You are on page 1of 23

O CUIDADO S CRIANAS PEQUENAS NO BRASIL ESCRAVISTA Maria Vittoria Pardal Civiletti

Quem me dera lembrar da teta negra de minhama de leite... (Infncia, Manuel Bandeira, 1886-1968).

At 1888 a questo da creche emergir como fruto da relao figura/fundo mulher branca/mulher negra. Sendo a nossa unidade de trabalho textos de poca, sero feitas citaes que, ressuscitadas, algumas vezes falaro por si mesmas. MENTALIDADE A RESPEITO DA FUNO MATERNA E DA FAMLIA Em fins do sculo XIX, os ndices de mortalidade infantil eram naturalmente mais alarmantes do que os atuais e foram alvo de estudo dos higienistas do Segundo Imprio. Entre l845 e 1947, o Dr. Haddock Lobo observava que 51,9% da mortalidade total era de crianas de 1 a 10 anos de idade (Costa, 1979, p. 162). A morte da criana no era entretanto vivenciada com muito sofrimento, devido identificao da criana morta como o anjinho, puro e ainda intocado pelo pecado. Luccock, comerciante ingls que esteve cerca de dez anos no Brasil, entre 1808 e 1818, relatou a seguinte cena: Em uma das ocasies foi ouvida uma me, que assim se exprimia: como estou feliz! como estou feliz, pois que morreu o ltimo dos meus filhos. Que feliz estou. Quando eu morrer e chegar diante dos portes do cu, nada me impedir de entrar, pois que ali estaro cinco criancinhas a me rodear e a puxar-me pela saia exclamando: Entra Mame, entra! que feliz que sou!, repetiu ainda, rindo a grande. Se isso fosse um exemplo isolado de sentimentos maternais estranhos, poderia ser considerado efeito de um desvio mental passageiro; o caso, porm, que a satisfao em tais momentos geral demais, e por demais ostensiva, para que deixe lugar desculpa dessa espcie. (Luccock, 1975, p. 80) A conotao angelical da criana era vlida tanto para brancos quanto para negros. Se a mortalidade era alta entre as crianas brancas, o que dizer das condies de sobrevivncia das negras? A escrava parturiente retornava

geralmente ao trabalho em cerca de trs dias. Adalberto da Prssia relata visita a uma senzala em 1842: Uma negra estava deitada em sua esteira de junco amamentando o seu negrinho a quem dera luz a noite anterior. Dentro de dois dias voltar ao trabalho, disse o Doutor ao Conde de Bismark, a quem devo este relato (...). (Adalberto da Prssia, 1977, pp. 85-86) J em 1822, Jos Bonifcio colocava, no art. 18 de seu projeto de lei, uma Representao Assemblia Nacional Constituinte do Brasil sobre a Escravatura: A escrava durante a prenhez, e passado o 3 mez, no ser obrigada a servios violentos e aturados; no 8 mez s ser ocupada em casa, depois do parto ter um mez de convalescena, e passado este, durante um ano no trabalhar longe da cria. (apud. Moncorvo Filho, 1926, p. 80) A julgar pela data do relato do prncipe Adalberto (1842), o projeto de lei de Jos Bonifcio no foi colocado em prtica. Para sobreviver, portanto, a criana escrava era incorporada ao trabalho da me. Walsh, que esteve no Brasil entre 1828 e 1829, descreve, nas proximidades de Iraj: Em um grande terreno lavrado, no meio deste anfiteatro verde, estavam de oitenta a cem negros dos dois sexos; alguns deles com bebs amarrados nas suas costas em fila cavando a terra com enxadas para plantio. (Walsh, apud Mott, 1979, p. 60). Outros viajantes tambm falam do hbito das negras amarrarem os filhos s costas a fim de conciliar o trabalho com os cuidados criana. Kidder, entre 1873 e 1840, descreve esse hbito entre as lavadeiras das Laranjeiras, Ewbank, em 1846, aponta-o entre as vendedoras e as oleiras. Nesta fazenda fazem-se tijolos e telhas em grande quantidade. Sob um telheiro estavam negras jovens e maduras, quase completamente nuas, s com uma tanga e algumas com crianas presas s costas, inclinadas sobre bancos e pondo o barro em moldes, e tendo os braos e as pernas cobertas e as faces marcadas por ele. (Ewbank, 1976, p. 80) S de Oliveira publicou em 1895 um trabalho sobre os efeitos das condies de trabalho do negro, em seu desenvolvimento fsico. Sobre o hbito de atar por longos perodos as crianas s costas, diz:

(...) vem mais tarde os seus filhos ficarem com as pernas defeituosas, arqueadas, de modo que, tocando-se os ps, formam uma elipse alongada. (S de Oliveira, 1895, apud Freyre, 1975, p. 359) O hbito de levar os filhos s costas durante viagens ou pequena parte do dia era amplamente utilizado na frica, como tambm entre nossos ndios. As deformaes encontradas por S de Oliveira, portanto, eram fruto de uma deturpao de um hbito cultural preexistente. Esse autor detectou tambm uma grande incidncia de achatamento da regio occipital do crnio, devido ao hbito das mes deixarem as crianas deitadas todo o dia, que era o caso das escravas que no as podiam levar s costas. Brando Jnior refere-se a uma inveno engenhosa de um fazendeiro do Maranho, que obrigava as escravas a deixarem seus filhos, crianas ainda de mama, no tejupabo buraco cavado na terra onde a criana era colocada at a metade do corpo. (apud Freyre, 1975, p. 359) O destino dos filhos das escravas escolhidas para servir como amas-deleite era muitas vezes a Roda. Tratar-se- especificamente da questo mais adiante. A criana escrava que freqentava a casa-grande desfrutava melhores condies de vida, tendo mesmo alguns viajantes descrito sua relao com o senhor como afetuosa. Para Debret, entretanto, as crianas eram consideradas como espcie de bichinhos domsticos (Debret esteve aqui entre 1816 e 1831): (...) os dois negrinhos, apenas em idade de engatinhar e que gozam, no quarto da dona da casa, dos privilgios do pequeno macaco, experimentam suas foras na esteira da criada (...). (Debret, 1978, p.185) No Rio, como em todas as outras cidades do Brasil, costume, durante o tte--tte de um jantar conjugal que o marido se ocupe silenciosamente com seus negcios e a mulher se distraia com os negrinhos que substituem os doguezinhos, hoje quase completamente desaparecidos na Europa. Esses molecotes, mimados at a idade de cinco ou seis anos, so em seguida entregues tirania dos outros escravos que os domam a chicotadas e os habituam assim a compartilhar com eles as fadigas e dissabores do trabalho. (Debret, 1978, v.1, p. 185) Mott (1979) detectou que, nos relatos dos viajantes, a idade de 5 a 6 anos parece encerrar uma fase na vida da criana escrava. De 6 a 12 anos ela aparece desempenhando alguma atividade, geralmente pequenas tarefas auxiliares. Dos 12 em diante as meninas e meninos escravos eram vistos como adultos, no que se refere ao trabalho e sexualidade. Rugendas, entre 1821 e 1825, relata, referindo-se s fazendas do clero:

