You are on page 1of 42

,SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAOBSICA SUPERINTENDNCIA DE EDUCAO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL

PROGRAMA DE INTERVENO PEDAGGICA - PIP

MATRIZ CURRICULAR LNGUA PORTUGUESA VERSO PRELIMINAR


CICLO COMPLEMENTAR DA ALFABETIZAO - 4 E 5 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

EIX0 1.1

CAPACIDADES - Conhecer e valorizar a escrita em diferentes modos de produo e circulao e em diferentes usos e funes.

DETALHAMENTO Estar ativamente inserido na cultura escrita significa ter comportamentos letrados, atitudes e disposies, frente ao mundo da escrita (como interesse e gosto pela leitura), saberes especficos relacionados leitura e escrita que possibilitam usufruir de seus benefcios. Diz respeito tambm ao saber onde e como a escrita usada no universo social, sua importncia na vida das pessoas, quem produz textos escritos e quando so produzidos, como e onde esses textos circulam e que vantagem a escrita traz para as pessoas, o mundo, para a cultura em geral. Exercitar essa capacidade significa colocar o aluno em contato com diferentes gneros e suportes de textos escritos e possibilitar-lhe a vivncia, o conhecimento e a utilizao dos diversos espaos de circulao de textos, desde as bancas, livrarias, bibliotecas, sebos, aos espaos virtuais.

CONTEDOS/CONCEITOS Vivncia e conhecimento: dos espaos de circulao dos textos (no meio domstico, urbano e escolar, entre outros); dos espaos institucionais de manuteno, preservao, distribuio, venda de material escrito (biblioteca, livrarias, bancas, etc.); das formas de aquisio e acesso aos textos (compra, emprstimo e troca de livros, revistas, cadernos de receita, etc.); dos diversos suportes da escrita (cartazes, out-door, livros, revistas, folhetos publicitrios, murais escolares, livros escolares, etc.); dos instrumentos e tecnologias utilizados para o registro escrito (lpis, cadernos, computadores, etc.).

CICLO COMPLEMENTAR

EIXO 1 Compreenso e Valorizao da Cultura Escrita

importante que a escola, pela mediao do professor, desperte seu aluno para a observao da presena da escrita ao seu redor em sua casa, na escola, na comunidade, no bairro, na cidade. para a reflexo a respeito da funo da escrita nos diversos ambientes, para o entendimento de que a escrita est presente na vida das pessoas na identificao, nos documentos, nos relacionamentos, nos negcios e em outros setores e com vrias funes. Assim, importante e necessrio incentivar o aluno a ler tudo, textos de todos os gneros, instalados nos mais diversos suportes, das leituras necessrias s leituras por prazer, por entretenimento. Isso contribuir para que ele se torne, a cada dia, mais eficiente enquanto leitor nesse universo letrado. 1.3 - Conhecer os usos e funes sociais da escrita. Trabalhar os conhecimentos e capacidades envolvidos na compreenso dos usos e funes sociais da escrita implica trazer, para a sala de aula, e possibilitar a observao e o manuseio pelos alunos de muitos textos dos mais variados gneros e suportes, permitindo-lhes perceber funes, igualdades/diferenas, caractersticas fsicas e de contedo. Orientar os alunos para a explorao de materiais escritos - do dinheiro ao vale transporte, da bula de remdio receita de bolo, da notcia lista de compras valorizando seus conhecimentos prvios, permitindo dedues e descobertas a respeito dos usos e funes sociais, incentivando-os a criar hipteses e a confirmar ou descartar suas expectativas, significa contribuir para que o aluno viva bem e interaja com competncia, nessa sociedade grafocntrica. Reconhecimento e classificao, pelo formato, dos diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, folhetos. Identificao das finalidades e funes da leitura de textos a partir do exame de seus suportes. Relao entre suporte e possibilidade de significao, de temtica, de gnero, de finalidade do texto.

1.4 Desenvolver capacidades necessrias para o uso da escrita no contexto escolar.

Ser capaz de se utilizar da escrita no contexto escolar perpassa pelo conhecimento e pela ampliao das possibilidades de emprego dos diversos instrumentos de leitura e de escrita de que a escola dispe. Entre eles esto os livros didticos, livros de literatura, dicionrios, enciclopdias, os prprios materiais de uso do aluno (lpis, borracha, cadernos, agendas) os computadores, os instrumentos de vdeo, entre outros. O professor deve desenvolver trabalhos com a perigrafia do livro, isto , analisar, saber as funes da capa, das orelhas, da quarta capa, do sumrio, da apresentao, do prefcio. Tambm trabalhar com a utilizao dos cadernos de forma organizada, orientando o aluno a respeitar margens, separar as atividades e disciplinas; com os textos produzidos, sejam manuscritos, digitalizados no computador, mquina de escrever. importante trabalhar a sua diagramao, disposio na pgina, a utilizao da estrutura pertinente ao gnero, o emprego de pargrafos, respeitando-se o alinhamento; no trabalho com a confeco de cartazes, panfletos, propagandas, necessrio discutir e acordar quanto a utilizao da letra no tamanho adequado, a conjugao entre linguagem verbal e no-verbal, a disposio da informao; enfim preparar o aluno para estar apto a se utilizar de todas as possibilidades de leitura e de escrita, no ambiente escolar e, consequentemente, fora dele.

Reconhecimento e utilizao do suporte e instrumento de escrita usuais na escola e em outros contextos, respeitando-se suas especificidades: Sequenciao do texto nas pginas; Disposio do texto escrito na pgina (margens, pargrafos, espaamentos entre as partes, ttulos, cabealho); Relao entre o texto escrito e as ilustraes; Reconhecimento de nome do livro, de seu autor, editora e data de publicao; Localizao, no livro didtico, no livro literrio, no dicionrio, na enciclopdia, na internet, de uma informao desejada; Consulta a ndice, sumrio; Reconhecimento e utilizao de saberes relativos a como funcionam no computador: - a sequenciao do texto, - a disposio na pgina, - a relao com imagens e ilustraes. Reconhecimento e utilizao do texto, no cartaz considerando-se: disposio, tipos de letra, recursos grficos. Reconhecimento de como se leem histrias em quadrinho, tirinhas, livros literrios (capa, contracapa, orelhas), jornais (primeira pgina, cadernos, sees), revistas (ndices por tema ou por seo), textos de opinio, notcias, propagandas, classificados, entre outros.

Desenvolver capacidades para o uso da escrita nos contextos sociais supe preparar o aluno para a compreenso e o emprego dos diversos gneros textuais que circulam na sociedade. Essa interao com os textos, seus suportes (jornais, revistas, out-doors, embalagens, entre outros) seus usos e funes, seu contexto de circulao construda tambm e inclusive com o trabalho do professor, em sala de aula. Explorar jornais, revistas; desenvolver aes como planejar e realizar excurses, visitas a feiras de cultura, idas a teatro, a exposies de arte, a cinema; realizar atividades que exijam leitura de resenhas, de planfletos, de propagandas, de planos de viagens; que exijam produo de convite de solicitao, de permisso, de comunicados, de planejamento, antes, e de relatrios, aps a realizao do evento, so experincias que permitem colocar o aluno em situaes reais de leitura e de produo de textos orais e escritos. Abre possibilidades para que o aluno se torne usurio da leitura e da escrita, no universo social, com competncia.

Manuseio de livros escolares, de literatura, de pesquisa, dicionrios, enciclopdias, cadernos, computador, e de demais instrumentos de leitura e escrita. Cuidado com os textos manuscritos: letra legvel, conservao dos espaos na pgina, paragrafao, diagramao conforme as caractersticas fsicas do gnero, dando prioridade adequao e a esttica da apresentao do texto; Cuidado com os textos digitalizados: disposio do texto na tela, diagramao e formatao adequadas s caractersticas do gnero e do suporte de circulao; Ateno ao contedo: fidelidade ao tema, tratamento adequado ao contedo a linguagem, considerando-se o destinatrio, a situao comunicativa e o objetivo do texto a ser escrito, respeitando-se o gnero e o suporte em que o texto poder circular.

EIXOS 2.1

CAPACIDADES Desenvolver atitudes e disposies favorveis leitura.

DETALHAMENTO As disposies favorveis leitura manifestam-se pela adeso a prticas sociais prprias do universo da cultura escrita. Dentre essas prticas, esto ir a bibliotecas, freqentar livrarias e bancas, visitar sebos, ter disposio para ler os escritos que organizam o cotidiano da escola e do meio social. Esto tambm atividades de produzir e organizar espaos, na escola e no meio em que se vive, para realizao de leituras, para produo de instrumentos como jornais, murais, para levar e buscar informaes, para ler, para se comunicar. Assim, adotar atitudes coerentes com esses ambientes, como tambm saber utilizar-se das possibilidades e recursos que esses espaos tm a oferecer so comportamentos e aprendizagens que a escola, continuamente, deve ajudar o seu aluno a desenvolver, praticando essas atividades com ele. Para o desenvolvimento dessa capacidade de identificar diferentes gneros textuais, h que se considerar, nessa etapa escolar, a introduo de gneros ainda no trabalhados, ou a escolha de textos de gneros j trabalhados, mas com maior grau de complexidade adequado etapa escolar. Essa complexidade pode ser observada na temtica desenvolvida, na estruturao do texto, no vocabulrio menos comum, na utilizao de frases mais elaboradas, entre outros aspectos. Identificar o gnero do texto pela funo, finalidade, pelo ambiente de circulao, pelos aspectos lingstico-

CONTEDOS/CONCEITOS Desenvolvimento de atitudes de leitura: Atitudes de leitura: visita a bibliotecas, a banca de jornal, a livrarias; ateno aos escritos urbanos e escolares; uso do computador: busca de informaes na internet, uso das salas de bate-papo, manuteno de correspondncia ( e-mail). Prtica de leitura de jornal, livros, revistas, etc.

