You are on page 1of 8

Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Operaes Unitrias Farmacuticas

Relatrio 1 Desintegrao e Tamizao Amanda, Hellen, Jssica, Kimberly, Tatiane Turma: AA

Porto Alegre, 17 de setembro de 2012.

Desintegrao Situao problema: A farmcia necessita implementar a produo de p a partir de folhas de Persea americana (abacateiro), de acordo com a RDC N 67/2007.

A partir da prtica realizada para CADA equipamento responda:

Quais so as partes que compem? Funil alimentador Funil de descarga

Moinho de facas :

Peas desintegradoras (facas) Motor Rotor Funil alimentador Funil de descarga

Moinho de sup. Planares:

Manivela Estator Rotor

Moinho de bolas:

Carcaa rotatria Bolas Manivela

Moinho coloidal:

Funil alimentador Motor Rotor Estator Bengala de recirculao Torneira de descarga

Faa uma tabela apontando: peas desintegradoras, foras que atuam, alimentao, descarga e funcionamento.
Equipamento Peas desintegradoras Lminas Rotor + estator Bolas Rotor + estator Fora Alimenta o Superior Superior Lateral Superior Descarga Funcionament o Contnuo Contnuo Descontnuo Contnuo

Moinho de facas Moinho sup. Planares Moinho de bolas Moinho coloidal

Corte Compresso + atrito Impacto + abraso Cisalhament o (atrito + corte)

Inferior Inferior Lateral Inferior

Descreva passo a passo como ocorre a desintegrao da matria prima feita na aula prtica e qual o produto obtido. Moinho de facas: realiza a moagem e mistura da matria prima pelo giro das lminas em alta velocidade, uutilizando a fora de corte para tal. O produto obtido foi um p, juntamente com algumas partes menores das folhas Moinho de superfcies planares: realiza a moagem da matria prima no momneto em que a mesma passa entre o rotor e estator (que possui sulcos) e usa as foras de atrito e compresso. O produto obtido foi a matria prima em pores menores, entretanto sem p. As foras no foram adequadas para a moagem do material. Moinho de bolas: as bolas, de material inerte, em rotao dentro da carcaa atingem a altura mxima e caem pela fora da gravidade sobre a matria prima, exercendo foras de abraso e impacto. O produto final foi a matria prima desintegrada em pedaos menores, mas sem p. As foras no foram adequadas para a moagem do material. Moinho coloidal: Esse equipamento forma emulses ou suspenses atravs da fora de cisalhamento exercida sobre a matria prima ao passar por sulcos entre o rotor e o estator. A fora desintegra partes insolveis e realiza a mistura. O produto obtido foi uma emulso de gua e leo. Esse moinho poderia ser utilizado para que tipo de matrias-primas? Moinho de facas: slidos fibrosos. Moinho de superfcies planares: sementes, gros. Moinho de bolas: materiais abrasivos. Moinho coloidal: lquidos e semi-slidos midos.

Quais os parmetros que influenciam? Os parmetros que influenciam a moagem so: moabilidade da matria prima; dureza dos materiais; abraso; umidade; inflamabilidade; temperatura; toxicidade; composio qumica

Qual a matria-prima que pode ser desintegrada e qual no pode ser desintegrada pelo equipamento? Equipamento Moinho de facas Moinho de bolas Moinho coloidal Moinho sup. Planares Matria prima usada Fibrosa Abrasivo Moles Friveis Matria prima no usada Friveis Moles Secos Fibrosa

Cite EPIs e EPCs necessrios. EPIs: jaleco; culos de proteo; mscara respiratria; sapatos fechados; calas compridas; cabelos presos; protetores auriculares; luvas. EPCs: capela de exauto; ciclone; cmara de despoeiramento; filtro de mangas.

Tamizao Situao problema: A partir da matria-prima desintegrada, utilizando a tcnica da Farmacopia Brasileira, obtenha p moderadamente grosso e p fino. 1 -Escreva Procedimento Operacional Padro (POP) de tamisao, classificando o produto obtido segundo a Farmacopia Brasileira

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRO

1. Objetivo Procedimento para a tamisao de produtos pulvreos (ps). 2. Definies

Tamisao: operao farmacutica que tem por objetivo separar fraes de uma mistura pulvrea ou granulado em funo do tamanho das partculas presentes, obtendo-se fraes de p com partculas de tamanhos homogneos (mesma tenuidade). Tamis: Instrumento utilizado para realizar a tamisao. Tem formato de aro com dimetro varivel constitudo por uma trama de fios de ao inoxidvel, lato, crina ou seda entrelaados, sem revestimento, que deixam intervalos quadrados livres entre os mesmos denominados malhas. Cada tamis designado por um nmero que corresponde ao quadrado formado pelo espao vazio interno de cada malha.