(...) at a idade de doze anos as crianas no so obrigadas a trabalhar; apenas limpam os feijes e outros cereais destinados alimentao dos escravos ou cuidam dos animais e executam pequeninos trabalhos domsticos. Mais tarde, as moas e os rapazes so encaminhados para os campos. Quando um menino mostra disposies especiais para determinado oficio, -lhe este ensinado, a fim de que o pratique na prxima fazenda. (Rugendas, 1976) A partir dos seis anos iniciava-se, para o menino branco, o aprendizado do latim, da gramtica, das boas maneiras, nos colgios religiosos. A vara de marmelo e a palmatria se incumbiam de transformar o antigo anjinho numa miniatura de adulto precoce. Dr. Rendi, mdico francs que visitou o Brasil em princpios do sculo XIX, assustou-se com a precocidade dos meninos. Em seus tudes topographiques, medicales et agronomiques sur le Brsil, assinala: Aos sete anos o jovem brasileiro j possui a gravidade de um adulto; ele passeia majestosamente, uma bengala na mo, orgulhoso de um vesturio que faz com que se parea mais com as marionetes de nossas feiras que com um ser humano. (2) Fletcher, vinte e poucos anos depois, compartilha da mesma opinio a respeito do menino brasileiro: ele se torna um homenzinho velho antes de ter doze anos de idade, com seu chapu preto cerimonioso, colarinho duro, e na cidade anda como se todos estivessem olhando para ele e como se estivesse envolvido por um espartilho. Ele no corre, pula ou atira pedras como os meninos da Europa ou da Amrica do Norte.(3) Pode-se notar que a mentalidade a respeito da infncia no Brasil, durante o perodo escravista, em muito se aproxima da descrio feita por Aris (1879) e Badinter (1985), da situao da criana na Frana no Antigo Regime. Logo aps um primeiro perodo de extrema fragilidade, marcado pelos altos ndices de mortalidade e pouco investimento afetivo, a criana incorporada ao mundo adulto. A estranheza demonstrada por Rendu e Fletcher em meados do sculo XIX indica que, por esse perodo, uma nova mentalidade a respeito da infncia j se havia implantado na Europa.

(2) sept ans le jeune brsilien a dj la gravit dun adulte; il se promne mejestueusement, une bandine la main, fier d 'une tiolette qui le fait plutt resembler aux marionettes de nos foires qu un tre humain (Rendu, apud Freyre, 1975, p. 411). (3) He is made a litte old man before he is twelve years old of age, havind his stiff blanck hat, standing collar and in the city he walks as if everybody were looking at him and as if he were encased in corset. He does not run or jump or play roops or throw stones as boys in Europe and North America (Fletcher, apud Freyre, 1975, p. 411).

Cabe salientar as diferenas encontradas entre a criana negra e a criana branca e entre meninos e meninas. Na primeira infncia, at os 6 anos, a criana branca era geralmente entregue ama-de-leite. O pequeno escravo sobrevivia com grande dificuldade, precisando para isso adaptar-se ao ritmo de trabalho materno. Aps esse perodo, brancos e negros comeavam a participar das atividades de seus respectivos grupos. Os primeiros, dedicando-se ao aprimoramento das funes intelectuais, e os segundos, iniciando-se no mundo do trabalho ou no aprendizado dos ofcios. Se, para o "anjinho", naturalmente assexuado, era irrelevante ser menino ou menina, aps os seis anos apenas os meninos freqentaro os colgios ou aprendero um ofcio. As referncias mesma negra salientam apenas sua sexualidade. Schlichthorst descreve, em 1825-1826: Doze anos a idade em flor das africanas. Nelas h, de quando em quando, um encanto to grande que a gente esquece a cor. As negrinhas so geralmente fornidas e slidas, com feies denotando agradvel amabilidade e todos os movimentos cheios de graa natural, ps e mos plasticamente belos. Lbios vermelho-escuros e dentes alvos e brilhantes convidam ao beijo. Dos olhos se irradia um fogo to peculiar e o seio arfa em to ansioso desejo que difcil resistir a tais sedues. At o digno Clapperton muitas vezes compartilhou as mesmas sensaes que me assaltavam no momento, sem disso se envergonhar. Por que deverei eu me deixar influenciar pela soberba europia e negar um sentimento que no se originava em baixa sensualidade, mas no puro agrado causado por uma obra-prima da criao? A menina que se achava minha frente era, a seu modo, uma dessas obras-primas da criao, e para ela eu me podia servir das palavras em ingls: a beautiful negro lady. (4) (Schlichtorst, 1943, p. 203-4) O aspecto materno da condio feminina durante esse perodo no possua uma valorizao social especial, j que seu objeto, a criana pequena, tambm no a tinha. Cabia criana apenas vencer o desafio de sobreviver, para ser, logo que possvel, incorporada ao mundo adulto. Essa situao se transformar a partir do momento em que a criana e a me entram na mira do movimento higienista. Analisar-se-o a seguir dois aspectos especficos relativos situao da primeira infncia: a Roda e sua relao com a questo da amamentao.
(4) Uma bela dama negra.

A RODA DOS EXPOSTOS A Casa dos Enjeitados, Casa dos Expostos, Casa da Roda ou, simplesmente, Roda existia em quase todos os pases do mundo nos sculos XVIII e XIX. Lallemand, em 1885, escreveu um histrico do atendimento infncia abandonada desde o antigo Egito, alm de realizar um levantamento sobre a situao deste atendimento nos cinco continentes, na poca. Acusa a existncia de Casas dos Enjeitados em quase todos os pases da Amrica do Sul, dentre eles o Brasil. Segundo Lallemand, a primeira Casa dos Expostos existente em nosso pas foi fundada pelo vice-rei, em 1726, em Salvador. O nome Roda, pelo qual tornou-se mais conhecida, deve-se assimilao da instituio ao dispositivo onde eram depositadas as crianas. Trata-se de um cilindro cuja superfcie lateral aberta em um dos lados e que gira em torno de um eixo vertical. O lado fechado fica voltado para a rua. Uma campainha exterior colocada nas proximidades. Se uma mulher deseja entregar um recm-nascido, ela avisa pessoa de planto tocando a campainha. Imediatamente, o cilindro, girando em torno de si mesmo, apresenta para fora o seu lado aberto, recebe o recm-nascido e, continuando o movimento, leva-o para o interior. Em 1738, Romo Mattos Duarte funda a Casa dos Expostos do Rio de Janeiro. Em 1882, ao apresentar o atendimento realizado no Brasil infncia abandonada no Congrs Internacional de la Protection de l'Enfance, Araujo (1883) acusa a existncia de Rodas em quase todas as provncias brasileiras. As crianas entregues Roda eram geralmente encaminhadas para famlias que as criariam mediante pagamento da instituio. Teoricamente, dos 13 aos 18 anos os expostos receberiam das famlias um salrio para trabalhar, e os que fossem devolvidos Casa da Roda iriam, no caso dos meninos, para o Arsenal de Guerra, a Escola de Aprendizes Marinheiros (fundada Governo em 1873) ou para as oficinas do Estado. As meninas iriam para o recolhimento das rfs, at sarem casadas (apud Cony, s.d.). Na realidade, porm, os ndices de mortalidade eram enormes e pouco se sabia do destino dos sobreviventes, como se pode perceber pela fala de D. Pedro I Assemblia Constituinte de 1823: A primeira vez que fui Roda dos Expostos, achei, parece incrvel, sete crianas com duas amas; nem beros, nem vesturio. Pedi o mapa e vi que em treze annos tinham entrado perto de doze mil e apenas tinham vingado mil, no sabendo a Misericrdia verdadeiramente onde ellas se acham (...) (apud Moncorvo Filho, 1926, p. 36). Os usurios da Roda eram basicamente os filhos das escravas. Estas muitas vezes a utilizavam na tentativa de livr-los da escravido. Para tal, qualquer estratgia era vlida, incluindo a morte. Walsh, segundo Mott (1979), nos relata, nos anos de 1828-1829:

