concluses do autor.

No se esqueam de colocar no resumo noes das concluses. Lembrem-se de que o resumo para informar e no para criar suspense sobre o contedo do texto original.

Existem trs requisitos que so essenciais na construo do resumo: Conciso: a escrita dever ser concisa, as ideias devem ser bem expressas com um mnimo de palavras. Preciso: utilizar palavras adequadas para o perfeito entendimento de cada conceito. Clareza: dever ser utilizado um estilo fcil, transparente, a fim de facilitar a compreenso.

Figura 11 - Pessoa escrevendo


Fonte: PESSOA... (2012). :

TEMA Trabalhos Acadmicos

33

2.1 Tipos de resumo De acordo com a ABNT, os resumos so classificados em: a) indicativo; b) informativo;

c)

crtico.

Vejamos agora as especificidades de cada tipo. Indicativo Tambm conhecido como descritivo, no dispensa a leitura do texto original. Apenas descreve a natureza, a forma e o objetivo do documento. b) Informativo Tambm conhecido como analtico, contm as informaes essenciais apresentadas no texto, tais como: objetivo da obra, mtodos e tcnicas empregadas e concluses. Pode dispensar a leitura do texto original. c) Crtico Tambm conhecido como resenha, informa sobre o contedo do trabalho e formula julgamento sobre ele. Analisaremos este tipo de trabalho no prximo contedo deste tema. Aguarde! Nos resumos indicativos e informativos, no permitido juzo de valor, ou seja, opinio. Alm disso, essencial ser totalmente fiel ao texto original

a)

Prestem ateno a algumas dicas essenciais na concepo de um resumo: Dica 1: A estrutura deve ser lgica, ou seja, ter comeo, meio e fim. Dica 2: Utilizar a terceira pessoa do singular e o verbo na voz ativa (descreve, aborda, estuda etc.). Dica 3: Evitar frases longas, assim como citaes e explicaes detalhadas. Dica 4: Evitar expresses do tipo: o autor trata, no texto do autor e similares. Dica 5: Devem ser seguidos de palavras-chave, que so palavras que possuem uma relao prxima com o texto.

34

TEMA Trabalhos Acadmicos

Figura 12 - Dica
Fonte: Dica (2012). :

Ateno!!!!! Resumo no cpia e no pode conter trechos copiados do texto original.

Segundo a ABNT: a) resumo constitudo de um s pargrafo; b) tem no mximo 500 palavras; c) deve utilizar espaamento simples

Veja, a seguir, o exemplo de um resumo. RESUMO O propsito desta pesquisa consiste em analisar de que forma o Professor que atua no ensino superior consegue qualificar-se pedagogicamente, destacando as duas categorias bsicas de docentes: o licenciado e o bacharel. Quanto ao bacharel, discute-se a lacuna pedaggica existente em sua formao enquanto profissional da educao. No sentido de encontrar resposta para esta questo, motivao desta pesquisa, realizou-se um estudo de caso, no qual observouse a prtica docente de Professores considerados excelentes pelos Alunos, em uma Instituio de Ensino Superior (IES) de carter privado, em Salvador, no curso de Engenharia de Produo, com nfase em gesto empresarial. Esta pesquisa levanta, tambm, as competncias essenciais boa prtica docente e a importncia da gesto da IES no sentido de possibilitar a qualificao do corpo docente, enfocando o desafio de Professores e Gestores, para possibilitar a qualidade do ensino superior. A concluso destaca a lacuna pedaggica existente na formao do bacharel, comprovando que este profissional, em algumas situaes, desenvolve o fazer docente de forma emprica, levantando alguns indcios de como o bacharel-Professor consegue suprir a sua lacuna pedaggica e desenvolver, com excelncia, a atividade de educador. Palavras-Chave: Qualificao pedaggica. Ensino superior. Gesto escolar.

CONTEDO 3 RESENHA

TEMA Trabalhos Acadmicos

35

Vamos agora aprender a fazer resenha! De acordo com Medeiros (2009), resenha um relato minucioso das propriedades de um objeto ou de suas partes; um tipo de redao tcnica, que inclui variadas modalidades de textos: descrio, narrao e dissertao. A resenha um tipo de trabalho que exige domnio sobre o assunto e maturidade intelectual para fazer a avaliao e crtica da obra. Existem dois tipos de resenha:

a) b)

descritiva; critica.

a) resenha descritiva
Neste caso, a resenha um texto descritivo. Nesta modalidade de resenha, o objetivo do escritor transmitir ao leitor um conjunto de propriedades do objeto resenhado. Desta forma, podemos afirmar que a descrio da situao que envolve o objeto o foco principal do trabalho. Vejamos agora uma sugesto de estrutura de resenha descritiva. Vamos l? referncia; nome do resenhista; credenciais sobre o autor: informaes sobre o autor, nacionalidade, formao universitria, obras publicadas:; resumo da obra: resumo das ideias principais da obra. De que trata o texto? Qual sua caracterstica principal? concluses da autoria: quais as concluses a que o autor chegou? metodologia empregada: quais mtodos e tcnicas foram utilizados?

Esta estrutura apenas uma sugesto, no fixa, flexvel. Dependendo da natureza do que est sendo resenhado, alguns tpicos sero mais relevantes do que outros. Por exemplo, na resenha de uma tese de doutorado, a metodologia ter uma importncia bem maior do que a resenha da final de um campeonato de futebol.

O objeto resenhado diverso, podendo ser: um jogo de futebol, um livro, um filme, uma pea de teatro, uma dissertao de mestrado etc.

Ateno! E importante destacar que, normalmente, as resenhas publicadas em peridicos, alm dos aspectos descritivos, possui apreciaes e julgamento da obra, e ponto de vista defendido,

36

TEMA Trabalhos Acadmicos

sendo a parte crtica o ponto mais relevante do texto. Desta forma, uma resenha crtica a que ns vamos ver a seguir. b) resenha crtica A resenha crtica, tambm conhecida como cientifica, tem como ponto principal a crtica, a apresentao de argumentos e provas. Veja agora alguns pontos importantes que compem o conceito de resenha crtica: tipo de resumo crtico; permite comentrios e opinies; inclui julgamento de valor; pode incluir comparao com outras obras; inclui avaliao da relevncia da obra.

A resenha crtica contm, alm dos elementos presentes na resenha descritiva, comentrios sobre as ideias do autor e julgamento do resenhista sobre a qualidade da obra. Veja, a seguir, trecho da resenha de um CD de Cssia Eller, publicada na revista Veja, de 4 de dezembro de 2002, citado na obra de Medeiros (2009, p. 167). Quando morreu, em dezembro de 2001, Cssia Eller estava empenhada em realizar uma metamorfose artstica. Cansada do rtulo de roqueira barulhenta, ela queria consolidar a imagem de excelente intrprete, o que de fato era. (MARTINS, 2002 apud MEDEIROS, 2009, p. 167). Vamos observar o que o resenhista Srgio Martins destaca em sua obra:

a) conhecedor da cantora e sua obra; b) mostra conhecer os anseios da cantora com a nova obra; c) emite juzo de valor.
Agora que vocs j sabem o conceito de resenha crtica, passaremos a conhecer a sua estrutura. A estrutura de uma resenha crtica contempla os itens mencionados na resenha descritiva, acrescentando alguns tpicos. So eles:

a) b)

crtica do resenhista: julgamento da obra; indicao da obra: a quem dirigida a obra.

TEMA Trabalhos Acadmicos

37

O ponto mais importante de uma resenha crtica o julgamento do resenhista. Desta forma, imprescindvel ser conhecedor do objeto resenhado. A crtica deve sempre ser bem fundamentada, com argumentos precisos e coerentes.

