You are on page 1of 16

1

DAMIO FERREIRA DA SILVA

A LIBERDADE COMO EFETIVAO DA SUBJETIVIDADE HUMANA EM HEGEL

Trabalho

de

pesquisa

apresentado

Faculdade Catlica do Cariri, para obteno da nota de concluso do curso de filosofia rea de concentrao: Bacharelado em Filosofia Orientador: Prof.

CRATO 2011

SUMRIO

1. OBJETIVOS....................................................................................................03 1.1 OBJETIVO GERAL........................................................................................03 1.2 OBJETIVOS ESPECFICOS..........................................................................03 2. APRESENTAO...........................................................................................04 3. JUSTIFICATIVA..............................................................................................05 4. PROBLEMATIZAO.....................................................................................06 5. HIPTESE.......................................................................................................06 6. METODOLOGIA..............................................................................................07 7. FUNDAMENTAO TERICA.......................................................................08 8. CRONOGRAM.................................................................................................09 9. REFERENCIAS BIBLIORFICAS...................................................................10

OBJET IVOS

GERAL Analisar o conceito de liberdade proposto por Hegel na obra: princpios da filosofia do direito; no intuito de compreender a liberdade como efetivao da subjetividade humana na sociedade.

ESPECFICOS Definir o conceito de liberdade e subjetividade em Hegel Definir a liberdade como algo a ser cumprida como direto da subjetividade. Esclarecer que, se a liberdade efetivada pela subjetividade no possvel sem a associao dos indivduos.

Demonstrar que o indivduo um ser determinantemente socivel e por isso tm a necessidade do outro para se conhecer como tal.

Compreender que o exerccio da liberdade do indivduo autoconscincia uma auto-reflexo da subjetividade, que a forma de conhecer e determinar seus limites.

APRESENTAO

O presente trabalho tem por finalidade uma pesquisa bibliogrfica terica acerca de um tema de muita importncia na filosofia: a liberdade. Concentrar-se- este, na linha da histria da filosofia contempornea, especificamente no pensamento de Georg Wilhelm Friedrich Hegel que, elabora um novo sistema e uma nova perspectiva para objetivao da liberdade, e por outro lado, despertaram novas polemicas e influencia no pensamento contemporneo; o instrumento de pesquisa principal ser a obra princpios da filosofia do direito, que analisa e determina o verdadeiro conceito de liberdade. O problema em questo da leitura desta obra est em compreender os argumentos usados pelo filsofo para determinar a origem da liberdade no Estado, que bem diferente da origem natural, proposta pelos contratualistas, uma pretenso de destacar o Estado como a verdadeira gnese da liberdade como algo racional. Toda a finalidade estar voltada para uma preocupao que por muito inquietava Hegel, a liberdade posta como algo individual. Torna-se para ele uma grande dificuldade a possibilidade de, o homem como um ser social determinar sua prpria liberdade, a autonomia e vontade. Hegel elabora uma grande crtica aos que considera como fundamental a liberdade natural, pois segundo ele, no possvel o homem nascer com esta liberdade, ele a adquire no prprio desenvolvimento da histria que o desenvolvimento do esprito racional e, que vai lhe garantir a verdadeira liberdade somente dentro do Estado.

JUSTIFICATIVA

Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em Estugarda em 1770. Seu pai era funcionrio publico e a sua famlia era bem de recursos. Dedico-se aos estudos humanistas no ginsio da cidade natal, tendo uma grande paixo pelos estudos clssicos gregos e um pouco latinos, mas esse com menos intensidade. Aos dezoito anos se matriculou na universidade de Tbingen, onde cursou filosofia, mas no era satisfeito por ser um estudo com mentalidade iluminista, teve ento grande aproximao com outros grandes tericos da filosofia alem como Hlderlin e Schelling. Com estes dois, teve uma grande participao dos ideais da Revoluo Francesa, a qual julgou importante para a histria. Concludos os estudos, seguiu a carreira de preceptor, dedicando-se aos estudos sociais e econmicos, mas sempre com o desejo de apreciar os estudos teolgicos; por volta do ano 1802 e 1803 publicou a sua grande obra, se no a mais importante, A fenomenologia do esprito. Depois de grandes turbulncias e passagens por diversas universidades com cargo de preceptor e diretor. Muda-se para Berlim ficando ali at o dia de sua morte em 1831. O conceito de liberdade em Hegel est presente no decorrer de todo o seu pensamento como algo a ser cumprido pelo individuo dentro do prprio Estado, pois o individuo submetido ao Estado, no como mera subordinao e sim como parte dele, nesta perspectiva que Hegel v o Estado como a nica e verdadeira origem da liberdade. H aqui a preocupao de levar ao indivduo, o desejo de determinar suas aes como algo que possibilite a realizao da efetivao da subjetividade enquanto ser livre que vive em relao mutua com os outros indivduos. O tema deste trabalho a ser desenvolvido, tem dois fatores importantes a serem tratados: primeiro, determinar qual a verdadeira liberdade pretendida pelo filsofo e como o individuo pode passar a usufrui-la no sentido da autoconscincia prpria. E o segundo uma anlise estrutural da liberdade e o seu desenvolvimento