Esse horror escravido to grande, que eles no s se suicidam como tambm matam seus filhos para escapar dela. As negras so conhecidas como sendo timas mes (...) mas este mesmo amor freqentemente as leva a cometer infanticdio. Vrias delas, sobretudo as negras Minas, tm a maior averso e ter filhos e provocam aborto, precavendo-se, assim, contra o desgosto de dar a vida a escravos. Dentro deste contexto, colocar o filho na Roda representava uma esperana. A Roda recebia crianas de qualquer cor e preservava o anonimato dos pais. A partir do alvar de 31 de janeiro de 1775, as crianas escravas colocadas na Roda eram consideradas livres (Mott, 1979). Na prtica, contudo, isso nem sempre acontecia. Maria Graham narra em 1821-1823: Fui ao asilo de rfos que tambm o hospital dos expostos. Os rapazes recebem instruo profissional em idade adequada. As moas recebem um dote de 200 mil ris que, apesar de pequeno, as ajuda a estabelecerem-se e muitas vezes acrescido por outros fundos (...) Dentro de pouco mais de nove anos foram recebidas 10.000 crianas: estas eram dadas a criar fora, e de muitas nunca mais houve notcias. No talvez porque todas tinham morrido, mas porque a tentao de conservar uma criana mulata como escrava deve, ao que parece, garantir o cuidado com sua vida (...). (Graham, 1956, p. 345) A Roda era tambm amplamente utilizada pelos proprietrios que no queiram se responsabilizar pelos encargos da criao da prole de seus escravos. Livrar-se do pequeno estorvo era to mais importante quanto se desejasse da escrava um trabalho que tornasse incompatvel a manuteno do filho junto a si. Esse era sem dvida o caso da polmica pratica do aluguel da ama-de-leite. Gilberto Freyre, em Casa-Grande & Senzala (1975), atribui herana portuguesa o hbito das mes ricas no amamentarem seus filhos. Enquanto em Portugal essa funo era delegada a mulheres mais humildes, no Brasil coube s escravas negras amamentar as crianas brancas. A partir da Segunda metade do sculo XIX, essa prtica tornou-se alvo de violentas crticas, principalmente, por parte dos mdicos higienistas. Um belo exemplo de propagao das idias abolicionistas junto ao pblico feminino o folhetim A Mi Escrava, publicado de novembro de 1879 a maio de 1880 no jornal A Mi de Famlia e assinado por Solrac (as citaes que se seguem foram retiradas dessa publicao): , Vamos referir a historia de uma mi escrava, histria que infelizmente tantas vezes se reproduz e que a origem de muitas desgraas domsticas sociais. (nov.1879, p. 165) O conto comea com a descrio de um palacete:

Em todos os mezes eram abertos os seus sales para bailes, concertos, representaes teatrais, etc., etc. (...) Vamos penetrar no interior do palacete do Sr. T., em uma noite em que em seus sales reina a alegria, imperam a belleza natural e a do carmim, p de arroz, etc.(...). (nov. 1879, p. 174, grifado no original) Na senzala, Clara, uma jovem escrava, tinha seu primeiro filho. Tendo tido problemas no parto, outra escrava, Rosaura, chama os senhores na festa. A Sra. T., irritada por ter sido solicitada ao quarto da parturiente, trava com Clara o seguinte dilogo: Bem Voltando-se para Rosaura, disse: Diga ao cocheiro que leve esta criana para a Roda... Clara ergueu-se e pz-se de joelhos na cama Nh-nh, meu primeiro filho, me deixe comigo J disse. A Sra. T., ao proferir, ia sahindo. (nov. 1879, p. 174) Clara desmaiou e a Sra. T. voltou para a festa. A escrava ento alugada como ama-de-leite para um casal bondoso, cujo marido havia recolhido uma pequena enjeitada na Roda. O Sr. C. entrega a Clara duas crianas para serem amamentadas, deixando claro entretanto que: Clara, has-de dar de mamar a minha filha de 2 em 2 horas e outra 3 vezes por dia (jan. 1880, p. 7). A escrava, comovida com a viso da negrinha que lhe lembrava sua filha, chora muito. Por insistncia dos amos, conta o que houve, e o Sr. C. acaba descobrindo que o feliz acaso reunia sob o seu teto a mi e a filha. A Sra. C., entretanto; quis guardar o silncio em relao a Clara para que a amamentao de sua filha nada sofresse.(fev. 1880, p. 23, grifado no original) A desconfiana de Clara de ser a criana negra sua filha leva-a a dedicarse muito menina, em detrimento da criana branca. A Sra. C., percebendo isto, afasta a criana negra da casa, alugando uma escrava para cuidar dela. Clara revolta-se profundamente, o que chega ao conhecimento do Sr. C., que tem, uma discusso com a mulher: Mas ests louca, minha filha, disse o Sr. C., pois tu no s mi? No comprehendes que no se podem sufocar sentimentos dessa ordem! No comprehendes tambm que assim sacrificastes o nosso socego e a sade de nosso filho! E agora o que fazer? Negros so sempre negros, respondeu a Sra. C. No duvido que ella estime seu filho; mas tambm agora so exageraes; porque talvez espere algum beneficio... O melhor fallar com a senhora que no de graas e ella lhe far chegar a ordem. (mar.1880, p. 47) O conto tem um final dramtico. Clara, desesperada, foi procurar um feiticeiro para descobrir onde estava a filha. O que passou, bem podem avaliar

