You are on page 1of 9

Faculdade de Tecnologia Jos Crespo Gonzales Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas

INTERAO HUMANO-COMPUTADOR: DEFINIES ATIVIDADE 1

Prof. Sergio Moraes Disciplina: Interao Humano-Computador Carlos Anhaya Diego Moreira Leonardo Nogueira Rodrigo Maciel Sorocaba Agosto/2012 AN112330 AN112333 AN112342 AN112353

RESUMO Muito embora, ainda no exista uma nica definio estabelecida para IHC, a seguinte definio incorpora o esprito da rea no momento: IHC a disciplina preocupada com o design, avaliao e implementao de sistemas computacionais interativos para uso humano e com o estudo dos principais fenmenos ao redor deles.

SUMRIO 1 INTRODUO................................................................................................04 2 DEFINIES..................................................................................................05 3 CONCLUSO .............................................................................................. 08 REFERNCIAS................................................................................................. 09

1. INTRODUO O avano e a reduo de custo da tecnologia faz com que a cada dia mais e mais pessoas tenham acesso a dispositivos eletrnicos, porm nem todas as pessoas tem facilidade em aprender a interagir com estes dispositivos. Esta dificuldade pode ser gerada por falta de conhecimento ou ainda pela m composio da interface. Levando em considerao aspectos cognitivos e emocionais do usurio durante sua comunicao com o hardware ou software, a interao do mesmo com os sistemas e dispositivos fica mais simples e proporciona melhor aceitao do produto.

2. DEFINIES Para Baranauskas, nada mais do que, produzir sistemas usveis e seguros. Destaca-se que, usabilidade trata-se de dois princpios: a tarefa e as caractersticas individuais dos usurios. Podemos tomar como exemplo de usabilidade, os testes feitos com o usurio. Segundo Maria Ceclia Baranauskas, toda interao do usurio com o sistema atravs da interface, para o usurio, a interface o sistema. Podemos perceber que exatamente isto que ocorre nos dias atuais, porm, na grande maioria, as interfaces esto aumentando sua complexidade sendo, portanto, necessrio o estudo e implementao de interfaces inteligentes com o objetivo de adaptar seu desempenho s necessidades e preferncias dos usurios, assim como personalizar a interao homem-computador baseada no modelo do usurio Para a autora, Modelo de Usurio uma representao dinmica sobre qualquer sistema ou objeto, que evolui naturalmente na mente de um sujeito. E para o sucesso do sistema, necessria sua devida avaliao, que constitudo de, avaliar a funcionalidade do sistema, avaliar o efeito da interface junto ao usurio e identificar problemas especficos do sistema. Os objetivos de IHC so o de produzir sistemas usveis, seguros e funcionais. Esses objetivos podem ser resumidos como desenvolver ou melhorar a segurana, utilidade, efetividade e usabilidade de sistemas que incluem computadores. Nesse contexto o termo sistemas se refere no somente ao hardware e o software mas a todo o ambiente que usa ou afetado pelo uso da tecnologia computacional. Jakob Nielsen (1993) engloba esses objetivos em um conceito mais amplo que ele denomina aceitabilidade de um sistema. A aceitabilidade geral de um sistema a combinao de sua aceitabilidade social e sua aceitabilidade prtica. Como um exemplo de aceitabilidade social, podemos mencionar os sistemas atuais de controle das portas de entrada em bancos. Apesar de serem benficos socialmente, pois tentam impedir situaes de assalto onde os usurios dos bancos

ficam em srio risco, no so bem aceitos, visto que levam qualquer pessoa que queira entrar no banco tenha que esbarrar na porta trancada por inmeras vezes at se desfazer de todo e qualquer objeto suspeito (o problema que no se sabe quais os objetos que impedem a entrada). A aceitabilidade prtica trata dos tradicionais parmetros de custo, confiabilidade, compatibilidade com sistemas existentes, etc., como tambm da categoria denominada "usefulness" "Usefulness'" refere-se ao sistema poder ser usado para atingir um determinado objetivo. Novamente essa categoria uma combinao de duas outras: utilidade e usabilidade (j comentada tambm por Baranauskas). Utilidade deve verificar se a funcionalidade do sistema faz o que deve ser feito, ou seja, se um jogo efetivamente diverte e um software educacional auxilia o aprendizado. Usabilidade a questo relacionada a quo bem os usurios podem usar a funcionalidade definida e este um conceito chave em IHC. J Pressman, define IHC como uma das principais partes na construo de um projeto de interface, nomeando-a de projeto de interface com o usurio, que tem como objetivo desenvolver uma interface que propicie ao usurio final: acessibilidade, usabilidade e segurana. Atravs de trs importantes princpios que pautam o projeto da interface, sendo eles: 1 Princpio - Colocar o usurio no controle, atravs de entrevistas envolvendo os representantes da equipe de software com os usurios para melhor entender suas necessidades, motivaes e cultura de trabalho, para assim analisar e definir o perfil de vrios usurios finais, como tambm reconhecer as tarefas e o fluxo de trabalho. 2- Princpio - Reduzir a carga de memria do usurio, atravs da reduo da demanda da memria de curto prazo por meio do fornecimento de indicaes visuais, fazendo com que o usurio reconhea aes anteriores, em vez de ter de se lembrar delas, como tambm desenvolver o layout da interface baseado em uma metfora do mundo real para que o usurio possa fazer uma associao na sequncia de aes, em vez de ter de decor-las.

3- Princpio - tornar a interface consistente, atravs da organizao de todas as informaes visuais, de acordo com um padro mantido ao longo de todas as telas e aplicaes, de modo que seja mantida a consistncia para toda a interao, por meio de indicadores de ttulo da janela atual, cones grficos e cdigos de cores consistentes. Pode-se dizer que a aceitabilidade de um sistema tem muitos componentes (da a complexidade da tarefa), e IHC tem, de certa forma, que atender aos compromissos de todas essas categorias. Mas, como temos afirmado e reafirmado, a pesquisa de IHC fundada na crena de que o centro e ponto bsico de anlise so as pessoas usando um sistema computacional. Suas necessidades, capacidades e preferncias para executar diversas tarefas devem informar os meios como os sistemas devem ser projetados e implementados. As pessoas no devem ter que mudar radicalmente para se adequar ao sistema, o sistema sim deve ser projetado para se adequar aos seus requisitos.

3. CONCLUSO Podemos definir ento que IHC trata do design de sistemas computacionais que auxiliem as pessoas de forma a que possam executar suas atividades produtivamente e com segurana. IHC tem, portanto, papel no desenvolvimento de todo tipo de sistema, variando dos sistemas de controle de trfego areo onde segurana extremamente importante, at sistemas de escritrio onde produtividade e satisfao so os parmetros mais relevantes, at jogos, onde o envolvimento dos usurios o requisito bsico.

4. REFERENCIAS

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. 6 Edio. So Paulo. Editora McGrawHill, 2006. ROCHA, H. V.; BARANAUSKAS, M. C. C. Design e Avaliao de Interfaces HumanoComputador. Campinas. NIED / Universidade Estadual de Campinas. 2003. Disponvel em http://pan.nied.unicamp.br/download_livro/livro-design-aval.zip (acessado em 24/08/12)

You might also like