You are on page 1of 5

UMA RELEITURA DE A PAZ PERPETUA Resumo O artigo pretende investigar os elementos constitutivos nos quais Kant fundamentou sua

proposta para elaborar a obra paz perptua. Em sua busca por uma fundamentao filosfica da paz, Kant inicia seus trabalhos com artigos preliminares, em seguida ele apresenta os artigos definitivos sobre os quais a paz perpetua deve ser construda. Uma releitura da obra kantiana na atualidade de suma importncia, sobretudo no que se refere ao mbito do Direito Internacional Pblico e Relaes Internacionais.

Palavras- chaves: Paz Perptua, Kant.

INTRODUO

A obra paz perptua foi escrita pelo filsofo alemo Immanuel Kant, em 1795, num momento em que a Europa passava por vrios conflitos blicos entre as grandes naes do continente. uma das ltimas obras de Kant, a qual sintetiza grande parte do seu pensamento jurdico-poltico, e trar enorme contribuio ao propor a passagem do estado de natureza para o estado civil (jurdico) entre os estados, de forma anloga (semelhante) ao indivduo. Em sua busca por uma fundamentao filosfica da paz, Kant inicia seus trabalhos com artigos preliminares, isto , condies iniciais unicamente mediantes as quais a paz seria possvel. Em seguida ele apresenta os artigos definitivos sobre os quais a paz perpetua deve ser construda. As naes poderiam evitar certas aes e situaes que no lhes permitiriam alcanar a paz perpetua. Os seis artigos representam condies preliminares e negativas (necessrias, mas no suficientes) para a paz entre Estados. Ele nos coloca no caminho para uma fundamentao da paz,

forando pela prudncia os seres humanos a adotar uma constituio republicana. Todos os artigos so estruturados a partir do dever, de modo que moral, poltica e direito constituem o trip da sua obra.

PRIMEIRA SEO: OS SEIS ARTIGOS PRELIMINARES

Nos seis artigos preliminares, o autor descreve as condies que so impeditivas da paz. Primeiro artigo preliminar: No deve considerar-se como vlido nenhum tratado de paz que se tenha feito com a reserva secreta de elementos para uma guerra futura. O filsofo defende que a paz perptua no pode se apoiar num tratado de paz porque o mesmo tem funcionalidade somente provisria.

Segundo artigo preliminar: Nenhum Estado independente (tanto faz grande ou pequeno) poder ser adquirido por outro mediante herana, troca, compra ou doao. Segundo Lima aput Carlos Pereda, aqui Kant quer afirmar que os Estados, como as pessoas, so revestidos de moralidade, de modo que no tm preo, mas dignidade. Nesse sentido, o autor deixa claro que mesmo num reino hereditrio, no o Estado que herdado, mas apenas o ato de governar, de modo que O Estado adquire, pois, um governante, no o governante como tal que adquire o Estado (Kant).

Terceiro artigo preliminar: Os exrcitos permanentes devem, com um tempo, desaparecer totalmente. Pois ameaam incessantemente os outros Estados com a guerra, devido sua prontido para aparecerem sempre preparados para ela. Para Kant (p. 6), a manuteno de exrcitos exige grandes investimentos e, por isso, a paz

torna-se mais onerosa do que uma guerra curta, so assim eles prprios causas de guerras ofensivas para desfazerem-se desse peso.

Quarto artigo preliminar: No deve ser feita nenhuma dvida pblica em relao a conflitos exteriores do Estado.

Esse artigo condena a dvida feita com o objetivo de iniciar ou manter uma guerra, cujo pagamento ser efetuado com recursos pblicos. O dinheiro gasto com fins belicosos deixa de ser investido como deveria, em benefcios para o povo, como educao, sade, entre outros.

Quinto artigo preliminar: Nenhum Estado deve intrometer-se, atravs da fora, na Constituio e no governo de outro Estado. A autonomia um direito de um povo que deve ser respeitado, defende Kant, e a sua violao acarreta a fragilidade desse mesmo direito de outros Estados. Assim, a invaso de um Estado por outro provoca uma instabilidade generalizada, justificando a manuteno de exrcitos para a defesa em caso de ataques semelhantes.