todos os que conhecem a malvadez estpida e a credulidade fantica dos africanos (maio 1880, p. 179). O Pai Quilombo aconselha Clara a envenenar nh-nh e fugir com sua filha. "seu corao naturalmente bom arredou-a d'esse infame propsito" (maio 1880, p. 79). Clara no entanto foge, acaba encontrando a filha e, fora de si, suicida-se junto a ela. O que devemos accrescentar a esta histria de todos os dias? que a nuvem negra que empana o brilho do sol de nossa Ptria s poder dissipar-se com o spro benefico da Emancipao dos escravos! (maio 1880, p. 79, grifado no original) O tom abolicionista do conto garante o final autodestrutivo da escrava, que no mata nh-nh, ao mesmo tempo que apavora as senhoras o suficiente para os riscos que envolvem as amas-de-leite. A critica dos higienistas utilizao da Roda e das amas-de-leite tinha um objetivo claro: reformular a conduta das mulheres das classes abastadas em face dos filhos. Recriminar as mes inconscientes que esquivando-se ao cumprimento da nobre e sublime tarefa a ellas imposta pela natureza entregavam os filhos a outras mulheres. (...) sem educao, de hbitos pssimos; as escravas, mesmo tendo em sua companhia seus prprios filhos, no obstante a mais solicita vigilncia, maltracto os recm-nascidos que lhes so entregues para criar apresentando alm disso o grande inconveniente de incutir maos hbitos nas crianas confiadas aos seus cuidados. (Azevedo, 1873, p. 67) Por trs da crtica colocao do pequeno escravo na Roda, (...) a fim de que o ambicioso e desptico senhor obtenha pela escrava-ama um salrio maior depois de pretender negar-lhe at o instincto da maternidade, que a natureza implantou nos prprios irracionais (...) (Azevedo, 1873, p. 67) encontramos a preocupao com a conduta das famlias abastadas, verdadeiro objetivo da filantropia higinica. Zamith nota, em 1869: H um fato muito conhecido entre ns, e o seguinte: h certos senhores que tem o costume de mandar pr os filhos de suas escravas na roda para que obtenham melhor aluguel. Este fato, que parece primeira vista de pouca importncia, influi sobremaneira no moral da escrava, de modo que ela com a lembrana do filho nunca poder nutrir bem outra criana. Algumas h que apesar de terem consigo o seu filho, maltratam a criana que tm obrigao de criar, porque foram alugadas ou servem contra a vontade. E no obstante toda a vigilncia que as mes empregam, elas no cuidam das crianas como devem. (Zamith, apud Costa, 1979, p. 167, grifo meu)

Atravs da denncia dos efeitos deletrios da ama negra sobre a criana, os higienistas iniciam uma cruzada em prol da reeducao fsica, moral e intelectual da me burguesa. O resultado desta campanha educativa foi a instaurao do ideal da mulher-me, to bem descrito e analisado por Costa (1979). Se a Lei do Ventre Livre (1871) provocou uma pequena diminuio no numero de expostos, aps a abolio a quantidade de crianas colocadas na Roda cai vertiginosamente. No Jornal do Comrcio de 2 de julho de 1899, o Dr. Pires de Almeida assina um artigo sobre A Santa Casa da Misericrdia do Rio de Janeiro, onde apresenta um quadro no movimento da Casa dos Expostos desde sua fundao (1738) at a data do artigo (1899). Nestes 161 anos, a Misericrdia atendeu a 42.937 enjeitados. De 1738 a 1763 encontramos uma mdia de 46,3 crianas por ano. De 1763 a 1810, 131; de 1810 a 1863, 295,7; de 1836 a 1871, 562,5; de 1871 a 1888, 399,1; e finalmente, de 1888 a 1889, a Roda atendeu a 124,9 crianas por ano em mdia. Podemos, portanto, verificar que o perodo de maior utilizao da Roda foi de 1836 a 1871. A queda observada aps esta data deve-se provavelmente Lei do Ventre Livre e a campanhas abolicionistas, como a desenvolvida pelo citado conto de Solrac (1879). somente, porm, com a Abolio que esta prtica entra em franco declnio. CONTROVRSIA SOBRE A MAMADEIRA As crticas s amas-de-leite desembocam numa nova e polmica discusso a dos perigos e benefcios do uso da mamadeira. A julgar pelo desacordo dos mdicos na poca, as mes da virada pelo sculo viveram uma profunda confuso a respeito de como melhor alimentar seus bebs. Azevedo (1873) justifica a necessidade da utilizao do aleitamento artificial direto em fmeas de animais e sobretudo fmeas humanas pela dificuldade de conservao do leite no clima quente. O autor invoca, porm, s mes que somente entreguem seus filhos e amas mercenrias quando lhes for absolutamente impossvel aliment-las com seu prprio leite (Azevedo, 1873, p. 68). Em 1875 parece surgir uma soluo para o problema da conservao do leite. Henrique Nestl, qumico de Vevey, na Sua, introduz no Brasil a farinha lctea (Nestl, 1875). A Junta Central de Higiene Pblica do Rio de Janeiro, presidida pelo Baro do Lavradio, fornece, naquele ano, parecer favorvel introduo do produto no mercado. Em sua defesa, a Nestl utiliza argumentos pouco comuns num Brasil escravista. Uma das principais causas da grande mortalidade das crianas de peito a nutrio insalubre.

Nos primeiros meses o leite da mi ser sempre a alimentao mais natural, e toda a mi deve amamentar seu filho por si mesma, no caso de o poder fazer; fazendo-se substituir por uma ama-de-leite, ella no somente falta ao seu dever, mas tambm obriga a proceder da mesma forma aqquela que abandona o seu prprio filho para amamentar o de outrem. Confiar um filho a uma pessoa estranha, cujo procedimento nos no bem conhecido, aventurar muito, e bastantes vezes recebe o menino o grmen de numerosas molstias como o leite de sua mi mercenria. Sob o ponto de vista christo, no admissvel que o filho do pobre seja preterido pelo filho rico (...) (...) Deve-se, pois, procurar uma alimentao prpria para a cria quando falta o leite da mi. (Nestl, 1875, p.1) A farinha lctea composta de leite em p e p de po torrado. Mistura-se com gua imediatamente antes de tomar. O folheto segue com depoimentos de vrios mdicos estrangeiros elogiando a farinha lctea e a contribuio da Nestl para acabar com o peito alugado das amas-de-leite. Um dos testemunhos do Dr. Fridenger, diretor da maternidade e do asilo de enjeitados de Viena, que a estava utilizando com os expostos, com sucesso. Para que a farinha lctea tivesse aceitao no Brasil, entretanto, era indispensvel que a mamadeira, veculo atravs do qual ela seria administrada, fosse tambm aceita. Em maro de 1882, o peridico A Mi de Famlia publica o artigo As Mamadeiras Envenenadas. Uma vez que sempre haveria uma percentagem de mes que no poderiam amamentar, e considerando-se as severas crticas de que o aleitamento mercenrio era alvo, a mamadeira constitua uma opo. O dito peridico situa em 1782 a primeira inveno de um aparelho parecido com a mamadeira, por um mdico italiano, onde um vaso servia de seio e a esponja fazia o papel de bico. O artigo enftico a respeito dos perigos com a falta de higiene na utilizao da mamadeira. Alerta as mes a ferv-la e informa que, de cada quatro crianas alimentadas artificialmente, morre pelo menos uma e as outras arriscam-se a ficar raquticas, sendo a causa mais provvel a mamadeira. Um ano depois, um maro de 1883, o mesmo peridico publica outro artigo sobre o assunto intitulado A Mamadeira. Nele, define-se veementemente como auxiliar para o desmame e como substituta para a ama-de-leite: Esta maneira de criar, que chamarei e amamentao razovel ou amamentao mixta e que lamento no ver mais geralmente adaptada, permitira, creio eu, a um grande nmero de senhoras criar seus filhos, e com grande vantagem para sua prpria sade.