CICLO COMPLEMENTAR

EIXO 2 - Leitura

EIXO 2 - Leitura

2.2

Identificar diferentes gneros textuais, considerando sua funo social, seu circuito comunicativo e suas caractersticas lingstico-discursivas. (vocabulrio, nvel de linguagem, emprego de determinadas palavras, frases mais elaboradas, presena dos conectores, entre outros).

Gneros sugeridos para leitura, compreenso, anlise e interpretao, para a etapa: textos instrucionais, manchetes, reportagens, legendas, artigos de divulgao cientfica, verbetes de dicionrio e enciclopdia, textos informativos, cartas de leitor, tiras de jornal, relatos de experincia, entrevistas, tabelas, diagramas, textos no verbais, textos mistos (verbal e no- verbal), entre outros. Explorao de gneros diversos (j trabalhados no ciclo anterior e os

discursivos supe ser capaz de reconhecer o seu destinatrio pela linguagem empregada, se grias, se linguagem formal, o ambiente comunicativo, para que servem , se para informar, convencer, advertir, instruir, comentar, divertir, explicar, orientar, etc. importante, no trabalho com esse aspecto da competncia, utilizar estratgias de ensino para se discutir, por exemplo, a diferena entre relatar uma informao e informar algo e que relatar contar um fato e que, quando se informa, tem-se a inteno de apresentar uma idia um conhecimento novo ao leitor. E tudo isso se faz com leitura e anlise de textos de gneros variados, trabalhando esses saberes. 2.3 Antecipar contedos de textos a serem lidos a partir do suporte, do gnero, da contextualizao, das caractersticas grficas e de conhecimentos prvios sobre o tema. Criar expectativas para leitura, questionando de onde vem o texto, se vem de jornal, revista, livro, folheto, se acompanha um produto, um remdio; quanto ao formato, se se parece com algum texto j lido, de que assunto deve tratar, para que e para quem foi escrito, a data de publicao, o autor, a editora, o suporte de onde foi extrado possibilita a motivao e facilita a compreenso. Essas hipteses levantadas, entretanto, precisam ser confirmadas ou descartadas/substitudas, durante a leitura, considerando-se os elementos do texto que garantam isso. preciso tambm levar em conta os conhecimentos prvios dos alunos sobre aquele assunto, o que eles sabem a respeito da temtica, levantar hipteses sobre o ambiente em que o texto circular e para quem foi escrito. Esses so caminhos para o professor, alm de incentivar para a leitura, criar ambiente para a sua compreenso.

recomendados para esta etapa): -Contos infantis, tirinhas, notcias, cartilha educativa, instrues de usos, de operao e montagem de aparelhos e objetos, de confeco, texto didtico, enunciado de questes, poemas, artigos de divulgao cientfica (de revistas voltadas para o pblico infantil), mapas, tabelas, grficos, outros. Explorao de imagens, ttulo, autor dos textos lidos, fonte, datade publicao, suporte, outros. Explorao da perigrafia do livro (capa, folha de rosto, sumrio, quarta capa, orelhas, prefcio, etc.).

Adoo de procedimentos de leitura: recuperao de informaes, de sequncias, de assuntos, de temas, de vocabulrio; estratgias de antecipao, de decifrao, seleo, inferncia e verificao. Levantamento e confirmao de hipteses, antes e no decorrer da leitura. Identificao das finalidades e usos sociais de textos e seus portadores. Reconhecimento das condies produo e leitura de textos. de

2.4

Levantar e confirmar hipteses relativas ao contedo de passagens diversas (acontecimentos, partes do texto, os fatos que esto expressos no texto) do texto que est sendo lido. Ler e compreender textos expressivos em em linguagem visual.

Uma vez levantadas as hipteses antes da leitura, preciso confirm-las ou descartlas, durante a leitura. E suscitar novas, junto com os alunos, para as passagens que esto por vir. Um leitor proficiente j faz isso instintivamente, preciso criar esse hbito nos leitores iniciantes. As fbulas, os contos, os romances, lidos pelo professor em forma de captulos so excelentes instrumentos para o desenvolvimento dessa capacidade. Utilizar a tcnica de leitura da pausa protocolada possibilita o desenvolvimento dessa capacidade, com sucesso. Para cada gnero textual se adotam diferentes posturas de leitura. No se l uma carta de amor como se l uma receita culinria ou um manual de instruo. Essa capacidade precisa ser desenvolvida na escola, e isso se faz ao trabalhar com o aluno, em sala de aula, com textos de gneros variados: notcias, avisos, anncios, cartas, contos, poemas, bulas, entre outros, evidenciando o para que se lem esses textos, o que se busca neles quando so lidos. esse exerccio que possibilita ao aluno adotar atitudes diferentes de leitura ao se colocar diante de um texto.

Hipteses sobre a funo e funcionalidade da escrita. Histria, quadrinhos, tirinhas, pinturas, fotografias, mapas, placas, etc.

Adoo de procedimentos de leitura adequados aos interesses e objetivos: desenvolvimento de estratgias de leitura (folhear um livro ou uma revista, lendo somente ttulos e subttulos; buscar informaes especficas em jornais, folhetos de supermercados, rtulos de produtos alimentcios, catlogos telefnicos, escolher as entradas pertinentes entre as possibilidades oferecidas pelos sites de busca da internet, avaliar numa pagina os links que podem interessar, usar o ndice ou sumrio para buscar a informao desejada; ler cuidadosamente palavra por palavra para revisar o texto; sublinhar palavras ou trechos para recuperao futura de informaes, etc. ).

2.6 Relacionar o texto que est sendo lido a outros textos orais ou escritos, reconhecendo diferentes formas de tratar uma informao, em funo das condies em que o texto foi produzido e daquelas em que ser recebido. promovendo relaes intertextuais pertinentes.

O trabalho com essa capacidade possibilita ao aluno reconhecer as diferenas e proximidades entre textos que tratam do mesmo tema, do mesmo assunto, em funo do leitor-alvo, da ideologia, da poca em que foi produzido e das intenes comunicativas. Como exemplo disso, encontram-se historinhas infantis utilizadas nos textos publicitrios, textos clssicos trazidos para explicar ou como recurso para anlise crtica do cotidiano, entre outros, em que se estabelece o dilogo entre textos. Uma estratgia para o desenvolvimento dessa capacidade proporcionar ao aluno a leitura de textos relacionados ao mesmo tema, contendo diferentes posies. Podem ser textos retirados de diferentes portadores jornais, revistas, internet, campanhas publicitrias, entre outros. importante despertar nos alunos a conscincia de que h vrios textos de diferentes gneros textuais que, embora tratem do mesmo tema, podem expressar sentidos diferentes, conforme a inteno do autor.

Jornais, revistas, internet, campanhas publicitrias, entre outras. Relaes entre textos:

- Identificao de relaes intertextuais - Estabelecimento de relao entre textos que tratam do mesmo tema, reconhecendo posicionamentos semelhantes ou distintos relativos ao tema desenvolvido.

2.7

Compreender globalmente os textos lidos, identificando o tema central, sendo capaz de localizar informaes explcitas e de inferir informaes implcitas, interrelacionando essas informaes no processo de compreenso.

Ler com compreenso inclui, entre outros, trs componentes bsicos: a compreenso linear, a produo de inferncia, a compreenso global. A compreenso linear supe ler o que est escrito e saber, ao final da leitura, se texto narrativo, o que acontece, onde, quando, quem fez o que, com quem, como e por qu. Se o texto for argumentativo, saber de que fala o texto, que idias defende, que argumentos utiliza para convencer o leitor, a que concluses chega.Com isso se permite identificar o tema do texto, sendo capaz de compreender o que

- Gneros diversos:

Relao ttulo/ texto na construo da coerncia do texto lido. Aplicao de estratgias bsicas para a produo de respostas pertinentes a perguntas feitas (Como? Quando? Onde? Por qu? Quem? O Qu? Explicite. Argumente. Explique. Justifique.)

informao principal e o que secundria. O segundo componente a produo de inferncias diz respeito compreenso do que est sugerido no texto, mas no est dito s claras, no est explicitado em palavras, valendo-se dos conhecimentos prvios do leitor e das pistas que o prprio texto oferece. Assim, a compreenso global do texto, terceiro componente, no se d apenas pelo processamento das informaes explcitas, mas pela integrao das informaes expressas, com os conhecimentos prvios do leitor e/ou com elementos pressupostos no texto. 2.8 Inferir, pelo contexto o sentido das palavras ou expresses. Os alunos do Ciclo Complementar devem ser preparados para inferir o sentido de uma palavra ou expresso a partir do contexto no qual ela aparece. As palavras so polissmicas, isto , podem assumir sentidos diferentes em contextos diferentes. preciso que o professor trabalhe com os alunos essa capacidade de forma que sejam capazes de realizar esse tipo de inferncia, percebendo o sentido que a palavra assume dentro do texto. Numa frase como: Scliar ainda um bigrafo de mo cheia. A expresso de mo cheia foge ao seu sentido prprio para significar um bigrafo talentoso, competente. (Para Gostar de Ler volume 27. Histria sobre tica . tica, 1999.) diferente de uma frase, por exemplo, construda assim: Saiu com a mo cheia de

Identificao do assunto dos textos lidos. Associao dos temas dos textos ao seu conhecimento prvio ou de mundo. Articulao de informaes explcitas e implcitas, estabelecendo relaes entre elas para a produo de sentidos.

