You are on page 1of 4

INCREMENTO DA EXATIDO DA ANLISE GRANULOMTRICA DO SOLO POR MEIO DA COLETA...

297

NOTA

INCREMENTO DA EXATIDO DA ANLISE GRANULOMTRICA DO SOLO POR MEIO DA COLETA DA SUSPENSO (SILTE + ARGILA)(1)
Hugo Alberto Ruiz(2)

RESUMO
A anlise granulomtrica do solo realizada em trs etapas: aplicao de pr-tratamentos para remoo de agentes cimentantes e floculantes, disperso da amostra de solo e quantificao das fraes do solo. Para quantificar as fraes do solo, h necessidade de separ-las previamente. Dependendo do tamanho, utiliza-se o peneiramento, para as fraes areia grossa e areia fina, e a sedimentao, para as fraes silte e argila. Algumas propostas metodolgicas calculam a proporo da frao silte no sistema por subtrao das outras fraes em relao amostra original. No Laboratrio de Fsica do Solo da Universidade Federal de Viosa, realiza-se a coleta adicional da suspenso (frao silte + frao argila), o que incrementa a exatido do resultado. As determinaes que no levam em considerao esta coleta superestimam a proporo da frao silte, acumulando nesta frao a totalidade dos erros da determinao. Pode-se concluir que a coleta da suspenso (frao silte + frao argila) e a seqncia de clculos decorrentes desta coleta levam a resultados mais adequados na anlise granulomtrica do solo, distribuindo o erro experimental nas quatro fraes granulomtricas. Termos de indexao: anlise textural, fraes do solo, anlise mecnica, mtodo da pipeta.

SUMMARY: INCREASED ACCURACY IN PARTICLE-SIZE ANALYSIS BY SAMPLING THE SILT + CLAY SUSPENSION
Three main stages are involved in particle-size analysis: pretreatment of samples to remove cementing and flocculating agents, sample dispersion and soil fraction quantification. This quantification requires the previous separation of the soil fractions. According to the size, coarse and fine sand fractions are separated by sieving, while silt and clay are separated

(1) (2)

Recebido para publicao em julho de 2003 e aprovado em dezembro de 2004. Professor do Departamento de Solos, Universidade Federal de Viosa UFV. CEP 36571-000 Viosa (MG). Bolsista do CNPq. E-mail: hruiz@ufv.br

R. Bras. Ci. Solo, 29:297-300, 2005

298

Hugo Alberto Ruiz

by sedimentation. Some methods propose to calculate the silt proportion by subtracting the other soil separates from the original sample. In the Soil Physics Laboratory at the Federal University of Viosa, Brazil, an additional suspension (silt + clay) is collected to increase the accuracy in the particle-size analysis. Methods that do not take this aspect into account overestimate the silt proportion by accumulating all experimental errors in this fraction. It can be concluded that the silt + clay determination and resulting calculations lead to better results in the soil particle-size analysis as they distribute the experimental error among the four granulometric fractions. Index terms: soil separates, soil fraction, mechanical analysis, pipet method.

A anlise granulomtrica do solo realizada em trs etapas: aplicao de pr-tratamentos para remoo de agentes cimentantes e floculantes, disperso da amostra de solo e quantificao das fraes do solo. A primeira etapa, normalmente pouco utilizada nas anlises de rotina, visa remoo de matria orgnica, xidos de Fe, carbonatos e sais solveis (Gee & Bauder, 1986). Considerando, especificamente, os xidos de Fe, o tratamento com soluo de ditionito-citratobicarbonato, proposto por Mehra & Jackson (1960), no deveria ser utilizado em solos das regies tropicais e midas. Esse pr-tratamento pode dissolver partculas de xidos de Fe do tamanho das argilas, influenciando os resultados da anlise textural. Para esses solos, indicam-se prtratamentos menos drsticos, como o que utiliza soluo de cido clordrico a 0,05 mol L-1 (Barreto, 1986). A disperso da amostra de solo fundamental na anlise granulomtrica. Esta etapa realizada mediante o uso de uma combinao de processos qumicos e desagregao mecnica. A disperso qumica baseada, fundamentalmente, no incremento da repulso das partculas em resposta elevao do seu potencial zeta. Este processo normalmente realizado pela saturao do complexo de troca catinico com Na, pelo incremento das cargas negativas em resposta ao aumento do pH e pela diminuio da concentrao de eletrlitos na soluo, provocando a precipitao de compostos de Al ou Ca, segundo o ction predominante no complexo de troca - esta ltima caracterstica leva escolha do dispersante qumico a ser utilizado: hidrxido de Na ou hexametafosfato de Na, respectivamente. A disperso mecnica pode ser realizada por agitao rpida, agitao lenta ou ultra-som (Gee & Bauder, 1986). Para quantificar as fraes do solo, h necessidade de separ-las previamente. Dependendo do tamanho, utiliza-se o peneiramento, para as fraes areia grossa e areia fina, e a sedimentao, para as fraes silte e argila. Em se tratando da estimativa do tempo de sedimentao da frao silte, restringindo a