Reconhece, entretanto, que h muito preconceito contra esta idia na poca. H poucos dias ouvi um colega meu dizer: Todas as vezes que encontro uma mamadeira em casa dos meus clientes, atiro-a rua. O artigo termina dizendo: Que todas as mis, que todas as amas me ouam: que cessem de ter horror a mamadeira e comecem sempre a servir-se dellas para seus filhos na idade de quatro mezes. (grifado no original) Mais um ano se passa, e em maro de 1884 encontramos o artigo Mortalidade das Crianas. Desta vez, o peridico se posiciona radicalmente contra a mamadeira: Chamo muito especialmente atteno das mis para este facto: a amamentao por meio da mamadeira augmenta muito as probabilidades j to numerosas de morte, na infncia e, efetivamente, esse gnero de alimentao occasiona, mais que nenhum outro, as molstias do estmago e dos intestinos, affeces de que succumbem muitas creanas. Para as creanas criadas no seio a mortalidade de 10 para 100 no primeiro ano; de 29 por 100 para as dadas a criar fora; de 30 por 100 para as criadas com mamadeiras; e finalmente as estatsticas officiaes indicam que de 55 por 100 para os enjeitados. (A Mi de Famlia, maro, 1884) Pode-se perceber que os mdicos deixaram uma nica opo segura para a me: amamentar seu prprio filho. Enquanto todos eram unnimes a respeito da contra-indicao da ama-de-leite, a mamadeira que um medico prescrevia era atirada pela janela por seu colega. Se o primeiro artigo lhe era favorvel, desde que tomadas certas precaues, o segundo francamente a favor e o terceiro terminantemente contra. E todos faziam parte do mesmo peridico. Se levarmos em considerao as condies higinicas do Rio de Janeiro no fim do sculo passado e a temperatura que a cidade atinge em certas pocas do ano, poderemos considerar ter sido realmente provvel a freqncia de infeco intestinal apontada no terceiro artigo. O fundamental, entretanto, verificar que no havia a possibilidade de uma opo socialmente aceitvel que no fosse a do aleitamento materno. Me e filho se pertenciam e entre eles no se deveriam interpor regras ignorantes ou objetos suspeitos. Obviamente, o movimento higienista no defendia essa exclusividade da dade me-filho apenas no perodo de aleitamento, estendendo-a por toda a primeira infncia. Mesmo dispensando a ama-de-leite, e cuidando pessoalmente de seus filhos pequenos, a mulher das classes abastadas necessitava do trabalho da escrava ou da ex-escrava para os demais servios domsticos. Quando, a partir de 1871, a Roda comea a ser menos utilizada, surge um novo problema: o de fazer dos filhos das escravas e das criadas, a fim de liber-las para o servio domstico?

O SURGIMENTO DO DISCURSO SOBRE A CRECHE NO BRASIL Em janeiro de 1879, o j citado peridico A Mi de Famlia inicia uma srie de cinco artigos sobre a creche, escritos pelo Dr. K. Vinelli, mdico dos expostos, comeando por defini-la: A creche um estabelecimento de beneficncia que tem por fim receber todos os dias teis e durante as horas de trabalho, as crianas de dois anos de idade para baixo, cujas mes so pobres, de boa conduta e trabalham fora de seu domicilio. (A Mi de Famlia, jan.1879, p. 3, grifo meu) O termo creche tomado emprestado da lngua francesa, onde tambm designa prespio. Na realidade, no foram apenas as palavras crche ou salle dasile que a Frana forneceu ao Brasil, mas toda a idia de finalidade e funcionamento destas instituies. A implantao de creches na Frana atribuda a Marbeau, nascendo a primeira em 14 de novembro de 1844 (em 1801 a Marquesa de Pastoret havia fundado uma creche com 12 beros, que teve porm curta durao). Na vigsima sesso publica da Sociedade de Creche em Paris, em 13 de maio de 1877, o imperador e a imperatriz do Brasil estavam presentes. No artigo primeiro do Statut des Crches temos sua definio, de onde foi tirada a verso brasileira: Uma sociedade beneficente estabelecida entre as pessoas caridosas que desejam concorrer a fundar uma creche para crianas pobres de menos de dois anos, cujas mes trabalham fora do seu domicilio e tenham uma boa conduta (5). Originadas do movimento filantrpico, as creches, as salas de asilo e escolas primrias (6) tm como objetivo primeiro atender s classes populares. Metz coloca isso claro no prefcio de seu livro:

(5) Une societ de bienfaisance est tablie entre les persones charitables que voudraient bien concourir fonder une crche pour les enfants pauvres ges de moins de deux ans, dont les mres travaillent hors de leur domicile et ont une bonne conduite. Metz, 1879, p. 19, grifo meu). (6) As creches se destinavam a crianas de 0 a 2 anos. As salas de asilo, a crianas de 2 a 7, e as escolas primrias atendiam faixa etria de 7 a 10 anos.

A instruo popular neste momento a maior preocupao de todos os governos fortes. Enquanto o povo s gozava de uma liberdade relativa, a nobreza provia todas as suas necessidades. No havia motivo de se preocupar com o amanh. Sua existncia e a de sua famlia estavam asseguradas. O povo, ignorante de tudo e no sabendo como se servir desta arma terrvel, a liberdade, entregou-se aos maiores excessos, cometeu os maiores crimes, e no parou at que um governo forte e poderoso colocou uma barreira a sua fria (...) O governo compreendeu que, para fazer do dever um culto, era necessrio que a educao primria fosse iniciada no bero, (7 e 8). E com beros comearam as creches... A segunda finalidade da creche nitidamente liberar a mo-de-obra feminina e melhorar o rendimento da masculina. O regime de creches, ao melhorar a constituio da criana, lhe deu noites longas e agradveis e permitiu ao operrio pai de famlia, fatigado de um trabalho penoso, ter o descanso de que tanto necessita para retomar seu trabalho cotidiano (9). Para tal, a creche funcionava de 5:30h s 20:30h, fechando apenas aos domingos e nos dias de festas, o que nos d uma idia de extenso da jornada de trabalho na poca. O Rglement des Crches determina que a me pode amamentar duas vezes ao dia, sendo o restante da alimentao ministrada por mamadeira. A cada ama eram designadas cinco ou seis crianas e o artigo 8 reza que II sera defendu aux berceuses de laisser des personnes trangres sinstaller dans la crche(10) (Mets, 1870, p. 23). Tambm no Brasil a creche teve por finalidade liberar a mo-de-obra da me pobre; no caso, o da escrava ou ex-escrava. O artigo da A Mi de Famlia, entretanto, no faz referncia figura paterna:
(7) Le regime des crches en amliorant la constituion de lngant lui a donn des nuits longues et paisibles et a permis louvrier pre de famille, fatigu dune pnible labeur, de goter un repos dont il a si grand besoin pour reprendre son travail quotidien. (Metz, 1870, p.6) (8) Linstruction populaire est en ce moment la plus grande proccupation de tous les gouvernements forts. Tant que le peuple ne joiussait que dune libert relative, la noblesse subvenait tous ses besoins. II navait point se proccuper du lendemain. Son existence et celle de sa famile taient assures (...) Le people ignorant toutes choses et ne sachant comment se servir de cette arme terrible, la libert, se livra aux plus grands excs, commit les plus grand crimes, et ne srrta que lorsquun gouvernement comprit que pour faire du devoir un culte, il fallait que lducation premire ft commence ds le berceau (Metz.,1870, p. 1-2). (9) Le regime des crches en amliorant la constituion de lnfant lui a donn des nuits longues et paisibles et a permis louvrier pre de famille, fatigu dune pnible labeur, de goter un repos dont il a si grand besoin pour reprendre son travail quotidien. (Metz, 1870, p.6) (10) proibido s crecheiras deixar pessoas estranhas se instalarem na creche.