Explorao de palavras e /ou expresses desconhecidas apresentadas nos textos lidos. Reconhecimento dos efeitos de sentido produzidos no texto pelo uso intencional de palavras, expresses, recursos grficovisuais, pontuao.

doces. Essa expresso no traz nenhuma conotao, nenhum sentido figurado, mesmo literal o seu significado. No depende do contexto a sua compreenso. Os textos poticos, literrios, publicitrios so especialmente teis para o trabalho com os diferentes sentidos das palavras e das expresses dentro do contexto. O professor deve se dar conta de que bom considerar nessas atividades o conhecimento de mundo dos alunos. Sua experincia com as palavras e as expresses prontas (idiomticas) ajuda no desenvolvimento dessa capacidade. Com o trabalho freqente de leitura e anlise de textos, buscando-se compreender o sentido das palavras e das expresses neles contidas, o aluno chegar a inferir o sentido at mesmo de expresses pouco familiares, de vocabulrios mais complexos, considerando pistas textuais e valendo-se de sua experincia de mundo e leitor.

2.9 Reconhecer e identificar variedades lingusticas presentes nos textos, compreendendo que concorrem para a construo do sentido do texto.

Essas competncias 2.9 e 2.10 relacionam-se ao fato de que a lngua no imutvel e faz parte do patrimnio social e cultural de uma sociedade. Assim, identificar marcas lingsticas significa reconhecer as variaes que uma lngua apresenta, de acordo com as condies sociais, culturais, regionais e histricas em que utilizada. As variaes lingsticas, evidentemente, manifestam-se por formas, marcas, estruturas que revelam caractersticas (regionais ou sociais) do locutor (quem assume a voz no texto) e, por

Reconhecimentos das variantes lingsticas presentes no texto em articulao com a identificao do locutor e do interlocutor, dentro do texto e no processo de comunicao. Variantes lingsticas contextuais Conhecer variedades regionais.

2.10 Reconhecer a presena de diferentes enunciadores (narrador, personagens, participantes de dilogo, enfim quem assume a voz), nos textos lidos, identificando as marcas grficas e lingusticas que sinalizam suas vozes (aspas, dois pontos, travesso, emprego do verbo na 1 pessoa, emprego do pronome voc nos textos publicitrios, discurso direto e indireto, etc).

vezes, do interlocutor (a quem se destina o texto). Essas variaes so, portanto, resultado do empenho dos interlocutores para se ajustarem s condies de produo e de circulao do texto. O professor, em sala, deve trabalhar com textos que contenham muitas variantes lingsticas, como expresses informais, expresses regionais, expresses caractersticas de uma faixa etria ou de uma poca, etc. Pode trabalhar a variao lingstica em gravaes de udio e vdeo de textos orais, dramatizao de textos de vrios gneros e em atividades com msica de gneros variados. importante que o aluno perceba as marcas de coloquialidade ou de formalidade de uma modalidade lingstica e identifique o locutor e o interlocutor por meio das marcas lingsticas e grficas que sinalizam suas vozes.

Identificao de recursos lingsticos e grficos utilizados nos textos, como marcadores de enunciao (fala do enunciador). Leitura de contos, histrias em quadrinhos, anedotas, piadas, etc. em que apaream personagens que utilizam variedades lingsticas diferentes da padro ( por ex, Chico Bento) e explorao dos efeitos de sentido provocados por esses usos. Explorao de variedades lingsticas em diferentes situaes comunicativas. Identificao de recursos usados em entrevistas para diferenciar as perguntas do entrevistador das respostas do entrevistado. Uso das aspas para marcar falas de personagens em dialgos. Identificao de recursos usados nas histrias em quadrinhos para marcar as falas das personagens. Explorao dos efeitos de sentido provocados pelo uso de verbos que introduzem falas (verbos de elocuo): murmurar, dizer, contestar, resmungar, protestar, interrogar, etc. Reconhecimento da utilizao de regras bsicas de concordncia verbal e nominal em textos escritos na norma padro.

2.11

Distinguir opinio.

fato

de

O desenvolvimento dessa capacidade possibilita ao aluno identificar, no texto, um fato relatado e diferenci-lo do comentrio que o autor, ou narrador, ou a personagem fazem sobre esse fato. Recorrendo a textos de gneros variados como notcias, contos, crnicas e outros, dentre os narrativos e tambm em meio aos argumentativos, o professor possibilitar ao aluno reconhecer o que opinio e o que fato narrado. Por exemplo, no texto de Rubem Braga, As enchentes da minha infncia, linha 10 Ento vinham todos dormir em nossa casa. Isso para ns era uma festa... traduz seu sentimento, seu ponto de vista com relao ao fato narrado. O fato real est no relato vinham todos dormir em nossa casa. O que retrata a opinio, o que poderia ser diferente conforme a concepo do narradorpersonagem est no trecho: Isso para ns era uma festa.... Esse traduz seu sentimento, seu ponto de vista com relao ao fato narrado.

Explorao de notcias, reportagens, resenhas publicadas em cadernos de jornais voltados para o pblico infantil, identificando palavras ou expresses que introduzem opinio (eu acho, penso, entendo, etc.), dos verbos de elocuo (dizer, exclamar, resmungar, argumentar, etc). Percepo das escolhas lexicais (como adjetivao do fato ou das atitudes, uso de advrbios, etc.) dos articuladores usados para introduzir opinies e contraopinies ( no entanto, apesar disso, embora, etc.) e recursos de modalizao (advrbios, verbo auxiliar modal, etc.)

2.12 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

A ironia consiste em, aproveitando-se do contexto, utilizar palavras que devem ser compreendidas no sentido oposto do que aparentam transmitir. Compreender a ironia presente no texto supe, num processo de inferncia, que o leitor ou o ouvinte devem entender que o que dito corresponde, na verdade, ao contrrio do que explicitamente afirmado.

Interpretao de recursos que provocam humor e/ou ironia (caricatura, ambigidades, exageros, duplicidade de sentido, metforas, recursos grficos, imagens, etc.)

Textos ,como quadrinhos, anedotas, charges, tiras, propagandas, entre outros, se utilizam largamente de recursos expressivos. O professor deve provocar, seus alunos para que percebam neles os efeitos de sentido que o autor, intencionalmente, quis provocar, se ironia, se humor, com o emprego das palavras de duplo sentido (ambigidades), jogo de palavras, da pontuao, de expresses metafricas, de onomatopias, de palavras de sentido conotativo e de outros recursos. Sem compreender a ironia ou o humor de uma piada no se compreende o texto. 2.13 Identificar os elementos que constroem a narrativa (lugar, tempo, o fato propriamente dito, com quem os fatos ocorrem, sob que ponto de vista a histria ou o fato narrado), como tambm reconhecer o que deu origem histria ou ao fato narrado, isto , o conflito gerador do enredo. Identificar os elementos estruturadores de uma narrativa significa dizer onde, quando, como, com quem os fatos ocorrem, bem como sob que ponto de vista a histria narrada. Essa capacidade envolve ainda o reconhecimento do fato que deu origem histria. (conflito ou fato gerador), o clmax e o desfecho da narrativa. Esses elementos dizem respeito tanto s narrativas literrias (contos, fbulas, romances) como as no literrias como as notcias dos jornais. trabalhando esses elementos, a partir das narrativas mais simples at as mais complexas (lidas, contadas, encenadas), que o professor ajudar seus alunos a dominar essa capacidade.

Explorao de textos de humor (tiras, charges, anedotas, etc.)

Explorao de contos infantis, narrativas de aventuras, identificando o narrador, o espao em que se desenvolve a ao, as personagens, o fato que deu origem trama envolvendo as personagens.

2.14 Reconhecer as relaes que organizam o contedo dos textos: tempo, espao, causa, consequncia, finalidade, condio, oposio, concluso, comparao, entre outras.

Em todo texto de maior extenso, aparecem expresses conectoras sejam conjunes, preposies, advrbios e respectivas locues que criam e sinalizam relaes semnticas (de significado) de diferentes naturezas. Reconhecer essas palavras ou expresses e seus respectivos significados e funes possibilitam ao aluno reconhec-las nos textos lidos, compreendendo as relaes de sentido que estabelecem, como tambm empreg-las em seus prprios textos conforme a sua inteno comunicativa. Para desenvolver essa capacidade, o professor pode se valer de textos de gneros variados para trabalhar as relaes lgicodiscursivas (isto , trabalhar as relaes que possibilitam organizar o discurso, o texto, as idias conforme a inteno do autor). preciso mostrar aos alunos que todo texto se constri a partir de mltiplas relaes de sentido que se estabelecem entre os enunciados que compem o texto. Os textos argumentativos, os textos informativos (como as notcias), os literrios so excelentes para trabalhar o desenvolvimento dessa capacidade, uma vez que se utilizam largamente desses recursos.

Gneros diversos; Reconhecimento de expresses conectoras (conjunes, preposies, advrbios e suas locues), seus significados e as relaes de sentido que estabelecem dentro do texto. Reconhecimento das flexes verbais de modo e de tempo como recursos lingsticos em favor da coerncia e do fortalecimento das relaes de sentido.

