You are on page 1of 5

oratria

Foi em Siracusa que nasceu a arte da oratria. Na antiguidade, Siracusa foi a maior e mais importante cidade da Siclia. Entre as runas arquitetnicas, contam-se um teatro grego, um anfiteatro romano, o altar-mor de Heron II e a cidadela do sculo IV a.C O primeiro manual sobre a retrica surgiu nesta cidade no sculo V antes de Cristo. Este manual foi escrito pelos siracusanos Crax e seu discpulo Tsias. Corax escreveu a obra para orientar os advogados que se propunham a defender causas de pessoas que desejavam reaver seus bens e suas propriedades tomados pelos tiranos. Existe uma anedota sobre o aprendizado de Tsias. A histria conta que Tsias se recusou a pagar as aulas ministradas pelo seu mestre Corax alegando que, se fora bem instrudo pelo mestre, estava apto a convenc-lo de no cobrar. Se este no ficasse convencido, era porque o discpulo ainda no estava devidamente preparado, fato que o desobrigava de qualquer pagamento. A civilizao Grega tinha em alta considerao os homens que dominavam a arte da oratria. Aristteles discpulo de Plato, escreveu as bases da oratria em seu famoso tratado intitulado: A ARTE DA RETRICA , Aristteles no fazia discursos, apenas escreveu sobre o assunto. DEMSTENES, este sim, ficou famoso tornando-se o mais eloqente orador da Grcia. Superou suas dificuldades naturais, pois era gago. Conta-se que Demstenes corria contra o vento recitando versos e colocava pedras na boca para aperfeioar sua dico.
SETE PASSOS PARA SE ENSAIAR UM DISCURSO Primeiro passo definir claramente seu objetivo

Pergunte : o que quero obter com meu discurso ? Uma resposta concisa a pergunta , simplificar as coisas e ajudar a definir claramente o principal : seu objetivo Por exemplo Que o ouvinte concorde em concertar a cisterna do prdio... Que o ouvinte vote em Maria para nova presidente da junta ... Que o ouvinte colabore doando recursos para ajudar o orfanato . Segundo passo por um ttulo interessante

Pergunte : Que palavra , frase ou orao comunicar a idia de maneira fcil de entender , ou despertar curiosidade por meu discurso ? melhor que seu discurso tenha um ttulo que o identifique claramente, para concentrar suas idias em seu objetivo , e que sirva para armar seu argumento ao redor de uma frase que te faa recordar constantemente a idia principal . Uma sugesto prtica para pr um ttulo em seu discurso, combinar trs elementos : 1. Usar a idia central 2.Conect-la com a ao que deseja obter dos ouvintes como resultado . 3. Usar um verbo na primeira pessoa do plural .( Apoiemos , trabalhemos, vamos , lutemos , etc...) Terceiro passo : preparar a concluso . Pergunte : Como terminarei meu discurso ? O final do discurso para pedir ao ouvinte que reflita sobre o explicado, ou que faa algo a respeito . Tem duas partes fundamentais : 1. Uma solicitao 2. Uma motivao Por exemplo : Uma solicitao para os exemplos em questo . Ajude os meninos do orfanato com uma modesta contribuio . Apoie a eleio de Maria como nova presidente da junta .

Finalmente a motivao, dizer, por que razo, e para que propsito se pede ? Quarto passo : Ordene suas idias logicamente . Pergunte-se : Como ordenarei minhas idias ? Sempre umas idias devem vir primeiro e outras depois. Por exemplo, estas so quatro das frmulas mais utilizadas pelos oradores. 1. 2. 3. 4. Do problema a soluo Das causas aos efeitos Por contraste Por combinao de vrios estilos de ordenamento .

Por exemplo : Vejamos o tema do orfanato . Frmula 1 ( do problema soluo ) Problema : Por negligncia, os meninos esto doentes e perdendo anos de estudo . Soluo :O ideal seria prover e administrar uma doao que os beneficie a curto e longo prazo . Formula 2 (causas e efeitos) Causas Uma administrao deficiente tem causado desperdcio de recursos do governo . Efeitos Edifcio descuidado , pessoal inadequado , meninos doentes, perdendo aulas . Frmula 3 (desvantagem) Desvantagem Mentes que poderiam ser teis sociedade , so desperdiadas por causa da negligncia . Frmula 4 ( combinao de estilos )

(problema) Meninos abandonados (causa), por negligncia (desvantagem), se transformam em recursos humanos desperdiados . Quinto passo - ( preparando uma introduo / opcional ) A ordem de idias que voc definiu no quarto passo, exatamente a mesma que te servir para apresentar uma prvia do assunto que ir discursar. Esta introduo opcional e depender das circunstncias , assim como do tempo que dispe.