No Brasil ainda no existe a creche; entretanto, sua necessidade me parece palpitante, sobretudo, nas actuais condies em que se acha o nosso paiz depois da moralizadora e humanitria lei de 28 de setembro de 1871, em virtude da qual nelle no nasce mais um escravo. Agora que, graas a iniciativa do governo e tambm, dos particulares em no pequena escala, com a emancipao da escravatura vae desaparecendo o vergonhoso estigma impresso na face do Brasil, estigma que a civilizao repelle e abomina, um grande numero de mulheres que quando escravas trabalhavam para seus senhores que por sua vez eram obrigados a lhe dar alimentao, domicilio e vesturio, a cuidar de sua sade e da de seus filhos, ganhando liberdade, vem-se no poucas vezes abandonadas com filhos pequenos, que ainda mamam, sem ter quem os sustente, na indeclinvel e urgente necessidade de procurarem pelo trabalho, ganhar os meios da prpria subsistncia e da dos filhos e, em muitos casos, sem poderem conseguil-o por que a isso as impedem como obstculo insupervel os filhos pequenos, que ellas no tem a quem confiar e cuja tenra idade no lhes permite mandal-os para a escola. No h senhora alguma dona de casa, que ignore a extrema difficuldade seno impossibilidade que encontra uma criada, por exemplo, em alugar-se quando traz consigo um filho a quem amamenta (9). (A Mi de Famlia, jan. 1879) Com a criao da creche: A me j no encontra dificuldade em empregar-se e pode ento tranqila dedicar-se ao trabalho que lhe h de trazer os meios de manter-se. (A Mi de Famlia, jan. 1879) O autor rebate as crticas que se poderiam levantar creche. Quanto ao prejuzo de sade da criana pelo transporte dirio, bastaria agasalh-la bem. A principal crtica, entretanto, referia-se ao afastamento entre a criana e a me. O Dr. Vinelli argumenta, porm, que a creche seria s para as mes que de qualquer forma no poderiam cuidar de seus filhos. As demais no os mandariam creche: Porque para ella no foi felizmente creado esse estabelecimento (...) a necessidade que se impe, que obrigada a mi a essa separao temporria e diante da necessidade tudo se inclina. A creche foi feita exclusivamente para aqquelas mis que no podem conservar junto de si os filhinhos pela necessidade que tm de ganharem pelo trabalho o po cotidiano. (...) A creche pois um meio de conciliar os santos deveres da maternidade com as exigncias do trabalho. (A Mi de Famlia, jan. 1879)

Termina propondo que a Irmandade da Misericrdia, alm de cuidar dos expostos, ajude tambm as (...) mes pobres e honestas a crearem seus filhinhos, promettendo-lhes assim conseguirem o alimento de cada dia, santificado pelo suor do trabalho (A Mi de Famlia, mar. 1879) O mdico dos expostos, portanto, inspirado na soluo francesa, prope de forma bastante inovadora para a poca a introduo da creche para atender mesma populao alvo da Roda: os filhos de escravas ou ex-escravas destinados ao abandono em decorrncia do trabalho materno. Essa soluo, porm, perfeita para essa populao, o era apenas diante da inevitabilidade do trabalho materno. Para as crianas bem-nascidas, valia a regra de ouro: serem amamentadas e cuidadas por sua prpria me, a quem a sociedade fechava as possibilidades de estudo e trabalho. A imprescindibilidade da funo materna era um dos argumentos usados para justificar o afastamento feminino do mundo do trabalho. A questo do conflito, portanto, fruto da possibilidade de opo, inexistia. As regras estavam socialmente bem definidas: s mulheres das classes abastadas, destinava-se a maternidade. s pobres, o trabalho. A mentalidade dominante a respeito da funo eminentemente materna da mulher, entretanto, provavelmente deixava na mulher que precisava trabalhar um profundo sentimento de culpa e de impotncia. Deveria dedicar criana todos os momentos que no fossem consumidos no trabalho (para tal, a creche abria somente nos dias teis e durante as horas de trabalho) e teria sua conduta sempre na mira da filantropia (afinal, a creche um estabelecimento de beneficncia destinado apenas s mes de boa conduta). Se o objetivo de fazer do dever um culto era comum creche, sala de asilo e escola primria, no caso da creche esse objetivo poderia ser pretendido apenas em relao me, j que a faixa etria da criana (0 a 2 anos) o tornava impossvel. O mesmo no ocorria nas salas de asilo, onde a idade das crianas j permitia uma ao disciplinadora. interessante notar o paralelismo do discurso francs e do brasileiro no tocante s razes da necessidade da creche. Na Frana, (...) enquanto o povo s gozava (no Antigo Regime) de uma liberdade relativa, a nobreza provia todas as suas necessidades. No havia motivo de se preocupar com o amanh (11); enquanto, no Brasil, (...) escravas trabalhavam para seus senhores, que por sua vez eram obrigados a lhe dar alimentao, domicilio e vesturio, a cuidar de sua sade e da de seus filhos.

(11) O censo de 1872 acusa que, do total de mulheres que trabalham, 33% dedicavam-se ao servio domstico.

Ao que parece, franceses e brasileiros foram expulsos do paraso pela serpente da liberdade. A idia das creches e salas de asilo foi ento formulada para que o povo, ignorante de tudo e no sabendo como se servir dessa arma terrvel que a liberdade, pudesse ser bem orientado. A diferena que, se atualmente a Frana j alcanou seu intuito, o Brasil ainda no deu os primeiros passos. Ao contrrio das creches, as salas de asilo francesas no aceitavam apenas as crianas cujas mes trabalhassem. O objetivo da normalizao do comportamento infantil sobrepujava os interesses com a liberao da mo-de-obra materna. No artigo 11 do Dcret dOrganization des Salles dAsiles temos que: As salas de asilo pblicas so abertas gratuitamente a todas as crianas cujas famlias no podem pagar a contribuio mensal (12). Seu usurio preferencial, porm, ser o filho do proletrio: necessrio, sobretudo, para l atrair o filho do proletrio (...) aumentar o nmero dos trabalhadores vigorosos, diminuir o dos seres inteis e perigosos, elevar, numa palavra, o pria a categoria de cidado (13). Para alcanar esse objetivo, as salas de asilo seguiam um regime de funcionamento militar. Os diferentes exerccios do dia comeam, como se segue: Formem vossos crculos! Monitore, mos na tbua de leitura Levantem-na! Apoiem-na no ombro esquerdo! Aps a haver levantado, eles a colocam no ombro esquerdo e ficam nesta atitude at o comando de: Comecem a leitura! Imediatamente cada monitor vira a tbua de leitura, mostra a letra e a faz nomear por cada criana de seu crculo (14). As crianas participavam dos mesmo exerccios intelectuais e fsicos, independentemente de sua faixa etria.
(11) Tant que le peuple ne jouissait (dans lAncien Rgime) que dune libert relative, la noblesse subvenait tous ses besoins. Il navait point se proccuper du lendemain (Metz, 1870, p. 1). (12) Les salles dasile publiques sont ouvertes gratuitement tous les enfants dont les familles sont reconnues hors dtat de payer la rtribution mensuelle (Metz, 1870, p. 40). (13) Il faut surtout y appeler lenfant du proltaire (...) augmenter les nombres des travailleurs vigoureux, diminuer celui dos tres inutiles et dangereux, lever, en un mot, le paria au rang de citoyen (Metz, 1870, p. 21).