Veja um exemplo de resenha extrado da obra de Medeiros (2009, p. 143, grifos do autor). ANDRADE, Mrio de. Querida Henriqueta: cartas de Mrio de Andrade a Henriqueta Lisboa. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1991. 214 p. J foram publicadas cartas de Mrio de Andrade a Manuel Bandeira, a Oneyda Alvarenga (Mrio de Andrade: um pouco), a lvaro Lins, a Fernando Sabino (Cartas a um jovem escritor), a Carlos Drummond de Andrade (A lio do amigo), a Prudente de Morais Neto, a Pedro Nava (Correspondente contumaz), a Rodrigo de Melo Franco e Anita
Malfatti. Em todas elas, possvel verificar a surpreendente revelao da personalidade de Mrio de Andrade, seus conhecimentos, suas preocupaes, sua dedicao arte, o entusiasmo com que tratava os escritores iniciantes. Em Querida Henriqueta, reunio de cartas de Mrio poetisa Henriqueta Lisboa, Mrio to generoso quanto fora em A lio do amigo, to competente quanto fora nas cartas a Manoel Bandeira. A exposio sempre franca, os temas abordados variados e a profundidade e o valor humano notveis. Para alguns, as catas de Mrio, em seu conjunto, esto no mesmo nvel que as suas criaes literrias. possvel ver nas cartas o interesse de Mrio pela motivao dos iniciantes, analisando com dedicao e competncia tudo que lhe chegava s mos. H em seu comportamento o sentido quase de misso esttica. As recomendaes so as mais variadas: ora sugere alteraes, ora a supresso, ora o cuidado com o ritmo, ora com as manifestaes de contedo cultural. No o mestre que fala, mas o amigo. No o professor, mas o artista experiente, que sabe o que diz e porque diz, que tem conscincia de tudo o que fala, que leva o trabalho artstico muito a srio. As consideraes no so, no entanto, apenas de ordem tcnica. Mrio de Andrade, por sua argcia crtica, penetra na anlise psicolgica. Assim, examina os retratos feitos por diversos artistas, como Portinari, Anita Malfatti, Lasar Segall. Segundo ele, Segall ter-se-ia fixado em seu lado obscuro, quase oculto, malvolo de sua personalidade. A relao angustiada do autor de Macunama consigo mesmo aparece nas cartas a Henriqueta Lisboa. Da mesma forma, aparecem o problema do remorso e da culpa, o cansao diante da propaganda pessoal, do prestgio, da notoriedade, da polmica. No silencia sequer a anlise das relaes com a famlia. Aqui no a imagem de Mrio revolucionrio e exuberante que apresenta. No. Tambm no h lamentaes: tudo exposto com extrema lucidez quanto s virtudes e defeitos. Mrio abre o corao numa confidncia de quem acredita na amiga e nas relaes humanas. As cartas foram escritas de 1939 a 1945, quando Mrio veio a falecer e so mais do que uma fonte de informao ou depsito de ideias estticas: so um retrato de seu autor, com suas angstias e expanses de alegrias, de emoo e de rigidez comportamental.

38

TEMA Trabalhos Acadmicos

Comentrios: Observem que a crtica extremante consistente; atentem tambm para o fato de que ela encontrada na maior parte do texto, diluda entre os pargrafos. comum o Aluno fazer a seguinte pergunta? Em que momento do texto dever vir a crtica? A resposta simples: ela pode vir no comeo, no meio, no final ou, ainda, diluda ao longo do texto, como acabamos de observar no exemplo citado. O importante que ela seja consistente e bem fundamentada.

Figura 13 - Exclamao
Fonte: Exclamao (2012).

CONTEDO 4 ARTIGO
Estudaremos, neste contedo, o assunto artigo, que uma publicao cientfica de muita notoriedade no meio acadmico. Voc sabe o que um artigo? De acordo com ABNT, o artigo um texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, mtodos, processos, tcnicas e resultados nas diversas reas do conhecimento. necessrio que o contedo do artigo agregue valor rea de estudo e contribua para a evoluo da cincia. O estilo do artigo, assim como qualquer trabalho cientfico, deve ser claro conciso e objetivo. 4.1 Tipos de Artigos A ABNT assim classifica os artigos: Artigo original: tambm conhecido como artigo cientfico, caracteriza-se por apresentar temas ou abordagens prprias. Geralmente divulga resultados de pesquisas. Artigo de reviso: caracteriza-se por ser resultado de uma pesquisa bibliogrfica, ou seja, analisa e discute informaes j publicadas.

TEMA Trabalhos Acadmicos

39

4.2 Estrutura do Artigo a) elementos pr-textuais - Ttulo O artigo deve ter um ttulo que expresse o seu contedo. Ttulo e tema so elementos distintos. O ttulo do artigo dever causar impacto e aguar a curiosidade do leitor. - Autoria O artigo deve indicar o nome do autor ou autores. - Resumo Pargrafo que sintetiza as ideias expostas no artigo, assim como as concluses. O resumo deve ser escrito em apenas um pargrafo, com no mximo 500 palavras. O pargrafo deve ser seguido de trs palavras-chave, escolhidas para indicar o contedo do artigo, separadas entre si por ponto e finalizadas tambm por ponto. Observar detalhes sobre o assunto no segundo contedo deste mesmo tema. b) elementos textuais - Introduo Expe o objetivo do autor e a finalidade do artigo. A palavra introduo deve aparecer de forma explcita no ttulo. - Desenvolvimento Contm a exposio ordenada e pormenorizada do assunto, para atingir os objetivos propostos. Nos artigos originais, necessrio expor os resultados da pesquisa assim como sua anlise e discusso. - Consideraes finais Sintetiza os resultados obtidos e destaca a reflexo conclusiva do autor. As palavras consideraes finais devem aparecer de forma explcita no texto. c) elementos ps-textuais - Referncias Lista dos documentos estudados por ordem alfabtica dos sobrenomes dos autores. - Apndices So documentos complementares ao trabalho. Distingue-se dos Anexos por ser elaborado pelo prprio autor (questionrios, entrevistas etc.);

40

TEMA Trabalhos Acadmicos

So identificados por letras maisculas consecutivas; - Anexos So documentos complementares ao trabalho, que esclarecem ou comprovam o seu contedo (cpias de documentos, leis, decretos etc.).

EXERCCIOS
1) 2) 3) 4) 5) Descreva as principais tcnicas de leitura e como elas auxiliam o leitor. Diferencie os trs tipos de fichamento. Escolha um livro que voc j tenha lido e faa um resumo. Escolha um filme que voc j tenha assistido e faa uma resenha. Leia atentamente a resenha Querida Henriqueta inserida no Contedo 2.3 deste tema e elabore um fichamento de comentrio.

TEMA

CONSTRUINDO A PESQUISA

TEMA Construindo a Pesquisa

45

TEMA 3 CONSTRUINDO A PESQUISA


Neste tema, iremos abordar um assunto bastante importante: a pesquisa cientfica. Analisaremos o seu conceito e as suas classificaes. Aprenderemos tambm a construir um projeto de pesquisa com todas as suas sees. Por fim, como no poderamos deixar de abordar, refletiremos sobre a tica na pesquisa, aspecto de extrema importncia para a prtica do pesquisador. Vamos comear? CONTEDO 1 CONCEITO E CLASSIFICAO DE PESQUISA CIENTFICA Voc conhece o conceito de pesquisa? Qual ser ele? Na verdade, a resposta para essa pergunta muito simples! Podemos dizer que pesquisa uma atividade que tem como proposta encontrar solues, ou seja, respostas para problemas ainda desconhecidos. Toda pesquisa nasce de algo que precisa ser solucionado ou esclarecido, da a necessidade da investigao. A pesquisa a atividade bsica da cincia. Origina-se de uma indagao e tem como finalidade intervir na realidade por meio de descobertas. realizada em todas as reas do conhecimento humano. O conceito de pesquisa bastante discutido no meio acadmico. Vamos observar o que dois grandes autores pensam sobre o assunto em questo. Gil (2010) defende o ponto de vista de que a pesquisa tem um carter pragmtico, sendo ela um processo formal e sistemtico do desenvolvimento do mtodo cientfico. Acrescenta ainda que o objetivo fundamental da pesquisa descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos cientficos.

Figura 14 Questionamento
Fonte: DJ na sua festa (2012).

Agora que j discutimos o conceito de pesquisa seguiremos nossos estudos abordando as vrias formas de classificar as pesquisas

46

TEMA Construindo a Pesquisa

1.1 Classificaes da pesquisa As pesquisas podem ser classificadas de diversas formas, de acordo com critrios que envolvem: a sua natureza, sua forma de abordagem do problema, seus objetivos ou, ainda, os seus procedimentos tcnicos. Veremos agora, com detalhes, cada uma destes critrios: a) Critrio: natureza da pesquisa De acordo com o critrio natureza, a pesquisa poder ser: Pesquisa bsica: procura gerar conhecimento e contribuir com a evoluo da cincia, utilizando apenas informaes tericas. No possui aplicao prtica. Pesquisa aplicada: como o prprio nome sugere, utiliza as aplicaes prticas. b) Critrio: abordagem do problema De acordo com o critrio abordagem, a pesquisa poder ser: Pesquisa quantitativa: caracteriza-se pelo emprego da quantificao tanto no momento da coleta de informaes quanto no tratamento delas, por meio de tcnicas estatsticas desde as mais simples, como percentual, mdia e desvio padro, s mais complexas. Esta abordagem representa a inteno de garantir preciso nos trabalhos realizados.

Figura 15 - Pesquisa.
Fonte: Pesquisas... (2012).

Algumas vantagens da abordagem quantitativa: a) preciso e controle; b) explicao dos passos da pesquisa; c) preveno da interferncia e da subjetividade do pesquisador.

Pesquisa qualitativa: Difere da quantitativa, uma vez que no emprega instrumental estatstico no processo de anlise de um problema. No pretende numerar ou medir unidades homogneas.

TEMA Construindo a Pesquisa

47

A pesquisa qualitativa trabalha, predominantemente, com dados qualitativos, isto , as informaes coletadas pelo pesquisador no so expressas em nmeros. O ambiente natural a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador o instrumentochave.
Algumas vantagens da abordagem qualitativa: A abordagem qualitativa considerada a mais rica, completa e global. Pode-se escolher um problema de pesquisa particular e analis-lo em toda sua complexidade.

