You are on page 1of 3

Teoria keynesiana

Iniciou-se com a publicao da Teoria geral do emprego, dos juros e da moeda, de John Maynard Keynes (1883-1946), em 1936. Para entender necessrio considerar sua poca. Na dcada de 1930, a economia mundial atravessava uma crise que ficou conhecida como a Grande Depresso. A realidade econmica dos principais pases capitalistas era critica naquele momento. A teoria econmica vigente acreditava que se tratava de um problema temporrio, apesar de a crise estar durante alguns anos. A teoria geral de Keynes consegue mostrar que a combinao das polticas econmicas adotadas at ento no funcionava adequadamente naquele novo contexto econmico, e aponta para solues que poderiam tirar o mundo da recesso. Segundo pensamento Keynesiano, um dos principais fatores responsvel pelo volume de emprego o nvel de produo nacional de uma economia, determinado, por sua vez, pela demanda agregada ou efetiva. Para Keynes, numa economia em recesso, no existe fora de autoajustamento, por isso se torna necessrio a interveno do estado por meio de uma poltica de gastos pblicos. Tal posicionamento terico significa o fim da crena no laissez-faire como regulador dos fluxos real e monetrio da economia e chamado princpio da demanda efetiva.

Os argumentos de Keynes influenciaram muito a poltica econmica dos pases capitalistas. De modo geral, essas polticas apresentaram resultados positivos nos anos que se seguiram a Segunda Guerra Mundial. Nesse perodo, houve desenvolvimento expressivo da teoria econmica. Por um lado, incorporaram-se os modelos por meio do instrumental estatstico e matemtico, que ajudou a formalizar ainda mais a cincia econmica. Por outro, alguns economistas, os fiscalistas e os ps-keynesianos. Apesar de nenhum deles ter um pensamento homologneo e todos ter pequenas divergncias internas, possvel fazer algumas generalizaes. Os monetaristas esto associados a Universidade de Chicago e tem como economista de maior destaque Milton Friedman.De maneira geral, privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de interveno do estado. Os fiscalistas ou Keynesianos tem expoentes como James Tobin (1918-2002), da Universidade de Yale, e Paul Anthony Samuelson, de Harvard e MIT. Em geral, recomendam o uso de polticas fiscais ativas e acentuado grau de interveno do Estado. Os ps-keynesianos tem explorado outras implicaes da obra de Keynes, e pode-se associar a esse grupo a economista Joan Robinson (1903-1983), cujas idias eram afinadas com as de Keynes. Os ps-keynesianos realizaram uma releitura da obra de Keynes, procurando mostrar que ele no negligenciou o papel da moeda e da poltica monetria. Enfatizam o papel da moeda e da poltica monetria. Enfatizam o papel da especulao financeira e , como Keynes, defendem um papel ativo do estado na conduo da atividade

econmica. Alem de Joan Robinson, outros economistas dessa corrente so Hyman Minsky (1919-1996), Paul Davison e Alessandro Vercelli.

You might also like