Sexto artigo preliminar: Nenhum Estado em guerra com outro deve permitir tais hostilidades que tornem impossvel a confiana mtua na paz futura, como por exemplo, o uso pelo o outro Estado de assassinos, envenenadores, a quebra de acordos, a induo traio, etc. Kant mostra neste artigo que mesmo na guerra o elemento moral no deve desaparecer. Alm do pressuposto moral, o autor expe seu conceito de guerra: a guerra apenas o meio necessrio e lamentvel no estado da natureza (em que no existe nenhum tribunal que possa julgar, com a fora do direito), para afirmar pela fora o seu direito (Kant, p.8).

SEGUNDA SEO: OS TRS ARTIGOS DEFINITIVOS

Kant explicita os trs artigos definitivos para a garantia da paz (os quais so condies positivas desta).

Primeiro artigo: A Constituio civil em cada Estado deve ser republicana. A constituio de um Estado deve fundar-se nos princpios da liberdade das pessoas, enquanto componentes de uma sociedade, da sua dependncia a uma legislao comum e da sua igualdade como cidados. A constituio republicana a nica que pode conduzir a humanidade paz perptua porque ela assentada no consentimento dos cidados para decidir se deve ou no haver guerra. No caso de uma deciso sobre iniciar ou no uma guerra, exemplifica Kant, a participao dos membros da sociedade, assegurada pela constituio republicana, poderia impedir a sua ecloso, uma vez que estariam refletindo sobre as conseqncias do conflito armado para si prprios.

Segundo artigo: O direito das gentes deve ser fundado sobre um federalismo de Estados livres. Para garantir um estado de paz, Kant sugere a formao de uma liga de povos, que resultaria de um contrato mtuo entre Estados livres, aliados por objetivos e compromissos comuns, em outras palavras, com direitos e deveres recprocos. Para Kant o que tornaria possvel a constituio e a manuteno de uma liga de povos e de uma liga de paz, que a razo tem mais fora do que o poder. a razo [...] condena absolutamente a guerra como
procedimento de direito e torna, ao contrrio, o estado de paz um dever imediato, que, porm, no pode ser institudo ou assegurado sem um contrato dos povos entre si [...].

Enquanto um tratado de paz determina o fim de uma guerra, uma liga de paz buscaria evitar todas as hostilidades.

Terceiro artigo: O direito cosmopolita deve ser limitado s condies da hospitalidade universal. Em virtude das dimenses limitadas da Terra, somos obrigados a conviver uns com os outros, tornando-se necessrio exercitar a tolerncia mtua. O direito de um sujeito visitar outro estado e no ser tratado de maneira hostil. Dado que, inevitavelmente os sujeitos iro se encontrar faz-se inevitvel

tambm a interao entre povos. Isso nos leva necessidade de um direito pblico dos homens em geral, o qual garantiria a paz perptua.

CONSIDERAES FINAIS

Para Kant, a paz no uma idia vazia de contedo, mas um trabalho a ser realizado de maneira conscientizada. Corresponde-se a um dever de razo ao que se deve conferir eficincia prtica e um esforo cultural para que possa ser concebida como possibilidade real. Diante do contexto internacional que se apresenta, com a busca pela integrao por pases, bem como pela luta incessante das organizaes internacionais pela manuteno da paz e defesa dos direitos humanos, vimos que a releitura da obra kantiana na atualidade de suma importncia, sobretudo no que se refere ao mbito do Direito Internacional Pblico e Relaes Internacionais, a fim de que tais processos sejam legitimados e fundamentados.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

LIMA,Francisco Jozivan Guedes. As condies de possibilidade de efetivao da paz perptua segundo Kant.Revista Opinio Filosfica.n2,2010,118-133. FERRAZ, Carlos Adriano.Quando tica e poltica se encontram: kant, o projeto de paz perptua e as bases para um direito dos povos Dissertatio, UFPel [34, 2011] 209 229 DUTRA,Delamar Jos Volpato. Os fundamentos jurdicos e filosficos da paz: uma leitura de paz perptua: um projeto filosfico de Kant Revista Estudos Filosficos n 1 /2008 verso eletrnica ISSN 2177-2967 http://www.ufsj.edu.br/revistaestudosfilosoficos DFIME UFSJ - So Joo del-Rei-MG Pg. 44 58
______________. A paz perptua: um projeto filosfico, in: A paz perptua e outros opsculos. Trad. Artur Moro. Lisboa, Portugal: Edio da academia. Vol. VIII, 2008

You might also like