Aprendendo Mais!
As abordagens quantitativas e qualitativas no so incompatveis e podem ser utilizadas em um mesmo projeto de pesquisa. Tais pontos de vista, na verdade, se complementam e podem contribuir para melhor entendimento do fenmeno estudado. Combinar tcnicas quantitativas e qualitativas toma uma pesquisa mais forte e seus resultados mais consistentes. A no utilizao de mtodos qualitativos em uma pesquisa empobrece o estudo e a viso do pesquisador quanto ao contexto em que ocorre o fenmeno. c) Critrio: objetivos De acordo com o critrio objetivo, a pesquisa poder ser: Pesquisa exploratria: Tem como propsito tornar o problema explcito ou construir hiptese(s). Envolve levantamento bibliogrfico, entrevistas, anlise de exemplos que estimulem a compreenso. Assume, em geral, as formas de pesquisa bibliogrfica e estudo de caso. Pesquisa descritiva: Tem como objetivo principal descrever as caractersticas de determinada populao ou fenmeno ou ainda estabelecer a relao entre as variveis. Assume, em geral, forma de levantamento. Pesquisa explicativa: Tem como propsito explicar o porqu das coisas, ou seja, identificar a relao de causa e efeito entre os fenmenos. Faz uso da experimentao e observao. d) Critrio Procedimentos tcnicos De acordo com o critrio procedimentos tcnicos, a pesquisa poder ser:

48

TEMA Construindo a Pesquisa

Pesquisa bibliogrfica: A pesquisa bibliogrfica elaborada com base em material j publicado, ou seja, livros, artigos de peridico e material disponibilizado na internet. Pesquisa documental: A pesquisa denominada documental quando elaborada com base em materiais que no receberam tratamento analtico. Pesquisa experimental: Na pesquisa experimental, primeiro se determina um objeto de estudo. Depois, selecionam-se as variveis que seriam capazes de influenciar o fenmeno estudado. necessrio definir as formas de controle e de observao dos efeitos que a varivel produz no objeto. Estudo de caso: O prprio nome j bastante sugestivo. o estudo de um caso de forma profunda e exaustiva, permitindo, desta forma, o amplo e detalhado conhecimento. Pesquisa Ex post-facto: caracterizada pelo fato de o experimento se realizar depois dos fatos. Pesquisa-Ao: Na pesquisa-ao, a investigao est associada a uma ao. Neste caso, os pesquisadores esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Pesquisa Participante: Quando a investigao se desenvolve com a interao entre pesquisadores e membros das situaes investigadas.

Aprendendo Mais!
Os tipos de pesquisa aqui apresentados no so estanques e as classificaes no so engessadas. Uma mesma pesquisa pode estar, ao mesmo tempo, enquadrada em mais de uma classificao, desde que possua caractersticas inerentes a cada tipo. Agora que vocs j sabem que a pesquisa cientifica a realizao de uma investigao planejada e desenvolvida com critrios metodolgicos, j esto preparados para aprender como se planeja uma pesquisa, ou seja, como se constri um projeto de pesquisa. Este ser o tema abordado no tpico seguinte.

CONTEDO 2 PROJETO DE PESQUISA (TEMA, PROBLEMA, HIPTESES E OBJETIVOS)

TEMA Construindo a Pesquisa

49

Vamos, neste contedo, aprender a construir um projeto de pesquisa. Abordaremos, inicialmente, os primeiros itens que compem o projeto e, na sequencia, os demais. Voc sabe o que significa projeto de pesquisa? A palavra projeto est associada ao planejamento, ento podemos dizer que o projeto de pesquisa nada mais do que o planejamento de uma pesquisa. Silva e Menezes (2001) afirmam que necessrio a uma pesquisa cientfica preencher os seguintes requisitos: a) existncia de uma pergunta que se deseja responder; b) elaborao de um conjunto de passos que permitam chegar resposta; c) indicao do grau de confiabilidade na resposta obtida.

Figura 16 - Resposta
Fonte: Resposta (2012).

De acordo com Silva e Menezes (2001), pesquisa a construo de conhecimento original de acordo com certas exigncias cientficas. Para que seu estudo seja considerado cientfico, voc deve obedecer aos seguintes critrios:

a) b) c) d)

coerncia; consistncia; originalidade; objetivao.

As autoras acrescentam ainda que o planejamento de uma pesquisa depender basicamente de trs fases: Primeira fase decisria: referente escolha do tema, definio e delimitao do problema de pesquisa. Segunda fase construtiva: referente construo de um plano de pesquisa e execuo da pesquisa propriamente dita.

50

TEMA Construindo a Pesquisa

Terceira fase redacional: referente anlise dos dados e informaes obtidas na fase construtiva. a organizao das ideias de forma sistematizada, visando elaborao do relatrio final. A apresentao do relatrio de pesquisa dever obedecer s normas da ABNT.

Vejam a estrutura de um projeto de pesquisa: Escolha do tema Formulao de problema e hiptese Determinao de objetivos Elaborao da justificativa Fundamentao terica Metodologia Cronograma e oramento Referncias Apndices e anexos

Primeiro passo: a escolha do tema


Consiste em eleger uma parcela delimitada de um assunto, estabelecendo limites para o desenvolvimento da pesquisa pretendida. Vejam algumas dicas importantes que podem ajudar na escolha do tema: seja relevante para rea estudada; seja vivel, considerando o acesso s fontes das informaes; considere o limite de tempo para execuo da pesquisa; considere outros recursos, como custo, disponibilidade de bibliografia e de orientao; seja de interesse da comunidade acadmica. S possvel passar para as outras etapas depois que o tema estiver devidamente escolhido.

TEMA Construindo a Pesquisa

51

Figura 17 - Subir escada.


Fonte: Subir... (2012).

Segundo passo: formulao de problema e hiptese


Formular o problema de uma pesquisa de suma importncia para a execuo e o sucesso do estudo. Voc sabe o que um problema de pesquisa? Toda pesquisa nasce de uma interrogao sobre algo que se pretende solucionar e encontrar uma resposta. Se essa necessidade de esclarecimento no existir, porque no existe a necessidade de se realizar uma pesquisa com a proposta em questo. Desta forma, podemos afirmar que o problema o que vai decidir o norte da pesquisa; uma espcie de bssola que orientar o pesquisador. Vejamos o pensamento de alguns autores com relao ao assunto em questo. Gil (2010) acredita que o problema de uma pesquisa qualquer questo no resolvida e que objeto de discusso em qualquer domnio do conhecimento. Silva e Menezes (2001) simplificam, dizendo que o problema uma questo que a pesquisa pretende responder. Todo o processo de pesquisa ir girar em torno de sua soluo.

Figura 18 - dvida
Fonte: Dvida (2012).

52

TEMA Construindo a Pesquisa

Ateno!! Questes importantes para se formular um problema de pesquisa, segundo Boaventura (2004): o problema deve ser formulado como pergunta; o problema deve ser claro e preciso; o problema deve ser suscetvel de soluo; o problema deve ser delimitado em uma dimenso vivel. O problema sinaliza o foco da pesquisa. Desta forma, importante levar em considerao dois aspectos primordiais: A relevncia do problema: a relevncia refere-se aos benefcios que sua soluo trar para a rea de conhecimento. A oportunidade de pesquisa: relaciona-se com o momento adequado para a realizao de tal pesquisa. Vejamos agora dois exemplos de problema.

Exemplo 1 Assunto: Motivao Tema: a importncia da motivao para o funcionrio. Problema: at que ponto a motivao influencia na produtividade do funcionrio?

Exemplo 2 Assunto: Liderana Tema: Liderana e clima organizacional Problema: De que forma a liderana pode contribuir para a construo de um bom clima organizacional? Agora que voc j aprendeu o que um problema de pesquisa, podemos abordar o conceito de hiptese. 2.1 Hiptese A hiptese uma resposta suposta e provisria ao problema, podendo, na concluso da pesquisa, ser comprovada ou no. No existe nenhuma obrigatoriedade de a hiptese ser comprovada, visto que no passa de uma suposio provisria, elaborada antes de a pesquisa

TEMA Construindo a Pesquisa

53

ser realizada. A hiptese pode ser nica ou mltipla. Lakatos e Marconi (2010) destacam algumas caractersticas das hipteses: Consistncia lgica: o enunciado das hipteses no pode ter contradies; Verificabilidade: devem ser passveis de verificao; Simplicidade: devem evitar enunciados complexos; Relevncia: devem ter poder preditivo e/ou explicativo; Especificidade: devem indicar as operaes e previses a que elas devem ser expostas; Plausibilidade e clareza: devem propor algo admissvel e ser susceptvel de soluo; Profundidade: devem especificar os mecanismos aos quais obedecem para alcanar nveis mais profundos da realidade. CLASSIFICAO As hipteses podem ser classificadas em: Bsica: a principal resposta do problema em questo. Secundria: so afirmaes complementares e significam outras possibilidades de resposta para o problema.