(14) Les diffrents exercices de la journe commencent ainsi qul suit: Formez voz cercles! Moniteurs, mains la touche! Decrochez-la! Portez-la lpaule gauche! Et restent dans cette attitude jusquau commandement de: Commencez la lecture! Aussitt chaque moniteur retourne la touche, montre la lettre et la fait nommer par chaque enfant de son cercle (Metz, 1870, p. 74-5, grifado no original)

No Brasil, a defesa da sala de asilo vincula-se tanto sua ao disciplinar quanto necessidade do trabalho feminino. Assim Cony a define, na poca do Segundo Imprio: A sala de asylo recebe o filho do pobre durante o dia de trabalho de sua mi. Ahi guardado com desvelo, vigiado e instrudo com dicernimento...Um digno ministro do Evangelho, o abade Tribault, diz: A sala de asylo no tem somente um fim moral e religioso, seno tambm emminentemente social; preservando os meninos de todos os perigos a que os expe o abandono, impede que se tornem elles um dia prejudiciaes sociedade que no os soube educar. (Cony, s.d., p. 6-7) A questo do ensino, diz o orador, no somente um direito da infncia; no somente uma questo de humanidade, pode ainda considerar-se o principal e o mais seguro meio de defesa social. Realmente, segundo a phrase de um illustre pedagogo americano, se ante um grande nmero de menores abandonados ociosidade e aos vcios no desperta interesse essa pergunta: o que faremos, delles? Com certeza excitar algum esta outra: o que faro elles de ns? (Cony, s.d., p. 15-6, grifado no original). Pergunta sem dvida um tanto incmoda por sua contemporaneidade. Os argumentos de Cony so um bom exemplo da passagem da caridade filantropia. O trabalho a condio da existncia do pobre; se este forado a suspender seus penosos esforos, uma horrvel perspectiva se lhe apresenta; a nudez, a misria, o desespero o assaltam e o opprimem; preciso morrer ou receber socorros sempre insuficientes da caridade pblica. Milhares de famlias esto nesse caso; e constantemente (excepto quando a doena vem destruir o nico recurso) por causa dos filhos de quem ser obrigada a cuidar, que a pobre mi sacrifica o valor do dia de trabalho, que talvez bastasse para facilitar algum commodo em sua humilde habitao. Tomai a essa pobre mi seus filhos, guardai-os durante o dia, de modo que ella empregue com coragem as foras que Deus lhe concede, que ao ganho do seu marido junte o seu, e eis a famlia poderosamente socorrida. (Cony, s.d., p. 7) Como j observou Donzelot (l980), ningum melhor do que a criana para fazer penetrar no seio da famlia, pois que ela repete com simplicidade aos pais o

que aprende. Quem poderia calcular a influncia desse ensino dirio sobre espritos cercados das trevas da ignorncia? (Cony, s.d., p. 9). (...) Que sentimentos de moral e de virtude querem que os homens embrutecidos pela misria ou pela ignorncia inspirem a seus filhos? Quanto instruo recebida no seio da famlia, absolutamente nula ou perigosa. (Cony, s.d., p. 13) Na realidade, essa funo ideolgica da educao remonta primeira iniciativa de ensino pr-escolar conhecida. Em 1770, um vale de cadeia dos Vosges, na Frana, era habitado por cerca de 80 famlias. Uma populao quase selvagem, que no falava nem o francs nem o alemo. O pastor Joo Frederico Oberlin fez-se mestre-escola e comeou a ensinar crianas pequenas, conseguindo desta forma converter a comunidade civilizao. Tambm no Brasil, os primrdios da educao da primeira infncia atendiam a interesses especficos. o que podemos notar no trecho do Livro do Centenrio 1500-1900 do padre Jlio Maria, citado por Moncorvo Filho (1927, p. 27): Com que tacto elles comearam a sua grande obra pela catechse da infncia! (...) Que delicadeza no trato do menino! Que habilidade em attrahir os homens e as mulheres, que atraz dos filhos, vinham cantar em cro e assistir missa, e, seduzidos pelas harmonias da musica e pelos explendores da solenidade e pompas do culto, deixavam de vez as florestas, e vinham formar povoaes e aldeias! Nestas, o missionrio conseguiu transformar em carpinteiros, serralheiros, ferreiros, pedreiros, ourives, pintores, esculptores, em fabricantes de rgos, de flautas, harpas, guitarras, homens ainda h pouco entregues aos costumes mais ferozes e sanguinrios, conseguiam que as mulheres vivessem occupadas em mistres domsticos, e fossem auxiliares de seus maridos no trabalho, que as crianas freqentassem as escolas, e, conforme a vocao manifestada, fossem destinadas a uma educao literria. Fugindo a este contexto, encontramos um autor francs que tambm exerceu influncia no Brasil e que constitui uma exceo s idias dominantes. Em 1827, M. Cochin inaugurou a primeira sala de asilo modelo em Paris. Algum tempo depois, publicou um completo manual sobre educao pr-escolar, onde a defende tanto para pobres quando para ricos e utiliza o mtodo pedaggico para a mulher, que no precisaria nem ser pobre nem trabalhar para enviar o filho sala de asilo, e tambm para a criana, pois defende um mtodo pedaggico flexvel e no um sistema militar ou um depsito de crianas. Nele, crianas ricas e pobres e de ambos os sexos aprenderam lado a lado (Cochin, 1857). Enquanto os jardins-de-infncia j eram numerosos na maioria dos pases da Europa e na Amrica do Norte, no Brasil, em 1880, tem-se conhecimento de

apenas dois. Consta que nessa poca a Sra. Menezes Vieira dirigia, no Rio de Janeiro, uma pr-escola anexa ao colgio do seu marido, utilizando o mtodo de Froebel (A Mi de Famlia, fev. 1882). Tambm em So Paulo, em 1877, seguindo a orientao de educadores europeus como Pestalozzi e Froebel, foram criadas classes de pr-escola na escola Americana, atual Instituto Mackenzie (Oliveira e Ferreira, 1986). Em ambos os casos, a populao alvo era constituda pelos filhos das famlias abastadas. So, portanto, as primeiras iniciativas onde a culpa e o controle no so as caractersticas marcantes do atendimento pr-escolar. Inspirado no livro de Cochin, Domignos J. B. de Almeida realiza uma conferncia na Escola da Glria (SP) em 1880, intitulada A Educao e os Jardins-de-Infncia. Faz referncia ao decreto de 19 de abril de 1879, art. 5, de Lencio de Carvalho, que estabelece que se fundem jardins de crianas em todos os distritos do municpio neutro. Defende, diante da Augusta Presena de Sua Majestade e numeroso e ilustrado auditrio (A Mi de Famlia, fev. 1882), a criao de salas de asilo tanto para pobres quanto para ricos e independentemente do trabalho externo da me. Nessas 10 horas (de 8h s 18h) podem as mis entregar-se tranqila e amiudamente aos seus affazeres caseiros, isto , cozinhar, lavar, engommar, fazer e concertar as roupas delles. (A Mi de Famlia, maio 1882, p. 67) O conferencista termina propondo s senhoras que fundem uma associao para criao de jardins de crianas que utilizem o mtodo intuitivo de Froebel. Falla-se muito actualmente na emancipao da mulher, pois azada a ocasio, emancipai-vos minhas senhoras (no para votantes de eleies) fundando jardins de crianas. (A Mi de Famlia, junho 1882, p. 95) O preenchimento do tempo feminino se limita aos afazeres domsticos e a emancipao proposta ainda bastante limitada. A cautela masculina afastar a mulher das urnas at 1934. Este , porm, um dos poucos momentos em todo o perodo pr-republicano em que o discurso sobre a educao da primeira infncia no est diretamente ligado reprovao da me que no cuida de seu filho de forma exclusiva e utiliza a pr-escola, ou a uma ao controladora sobre as classes populares. No Brasil Colnia, a criana e a maternidade tinham pouca importncia. A mulher branca entregava, sem maiores conflitos, seus filhos s amas. A escrava incorporava o filho ao trabalho cotidiano ou colocava-o na Roda, por opo ou coao. Em qualquer desses casos, a mortalidade infantil, apesar de numerosa, no era vivida pelas mes com muito sofrimento. Tampouco a funo materna possua destaque especial.