poro superior da suspenso s partculas de argila, utiliza-se a Lei de Stokes, com algumas aproximaes, que permitem sua utilizao para o caso especfico das partculas de solo (Khonke, 1969). A separao por peneiramento leva a resultados de maior confiabilidade, porm a separao por sedimentao se impe na diferenciao das fraes silte e argila, por no haver peneiras de 0,002 mm. O Manual de Mtodos de Anlise de Solo, editado pela Embrapa, compila mtodos de anlises fsicas, qumicas e mineralgicas. As duas edies dessa obra (Embrapa, 1979, 1997) so assiduamente consultadas, e os mtodos, amplamente utilizados na caracterizao dos solos. Na descrio da anlise granulomtrica pelo mtodo da pipeta, aps a separao das areias por peneiramento, o roteiro indica agitar a suspenso (frao silte + frao argila), determinar a temperatura da suspenso para estabelecer o tempo de sedimentao e, aps esse perodo, realizar a coleta da suspenso da frao argila. Assim, a proporo da frao silte no sistema calculada por subtrao das outras fraes em relao amostra original. No Laboratrio de Fsica do Solo do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viosa (LFS/UFV), trabalhando com propores de solo, do dispersante e do volume de suspenso similares s da Embrapa (1997), realiza-se uma coleta adicional da suspenso (frao silte + frao argila), o que incrementa a exatido da determinao. Isso ser mostrado por meio das equaes utilizadas nos clculos. Adequando as equaes apresentadas por Embrapa (1997) para expressar as propores das fraes em kg kg-1, os teores (xi) de areia fina (AF), areia grossa (AG), argila (Arg) e silte (S) so calculados da seguinte forma:
x AF = M AF 1 M TFSA

(1)

x AG = M (AF + AG ) M AF

]M

1 TFSA

(2)

R. Bras. Ci. Solo, 29:297-300, 2005

INCREMENTO DA EXATIDO DA ANLISE GRANULOMTRICA DO SOLO POR MEIO DA COLETA...

299

x Arg = M (Arg + D ) M D

V ] VT M C

1 TFSA

(3) (4)

te, o valor exato no alcanado. Assim, recalculamse as propores de forma a atingir o valor unitrio, utilizando as expresses:
x 'AG = x AG x i

xS = 1 x AG + x AF + x Arg

(12)

em que M a massa (g) das fraes do solo, da terra fina seca ao ar (TFSA) e do dispersante (D); VT, o volume total da disperso (mL), e VC, o volume coletado (mL). As propores calculadas com as equaes de 1 a 4 no levam em considerao a umidade residual da TFSA. Na realidade, os resultados obtidos deveriam ser multiplicados por um fator f de modo a referi-los terra fina seca em estufa (TFSE) (Vettori, 1969):
M f = TFSA M TFSE

x 'AF =

x AF x i

(13)

x 'S =

xS x i

(14)

x 'Arg =

x Arg x i

(15)

(5)

A primeira edio do manual da Embrapa (1979) inclua o fator f no clculo das fraes areia fina, areia grossa e argila, diminuindo o erro introduzido no clculo da frao silte. As equaes 1, 2 e 3 eram apresentadas assim:
x AF = M AF 1 f M TFSA

(6)

x AG = M (AF + AG ) M AF

]M

1 TFSA

(7)

x Arg = M (Arg + D ) M D

V ] VT M C

1 TFSA

(8)

e a frao silte calculada conforme a equao 4. No LFS/UFV, a coleta da frao (silte + argila) leva determinao de uma massa adicional [M(S+Arg)]. Por outro lado, as massas das fraes areia grossa e areia fina so determinadas separadamente. Assim, a frao areia fina calculada pela equao 6, a frao argila, pela equao 8, e as fraes restantes, pelas equaes:
x AG = M AG 1 M TFSA f