Terceiro passo: determinao dos objetivos


Neste item dever ser indicado claramente o que voc deseja fazer, o que pretende alcanar. O objetivo geral define o propsito do trabalho. Como ele nico e amplo, h a necessidade de se elaborar objetivos especficos. O objetivo geral o que pretendemos alcanar na pesquisa, ao passo que os objetivos especficos so os degraus que pretendemos galgar para atingir tal propsito. O objetivo especfico operacionaliza o objetivo geral, indicando o que ser realizado na pesquisa.

Figura 19 Alvo
Fonte: Alvo (2012).

54

TEMA Construindo a Pesquisa

Dica: Deve-se sempre utilizar verbos no infinitivo na elaborao dos objetivos gerais e especficos. Ex.: Analisar de que forma... Verificar se o aspecto destacado... Pesquisar a importncia da motivao dentro da organizao...

Vejamos, no contedo a seguir, os demais pontos que compem um projeto de pesquisa.

CONTEDO 3 PROJETO DE PESQUISA (JUSTIFICATIVA, FUNDAMENTAO TERICA, METODOLOGIA, CRONOGRAMA E ORAMENTO) Neste contedo sero abordados os itens justificativa, fundamentao terica, metodologia e cronograma. Quarto passo: elaborao da justificativa De acordo com Roesch (2005, p. 98), [...] justificar apresentar razes para a prpria existncia do projeto. Desta forma, esse o momento de destacar a importncia da pesquisa, respondendo s seguintes perguntas: a) b) c) por que realizar uma pesquisa com esse tema? qual a sua importncia para a rea acadmica? qual a importncia para os autores do artigo?

na justificativa que o pesquisador tem a oportunidade de convencer os avaliadores ou a comunidade acadmica da relevncia da investigao proposta. Sobre a justificativa, Boaventura (2004) acrescenta que o projeto pode justificar-se de diversas formas: pode partir da motivao e do interesse pessoal na investigao; destacar a sua importncia terica e prtica, a relevncia social e a oportunidade econmica. A justificativa situa o projeto no quadro da problemtica. Quinto passo: Construo da fundamentao terica Tambm conhecida como reviso de literatura e marco terico. a seo mais longa do projeto, pois deve expor uma sntese dos textos consultados. Sua redao deve ser precedida pela seleo e anlise de textos relevantes. Este passo dever responder seguinte questo: O que j foi escrito pelo o tema? A redao de um marco terico dever conter uma anlise comentada do que outros

TEMA Construindo a Pesquisa

55

autores escreveram sobre o tema pesquisado, procurando destacar os pontos de vista convergentes e divergentes. Na construo da fundamentao terica, imprescindvel a utilizao de citaes diretas e/ou indiretas. Abordaremos este assunto no prximo tema.

Sexto passo: Metodologia


Este passo responde s seguintes questes: como? onde? com qu? O pesquisador precisa deixar claro qual a linha de raciocnio ser utilizada na pesquisa, ou seja, como a pesquisa ser executada. necessrio explicitar a populao que ir participar da pesquisa, ou seja, o seu universo. preciso tambm deixar claro o plano de amostragem. Amostra significa a menor representao de um todo maior, podendo ser: Amostra probabilstica Os elementos do universo da pesquisa tm a mesma chance de ser escolhidos. So selecionados aleatoriamente. Existe uma probabilidade igual para todos os elementos. Amostra No probabilstica Compostas de forma intencional. No so selecionados aleatoriamente. preciso indicar tambm como se pretende coletar os dados e quais instrumentos sero utilizados (observao, questionrio, formulrios, entrevistas). Finalmente, preciso indicar como os dados sero tabulados.

Stimo passo: cronograma e oramento


O cronograma responde s seguintes perguntas: Quando? Em quanto tempo? preciso definir quanto tempo ser utilizado em cada etapa da pesquisa. O cronograma estima o tempo necessrio para executar cada uma das etapas. O cronograma um instrumento de extrema importncia para o pesquisador, para que este mantenha o controle de tempo e o prazo ao longo de toda a pesquisa. O oramento responde questo: Quanto vai custar? uma estimativa dos investimentos necessrios para a realizao da pesquisa. Esta uma ferramenta importante para que se possa avaliar a viabilidade financeira da pesquisa.

56

TEMA Construindo a Pesquisa

Figura 20 Calendrio
Fonte: CALENDRIO... (2012).

Figura 21 - Dinheiro
Fonte: DINHEIRO... (2012).

Oitavo passo: referncias


Neste parte do texto sero descritos todos os documentos utilizados na pesquisa. As referncias so feitas de acordo com a NBR 6023:2000 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Esta norma ser abordada no prximo tema. Ateno! Nenhum documento citado pode ser esquecido. Existe uma grande diferena entre apndices e anexos. Prestem bastante ateno! Os Apndices so documentos complementares ao trabalho. Distinguem-se dos anexos por serem elaborados pelo prprio autor (modelos de questionrios, roteiros de entrevistas etc.). So identificados por letras maisculas consecutivas. Este um elemento opcional; ou seja, s constar, se for preciso incluir esse tipo de documento. Os Anexos so documentos complementares ao trabalho, que esclarecem ou comprovam o seu contedo (cpias de documentos, leis, decretos etc.). Este tambm um elemento opcional. CONTEDO 4 TICA NA PESQUISA Este contedo muito especial, pois trataremos da tica na pesquisa. necessrio que o pesquisador seja tico, para que os resultados de sua pesquisa possuam credibilidade no meio acadmico e proporcionem a evoluo da cincia em seu campo de estudo. Podemos definir tica, de uma forma bem simples, como cincia do ethos e est relacionada ao comportamento humano. A palavra Ethos pode ser tambm entendida como um conjunto de hbitos ou costumes fundamentais de determinada sociedade. A tica nasce fundamentada no ideal grego da justa medida do equilbrio e das aes. A justa medida pode ser entendida como a busca do agir que seja favorvel para o indivduo e

TEMA Construindo a Pesquisa

57

para toda a sociedade.

Figura 22 Balana
Fonte: BALANA... (2012).

Devido imprevisibilidade das consequncias de uma investigao, imprescindvel que a tica esteja presente em todas as fases da pesquisa, desde a elaborao do projeto at o momento da utilizao dos resultados. Vejamos agora o que a legislao destaca sobre a tica na pesquisa. Do ponto de vista legal, a Resoluo n.o 196/96 (BRASIL, 1996) define as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. A resoluo incorpora quatro referenciais bsicos da biotica. So eles: autonomia; no-maleficncia; beneficncia; justia. Essa resoluo visa assegurar os direitos e deveres que dizem respeito comunidade cientfica, aos sujeitos da pesquisa e ao Estado. Alm disso, a declarao destaca que, no termo de consentimento, o entrevistado dever declarar que foi informado de forma clara, detalhada e por escrito, da justificativa, dos objetivos e dos procedimentos da pesquisa. Alm disso, ele dever ser informado sobre: a liberdade de participar ou no da pesquisa; a segurana de que ser mantido o carter confidencial; a liberdade de acesso aos dados do estudo em qualquer etapa da pesquisa; a segurana de acesso aos resultados da pesquisa.

58

TEMA Construindo a Pesquisa

Figura 23 - Legislao
Fonte: LEGISLAO... (2012).

No momento da coleta de dados, importante que o participante tenha clareza do que est sendo perguntado; no seja induzido a uma resposta conveniente; e no fique constrangido ao falar a verdade. Afinal, caso isso ocorra, o pesquisador ter informaes que no condizem com a realidade, e as concluses da pesquisa no sero fidedignas. melhor no ter a informao e saber disso do que ter a informao equivocada e pensar que a correta. O uso da tecnologia outro aspecto que precisa ser discutido quando se trata de tica. A tecnologia facilita a fluncia das informaes e, sem dvida, uma importante ferramenta para os pesquisadores. A internet possibilita rpido acesso a uma grande quantidade de textos, no entanto indispensvel o uso consciente dela. importante que o pesquisador se beneficie da tecnologia, desde que a tica esteja presente em todas as suas aes.

Vamos tratar agora sobre tica entre os pesquisadores. A utilizao responsvel do trabalho alheio outro ponto importante. O plgio, infelizmente, ainda frequente no meio acadmico e significa a cpia integral ou parcial do trabalho de outra pessoa, sem a devida meno ao autor da obra. Existe tambm o plgio da ideia. Existe uma forma tica de se utilizar, em trabalhos prprios, a produo de outro pesquisador. Isto poder ser feito nas citaes diretas e/ou indiretas previstas na ABNT. Este assunto ser abordado no prximo tema.

TEMA Construindo a Pesquisa

59

EXERCCIOS
Vamos pensar na elaborao de um projeto de pesquisa.

1) Escolha um tema de uma rea que voc tenha interesse. 2) Com base no tema escolhido, elabore um problema para a pesquisa e uma hiptese. 3) Elabore um objetivo geral e, pelo menos, trs especficos. 4) Como voc justificaria este tema? 5) Analise a sentena: importante evidenciar que, para o pesquisador, a tica tem que
ser um procedimento metodolgico indispensvel e no apenas um dever legal.

