You are on page 1of 6

Ativo Imobilizado

Conceituao A Lei 6404/76, mediante seu art. 179, item IV, conceitua como contas a serem classificadas no ativo Imobilizado: Os direitos que tenham por objetivo bens corpreos destinados manuteno das atividades da companhia ou a da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operaes que transfiram companhia os benefcios, riscos e controle desses bens O Pronunciamento Tcnico CPC 27 Ativo Imobilizado, tornado obrigatrio pela Resoluo CFC n 1177/09 para entidades no sujeitas a alguma regulao contbil, define o Imobilizado como um ativo tangvel que: (i) mantido para o uso na produo ou fornecimento de mercadorias ou servios, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e que (ii) se espera utilizar por mais de um ano. Portanto, pode ser entendido que o grupo de imobilizado no balano composto por bens tangveis ou corpreos de permanncia duradoura, destinados atividade empresria, bem como os direitos exercidos com essa finalidade. Outra caracterstica tambm explicita na Lei 6404/76 que este no precisa necessariamente pertencer entidade para ser reconhecido. Uma entidade que obtenha o controle sobre determinado Ativo Imobilizado e que usufrua dos benefcios e assuma os riscos proporcionados, dever reconhec-lo em seu balano, mesmo sem sua propriedade jurdica. A entidade reconhece como Ativo Imobilizado se: (i) for provvel que benefcios futuros fluiro para a entidade; e (ii) o custo do item puder ser mensurado confiavelmente. Na definio diz que o prazo mnimo do imobilizado de um ano, porm, nada impede que alguns bens de durao inferior sejam reconhecidos. No caso de companhia abertas que divulgam informaes trimestrais e, gastam muito na compra de ferramentas, por exemplo, teria seu resultado afetado se tudo fosse considerado como despesa. Assim a empresa poder imobilizar e depreciar as ferramentas no prazo mdio de nove meses. Os itens classificados na categoria de Ativo Imobilizado incluem: a) terrenos, obras civis, mquinas, mveis, veculos, benfeitorias em propriedades alugadas, etc. Tambm devem ser classificados no Ativo Imobilizado os bens contratados em operaes leasing financeiro, no ato da assinatura do contrato de arrendamento mercantil. Alguns bens de carter permanente, mas ainda no destinados ao uso nas operaes, podero ser utilizados em futuras expanses, como pode ocorrer com os terrenos e outros bens imveis, estes devero ser classificados na conta de Investimento at que seja dado incio a sua utilizao e assim feito a transferncia para o Imobilizado.

Classificao e contedo das contas


O Imobilizado deve ter contas para cada classe principal de ativo, para o registro de seu custo. As depreciaes acumuladas devem estar em contas parte, mas classificadas como reduo do ativo. As perdas estimadas por reduo ao valor recupervel tambm devem ser registradas em contas parte, reduzindo o ativo imobilizado da mesma forma que as depreciaes acumuladas. O Plano de Contas para o Imobilizado classificado em dois grandes grupos, quais sejam: BENS EM OPERAO, que so todos os recursos reconhecidos no Imobilizado j em utilizao na gerao da atividade objeto da sociedade. IMOBILIZADO EM ANDAMENTO, em que se classificam todas as aplicaes de recursos de imobilizaes, mas que ainda no esto operando. Plano de Conta: BENS EM OPERAO Terrenos Obras preliminares e complementares Obras civis Instalaes Mquinas, aparelhos e equipamentos Equipamentos de processamento eletrnico de dados Sistemas aplicativos (Software) Mveis e utenslios Veculos Ferramentas Peas e conjuntos de reposio Florestamento e reflorestamento Benfeitorias em propriedades arrendadas DEPRECIAO, AMORTIZAO E EXAUSTO ACUMULADA (Contas credoras) Obras preliminares e complementares depreciao Obras civis depreciao Instalaes depreciao Mquinas, aparelhos e equipamentos depreciao Equipamentos de processamento eletrnico de dados depreciao Sistemas aplicativos (software) amortizao Mveis e utenslios depreciao Veculos depreciao Ferramentas depreciao ou amortizao Peas e conjuntos de reposio depreciao Florestamento e reflorestamento exausto Benfeitorias em propriedades arrendadas amortizao

IMOBILIZADO EM ANDAMENTO Construes em andamento Importaes em andamento de bens do imobilizado Adiantamento a fornecedores de imobilizado Almoxarifado de materiais para construo de imobilizado PERDAS ESTIMADAS POR REDUO AO VALOR RECUPERVEL (Contas credoras referentes aos itens dos subgrupos Bens em operao e Imobilizado em andamento) OBS: Nota-se que o Plano de Contas acima est voltado para empresas industriais e comercias que no abrangem remos especficos, como, a seguir: Atividade pecuria. So classificadas no Imobilizado contas para o rebanho reprodutor (gado e outro), bem como para os animais de trabalho, sendo que o gado de corte destinado venda deve ser registrado como estoques no Ativo Circulante ou no Realizvel Longo Prazo, dentro do Ativo no Circulante. Atividade agrcola propriamente dita. Tem no Imobilizado contas para as Culturas Permanentes, como as de caf, laranjais, cana-de-acar e outras que produzem frutos por diversos anos.

