You are on page 1of 9

Sumrio

Sinopse..............................................................................................................................4 Introduo........................................................................................................................5 Objetivo...........................................................................................................................6 Materiais e Mtodos........................................................................................................7 Resultados e Discusso....................................................................................................9 Concluso.......................................................................................................................10 Referncias.....................................................................................................................11

Sinopse As aulas praticas de laboratrios so o fator conclusivo para um melhor entendimento das aulas tericas. Alm de seguir os conceitos cientficos, possibilita ao aluno uma melhor absoro dos conhecimentos. As aulas em laboratrio ainda exige uma preparao dos alunos e professores seguindo as regras de cada laboratrio e a utilizao dos EPIs (Equipamento de Proteo Individual) evitando assim os acidentes. Ao longo dos anos com o aperfeioamento dos laboratrios qumicos e a modernizao dos utenslios utilizados no manejo das experincias , pode-se ter uma melhor preciso nas medidas volumtricas utilizadas .

Introduo A Qumica a cincia central no entendimento da revoluo cientfica em andamento, tanto por suas interfaces com a Biologia, Fsica , Engenharia quanto por suas aplicaes em Agronomia, Cincia dos Alimentos, Farmacologia, etc. Os princpios fundamentais em que a qumica se apia so baseados em fatos experimentais, razo pela qual o estudante deve dedicar grande parte de seu esforo de aprendizagem a aperfeioar-se em mtodos de execuo de trabalho laboratorial. Em qualquer Cincia exata no existe medidas que estejam isentas de algum erro ou desvio do seu valor real. O ideal que as medidas sejam precisas e exatas, entretanto com as vidrarias e medies hoje disponveis ainda no possvel obter essa exatido.

Objetivo O trabalho tem como objetivo a anlise das medies das vidrarias utilizadas em experimentos e proporcionar maior familiarizao com os equipamentos laboratoriais, atravs do manuseio e da utilizao dos mesmos. Aprendizagem esta que fundamental para bom desempenho na execuo nas futuras atividades prticas.

Materiais e Mtodos Para fim de proteo individual foi ressaltada a importncia da utilizao de EPI (Equipamento de Proteo Individual) e enfatizado algumas normas de segurana e higiene durante as atividades no Laboratrio. Buscando conhecer as medidas volumtricas de cada vidraria, tomou-se como elemento a ser medido a gua destilada, armazenada na pisseta (frasco de armazenamento). Inicialmente foram transferidos 50ml de gua destilada para a bureta (equipamento utilizado para medir precisamente o volume de lquidos) e posteriormente depositados em um bquer (recipiente graduado sem grande preciso). Utilizou-se 50ml de gua da pisseta para preencher a proveta ( instrumento preciso e, portanto, altamente recomendado para medio de lquidos.), o contedo da proveta foi depositado no bquer utilizado anteriormente. Foram retirados 20ml da gua destilada contida em um segundo bquer com a pipeta volumtrica (Usada para medir e transferir volume de lquidos) e a pra (equipamento que acoplado a uma pipeta ajuda a puxar e a expelir o lquido.) e depositado no primeiro bquer. Com a pipeta graduada (Utilizada para medir pequenos volumes) foram retirados 10ml de gua contida no segundo bquer e depositados no primeiro bquer. Inseriu-se 50ml de gua da pisseta na bureta, logo aps armazenados no balo volumtrico ( utilizado para preparo de solues e para medir com preciso um volume nico e fixo descrito no balo). Foram citados outros instrumentos de medida como: Tubo de ensaio - recipientes de vidro alongados e cilndricos, comumente usados em experincias com pouco volume. Erlenmeyer Utilizado para fazer titulaes, aquecer lquidos e dissolver substncias, dentre outras, mas tem a vantagem de permitir a agitao manual o seu afunilamento em cima anula o risco de perda de material. Vidro de relgio - Pea cncava para evaporao em anlises de lquidos. Basto de vidro - Utilizado em transportes de lquidos e agitao de solues
7

Funil de separao Utilizado na transferncia de substncias entre recipientes e na filtragem de substncias

Kitassato - utilizado para uma filtragem mais veloz, e tambm para secagem de slidos precipitados.

Dessecador - Nele se guardam substncias slidas para secagem Condensador - um equipamento que tem como finalidade condensar vapores, principalmente em destilaes.

Placa de Petri - Placa de plstico ou vidro onde so colocadas culturas de bactrias.

Balo de fundo chato - Utilizado como recipiente para conter lquidos ou solues.

Balo de fundo redondo - muito utilizado em refluxos. Utilizado tambm em reaes com desprendimentos gasosos. Aps a realizao de todos os procedimentos para noes de medida foi efetuada

a limpeza e o armazenamentos nos devidos lugares de todos equipamentos utilizados nos processos laboratoriais.

Resultados e Discusso Com a observao das vidrarias e a realizao de experimentos em algumas notou-se a diferena significativa na variao de medida de cada utenslio. Cada demonstrao de medida volumtrica mostrou a capacidade mnima e mxima de armazenamento, sendo este um quesito indispensvel para o calculo do desvio relativo que varia de acordo com o vidro utilizado e a quantidade de liquido armazenado neste. Uma das caractersticas observadas para obter uma maior preciso na medio do volume a observao do menisco, que a superfcie do liquido mais prximo marca de limite da medida desejada.

Concluso As aulas prticas so de fundamental importncia para concretizao do conhecimento terico, sendo elas base no sucesso ou no de descobertas cientficas. Pde-se concluir a importncia dos materiais utilizados em laboratrio ressaltando-se a diferena das vidrarias e seus respectivos volumes e desvios relativos. Constatou-se tambm a influencia destes utenslios na preciso e exatido dos trabalhos realizados em laboratrio. importante o aluno saber como utilizar e para que servem estes instrumentos, assim o estudante estar preparado para aproveitar muito melhor o curso de qumica, compreendo-o teoricamente e na prtica.

10

Referncias QUEIROZ,Dayse.Vidrarias e equipamentos.Ebah.Disponivel em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAyCEAF/vidrarias-equipamentos/ Acesso 09/10/2012 s 15:30. CONSTANTINO, Maurcio Gomes. Fundamentos de Qumica Experimental. So Paulo: Editora Edusp, 2004 GAUTO, Marcelo. Mundo do Qumico. Disponivel em:

http://www.mundodoquimico.hpg.ig.com.br/. Acesso 09/10/2012 s 15:40

11

You might also like