TEMA

NORMAS E APRESENTAO DA ABNT

TEMA Normas e apresentao da ABNT

63

TEMA 4 NORMAS E APRESENTAO DA ABNT


Enfim, chegamos ao quarto e ltimo tema. Neste momento, sero abordadas as principais normas da ABNT para apresentao de trabalhos acadmicos, algo de extrema importncia, uma vez que todos os trabalhos realizados no ensino superior devem seguir a mesma norma. Ento, fiquem atentos! CONTEDO 1 NBR 10520: 2002 APRESENTAO DE CITAES EM TRABALHOS ACADMICOS Quando o estudante inicia uma pesquisa, ele imediatamente informado pelos Professores que no permitido copiar trabalhos de outros autores; informado tambm que no se pode afirmar algo que no se pode provar e que em trabalhos cientficos no cabe o eu acho. Essa situao gera muitas dvidas, principalmente para Alunos de primeiro semestre. Bom, se no se pode plagiar trabalhos e no se tem experincia para realizar trabalhos de forma autnoma o que se deve fazer?

Figura 24 - Dvida
Fonte: Dvida (2012).

Na verdade, existe uma forma lcita de inserir trechos de outras obras ou ideia de outros pesquisadores em trabalhos. possvel, atravs das citaes. Mas o que uma citao? Segundo a NBR 10520:2002, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), citao a meno no texto de informaes colhidas em outra fonte, para esclarecimento do assunto em discusso ou para ilustrar o que se afirma.

As citaes trazem respaldo para p trabalho realizado, ou seja, o fundamenta. Silva e Menezes (2001) afirmam que as citaes em trabalho escrito so feitas para apoiar uma hiptese, sustentar uma ideia ou ilustrar um raciocnio, por meio de menes de trechos citados na bibliografia consultada.
A NBR10520:2001 (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2001) define

64

TEMA Normas e apresentao da ABNT

os parmetros para a apresentao de citaes em documentos. Existem duas modalidades de citao: a direta e a indireta. Vamos a elas!

1.1 Citao direta


A citao direta reproduz fielmente o texto original. Caso ela possua at trs linhas, existe uma regra para inseri-la no texto. Se possuir mais de trs linhas, a regra outra. Passaremos agora a conhecer estas regras: At 3 linhas: devem ser inseridas no pargrafo e apresentadas entre aspas. Veja o exemplo! Segundo Freire (1981, p. 29): [...] quem no capaz de amar os seres inacabados no pode educar. No h educao imposta, como no h amor imposto. Quem no ama no compreende o prximo, no o respeita. Mais de trs linhas: compe um pargrafo parte, sem aspas e sem uso de itlico; fonte com tamanho menor (10); espao simples entre as linhas; recuo de 4 cm da margem esquerda do texto, mantendo-se o alinhamento direita.

Veja o exemplo! Desta forma, Freire (1996, p. 165) acredita que:


[...] a rigorosidade, a sria disciplina intelectual, o exerccio da curiosidade epistemolgica no me fazem necessariamente um ser mal-amado, arrogante, cheio de mim mesmo. Ou, em outras palavras, no a minha arrogncia intelectual a que fala de minha rigorosidade cientfica. Nem a arrogncia sinal de competncias nem a competncia causa da arrogncia. No nego a competncia, por outro lado, de certos arrogantes, mas lamento neles a ausncia de simplicidade que, no diminuindo em nada seu saber os fariam gente melhor. Gente mais gente.

A citao direta com mais de trs linhas pode ser utilizada na produo de textos. No entanto, citaes muito longas devem ser evitadas, uma vez que so cpias. A esttica do texto outro aspecto que deve ser destacado. O texto no deve estar apenas metodologicamente correto; preciso que ele tambm esteja esteticamente bem organizado.

TEMA Normas e apresentao da ABNT

65

1.2 Citao indireta Expresso da ideia do autor do texto pesquisado com palavras prprias. Na citao indireta, o texto de sua propriedade, no entanto a ideia inicial no sua; voc se inspirou em outro trabalho. Ento, importante fazer a referncia ao autor da ideia original. Veja o exemplo! O segredo do bom profissional, qualquer que seja a sua rea de atuao, a veemncia manifestada na realizao da atividade que desenvolve. No caso do ensino, o sentimento pessoal do Professor, que brota do seu amor cincia e docncia. Este entusiasmo deve ser canalizado, mediante planejamento e metodologia adequados, visando, sobretudo, despertar o Aluno para realizar, por estmulo prprio, esforo intelectual e moral, indispensveis ao processo de ensino-aprendizagem (BORDENAVE; PEREIRA, 2002). 1.3 Sistema autor-data A indicao das fontes das citaes realizada por meio do sistema autor-data. Nos trabalhos que seguem a NBR 6023:2000 da ABNT, sempre iniciada pelo ltimo sobrenome do autor, ano em que a obra foi publicada e o nmero da pgina, caso se trate de uma citao direta. Nas citaes indiretas no consta o nmero da pgina, pois se tratam da cpia da ideia que pode, inclusive, estar diluda ao longo do texto. Outras informaes, como ttulo da obra, edio, editora e local de publicao, so descritas na lista de Referncias, que um elemento ps-textual. Veremos este assunto no contedo a seguir. Vejamos alguns exemplos: Includa na sentena Segundo Blikstein (2000, p. 23), Para escrever, devemos atender a trs funes bsicas: produzir uma resposta, tornar o pensamento comum aos outros e persuadir. Entre parnteses Para escrever, devemos atender a trs funes bsicas: produzir uma resposta, tornar o pensamento comum aos outros e persuadir (BLIkSTEIN, 2000, p. 23).

Citaes de diversos documentos de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, so distinguidas pelo acrscimo de letras minsculas aps a data e sem espacejamentos. Exemplo: Bandeira (2011a) Bandeira (2011b)

66

TEMA Normas e apresentao da ABNT

Figura 25 Livros
Fonte: Livros (2012).

1.4 Indicao de supresses


utilizada em caso de ser eliminada uma parte do texto citado, seja no incio, no meio ou no final. A supresso indicada por [...] Veja o exemplo! Freire (1996, p. 42) afirma [...] na formao permanente de Professores, o momento fundamental o da reflexo crtica sobre a prtica. pensando criticamente na prtica de hoje ou de ontem que se pode melhorar a prxima prtica. 1.5 Citao de citao utilizada para referenciar um autor (a cuja obra o pesquisador NO teve acesso) que est indicado num texto ao qual o pesquisador TEVE acesso. Utiliza-se a palavra apud (expresso latina que significa: citado por, conforme, segundo) para indicar a obra de onde foi retirada a citao. Veja o exemplo! (ANDERSON, 1981 apud ARVALO, 1997, p.97). S utilize o apud em situaes onde foi impossvel encontrar o texto original. O ideal que se tenha acesso obra citada, para que seja possvel ter um conhecimento amplo e profundo sobre a ideia citada. Enfim, podemos concluir que as citaes so extremamente importantes para fundamentar um texto. Vejam no texto a seguir como as citaes podem ser inseridas em uma produo acadmica. O texto dado como exemplo foi extrado da p. 26-29 do artigo referenciado. BANDEIRA, Luciana Catarino. O que ser bom Professor? In: ROCHA, Nvea Maria Fraga

TEMA Normas e apresentao da ABNT

67

(Org.). Educao, desenvolvimento humano e responsabilidade social: fazendo recortes na multidisciplinaridade. Salvador: Fast Design, 2006. p. 15-32. COMPETNCIA HUMANA A competncia humana outro aspecto de fundamental importncia para a prtica docente e essencial para o processo de ensino aprendizagem. imprescindvel que o professor saiba comunicar-se, que seja uma pessoa atuante na busca do desenvolvimento humano, ame o fazer docente e consiga fazer este vnculo afetivo com o aluno. Masetto (1992, p. 75) assim compreende a relao educativa:
Educar, sabemos etimologicamente significa ir de um lugar para outro. Exducere. Quando duas pessoas se encontram, h um mtuo - levar de um lugar para outro: o meu interlocutor me leva para sua perspectiva, eu o trago para minha e assim o contedo de nossa conversa vai-se acumulando de informaes enriquecedoras. Esta relao educativa extremamente humana.