A partir da Independncia, mas sobretudo no Segundo Imprio, essa situao comea a se modificar. A filantropia, tal como descrita por Donzelot (1980), se coloca a servio do Estado para melhor conduzir o corpo social. Seus representantes, os mtodos higienistas, comeam uma cruzada de valorizao da funo materna, que desembocar na aliana estabelecida com a mulher burguesa. A amamentao ganha especial destaque e as amas-de-leite so reprovadas. Muitos artigos apavoram as mes para o perigo das amas e denunciam aquelas que, fugindo a sua funo natural, insistem em no se ocupar pessoalmente dos filhos. A classe dominante reconhece que esse procedimento deveria ser tambm seguido pelas escravas, j que o instinto materno estava presente at nos irracionais. O custo operacional dessa idia, porm, elimina sua execuo prtica. Como uma pequena compensao, os higienistas comeam a defender a criao de creches. Vista pelos defensores da funo materna como uma instituio altamente suspeita, ela era entretanto um mal menor, j que nenhum senhor tinha a inteno de ter escravas que se dedicassem exclusivamente criao dos filhos, como os higienistas pregavam. A creche poderia tambm fornecer classe dominante um ganho secundrio. Alm de liberar a mo-de-obra feminina e garantir a sobrevivncia das crianas da classe trabalhadora, ela podia ser um lugar privilegiado de controle sobre essa classe. As creches e salas de asilo, portanto, com raras excees, assumiro o carter controlador que a filantropia delegou escola. No perodo escravista, entretanto, apenas se fala da creche. Ser na Repblica que ela surgir de fato.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ADALBERTO da Prssia, Prncipe. Brasil: Amazonas-Xingu... Belo Horizonte: Itatiaia, 1977. ARAJO, M. Congrs International de la Protection de lEnfance. Paris: Imprimerie Nouvelle, 1883. ARIS, P. Histria social da criana e da famlia. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. AZEVEDO, L. A. C. Do aleitamento natural artificial e misto e o mercenrio particularmente em relao s condies em que se acha no Rio de Janeiro. Tese Fac. de Medicina. Rio de Janeiro, 1873, BANDINTER, E. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. COCHIN, A. C. X. Manuel des salles dasile. 5 ed. Paris: Hachette, 1857. CONY, A. C. X. Memria sobre asylos infantis de estudo destas instituies. Rio de Janeiro: Typographia da Escola de Serafim Jos Alves, s.d. COSTA, J. F. Ordem mdica e norma familiar. Rio de Janeiro, Graal: 1979.

DEBRET, J. B. Viagem pitoresca e histrica ao Brasil. Belo Horizonte/So Paulo: Itatiaia/EP, 1978. 2v. DONZELOT, J. A polcia das famlias. Rio de Janeiro: Graal, 1980. EWBANK, T. A vida no Brasil. Belo Horizonte/So Paulo: Itatiaia/EP, 1976. FREYRE, G. Casa-grande & senzala: formao da famlia brasileira sob o regime da economia patriarcal. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1975. GRAHAM, M. Dirio de uma viagem ao Brasil... So Paulo: Nacional, 1956. LALLEMAND. L. Historie des enfants abandonns et dlaisss. Paris: Picard & Guillaumin, 1885. LUCCOCK, J. Notas sobre o Rio de Janeiro... Belo Horizonte/So Paulo: Itatiaia/ES, 1975. (A) MI DE FAMLIA. Rio de Janeiro:s.e., 1879-1884. METZ, A. Organization des crches des salles dasiles et des coles primaires: Paris, Imprimeur, 1870. MONCORVO FILHO, A. Histrico da proteo infncia no Brasil: 1500-1922. Rio de Janeiro: Graphica Ed., 1926. MOTT, M. L. B A criana escrava na literatura de viagens. Cadernos de Pesquisa. So Paulo: Fundao Carlos Chagas (31): 57-68, dez. 1979. NESTL, H. Memria sobre a nutrio das crianas de peito. Rio de Janeiro: Typ. Esperana, 1875. OLIVEIRA, Z. M. & FERREIRA, M. C. R. Propostas para o atendimento em creches no Municpio de So Paulo. Cadernos de Pesquisa: So Paulo, Fundao Carlos Chagas (56): 39-65, fev. 1986. RUGENDAS, J. M. Viagem pitoresca atravs do Brasil. 7. ed. So Paulo/Braslia: Martins/INL, 1976. SCHLICHTHRST, C. O Rio de Janeiro como ... Rio de Janeiro: Zlio Valverde, 1943. Nota da editoria dos Cadernos de Pesquisa: Pelo menos trs textos publicados nos ltimos anos discutem a problemtica tratada pela autora, em mesmo perodo ou em outros momentos da histria do cuidado criana pequena no Brasil: as dissertaes de mestrado de Moyss Kuhlmann Jr. em especial o captulo 3, Assistncia infncia: educando o pobre para proteger o rico - e de Livia M. F. Vieira que, no captulo 4, discute a proposta de creches do Departamento Nacional da Criana como forma de combater a prtica das criadeiras; e o artigo de Elizabeth de Magalhes e Sonia Giacomini, que analisa contradies e conflitos presentes na utilizao das escravas amas-de-leite pela famlia branca:

KUHLMANN Jr., M. Educao pr-escolar no Brasil (1899-1922): exposies e congressos patrocinando a assistncia cientifica. So Paulo, 1990. Dissert. (mestr.) PUC-SP MAGALHES, E. K. C. & GIACOMINI, S. M. A escrava ama-de-leite: anjo ou demnio? In: BARROSO, C. & Costa, A. O. (orgs.) Mulher, mulheres. So Paulo, Fundao Carlos Chagas/Cortez, 1983, p. 73-88.

VIEIRA, L. M. F. Creches no Brasil: de mal necessrio a lugar de compensar carncias rumo construo de um projeto educativo. Belo Horizonte,1986. Dissert. (mestr.) Fac. Educao/UFMG.

You might also like