2.15 Reconhecer os elementos que compem a cadeia de referentes de um texto, compreendendo o processo de introduo e de retomada de informaes possibilitado pelo emprego de pronomes, como os pessoais, os demonstrativos, os

Diferentes partes de um texto podem estar interligadas por uma expresso que se repete literalmente, ou que substituda por um pronome, por um sinnimo, por uma palavra ou expresso da mesma famlia de significado, isto , do mesmo campo semntico (hipernimo, hipnimo). Por essas vias, nada no texto est solto. Tudo continua e se articula numa rede de relaes,

Reconhecimento de recursos lingsticos que sinalizam a continuidade de informaes e a introduo de informaes novas ( pronomes, expresses nominais referenciais sinnimos, palavras e expresses do mesmo campo semntico, etc.).

possessivos, relativos, e pelo emprego de sinnimos ou expresses do mesmo campo semntico.

de forma que o texto resulta numa unidade, num todo articulado e coerente. O professor, ao trabalhar o texto com os alunos, deve exercitar a percepo da coeso textual, isto , a relao que as palavras e frases de um texto mantm entre si. (Ex: A que informao do texto se referem o pronome ele, e expresses como naquele dia, seu brinquedo? E as expresses a pobre menina, a garota de corao novo? E o pobre lenhador, o vendedor de lenha dentro da histria de Joo e Maria?)

Sugere-se, nessa etapa escolar, que o professor trabalhe, principalmente, a referncia pessoal, representada pelos pronomes pessoais, e a coeso textual, por meio de termos sinnimos ou mesmo palavras afins que pertenam a um mesmo campo semntico. Os textos verbais, de gneros variados, possibilitam esse trabalho. Os sinais de pontuao, como reticncias, ponto final, vrgulas, exclamao, interrogao, podem expressar sentidos variados, alm dos prprios, e possibilitar uma leitura para alm dos elementos superficiais do texto auxiliar o leitor na construo de novos significados. Reconhecer, por exemplo, que a frase Tudo bem?, em um cumprimento, no interrogativa, mas apenas uma saudao e que Que bonito!, quando algum observa que se fez algo no muito recomendvel, no uma exclamao de elogio, mas uma censura, uma reprovao ampliar o

Percepo da presena e do efeito de sentido produzido pelo emprego da pontuao no texto lido.

horizonte de compreenso e significado para alm das regras. Com o objetivo de desenvolver essa capacidade, o professor pode orientar os alunos, ao longo do processo de leitura, a perceber e analisar a funo desses sinais como elementos significativos para a construo de sentidos e no apenas para a sua funo gramatical. Utilizar, nas aulas, textos publicitrios, poemas, as narrativas com discurso direto, as anedotas, entre outros que utilizam amplamente dos recursos da pontuao expressiva possibilitar aos alunos o exerccio de perceber os efeitos de sentido, no texto, provocados por eles. Construir a compreenso global do texto perpassa pela anlise do texto verbal e de tudo o mais que o autor utilizou, conscientemente, na construo do seu texto: as imagens, a ilustrao, os recursos grficos e os mecanismos de notao, como o itlico, o negrito, a caixa alta, o tamanho da fonte e outros. Reconhecer o suporte, o gnero , quando o texto foi escrito e publicado, o seu autor, entre outras informaes, que so elementos contextualizadores, isto que permitem ao leitor situar o texto no tempo e no espao contextuais, possibilita ao leitor dispensar ao texto o devido tratamento, como credibilidade, confiana na informao, utilizao dos dados, dentre outros. Esse trabalho se inicia na escola. Cabe ao professor, ao desenvolver com os alunos

Reconhecimento de pistas grficas (itlico, caixa alta, negrito, etc.), imagens (ilustraes, grficos, etc.) e elementos contextualizadores (data, local, suporte, editora, autor) na composio do sentido do texto lido.

essa capacidade, instig-los a exercitar a anlise e a observao desses itens alm do texto propriamente dito, uma vez que esse conjunto que compe o sentido do texto. 2.18 Avaliar crtica e afetivamente o texto lido, fazendo apreciaes quanto a valores que o texto possibilita realizar. Compartilhar emoo, compreenso, posicionamento crtico com os colegas e professores, projetando o sentido do texto para outras vivncias, realidades, conhecimentos de mundo, de forma pertinente, com base no texto, faz parte do exerccio da compreenso global do texto e da sua inter-relao com outros textos e com a vida. Esse momento de discusso, tendo por base o texto lido, deve ser realizado, sempre na escola. Gostar ou no gostar do texto, aprovar atitudes de personagens ou reprovar, com base em argumentos pessoais, concordar ou no com pontos de vista diferenciados no texto, apresentando os prprios porqus, tecendo comentrios, levando-se em conta conhecimentos de mundo e os prprios princpios, tudo isso sem perder o texto de vista, so exerccios importantes para o desenvolvimento dessa capacidade. 2.19 Ler com compreenso diferentes gneros textuais. A leitura, com compreenso, de diferentes gneros textuais perpassa pelo entendimento de que cada gnero requer um comportamento de leitura, como j se disse na capacidade 2.5. Para contribuir com o desenvolvimento dessa capacidade, importante que o professor proporcione aos alunos a familiaridade com os mais diversos gneros

Reflexo e crtica sobre textos lidos. Discusso a respeito dos textos lidos (gostou, no gostou, por qu? O que voc pensa a respeito da atitude da personagem? Voc agiria assim? Por qu? Voc concorda com as idias do texto? Argumente.)

Leitura individual de textos de diferentes gneros, adotando-se a postura adequada, discutindo sobre o que leu.

textuais, reconhecendo as suas caractersticas gerais, do que costumam tratar, como costumam se organizar, que recursos lhe so comuns, para que servem. Reconhecer diferentes gneros textuais e suas caractersticas gerais, seu suporte de circulao, seu autor, poca em que foi publicado, com que objetivos foi escrito, entre outros, favorece bastante a compreenso, orienta adequadamente as expectativas do leitor diante do texto e durante a sua leitura, mesmo que nem todas as caractersticas se confirmem em todos os textos do mesmo gnero. 2.20 Ler oralmente com fluncia e expressividade. (com ritmo, entonao adequada) Ler com fluncia e expressividade, e com compreenso, supe preparo. Para tanto, o professor pode criar situaes em que o aluno se sinta, como participante do texto, na funo de narrador, de reprter de rdio ou de televiso, em coro falado, em situao de encenao. E o aluno, para esse momento, que se prepare lendo silenciosamente, lendo em voz alta, com expressividade, ritmo, em situao real, como para os pais e outros, em casa. S quem exercita compreende o que l e capaz de fazer uma leitura oral competente. A compreenso plena de textos de gneros variados supe exerccio permanente. Cabe ao professor preparar o aluno para a leitura autnoma, silenciosa, com compreenso, e isto se faz colocando-o em contato com textos de gneros diversos, orientando-o a adotar posturas de leitura adequadas a cada gnero. lendo que se aprende a ler num processo de interao entre leitor e texto.

Leitura expressiva de poemas, de textos teatrais, participao em jograis, etc.

2.21

Ler silenciosamente com compreenso e autonomia.

Leitura silenciosa de textos, como os que exigem tomada de atitude, para realizar tarefas (receitas, mapas de trajeto, manuais de instruo, regras de jogo, enunciado de questes, etc.)

2.22 Ler obras literrias adequadas faixa etria com gosto e compreenso.

Despertar o gosto pela leitura, principalmente a literria, um dos propsitos da escola, s acontece se o aluno perceber a leitura como um ato prazeroso e necessrio, e se tiver um adulto como modelo. E o professor esse modelo, quando l para o aluno e com o aluno, quando se mostra um professor leitor proficiente. Muitas vezes, o aluno, como qualquer leitor, se sente despertado para a leitura, mediante a recomendao, o depoimento, o comentrio de um outro leitor. Para o aluno, esse outro leitor , em especial, o seu professor. Realizar sesses em que professor e alunos leem, apresentam e discutem os livros lidos, alm de ser momento de prazer, momento de despertar, incentivar o outro para a leitura de outros livros, de outros gneros literrios.

Conhecimentos Literrios Leitura dos gneros sugeridos para leitura, compreenso, anlise e interpretao nesta etapa: novelas, romances, contos, crnicas, lendas, mitos, poemas, letras de msicas, fbulas. Reconhecimento das condies de produo e recepo de textos literrios. Reconhecimento dos elementos constitutivos dos gneros indicados para a leitura no ano. Identificao dos elementos constitutivos da organizao interna da narrativa literria (personagens, foco narrativo, local, tempo, descries, conflito gerador, enunciador do discurso direto, etc.) Elementos constitutivos da organizao interna do poema (versos, rimas, estrofao, etc.) Intertextualidade: temas e gneros Textos da literatura: leitura e manejo do suporte, escolhas, discusso e comentrios sobre a autoria, pesquisas. Textos literrios adaptados em outras mdias, por exemplo cinema, novelas, etc. Atitudes de leitura do texto literrio. Pesquisas sobre autores e obras. Reconhecimento dos elementos constitutivos da estrutura dos gneros indicados para a etapa.

EIXOS

CAPACIDADES 3.1 Identificar as letras, reconhecendo visual e graficamente as de traado semelhante.