Nesse contexto, quando duas pessoas se encontram em um processo de troca de informaes, estas podem ser transmitidas de forma verbal ou no verbal. Na sala de aula, a comunicao realizada entre professor e aluno de extrema importncia para que o processo de ensino-aprendizagem se realize com sucesso. Neste sentido, o professor deve estar sempre atento para possibilitar, da melhor forma possvel, a comunicao com seus alunos. De uma boa comunicao dependem no apenas a aprendizagem, como tambm o respeito mtuo e a cooperao. A emisso, transmisso e recepo de informao, entretanto, apenas uma das funes da comunicao entre professor e aluno (BORDENAVE; PEREIRA, 2002). Segundo esses autores: O grande problema consiste no fato de que o professor, em geral, no percebe que um mau comunicador, da mesma maneira que so poucos os padres que acham ruins seus sermes. (BORDENAVE; PEREIRA, 2002, p. 183). A interao professor-aluno, tanto individual quanto em grupo, se destaca como fundamental no processo de ensino-aprendizagem e se manifesta na atitude de mediao pedaggica por parte do professor. Nesse processo, professor e aluno so parceiros e coresponsveis pelo sucesso da atividade desenvolvida. A mediao pedaggica, nesse contexto, refere-se ao comportamento do professor que assume, no processo de ensino-aprendizagem, o papel de facilitador, incentivador e motivador da aprendizagem. Em outras palavras, uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem (LIBNEO, 1989; MASETTO, 2003). Na interao Professor-Aluno, est o cerne do processo educativo. Conforme o rumo que tomar o desenvolvimento desta interao, a aprendizagem do aluno pode ser facilitada ou dificultada. Quando a comunicao e o respeito mtuo no acontecem, de forma natural, o processo de ensino-aprendizagem pode ser prejudicado. Em uma situao em que o professor estabelece uma relao vertical com os alunos, na qual no h espao para dilogos, crticas e troca de conhecimento, quando a autoridade do professor imposta, pode-se criar um ambiente desfavorvel aprendizagem. Desta forma, o profissional [...] sente-se valorizado e respeitado quando, na verdade, apenas temido o autoritarismo do professor, o que provoca subservincia, medo e ansiedade no grupo discente [...]

68

TEMA Normas e apresentao da ABNT

(VASCONCELOS, 2003, p. 67). O professor pode criar um ambiente propcio aprendizagem, quando estabelece com o aluno uma relao horizontal, na qual ambos se reconhecem e se aceitam como parceiros, assumindo, cada um, sua cota de responsabilidade no processo de construo do conhecimento. O dilogo uma ferramenta essencial nesse tipo de relao. Como diz Freire (1981, p. 69):
no dilogo que nos opomos ao antidilogo to entranhado em nossa formao histrico-cultural, to presente e, ao mesmo tempo, to antagnico ao clima da transio. O antidilogo, que implica uma relao de A sobre B, o oposto a tudo isso. desamoroso. No humilde. No esperanoso; arrogante; auto-suficiente. Quebra-se aquela relao de empatia entre seus plos, que caracteriza o dilogo. Por tudo isso o antidilogo no comunica. Faz comunicados.

Desta forma, a prtica do dilogo exige que ambos, professor e aluno, pratiquem o exerccio do saber escutar e saber expor suas ideias. Saber escutar no significa aceitar de forma passiva tudo o que foi colocado. Pelo contrrio, segundo Freire (1996, p. 130): [...] escutando bem que me preparo para melhor me colocar ou me situar do ponto de vista das ideias [...] Ser um educador, com todo o comprometimento que esta palavra engloba, exige a eterna busca pelo desenvolvimento, no apenas tcnico e pedaggico, mas tambm humano. Para propiciar a aprendizagem, necessrio que o professor saiba enxergar seu aluno como pessoa e no apenas como uma unidade que compe o corpo discente. Desta forma, Freire (1996, p. 165) acredita que:
[...] a rigorosidade, a sria disciplina intelectual, o exerccio da curiosidade epistemolgica no me fazem necessariamente um ser mal-amado, arrogante, cheio de mim mesmo. Ou, em outras palavras, no a minha arrogncia intelectual a que fala de minha rigorosidade cientfica. Nem a arrogncia sinal de competncias nem a competncia causa da arrogncia. No nego a competncia, por outro lado, de certos arrogantes, mas lamento neles a ausncia de simplicidade que, no diminuindo em nada seu saber os fariam gente melhor. Gente mais gente.

Tornar a educao um ato amoroso, incluindo o aluno nesse processo, um elemento de extrema importncia para a boa prtica docente. O estudo realizado por Masetto (1992) evidencia a importncia da presena do amor na aprendizagem. Quando questionados sobre as caractersticas do professor que facilitam o processo de ensino-aprendizagem, os alunos citaram, entre outras, a paixo pela docncia, ou seja, o professor ter amor pela profisso e pela atividade que exerce, o que no somente percebido pelo aluno, na interrelao criada, como tambm favorece a aprendizagem. Masetto (1992) acrescenta ainda que os professores que demonstram paixo pela docncia so considerados pelos alunos como aqueles que marcam as suas vidas. O segredo do bom profissional, qualquer que seja a sua rea de atuao, a veemncia manifestada na realizao da atividade que desenvolve. No caso do ensino, o sentimento pessoal do professor, que brota do seu amor cincia e docncia. Este entusiasmo deve ser canalizado, mediante planejamento e metodologia adequados, visando, sobretudo, despertar o aluno para realizar, por estmulo prprio, esforo intelectual e moral, indispensveis ao processo

TEMA Normas e apresentao da ABNT

69

de ensino-aprendizagem (BORDENAVE; PEREIRA, 2002). Tendo em vista a importncia da dimenso humana que compe o perfil do docente, Moreira (1997) acrescenta que, para compreender as necessidades de seus alunos, o professor deve compreender as necessidades das pessoas em geral. Sendo assim, quando o professor, alm das competncias tcnicas, prtica cientfica e pedaggica essenciais prtica docente, possui amor pela atividade que exerce, o processo de ensino-aprendizagem facilitado, pois realizado com mais prazer e felicidade. O ser humano no pode deixar de incorporar, em suas atitudes profissionais e pessoais, o amor, pois este sentimento que traz o entusiasmo, indispensvel para as grandes realizaes. Entusiasmo que gera a esperana, que nunca deve ser perdida, pois esta que impulsiona o homem a recomear, a acreditar que tudo pode ser feito de uma outra forma, de uma forma melhor. Enfim, pode-se afirmar que no existe educao sem amor. Como diz Freire (1981, p. 29): [...] quem no capaz de amar os seres inacabados, no pode educar. No h educao imposta, como no h amor imposto. Quem no ama, no compreende o prximo, no o respeita.

CONTEDO 2 NBR 6023:2002 NORMALIZAO DE REFERNCIAS Referncia o conjunto de elementos que identificam um documento utilizado na elaborao de trabalhos acadmicos. Vejam alguns exemplos! 1 autor Regra: AUTOR (sempre o ltimo sobrenome, seguido da primeira letra do primeiro nome). Ttulo (deve ser colocado em destaque). Local de publicao: Editora, data de publicao. No de pginas ou volume.

BANDEIRA, A. Indicadores de desempenho instrumentos produtividade organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009. 171 p.

3 autores At
Regra: Quando os autores forem dois ou trs, os nomes devem ser separados por ponto-e-vrgula, seguido de espao.

KOTLER, P.; ARMSTROG, G. Princpios de marketing. 5. ed. Rio de Janeiro: PHB, 1993.
Mais de 3 autores

Regra: Quando os autores forem mais de trs, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expresso latina et al..

70

TEMA Normas e apresentao da ABNT

SILVA, E.M. et al. Estatstica para os cursos de Economia, Administrao e Cincias Contbeis. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1996. Coletnea de vrios autores Regra: A entrada deve ser feita pelo nome do responsvel pela obra, seguindose a abreviatura de sua participao, no singular e entre parntesis. MENDES, E.V. (Org.). Distrito sanitrio. 3. ed. So Paulo: Hucitec, 1995. A palavra que indica o grau de parentesco (Filho, Sobrinho, Jnior etc.) no pode figurar como entrada. VIEIRA SOBRINHO, J. D. Matemtica financeira. 6. ed. So Paulo: Atlas, 1997. Autor entidade

Regra: Quando o autor uma instituio, que a responsvel pela informao, e no uma pessoa fsica. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUNIMENSE. Relatrio 1982. Niteri, 1982. Artigo de revista Regra: Autor do artigo. Titulo do artigo. Titulo da revista, local, volume, nmero de pgina inicial e final do artigo, ms e ano.

BURMAN, G. Impactos da cultura na economia da Bahia. Turismo em Anlise, So Paulo, v. 9, n. 2, p. 70-87, nov. 2003.

Artigo de Jornal
Regra: Autor do artigo. Titulo do artigo. Titulo do jornal, local, dia ms. Ano. Titulo do caderno, seo, pgina do artigo e coluna.

AITH, M. Economia mundial. Folha de So Paulo, So Paulo, 14 dez. 2000. Folha mundo, caderno A, p. 21-22.

TEMA Normas e apresentao da ABNT

71

REFERNCIA LEGISLATIVA (Leis, Decretos, Portarias etc.) Regra: LOCAL (pas, estado ou cidade). Ttulo (especificao da legislao, nmero e data). Ementa. Indicao da publicao oficial. BRASIL. Decreto-lei n. 2.423, de 7 de abril de 1988. Estabelece critrios para pagamento de gratificaes e vantagens pecunirias aos titulares de cargos e empregos da Administrao Federal direta e Autrquica. Dirio Oficial da Unio, Braslia, v.126, n.66, p.6009, 8 abr. 1988. Seo 1, pt.1

Internet GOMES, E.; MICHEL, M. A motivao e pessoas nas organizaes e suas aplicaes para obteno de resultados. 2007. Disponvel em: <http://www.revista.inf.br/adm13/pages/artigos/ADMedic13-anovii-art05.pdf >. Acesso em: 20 jul. 2012.