Nas determinaes realizadas no LFS/UFV, pesam-se aproximadamente 10 g de TFSA, com aproximao de 0,01 g. Acrescentam-se 50 mL de soluo de NaOH 0,1 mol L-1 e 150 mL de gua deionizada, agitando com basto de vidro e deixando em repouso por uma noite. A amostra dispersada por agitao a 12.000 rpm, durante 15 min. Aps passar a suspenso por peneira de 0,053 mm, aferese a mistura das fraes silte e argila at 500 mL, coletando-se 25 mL da suspenso (frao silte + frao argila) imediatamente aps agitao com basto de vidro. Decorrido o tempo calculado pela Lei de Stokes para a temperatura de trabalho, coletam-se, dos 5 cm superficiais, 25 mL da suspenso de argilas. Por peneiramento atravs de malha de 0,210 mm, separam-se a areia grossa e a areia fina. Todas as fraes so secas em estufa a 100 oC e pesadas com aproximao de 0,01 g, para areia grossa e areia fina, e de 0,0001 g, para as fraes (silte + argila) e argila. Como exemplo, a partir dos dados da anlise granulomtrica, foram calculadas as propores das fraes areia grossa, areia fina, silte e argila, utilizando as equaes apresentadas por Embrapa (1979, 1997) e por este trabalho (Quadro 1). Como se observa (Quadro 1), os clculos indicados por Embrapa (1979) superestimam a proporo da frao silte, que acumula a totalidade dos erros da determinao. Esse valor ainda maior no mtodo descrito por Embrapa (1997), por se omitir o uso do fator f, que permite a correo das determinaes para terra fina seca em estufa. Assim, pode-se concluir que a coleta da suspenso (frao silte + frao argila) e a seqncia de clculos apresentados neste trabalho levam a resultados mais adequados da anlise granulomtrica, diminuindo tambm os valores da relao silte/argila, utilizados como critrio na caracterizao e classificao de solos.

(9)

x (S + Arg) = M(S + Arg + D ) M D

V ] VT M 1 C

TFSA

(10) (11)

xS = x (S + Arg ) x Arg

O somatrio das propores de todos os componentes de um sistema deve ser, necessariamente, igual unidade (xi = 1). No entanto, normalmen-

R. Bras. Ci. Solo, 29:297-300, 2005

300

Hugo Alberto Ruiz

Quadro 1. Fraes texturais de um Latossolo calculadas por Embrapa (1979, 1997) e pelo mtodo proposto neste trabalho, a partir de dados de anlise realizada no LFS/UFV

Frao do solo

Em brapa (1979)

Embrapa (1997)

M todo proposto

_ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ __

kg kg - 1____ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ __ 0,191 0,099 0,151 0,559 0,209 0,109 0,070 0,612

Areia grossa Areia fina Silte Argila

0,197 0,102 0,124 0,577

Dados utilizados nos clculos: M assa de terra fina seca ao ar M assa de terra fina seca em estufa M assa de areia grossa M assa de areia fina M assa de silte + argila + dispersante M assa de argila + dispersante M assa do dispersante Volume da suspenso Volume coletado Fator f = 10,38 g = 10,06 g = 1,98 g = 1,03 g = 0,3335 g = 0,3003 g = 0,0100 g = 500 mL = 25 mL = 1,032 kg kg - 1

LITERATURA CITADA
BARRETO, W. Eletroqumica de solos tropicais de carga varivel: capacidade da dupla camada eltrica. Itagua, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 1986. 273p. (Tese de Doutorado) EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECURIA EMBRAPA. Manual de mtodos de anlise de solo. Rio de Janeiro, Servio Nacional de Levantamento e Conservao de Solos, 1979. 247p. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECURIA EMBRAPA. Manual de mtodos de anlise de solo. 2.ed. Rio de Janeiro, Centro Nacional de Pesquisa de Solos, 1997. 212p.

GEE, G.W. & BAUDER, J.W. Particle-size analysis. In: KLUTE, A., ed. Methods of soil analysis. Part 1. Physical and mineralogical methods. 2.ed. Madison, American Society of Agronomy, Soil Science Society of America, 1986. p.383411. (Agronomy Series, 9) KHONKE, H. Soil physics. 2.ed. New York, MacGraw Hill, 1969. 224p. MEHRA, O.P. & JACKSON, M.L. Iron oxide removal from soils and clays by dithionite-citrate system buffered with sodium bicarbonate. In: NATIONAL CONFERENCE ON CLAYS AND CLAY MINERALS, 7., Washington, DC, 1958. Proceedings. New York, Pergamon Press, 1960. p.317-327. VETTORI, L. Mtodos de anlise de solo. Rio de Janeiro, Ministrio da Agricultura, Equipe de Pedologia e Fertilidade do Solo, 1969. 24p. (Boletim Tcnico, 7)

R. Bras. Ci. Solo, 29:297-300, 2005

You might also like