DETALHAMENTO Compreender que no se pode escrever qualquer letra, mesmo que elas se paream graficamente, em qualquer posio numa palavra, significa ter conscincia de que as letras representam, na escrita, os fonemas que so articulados na fala. Ler em voz alta, o que se escreve, orientado pelo professor, possibilita ao aluno perceber alguma troca de letra e que a palavra escrita no foi bem aquela que se pretendia escrever. No basta, portanto, corrigir a escrita do aluno, preciso provocar a anlise e a reflexo a respeito dessa escrita. o conflito que provoca a busca pela adequao da escrita. Sempre que se escreve, escreve-se para ser lido, mesmo que seja pelo prprio autor. A partir dessa mxima, desenvolve-se a idia de que a letra precisa seguir um traado padro e que escrever de forma legvel uma necessidade para quem deseja que seu texto seja lido. O emprego da letra cursiva, da caligrafia legvel e o da boa apresentao para o texto, alm da organizao do texto na pgina ainda continuam sendo objetivos a serem alcanados por alunos e professores. O emprego das letras maisculas e minsculas, nessa etapa da vida escolar, j se supe ser um conhecimento, se no consolidado, em processo de consolidao. Por supor regra ortogrfica - letras maisculas para nomes prprios e para incio de frase e minsculas para as demais palavras - esse aprendizado deve ser

CONTEDOS/CONCEITOS Reconhecimento do alfabeto e da correspondncia grafema/fonema

CICLO COMPLEMENTAR

EIXO 3 Conhecimentos Ortogrficos e Lingusticos

3.2 Conhecer os usos das letras maisculas e minsculas, observando a caligrafia e a legibilidade.

Emprego de letra maiscula: nomes prprios, incio de frases e pargrafos.

sempre retomado to logo se verifique o no uso da norma. Em discusses coletivas, sobre adequao ortogrfica de textos produzidos pelos alunos, bem como, individualmente, em orientao para a autocorreo e a reescrita do texto, a interveno do professor deve sempre ocorrer.

3.3 Distinguir as consoantes homorgnicas e dominar seu uso. (Consoantes homorgnicas so aquelas cuja pronncia se d no mesmo ponto de articulao. A diferena entre os pares est na sonoridade. (/f/e /v/, p e b, t e d, q e g, (qu/gu).

Trocar o /f/ pelo /v/, grafando vazenda, quando se quisera escrever fazenda, explicase pela confuso provocada por fonemas que tm um mesmo ponto de articulao, cuja diferena se d na sonoridade. preciso que a slaba se constitua, porque os sons desses fonemas so definidos sempre a partir do apoio da vogal. Nem todos os alunos tm dificuldades com os fonemas consonantais homorgnicos, mas o professor precisa estar atento para as situaes em que a dificuldade ocorrer e trabalhar com seus alunos os casos em pares guerra diferente de quero, vez diferente de fez, bata diferente de pata - e assim por diante. Essa uma capacidade que deve estar praticamente consolidada, entretanto o professor precisa estar atento, porque pode ser que os alunos j se tenham conscientizado de que o /i/ e o /u/ tonos de final de palavras sejam escritos com e e o respectivamente dente, pato. Mas h situaes, como o -r final dos infinitivos

Domnio do emprego das consoantes homorgnicas

3.4 Dominar a grafia de palavras que podem ter, na escrita, a interferncia das caractersticas da fala, isto , no se escreve como se fala, por exemplo, falam-se denti, mininu, tumati escrevem-se

Reconhecimento da diferena entre fala e escrita. Domnio da grafia de palavras que sofrem interferncia da fala.

dente, menino, tomate.

verbais, o -ndo nos gerndios, os ditongos no pronunciados, que requerem uma ateno especial do professor. Como exemplo, podemos citar que, na fala coloquial reproduzimos V trabalh/T escreveno/O pexe nad nu ribero, mas a escrita, a no ser que seja fala de personagem que dessa forma se expresse, exige o padro: Vou trabalhar. Estou escrevendo. O peixe nadou no ribeiro.

3.5 Dominar grafias regidas por regras contextuais, isto , aquelas que dependem da posio que os fonemas/grafemas ocupam na palavra (por exemplo: e/o tonos em final de palavras; l, r, s, em comeo e final de slabas; c e g diante de a/o/u e diante de e/i, em incio de palavras e entre vogais etc.).

A capacidade aqui descrita diz respeito ao emprego de grafemas, (letras) conforme sua posio na slaba ou na palavra, ou s letras que vm antes e/ou depois. So os grafemas c, g, h, l, m, n, r, s, x, z. O l tm valores diferentes caso esteja no comeo ou no final da slaba bala e luva, alma, polvo e sol. No comeo no traduz dificuldade, correspondncia unvoca:som, letra. No final da slaba, para falantes de algumas regies do pas, tem som da vogal u. O h no tem valor sonoro no incio de palavras (hora, homem) mas compe os dgrafos ch, lh, nh. As dificuldades podero surgir, no caso do ch cujo som corresponde a alguns usos do x (chave e xarope) do lh pela concorrncia na pronncia, por exemplo, de velha e famlia, do nh em conseqncia da nasalidade da vogal anterior. O s e r apresentam valores diferentes: se iniciais como em ramo e santo e se intervoclicos, como em cara e rosa,

Domnio de grafias regidas por regras contextuais Banco de palavras grafemase fonemas.

entretanto a regularidade se mantm. O c e o g apresentam tambm valores diferentes: se vierem antes a, o, u, correspondem, respectivamente, aos fonemas /K/ e /g/, antes de e, i, o c corresponde a /s/ e o g a /j/. Em todos esses casos a regularidade se mantm, h padres que se repetem na escrita e na leitura. importante que o professor possibilite aos alunos analisar e entender essas correspondncias, atravs da explorao sistemtica, contrapondo exemplos adequados, para que a conveno ortogrfica seja apreendida e se consolide a aprendizagem. Quanto s vogais, preciso que o professor atente para o fato de que so apenas cinco letras para, pelo menos, sete vogais orais (casa, pele, cabelo, tipo, bola, bolo, pulo) e cinco vogais nasalizadas (l, pente, tinta, ponto, assunto). Caso as vogais e, o sejam tnicas, assim sero pronunciadas e escritas, caso no sejam tnicas, em final de palavras, so pronunciadas como u/i mas escritas com e/o (pente/sapo ), mesmo quando pretnicas, em alguns casos de linguagem coloquial, isso tambm ocorre, como em menino, tomate cuja pronncia ocorre como mininu, tumati.

3.6 Dominar e aplicar as regras ortogrficas relativas sinalizao de nasalizao (m, n e til), bem como o uso da letra m antes de p e b e da letra n antes das demais consoantes.

A situao da nasalidade possibilita formular regras. preciso familiarizar-se com as palavras escrevendo-as, lendo-as nos textos. Ex: l, andar, comando, vento, tinto. Compor o banco de palavras possibilitar favorecer essa percepo. Quanto ao emprego de M antes de P e B, e N antes das demais consoantes, h regularidade o que facilita para os alunos a sistematizao. Entretanto preciso que o professor trabalhe sempre com esses casos para que virem automatismo. Isso pode ser realizado com a observao das palavras nos textos, com jogos, como caa-palavras, cruzadinhas e outros. Quanto a grafias regidas por regras

Domnio de regras ortogrficas relativas sinalizao da nasalidade Banco de palavras.

3.7 Dominar grafias regidas por regras morfolgicas. Ex: viajem (verbo) e viagem (substantivo), sufixo -eza nos substantivos derivados de adjetivos beleza, grandeza; sufixo oso formador de adjetivos derivados de substantivos guloso, gostoso. Regras morfolgicas de ortografia so aquelas que levam em conta as classes gramaticais, os processos de composio e de derivao, o emprego de sufixos e de desinncias, entre outros relativos morfologia.

sistematizadas com a ajuda que professorser morfolgicas, h situaes do podem e com alguns conhecimentos bsicos de e forma intuitiva, morfologia, mesmo que d com exemplos e elaborao de regras simples. A montagem do banco de palavras para esses casos, com os alunos, surte bom efeito, dando-se realce a cada caso. Entre as situaes de ortografia que envolvem conhecimentos morfolgicos e que podem ser sistematizadas esto: Substantivos abstratos derivados de adjetivo com o emprego do sufixo eza e ez. Ex: belo beleza

Domnio de grafias regidas por regras morfolgicas. Compreenso do processo de derivao na formao de palavras. Identificao das classes de palavras. Substantivo: prprio/comum, maculino e feminino, primitivo/derivado, simples/ composto, coletivo. tempo e pessoa). Adjetivo: gnero e nmero Numeral Artigo definido e indefinido Advrbio: de modo, de tempo e lugar. Pronome: pessoais, possessivos e demonstrativos Preposio, conjuno; interjeio; Verbo: modos indicativos, subjuntivo e imperativo. Flexo: nmero e pessoa. Compreenso das flexes verbais (modo , tempo e pessoa).

grande grandeza limpo limpeza rpido rapidez grvido gravidez escasso escassez Desinncia Modo-Temporal Pret. Imperfeito do Subjuntivo -SSE Cantasse Vendesse Brincssemos Lavassem 3 pessoa do singular do Pret. Perfeito do Indicativo sempre com ditongo terminado com u. Ex: cantou/vendeu/abriu/lavou 3 pessoa do plural do Futuro do Presente do Indicativo sempre com -o (por ser tnica) cantaro, vendero, partiro, diferente da 3 pessoa do singular do Pret. Perfeito do Indicativo - am (por ser tona) venderam, partiram, cantaram. Sufixo oso formador de adjetivos a partir de substantivos:

Ex: corajoso/gostoso/feioso/meloso Sufixo izar para formar verbos. Ex: legalizar/agilizar/uniformizar (situao diferente de analisar em que se acrescentou apenas ar)

Sufixo gem substantivos

formador

de

Ex: folhagem/estiagem/viagem (diferente do verbo viajar que se escreve com j Que eles viajem) O aluno por si s no capaz de fazer todas essas associaes. Cabe ao professor, com habilidade, num processo gradual, retomando sempre, com atividades de ensino, possibilitar ao aluno o automatismo da escrita desses casos que permitem sistematizao. A aprendizagem dessas regularidades garante ao aluno a escrita correta de toda e qualquer palavra que se enquadre nessas situaes sistematizadas, com raras excees.