CONTEDO 3 APRESENTAO DE TRABALHOS ACADMICOS: ELEMENTOS PRTEXTUAIS Passaremos a abordar os elementos que compem a estrutura de um texto. Neste contedo sero abordadas as partes interna e externa. Na parte interna inicia-se pelos elementos pr-textuais; no contedo seguinte, os elementos textuais e ps-textuais. Vejam a estrutura do trabalho acadmico de acordo com a NBR 14724:2011:
Parte externa Capa (obrigatrio) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatrio) Errata (opcional) Folha de aprovao (obrigatrio) Dedicatria (opcional) Elementos pr-textuais Agradecimento (opcional) Epgrafe (opcional) Resumo na lngua verncula (obrigatrio) Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio) Lista de ilustraes (opcional) Parte interna Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviatura e siglas (opcional) Lista de smbolos (opcional) Sumrio (obrigatrio) Elementos textuais Introduo Desenvolvimento Concluso Referncias (obrigatrio) Elementos ps-textuais Glossrio (opcional) Apndice (opcional) Anexo (opcional) ndice (opcional)

72

TEMA Normas e apresentao da ABNT

Parte Externa
A apresentao da parte externa deve ser feita da seguinte maneira:

Capa nome da Instituio; nome do autor; ttulo; subttulo, se houver; nmero de volumes, se houver mais de um; local (cidade) da instituio onde ser apresentado; ano da entrega.

Parte Interna
Os elementos que constituem a parte interna do trabalho acadmico elementos prtextuais, textuais e ps-textuais devem ser apresentados da seguinte forma:

Elementos pr-textuais
Folha de rosto nome do autor; ttulo; subttulo, se houver; nmero de volumes, se houver mais de um; natureza (Tese, dissertao, trabalho de concluso de curso e outros) e objetivo (aprovao em disciplina, curso e outros); nome da instituio a que submetido; nome do orientador local (cidade) da instituio onde ser apresentado; ano da entrega.

Folha de aprovao Constitudo pelo nome do autor, ttulo do trabalho, natureza, objetivo, nome da instituio, data da aprovao, nome, titulao e assinatura dos componentes da banca examinadora, data de aprovao e assinaturas dos membros da banca examinadora. Dedicatria Texto que dedica o trabalho a algum.

TEMA Normas e apresentao da ABNT

73

Agradecimentos s pessoas que ajudaram na elaborao do trabalho.

Epigrafe Frase, poesia, que tenha relao com o contedo do trabalho. Resumo na lngua verncula Contedo do trabalho; no ultrapassar 500 palavras; deve conter palavras- chave no final.

Lista de ilustraes Deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto; cada item designado por seu nome especfico, acompanhado do respectivo nmero de pgina.

Lista de tabelas Deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome especfico, acompanhado do respectivo nmero de pginas.

Lista de abreviaturas e siglas Relao alfabtica das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras e expresses correspondentes grafadas por extenso. Lista de smbolos Deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado. Sumrio A palavra sumrio deve ser centralizada. Os elementos pr-textuais no devem constar no sumrio.

CONTEDO 4 APRESENTAO DE TRABALHOS ACADMICOS: ELEMENTOS TEXTUAIS E PS-TEXTUAIS


Neste contedo sero abordados os elementos textuais, que o texto propriamente

74

TEMA Normas e apresentao da ABNT

dito, e os elementos ps-textuais que, como prprio nome sugere, so os elementos que vm aps o texto. Vamos ver detalhadamente todos os itens que compem esses elementos. 4.1 Elementos textuais Fazem parte dos elementos textuais: a introduo, o desenvolvimento e a concluso. Introduo A introduo tem o carter didtico de apresentar o que ser abordado no texto. Tem como propsito situar o leitor sobre o contexto da pesquisa. importante que na introduo seja destacado o problema da pesquisa, assim como os objetivos e a justificativa. Desenvolvimento O desenvolvimento a demonstrao lgica de toda a pesquisa. o momento escrever sobre o tema escolhido. Tem como propsito fornecer a fundamentao terica para o trabalho. Alm da contribuio do prprio autor, preciso citar trabalhos de outros autores para garantir o carter cientfico da produo realizada. Nesse item, o autor poder fazer uso de tabelas e ilustraes (quadros, grficos etc.) para expor suas provas e efetuar a avaliao de suas hipteses. Outro item importante que deve constar no desenvolvimento de um texto a discusso e anlise dos resultados do estudo, podendo ser subdivididos em tpicos que forneam elementos para as concluses. Concluso A concluso dever apresentar o resultado final, global da investigao, avaliando seus pontos positivos e/ou negativos atravs da reunio sinttica das principais ideias desenvolvidas. Deve-se ter um cuidado especial para que a concluso no extrapole os resultados do desenvolvimento. O resultado final dever ser uma decorrncia natural do que j foi demonstrado. Lembrem-se sempre: O problema da pesquisa deve estar bem claro na introduo e devidamente respondido na concluso. REGRAS DE APRESENTAO Papel: tamanho A4 Margem superior e esquerda: 3,0 cm Margem inferior e direita: 2,0 cm Fonte grfica: arial (12) Espao entre linhas: 1,5 Alinhamento: Justificado

TEMA Normas e apresentao da ABNT

75

OBS: os ttulos das sees e subsees devem ser separados do texto que os antecede e sucede por um espao de 1,5. Paginao: todas as folhas do trabalho, desde a folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas a numerao s colocada na primeira folha da parte textual, em algarismo arbico, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o ltimo algarismo a 2 cm da borda direita da folha. Nos pargrafos, o recuo de 1,5 cm na primeira linha. 4.2 Elementos ps-textuais Fazem parte dos elementos ps-textuais: referncias, glossrio, apndice, anexo e ndice. Referncias As referncias envolvem a apresentao em ordem alfabtica de todas as fontes citadas no texto. Segundo a NBR 6023:2002, a referncia constituda de elementos indispensveis identificao do documento, fonte de consulta ou utilizao. Este assunto j foi abordado com detalhes no segundo contedo deste mesmo tema. Apndice Segundo a NBR 14724:2011, apndice um documento de carter opcional elaborado pelo autor, para complementar sua argumentao. Devem ser identificados por letras maisculas, seguidas de travesso e dos respectivos ttulos. Anexos Segundo a NBR 14724:2011, anexo um documento de carter opcional no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao. Devem ser identificados por letras maisculas, seguidas de travesso e dos respectivos ttulos. Enfim, chegamos ao fim deste tema e tambm deste material!

Figura 26 Campeo
Fonte:QUEM... (2012).

76

TEMA Normas e apresentao da ABNT

EXERCCIOS
1) Escolha um tema e escreva uma fundamentao terica colocando pelo menos uma citao direta. 2) Acrescente pelo menos uma citao indireta. 3) Acrescente uma citao extrada de um documento coletado da internet. 4) Faa a referncia de todos os documentos citados. 5) Explique a diferena entre apndices e anexos.

ELEMENTOS DE INTERAO
Sandra Cristina uma pesquisadora na rea das cincias sociais, formada em sociologia com mestrado e doutorado na mesma rea. Alm de pesquisadora, trabalha na rea organizacional, onde tambm bastante conhecida e respeitada. Sandra encontra-se agora com um novo desafio. Pretende desenvolver uma pesquisa em uma rea nova para ela, apesar de ser uma rea afim sua de atuao. um assunto ainda no abordado nos seus estudos at ento. Ela deseja abordar o seguinte tema: a importncia do desenvolvimento humano do funcionrio para a sua produtividade. Esta pesquisa ir gerar custos elevados e Sandra precisa do apoio financeiro de uma Instituio. Para isso, ela est construindo um projeto de pesquisa que ir apresentar algumas delas. Como pesquisadora experiente, sabe que a justificativa do projeto a oportunidade de convencer sobre a relevncia de sua pesquisa. Como Sandra dever construir a justificativa do seu projeto de pesquisa? Quais pontos devero ser destacados?