histrico-social. um tema de muita relevncia para a efetivao da subjetividade que vive em busca da relao com o absoluto. de fundamental importncia e gratido a oportunidade de desenvolver um trabalho com um tema to eficaz, e fazer deste, uma anlise da liberdade e demonstr-la em parmetros hegeliano como uma gnese da sociabilidade entre os indivduos. nesta hiptese que, a liberdade proposta por Hegel tenta levar o individuo a uma suprassuno que o leva ao absoluto. No mbito da sociedade moderna, a liberdade tem-se mostrado como princpio fundamental na realizao subjetiva do indivduo livre, mas que est subordinado a uma percepo de liberdade objetiva atribuda ao prprio Estado, onde se da efetivao da mesma. partindo desta reflexo, de que o indivduo se constitui perante a sua manifestao subjetiva da liberdade e do desenvolvimento desta conscincia do indivduo, que o projeto pretende dar novo sentido, ou reviver a verdadeira liberdade proposta na temtica hegeliana. Para que os indivduos que vivem em relao aparentemente individualista, possam compreender a postura, clara e competente, na relao com o outro. nesta postura que se d a efetivao que determinada no interior de cada um e, passa a ser elevado a uma universalidade, lugar do autoconhecimento da prpria conscincia. O presente trabalho realizar-se- diretamente em estudos do pensamento hegeliano a respeito da liberdade, que abordado de forma diretamente nos livros: princpios da filosofia do direito e enciclopdia das cincias filosfica, que embora j tenha sido trabalhado por outros autores, mas sempre de fundamental importncia rever estes conceitos. um tema denso, no por que seja simplesmente complexo, mas por que h em sua estrutura conceitual todo um desenvolvimento dialtico para uma maior compreenso da liberdade pretendida por Hegel. desejado que, este seja no s mais um trabalho, e sim, mais um esclarecimento para aqueles que sentem obscuridade, e contribuio para os que j se deleitam com a postura esclarecedora da proposta de Hegel. Assim como muitos tiveram a oportunidade de realizar trabalhos sobre o tema em questo, ser esse, somado de maneira construtiva para a subjetividade e auto-efetivao da sociedade, j que os indivduos esto inseridos em um contexto social e a liberdade no pode ser efetivada a no ser no mundo livre. Os indivduos compreendero com mais

clareza as consideraes a respeito da liberdade e da autonomia que aqui no podem ser tratadas com as mesmas caractersticas, saber que, o individuo que age com liberdade no o mesmo que age com autonomia. Mas, que no meio social que vai se efetivar esta desejada liberdade. com este intuito que o trabalho tratar com muita clareza, a questo acerca da liberdade que, pode ser percebida de diversas formas e pretendida por diversos fatores, mas que determinante para a instituio da eticidade na sociedade pela efetivao da subjetividade segundo Hegel.

PROBLEMATIZAO A liberdade quando pretendida em sua particularidade, torna-se a gnese, de uma sociedade individualista.

HIPOTESE Quando cada indivduo se sente na liberdade e capaz de satisfazer suas prprias necessidades, sem demonstrar a mnima preocupao com o outro, no h a efetivao necessria da subjetividade para a realizao da autodeterminao do sujeito como ser socivel.

METODOLOGIA

A metodologia proposta para a pesquisa e elaborao da monografia ser do tipo bibliogrfico: livros, artigos, revistas de filosofia e trabalhos que sejam de carter cientifico filosfico sero consultados. A obra prima de Hegel ser: Princpios da Filosofia do Direito ser a fonte principal da pesquisa. Sero consideradas tambm outras obras do pensamento do filosofo no caso especfico: Fenomenologia do Esprito, Enciclopdia das Cincias Filosficas. Sero utilizados ainda alguns comentadores do tema em questo, pois de fundamental importncia articular os argumentos, feito por estes concluso da pesquisa. Outros passos metodolgicos sero utilizados no decorrer das pesquisas e desenvolvimento da monografia.