3. Procedimento 3.1. Pesar at 25g de folhas desintegradas de Persea americana (abacateiro). 3.2. Escolher o tamis com abertura de malha de 710m e de 250m para a tamisao de p moderadamente grosso e de 180m para a tamisao de p fino. 3.3. Verificar se os tamises se encontram limpos e secos. 3.4. Colocar os tamises na seguinte ordem: uma bandeja de ao inox limpa e seca, em cima desta o tamis de abertura de malha de 180m, sobre ele o tamis de abertura de malha 250m e acima deste o tamis de abertura de malha de 710m. 3.5. Colocar sobre a parte central do tamis at 25g de folhas desintegradas de Persea americana (abacateiro). Tapar os tamises com tampa de igual tamanho. Agitar os tamises em movimentos vibratrio e oscilatrios por 30 minutos ou at que a operao esteja completa. 3.6. Evitar sempre que possvel que o produto fique retido nas margens do tamis. 3.7. Retirar os tamises da bandeja, evitando que os restos se misturem com o produto tamisado. Recolher todas as pores tamisadas separadamente e realizar a pesagem das mesmas. 3.8. Considerar a granulometria adequada para p moderadamente grosso se as partculas passam em sua totalidade pelo tamis com abertura nominal de malha de 710m e, no mximo, 40% com o tamis com abertura nominal de malha de 250m. 3.9. Considerar a granulometria adequada para p fino se as partculas passam em sua totalidade pelo tamis com abertura nominal de malha de 180m. 3.10. Realizar a limpeza dos tamises.

2 -Comente quanto a segurana em relao ao operador e ambiente e construa mapa de risco. A segurana do operador em um laboratrio um fator que deve ser considerado em qualquer situao. Atravs de um mapa de risco sabemos ao que estamos expostos, sendo possvel uma preveno e uma minimizao dos mesmos, a partir do uso de EPIs e EPCs. Para resolver a situao problema apresentada neste relatrio, os operadores estiveram expostos a alguns riscos, sendo possvel citar os principais como: fsicos (rudos); qumicos (p), ergonmicos (movimentos repetitivos) e acidentais (cortes). O uso de jaleco, luvas, mscaras, culos de proteo e protetor auricular, aliados a um ciclone, garante maior segurana ao operador e ao meio ambiente.

Mapa de Risco dos Equipamentos:

Moinho Coloidal

Moinho de Bolas

Moinho de facas

Monho de Superfcies Planares

Tamis

Legenda: Tipo de Risco Fsico Descrio Rudo,calor,presso, umidade,radiao, vibraes.

Qumico

Produtos qumicos em geral e ps potencialmente danosos ou txicos e em estados fsicos que propiciam danos sade. Vetores patolgicos: fungos, vrus, parasitas, bactrias, protozorios, insetos. Levantamento e transporte de material pesado, monotonia, repetitividade, responsabilidade, ritmo excessivo, posturas inadequadas de trabalho, trabalho em turnos. Arranjo ambiental inadequado, iluminao inadequada, incndio e exploso, eletricidade, mquinas e equipamentos sem proteo, quedas e animais peonhentos.

Biolgico

Ergonmico

Acidental

3 -Comentrios quanto a Legislao Na RDC 67/2007 constam exigncias para o exerccio de atividades de manipulao, que visam garantia de qualidade, segurana e efetividade. Unindo essas exigncias com conceitos e procedimentos descritos na Farmacopia Brasileira, possvel padronizar operaes unitrias, aumentando assim a reprodutibilidade dos processos. A granulometria um exemplo bem descrito pela Farmacopia Brasileira, na qual h definies claras para a classificao dos ps, e que, se seguidas, garantem segurana e confiabilidade para indstrias e pacientes.

4 -Indique como otimizar a nova produo a partir das folhas at os ps. 1 ETAPA: Secagem das folhas de abacateiro Pode-se realizar a secagem por exposio das folhas de abacateiro (droga vegetal) ao ar, em atmosfera seca e arejada, mas o processo mais usual a secagem em estufa, a 40 - 45C por tempo varivel.

2 ETAPA: Triagem Tem por objetivo separar as partes inteis ou estranhas que acompanham a droga vegetal. Pode ser feito manualmente. 3 ETAPA: Diviso Grosseira Representa um processo de fragmentao das drogas destinado a torna-las aptas para serem reduzidas a p. Pode ser realizada por tesouras ou facas. 4 ETAPA: Pulverizao Praticada com a finalidade de reduzir uma substncia a p, o qual designado como um conjunto de partculas slidas resultantes da diviso de uma droga, mantendo grande homogeneidade dependendo da classe de p considerada. - Pulverizao por Moinho de Facas Possui facas que atuam no material atravs da fora de corte, transformando as folhas de abacateiro em p. 5 ETAPA: Tamisao Caracteriza-se como uma operao que permite individualizar um p pois este deve ser um conjunto bastante homogneo de partculas contendo um certo e determinado dimetro. Esse processo pode ser dinamizado acoplando ao moinho de facas tamises nos dimetros de malha especificados para cada tamanho de p, para que o produto final obtido j seja o p no tamanho desejado. Tambm se pode colocar um ciclone na sada do moinho, assim se diminui os riscos qumicos sofridos pelo operador, visto que se minimizaria a quantidade de p que se solta pelo ambiente. 5 -Bibliografia PONTE, CYNTHIA I. R. V. Operaes Unitrias Farmacuticas. 2012/2. BRASIL. Farmacopia Brasileira. 4 edio, parte I. FERREIRA, A.O. et al. Guia Prtico da Farmcia Magistral. 2o edio.Juiz de Fora:Pharmabooks, 2002. BRASIL. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. RDC N 67 de 08 de outubro de 2007. Dispe sobre Boas Prticas de Manipulao de Preparaes Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmcias. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Braslia, DF, 09 de outubro de 2007, Seo 1.

You might also like