You are on page 1of 2

O sistema endcrino formado pelo conjunto de glndulas, as quais tem como caracterstica a produo de secrees, chamadas de hormnios.

. As glndulas endcrinas lanam os hormnios diretamente na corrente sangunea, por onde eles atingem todas as clulas do corpo.

O sistema endcrino, geralmente interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores eficazes. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endcrino informaes sobre o meio externo, enquanto que o sistema endcrino regula a resposta interna do organismo a esta informao. Assim os dois juntos atuam na coordenao e regulao das funes corporais. Os principais rgos que formam o sistema endcrino so: a hipfise, o hipotlamo, a tiride, as supra-renais, o pncreas, as gnadas (os ovrios nas mulheres e os testculos nos homens) e o tecido adiposo. A hipfise uma glndula que produz numerosos e importantes hormnios, ela se encontra em uma cavidade ssea localizada na base docrebro, que se liga ao hipotlamo atravs do pedculo hipofisrio. Grande parte das funes da hipfise regulada pelo hipotlamo. A hipfise dividida em duas partes: adenoipfise e neruroipfise. A adenoipfise tem origem atravs de clulas epiteliais, enquanto a neuroipfise tem origem nervosa. A hipfise tem como funo a regulao da atividade de outras glndulas e de vrias funes do organismo como o crescimento e secreo do leite atravs das mamas. O hipotlamo uma regio do encfalo que liga o sistema nervoso ao sistema endcrino, atravs da sntese da secreo de neuro-hormnios. O hipotlamo auxilia o organismo a se ajustar s variaes externas, controlando a temperatura corporal, o apetite, o balano da gua no corpo, alm de ser o principal centro da expresso emocional e do

comportamento sexual. Ele tambm faz a integrao entre os sistemas nervoso e endcrino, assim ativando diversas glndulas produtoras de hormnios. A hipfise e o hipotlamo so responsveis por controlar todo o funcionamento do organismo direta ou indiretamente atuando sobre diversas glndulas.

Publicidade:

A tireide uma das maiores glndulas endcrinas do nosso organismo. Ela apresenta dois lobos que ficam localizados no pescoo e produz hormnios, especialmente tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que so responsveis por regular o metabolismo e afetam o aumento e a taxa funcional de muitos outros sistemas do corpo. Alm desses hormnios a tireide tambm produz o hormnio calcitonina que tem um importante papel na homeostase do clcio. A glndula suprarenal possui um formato triangular, envolvida por uma cpsula fibrosa, localizada acima do rim. Sua principal funo converter as protenas e gorduras em glicose, assim diminuindo a captao de glicose pelas clulas, aumentando a utilizao de gorduras. Essa glndula tambm realiza a sntese e libera os hormonas corticosterides (atua no equilbrio de ons e gua e no metabolismo) e as catecolaminas (compostos qumicos que podem ser liberados em situaes de stress) como o cortisol e a adrenalina. O pncreas uma glndula do sistema digestivo e endcrino. Ele pode ser tanto excrino com o papel de secretar suco gstrico, que tambm contm enzimas digestivas quanto endcrino em que ele produz muitos hormnios importantes como insulina, glucagon e somatostatina. As gnadas so rgos que produzem as clulas sexuais, os gametas, tanto feminino no caso da mulher como masculino no caso do homem, necessrios para sua reproduo. O tecido adiposo um tipo de tecido conjuntivo no qual se encontra a grande presena de adipcitos, clulas que acumulam gotculas de lipdios em seu citoplasma. Ele encontrado embaixo da pele, na camada hipoderme, e responsvel por modelar a superfcie do corpo e ajuda no isolamento trmico do organismo, alm de servir como depsito de energia, pois os triglicerdios acumulados nos adipcitos so usados para fornecer energia no intervalo entre as refeies.

You might also like