10

FUNDAMENTAO TERICA DO PROBLEMA

Ao estudarmos a filosofia moderna, somos necessariamente convidados a analisar o pensamento de Hegel, que defende em seus estudos filosficos, um novo tipo de saber, uma nova originalidade da subjetividade humana e uma nova formulao para o Estado moderno e como neste se fundamenta o verdadeiro conceito de liberdade. Todo o seu pensamento decorre da perspectiva na anlise da relao poltica, socioeconmica e religiosa que a Europa do seu tempo estava inserida. A quem diga que Hegel o filsofo que inaugura a o perodo contemporneo da filosofia, por ser uma nova formulao de fazer filosofia, ou, renovao dos vrios conceitos que antes j tinham sido tratados por outros filsofos. Hegel recebe grande influncia dos gregos especialmente do pensamento de Aristteles, que vai lhe atribuir novos atributos para a sua lgica e, considerado o Aristteles da modernidade. A liberdade um tema de discusso em todos os momentos da histria da filosofia, para os gregos, a liberdade algo que est relacionada ao movimento tico do cidado, embora seja difcil pensar esta relao j que um pequeno grupo que tem por finalidade esta cidadania. Scrates menciona o conceito de liberdade como algo que os indivduos racionais e, e somente acionais, possui. A liberdade entendida como autonomia prpria do indivduo, que conduz e controla os instintos do corpo. Na concepo socrtica de liberdade, o homem s totalmente livre quando estabelece um equilbrio em suas aes morais; por outro lado, o eu no tem esse autodomnio sobre suas aes considerado um escravo, no das coisas exteriores, mas das coisas interiores, que o torna prisioneiro de si mesmo. o verdadeiro homem livre o que sabe dominar seus instintos, o verdadeiro homem escravo o que, no sabendo dominar seus instintos, torna-se vtima deles.

11

Na idade mdia a liberdade retomada por santo Agostinho como algo que concedido pela graa divina. A liberdade est posta no livre-arbtrio, pois conseqncia dele; o homem s livre enquanto reconhecedor do livre-arbtrio posto em se pela graa divina. Para Santo Agostinho, a autonomia que o homem tem de escolher em praticar ou no o mal a mais perfeita manifestao da liberdade. Enquanto mais o homem se encontra confirmado na graa divina se torna mais livre. e encontrar-se confirmado na graa a ponto de no poder mais fazer o mal o grau supremo da liberdade. Hegel em sua filosofia discutiu vrias temticas que so importantes destaclas algumas delas: a liberdade, o Estado e subjetividade. Liberdade Hegel buscou em todo o seu discurso, ao contrrio dos gregos, diferenciar liberdade de vontade, para ele a liberdade o processo de outo determinao do universal que se particulariza no indivduo e retorna a sim como sntese desse processo, a liberdade puro processo da auto-efetivao do homem enquanto ser espiritual. J a vontade faz parte do arbtrio que impulso da prpria exterioridade em busca da realizao dos desejos interiores. Da mesma forma, Santo Agostinho tambm determina esta vontade como a reguladora das conquistas humanas, embora o homem tenha que lutar para controlar seus instintos. Esta liberdade s possvel para Hegel quando h uma unidade entre a liberdade subjetiva com a liberdade objetiva, que s possvel no Estado proposto por ele, o Estado racional. Estado A concepo de Estado para Hegel uma concepo especulativa, inovadora e ao mesmo tempo estabelecida pela prpria razo. Para Estado, neste momento de muitas dificuldades que a Europa atravessa, necessrio estabelecer uma nova identidade tica e constitutiva, integrando assim a capacidade racional do individuo como ser livre, que se faz presente nesta nova concepo de Estado. Hegel pretende um Estado onde possa ser realizada racionalmente a liberdade dos indivduos, no particularizada, mais uma liberdade universalizada, o Estado s livre quando o objetivo de um indivduo particular, no prejudique toda a comunidade, em si, o Estado deve ser livre sem interesse particular, o verdadeiro

