You are on page 1of 27

Placa Me

Componentes 2
Autor: Rafael Hiplito Abbiati

Vdeo On-Board
Existem dois tipos diferentes de vdeo on-board: Arquitetura UMA (Unified Memory Architecture) onde o processador de vdeo vem embutido no chipset da placa-me e uma parte da memria RAM fica alocada para o vdeo.

Placas me que possuem processador e memria de vdeo instalados diretamente na placa o que confere uma melhor qualidade para o vdeo on-board.

Vdeo On-Board
Caso queira rodar jogos, voc poder comprar uma placa me sem vdeo integrado e comprar uma placa de vdeo avulsa (off-board).

Ou poder comprar uma placa-me com vdeo integrado e instalar uma placa de vdeo avulsa habilitando o recurso que permite elas trabalharem em paralelo no modo SLI (GeForce Boost NVIDIA) ou CrossFireX (Hybrid Graphics AMD), aumentando o desempenho de jogos.

Vdeo On-Board
Atualmente grande parte das placas-me com vdeo On-board vem com 2 sadas de vdeo, permitindo conectar 2 monitores.

Vdeo On-Board

S-VIDEO VGA

VDEO COMPOSTO

HDMI

DVI

Displayport

Vdeo On-Board
Nas placas-me mais novas ATX, o conector de vdeo (15 pinos fmea) vem soldado na prpria placa enquanto que nas mais antigas AT tinha a necessidade de instalar um adaptador que era conectado na placa me.

HD 15 DB - 15

Vdeo On-Board

Som On-Board
Atualmente toda placa-me tem udio on-board, com suporte a udio de pelo menos seis canais (formato chamado 5.1). Placas-me mais caras trazem suporte a udio de oito canais (formato chamado 7.1) ou mesmo dez canais (formato chamado 7.1 + 2).

Mesmo os computadores mais simples disponveis no mercado, permite instalar um sistema de caixas acsticas Surround.

Som On-Board
Como mencionado, toda placa-me atualmente tem conexo analgica de udio, porm o nmero de conectores varia de acordo com o modelo da placa me.
Dois canais ou Seis canais (compartilhadas) Oito ou Dez canais com Sadas independentes

Som On-Board
S de olhar para os conectores no possvel saber se de 5.1, 7.1 ou 7.1 + 2 teria que olhar no manual da placa-me ou site do fabricante.
Conexo de Fone de Ouvido e Microfone

Conexo de Auto Falante Estreo

Som On-Board
Conexo 2.1

Conexo 4.1

Som On-Board
Conexo 5.1

Som On-Board
Conexo 7.1

Som On-Board
Conexo 9.1

Som On-Board

Som On-Board - VDEO

Som On-Board
Conexo Digital Uma das vantagens desta conexo que voc precisa usar somente um nico cabo para ligar seu computador ao seu sistema de caixas acsticas. Existem dois tipos de conexo digital: Coaxial disponvel atravs do conector RCA e tica disponvel atravs de um conector Toslink. Sony/Phillips Digital Interface Format

SPDIF COAXIL SPDIF TICO

Som On-Board

Som On-Board
Nas placas-me mais novas ATX, o conector de udio vem soldado na prpria placa enquanto que nas mais antigas AT tinha a necessidade de instalar um adaptador que era conectado na placa me.

Som On-Board

Som On-Board
Muitas placas-me tm suporte a udio digital, mas no vm com os conectores soldados na placa, neste caso procure um conector com a marcao SPDIF-OUT ou similar.

Rede On-Board
A rede on-board permite conectar seu computador a uma rede, e tambm usada para conectar seu computador ao modem de internet banda larga. Portas de rede esto atualmente disponveis em duas verses de velocidade: Fast Ethernet (100 Mbps) ou Gigabit Ethernet ( 1 Gbps ou 1.000 Mbps). Fisicamente falando, impossvel diferenciar as duas, ter que olhar no manual da placa-me.

Rede On-Board
Activity Link LED Status Desligada Laranja Piscando Descrio Desconectado Conectado Atividade de Dados Status Desligada Laranja Verde Speed LED Descrio Conexo 10 Mbps Conexo 100 Mbps Conexo 1 Gbps

Rede On-Board
Em placas-me ATX o conector de rede vem soldado na placa. No caso de placas me com layout AT, necessria a instalao de um plugue adaptador, similarmente ao que ocorre com os demais perifricos on-board.

Rede On-Board

Rede On-Board

Estudar
Pgina do livro - 112 at 113 Pgina do livro - 140 at 146 Responder os exerccios da folha

You might also like