3.8 Memorizar a escrita ortogrfica de palavras em que as relaes fonema/grafema (som/letra) so arbitrrias, isto , no obedecem a princpios fontico-fonolgicos (ex.: h inicial, l em final de slabas, alguns casos de s e ss, de g e j, de ch e x, etc).

Quanto as grafias que no permitem sistematizao, por serem escritas arbitrrias, no tendo apoio nem na posio na palavra, nem no contexto, sendo situaes especficas, particulares de cada caso, a aprendizagem se faz por meio da visualizao e da memorizao. na freqncia de usos, nas situaes de leitura e de escrita, na compreenso de seu significado (dimenso semntica) dentro dos textos, na observao da famlia de palavras, que se dar o aprendizado delas. O professor poder estimular a observao e, consequentemente, a memorizao, com atividades de uso de dicionrio, com jogos de ortografia, como palavras cruzadas, caapalavras, charadas, entre outros, em que palavras cujas grafias apresentem

Domnio da escrita de palavras de grafia arbitrria (palavras de uso mais comum). Regras ortogrficas.

dificuldades sejam o alvo da brincadeira de aprender. O professor pode tambm utilizar-se das aulas de informtica para o trato final aos textos produzidos. Ao digitaliz-los, com o corretor ortogrfico acionado, a palavra ser destacada. Com o acompanhamento do professor, o aluno se questionar se a palavra est escrita incorretamente ou se no faz parte do dicionrio do computador. De qualquer maneira ser necessrio certificar-se. Pode ocorrer de uma palavra com mais de uma grafia (seo, sesso e cesso caar e cassar), empregada, inadequadamente, no ser destacada pelo computador. Para esses casos, o acompanhamento do professor sempre necessrio e o uso do dicionrio ser fundamental, j que essas palavras, ao mudar a grafia, ganham outro significado (parnimos homfonos). No grupo das irregularidades ortogrficas temos os casos como: a) Um fonema (som) com vrios grafemas (letras) Fonema /S/ antes de vogal: No incio de palavras: Pode ser com S (santo, sentar, sino, sono, sendo), com C antes de e , i (cebola, cinema). No meio de palavras:

Escrevem-se com c - bicicleta, acidente -, com ss - processo, essencial -, com xc exceo, exceto -, com - ao, criana -,

com sc -nascer, crescimento-. Antes de vogal e depois de l e n o fonema /s/ pode ser escrito com c (vencem, calcem), ou s ( pensem, embasar, valsa); ou (calas, danar, avanar) b) Um grafema (letra) representando outro ou vrios fonemas: Grafema X - entre vogais, pode representar o fonema /Z/ (exame, exaltar), os fonemas /K S/ (txi, reflexo) Grafema G

- representando fonema /j/ antes de e, i: (garagem, girafa, gesso, gibi) importante que o professor estude e planeje suas aulas de ortografia, a partir das necessidades percebidas nos textos produzidos (reescrita) pelos alunos, de situaes reais de leitura e de escrita. Ter clareza das particularidades de cada tipo e dos caminhos, das estratgias pedaggicas permitir ao professor ajudar, com competncia, seus alunos, no complexo aprendizado da escrita, mesmo sabendo que no se consolidam todas essas aprendizagens nessa etapa, j que a necessidade, a descoberta e a apropriao de novas palavras acompanham o indivduo pela vida afora.

3.9 Usar o dicionrio para sanar dvidas quanto grafia das palavras.

Aprender a usar o dicionrio, em conseqncia da compreenso do uso da ordem alfabtica, trar para o aluno a possibilidade de certificao do como se escreve uma determinada palavra. Esse um dos usos do dicionrio, entretanto a escola no deve se restringir a ele. O dicionrio dever ser instrumento permanente na escola, tanto para esse caso como para busca de significado, de classe gramatical entre outros. Conhecer os usos da pontuao supe compreender o seu emprego em favor do texto e da finalidade comunicativa adotada por quem o escreveu. Supe tambm compreender que a pausa da fala no exatamente a pausa da escrita e que esse conhecimento que no nos permite utilizar vrgulas e pontos sem os critrios orientadores do emprego da pontuao. Um terceiro ponto importante saber que o uso da pontuao nos textos tem o objetivo de tentar traduzir, na escrita, a nfase, a emoo, a inteno da fala, mesmo que seja apenas por aproximao. Nessa etapa, o aluno precisa desenvolver a capacidade de empregar a pontuao em final de frase ponto final, interrogao, exclamao, reticncias imprimindo aqui a inteno do emprego desses sinais associada intencionalidade contida no texto, se declarar, perguntar, admirar-se ou deixar em suspense o pensamento no acabado. claro que o professor, ao analisar, nos

Emprego do dicionrio para certificao da escrita correta. Sinnimos, antnimos; prefixo/sufixo.

3.10 Conhecer os usos da pontuao de final de frases e de sinalizao de dilogos.

Emprego da pontuao em final de frase e em situao de dilogo (interrogao, exclamao, reticncias, travesso, dois pontos, vrgula nas enumeraes e para separar vocativo e aposto).

Padres da escrita Acentuao de palavras conhecidas. Acentuao grfica das proparoxtonas. Escrita de palavras de uso freqente . Nasalizao: m antes de p e b; contraposio (fazendo/fazeno) uso popular do gerndio; sibilantes: /s/, /z/ representados pela letra s (sapo, casa): sufixo: eza; fonemas /ch/, /ksi/, /s/, /z/ representadas pela letra x (xarope, fixo, prximo, exato); verbos na terceira

textos lidos, o emprego da pontuao, dever chamar a ateno para as reais intenes do enunciador do texto, inferir se a pontuao empregada traduz o bvio de sua funo ou se h outro sentido, como admirao, censura, humor, por detrs de seu emprego. Quanto pontuao dos dilogos, o aluno, nessa etapa, deve consolidar o emprego da sinalizao clssica do discurso direto: dois pontos para anunciar a fala da personagem, pargrafo com travesso para indicar a fala propriamente dita da personagem e o emprego do ponto final, ponto de exclamao, de interrogao, das reticncias. Todo esse aprendizado se dar mediante a orientao do professor, durante a leitura dos textos, chamando a ateno para os efeitos de sentido provocados pelo emprego dos sinais grficos, principalmente, nessas aprendizagens a serem consolidadas nessa etapa. Fazer as encenaes dos textos tambm contribui para que o aluno compreenda o que fala da personagem, o que narrao (em primeira ou terceira pessoa), associando essa compreenso textual ao emprego da pontuao e de sinais grficos prprios do gnero escolhido, em seus textos. Realizar atividades, em princpio orais e, depois, por escrito, de transformao de discurso indireto em discurso direto e viceversa tambm fortalece esse aprendizado, j que favorece a percepo de quem so os interlocutores dentro do texto.

conjugao (partir, sorrir), nas formas sorrisse, partisse, sendo contrapostos a outras palavras, como tolice, meninice; por que, porque, por qu, porqu. Casos gerais de concordncia nominal e verbal. Pontuao (importncia e uso contextual): pontuao do dilogo, travesso duplo, dois pontos, reticncias. Diagramao do texto, considerando-se o gnero. Manuseio de dicionrio, enciclopdias e gramticas. Classificao quanto tonicidade (oxtona, paroxtona e proparoxtona), com foco na acentuao de palavras conhecidas. Processos de formao de palavras. Usos e funes. Verbos: pretrito, presente e futuro. Pronomes pessoais (reto, oblquo) uso do pronome no texto, realando seus efeitos na coeso. Marcadores textuais (artigo, preposio e conjuno sem nomeao, com foco na paragrafao) Elementos coesivos (progresso temtica).

EIXOS

CAPACIDADES 4.1 Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funes, em diferentes gneros, na sociedade contempornea.

DETALHAMENTO Essa capacidade diz respeito ao conhecimento da utilidade da escrita na vida individual e coletiva e da apropriao de seus usos, de maneira gradativa. Escreve-se por muitas razes e com diversos objetivos e a compreenso de como isso se d que possibilita o entendimento da necessidade das diferentes formas para as informaes, circularem. a que o aluno comea a compreender a diversidade de gneros circulando em diferentes suportes e comea a se utilizar deles, mediante a sua necessidade de leitura ou de produo. O contato com os diferentes gneros, a sua leitura, a anlise, a compreenso, a percepo do para que e do por que foram escritos, levando-se em considerao o seu autor, seu suporte de circulao, sendo capaz de perceber, atravs da linguagem, do vocabulrio, a quem se destina que do ao aluno a viso de como ele poder produzir seu texto, fazendo suas escolhas pessoais mediante sua inteno comunicativa. Esse entendimento se d, principalmente, com a mediao clara e sistemtica do professor. Ter conscincia de que a mensagem que se quer produzir fica melhor se for expressa nesse ou naquele gnero, considerando a inteno comunicativa, o destinatrio, o suporte e, em funo de tudo isso, procedendo escolha da modalidade lingstica um processo que perpassa por toda a vida escolar. O professor do Ciclo Complementar deve considerar a produo

CONTEDOS/CONCEITOS Reconhecimento do uso da escrita no mbito pessoal e social Diversos gneros: lista telefnica, jornais, revistas, parlendas, poesias, livros de registros, etc.