12

governo aquele que no se ope ao povo, mas esta de acordo com a lei, o Estado livre onde as leis no beneficiam uma classe particular como o rei, a nobreza, a burguesia e outras elites, mas est voltado para o bem da sociedade em geral.
A associao como tal verdadeiro contedo e o verdadeiro fim, e o destino dos indivduos est em participarem numa vida coletiva; quaisquer outras satisfaes, atividades e modalidades de comportamento tm o seu ponto de partida e o seu resultado neste ato substancial e universal. (HEGEL,1997)

O Estado para Hegel o lugar da moralidade subjetiva, a pura realidade em ato, lugar da aplicao correta dos ideais para a sociedade perfeita. no Estado que h verdadeira aplicao da razo subjetiva enquanto efetivao, o Estado para Hegel a melhor condio possvel de se realizar a liberdade. A unidade da liberdade subjetiva com a liberdade objetiva. Subjetividade e objetividade Hegel considera a subjetividade como propriedade do pensamento totalmente dada e tem como caracterstica fundamental a realidade fora de si, que determinada pela relao conceitual. A subjetividade aqui, forma de expressar sua referencia perante o outro, na concepo hegeliana, esta subjetividade est ligado diretamente ao indivduo que se mantm fora de si, enquanto outro. A subjetividade entendida tambm como espirito subjetivo, este espirito que possibilita tal reconhecimento e valores, reconhece-se como ser racional que est na sociedade e faz parte do desenvolvimento da histria. E por ser racional que a subjetividade se determina como ser pensante inserido no processo deste desenvolvimento e como parte da finitude que se coloca em relao com o outro. Para Hegel, a partir do memento que esta subjetividade se reconhece como fora imanente de conhecimento se determina como sujeito realizador de tais relaes. J a objetividade, entendida como esprito objetivo, fonte do

reconhecimento da subjetividade enquanto portadora da ideia, aqui a subjetividade s determinante quando est fora de si, neste fora de si que ela se percebe como objeto e no mais como sujeito realizador.

13

Portanto a subjetividade em Hegel a manifestao da relao da finitude com o outro que prpria atividade de si mesmo, sair de se para se reconhecer como ser determinante no desenvolvimento da histria. Como se pode perceber, a liberdade considerada por Hegel um rompimento com a tradio antiga, onde a liberdade est muito fora da razo, que para Hegel uma determinao totalmente equivocada. Em sua concepo, a liberdade a determinao da efetivao subjetiva enquanto racionalidade.

14

CRONOGRAMA. Ano 2011/2012 Meses Elaborao do projeto Leitura de obras bibliogrficas Correo do 1 captulo Correo do 2 captulo Correo do 3 captulo Correo captulos Entrega da monografia Apresentao da monografia X X completa dos Nov. X X X X X X X Fev. Mar. Mai. Jul. Set. Out. Dez.

REFERENCIABIBLIOGRFICA

15

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich, Princpios da filosofia do direito. 1. Ed; traduo: Orlando Vitorino, So Paulo: Martins Fontes, 1997. HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich, enciclopdia das cincias filosficas. HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich, Fenomenologia do Esprito. 7. Ed; Traduo: Paulo Meneses, Karl-Heing Efken e Jos Nogueira Machado, Petrpolis, RJ: Vozes, 2002. OLIVEIRA, Manfredo Araujo de, tica e sociabilidade. Coleo filosofia; So Paulo: Loyola, 1993. REALE. Giovanni, ANTESERI, Drio, Histria da filosofia: do Romantismo at nossos dias. Vol. 3. 8. ed; So Paulo: Paulus, 2007

Sumrio

16

INTRODUO
1. HEGEL E A GNESE NO ESTADO MODERNO. 1.1 Os contratualistas e Hegel.

1.2 O liberalismo moderno. 1.3 Uma anlise hegeliana dos ideais liberais na Revoluo Francesa. 1.4 O Estado hegeliano.
2. A LIBERDADE SEGUNDO HEGEL 2.1 Conceito de liberdade em Hegel 2.2 Livre-arbtrio e vontade 2.3 Liberdade e subjetividade hegeliana

3. A LIBERDADE COMO EFETIVAO DA SUBJETIVIDADE HUMANA. 3.1 A liberdade como direito da subjetividade. 3.2 A liberdade como auto-reflexo da subjetividade. 3.3 A particularizao da liberdade. 4. CONSIDERAES FINAIS

Livros j utilizados: princpio da filosofia do direito, enciclopdia das cincias


filosficas (a filosofia do esprito), fenomenologia do esprito, tica e sociabilidade, compreender Hegel, Giovanni Reale, artigos referente ao assunto.

You might also like