Referncia

77

REFERNCIAS
ALVO. 2012. Disponvel em: <http://images.search.conduit.com/ImagePreview/?q=alvo&ctid=CT3106777&SearchSource=10&FollowOn=true&PageSource=ImagePreview&SSPV=&start=0&pos=15> Acesso em: 17 jun. 2012. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncia elaborao. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: apresentao de trabalhos acadmicos elaborao. Rio de Janeiro, 2011. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: apresentao de citaes em trabalhos acadmicos elaborao. Rio de Janeiro, 2002. ATENO. 2012. Disponvel em: <http://images.search.conduit.com/ImagePreview/?q=aten%C3%A7%C3%A3o&ctid=CT3106777&SearchSource=10&PageSource=HomePage&SSPV=&start=0&pos=29/>. Acesso em: 5 jun. 2012. BALANA comercial ou simplesmente um saldo comercial a balana. 2012. Disponvel em: <http://images.search.conduit.com/ImagePreview/?q=balan%C3%A7a&ctid=CT3106777&SearchSource=10&PageSource=HomePage&SSPV=&start=0&pos=2>. Acesso em: 18 jun. 2012. BOAVENTURA, E. M. Metodologia da pesquisa. So Paulo: Atlas, 2004. BORDENAVE, J.D.; PEREIRA, A.M. Estratgias de ensino-aprendizagem. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002. BRASIL. Conselho Nacional de Sade. Resoluo N.o 196, de 10 de outubro de 1996. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Braslia, 1996. Disponvel em: <http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/aquivos/resolucoes/ resolucoes.htm>. Acesso em 10 jun. 2012. CALENDRIO-DESENHO-LPIS. 2012. Disponvel em: <http://images.search.conduit.com/ ImagePreview/?q=desenho+de+calend%C3%A1rio&ctid=CT3106777&SearchSource=10&FollowOn=true&PageSource=ImagePreview&SSPV=&start=0&pos=0>. Acesso em: 17 jun. 2012. CAMBIO tecnolgico y expansin de la agricultura. 2012. Disponvel em: <http://www.kalipedia. com/geografia-argentina/tema/pais/innovaciones-tecnologicas-agricultura.html?x=20080607klpgeogar_6.Kes>. Acesso em: 20 jul. 2012. CAROLINE. Governo entrega veculos que beneficiam produtores rurais do Par. 2011. Disponvel em: <http://diariodocongresso.com.br/novo/2011/10/governo-entrega-veiculos-que-beneficiam-produtores-rurais-do-para/>. Acesso em: 20 jul. 2012. COMPUTADOR. 2012. Disponvel em: <http://images.search.conduit.com/ImagePreview/?q= computador&ctid=CT3106777&SearchSource=10&FollowOn=true&PageSource=ImagePreview&SSPV=&start=35&pos=15>. Acesso em: 5 jun. 2012. DICA. 2012. Disponvel em: <http://www.google.com/imgres?q=dicas&hl=pt-BR&biw=1280&bih=764&tbm=isch&tbnid=IyYIgcVgbC2D6M:&imgrefurl=http://vitrine2009. blogspot.com/2011/11/dica-de-como-ganhar-dinheiro->. Acesso em: 5 jun. 2012.

78

Referncia

DINHEIRO Potencializador financiero. 2012. Disponvel em: <http://images.search. conduit.com/ImagePreview/?q=desenho+de+calend%C3%A1rio&ctid=CT3106777&SearchSource=10&FollowOn=true&PageSource=ImagePreview&SSPV=&start=0&pos=0>. Acesso em: 17 jun. 2012. DJ na sua festa Fazendo a sua balada. Home page. 2012. Disponvel em: <http://www. google.com/imgres?q=dicas&start=126&hl=pt-BR&biw=1280&bih=764&addh=36&tbm=isch&tbnid=X-b7wZVtkX4ZNM:&imgrefurl=http://www.djnasuafesta.com/dicas/&docid=kfOXZev-x_STnM&imgurl=http://files.djnasuafesta.com/200001091-3e2c43f261/>. Acesso em: 5 jun. 2012. DVIDA. 2012. Disponvel em: <http://images.search.conduit.com/ImagePreview/?q=d%C3%BAvida&ctid=CT3106777&SearchSource=10&FollowOn=true&PageSource=Results&SSPV=&start=140&pos=28>. Acesso em: 26 jun. 2012. F Camila Manfredi. 2012. Disponvel em: <http://images.search.conduit.com/ImagePreview/?q=f%C3%A9&ctid=CT3106777&SearchSource=10&FollowOn=true&PageSource=Results&SSPV=&start=0&pos=0> Acesso em: 15 jun. 2012. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2010. GOMES, E.; MICHEL, M. A motivao e pessoas nas organizaes e suas aplicaes para obteno de resultados. 2007. Disponvel em: <http://www.revista.inf.br/adm13/pages/artigos/ ADM-edic13-anovii-art05.pdf >. Acesso em: 20 jul. 2012. INTERROGAO | Portal. 2012. Disponvel em: <http://images.search.conduit.com/ImagePreview/?q=interroga%C3%A7%C3%A3o&ctid=CT3106777&SearchSource=10&FollowOn=true&PageSource=Results&SSPV=&start=0&pos=24> Acesso em 15 jun. 2012. LAkATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia cientfica. 7. ed. So Paulo: Atlas, 2010. LEGISLAO educacional. 2012. Disponvel em: <http://www.google.com/imgres?q=legisla%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&biw=1280&bih=764&tbm=isch&tbnid=lwLry16LMHITMM:&imgrefurl=http://educacaosaovicente.sp.gov.br/legislacao/&docid=NkX7Y90rdmNnbM&imgurl=http://educacaosaovicente.sp.gov.br/recursos/up/legislacao/%25255CLegislacao. jpg&w=230&h=230&ei=rcjgT-LlCPOr0AHF4smTDg&zoom=1>. Acesso em: 18 jun. 2012. LIVROS. 2012. Disponvel em: <http://images.search.conduit.com/ImagePreview/?q=livros&ctid=CT3106777&SearchSource=10&FollowOn=true&PageSource=ImagePreview&SSPV=&start=35&pos=2>. Acesso em: 26 jun. 2012. MEDEIROS, J. B. Redao cientfica. 11. ed. So Paulo: Atlas, 2009. OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia cientfica. So Paulo: Pioneira, 1987. PERGUNTA. 2012. Disponvel em: <http://images.search.conduit.com/ImagePreview/?q=subir+escada&ctid=CT3106777&SearchSource=10&FollowOn=true&PageSource=Results&SSPV=&start=0&pos=4>. Acesso em: 17 jun. 2012. PESQUISAS quantitativas. 2012. Disponvel em: <http://images.search.conduit.com/ImagePre-

Referncia

79

view/?q=pesquisa+quantiativa&ctid=CT3106777&SearchSource=10&FollowOn=true&PageSource=Results&SSPV=&start=0&pos=2>. Acesso em: 15 jun. 2012. PESSOA escrevendo. 2012. Disponvel em: <http://www.google.com/imgres?q=pessoa+escrevendo&hl=pt-&biw=1280&bih=764&tbm=isch&tbnid=khwaXOvNiFBS3M:&imgrefurl=http:// senhoritamoca.blogspot.com/2012/05/>. Acesso em: 5 jun. 2012. PROFESSOR. 2012. Disponvel em: <http://www.google.com/search?num=10&hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1280&bih=918&q=professor&oq=professor&gs_l=img.3..0l10.15245.19239.0.19941.9.7.0.2.2.1.230.1291.1j0j6.7.0...0.0...1ac.Eat-hqlR3Cw>. Acesso em: 20 jul. 2012. PROJETOS de pesquisa na FAC. 2012. Disponvel em: <http://images.search.conduit.com/ ImagePreview/?q=pewsquisa&ctid=CT3106777&SearchSource=10&FollowOn=true&PageSource=Results&SSPV=&start=0&pos=13>. Acesso em: 15 jun. 2012. QUEM quer ser um campeo. 2012. Disponvel em: <http://www.google.com.br/imgres?q=campe%C3%A3o&hl=pt-BR&biw=1280&bih=764&tbm=isch&tbnid=7FwPZGJtc9jzjM:&imgrefurl=http://bloginterpreta.wordpress.com/2012/02/28/quem-querser-um-campeao/&docid=Gs8EitWDCtnAHM&imgurl=http://bloginterpreta.files.wordpress. com/2012/02/campec3a3o.png&w=320&h=319&ei=FY_1T6vvGsbu0gHqyfnrBg&zoom=1>. Acesso em: 26 jun. 2012. RESPOSTA. 2012. Disponvel em: <http://images.search.conduit.com/ImagePreview/?q=resposta&ctid=CT3106777&SearchSource=10&FollowOn=true&PageSource=Results&SSPV=&start=0&pos=8> Acesso em: 17 jun. 2012. ROESCH, S. M. A. Projeto de estgio e de pesquisa em Administrao. So Paulo: Atlas, 2005. SAMPAIO, L. Web2: conhea a internet do futuro! 2009. Disponvel em: <http://www.tecmundo. com.br/web/2681-web-conheca-a-internet-do-futuro-.htm>. Acesso em: 20 jul. 2012. SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaborao de dissertao. 3. ed. Florianpolis: Laboratrio de Ensino a Distncia da UFSC, 2001. SUBIR escada. 2012. Disponvel em <http://images.search.conduit.com/ImagePreview/?q =subir+escada&ctid=CT3106777&SearchSource=10&FollowOn=true&PageSource=ImagePreview&SSPV=&start=0&pos=15> Acesso em: 5 jun. 2012.

WWW.FBB.BR

You might also like