PARA PREGADORES Pregar o evangelho a mais elevada vocao de um homem. O ministrio da palavra o ministrio por excelncia. Posso afirmar sem medo de errar, que a pregao autntica do evangelho , e sempre ser a tarefa principal da igreja aqui nesta terra. Nestes ltimos dias, Deus est procurando homens e mulheres, conscientes desta elevada responsabilidade que proclamar as boas novas de salvao. Impossvel ler sobre a trajetria da Igreja mesmo que superficialmente, sem perceber a importante posio que a pregao sempre ocupou na vida da Igreja Crist. No podemos ignorar nomes como : John Wesley, Charles Finney, Dwight L. Moody e tantos outros que, em circunstncias extremamente adversas se comprometeram com esta grande comisso que pregar o evangelho. MANEJAR BEM A PALAVRA. Antes de mais nada, importante dizer que, um bom pregador essencialmente um bom orador. Algum que consciente ou inconscientemente, faz uso de tcnicas de oratria em seus sermes. impressionante como alguns pregadores, conseguem tamanha eloqncia, sem nunca terem estudado oratria. Sou forado a admitir que, esta pessoa algum que possui o dom da palavra. E o que o dom da palavra ? Penso que todos ns possumos um talento inato. Este dom quando descoberto, exercitado e bem aproveitado, gerar frutos abundantes. Poetas, escrevem e encantam coraes. Msicos, enchem de alegria qualquer lugar. Danarinos arrancam aplausos das platias, palhaos arrancam gargalhadas. Os artistas podem fazem chorar mas o bom orador, pode fazer tudo isso, com o poder da palavra. Na carta do apstolo Paulo a Thiago, no captulo 1 versculo 17. encontramos a seguinte revelao divina: Toda a boa ddiva e todo o dom perfeito vem do alto, do Pai das luzes. Falar bem uma ddiva, um dom de Deus. Embora o versculo em questo nos diga que o dom dado pelo Pai perfeito, devemos entender que ningum chega a perfeio, sem a prtica. No

entanto, necessrio dizer que, a prtica precisa ser bem orientada. O aprimoramento de um dom depende de investimentos que incluem estudos, treinamento, esforo, auto-conhecimento, objetividade. Agora imagine uma pessoa que nasceu com o dom de pregar, aprendendo a melhor utiliz-lo. Como na parbola dos talentos. O que recebe cinco talentos negocia-os e ganha outros cinco. Por isso aconselho a todos pregadores o estudo da oratria. A identidade A maior vantagem do pregador esta no fator identidade. Imagine que maravilha seria se todo orador, tivesse sua inteira disposio, um auditrio de pessoas, que se identificam com a mesma coisa. No caso em questo: pessoas que possuem a mesma f. Estas pessoas esto ali voluntariamente. Suas expectativas so muito parecidas. E esto todas ali no auditrio da igreja, sedentas por uma palavra que as faam sentir que o prprio Deus est falando. Porque ainda assim, alguns pregadores fracassam em suas mensagens? Falta de preparo ? Falta de organizao? Falta de harmonia ?
RECEBA EM CASA NOSSA APOSTILA COMPLETA SOBRE ORATRIA PARA PREGADORES.

DISCURSOS PERSUASIVOS. Todos os grandes oradores so essencialmente persuasivos em seus discursos. Persuadir etimologicamente vem do latim, per suadere, "per + suadere" . O prefixo "per" significa de modo completo, "suadere" = aconselhar (no impor). o emprego de argumentos, legtimos e no legtimos, com o propsito de se conseguir que outros indivduos adotem certas linhas de conduta, teorias ou crenas. Diz-se tambm que a arte de "captar as mentes dos homens atravs das palavras". (Polis Enciclopdia Verbo da Sociedade e do Estado). Discursos persuasivos so aqueles que conseguem captar a mente do auditrio, e modificar suas opinies, conceitos e idias. Basicamente para persuadir existem dois caminhos: O caminho da razo (crebro) e o caminho da emoo (corao). Foi em Siracusa que nasceu a arte da oratria. Na antiguidade, Siracusa foi a maior e mais importante cidade da Siclia. Entre as runas arquitetnicas, contam-se um teatro grego, um anfiteatro romano, o altar-mor de Heron II e a cidadela do sculo IV a.C O primeiro manual sobre a retrica surgiu nesta cidade no sculo V antes de Cristo. Este manual foi escrito pelos siracusanos Crax e seu discpulo Tsias. Corax escreveu a obra para orientar os advogados que se propunham a defender causas de pessoas que desejavam reaver seus bens e suas propriedades tomados pelos tiranos.

Existe uma anedota sobre o aprendizado de Tsias. A histria conta que Tsias se recusou a pagar as aulas ministradas pelo seu mestre Corax alegando que, se fora bem instrudo pelo mestre, estava apto a convenc-lo de no cobrar. Se este no ficasse convencido, era porque o discpulo ainda no estava devidamente preparado, fato que o desobrigava de qualquer pagamento. A civilizao Grega tinha em alta considerao os homens que dominavam a arte da oratria. Aristteles discpulo de Plato, escreveu as bases da oratria em seu famoso tratado intitulado: A ARTE DA RETRICA , Aristteles no fazia discursos, apenas escreveu sobre o assunto. DEMSTENES, este sim, ficou famoso tornando-se o mais eloqente orador da Grcia. Superou suas dificuldades naturais, pois era gago. Conta-se que Demstenes corria contra o vento recitando versos e colocava pedras na boca para aperfeioar sua dico.

You might also like