CICLO COMPLEMENTAR

EIXO 4 Produo Escrita

4.2 Produzir textos escritos de gneros diversos, considerando seu suporte, seu contexto de circulao, sua estrutura, suas caractersticas lingsticas e discursivas.

Considerao das condies de produo dos textos escritos definidos na tarefa. Produo de textos de diferentes gneros (cartas, bilhetes, recontos de histrias lidas, resumos, notcias para jornal mural, esquemas para apresentao de trabalhos, resumos,resenhas de livros e de textos escritos por colegas e outros). Fbulas, receitas, anncios. Retextualizao de histrias lidas em pequenas peas teatrais.

dos gneros previstos para as etapas anteriores, exercitando-a, e trabalhar os sugeridos para essa etapa, para ampliar a competncia do aluno na produo dos prprios textos. No s a leitura mas tambm a experincia de produo, com a orientao do professor, que do ao aluno a segurana ao produzir. 4.3 Dispor no papel e organizar o prprio texto de acordo com as convenes da escrita (letra legvel, boa apresentao, margens, espaamento entre ttulo e textos, alinhamento de pargrafos, etc.) A apresentao do texto, seja de forma manuscrita ou digitalizada, precisa atender aos princpios que regem a escrita. Ao professor cabe orientar seus alunos para a estrutura fsica de cada gnero e suas caractersticas internas, para que, ao produzir seus textos, os alunos obedeam ao padro: espaamento entre o ttulo e texto (notcias, histrias, casos), ou localidade e data e vocativo (cartas), alinhamento dos pargrafos, pargrafo com travesso, letra legvel e de fonte adequada, coerncia entre ilustraes e contedo do texto, entre linguagem verbal e no-verbal (cartazes, panfletos, histrias em quadrinhos, charges), entre outros aspectos. Essa capacidade corresponde s capacidades explicitadas no Eixo 3 Conhecimentos Ortogrficos e Lingusticos. preciso que o Professor atente para o fato de que todo conhecimento lingstico s tem valor se propiciar ao aluno a compreenso e a interpretao do texto e se possibilitar ao aluno ser capaz de produzir seus textos de forma correta e coerente.

Disposio, diagramao, organizao do texto no papel conforme convenes da escrita. Emprego de letra legvel.

4.4 Escrever segundo o princpio alfabtico,(uma letra para cada som) as regras ortogrficas, (o que no significa dominar todas as regras ortogrficas e a grafia arbitrria de palavras cuja escrita precisa ser memorizada.) e as regras de pontuao de

Produo de textos escritos, segundo principio alfabtico, as regras ortogrficas e as regr4as de pontuao de final de frase, de sinalizao dos dilogos, incluindo o emprego das virgulas no vocativo, no aposto e nas enumeraes.

final de frase e de sinalizao de dilogos. 4.5 Planejar e produzir a escrita de texto, considerando, os objetivos comunicativos, o tema, o leitor previsto, as condies de leitura e o gnero adequado situao ( o que, para que, para quem, como). o contato com outros textos que d ao aluno a idia da forma como o seu texto, no gnero escolhido, dever se apresentar e do como dispor suas idias no papel. Assim se ele se prope a escrever um convite para o seu aniversrio, precisa saber que esse convite dever conter o vocativo (o destinatrio) a mensagem propriamente dita, numa linguagem adequada ao destinatrio (se o convite vier em forma de bilhete, carta), contendo a finalidade do convite, o local do evento, a data e o horrio e o remetente desse convite. Planejar a prpria escrita, produzir o texto conforme o gnero escolhido, dispor a mensagem de forma coerente, revisar o prprio texto, verificando a ortografia, se atende ao para que, para quem, se a linguagem est adequada ao destinatrio, a mensagem completa e coerente com o que se queria expressar, tudodeve ser fruto do trabalho do professor junto aos seus alunos, ao longo do Ciclo da Alfabetizao e, agora, no Ciclo Complementar. Os gneros textuais que circulam na sociedade atendem a padres j preestabelecidos, embora nem sempre rgidos e imutveis. Os alunos devem ser orientados a observar essas caractersticas, ao produzir seus textos, porque, elas funcionam como ponto de

Estratgias para planejamento do texto escrito (esquemas, por exemplo) Estruturao de diferrentes gneros. Termos de coeso e coerncia.

Organizao e estruturao dos textos conforme as caractersticas do gnero escolhido Reconhecimento dos padres de composio de cada gnero textual.

referncia, que, no caso da lngua escrita, facilitam a leitura e a produo, j que orientam o trabalho de compreenso e de redao. Assim, por ser um aprendizado til e relevante para os alunos saberem organizar os prprios textos, seguindo os padres sociais mais aceitos, cabe ao professor dar relevo a essas caractersticas estruturais e composicionais ao ler para e com os alunos, ao sugerir e orientar produes, ao corrigir e orientar a reescrita do texto do aluno. 4.7 Usar a variedade lingustica apropriada ao gnero textual, situao de produo e de circulao, ao destinatrio, fazendo escolhas adequadas quanto ao vocabulrio e gramtica. Aprender a escrever inclui saber escolher a variedade lingstica adequada ao gnero de texto que se est produzindo, aos objetivos que se querem com o texto, aos conhecimentos e interesses dos leitores previstos, ao suporte em que o texto vai ser difundido. Esse aprendizado requer a mediao pontual do professor, porque no fcil e nem se consolida em uma nica etapa. um processo e pode ser sempre ampliado pela maturidade lingstica que se conquista, medida que a leitura de textos de gneros variados e a reflexo sobre seu contedo, forma, linguagem, possibilitam a escolha de palavras e de construes morfossintticas para utilizao em textos que se queiram produzir. O professor precisa, portanto , realizar trabalho explcito apontando, por exemplo, que, se o aluno vai escrever uma piada para seus colegas, poder usar a linguagem coloquial que todos usam, inclusive com o Identificao e emprego da variao lingstica adequada ao gnero, ao destinatrio, situao, ao espao de circulao, ao suporte, inteno comunicativa Utilizao das regras bsicas de concordncia verbal e nominal adequadas ao gnero e inteno comunicativa.

tratamento, o vocativo, as grias de uso entre os colegas. Diferentemente ser se o aluno for escrever uma notcia para o jornal da escola, uma vez que o texto, em linguagem jornalstica padro, atender a todos da escola, no s aos colegas de turma. O compromisso maior do texto com o seu leitor, portanto as escolhas, desde o gnero at os recursos vocabulares e estilsticos, tm por objetivo, encantar, fazer rir, emocionar, convencer, seduzir, persuadir o leitor pretendido. Em favor desses objetivos, a capacidade de usar recursos expressivos adequados ao gnero e aos objetivos do texto deve ser aprendida e ensinada na escola. O professor, tanto no trabalho de leitura como no de orientao e incentivo produo de texto, pode, por exemplo, dar realce linguagem, escolha de palavras mais expressivas, conforme o gnero solicitado,ao uso de rimas, de aliteraes, de ritmo, ensinar os alunos a criar efeitos de ironia e/ou humor com palavras de duplo sentido, jogos de palavras, enfim ensinar os alunos a escolher intencionalmente os recursos para que o seu texto cumpra, junto ao leitor, o que ele, aluno-produtor, gostaria. 4.9 Revisar, ler cuidadosamente, reelaborar e reescrever a prpria escrita, segundo critrios adequados aos objetivos, ao destinatrio e ao contexto de circulao previsto. Produzir com competncia o prprio texto supe saber planejar, escrever, revisar (ler cuidadosamente), avaliar (julgar a qualidade do texto) e reelaborar (alterar, reescrever). Sair da posio de produtor e tornar-se leitor do prprio texto so atitudes que requerem olhar crtico para refletir sobre os prprios conhecimentos e capacidades para avali-los Reconhecimento e emprego de recursos lingusticos expressivos (rimas, linguagem figurada, e outros) nos prprios textos

Emprego de estratgias de reviso dos prprios textos. (adequao da linguagem, pontuao, ortografia, coerncia e coeso textuais, outros).

e reformul-los. O professor deve orientar seus alunos para que, nesse processo, tomem, como parmetro: a adequao aos objetivos ( o que se quer com o texto), a adequao ao destinatrio (linguagem, assunto) ao modo (gnero textual) e ao contexto de circulao (suporte-jornal, revista, internet, out door, outros). S aps essa anlise, os outros aspectos merecem cuidados, como: obedincia as convenes grficas de ordenao e disposio da escrita no papel, a letra legvel, a correo ortogrfica, a boa estruturao das frases, a adequao do vocabulrio, a coerncia textual, a estruturao do texto, o tamanho, e uso apropriado de recursos expressivos. 4.10 Organizar os contedos dos prprios textos, considerando as relaes de tempo, espao, causa, finalidade, oposio, concluso, comparao, ordenao, entre outras, utilizando os recursos lingusticos adequados (ex. no dia seguinte, enquanto isso, na floresta, chegando l, mas, apesar de, por isso, portanto, por causa disso). As expresses conectoras sejam conjunes, preposies, advrbios e respectivas locues criam e sinalizam relaes semnticas de diferentes naturezas. Entre as mais comuns, podem ser citadas as relaes de causalidade, de comparao, de concesso, de tempo, de condio, de adio, de oposio, etc. Reconhecer o tipo de relao semntica estabelecido por esses elementos de conexo uma habilidade fundamental que o aluno deve desenvolver para apreenso da coerncia dos textos lidos e para ser capaz de utilizar esses elementos conectores e produzir o sentido que deseja em seus textos. Para desenvolver essa capacidade, o professor pode se valer de textos de gneros variados para trabalhar as relaes lgicodiscursivas, mostrando aos alunos que todo