Os ativos biolgicos tem tratamento contbil diferenciado no grupo de Imobilizado, sendo valorizados a valor justo e no ao custo sujeito a depreciao ou exausto. Outros fatores de segregao contbil, so eles: a) Controle por rea geogrfica ou local. Quando a empresa tiver diversas fbricas ou filiais de vendas, o imobilizado deve ser registrado por localidade. b) Segregao por segmento econmico. A empresa obrigada a evidenciar informaes sobre investimentos por segmento econmico onde atua. c) Segregao por funo ou departamento. Quando so registrados em subcontas por departamento ou seo para fins de controle e alocao da depreciao. d) Necessidades internas e de terceiros. Particularidades e detalhes especficos no plano de contas para fins gerenciais e em eventuais demonstraes para atender a exigncia de terceiros. e) Exigncias fiscais. Quando considera a legislao do IR, determinando que os bens do Imobilizado sejam agrupados em contas distintas segundo sua natureza (Terrenos, Mquinas, Veculos etc), taxas anuais de depreciao. Obs. A depreciao no tem, necessariamente, um taxa fixa, podendo ter variao conforme avaliao. f) O conceito de unidade de propriedade. Quando o bem no imobilizado em seu todo, mais sim por partes e cada parte contendo vida til diferente. Ex. No caso de uma aeronave, onde imobilizado e depreciado, separadamente, a fuselagem, turbinas etc. g) O conceito de unidade geradora de caixa. Diz respeito ao conjunto de investimentos que produz um fluxo identificado de caixa.

Contedo das contas


a) BENS EM OPERAO 1 Terrenos So registrados os terrenos que esto sob controle da empresa e, realmente, utilizados na operaes, ou seja, onde se localizam a fbrica, os depsitos, os escritrios, as filiais, as lojas etc. Obs. Os terrenos que tero instalaes futuras, devem ser registrados no grupo de Imobilizado em Andamento e os terrenos mantidos para valorizao ou aluguel so classificados no grupo Investimento. 2 Obras Preliminares e Complementares Nessa conta so registrados todos os melhoramentos e obras integradas aos terrenos, bem como os servios e instalaes provisrias. Englobando assim, os servios de limpeza do terreno, terraplanagem, drenagem, urbanizao etc., alm das instalaes provisrias, galpes, instalaes hidrulicas, eltricas etc. 3 Obras Civis Registra-se nessa conta os edifcios que esto em operao, abrangendo prdio ocupado pela administrao, edifcio da fbrica ou setor de produo, expedio etc. e os edifcios de filiais, depsitos, agncias de vendas etc., sob o controle da empresa que assume os risco e benefcios. No devem ser includas ao custo das obras civis as instalaes hidrulicas, eltrica etc., pois ambas possuem vida til e depreciao diferentes. 4 Instalaes Abrange essa conta os equipamentos, matrias e custos de implantao de instalaes que, no obstante integradas aos edifcios. Ex. Instalaes eltricas, hidrulicas, sanitrias, contra incndios, de comunicao, antipoluio, para cozinha etc. Dependendo do porte, complexidade e tipo de instalao que se engloba, deve-se estar segregada em subcontas para fins de controle e de depreciao. 5 Mquinas, Aparelhos e Equipamentos Nesta conta envolve equipamentos e bens de servios auxiliares produo e nesta os utilizados como base para a realizao da atividades da empresa. Porm algumas empresas classificam as instalaes na prpria conta de Mquinas, Aparelhos e Equipamentos.

6 Equipamentos de Processamento Eletrnico de Dados So contabilizados os equipamentos de processamento de dados (hardware) adquiridos pela empresa. Tais, como: Servidores, microcomputadores, impressoras etc. 7 Sistemas Aplicativos software Nesta conta dos Softwares (programas que fazem o computador operar) adquiridos ou desenvolvidos pela empresa e tenham uma estreita ligao com o ativo corpreo ou tangvel. Caso este software seja transacionado pela entidade, devero ser registrados no ativo intangvel. Software de pequeno valor reconhecido como despesa do perodo assim como as manutenes. 8 Mveis e Utenslios Neste inclu-se mesas, cadeiras, arquivos, mquinas de somar e calcular etc. Itens dessa natureza que se espera utilizar por mais de um ano. 9 Veculos So contabilizados todos os veculos automotores que estejam sob o controle da entidade, podendo ser do uso da administrao, como do pessoal de vendas ou de transporte de carga em geral. 10 Ferramentas Registra-se nesta conta ferramentas que sero utilizados por mais de um ano. aceitvel a pratica de lanar diretamente em despesas as ferramentas, mesmo com vida til superior a um ano. Nesta caso a empresa deve julgar a relao de seu custo e benefcio de controlar itens dessa natureza no imobilizado. 11 Peas e Conjuntos de Reposio Nesta conta so registradas as peas (ou conjuntos j montados) destinadas a substituio em mquinas equipamentos, aeronaves, embarcaes etc. Estas substituies devem ser peridicas de carter preventivo e de segurana ou em caso de quebra e dano. Tais peas devem ser integrados ao imobilizado. a) Peas de uso especfico e vida til comum so adquiridas, muitas vezes, juntamente com o equipamento e fica a disponibilidade em caso de necessidades de substituio. b) Recondicionamento de peas e conjuntos ocorrer quando so substitudos aps uma reviso geral e retornem ao estoque de peas como se fossem novas. c) Peas e material de consumo e manuteno so itens de pouca durao e conforme so utilizados ou consumidos sero transformados em despesa do perodo ou custo.

12 Imobilizado Biolgico Classificam-se nesta conta todos os animais e/ou plantas para o uso da produo ou fornecimento de mercadorias, como tambm servios que se espera utilizar por mais de um exerccio social. 13 Direitos sobre recursos naturais outros Custos incorridos na obteno de direito de explorao de jazidas de minrio, de pedras preciosas e similares. 14 Benfeitorias em Propriedades de Terceiros registrado nessa conta as construes em terrenos alugados e as instalaes e outras benfeitorias em prdios e edifcios alugados, de uso administrativo ou de produo.

You might also like