Explorao e utilizao de recursos lingsticos que sinalizam relaes de temporalidade, espacialidade, causalidade e outros, na produo de textos narrativos. Estudo das conjunes, das preposies, dos advrbios e suas locues, compreendendo seu significado e importncia na construo das relaes de sentido.

texto se constri a partir de mltiplas relaes de sentido que se estabelecem entre os enunciados, as frases que compem o texto. Os textos argumentativos, os textos informativos, como as notcias dos jornais, possibilitam trabalhar essa capacidade. lendo e analisando, com a orientao do professor, que o aluno se torna capaz de fazer uso desses elementos em seu prprio texto. 4.11 Produzir resumos pertinentes dos textos lidos, isto sendo fiel ao tema do texto. Um texto tematicamente orientado, isto , desenvolve-se a partir de um determinado tema, do assunto que lhe d unidade. A identificao desse tema fundamental, para que o leitor possa aprender o sentido global do texto, identificando a parte principal e as secundrias, parafrase-lo, isto , cont-lo do seu jeito, dar-lhe ttulo coerente, enfim, resumir esse texto. A capacidade de produzir resumos pertinentes dos textos lidos s se conquista mediante o trabalho orientado do professor de possibilitar ao aluno dizer em poucas palavras do que trata o texto sem perder a sua essncia. O professor deve trabalhar atividades que permitam ao aluno ir alm da superfcie do texto, conduzindo-o a estabelecer relaes entre informaes explcitas e implcitas, fazer inferncias, compreendendo o texto em sua totalidade. S a partir da, o aluno poder fazer sntese, isto , resumos coerentes, detendo-se nas idias centrais do texto do que fala, por onde comea, que caminhos percorre, como o texto se conclui.

Produo de resumos dos textos lidos. Produo de textos escritos, resumos, narrativas com autoria. Produo de narrativas Produo de resumos, roteiros e sinopses Produo de entrevistas. Produo de narrativas com autoria.

Padres da escrita. Segmentao de palavras Ortografia Acentuao das palavras Usos da letra maiscula Concordncia verbal e nominal.

Pontuao Segmentao do texto Diagramao do texto

Padres de textualidade: Discurso direto e indireto Coerncia e coeso Concordncia Verbal e nominal

EIXOS

CAPACIDADES

DETALHAMENTO A sala de aula um espao pblico de uma instituio pblica, onde se constroem as regras de convivncia e de participao. Participar sem ferir as regras de convivncia um aprendizado que precisa ser construdo entre alunos e professores. muito importante desenvolver essa capacidade de interagir com respeito e liberdade. Os alunos devem aprender a escutar com ateno e compreenso, a dar respostas, opinies e sugestes pertinentes nas discusses abertas em sala de aula falando de modo a ser entendidos, respeitando os colegas e o professor, sendo respeitados por eles.

CONTEDOS/CONCEITOS Oralidade e expresso Recursos paralingusticos de sustentao da fala ( gestos, tonalidade da voz, expresses faciais), de acordo com os objetivos do ato de interlocuo. Relato de experincias vividas. Leitura em voz alta de textos com finalidade determinada. Debate espontneo: escuta organizada e apresentao de argumentos: opinio e comentrio. Gneros do discurso oral: caractersticas da lngua falada em determinadas situaes; adequao da fala (situaes simuladas) A escrita como apoio em situaes de fala planejada. A pesquisa para preparar exposies orais.

CICLO COMPLEMENTAR

5.1 Participar das atividades cotidianas em sala de aula; interagindo com os colegas e o professor. . Escutando com ateno e compreenso.

EIXO 5 - Oralidade

. Respondendo s questes propostas pelo professor. . Expondo opinies nos debates com os colegas e com o professor.

5.2 Respeitar a diversidade das formas de expresso oral manifestada por colegas, professores e funcionrios da escola, bem como por pessoas da comunidade extraescolar. As variedades lingsticas existem. Cada aluno traz de casa, da rua, da comunidade, do grupo de colegas, o seu jeito prprio de expressar-se. Poder usar o seu jeito de falar sem se sentir constrangido e saber ouvir o outro, em seu jeito prprio de falar, sem constranger so aprendizagens que precisam

Variantes lingsticas: contextos de produo e recepo da fala; variaes lingsticas; recursos lingsticos; Gneros. O modo de falar do brasileiro. Explorao de gneros orais como jri simulado, debate, jornal falado, seminrio, apresentao de pesquisa, de experincias

ser desenvolvidas em sala de aula. O professor, por meio de exposies, argumentaes, estmulo tolerncia e ao respeito mtuo, mas sobre tudo por seu exemplo e atitude, poder ajudar seus alunos a desenvolver essa capacidade que envolve o aprendizado de atitudes e valores ticos. 5.3 Usar a lngua falada em diferentes situaes escolares, buscando empregar a variedade lingustica adequada. Conforme cada situao comunicativa, considerando-se o interlocutor, preciso adequar a linguagem, a maneira de se expressar para que a comunicao se estabelea. O professor deve criar situaes diversas de interlocuo. Planejar a fala em situaes formais est muito relacionado capacidade de considerar, adequadamente, no planejamento, os objetivos de quem fala, as expectativas e disposies de quem ouve, o ambiente em que acontecer a fala e o tempo de durao. Na escola, o professor poder propor situaes simuladas e reais em que os alunos devero utilizar linguagem culta, quando, por exemplo, apresentaro jornais falados, entrevistas e debates na TV e no rdio, realizaro entrevistas na comunidade, apresentaro eventos, faro campanhas publicitrias com temas de meio-ambiente, convivncia e respeito, entre outros. Para tudo isso, o professor dever orientar os alunos para o planejamento da fala, oferecendo e discutindo roteiros e critrios de avaliao e de autoavaliao.

cientificas, entrevistas, etc.

Adequao da fala situao de comunicao.

5.4 Planejar a fala em situaes de linguagem formal, isto , a modalidade culta padro.

Planejamento para as situaes de fala utilizando o texto escrito, fazendo a adequao do tempo.

Utilizao das normas de emprego do padro culto como concordncia verbal e nominal adequada.

Poder tambm orientar para o emprego de recursos como cartazes, construo de Power Point e uso de datashow, de imagens em suas apresentaes. O desenvolvimento da oralidade supe aprender a falar e a ouvir com compreenso exerccio de que depende a participao do indivduo na sociedade. Preparar os alunos para participar de situaes como de palestras, de jris simulados, de exposies, de eventos, em que a escrita e a compreenso possam gerar, por exemplo, relatrios, resumos, orientaes para a turma, para os pais. Saber comportar-se nessas ocasies, ter atitude responsvel consigo e com o outro, nesses ambientes, so aprendizagens que se desenvolvem, principalmente, na escola. 5.6 Produzir textos orais, de diferentes gneros (histria, caso, piada, rap, aviso, exposio de trabalho escolar, etc). O prprio convvio social proporciona s crianas boas intuies sobre como organizar as idias para produzir textos que os ouvintes considerem coerentes. Na sala de aula, essa competncia quase inata de contar casos acontecidos, das notcias, recados, contar intimidades, fazer convites, discutir temas pode e deve ser trabalhada, aperfeioada mediante as caractersticas de outros gneros, o contato com e o trabalho com eles. importante compreender que a fala diverge da escrita, admitindo, por exemplo, repeties de termos, retomadas no decorrer da fala, correes entre outros recursos, para maior

Participao, como ouvinte, de eventos como teatro, palestras, contao de histrias, encenaes, exposio de trabalhos, audio de msica, jri simulado, jornal falado e outros, com escuta atenta e compreenso. Apresentao de consideraes crticas mediante esquema orientador.

Produo de textos orais de vrios gneros. Explorao de gneros, como notas,esquemas, cartazes ou outros que sejam suporte para apresentao oral. Histria, caso, piada, rap, aviso, exposio trabalho escolar.

compreenso do ouvinte, ou interlocutor. Possibilitar ao aluno ser ainda mais competente enquanto falante, considerando a inteno comunicativa, o gnero escolhido, o contedo do texto, o interlocutor, ao produzir textos orais tarefa da escola. Esse exerccio em sala, de forma simulada ou no, em muito ajudar os alunos. 5.7 Fazer reconto oral de histrias lidas. Ser capaz de recontar oralmente, as histrias lidas significa t-las compreendido to bem, ao ponto de parafrase-las ao seu modo, enriquecendo-as com a sua viso, sem perder o fio condutor da histria. Para que o aluno conquiste essa competncia, o professor precisa comear com a leitura de histrias menores, como as fbulas, as lendas, os captulos das novelas acompanhadas pelos alunos, trechos dos filmes, chegando ao reconto de textos mais ricos e mais complexos. 5.8 Planejar trabalhos escolares e apresentar para pais, turma, escola (relato de experincias, de viagens, entrevistas, concluses de observao, de pesquisa de campo, etc.) levando em conta a adequao da linguagem e do contedo ao pblico definido. Essa capacidade de envolve o emprego de linguagem falada, mas com carter mais formal, de termos tcnicos que possam ser utilizados nos trabalhos escolares, os alunos precisam, portanto se preparar para traduzir os trabalhos escolares, em explicaes e em linguagem que os colegas de turmas mais jovens, os pais, comunidade possam compreender. O professor deve orientar seus alunos para esse exerccio.

Reconto oral de histrias e notcias. Resumo oral de histrias, notcias, contos lidos.

Planejamento para as apresentaes em pblico. Auditrios, gincanas, etc.

You might also like